• Nenhum resultado encontrado

+ liberdade. O real valor do backup em nuvem Cloud Backup. Dualtec. Cloud Builders

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "+ liberdade. O real valor do backup em nuvem Cloud Backup. Dualtec. Cloud Builders"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Dualtec

Cloud Builders

+ segur

anç

a

+ ec

onomia

+ libe

rdade

+ disponibi

lidade

+ sus

te

nt

abilidade

+ fle

xibilidade

O real valor do backup em nuvem

Cloud Backup

Seja nas pequenas, médias ou grandes empresas, realizar backups é uma

das tarefas mais onerosas e menos gratificantes na área de TI. Os desafios

aumentam nas pequenas e médias empresas, que possuem recursos limitados

e dificuldades na complexa gestão dos backups. Não é incomum o backup ser

esporádico e realizado em fitas, que são muitas vezes, armazenadas no mesmo

ambiente físico da infraestrutura (CPD ou escritório), infringindo uma das regras

mais básicas de segurança.

(2)

Se

ja cloud, seja Dualt

ec.

Sumário

Os desafios da preservação digital...3

A gestão dos backups...3

O backup na nuvem...4

A tecnologia...4

Autoavaliação...

.

5

Quando não contratar um serviço de backup

na nuvem (Cloud Backup)...6

Como avaliar um provedor de backup na nuvem...6

Sobre a Dualtec Cloud Solutions...

.

7

Sobre o autor...7

(3)

Os desafios da preservação digital

Alan Howell, em seu artigo A preservação da informação na era digital: qual é a

diferença?¹, afirma que, “até meados do século XX, o papel era o meio dominante para

gravação, transmissão e armazenamento de informações. No entanto, o armazenamento agora está quase 100% em formato digital com apenas um minúsculo 0,003% da informação do mundo sendo produzida para impressão em papel.”

Dentro das empresas, não acontece de forma diferente: milhares de arquivos são gerados anualmente e novas regras regulatórias, como o SPED contábil e fiscal, trazem novos desafios na preservação das informações. A velha forma do papel impresso, renegada a áreas físicas de armazenamento, tem seus dias contados.

A gestão dos backups

Seja nas pequenas, médias ou grandes empresas, realizar backups é uma das tarefas mais onerosas e menos gratificantes para a equipe de TI.

Os desafios aumentam nas pequenas e médias empresas, que possuem recursos limitados e dificuldades na complexa gestão dos backups. Não é incomum o backup ser esporádico e realizado em fitas, que são, muitas vezes, armazenadas no mesmo ambiente físico da infraestrutura (CPD ou escritório), infringindo uma das regras mais básicas de segurança e eliminando a possibilidade de recuperação em caso de desastres.

Mesmo as grandes empresas, com dezenas ou centenas de servidores remotos, frequentemente delegam a responsabilidade pelo backup para profissionais que não são da área de TI; por exemplo, durante a noite, um atendente de uma filial realiza o backup do servidor local.

Entre as vantagens do backup na nuvem (Cloud Backup), temos: • Baixo custo;

• Monitoramento 24/7;

• Backup agendado, contínuo ou esporádico; • Facilidade no gerenciamento;

• Facilidade e rapidez na implantação;

• Eliminação da necessidade da equipe de TI em locais remotos; • Baixo consumo de banda;

• Os dados são armazenados em data centers e fora do local de instalação física; • Possibilidade de adotar a modalidade de recuperação de desastres (DR – Disaster Recovery) como recurso opcional.

Em muitas situações, o backup pode salvar sua empresa e economizar muito dinheiro.

(4)

A contratação do serviço de backup realizado por especialistas elimina a necessidade de adquirir softwares e equipamentos para backup, de criar e manter políticas e procedimentos, de simplificar os testes de recuperação, além de liberar sua equipe de TI.

O backup na nuvem

O mercado de serviço de backup na nuvem (Cloud Backup), apesar de recente, está crescendo rapidamente, com taxas superiores a dois dígitos. Os principais fatores na adoção são relativos à infraestrutura, leis regulatórias e orçamento. Alguns desses fatores são:

• As perdas de fitas de backup durante o trânsito;

• A fragilidade do backup realizado de disco fonte para disco de backup;

• Os erros intrínsecos à operação diária do backup pela equipe de TI; • Maiores velocidades na conectividade e custos mais baixos;

• Os custos relacionados ao backup de grande volume; • A falta de granularidade em diversos softwares de backup; • Obrigações relativas ao arquivamento do backup Off Site; • O crescimento da adoção de governança em TI.

As empresas ficaram mais preocupadas após o 11 de setembro e diversas exigências regulatórias elevaram a importância do backup/restore e retenção Off Site.

Por outro lado, os departamentos de TI estão cada vez mais se alinhando às necessidades da empresa e estão mais dispostos a terceirizar vários aspectos de sua arquitetura e ambientes funcionais, para obter economias de escala e viver dentro de seu orçamento, competências e restrições.

A tecnologia

A tecnologia para backup on-line não é novidade. As melhorias na velocidade da conectividade e na tecnologia, com a deduplicação e a criptografia, tornaram possível o serviço de backup na nuvem recentemente.

O desenvolvimento de novos agentes, que são blocos de softwares desenvolvidos especificamente com a finalidade de validar o objeto de backup, sua consistência, suas propriedades e garantir seu envio criptografado para a nuvem, foi o principal fator de crescimento na adoção do backup em nuvem. O uso de multithreading nos agentes melhora significantemente a velocidade de backup e restauração, especialmente em servidores (ou máquinas clientes) com CPUs multi-core – com essa tecnologia, são utilizados dois threads por núcleo da CPU durante o backup ou restauração. Para um

(5)

ou restauração; isso torna a velocidade muito mais rápida.

Com agentes que possuem o recurso Delta incremental/diferencial de backup, o arquivo original é realizado apenas uma vez; posteriormente, somente as alterações necessárias são geradas para o backup.

Quando os backups são incrementais, todos os arquivos são gerados em relação às mudanças feitas no último backup incremental, significando que o último arquivo de backup completo e todos os arquivos de backup incrementais são necessários para restaurar o instantâneo mais recente de um arquivo de backup.

Nos backups diferenciais, todos os arquivos são gerados em relação às mudanças feitas desde o último arquivo de backup completo, implicando que apenas o último arquivo de backup completo e o último arquivo são necessários para restaurar o instantâneo mais recente de um arquivo de backup.

Os melhores agentes possuem o controle de banda, um recurso fundamental que possibilita definir a largura de banda máxima que o agente de backup pode consumir. É extremamente útil para uma melhor gestão da largura de banda disponível para o sistema de backup, eliminando a possibilidade de o agente consumir toda a banda disponível para realizar o backup de arquivos grandes.

Todo um ecossistema para assegurar que o backup levado à nuvem esteja garantido e seguro é a parte mais complexa do serviço. Engenheiros de arquitetura, provisionamento e equipe de monitoramento devem controlar constantemente o ambiente disponível para o serviço, garantindo um alto SLA (Service-Level Agreement).

Autoavaliação

Se você estiver considerando a contratação do serviço na nuvem das suas operações de backup, deve primeiro fazer uma autoavaliação, para determinar se ela faz sentido. Os elementos-chave para essa autoavaliação devem incluir:

• Sua empresa possui uma política definida de backup e recuperação com SLAs estabelecidos e sendo alcançados?

• Os custos internos de backup são maiores do que a alternativa de backup na nuvem?

• Sua equipe de TI tem uma alta carga de trabalho e, algumas vezes, o backup sofre com isso?

• Como você se sente com o armazenamento de dados na nuvem, mesmo criptografados? É um limitante para a adoção? Existem restrições legais na sua empresa?

• Existe alguma possibilidade de você ter de voltar a realizar a operação de backup internamente?

(6)

Quando não contratar um serviço de backup na nuvem

(Cloud Backup)

Apesar de serviços baseados em nuvem funcionarem muito bem, podem ser inadequados para algumas empresas.

Limitações da rede, inevitavelmente, gerarão impacto na quantidade de dados que pode ser protegida por esses serviços. Abordagens inovadoras para facilitar essas limitações de largura de banda têm ajudado muito, mas, quando a quantidade de dados é grande demais (terabyte), uma série de questões deve ser abordada, como a limitação no tempo de backup, os custos associados à largura de banda, a frequência com que os dados mudam e, principalmente, o volume de backup que deve ser protegido.

Proteger grandes quantidades de dados exigirá avaliações mais aprofundadas e, muito provavelmente, o backup estará dentro de uma visão mais ampla, envolvendo DR (Disaster Recovery).

Como avaliar um provedor de backup na nuvem

(Cloud Backup)

Entre os fatores para a sua avaliação, o principal é determinar a capacidade de cumprir os compromissos assumidos com o SLA e a segurança oferecida. Foque sua análise nos seguintes pré-requisitos:

• O fornecedor do serviço tem foco em empresas ou qualquer público? Gerir backups de empresas é diferente de gerir o de pessoas físicas;

• Qual o tamanho da base de clientes?

• Quais são as referências de clientes com o uso do serviço? Na lista, existem empresas cujo backup é muito crítico para a sobrevivência do negócio?

• Há quanto tempo o fornecedor está ativo? Há quanto tempo tem experiência com backup na nuvem?

• Oferta a réplica de dados em um segundo ambiente de nuvem para garantir a continuidade do negócio?

• Se seus servidores são virtuais, o prestador de serviços pode suportar seu ambiente?

• Pode criptografar dados estáticos e em produção? Como são as chaves de criptografia? Quem as gerencia?

• Pode fornecer instalações BCDR (Business Continuity and Disaster Recovery), assim como backup gerenciado?

• O prestador de serviços tem uma opção para os aparelhos, no local de armazenamento, que trabalham em conjunto com a oferta de nuvem?

• Sua solução é baseada em software disponível comercialmente, no caso de você desejar internalizar a solução de backup em algum momento?

(7)

Sobre a Dualtec - Cloud Builders

A Dualtec foi fundada em 1988, em São Paulo – Brasil e atua na internet desde 1996, é reconhecida como Dualtec – Cloud Builders.

Como o primeiro cloud services broker do Brasil, produz soluções corporativas de computação em nuvem, para grandes, médias empresas de forma diversificada e por meio de design customizado, e para as pequenas empresas com soluções prontas para uso. Atua fortemente em IaaS e SaaS de forma homogênea e transparente em nuvens privadas, da própria Dualtec, públicas, tais como as da Amazon EC2 e Microsoft Azure, ou hibridas. Possui um modelo diferenciado de atuação com um ecossistema que envolve diversos data centers, Tivit, Terremark, CIS-Telefonica, entre outros.

Os serviços da Dualtec são complementados por implantação, monitoramento, gerenciamento e suporte de Cloud Computing com tecnologias de ponta e a custos competitivos.

A Dualtec possui filial em Miami (FL), nos EUA e possui mais de 27 mil clientes no Brasil.

Sobre o autor

Lauro de Lauro

lauro@dualtec.com.br

Lauro de Lauro é sócio-fundador e CEO da Dualtec - Cloud Solutions. Empreendedor, há mais de 30 anos avalia, desenvolve e cria tecnologia. Cursou Física na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

De 1992 a 1996, atuou como Chief Technology Officer (CTO) da Agência Estado (S. A. O Estado de São Paulo), onde pôde aplicar diversas tecnologias de difusão de informações em tempo real para o mercado de capitais. Focado em soluções para a web, vem combinando desde 1996 o conhecimento tecnológico e a experiência comercial e de marketing para inovar e acrescentar valor aos clientes ativos da Dualtec.

Referências

¹ HOWELL, Alan. Preserving information in a digital age: what’s the difference? The

Paper Conservator, v. 25, n. 1, p. 133-149, jan. 2001.

² COUTURE, Adam W.; ZAFFOS, Sanley. Cloud-Based Server Backup Services, 1Q11 Update. Gartner, 20 jan. 2011.

Referências

Documentos relacionados

O objetivo principal deste estudo foi validar um modelo de satisfação do cliente para o ambiente de serviços de restaurantes, tendo como referência o modelo e a metodologia do

Com a abordagem identitária, o foco está nas múltiplas identidades dos aprendizes e nas suas relações com o mundo social que é regido por relações assimétricas de

Os resultados obtidos do planejamento central composto indicam que as variáveis independentes: umidade após o condicionamento e abertura dos rolos devem ser

c) 255.024 estabelecimentos não informaram área e não foram incluídos nos dois grupos (Não informantes)... PRONAF em MT.. Pronaf Jovem Pronaf Agroindústria Pronaf Semi-Árido Pronaf

Conclusão: Diante dos dados do presente estudo, a autopercepção do excesso de peso pode não ser adequada como ferramenta para avaliação de populações em risco

Em todos os países, onde esteja em missão a Família Salesiana (Salesianos, Filhas de Maria Auxiliadora, Cooperadores Salesianos- que são leigos que vivem segundo

Desde 1987 no mercado, a Garra iniciou suas atividades produzindo Garra Plástica, posteriormente ampliando seu portfólio para produtos como espirais plásticos, espirais metálicos,

Ademais, essa mudança é uma quebra de paradigma no repasse de recursos do estado para os municípios, ao permitir um trade off entre o volume total de gastos e a eficiência