• Nenhum resultado encontrado

Muitas vezes a sensação que eu tenho como pastor é de que muitas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Muitas vezes a sensação que eu tenho como pastor é de que muitas"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

IGREJA METODISTA EM ITABERABA CONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA

Pastoral

Igreja: terra de ninguém

M

uitas vezes a sensação que eu tenho como pastor é de que mui-tas pessoas tratam a igreja como se fosse uma terra de guém, um lugar onde não há regras de convívio, onde nin-guém se responsabiliza por nada, onde as pessoas não se sentem fazen-do parte daquele espaço; apenas estão por lá, de passagem. E ainda es-cutamos coisas do tipo: “Já tenho tanta coisa com que me preocupar. Eu, cuidar da igreja? Isso não é problema meu!”.

Essa mentalidade é, de certa forma, herança, não muito bem-vinda, que nós protestantes recebemos da Reforma do século XVI, na qual se bus-cou um enfraquecimento da imagem do templo como único espaço de culto e interação com Deus. Com isso, o templo deixou de ser tão sagra-do e a noção de casa de Deus, em parte, perdeu o sentisagra-do. Já que o tem-plo é só mais um edifício público que freqüentamos durante a semana, por que se importar com ele?

O templo e as demais dependências da igreja tornaram-se espaços mera-mente funcionais, assim como um shopping ou um mercado. Eu vou até lá, consumo o que preciso e faço questão que os espaços estejam orga-nizados, limpos e disponíveis para minha satisfação, mas não ofereço ne-nhuma contrapartida. Ou seja, não sou eu que sirvo à igreja, mas é ela que me serve.

O ministério levítico, no Antigo Testamento (I Cr 23:3-6), e o da diaco-nia, no Novo Testamento (At 6), nos apresentam importantes referen-ciais sobre como

inte-ragir com o espaço fí-sico da igreja. Basica-mente, ambos enten-dem o templo como casa de Deus. E isso não mudou. O templo continua sendo um lu-gar santo, consagrado, solene, que merece

(2)

da a reverência e zelo, assim como faziam os levitas e diáconos. Alguns podem dizer que hoje há o Ministério da Administração para cuidar do templo. Esse tipo de pensamento é o que mais me entristece, pois as pes-soas se esquecem de que somos uma comunidade, do grego koinonia;

ou seja, somos coparticipantes, cooperadores e corresponsáveis uns pe-los outros e pelo templo em que comungamos.

É inaceitável acharmos normal deixar as dependências do templo desor-ganizadas, sujas, bagunçadas e às vezes até com coisas danificadas, de-pois de qualquer atividade, não importando quem foi responsável por ela. A igreja é nossa!

Destaco aqui algumas atitudes que devem ser evitadas, como o uso ir-responsável e indiscriminado de copos descartáveis, não dar descarga nos vasos sanitários após o uso – um absurdo! –, deixar os alimentos das cestas básicas espalhados pelo templo (cabe esclarecer que o Ministério de Ação Social faz a sua parte; nós é que temos de fazer a nossa), deixar embalagens de alimentos por toda parte e luzes acesas por horas e dias, sem nenhuma necessidade, enfim, a lista é longa. Mas, para todas essas coisas e as demais, vale o velho ditado: se cada um fizer a sua parte, não teremos de fazer a do outro!

Irmãos e irmãs, fica o apelo para que sejamos mais zelosos com nos-so templo, com suas dependências e com todos os equipamentos, obje-tos e móveis que compõem o patrimônio da igreja. Não nos esqueçamos

de que tudo que há no templo não é nosso, mas do Se-nhor. Por isso, temos de cuidar, por Ele e para Ele, de tudo que ao longo de muitos anos foi construído e ad-quirido com tanto esforço. Pense nisso!

Com carinho e estima pastoral, Rev. Tiago Valentin

Uma pessoa não pode fazer o certo numa área de sua vida enquanto está ocupada fazendo o errado em outra. A vida é um todo indivisível.

Mahatma Gandhi, líder pacifista indiano (1869-1948)

Aniversário do Coral

A Deus, rendei louvores!

“Enchei-vos do Espírito, fa-lando entre vós com sal-mos, entoando e louvando de coração ao Senhor, com hinos e cânticos espirituais” (Ef 5:18-19).

(3)

Esta orientação do apóstolo Paulo à igreja de Éfeso tem sido fielmente seguida pelo Coral da Igreja Metodista em Itaberaba, que neste mês de agosto completa 22 anos. Para comemorar a data, apresentamos mais dois depoimentos de integrantes do grupo sobre a importância desse tra-balho em suas vidas.

“Estou muito feliz participando no Coral, cantando pra Jesus! Há muito tempo eu estava sentindo que tinha de me envolver com os trabalhos desta igreja. Foi então que o Senhor tocou no meu coração, indicando que eu de-veria cantar no Coral. E hoje, para honra e glória do Senhor Jesus, estou fa-zendo parte desta obra. Faço isso com muito amor e carinho pra Jesus, por-que só o Senhor é nosso Deus! Obrigada Jesus!”

Beth Campos dos Santos

“Em 2003, eu estava passando por momentos muito difíceis. Estava, como se diz, no vale da sombra da morte. Foi então que a minha amiga Marta Ca-margo, que é membro desta Igreja, me convidou para assistir à cantata de Natal daquele ano. As músicas apresentadas pelo Coral naquela noite me tocaram profundamente e creio que foi ali que começou a minha conversão. Depois disso, passei a vir a esta igreja todos os domingos e sextas-feiras e, depois, também às quartas. E logo me batizei.

Sempre tive vontade de fazer parte desse Coral que me levou à conversão. Foi quando procurei a regente, Eizel Ladeia, para fazer um teste e, a par-tir de então, estou no grupo até hoje. Para mim este Coral representa muito, pois tenho aqui tenho amigas e amigos e juntos podemos nos alegrar e tam-bém chorar, se for o caso. Louvar a Deus traz refrigério à minha alma, pois sei que o Senhor habita no meio dos louvores!”

Vera Lúcia Sobolevski

A cooperação é a convicção plena de que ninguém pode chegar à meta se não chegarem todos.

Virginia Burden, escritora norte-americana (1919-2009)

Na Internet

Nossa igreja comemora um ano nas redes sociais!

Vivemos num mundo em que

quase tudo se encontra e envol-ve a internet e as redes sociais, inclusive a evangelização e o anúncio das boas novas de Cris-to. Então nossa igreja não pode-ria ficar fora dessa e também es-tá abençoando vidas pela web.

(4)

Desde março de 2010, nossos irmãos do Ministério de Comunicação transmitem ao vivo, todos os domingos, a Escola Dominical e o Culto Solene, à noite. Deus tem nos abençoando com cada vez mais visitantes e testemunhos de queridos que nos assistem e são abençoados por meio dessas transmissões.

Em agosto de 2011, resolvemos também criar um perfil da Igreja Meto-dista em Itaberaba nas redes sociais Facebook e Twitter, para interagir mais com as pessoas, compartilhar tudo de maravilhoso que Deus tem feito por nós e anunciar o evangelho, sempre orando para que haja fru-tos e modificação de vidas.

A cada domingo contamos com uma média de 50 pessoas assistindo nos-sas atividades ao vivo e hoje nosso perfil no Facebook conta com mais de 4.000 participantes.

Pessoas que não conseguem vir à igreja por algum motivo conversam conosco, enviam seus pedidos de oração e sempre elogiam nossas equi-pes de louvor e o Coral.

Então, se você ainda não faz parte de nossas redes sociais ou perdeu al-gum culto ou a Escola Dominical, siga todos os nossos endereços dispo-níveis para interagirmos ainda mais.

Site oficial da Igreja Metodista em Itaberaba: www.metodistaitaberaba.com.br;

Vídeos e transmissões ao vivo: www.justin.tv/zerofenner;

Facebook: www.facebook.com/igrejametodista.itaberaba. Ou acesse o Facebook com sua conta e digite “Igreja Metodista Itaberaba”;

Twitter: www.twitter.com/imitaberaba; Orkut: Mocidade Itaberaba;

Facebook Juvenis: Juvenis Itaberaba (grupo); Blog da Mocidade: www.mocidadeitaberaba.com.

Para enviar críticas, sugestões e dicas sobre comunicação, divulgação e canais na internet, escreva para imitaberaba@gmail.com.

Por Carla Stracke, do Ministério de Comunicação

Avisos

Material para o Datashow

O Ministério de Comunicação dá novas orientações para quem precisar de apoio do Datashow para sua atividade:

• Para apresentações durante os cultos, não serão mais aceitos links de vídeos no YouTube;

• Para exibição pelo Datashow, os vídeos têm de ser formatados em .WMV ou em .AVI, com resolução de 800 X 600. Para ser exibido

(5)

no culto, o material deve ser entregue pela manhã para alguém do Ministério de Comunicação. Se não forem pesados, podem ser en-viados por e-mail, durante a semana. Outros formatos de vídeo de-vem ser testados na parte da manhã, para garantir a reprodução. • As letras das músicas que farão parte do Louvor de domingo devem

ser enviadas por e-mail para a responsável pelo Datashow na sema-na (Eula, Bel ou Bia), no máximo até sexta-feira. Não serão feitas im-provisações de última hora. A letra que não estiver em nossa biblio-teca não será projetada.

Aniversariantes

23/8 Carlos Luiz Fonseca (Tuca)

25/8 Rosane da Mata Lopes

Orai sem cessar!

Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e irmãs que passam por enfermidades e problemas diversos. Ore-mos:

• Pela saúde da Adriana Feitosa, do Antônio (irmão da Rosa), do Sr. Davi, da D. Judith, de Maria José Cassu (de Santana de Parnaíba), da Marília (mãe da Raquel), da Sílvia e do Sr. Vicente (pai do Fabinho); • Pela nossa Congregação em Santana de Parnaíba; • Pelos seminaristas Edmilson e Michelly;

• Pelos ministérios e lideranças de nossa igreja; • Pelos pastores de nossa igreja;

• Pelo ministério do Bispo José Carlos Peres, da nossa Região; • Pelo Encontro Nacional de Pastores e Pastoras Metodistas.

Quem quiser incluir pedidos de oração no Boin deve procurar o Pr. Tiago.

Escala de serviço

SERVIÇO HOJE (19/8) PRÓX. DOMINGO (26/8)

FECHAMENTO DA IGREJA Murilo INTERCESSÃO Roberto/Edward GUARDADOR DOS CARROS Tiago

MINISTÉRIO INFANTIL Silvana/Mariana/Laura

LOUVOR Geração Eleita Nova Aliança

OPERADOR DE SOM Tiago Marco

OPERADORA DO DATASHOW Bia Bel

DIREÇÃO DO CULTO Pr. Tiago/Flávia Gonçalves Pr. Tiago

(6)

NOSSA MISSÃO

Esforçarmo-nos para espalhar a Santidade bíblica sobre a Terra.

NOSSA VISÃO

Somos uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, tem amor à Palavra, acolhe aos que se achegam e busca a cura e restauração do corpo, da alma e do espírito.

R. Mestras Pias Fillipini, 161 São Paulo - SP - 02736-010

Tel: 3977-0571

Pastor: Tiago Valentin Pastora: Laura Valentin

Tel. Res: 2339-5057 VISITE NOSSO SITE:

metodistaitaberaba.com.br

I g r e j a M e t o d i s t a e m I G R E J A M E T O D I S TA E M I TA B E R A B A

pROGRAMAçãO SEMAnAl

3ª FeIRa 4ª FeIRa 6ª FeIRa dOMIngO

Tarde de Oração

16h30 Mentoria Espiritual20h Culto de Libertação20h Esc. Dominical - 9hCulto Solene - 19h

Assista as transmissões ao vivo dos cultos em nosso site.

Reveja também as transmissões dos domingos anteriores no site www. metodistaitaberaba. com. br ou

http://pt-br. justin. tv/metodistaitaberaba/videos

HORÁRIOS DE EXPEDIENTE DOS PASTORES NA IGREJA

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo Manhã - 8h30 – 11hTiago

Dia Folga Pr. Tiago

8h30 – 11h

Tiago - - Laura e Tiago9h Tarde 14h – 18hTiago 14h – 18hTiago 14h – 18hTiago 14h – 18hTiago 14h (visitas)Laura e Tiago -Noite Tiago20h 20h (visitas)Laura e Tiago Laura20h 20h (visitas)Laura e Tiago Laura e Tiago20h Tiago20h Laura e Tiago19h

Referências

Documentos relacionados

A Psicologia, por sua vez, seguiu sua trajetória também modificando sua visão de homem e fugindo do paradigma da ciência clássica. Ampliou sua atuação para além da

RESUMO - O trabalho objetivou avaliar a qualidade das sementes de arroz utilizadas pelos agricultores em cinco municípios (Matupá, Novo Mundo, Nova Guarita, Alta Floresta e Terra

pesquisa na área da mecânica dos fluidos, deverá determinar a altura de carga e a descarga por meio de um orifício circular em parede delgada de seção 19,6 cm² e velocidade real de

(Martín-Barbero, 2000 3 apud Silva, 2017: 303) O conceito de mediações abre caminho para a reinterpretação crítica da comunicação de massa na América Latina, como um híbrido

A cor “verde” reflecte a luz ultravioleta, porém como as minhocas castanhas são mais parecidas com as minhocas verdadeiras, não se confundem com a vegetação, sendo

- Refletir sobre a importância da solidariedade, laço entre as pessoas, para solidificar uma amizade (Ética, Cidadania e Amor Altruísta). Sugestões para o

Além da implementação de ações governamentais de saúde pública direcionadas para a orientação em higiene bucal desde a infância, bem como a produção de

Esta fase pode ser considerada como um período de transição onde os planos em vigor apresentavam características da estrutura anterior ( empresas federais de geração,