• Nenhum resultado encontrado

ALUNO(A): DISCIPLINA: PROFº: VALDÉCIO FÉLIX. AVALIÇ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ã SÉRIE: DATA: / / TURMA: MASTER

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ALUNO(A): DISCIPLINA: PROFº: VALDÉCIO FÉLIX. AVALIÇ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ã SÉRIE: DATA: / / TURMA: MASTER"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

DE OLHO NOS VESTIBULARES!!!

INSTRUÇÃO: As questões 01 e 02 devem ser respondidas com base na situação descrita a seguir. Tomás está

parado sobre a plataforma de um brinquedo, que gira com velocidade angular constante. Ele segura um barbante, que tem uma pedra presa na outra extremidade, como mostrado nesta figura:

01. Observando essa situação, Júlia e Marina chegaram a estas conclusões:

• Júlia: “O movimento de Tomás é acelerado”.

• Marina: “A componente horizontal da força que o piso faz sobre Tomás aponta para o centro da plataforma.” Considerando-se essas duas conclusões, é CORRETO afirmar que:

A) as duas estão erradas. B) apenas a de Júlia está certa. C) as duas estão certas.

D) apenas a de Marina está certa.

02. Quando Tomás passa pelo ponto P, indicado na figura, a pedra se solta do barbante. Assinale a alternativa em que melhor se representa a trajetória descrita pela pedra, logo após se soltar, quando vista de cima.

A) B) C) D)

ALUNO(A):

SÉRIE:

DISCIPLINA:

PROFº: VALDÉCIO FÉLIX

TURMA: MASTER

DATA: __/__/__

TÍTULO:

DINÂMICA

(2)

03. Um avião de brinquedo é posto para girar num plano horizontal preso a um fio de comprimento 4,0 m. Sabe-se que o fio suporta uma força de tração horizontal máxima de valor 20 N. Sabendo-Sabe-se que a massa do avião é 0,8 kg, a máxima velocidade que pode ter o avião, sem que ocorra o rompimento do fio, é:

A) 10 m/s B) 8 m/s

C) 5 m/s D) 12 m/s

04. Em um laboratório de Física, Agostinho realiza o experimento representado, esquematicamente, nesta figura.

Agostinho segura o bloco K sobre uma mesa sem atrito. Esse bloco está ligado por um fio a um bloco L, que está sustentado por esse fio. Em certo momento, Agostinho solta o bloco K e os blocos começam a se movimentar. O bloco L atinge o solo antes que o bloco K chegue à extremidade da mesa. Despreze qualquer atrito. Os blocos K e L são idênticos e cada um tem massa m. A altura da mesa é H e o bloco L, inicialmente, está a uma altura h do solo. A aceleração da gravidade local vale g. Nessas condições, imediatamente antes de o bloco L atingir o solo, a energia cinética do conjunto de blocos é:

A) mg · h C) mg · H B) mg · (H - h) D) mg · (H + h)

05. A figura mostra um motociclista no “globo da morte”, de raio R = 2,5 m, movendo-se no sentido indicado. A massa do conjunto motocicleta mais motociclista é m = 140 kg e v = 7 m/s, a velocidade da motocicleta ao passar pelo ponto A.

(3)

490 N

30

i

40

j

N

30

i

40

j

N

30

i

40

j

N

30

i

40

j

N

A) B) C) D)

Adotando g = 10 m/s2, quais são, respectivamente, em Newtons, no ponto A, os valores da força centrípeta que atua no conjunto motocicleta mais motociclista e o valor da reação normal do globo sobre o conjunto?

A) 392 e 4144 B) 2744 e 4144 C) 2744 e 1400 D) 2744 e 1344

06. Chiquita treina barra fixa no Ginásio Municipal Machadinho. Em um de seus treinos, ela corre, salta e segura a

barra, enquanto o treinador diminui o balanço de Chiquita exercendo forças na cintura da atleta. A figura ao lado representa o exato momento em que quatro forças atuam sobre Chiquita: duas horizontais, aplicadas pelo treinador, de 20 N e 50 N; e duas verticais, o peso e a reação normal da barra, de 450 N e 490 N. Também está indicado na figura o sistema coordenado de eixos cartesianos, x e y, em relação ao qual se pode expressar cada uma das forças que atua sobre Chiquita, em que i r e j r são vetores unitários na direção e no sentido dos respectivos eixos. (As representações das forças por setas não estão em escala.) A força resultante que atua sobre Chiquita no referido momento é:

07. Considere que uma tartaruga marinha esteja se deslocando diretamente do Atol das Rocas para o Cabo de

São Roque e que, entre esses dois pontos, exista uma corrente oceânica dirigida para Noroeste. Na figura abaixo, VR e VC são vetores de módulos iguais que representam, respectivamente, a velocidade resultante e a

(4)

Dentre os vetores a seguir, aquele que melhor representa a velocidade VT com que a tartaruga deve nadar, de

modo que a resultante dessa velocidade com VC seja VR, é:

08. Dois barcos – I e II – movem-se, em um lago, com velocidade constante, de mesmo módulo, como

representado nesta figura:

Em relação à água, a direção do movimento do barco I é perpendicular à do barco II e as linhas tracejadas indicam o sentido do deslocamento dos barcos.Considerando-se essas informações, é CORRETO afirmar que a velocidade do barco II, medida por uma pessoa que está no barco I, é mais bem representada pelo vetor: A) P.

B) Q. C) R. D) S.

09. Na figura está representado um lustre pendurado no teto de uma sala. Nessa situação, considere as seguintes forças:

I. O peso do lustre, exercido pela Terra, aplicado no centro de gravidade do lustre. II. A tração que sustenta o lustre, aplicada no ponto em que o lustre se prende ao fio. III. A tração exercida pelo fio no teto da sala, aplicada no ponto em que o fio se prende ao teto.

IV. A força que o teto exerce no fio, aplicada no ponto em que o fio se prende ao teto. Dessas forças, quais configuram um par ação-reação, de acordo com a Terceira Lei de Newton? A) I e II. B) II e III. C) III e IV. D) I e III. A) B) C) D)

(5)

10. As figuras se referem a um menino que faz girar, em um plano vertical, uma pedra presa ao extremo de um

fio. Em qual das figuras a(s) força(s) sobre a pedra está (ão) melhor representada(s) pelas setas?

11. Aristóteles afirmava que o lugar natural do corpo é o repouso, ou seja, quando um corpo adquire velocidade,

sua tendência natural é voltar ao repouso (daí a explicação dos antigos filósofos de que os corpos celestes deveriam ser empurrados por anjos...). Em oposição ao que afirmava Aristóteles, Galileu elaborou a hipótese de que não há necessidade de forças para manter um corpo com velocidade constante, pois uma aceleração nula está necessariamente associada a uma força resultante nula.

Paraná, Djalma Nunes, Física, Vol 1.

Com base no texto e em seus conhecimentos, considere as afirmativas abaixo.

I. Quando, sobre uma partícula, estão aplicadas diversas forças cuja resultante é zero, ela está necessariamente em repouso (v0

II. Quando, sobre uma partícula, estão aplicadas diversas forças cuja resultante é zero, ela necessariamente está em movimento retilíneo e uniforme (v0 ≠ 0) ≠.

III. Quando é alterado o estado de movimento de uma partícula, a resultante das forças exercidas sobre ela é necessariamente diferente de zero.

A (s) afirmativa(s) que se aplica(m) a qualquer sistema de referência inercial é (são)

A) apenas a I. B) apenas a III. C) apenas a I e a II. D) apenas a II e a III.

12. Um pescador possui um barco a vela que é utilizado para passeios turísticos. Em dias sem vento, esse

pescador não conseguia realizar seus passeios. Tentando superar tal dificuldade, instalou, na popa do barco, um enorme ventilador voltado para a vela, com o objetivo de produzir vento artificialmente. Na primeira oportunidade em que utilizou seu invento, o pescador percebeu que o barco não se movia como era por ele esperado. O invento não funcionou!

A)

B)

C)

(6)

A razão para o não funcionamento desse invento é que

A) a força de ação atua na vela e a de reação, no ventilador. B) a força de ação atua no ventilador e a de reação, na água. C) ele viola o princípio da conservação da massa.

D) as forças que estão aplicadas no barco formam um sistema cuja resultante é nula.

13. Um caminhão, transportando um baú solto em sua carroceria, faz

uma curva circular de raio 125 m em um plano horizontal com movimento uniforme. O coeficiente de atrito estático entre o baú e a carroceria vale 0,50. Considere g = 10 m/s2 e despreze o efeito do ar. Para que o baú não escorregue, a velocidade escalar máxima possível que o caminhão pode desenvolver na curva vale:

A) 36 km/h B) 72 km/h C) 90 km/h D) 108 km/h

14. O trabalho realizado por uma força conservativa independe da trajetória, o que não acontece com as forças dissipativas, cujo trabalho realizado depende da trajetória. São bons exemplos de forças conservativas e dissipativas, respectivamente,

A) peso e massa.

B) peso e resistência do ar. C) força de contato e força normal. D) força elástica e força centrípeta.

15. Os parques de diversões lugares muito procurados por pessoas que gostam de emoções fortes. Por exemplo, na descida de um tobogã experimenta-se uma sucessos de quedas abruptas de tirar o fôlego.

(7)

Considerando o movimento de descida e desprezando o atrito, analise as afirmativas a seguir, com base em seus conhecimentos.

I. A energia potencial e a velocidade aumentam. II. A energia cinética aumenta.

III. A velocidade permanece constante.

IV. A energia potencial diminui, e a sua velocidade aumenta. Estão corretas apenas as afirmativas

A) II e IV. B) I, III e IV. C) I e II. D) II e III.

16. A prova de uma das modalidades do atletismo, salto com vara,

além do preparo físico do atleta, também exige materiais exclusivos para sua pratica. A vara utilizada atualmente no salto é feita em fibra de vidro e deve ser específica para cada saltador. Observa-se nesta modalidade uma seqüência de transformações de energia, permitindo ao atleta, com o apoio de uma vara, alçar grandes alturas. Em grandes eventos esportivos, como por exemplo, os jogos olímpicos, repete-se sempre a mesma pergunta: que altura é possível atingir em um salto com vara? Nessa modalidade, observa-se que um atleta converte sua energia cinética, obtida na corrida, em energia potencial elástica (flexão da vara – fig.1), que por sua vez se converte em energia potencial gravitacional. Imagine um atleta com massa de 70 kg que atinge uma velocidade horizontal de 10 m/s no instante em que a vara começa a ser flexionada para o salto. Considerando g = 10 m/s2 e supondo que a velocidade do atleta, ao transpor a barra (fig.2), é praticamente nula, a máxima variação possível da altura por ele obtida, em metros, vale:

A) 7,0 B) 6,0

(8)

C) 5,0 D) 8,0

17. A figura representa em plano vertical um trecho dos trilhos de uma montanha russa na qual um carrinho está prestes a realizar uma curva. Despreze atritos, considere a massa total dos ocupantes e do carrinho igual a 500 kg e a máxima velocidade com que o carrinho consegue realizar a curva sem perder contato com os trilhos igual a 36 km/h. O raio da curva, considerada circular, é, em metros, igual a A) 3,6

B) 18 C) 1,0 D) 10

18. Contrariando os ensinamentos da física aristotélica, Galileu Galilei (1564-1642) afirmou que, desprezando-se

a resistência do ar, dois corpos de massas diferentes atingiriam simultaneamente o solo, se abandonados de uma mesma altura, num mesmo instante e com velocidades iniciais iguais a zero. Para demonstrar experimentalmente tal afirmativa, em um laboratório de Física, duas esferas de massas diferentes foram abandonadas de uma mesma altura, dentro de uma câmara de vácuo, e atingiram o solo ao mesmo tempo. Do experimento realizado, pode-se concluir também que as duas esferas chegaram ao solo

A) com a mesma velocidade, mas com energia cinética diferente. B) com a mesma energia cinética, mas com velocidade diferente. C) com diferentes valores de velocidade e de energia cinética. D) com os mesmos valores de energia cinética e de velocidade.

19. O coqueiro da figura tem 5,0 m de altura em relação ao chão e a

cabeça do macaco está a 0,5 m do solo. Cada coco, que se desprende do coqueiro, tem massa 2,0 ⋅ 102g e atinge a cabeça do macaco com 7,0 J de energia cinética. A quantidade de energia mecânica dissipada na queda é:

A) 2,0 J B) 7,0 J C) 9,0 J D) 2,0 Kj

20. - Uma caixa encontra-se sobre um plano horizontal e sobre ela uma força constante de intensidade F atua horizontalmente da esquerda para a direita, garantindo-lhe um movimento retilíneo e uniforme.

(9)

Com base nas leis de Newton, analise:

I. Uma pessoa, dentro da caixa e impedida de ver o exterior, teria dificuldade em afirmar que a caixa possui movimento relativamente ao plano horizontal.

II. A força resultante sobre a caixa é um vetor horizontal, que possui sentido da esquerda para a direita e intensidade igual a F.

III. O componente do par ação/reação correspondente à força Fé outra força que atua sobre a caixa, horizontalmente, com a mesma intensidade de F, porém de sentido da direita para a esquerda.

Está correto o contido em A) I, apenas.

B) III, apenas. C) I e II, apenas. D) II e III, apenas.

(10)

FORMULÁRIO C

E

0 C C C

E

E

E

D A M M

E

E

2

2

mv

mgh

E

M

t

F

I

.

v

m

Q

.

a

m

F

R

.

Referências

Documentos relacionados

Durante as nictemerais, os valores do fósforo total e do fosfato total nos dois viveiros apresentaram também valores acima do recomendado pela GAA, exceto para o fosfato total na

Distribuição espectral dos sistemas de iluminação LED e do controle Observa-se na Figura 12A, a análise de componentes principais, relacionado à biometria das mudas pré-brotadas

Entretanto, mesmo partindo do pressuposto de que as interações humanas são constitutivas do psiquismo do homem, na tríade aluno/mestre/conhecimento, dada sua

O estudo tece comentários sobre tema de análise, qual seja, as diferenças e semelhanças entre a obra “O Capitalismo para o Povo”, de Luigi Zingales e a obra “Sociedade

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

determinou, nomeadamente: “III - Salvo prova em contrário, de ocorrência de circunstâncias excecionais, o acordo no qual o sócio e gerente de uma sociedade garante

Para analisar as Componentes de Gestão foram utilizadas questões referentes à forma como o visitante considera as condições da ilha no momento da realização do

Assim, cumpre referir que variáveis, como qualidade das reviews, confiança nos reviewers, facilidade de uso percebido das reviews, atitude em relação às reviews, utilidade