• Nenhum resultado encontrado

2. Estreitamento da relação entre área comercial e área técnica das associadas;

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "2. Estreitamento da relação entre área comercial e área técnica das associadas;"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Rua da Ajuda, 35 gr. 1106 - Centro – Rio de Janeiro – RJ – CEP: 20040-915 Tel/fax: (21) 2533-2803 – E-mail: abeda@abeda.org.br - www.abeda.org.br COMITÊ TÉCNICO DE PAVIMENTAÇÃO (CTP)

13 de março de 2017 – Reunião realizada às 14:00h, na sede da ABEDA.

PARTICIPANTES

1. Gerson Pereira – Coordenador (NTA)

2. Agnaldo Agostinho – Vice Coordenador (Brasquímica) 3. Wander Omena (Greca)

4. Emerson Simoso (Stratura) 5. Rafael Reis (Compasa)

7. Romulo Constantino (Betunel) 8. Osvaldo Tuchumantel (Betunel) 9. Wellington Miranda (Emam) 10. Luiz Henrique Teixeira (CBB) 11. Eunice Freitas – ABEDA 12. Monique Correia - ABEDA Via videoconferência

13. Renato Darim (Disbral)

O Coordenador do CTP deu início a reunião, agradecendo a presença de todos, especialmente a presença do Eng. José de Alencar que, atendendo ao convite do CTP, compareceu a esta reunião para contar sobre o processo de elaboração do livro Abeda 50 anos na estrada do asfalto. O Coordenador enalteceu a importância do Eng. José de Alencar e o legado que deixou no ramo da pavimentação.

Dr. Alencar ressaltou o valor da área técnica no enriquecimento da engenharia rodoviária brasileira e que esta obra ficará como um “banco de dados” da história do asfalto. Após os agradecimentos manifestados por todos, Dr. Alencar informou estar profundamente sensibilizado e agradecido pelas homenagens, desejando sucesso na carreira de todos os técnicos presentes.

Abaixo a ordem do dia e suas deliberações:

1. Aprovação da ata da reunião anterior, realizada em 07/11/16;

Ata aprovada.

2. Estreitamento da relação entre área comercial e área técnica das associadas;

O Conselho de Administração aprovou o envio do convite aos representantes das áreas comerciais de cada associada, para participação nas próximas reuniões do CTP, conforme abordado no item 3b. da ata anterior. Com o objetivo de otimizar a participação dos mesmos e o andamento das reuniões do CTP, foi proposta a realização de um evento, que deverá coincidir com a data de uma assembleia, onde seriam realizadas apresentações mostrando a preocupação do CTP sobre a desvalorização dos produtos especiais em função de questões comerciais.

O referido evento seria direcionado aos representantes das associadas, com convite estendido aos diretores das áreas comerciais de cada empresa. Esta sugestão será submetida à aprovação do Conselho de Administração.

(2)

Rua da Ajuda, 35 gr. 1106 - Centro – Rio de Janeiro – RJ – CEP: 20040-915 Tel/fax: (21) 2533-2803 – E-mail: abeda@abeda.org.br - www.abeda.org.br 3. Diretrizes para 2017:

a. Definição de tema para o próximo Informativo Técnico;

Após amplos debates, foi definido o tema Sustentabilidade no Uso das Emulsões Asfálticas. O conteúdo

deste informativo técnico será estruturado na próxima reunião.

b. Proposta de revisão da especificação de emulsões asfálticas convencionais e modificadas;

Com o objetivo de minimizar a possibilidade de adoção do uso de emulsões inadequadas nos diferentes tipos de serviços, foi apresentada pelo Eng.º Romulo Constantino uma proposta de revisão na especificação das emulsões asfálticas (Anexo). Após análises e debates, foi decidido que, primeiramente, cada membro do CTP deverá consultar as áreas comerciais de suas respectivas empresas, com o objetivo de mensurar o impacto destas mudanças e suas consequências no mercado.

O resultado destas consultas será debatido na próxima reunião.

c. Retomada dos ciclos de palestras da ABEDA nos órgãos públicos e também nas universidades (formação para engenheiros civis)

A Assembleia Geral de 10/11/16 aprovou a realização de palestras para divulgação das técnicas de pavimentação e disseminação do conhecimento, direcionadas principalmente aos órgãos públicos e as Universidades. O CTP definiu preliminarmente os seguintes temas e público alvo:

 Temas: Emulsão Asfáltica para o Serviço de Imprimação e Microrrevestimento Asfáltico a frio.

 Público alvo: DERs e Superintendências regionais do DNIT, principalmente no Nordeste e no Centro-Oeste do país.

Estas sugestões serão submetidas à aprovação do Conselho de Administração, após definição de planejamento e orçamento.

d. Problemas de CAP para industrialização – estreitar parceria técnica com CENPES/Petrobras;

Devido aos problemas de qualidade do CAP 50/70 procedente da Refinaria Landulpho Alves (RLAM), que acabaram provocando problemas na produção de asfaltos modificados e emulsões asfálticas, conforme abordado no item 3a. da ata anterior, foi encaminhado Ofício à Petrobras, relatando o ocorrido. Em resposta, em 03/01/17 a Petrobras informou à ABEDA que o CENPES estava analisando a questão, porém até o momento não apresentou nenhum posicionamento a respeito.

O Coordenador do CTP passa a palavra para o Eng.º Agnaldo, que informa que atualmente o problema persiste e que como solução, a Associada Brasquímica passou a adquirir o CAP oriundo da REGAP. Além disso, informou que atualmente a relação técnica com a Petrobras está mais distante e dificultosa, posição diferente comparada com as ocorrências anteriores, o que inviabiliza qualquer iniciativa de parceria com o CENPES. O Eng.º Emerson alertou ao CTP que o CAP 50/70 da Replan também está apresentando instabilidades e que a associada Stratura comunicou este fato ao SAC da Petrobras.

e. Estruturar um Simpósio da ABEDA sobre os produtos asfálticos industrializados, nos moldes da AEMA

(IBEF).

Atendendo a sugestão do Eng.º Luiz Henrique, sobre a realização de um evento nos moldes do evento da AEMA realizado em novembro/16, o Coordenador endossou a importância da ABEDA promover o seu próprio evento, atraindo o público externo do segmento de asfaltos. Propôs ao CTP estruturar neste ano um Simpósio da ABEDA, para realização em 2018.

O CTP irá estruturar o evento e definirá seu publico alvo, até outubro/17, para levantamento do orçamento necessário à realização deste Simpósio.

(3)

Rua da Ajuda, 35 gr. 1106 - Centro – Rio de Janeiro – RJ – CEP: 20040-915 Tel/fax: (21) 2533-2803 – E-mail: abeda@abeda.org.br - www.abeda.org.br 4. Sugestão de eventos para participação da ABEDA em 2017;

O Coordenador consultou o CTP se haveria vantagem para a associação participar de eventos como patrocinadora, com espaço somente para palestras nos eventos. A Secretária Geral informou a todos os pedidos de patrocínio de evento recebidos pela ABEDA e questionou quais seriam os melhores eventos para a ABEDA participar como patrocinadora em 2017.

O CTP entendeu que os eventos mais relevantes para participação da ABEDA em 2017 são:  10º Congresso ABCR e Brasvias, dias 12 e 13/09 em Brasília-DF;

 46º RAPv em Bonito-MS.

Após a reunião, no fechamento desta ata, a Secretaria Geral foi informada que o 46º RAPv (Bonito-MS) foi transferido para o ano de 2018. Sendo assim, a Secretária Geral irá analisar a proposta para participação do 10º Congresso ABCR e Brasvias, junto ao Conselho de Administração.

5. Novo site da ABEDA;

A Secretária Geral apresentou a área de produtos do novo site da ABEDA, estruturada com o auxílio do Coordenador do CTP, e solicitou a colaboração de todos para complementarem este conteúdo, caso vejam necessidade. Os presentes aprovaram o conteúdo atual.

6. Assuntos gerais.

Não foi apresentado nenhum assunto para registro neste item.

A reunião encerrou-se às 17:40h.

Eng.º Gerson da Silva Pereira

Coordenador do Comitê Técnico de Pavimentação ABEDA

(4)

Rua da Ajuda, 35 gr. 1106 - Centro – Rio de Janeiro – RJ – CEP: 20040-915 Tel/fax: (21) 2533-2803 – E-mail: abeda@abeda.org.br - www.abeda.org.br

ANEXO

Proposta de revisão da especificação de emulsões asfálticas convencionais e modificadas

A proposta de revisão consta de seis partes:

1. Eliminação da emulsão LAN (Lama Asfáltica Neutra);

2. Mudança de nomenclatura das emulsões, vinculando-as ao tipo de serviço e não a velocidade de

ruptura (rápida, média, lenta e controlada); atualmente algumas emulsões já apontam para o serviço, como a EAI; os nomes apresentados são mera sugestão;

3. Inclusão da linha “Indicação de Uso”;

4. Redução dos resíduos da RR-1C e RR1C-E de 62% para 40% (ou 45%) a fim de evitar a operação de

recorte por parte do cliente; a sedimentação seria alterada de 5% para 10%; elevação do resíduo da E de 60% para 62%, a fim de aproximar o custo da E da RC1C-E e desestimular o uso da RL1C-E nos serviços de microrrevestimento asfáltico a frio;

5. Eliminação dos ensaios de “Resistência à água, % min. de cobertura” e “Destilação”;

6. Alteração na norma de obtenção do resíduo de Destilação para Evaporação (da 6568 para

(5)

Proposta de revisão da especificação de emulsões asfálticas convencionais e modificadas

Legenda:

Em amarelo - Proposta de remoção;

Em vermelho

- Informação alterada; (em itálico) - Proposta de eliminação.

NA – não aplicável

EMULSÕES ASFÁLTICAS PARA PAVIMENTAÇÃO CARACTERÍSTICAS

Métodos de Ensaio (ABNT)

Ruptura Rápida Ruptura Média Ruptura Lenta Especial Ruptura

Controlada

EAPL EATS EATP-1 EATP-2 EAPMF EALA-1 EALAN EAI EALARC

INDICAÇÃO DE USO Pintura de

Ligação Tratamento Superficial Pré-Misturado a Frio Pré-Misturado a Frio aberto Pré-Misturado a Frio denso Lama Asfáltica Catiônica Lama Asfáltica Neutra Imprima ção Lama Asfáltica de Ruptura Controlada Ensaio sobre a emulsão

a) Viscosidade Saybolt Furol, S, a 25ºC b) Viscosidade Saybolt Furol, S, a 50ºC

NBR 14491 NBR 14491 90 máx. - - 100 a 400 - 20 a 200 - 100 a 400 90 máx. - 90 máx. - 90 máx. - 90 máx. - 90 máx. - c) Sedimentação, % em massa, máx. NBR 6570 10 5 5 5 5 5 5 10 5 d) Peneiração, 0,84mm, % em massa, máx. NBR 14393 0,1 0,1 0,1 0,1 0,1 0,1 0,1 0,1 0,1

e) Resistência à água, % de cobertura, mín. NBR-14249 80 80 80 80 80 NA NA NA NA

f) Adesividade em agregado miúdo, % mín. NBR-14757 NA NA NA NA NA 75 NA NA 75

g) Carga da partícula NBR 6567 POSITIVA POSITIVA POSITIVA POSITIVA POSITIVA POSITIVA NEUTRA NA POSITIVA

h) pH, máx. NBR 6299 NA NA NA NA 6,5 NA 6,5 8 6,5

i) Destilação

Solvente destilado, % em vol. NBR 6568 NA NA 0 a 12 0 a 12 NA NA NA 0 a 15 NA

j) Resíduo seco, % em massa, mín/h ..

NBR 14376 50 67 62 65 60 60 60 45 60

k) Desemulsibilidade, % em massa NBR 6569 50 mín 50 mín 50 máx. 50 máx. NA NA NA NA NA

l) Mistura com filer silícico, % ou Mistura com cimento, %

NBR 6302 NBR 6297 NA NA NA NA NA NA NA NA 2 máx. 2 máx. 1,2 a 2,0 2 máx. NA NA NA NA 2 mín. 2 mín.

Ensaio sobre o resíduo da emulsão obtido pela ABNT –NBR 14896

a) Penetração a 25ºC, 100g, 5s, 0,1mm NBR 6576 40 a 150 40 a 150 40 a 150 40 a 150 40 a 150 40 a 150 40 a 150 - 40 a 150

b) Teor de Betume, %, mín. NBR 14855 97 97 97 97 97 97 97 97 97

(6)

EMULSÕES ASFÁLTICAS CATIÔNICAS MODIFICADAS POR POLÍMEROS ELASTOMÉRICOS CARACTERÍSTICAS

Métodos de Ensaio (IBP/ABNT)

Ruptura Rápida Ruptura Média Ruptura Lenta Ruptura Controlada

EAPL-E EATS-E EATP-1E EAPMF-E EAMRAF-E

INDICAÇÃO DE USO Pintura de

Ligação Tratamento Superficial Pré-Misturado a Frio Pré-Misturado a Frio denso Microrrevestime nto asfáltico a frio Ensaio sobre a emulsão

a) Viscosidade Saybolt Furol, S, a 50ºC NBR 14491 70 máx 100-400 20-200 70 máx 70 máx

b) Sedimentação, % em massa máx. NBR 6570 10 5 5 5 5

c) Peneiração, 0,84mm, % em massa máx. NBR 14393 0,1 0,1 0,1 0,1 0,1

d) Resistência à água, % min. de cobertura, agregado seco agregado úmido NBR-6300 80 80 80 80 80 60 80 60 80 60

e) Carga da partícula NBR 6567 positiva positiva positiva NA positiva

f) pH, máx. NBR 6299 - - - - 6,5

g) Destilação

Solvente destilado, % em vol. NBR 6568 0-3 0-3 0-12 nula nula

h) Resíduo seco, mínimo, % em massa NBR 14376 50 67 62 62 62

i) Desemulsibilidade, % em massa, mín. máx NBR 6569 50 - 50 - - 50 - - - - Ensaio sobre o resíduo da emulsão obtido pela ABNT –NBR 14896

a) Penetração a 25ºC, 100g, 5s, 0,1mm NBR 6576 45-150 45-150 45-150 45-150 45-150

b) Ponto de amolecimento, ºC ,min NBR 6560 50 55 55 55 55

c) Viscosidade Brookfield a 135 ºC, SP 21, 20 rpm, cP, min NBR 15184 550 600 600 600 600

d) Recuperação elástica a 25ºC, 20 cm, %,min NBR 15086 65 70 70 70 70

A proposta de revisão consta de seis partes:

1. Eliminação da emulsão LAN (Lama Asfáltica Neutra);

2. Mudança de nomenclatura das emulsões, vinculando-as ao tipo de serviço e não a velocidade de ruptura (rápida, média, lenta e controlada); atualmente algumas emulsões já apontam para o serviço, como a EAI; os nomes apresentados são mera sugestão;

3. Inclusão da linha “Indicação de Uso”;

4. Redução dos resíduos da RR-1C e RR1C-E de 62% para 50% a fim de evitar a operação de recorte por parte do cliente; a sedimentação seria alterada de 5% para 10%; elevação do resíduo da RL1C-E de 60% para 62%, retirada do item “pH” e “Carga de Partícula” a fim de aproximar o custo da RL1C-E da RC1C-E e desestimular o uso da RL1C-E nos serviços de microrrevestimento asfáltico a frio;

5. Eliminação dos ensaios de “Adesividade em Agregado Miudo”, “Resistência à água, % min. de cobertura” e “Destilação”; 6. Alteração na norma de obtenção do resíduo de Destilação para Evaporação (da NBR-6568 para NBR-14896).

Referências

Documentos relacionados

Caso ocorra a indisponibilidade de linhas externas para a facilidade LCR, o usuário poderá ser informado pelo HiPath 1100 através de um Tom de Aviso quando pro- gramado (veja

Após a colheita, normalmente é necessário aguar- dar alguns dias, cerca de 10 a 15 dias dependendo da cultivar e das condições meteorológicas, para que a pele dos tubérculos continue

Os resultados revelam que os estudantes apresentaram dificuldades na elaboração dos mapas conceituais devido a não utilização deste instrumento no processo de ensino, porém

Bohr, segundo Lattes, enviou dois físicos 646 a Bristol ainda em meados de 1947 para saber o que estava ocorrendo por lá. E esse fato teve desdobramentos importantes,

Drusas de hematita botrioidal (FONSECA, 2.005) ocorrem preenchendo cavidades e fraturas diversas nas rochas lateríticas encontradas próximas ao local denominado de

Trabalhos iniciais mostraram que os fungos que apresentaram maior crescimento em meio contendo tanino como única fonte de carbono são promissores na produção da

A análise complementar através da evocação de palavras dos 99 questionários aplicados a estudantes do curso de Química e Biologia do Centro Universitário

O trabalho teve como objetivo avaliar se riqueza e di- versidade da fauna associada ao guano de morcegos hematófagos eram afetadas pela área e forma das manchas dos depósitos, pelo pH