• Nenhum resultado encontrado

Cisco Intelligent Automation for Cloud

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Cisco Intelligent Automation for Cloud"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Dados técnicos do produto

Cisco Intelligent Automation for Cloud

Os primeiros a adotarem serviços com base em nuvem buscavam uma economia de

custo maior que a virtualização e abstração de servidores podiam oferecer. No

entanto, eles rapidamente entenderam que o real valor da computação em nuvem

está na velocidade, flexibilidade e agilidade que permitem que a equipe de TI se

alinhe com as decisões comerciais com rapidez.

Esse alinhamento libera a equipe de TI para focar em projeto importante que fornecem funções comerciais avançadas que dão suporte à inovação competitiva. A equipe de TI reconhece que, para aperfeiçoar a instalação em nuvem para maior velocidade, flexibilidade e agilidade, eles precisam de soluções de gerenciamento de nuvem melhores.

O elemento fundamental que a equipe de TI precisa agora para desbloquear o potencial para maior velocidade, flexibilidade e agilidade é um gerenciamento holístico de nuvem que forneça a automação e a coordenação abrangente de serviços. Esse tipo de solução ajuda a equipe de TI a fazer a transição de virtualização e abstração para uma prestação de serviço completa e transparente.

O Cisco® Intelligent Automation for Cloud (Cisco IAC) é uma solução para gerenciamento de nuvem com ampla cobertura para vários tipos de instalações em nuvem. Essa solução fornece operações de TI automatizadas para computação em nuvem com controle baseado em políticas para oferecer recursos virtuais e físicos em ambientes de nuvem privadas, públicas ou híbridas. A solução inclui um portal self-service, um mecanismo de busca e funções avançadas de gerenciamento de nuvem que são fundamentais para oferecer agilidade, flexibilidade e velocidade aos data centers em transformação de hoje em dia.

A automação de nuvem permite que a equipe de TI se alinhe mais perfeitamente com as exigências do ambiente empresarial de hoje, que funciona 24 horas por dia. Conforme as empresas continuam adotando serviços de nuvem cada vez mais rapidamente, o gerenciamento de nuvem vem se tornando essencial para que a equipe de TI atinja o valor total, a flexibilidade e a agilidade necessárias nos data centers de hoje.

Visão geral do produto

O Cisco Intelligent Automation for Cloud é um software que oferece uma base importante para a instalação e o gerenciamento de nuvem de uma forma unificada e holística. A solução fornece o gerenciamento e coordenação automatizados essenciais que permitem que empresas controlem e gerenciem serviços de nuvem de forma transparente em todo o seu ciclo de vida (Figura 1). Essa solução pode cobrir diversos tipos de instalações em

(2)

nuvem e é uma alternativa flexível que pode escalar desde testes e desenvolvimento até cargas de trabalho de produção, desde pilotos de nuvem iniciais até iniciativas empresariais de larga escala para oferecer o máximo valor aos clientes.

Os elementos fundamentais de computação em nuvem do Cisco Intelligent Automation for Cloud que ajudam equipes de TI a ter progresso em suas instalações em nuvem para ganhar velocidade, flexibilidade e agilidade estão exibidas na Figura 1.

Figura 1. A solução Cisco Intelligent Automation for Cloud

Um catálogo de serviços e portal self-service baseado na Web

Autorizar os clientes a fazerem pedidos de uma lista padronizada de serviços e fornecer modelos facilita a automação em larga escala, que agiliza significativamente a organização de solicitações de recursos. Esses ambientes precisam ser alinhados com padrões corporativos e guias de governança e, ao mesmo tempo, reduzir erros humanos. O portal self-service com base na web Cisco Intelligent Automation for Cloud oferece aos usuários a possibilidade de fazer buscas em um catálogo de serviços predefinidos ou em fluxos de trabalho personalizados definidos pela equipe de TI ou pelo provedor do serviço. Ao fazer um pedido, os usuários finais poderão rastrear o status, modificar e administrar pedidos fechados e visualizar o uso, consumo e custo de todos os pedidos de serviço.

Automação de serviço

A automação é essencial para a unificação e padronização dos data centers, pois ela simplifica operações, reduz custos e possibilita a flexibilidade corporativa. O mecanismo de busca do Cisco Intelligent

Automation for Cloud divide as solicitações dos usuários finais em componentes individuais e coordena o pedido nos recursos de infraestrutura, sistema operacional e aplicativos. Ele também oferece ao usuário final um retorno sobre o consumo através de sistemas de medição, estorno e faturamento. O Cisco Intelligent Automation for Cloud também fornece atualizações para bancos de dados de gerenciamento de

(3)

Automação dos processos operacionais

A automação dos processos operacionais beneficia a organização ao reduzir o risco e a latência do gerenciamento de ambientes virtuais e físicos. O Cisco Intelligent Automation for Cloud automatiza as melhores práticas de TI de forma segura e replicável, através de modelos de serviço para tarefas operacionais e de suporte, gerenciamento de usuários e de desempenho e criação de relatórios de auditoria e acompanhamento de auditoria. O Cisco Intelligent Automation for Cloud fornece mais de 200 práticas e fluxos de trabalho predefinidos, assim como ferramentas que permitem que administradores de TI construam facilmente fluxos de trabalho e processos personalizados.

Gerenciamento de recursos

O gerenciamento de recursos em modelos de nuvem em grande escala exige o isolamento do desempenho e o uso eficiente da infraestrutura de hardware. O Cisco Intelligent Automation for Cloud utiliza o conceito de pesquisa de recursos, ou divisões lógicas, em infraestruturas de hypervisors, cálculos, rede e armazenamento alocados para uma ou mais máquinas virtuais de acordo com a solicitação específica do usuário. A alocação de recursos em divisões lógicas fornece isolamento de "vizinhos barulhentos", e também o recurso de compartilhamento com vários usuários. O Cisco Intelligent

Automation for Cloud complementa o Cisco Unified Computing System™ (Cisco UCS®) e o Cisco Network Services Manager (NSM), mas outras soluções da Cisco e de outras empresas podem ser facilmente integradas, incluindo ferramentas de gerenciamento de serviço e processos operacionais.

Gerenciamento do ciclo de vida

O gerenciamento do ciclo de vida de um serviço de nuvem engloba desde solicitações de serviço até a desativação do serviço e permite uma melhor utilização dos recursos, sejam eles humanos, virtuais ou físicos. As ferramentas do Cisco Intelligent Automation for Cloud facilitam o rastreamento de todos os aspectos dos serviços individuais, incluindo informações comerciais e de projeto capturadas durante o pedido e dados iniciais sobre os vários elementos que são fornecidos para dar suporte ao serviço, desde o início até seu fim. A desativação de recursos reduz o subaproveitamento e a expansão excessiva em potencial do servidor virtual.

Gerenciamento de nuvem

Elementos fundamentais e de infraestrutura são vitais para a instalação bem sucedida de um serviço de nuvem, mas o gerenciamento desse serviço fornece as conexões que fazem com que a computação em nuvem seja eficiente. O Cisco Intelligent Automation for Cloud vai além da computação em nuvem básica e inclui um suporte de gerenciamento amplo e uma cobertura abrangente para instalação em nuvens simples ou complexa. O Cisco Intelligent Automation for Cloud oferece:

● Nuvens escalonáveis, que vão desde máquinas virtuais únicas até instalações em larga escala de data centers virtuais

● Gerenciamento de vários ambientes em nuvem, desde líderes da indústria até soluções open source

● Extensões padronizadas para a fácil configuração dos processos de TI e fluxos de trabalho

O resultado final para os clientes da Cisco é um modelo de nuvem que oferece maior velocidade, capacidade de resposta, satisfação do usuário e eficiência operacional.

(4)

Recursos e benefícios

Nós fornecemos várias funções novas de gerenciamento de nuvem com o lançamento do Cisco Intelligent Automation for Cloud 3.1, trazendo grande valor comercial e, ao mesmo tempo, reduzindo o custo total de posse para nossos clientes. Algumas dessas importantes características novas da versão 3.1 estão descritas abaixo.

Data centers virtuais

O Cisco Intelligent Automation for Cloud pode gerenciar uma grande variedade de casos de uso de infrastructure-as-a-service (IaaS), desde um simples pedido de máquinas virtuais até um conjunto compartilhado de recursos sem aprovações para data centers virtuais mais avançados, com conjuntos de recursos dedicados para equipes de projeto, departamentos ou organizações inteiras (Figura 2). Os data centers virtuais são perfeitos para unidades organizacionais onde uma variedade de tamanhos definidos (por exemplo, pequeno, médio e grande) podem ser solicitados com limites de configuração específicos. Para prevenir reservas de recursos sem limites, a aprovação e supervisão do administrador de nuvem da empresa ou do provedor de serviço são necessárias e podem ser feitas pelo portal. Após aprovação, todos os usuários de uma empresa em específico terão acesso igual aos recursos. O mesmo processo de solicitação e aprovação é usado caso uma organização necessite adicionar recursos.

Figura 2. Painel de todos os data centers virtuais

CloudSync

Uma nova e exclusiva função em computação em nuvem é o CloudSync, que apresentou a revelação de infraestrutura para fornecer visibilidade para os elementos de infraestrutura de nuvem e os sistemas de gerenciamento conectados a elas (Figura 3).

(5)

Figura 3. A revelação da infraestrutura mantém o administrador no controle do catálogo de serviço

A revelação da infraestrutura pode ser obtida mediante solicitação ou programada em espaços entre 1 e 24 horas, de acordo com as especificações do administrador. O CloudSync coloca o administrador do serviço em nuvem no controle dos menus do catálogo de serviço disponíveis para pedidos ao simplesmente controlar a posição de um serviço ou elemento específico. Por exemplo, se um erro for detectado em um modelo de serviço, o administrador pode alterar seu status para manutenção, removendo temporariamente o serviço do catálogo. Para remover um serviço permanentemente do catálogo, o administrador pode alterar seu status para ignorar. Quando erros e problemas são descobertos, o CloudSync permite que o administrador previna maior propagação enquanto o problema é resolvido.

Rede como um serviço

O Cisco Intelligent Automation for Cloud inclui o Cisco Network Services Manager (NSM), fornecendo a base para um fornecimento de serviços de rede completo. Esse é o primeiro passo de uma integração mais profunda entre o Cisco Intelligent Automation for Cloud e o NSM, que será lançado nos próximos 12 meses. Um adaptador NSM da Cisco, incluído no Cisco Intelligent Automation for Cloud 3.1, permite uma rápida construção da automação de rede para o fornecimento de rede que pode ser completado por um cliente treinado ou através de um parceiro ou de um contrato com a Cisco Services.

Remediação de serviços

O Cisco Intelligent Automation for Cloud oferece funções de remediação de fluxo de trabalho que possui funções líderes de mercado para o administrador do serviço em nuvem ou para o provedor do serviço quando um erro ocorre. Usando um painel simples, o administrador pode identificar rapidamente os serviços afetados e selecionar a ação adequada para continuar ou recomeçar um fluxo de trabalho específico.

(6)

As ações incluem:

● Cancelar fluxo de trabalho

● Tentar novamente a partir da falha

● Reiniciar o fluxo de trabalho

● Ignorar o erro e avançar para a próxima etapa

● Voltar para a versão anterior do fluxo de trabalho

Nuvens à sua maneira

O Cisco Intelligent Automation for Cloud fornece mais de 200 pontos de extensão para o portal self-service e a coordenação dos fluxos de trabalho para proteger o investimento nas extensões personalizadas necessárias para os ambientes em nuvem de hoje. Esses pontos de extensão promovem as melhores práticas e a reutilização do capital intelectual de TI, permitindo que os especialistas de conhecimento de domínio sejam automatizados nos modelos de fluxos de trabalho e fornecimento de sistema em toda a empresa. Além disso, esses pontos de extensão reduzem a complexidade da integração com as ferramentas de gerenciamento de sistema de

fornecedores diferentes. Exemplos de pontos de extensão: integração com o sistema de gerenciamento de serviço de TI ou aplicativo de centro de serviços, alterações no gerenciamento de bens documentais e organização e desativação do monitoramento ou da segurança de serviço.

Extensões de aceleração de soluções

Os conjuntos de aceleradores de soluções podem ser usados para complementar a capacidade do Cisco Intelligent Automation for Cloud de gerenciar infraestruturas físicas e virtuais em ambientes em várias nuvens ou em vários hypervisors. Um novo conjunto de aceleradores em múltiplas nuvens do Cisco Intelligent Automation for Cloud gerencia infraestruturas físicas e virtuais no OpenStack, no Amazon EC2, e no VMware vCloud Director. Ao usar a plataforma de nuvem OpenStack para desenvolver nuvens open source, o conjunto de aceleradores aumenta o suporte de hypervisors do Cisco Intelligent Automation for Cloud, abrangendo o Red Hat RHEV, o Citrix XenServer, e o Microsoft Hyper-V.

Requerimentos mais importantes

Os requerimentos de hardware e software para o Cisco Intelligent Automation for Cloud estão listados na Tabela 1. Tabela 1. Requerimentos do sistema para o Cisco Intelligent Automation for Cloud

VMware vCenter Suporte para 1 unidade vCenter

1000 hosts; 10.000 máquinas virtuais ligadas

Hypervisor e gerenciador ESXi 4.1 (incluindo bare metal) ESXi 5.0 (excluindo bare metal) vCenter/vSphere 4.1 ou 5.0 (5.0U1)

Modelos blade Cisco UCS e o UCS Manager (UCSM) B200, B230, B250, B440, C2x0 UCSM versões 2.0 e 2.1

Cisco Network Services Manager Versão 5.0.2

Servidor Lightweight Directory Access Protocol (LDAP) Portal:

Microsoft Active Directory 2008 Sun Java System Directory Server 5.2 P6

(7)

Servidor da Web Portal:

Apache 2.2 IBM HTTP Server 6.1 Microsoft IIS 7.5

Orchestrator: Microsoft IIS 6.0, 7.0

Servidor do aplicativo Portal: JBoss 7 ou mais recente Sun JDK 6 Update 23 ou mais recente

Orchestrator: .NET Framework 4.0

Banco de dados do sistema MS SQL Server 2008 R2

Oracle 11g R2

Navegador Internet Explorer 8 ou mais recente

Firefox 3.5, 3.6, e 4.0

Saiba mais

Mais informações sobre o Cisco Intelligent Automation for Cloud estão disponíveis em http://cisco.com/go/iacloud. Para saber mais sobre nossas outras soluções Cisco Intelligent Automation, acesse http://cisco.com/go/ia.

Referências

Documentos relacionados

de participação da Petrobras em um contrato de concessão para exploração, desenvolvimento e produção de petróleo e gás. Em decisão emitida em agosto de 2013, o CADE entendeu que o

Os nomes a seguir são marcas comerciais e marcas comerciais registradas da Rockwell Automation, Inc: Allen-Bradley, Automation Desktop, ControlLogix, ControlNet, Data Highway

(CWS) Premium O Cloud Web Security Premium inclui todos os recursos presentes no pacote do Cisco Web Security, além da AMP, ou proteção avançada contra malware (veja abaixo) e o

Este documento contém informações públicas da Cisco © 2013 Cisco e/ou suas afiliadas.. Todos os

O apoio da Comissão Europeia à produção desta unidade não constitui um aval do seu conteúdo, que reflete unicamente o ponto de vista dos autores, e a Comissão não pode

Sicoob Coopercredi (24 processos): com a automação de processos eles tiveram um ganho de agilidade no cadastro de clientes e solicitação de cartões, rastreabilidade dos

Neder e colaboradores (2000) avaliaram a capacidade de endurance em pacientes com DPOC a partir do modelo da relação entre potência e tempo de exercício para os membros inferiores

PT Cisco e o logótipo da Cisco são marcas comerciais ou marcas comerciais registadas da Cisco e/ou das respectivas empresas afiliadas nos EUA e noutros países. Para ver uma lista