• Nenhum resultado encontrado

Transmissão de Calor Problemas 1, 3, 4 e 9 (Resolução Completa)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Transmissão de Calor Problemas 1, 3, 4 e 9 (Resolução Completa)"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Transmiss˜

ao de Calor – Problemas 1, 3, 4 e 9

(Resolu¸

ao Completa)

1. Considere condu¸c˜ao de calor unidimensional numa parede plana, em regime estacion´ario, sem gera¸c˜ao interna de energia t´ermica e com condutibilidade t´ermica (k) constante. Nestas condi¸c˜oes, impondo as temperaturas T (x = x0,ref) = Tmax e T (x = xL,ref) = Tmin (< Tmax) e considerando

k = kref obt´em-se a distribui¸c˜ao de temperaturas apresentada na figura (“Referˆencia”) e o fluxo de

calor correspondente ´e dado por q00x,ref = q00x,refi. Considerando q00x,ref e Tmax (temperatura m´axima

Problema 1

na parede) para os Casos 1–3 (ver figura), indique, justificando: (a) qual dos perfis apresentados para o Caso 1 ´e obtido se k > kref;

Resolu¸c˜ao: qx00 = qx,ref00 ⇔ kdT dx = kref  dT dx  ref ⇔ ⇔ kref k = dT /dx (dT /dx)ref < 1 ⇔ dT dx <  dT dx  ref (1)

(2)

Perfil A.

(b) qual dos perfis apresentados para o Caso 2 ´e obtido se L < Lref(= xL,ref − x0,ref); e

Resolu¸c˜ao: q00x = qx,ref00 ⇔kdT dx =kref  dT dx  ref ⇔ ⇔ dT dx =  dT dx  ref (2)

Dos trˆes perfis apresentados para o Caso 2, o ´unico que respeita dT /dx = (dT /dx)ref ´e o Perfil B.

(c) qual dos perfis apresentados para o Caso 3 ´e obtido se q00x = −q00x,ref. Resolu¸c˜ao: q00x = −qx,ref00 ⇔kdT dx = −kref  dT dx  ref ⇔ ⇔ dT dx = −  dT dx  ref (3)

Dos trˆes perfis apresentados para o Caso 3, o ´unico que respeita dT /dx = − (dT /dx)ref ´e o Perfil C.

(3)

3. Uma superf´ıcie plana com uma ´area de 2 m2 (A) e temperatura de 350 K (T

s) ´e arrefecida

convec-tivamente por diferentes fluidos (em diferentes regimes de convec¸c˜ao) mas com uma temperatura constante e igual a 300 K (T∞). Com base nos dados apresentados na tabela, determine as

maio-res e menomaio-res taxas de transferˆencia de calor que poder˜ao ser obtidas durante o processo de Problema 3

Aplica¸c˜oes Coeficiente de Convec¸c˜ao (h [W m−2K−1]) – Gama T´ıpica Convec¸c˜ao Natural Gases 2 − 25 L´ıquidos 50 − 1000 Convec¸c˜ao For¸cada Gases 25 − 250 L´ıquidos 50 − 20000 arrefecimento para: (a) convec¸c˜ao natural; e

Resolu¸c˜ao:

Considerando a taxa de transferˆencia de calor calculada a partir da lei de arrefecimento de Newton tem-se:

qconv = hA (Ts− T∞) (4)

onde, A = 2 m2, Ts = 350 K e T∞ = 300 K. O coeficiente de transferˆencia de calor por

convec¸c˜ao (ou simplesmente “coeficiente de convec¸c˜ao”), h, ´e obtido directamente da tabela. Uma vez que qconv ∝ h (ver Equa¸c˜ao (4)), as maiores (menores) taxas de transferˆencia de

calor para cada regime s˜ao obtidas para os maiores (menores) coeficientes de convec¸c˜ao. A tabela mostra que independente do regime de convec¸c˜ao (convec¸c˜ao natural ou for¸cada) os valores m´ınimos (m´aximos) para o coeficiente de convec¸c˜ao s˜ao observados para os gases (l´ıquidos).

Substituindo os valores correspondentes na Equa¸c˜ao (4), obtˆem-se as respostas pretendidas. hmin = 2 W m−2K−1 ⇒ qconv,min = 2 × 2 (350 − 300) ⇔ qconv,min = 200 W (5)

hmax = 1000 W m−2K−1 ⇒ qconv,max = 1000 × 2 (350 − 300) ⇔ qconv,max= 1 × 105W (6)

(b) convec¸c˜ao for¸cada. Resolu¸c˜ao:

Seguindo o mesmo procedimento da al´ınea anterior, tem-se:

hmin = 25 W m−2K−1 ⇒ qconv,min = 100 × 2 (350 − 300) ⇔ qconv,min = 2500 W (7)

hmax= 20000 W m−2K−1 ⇒ qconv,max= 20000 × 2 (350 − 300) ⇔

⇔ qconv,max= 2 × 106W

(4)

4. Uma placa plana tem uma superf´ıcie isolada e a outra exposta ao sol. A superf´ıcie exposta ao sol absorve radia¸c˜ao `a taxa de 800 W m−2 (Gabssol) e perde calor por convec¸c˜ao para o ar ambiente e por radia¸c˜ao para as superf´ıcies envolventes. Considere a emissividade da superf´ıcie exposta ao sol () igual a 0.8 e o coeficiente de convec¸c˜ao do ar ambiente (h) igual a 12 W m−2K−1. Se a temperatura do ar ambiente (T∞) e a temperatura das superf´ıcies envolventes (Tsur) forem iguais

a 40◦C e 20◦C, respectivamente, determine a temperatura da placa (Tp) em regime estacion´ario.

Resolu¸c˜ao:

Aplicando um balan¸co de energia `a placa tem-se: ˙

Ein− ˙Eout+ ˙Eg = ˙Est (9)

A Equa¸c˜ao (9) pode ser simplificada tendo em conta o seguinte:

como o regime ´e estacion´ario – n˜ao existem varia¸c˜oes temporais de temperatura (i.e., dT /dt = 0) –, o termo de acumula¸c˜ao de energia t´ermica no interior da placa, ˙Est

(= ρV c dT /dt), ´e nulo; e

uma vez que no interior da placa n˜ao h´a gera¸c˜ao de energia t´ermica (resultante da con-vers˜ao de outra forma de energia, como el´ectrica, qu´ımica, ou nuclear), o termo ˙Eg ´e

nulo.

Considerando estas hip´oteses simplificativas, a Equa¸c˜ao (9) d´a origem `a Equa¸c˜ao (10). ˙

Ein= ˙Eout (10)

Os termos ˙Ein e ˙Eout (Equa¸c˜ao (10)) s˜ao obtidos considerando as respectivas contribui¸c˜oes de

transferˆencia de energia energia t´ermica (calor) atrav´es da superf´ıcie da placa exposta ao sol (ver figura), tal como as Equa¸c˜oes (11) e (12) descrevem.

˙

(5)

˙ Eout = A   h (Ts− T∞) | {z } q00 conv + σ Ts4− Tsur4  | {z } q00rad    (12)

Na Equa¸c˜ao (12), qconv00 e q00radcorrespondem aos fluxos de calor convectivo e radiativo na superf´ıcie da placa exposta ao sol. Considerando as Equa¸c˜oes (11) e (12), a Equa¸c˜ao (10) pode escrever-se de acordo com a Equa¸c˜ao (13).

AGabssol = Aqconv00 + Aqrad00 ⇔ Gabssol = h (Tp− T∞) + σ Tp4− T 4 sur ⇔ ⇔ 800 = 12 [Tp− (40 + 273,15)] + 0,8 × 5,67 × 10−8Tp4− (20 + 273,15) 4 ⇔ ⇔ −4,536 × 10−8Tp4− 12Tp+ 4892,79 = 0 ⇒ Tp ≈ 350,6 K (77,5◦C) (13)

Note que nas express˜oes para os fluxos de calor radiativo e convectivo (Equa¸c˜ao (13)), a tem-peratura da superf´ıcie da placa que troca calor com exterior (vari´avel Ts na Equa¸c˜ao (12)) ´e

substitu´ıda pela temperatura da placa (Tp) uma vez que toda a placa se encontra `a mesma

temperatura (Tp = Ts). A condi¸c˜ao de placa isot´ermica deve-se ao facto de uma das superf´ıcies

(6)

9. Considere condu¸c˜ao de calor numa placa rectangular em regime estacion´ario. A superf´ıcie x = 0 ´e aquecida electricamente com um fluxo de calor q000 . A superf´ıcie x = a ´e mantida `a temperatura T0. A superf´ıcie y = b ´e mantida isolada. A superf´ıcie y = 0 dissipa calor por convec¸c˜ao para

um meio `a temperatura T∞ e com um coeficiente de convec¸c˜ao h. A condutibilidade t´ermica do

material ´e uniforme e n˜ao h´a gera¸c˜ao interna de energia. Formule o problema de condu¸c˜ao de calor, estabelecendo a equa¸c˜ao que rege a distribui¸c˜ao de temperaturas na placa e as condi¸c˜oes de fronteira.

Resolu¸c˜ao:

A figura seguinte apresenta uma representa¸c˜ao esquem´atica do enunciado. No interior da placa plana o mecanismo de transporte de calor ´e exclusivamente difusivo (condu¸c˜ao de calor).

A forma geral da equa¸c˜ao de difus˜ao de calor – equa¸c˜ao que governa a distribui¸c˜ao (espacial e temporal) de temperaturas em meios homog´eneos e sem contribui¸c˜ao advectiva (movimento macrosc´opico de fluidos) obtida atrav´es da aplica¸c˜ao do princ´ıpio da conserva¸c˜ao de energia considerando o transporte de calor no interior do meio exclusivamente por difus˜ao (condu¸c˜ao) – ´e descrita pela Equa¸c˜ao (14).

∇ · (k∇T ) + ˙q = ρcp

∂T

∂t (14)

Para coordenada cartesianas (x, y, z), o primeiro termo do primeiro membro da equa¸c˜ao anterior corresponde aos trˆes primeiros termos do primeiro membro da Equa¸c˜ao (15).

∂ ∂x  k∂T ∂x  + ∂ ∂y  k∂T ∂y  + ∂ ∂z  k∂T ∂z  + ˙q = ρcp ∂T ∂t (15)

(7)

1. como o problema ´e bidimensional (no plano (x, y)) desprezam-se gradientes de tempera-tura (fluxos de calor) na direc¸c˜ao ortogonal (direc¸c˜ao z) e, consequentemente, o termo ∂/∂z (k∂T /∂z) ´e nulo.

2. como o regime ´e estacion´ario, a temperatura n˜ao tem dependˆencia temporal (i.e., ∂T /∂t = 0) e, assim, o ´unico termo do segundo membro da equa¸c˜ao, ρcp∂T /∂t, ´e nulo.

3. uma vez que n˜ao existe gera¸c˜ao de energia t´ermica no interior da placa, o quarto termo do primeiro membro da equa¸c˜ao, ˙q, ´e nulo.

4. como a condutibilidade t´ermica k ´e constante em todo o dom´ınio da placa, ∂k/∂x = ∂k/∂y = 0 e, consequentemente, a equa¸c˜ao que governa a distribui¸c˜ao de temperaturas na placa n˜ao vai apresentar dependˆencia de k.

Com as simplifica¸c˜oes descritas, a Equa¸c˜ao (15) resulta na Equa¸c˜ao (16). ∂2T

∂x2 +

∂2T

∂y2 = 0 (16)

A Equa¸c˜ao (16) governa a distribui¸c˜ao de temperaturas no interior da placa. Contudo, a tempe-ratura particular em cada ponto da placa T (x, y) depende da intera¸c˜ao da placa com o ambiente envolvente atrav´es das fronteiras da placa. Estas intera¸c˜oes s˜ao consideradas matematicamente atrav´es da defini¸c˜ao de condi¸c˜oes de fronteira. De acordo com o enunciado do problema, as quatro fronteiras da placa (x = 0, x = a, y = 0 e y = b) est˜ao sujeitas a diferentes condi¸c˜oes t´ermicas, como as condi¸c˜oes de fronteira descrevem em seguida.

x=0: −k∂T ∂x x=0 = q000 (17)

A Equa¸c˜ao (17) representa uma condi¸c˜ao de fronteira de Segundo Tipo (ou de Neumann ou, simplesmente, de fluxo imposto). Esta equa¸c˜ao indica que o fluxo de calor atrav´es da superf´ıcie x = 0 ´e igual a q000.

x=a:

T (x = a, y) = T0 (18)

A Equa¸c˜ao (18) representa uma condi¸c˜ao de fronteira de Primeiro Tipo (ou de Dirichlet ou, simplesmente, de valor imposto).

y=0: −k∂T ∂y y=0 = h [T∞− T (x, y = 0)] (19)

A Equa¸c˜ao (19) representa uma condi¸c˜ao de fronteira de Terceiro Tipo (ou de convec¸c˜ao). Esta equa¸c˜ao indica que o fluxo de calor que atravessa a surperf´ıce y = 0 ´e igual o fluxo de calor removido por convec¸c˜ao.

y=b: ∂T ∂y y=b = 0 (20)

(8)

Esta condi¸c˜ao de fronteira (Equa¸c˜ao (20)) ´e um caso particular das condi¸c˜oes de fronteira de Segundo Tipo (ver Equa¸c˜ao (17)) uma vez que especifica que o valor do fluxo imposto ´e nulo – ou seja, n˜ao existe transferˆencia de calor atrav´es da superf´ıcie y = b (superf´ıcie adiab´atica).

A figura seguinte apresenta distribui¸c˜oes de temperatura (primeira linha) e vectores de fluxo de calor, q00(segunda linha) para o problema em quest˜ao considerando as condi¸c˜oes apresentadas – parˆametros geom´etricos (a e b), condutibilidade t´ermica (k), fluxo imposto em x = 0 (q000), tem-peratura imposta em x = a (T0) e temperatura do fluido (T∞). Trˆes casos s˜ao apresentados

refe-rentes a diferefe-rentes valores para o coeficiente de convec¸c˜ao (h) – h = {10; 100; 1000} W m−2K−1. A temperatura no interior das placas ´e calculada recorrendo `a equa¸c˜ao ∇2T = 0 (Equa¸c˜ao (16)).

O aumento do coeficiente de convec¸c˜ao promove um aumento da remo¸c˜ao de energia t´ermica (calor) atrav´es da superf´ıcie y = 0. Como consequˆencia, as temperaturas na placa diminuem, sendo esta diminui¸c˜ao particularmente vis´ıvel nas proximidades da superf´ıcie y = 0. Repare que como a superf´ıcie y = b ´e adiab´atica as isolinhas de temperatura (linhas de temperatura cons-tante) s˜ao perpendiculares a esta superf´ıcie. (Os vectores de fluxo de calor s˜ao perpendiculares `

as isolinhas de temperatura.) Assim, em y = b os vectores de fluxo de calor tˆem componente nula segundo y (q00y = 0) o que respeita a respectiva condi¸c˜ao de fronteira (Equa¸c˜ao (20)). Consi-derando o valor mais baixo para o coeficiente de convec¸c˜ao (h = 10 W m−2K−1), verifica-se um caminho preferencial para a transferˆencia de calor da superf´ıcie x = 0 para a superf´ıcie x = a (ver isolinhas de temperatura e vectores de fluxo de calor).

(9)

Considere uma parede (plana, cil´ındrica ou esf´erica) representada nas seguintes figuras (Caso A e Caso B). A dimens˜ao espacial de referencia, ξ, corresponde a x (ou a qualquer outra direc¸c˜ao cartesiana – y ou z) para paredes planas e a r para sistemas radiais (paredes cil´ındricas e esf´ericas). Considere que duas das superf´ıcies da parede est˜ao submetidas a trocas de calor por convec¸c˜ao devido ao contacto destas com fluidos adjacentes – superf´ıcies ξ = ξ1 e ξ = ξ2. A

´

unica diferen¸ca entre os dois casos ´e o sentido do eixo ξ. As condi¸c˜oes de fronteira em cada uma das superf´ıcies dependem da orienta¸c˜ao do eixo ξ em rela¸c˜ao `a parede (compare as Equa¸c˜oes (21) e (23) e as Equa¸c˜oes (21) e (23)). Caso A ξ = ξ1: −k∂T ∂ξ ξ=ξ1 = h [T∞− T (ξ = ξ1)] (21) ξ = ξ2: −k∂T ∂ξ ξ=ξ2 = h [T (ξ = ξ2) − T∞] (22) Caso B ξ = ξ1: −k∂T ∂ξ ξ=ξ1 = h [T (ξ = ξ1) − T∞] (23) ξ = ξ2: −k∂T ∂ξ ξ=ξ2 = h [T∞− T (ξ = ξ2)] (24)

(10)

Repare que a condi¸c˜ao de fronteira em y = 0 (Equa¸c˜ao (19)) corresponde `a mesma condi¸c˜ao de fronteira em ξ = ξ1para o Caso A (Equa¸c˜ao (21)) ou em ξ = ξ2 para o Caso B (Equa¸c˜ao

(24)).

Se se considerasse em y = b trocas de calor por convec¸c˜ao (em vez de se considerar esta superf´ıcie como perfeitamente isolada – adiab´atica) a condi¸c˜ao de fronteira correspondente seria semelhante `a observada em ξ = ξ2 para o Caso A (Equa¸c˜ao (22)) ou em ξ = ξ1 para

o Caso B (Equa¸c˜ao (23)), ou seja, seria descrita pela Equa¸c˜ao (25). −k∂T ∂y y=b = h [T (x, y = b) − T∞] (25)

Referências

Documentos relacionados

Na seção (4 4.3) estudamos a evolução temporal para os modos ortogonais dos campos inicialmente em estados coerentes e o ensemble de átomos em estados de superposição de dois

Considerando a importância de se avaliar os teores de umidade, lipídio, proteína e também a inativação da soja por solubilidade proteica de forma rápida e precisa, neste

Assim, visando garantir o direito fundamental à educação, evitando prejuízos para as crianças e adolescentes atualmente dependentes do ensino à distância, a

costumam ser as mais valorizadas. B) Uma soma de fatores, como fácil acesso à água, possibilidade de utilizar os rios como meio de transporte e o baixo custo imobiliário devido

Primeiramente foi realizada a pesquisa de mercado, com o intuito de colher informações de seis óticas da cidade de Sumé – PB, após a coleta de dados foi feita a análise,

No caso particular da microgeração distribuída, além da difícil tarefa de fiscalização das milhares de instalações novas, existe o risco de que os requisitos mínimos para

A táti- ca cirúrgica implica, portanto, a transformação da extremi- dade distal da incisão de “V” em “Y”, a liberação do liga- mento medial e da cápsula dorsal

De acordo com Cleusa Graebin (2004), a imagem das terras brasileiras recorrente nas ilhas era povoada da possibilidade de enriquecimento rápido e fácil. Elas eram