• Nenhum resultado encontrado

Pilha de Volta. 3. Relação com o conhecimento anterior do aluno

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Pilha de Volta. 3. Relação com o conhecimento anterior do aluno"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Pilha de Volta

Maria Helena

1. Introdução

No circuito, a pilha desempenha um papel muito importante. É ela a responsável pela movimentação das cargas elétricas no interior dos fios e no interior das soluções, permitindo uma circulação ininterrupta de cargas elétricas, obtendo-se o que chamamos de circuito fechado.

2. Localizando a atividade

Dentro do contexto do meu planejamento a pilha corresponde à última atividade. É ela que dará uma visão geral da movimentação de cargas elétricas no circuito, permitindo assim um "desfecho" sobre o que é um circuito fechado e o por quê da movimentação de cargas nesse circuito.

3. Relação com o conhecimento anterior do aluno

Embora nas atividades anteriores os alunos tenham tido a oportunidade de entrar em contato com a estrutura da matéria, diferenciar condutores e isolantes, explicar o fato de a lâmpada acender e ter entrado em contato com a idéia de circuito aberto e fechado, é com a realização da atividade da pilha que estes conceitos serão finalmente lapidados.

4. Objetivo da atividade

Com a lapidação dos conceitos anteriores, que o aluno tenha agora a oportunidade de construir um modelo mais completo sobre corrente elétrica, sendo capaz de defini-la.

5. Materiais necessários

A pilha escolhida por mim foi a pilha denominada "pilha de Volta". Para a montagem desta pilha os materiais necessários são:

Placa de zinco Placa de cobre Sulfato de cobre Sulfato de zinco Água

Papel higiênico (ou lenço de papel) Fio de cobre

Lâmpada de lanterna Copos de plástico

(2)

6. Descrevendo a atividade

O sulfato de cobre é dissolvido na água contida em um dos copos de plástico formando a solução de sulfato de cobre. O mesmo deve acontecer com o sulfato de zinco. Em seguida, algumas tiras de papel higiênico, já cortadas de acordo com o tamanho das placas de cobre e zinco, são mergulhadas nas soluções.Um "sanduíche" é montado de acordo com a seqüência :

Placa de cobre + papel higiênico molhado na solução de sulfato de cobre + papel higiênico mergulhado na solução de sulfato de zinco + placa de zinco.

A extremidade do fio condutor é conectada (encostada e pressionada) à parte inferior da placa de cobre e a outra é conectada (enrolada) na rosca da lâmpada. Quando a base da lâmpada é pressionada contra a placa de zinco, a lâmpada acende.

Observações:

Os alunos observam que a lâmpada acende momentaneamente e que a superfície da placa de cobre em contato com a solução de sulfato de cobre ficará recoberta por uma substância escura, e que o mesmo acontecerá na placa de zinco, mas com menor intensidade. Para esta observação é interessante que a atividade seja feita em grupo e as ligações repetidas algumas vezes.

7. Problematização

Estes fatos devem ser usados pelo professor para levar a uma problematização - o aluno deverá ser levado a questionar o porquê do aparecimento destas substâncias escuras. Esta problematização tem como finalidade motivar o aluno a ir em busca de respostas e, portanto, do conhecimento sobre a composição dos materiais e a circulação da corrente elétrica.

É claro que o aluno não chegará sozinho à resposta. O papel do professor será agora o de orientador, levando o aluno a construir a resposta.

As placas ficando escurecidas mostram que aí ocorreram reações químicas. Que relação tem o aparecimento destas substâncias nas placas com o fato de a lâmpada acender?

A resposta a essa pergunta está ligada às reações químicas que ocorrem entre as placas e suas respectivas soluções. A próxima etapa da atividade é entender como essas reações ocorrem.

(3)

Para que ocorra este entendimento vamos montar um quebra-cabeça no qual há peças com o símbolo (Zn+2), (Cu+2), (ZnSO4),(CuSO4),(SO4-2) e (-).

A intenção é montar a placa de cobre embebida na solução - com íons Cu+2 e elétrons livres (-). O aluno é informado de que a placa deve estar eletricamente neutra. O aluno deverá montá-la segundo esta informação. O mesmo deverá ser repetido com a placa de zinco.Um pedaço de papel pode ser usado para representar as placas.

Uma tira de papel deve se preenchida com átomos de cobre e elétrons representando o fio e respeitando a regra de que deve estar eletricamente neutro para ser ligado à placa no momento oportuno.

Uma superfície porosa representada por uma tira de papel contendo pequenos furos deve ser colocada entre as duas placas e estas devem ser mergulhadas em suas respectivas soluções.

Agora o aluno deve ser informado que o sulfato de cobre e o sulfato de zinco quando colocados na água se dissociam em íons dos átomos de cobre e zinco e o íon SO4-2. A figura dá somente uma amostra do que deve ser feito. Quando o aluno estiver montando deverá representar mais íons de cobre, zinco e sulfato. Agora pensando na movimentação desses íons nas soluções e nas forças de atração, verificar quem atrai quem e o que acontece.

O íon de sulfato, ao se movimentar próximo à placa de zinco, captura íons de zinco formando o sulfato de zinco que devido à presença da água se dissocia. Na placa, ficam os elétrons. À medida que átomos de zinco deixam a placa, esta vai diminuindo e os elétrons vão se acumulando. Íons de zinco passando perto da placa também são atraídos pelos elétrons, capturando-os formando o zinco que vai se depositando na placa e que a deixa escura. Mas, a oxidação é mais rápida que o depósito de zinco na placa. O

(4)

aluno deverá fazer esta movimentação usando as peças e notar que à medida que átomos de zinco deixam a placa elétrons se acumulam na placa.

O íon de sulfato, ao se movimentar próximo à placa de cobre, também captura íons de cobre formando o sulfato de cobre, que devido à presença da água também se dissocia. Assim, a placa de cobre também oxida enquanto que íons de cobre capturam elétrons formando o cobre, que vai se depositando na placa e que também a deixa escura. A diferença é que o depósito agora é muito mais rápido que a oxidação e a placa fica muito mais escura por este motivo. O acúmulo de elétrons na placa de cobre é inferior ao da placa de zinco. Esta movimentação deverá ser feita pelo aluno, notando que o acúmulo de elétrons nas placas é diferente e maior na placa de zinco. Pensando que entre os elétrons há forças de repulsão, este acúmulo tende a estabelecer uma tensão entre eles, tensão esta devida à "vontade" que sentem de se afastarem. Esta tensão é bem maior na placa de zinco, e dizemos que há uma tensão maior na placa de zinco que na placa de cobre. Esta diferença de tensão também é conhecida como diferença de potencial (ddp).

Quando o fio é ligado às placas, os elétrons, que estão sob uma tensão maior na placa de zinco, querem sair e exercem uma força de repulsão, afastando os elétrons que estão localizados nas extremidades do fio ligado a ela obtendo espaço para nele entrar. Este elétron do fio devido a esta força aplicada sobre ele é acelerado na direção e sentido desta força e forçado a se deslocar. Mas, ao ser deslocado, este elétron se aproximou de um outro elétron do fio o que aumenta a força de repulsão entre eles e ocorre o mesmo processo anterior. Este processo ocorre entre todos os elétrons do fio ao mesmo tempo e contra a vontade esses elétrons embora relutem seguindo várias direções aleatórias, são obrigados a seguirem uma direção preferencial se aproximando da placa de cobre e para ela são "empurrados". Chegando à placa de cobre esses elétrons são capturados pelos átomos de cobre da solução, e mais cobre é "fabricado".

Agora você deve notar que a solução de sulfato de zinco está apresentando mais íons positivos do que negativos e dizemos que a solução está saturada, o mesmo acontecendo com a solução de sulfato de cobre que está saturada com íons negativos de sulfato. As reações tendem a não mais acontecerem. Neste momento os íons de sulfato sendo atraídos pelos íons de sulfato de zinco atravessam a superfície porosa e novamente as reações voltam a acontecer. A pilha então provoca a movimentação de cargas elétricas tanto no fio como na parte interna da pilha. Ao deslocar essas cargas, a pilha realiza um trabalho. O trabalho interno é realizado por uma força, chamada força eletromotriz, e o trabalho de deslocamento dos elétrons através do fio é realizado por uma força, chamada força elétrica.

Todo o movimento de cargas neste circuito fechado deverá ser "visualizado" no momento em que o aluno deslocar as peças.

(5)

Planejamento Eletromagnetismo — 2007

Maria Helena

Para elaborar o planejamento de 2007, acho que seria importante fazer uma ligação entre o conteúdo de Eletricidade e a Óptica. No planejamento anterior senti falta desta ligação. Tive a impressão de que após o conteúdo de Eletricidade, esse capítulo se encerrou e iniciamos os estudo da Óptica. Assim, estou procurando esta ligação.

O movimento dos elétrons no fio quando ligado a uma fonte surge devido ao aparecimento de uma força elétrica e conseqüentemente de um campo elétrico no interior do fio. Devido ao movimento dos elétrons, o campo elétrico varia dando origem a um campo magnético perpendicular a ele.Por sua vez a variação deste campo magnético dá origem a um campo elétrico perpendicular a ele e assim por diante.Portanto num circuito elétrico a existência de um está ligada à existência do outro e que desta interdependência podemos dizer que surge um campo eletromagnético.O que temos então se propagando através do fio é esta alternância entre campo elétrico e campo magnético que se configura então numa onda eletromagnética.Se estiver correto o meu raciocínio introduziria agora o estudo das ondas e do espectro eletromagnético o que nos levaria à conclusão de que o filamento da lâmpada está emitindo uma radiação visível aos nossos olhos.A partir de agora introduziria o estudo da óptica.

Este é em linhas gerais o trabalho que gostaria de desenvolver com os meus alunos.

Para desenvolver este planejamento que conteúdos são necessários? Acredito que sejam estes:

- Corrente elétrica - Campo elétrico - Campo magnético - Indução Eletromagnética

- Campo eletromagnético e espectro eletromagnético - Ondas

- Óptica

No momento vou detalhar o 1º bimestre.

Obs. Links para as atividades estão disponibilizados ao longo do texto e ao final da página.

Atividade 01: Circuito Elétrico Simples

Com os materiais lâmpadas, fios de cobre com conectores tipo jacaré em suas extremidades, e pilha, montar um circuito elétrico no qual sejam colocadas duas lâmpadas uma em seguida da outra.

Objetivo específico

Dizer que “algo” deve chegar da pilha até o filamento da lâmpada para que ela acenda.

Objetivos gerais

Levar o aluno a refletir sobre o caminho seguido por este algo que sai da pilha e que chega até o filamento da lâmpada. Como a pilha tem dois polos um denominado positivo e o outro negativo o aluno acha que “algo” positivo saí do polo positivo e que “algo” negativo sai do polo negativo e se encontram no filamento acendendo a lâmpada.

(6)

Realizando esta tarefa espero que o aluno perceba que o raciocínio acima não é possível e que este “algo” sai de um dos polos da pilha e circula chegando ao outro polo.

Num segundo momento, no circuito elétrico já montado, fazer com que as duas lâmpadas acendam e com setas mostrar o caminho através do qual este “algo” chega da pilha até os filamentos das lâmpadas permitindo que elas acendam. Com isso, espero que sejam capazes de dizer que o sentido da corrente elétrica no circuito em questão é de um dos polos da pilha para o outro.

Talvez sinta a necessidade de observar uma lâmpada por dentro, a qual o professor já deverá ter em mãos. Nesta observação espero que o aluno note principalmente que a lâmpada tem um filamento os quais têm os seus terminais um na rosca e o outro na base da lâmpada e que para a lâmpada fazer parte do circuito esses terminais devem estar em contato com as extremidades dos fios de cobre.

Atividade 2: Circuito fechado, materiais condutores e materiais isolante Introduzir no circuito um interruptor e observar o que acontece no circuito quando ele é ligado e desligado. Em seguida mantendo o interruptor ligado, retirar uma lâmpada e observar o que acontece, substituindo-a em seguida por vários materiais como madeira, plástico, prego, borracha, vidro, barbante, etc...

Objetivos específicos

- Conceituar circuitos elétricos abertos e fechados. - Diferenciar materiais condutores e isolantes.

- Explicar qual é o papel dos interruptores nos circuitos elétricos. Objetivo geral

Levar o aluno a observar que a lâmpada só se mantém acesa no circuito quando o interruptor está ligado. Ao ser desligado a lâmpada apaga. Espero que o aluno levante a hipótese de que ao desligar o interruptor ele na verdade está interrompendo o caminho através do qual “algo” circula impedindo que a lâmpada acenda.

No circuito com duas lâmpadas, ao retirar uma delas com o interruptor ligado, a outra lâmpada apaga, reforçando a idéia de que quando o circuito se abre “algo” é impedindo de circular.

Ao colocar no lugar desta lâmpada outros materiais o circuito é fechado novamente e “algo” deveria voltar a circular, mas o aluno observará que para este “algo” circular, depende do material.

Estes materiais serão denominados, para diferenciá-los, condutores e isolantes. Espero após estas observações que cheguemos à conclusão de que o circuito que permite a circulação desse “algo” deve ser constituído de materiais condutores, e ininterrupto e que seja fechado.

Atividade 3: modelo atômico

Construção de um modelo para a estrutura de um material condutor de eletricidade.

Objetivos específicos

- Identificar as cargas elétricas existentes no átomo, onde estão localizadas e como se comportam.

- Conceituar íon e ionização.

- Conceituar elétrons livres nos materiais condutores. - Conceituar movimento aleatório.

(7)

Objetivos gerais

Esta atividade tem inicialmente como objetivo permitir a visualização de um modelo sobre o átomo, as partículas fundamentais que dele fazem parte, suas respectivas cargas, como elas interagem (atração e repulsão), suas localizações e a movimentação dos elétrons ao redor do núcleo. Em seguida estudar o átomo de cobre, verificando o número de prótons e o número de elétrons. Comparando esses números perceber que o átomo está neutro, mas que ele pode ganhar ou perder elétrons.

Continuando, juntamente com os alunos, pretendo construir um modelo que explique a estrutura do fio de cobre quando o interruptor estiver aberto.

Os átomos de cobre ionizados poderão ser representados por bolinhas de isopor que serão fixados numa base de isopor ou madeira e os elétrons por bolinas menores. No nosso modelo estamos usando cola ou outro adesivo para mantemos os átomos de cobre nos seus lugares. Irei propor algumas questões:

No fio de cobre o que mantém os átomos de cobre “ligados” um ao outro impedindo que o fio se “desmanche”?

- O objetivo aqui é levar o aluno a perceber que esta ligação é feita através das forças elétricas entre as cargas elétricas.

Mas se cargas elétricas se repelem porque os átomos de cobre não “fogem” uns dos outros “desmanchando” o fio?

- O objetivo aqui é levar o aluno usando setas para representar as forças que atuam entre os íons perceber que para um átomo rodeado de outros íons, a resultante é nula e assim ali permanece.

E os íons que estão nas extremidades, as forças de interação não têm resultantes nulas, então, por que eles não vão “embora”?

- O objetivo aqui é levar o aluno a perceber que os elétrons que deixaram os átomos de cobre formam uma “nuvem” que envolve os átomos de cobre impedindo que eles deixem o fio.

Por que os elétrons formam essa “nuvem” permanecendo no fio e fazendo parte da estrutura do material que forma o fio de cobre?

- O objetivo aqui é levar o aluno perceber que os elétrons têm cargas elétricas negativas e ficam “passeando” aleatoriamente entre os átomos de cobre, fazendo parte ora de um ora de outro, ou seja, pertencem a todos e a nenhum dos átomos ao mesmo tempo. E por este motivo os denominamos elétrons “livres”. Neste modelo representativo (com isopor) que construímos, os elétrons estão parados. Só podemos colocá-los em movimento em nossa imaginação. Temos então que em nossa imaginação movimentá-los. E como eles podem “passear” à vontade, este movimento será aleatório.

E os átomos de cobre não apresentam movimento nenhum?

- Os átomos de cobre não “passeiam” como os elétrons livres, mas fazem um movimento vibratório. Temos então que acrescentar esse movimento em nossa imaginação.

Atividade 4: fechando o interruptor

De posse do circuito, o aluno agora deverá ligar o interruptor e explicar o que está acontecendo dentro do fio sabendo que “algo” circula em um único sentido.

Objetivos específicos

- Conceituar corrente elétrica.

- Diferenciar movimento da corrente elétrica num sentido preferencial e movimento aleatório dos elétrons.

(8)

- Dizer que o movimento da corrente elétrica se estabelece instantaneamente em toda a extensão do fio.

Objetivos gerais

Levar o aluno a refletir sobre este “algo” e chegar à conclusão de que são os elétrons que “circulam” porque na verdade passam a se movimentar num sentido preferencial (corrente elétrica), mas o movimento aleatório dos elétrons continua existindo, e que a corrente elétrica é estabelecida em toda a extensão do fio ao mesmo tempo.Tem também como objetivo levar o aluno a refletir sobre o que está levando os elétrons a se movimentarem num sentido preferencial.

Atividade 5: pilha de Volta Objetivos específicos - Conceituar ddp.

- Dizer que papel a ddp desempenha na produção da corrente elétrica. - Conceituar força eletromotriz

- Dizer que papel a força eletromotriz desempenha na manutenção da ddp - Distinguir sentido real e convencional da corrente elétrica.

Objetivos gerais

Levar os alunos perceberem que é através das reações químicas que a ddp se estabelece. O papel desta ddp na produção da corrente elétrica. Estabelecer o conceito de força eletromotriz responsável pela manutenção da ddp. Também tem como objetivo estabelecer o sentido real e o convencional da corrente.

Referências

Documentos relacionados

Como já destacado anteriormente, o campus Viamão (campus da última fase de expansão da instituição), possui o mesmo número de grupos de pesquisa que alguns dos campi

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

O modelo conceitual procura mostrar quais são os elementos de informação tratados pelo sistema, para que mais adiante se possa mostrar ainda como essa informação é transformada pelo

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Se este produto contiver ingredientes com limites de exposição, pode ser requerido o monitoramento biológico ou da atmosfera do local de trabalho e do pessoal, para determinar

Considerando que, no Brasil, o teste de FC é realizado com antígenos importados c.c.pro - Alemanha e USDA - USA e que recentemente foi desenvolvido um antígeno nacional

Assim procedemos a fim de clarear certas reflexões e buscar possíveis respostas ou, quem sabe, novas pistas que poderão configurar outros objetos de estudo, a exemplo de: *