• Nenhum resultado encontrado

GABARITO PRELIMINAR 3º ANO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GABARITO PRELIMINAR 3º ANO"

Copied!
31
0
0

Texto

(1)

GABARITO

PRELIMINAR

3º ANO

(2)

Concurso de Bolsas - Colégio IESB - 3º Ano

Possui uma oração coordenada, uma oração principal e uma oração subordinada. Possui duas orações coordenadas e uma oração subordinada

Possui três orações coordenadas.

Possui duas orações coordenadas e uma oração principal. Possui duas orações subordinadas e uma oração principal.

(3)

Introdução de uma redação nota 1000 (ENEM)O cinema se tornou uma tecnologia com grande potencial expressivo e, por essa razão, é considerado uma forma de arte.

Simultaneamente, apresenta elevado valor lúdico, prova pelo recente sucesso de obras como "Coringa" e "Vingadores: Ultimato". Infelizmente, no contexto brasileiro, nem todos têm amplo acesso a tal maravilha. Nesse sentido, percebe-se a existência de problemas sociais e econômicos que dificultam a democratização dessa atividade no país. Sobre o período em destaque, é correto afirmar que:

Ele é composto por coordenação, porém a conjunção “e” expressa semântica adversativa e não aditiva.

Ele apresenta apenas um verbo e, por isso, é classificado como simples. O núcleo do sujeito do verbo ser é “cinema”.

"Por essa razão” e “e” são elementos auxiliadores da coesão textual.

“com grande potencial expressivo” exerce a função de complemento verbal.

Rodolfinho não conseguia dormir, pois estava muito preocupado. Ainda assim, não parava de pensar em Renata e em seus olhos castanhos e profundos. Sempre que fechava suas pálpebras, a imagem da face amada era evocada por sua imaginação. "Malditas

lembranças!" amaldiçoava Rodolfinho. Completara trinta anos, sozinho, assassino, foragido e ainda apaixonado por sua meia-irmã: Renata. O uso da expressão “ainda assim” presente nesse texto tem como finalidade

criticar o teor das informações fatuais até ali veiculadas. questionar a validade das ideias apresentadas anteriormente. comprovar que as ideias expressas anteriormente são verdadeiras. introduzir argumentos que reforçam o que foi dito anteriormente.

(4)

Poética - Com base na leitura do poema abaixo, podemos afirmar corretamente que o poeta:

Critica o lirismo louco do movimento modernista. Critica todo e qualquer lirismo na literatura. Propõe o retorno do movimento romântico.

Propõe a criação de um novo lirismo.

(5)

Uma das diretrizes do Modernismo foi a percepção de elementos do cotidiano como matéria de inspiração poética. O poema de Manuel Bandeira exemplifica essa tendência e alcança expressividade porque

realiza um inventário dos elementos lúdicos tradicionais da criança brasileira. promove uma reflexão sobreo processo de favelização do Brasil no século XX.

traduz em linguagem lírica a vida cotidiana.

constata a condição melancólica dos homens distantes da simplicidade infantil. introduz a interlocução como mecanismo de construção de uma poética nova.

(6)

Sobre o texto e seus aspectos linguísticos, é correto afirmar que:

Todas as expressões destacadas no texto são conjunções coordenadas explicativas.

a oração "pois a cena do crime não era nada comum" é coordenada explicativa.

"sangrenta cena do crime" foi usada em sentido conotativo. sujeito do verbo “ocorrer”.

(7)

(CEBRASPE - adaptado) Dizem que o Brasil é uma potência agrícola — e isso é verdade. Mas cuidado com esse discurso. Por mais irônico que pareça, o país considerado “celeiro do mundo” apresenta notável deficiência no uso inteligente de um precioso recurso natural: a água. É certo que temas ambientais raramente suscitam consensos. Item para ser julgado: Supondo que o trecho apresentado seja o primeiro parágrafo de um texto, verifica-se o emprego do verbo na 3ª pessoa do plural — “Dizem” — como recurso de indeterminação do sujeito da oração. Assim, se a estrutura fosse alterada para: Diz-se, o sujeito passaria a ser explícito, mas permaneceria indeterminado o agente da ação expressa por esse verbo.

Verdadeiro

Falso

Sobre os aspectos linguísticos do texto em anexo -Relatório psiquiátrico n°5, marque a alternativa correta:

O pronome relativo destacado no texto exerce função de sujeito da oração anterior.

A oração "nem desafiava a polícia" indica a dúvida de Rodolfinho sobre suas escolhas de vida. No penúltimo período, o termo “devido a esse fato” faz referência ao sintagma “perguntamos ao jovem adolescente”.

No trecho "No GTA, eu gosto de fazer coisas diferentes do meu dia a dia", o termo isolado por vírgula exerce função adverbial.

A forma verbal “gostar” em “eu gosto de fazer coisas diferentes no meu dia a dia” é um exemplo de verbo defectivo.

(8)

"a singularidade".

"tais vantagens".

"os gabos". "Longe disso". "Em geral".

(9)

Uma caixa contém 8 parafusos: 5 de aço e 3 de ferro. Retiram-se ao acaso 2 parafusos dessa caixa, sucessivamente e sem reposição. Qual é a probabilidade de sair o primeiro de ferro e o segundo de aço?

5/36 3/17

15/56

18/23 1/2

Sobre o texto em anexo. Acerca da construção do período “O exercício físico ajuda a ‘esquecer’ pequenas frustrações diárias, reduz a tensão muscular e estimula a produção de endorfinas”, assinale a alternativa correta.

É um período composto por quatro orações.

É um período composto por quatro orações coordenadas. É um período composto por três orações.

É um período composto por três orações subordinadas. É um período simples.

(10)

De um grupo de 200 pessoas, 160 têm fator Rh positivo, 90 têm sangue tipo O e 80 têm fator Rh positivo e sangue tipo O. Se uma dessas pessoas for selecionada ao acaso, a probabilidade de seu sangue não ser tipo O é:

55%

50% 45% 60% 65%

Uma loja dispõe de 12 geladeiras do mesmo tipo, das quais 8 apresentam defeitos. Se comprar duas geladeiras, qual a probabilidade de levar duas defeituosas?

14/33

1/11 1/9 1/8 2/5

(11)

Depois de jogar um dado em forma de cubo e de faces numeradas de 1 a 6, por 14 vezes consecutivas, e anotar o número obtido em cada jogada, constituiu-se a seguinte tabela de distribuição de frequências. A média, mediana e moda dessa distribuição de frequências são, respectivamente: 4,4 e 3 3,3 e 1 3,4 e 4 1,3 e 3 4,3 e 1

A média aritmética de 50 números é 40. Dentre estes números estão os números 75, 125 e 155, os quais são eliminados. A média aritmética dos 47 números restantes é:

35

32 40 38 33

(12)

Escolha a resposta correta. -1 e 0 -2 e 6 -1 e 4 -3 e 12 -1 e 6

Os dados a seguir são as quantidades de empregados de cinco pequenas empresas: 8, 7, 8, 10, 12. A variância da quantidade de empregados dessas cinco empresas é igual a:

1,2

3,2

1,6 1,8 2,2

(13)

5

4

3 2 1

Escolha a resposta correta.

45

40 55 60 90

(14)

Em relação a sistemas lineares abaixo, associando V ou F a cada afirmação nesta ordem, conforme seja verdadeiro ou falso, tem-se:

V F V

V V V V F F F F F F V F

(15)

“Os Tratados de Paz assinados ao fim da Primeira Guerra Mundial "aglutinaram vários povos num só Estado, outorgaram a alguns o status de 'povos estatais' e lhes confiaram o governo, supuseram silenciosamente que os outros povos nacionalmente compactos (como os eslovacos na Tchecoslováquia ou os croatas e eslovenos na Iugoslávia) chegassem a ser parceiros no governo, o que naturalmente não aconteceu e, com igual arbitrariedade, criaram com os povos que sobraram um terceiro grupo de nacionalidades chamadas minorias, acrescentando assim aos muitos encargos dos novos Estados o problema de observar regulamentos especiais, impostos de fora, para uma parte de sua população. (... ) Os Estados recém-criados, por sua vez, que haviam recebido a independência com a promessa de plena soberania nacional, acatada em igualdade de

condições com as nações ocidentais, olhavam os Tratados das Minorias como óbvia quebra de promessa e como prova de discriminação." (Hannah Arendt, AS ORIGENS DO

TOTALITARISMO). Fonte: Rev. Russa / 1° G.M A Alternativa mais condizente com o texto é:

Após a Primeira Guerra, os Tratados de Paz estabelecidos solaparam a soberania e

estabeleceram condicionamentos aos novos Estados do Leste europeu através dos Tratados das Minorias, o que criou condições de apaziguamento entre diferentes povos reunidos em um mesmo Estado.

O surgimento de novos Estados-nações se fez desrespeitando as tradições e instituições dos povos antes reunidos nos impérios que desapareceram com a Primeira Guerra Mundial.

Os Tratados de Paz e os Tratados das Minorias restabeleceram, no mundo contemporâneo, o sistema de dominação característico da Idade Média.

Apesar dos Tratados de Paz estabelecidos depois da Primeira Guerra terem tido algumas características arbitrárias em relação aos novos Estados-nações do Leste europeu, o desenvolvimento histórico destas regiões demonstra que foi possível uma convivência harmoniosa e gradativamente ocorreu a integração entre as minorias e as maiorias nacionais. Nenhuma das alternativas acima.

(16)

Em discurso proferido em 17 de março de 1939, o primeiro-ministro inglês à época, Neville Chamberlain, sustentou sua posição política: Não necessito defender minhas visitas à Alemanha no outono passado, que alternativa existia? Nada do que pudéssemos ter feito, nada do que a França pudesse ter feito, ou mesmo a Rússia, teria salvado a Checoslováquia da destruição. Mas eu também tinha outro propósito ao ir até Munique. Era o de prosseguir com a política por vezes chamada de “apaziguamento europeu”, e Hitler repetiu o que já havia dito, ou seja, que os Sudetos, região de população alemã na Checoslováquia, eram a sua última ambição territorial na Europa, e que não queria incluir na Alemanha outros povos que não os alemães. Sabendo-se que o compromisso assumido por Hitler em 1938,

mencionado no texto acima, foi rompido pelo líder alemão em 1939. Fonte: Fascismo e Nazismo. Conclui-se que:

Hitler ambicionava o controle de mais territórios na Europa, para dar continuidade ao seu projeto de expansionismo militar e territorial.

A aliança entre a Inglaterra, a França e a Rússia salvou a Europa dos ataques nazista impedindo sua expansão.

O rompimento desse compromisso inspirou o Japão a declarar guerra a Alemanha.

A política de Chamberlain de apaziguar o líder alemão era uma desculpa para os países se armarem e iniciarem a guerra.

(17)

Além do impacto na corrida armamentista e espacial, a Guerra Fria afetou pesquisas na agricultura, biomedicina, ciências computacionais, entre outros. Foi um período na história com um dos maiores investimentos estatais na pesquisa na área de ciência e tecnologia. Essas ações moldaram todo o universo tecnológico daquele período, tanto nas práticas e métodos científicos, no controle estatal que dizia respeito à segurança nacional, quanto na forma de se organizarem as instituições internacionais, como a ONU.(ORESKES, KRIGE; 2014).O período conhecido por Guerra Fria ficou marcado pela intensificação dos

investimentos em tecnologia na busca de elevar o grau de influência e independência das grandes potencias e consolidar seu predomínio no cenário mundial. Fonte: Guerra Fria. Acerca disso, assinale a alternativa que representa invenções da época que revolucionaram a disputa militar mundial e/ou a vida das gerações posteriores.

Forno Micro-ondas, GPS, Câmeras Digitais e Internet.

Computadores, Bomba Atômica, Aviões e Internet. GPS, Internet, Míssil balístico, Aviões e Computadores. Armas químicas, GPS, Bomba Atômica e Telefone Celular.

(18)

Conforme a política segregacionista denominada apartheid, a minoria branca, os únicos com direito de voto, detinham todo poder político e econômico no país, enquanto à maioria negra restava a obrigação de obedecer rigorosamente à legislação separatista. Fonte:

Descolonização da Ásia e África/Fim da URSS. Podemos ainda relacionar como característica do Apartheid:

A política de segregação racial foi oficializada em 1948, com a chegada do Novo Partido Nacional (NNP) ao poder.

O apartheid não permitia o acesso dos negros às urnas, além de não poderem adquirir terras na maior parte do país, obrigando os negros a viverem em zonas residenciais segregadas, uma espécie de confinamento geográfico (que se refletia em seu isolamento social e político). Os negros eram obrigados a fixar moradia em lugares predeterminados pelos brancos,

conhecidos como homelands, nas áreas rurais; locations, nas áreas urbanas, em compounds, nas áreas de mineração.

(19)

(FGV) “... com a subida de Gorbatchov ao poder, em 1985, a União Soviética iniciou a renovação de seus quadros dirigentes e pôs em prática a reformulação da legislação eleitoral, da administração popular e da economia... Fonte: Descolonização da Ásia e África/Fim da URSS. "Das reformas a que o texto se refere surgiu a Glasnost:

um ousado plano de reestruturação da política e da economia que reduziu a participação soviética em conflitos fora da Europa.

uma doutrina da "soberania limitada" que previa a existência de governos coniventes com o monopólio de Moscou.

uma política de abertura, traduzida na campanha contra a corrupção e ineficácia administrativa, maior liberdade política, econômica e cultural.

uma forma mais liberal de comunismo que incluía a ampliação das liberdades sindicais e individuais na Rússia e excluía das mudanças os Estados satélites.

(20)

Para que recentemente precisou reformar a casa ou o quarto passou por essa grande dúvida "qual cor escolher?" a solução proposta pelo vendedor é que você analise o

catálogo com as cores trabalhadas o que por vezes dificulta ainda mais a escolha uma vez que temos dezenas de opções diferentes, além da variedade de tamanhos que você pode pedir a lata de tinta. Resolvido todas essas questões, o vendedor por meio de um código, coloca as informações sobre sua cor escolhida e tamanho em uma máquina em uma moderna máquina e em poucos minutos você está com ela pronta, da cor exata com o tamanho exato. Você passou mais tempo escolhendo sua tinta do que ela demorou para ser feita. Considerando a história citada, podemos associar ela a(o):

Fordismo Taylorismo

Toyotismo

(21)

“Os Estados Árabes se consideram em estado de guerra com Israel e, desde 1948, não cessam de proclamar sua vontade de lançar os israelitas no mar e de riscar seu Estado do mapa do Oriente próximo (...).”FRIEDMANN, Georges. Fim do povo judeu? São Paulo: Perspectiva, 1969, p. 243.O trecho nos remeto a um dos conflitos de ordem mundial, o que ocorre entre Israel e Palestina, que talvez seja um dos que chame mais a atenção.

Analisando as sentenças a seguir podemos corretamente corresponder a este conflito:

A participação da ONU e dos EUA na formação da Palestina foi fundamental para ser o estopim para o conflito

A gênese deste conflito pode estar ligado ao início dos séculos depois de Cristo, quando temos o início do movimento sionista judeu pelo mundo promovida pelo Império Romano.

Devido a formação do Estado de Israel tivemos uma intensa migração de palestinos para outros países da região, agravando o problema para os países vizinhos que tornaram-se contra a formação do Estado de Israel

Devido aos apoios que recebe, a guerra entre esses dois povos é bastante desigual, uma vez que os palestinos recebem investimentos de um maior numero de potências militares e econômicas.

(22)

Os EUA é um território onde são desenvolvidos os belt, áreas de produção adaptadas ao histórico da região e seu clima. Em uma delas temos o local onde abriga muitas start-ups e empresas globais de tecnologia como Apple, Facebook e Google são algumas das mais conhecidas além de importantes universidades. Através do mapa a seguir podemos identificar essa área pelo número:

5

4 2 3

(23)

Em 2013, no ENEM, essa imagem foi utilizada para representar as áreas de terraceamento, buscando assim reduzir as áreas de erosão. A adaptação ao terreno é realizada na:

Agricultura de jardinagem

Agricultura irrigada Agricultura de plantation Agricultura itinerante

(24)

Verdadeiro

Falso

Rômulo é conhecido no Distrito Federal e em Mato Grosso por ser dono de grandes

parcelas de terra, sendo um dos principais exportadores de soja e de carne bovina do país. A partir da descrição, podemos considerar o Rômulo como um:

Latifundiário

Posseiro Grileiro Atravessador

(25)

As moléculas de nanoputians lembram figuras humanas e foram criadas para estimular o interesse de jovens na compreensão da linguagem expressa em fórmulas estruturais, muito usadas em Química Orgânica. Um exemplo é o NanoKid, representado na figura:

Verdadeiro

(26)

A produção mundial de alimentos poderia se reduzir a 40% da atual sem a aplicação de controle sobre as pragas agrícolas. Por outro lado, o uso frequente dos agrotóxicos pode causar contaminação em solos, águas superficiais e subterrâneas, atmosfera e alimentos. Os bipesticidas, tais como a piretrina e a coronopilina, têm sido uma alternativa na

diminuição dos prejuízos econômicos, sociais e ambientais gerados pelos agrotóxicos. As funções orgânicas presentes simultaneamente nas estruturas dos dois biopesticidas apresentados é Éter e éster.

Verdadeiro

(27)

Usado inicialmente pelos fenícios, o sabão é conhecido há pelo menos 2 600 anos, como um produto para higiene pessoal. Porém, na Idade Média, caiu em desuso, provocando doenças tais como a febre tifoide(peste negra) e cólera, que mataram milhões de pessoas na Europa. Como um caso curioso, relata-se uma carta de Napoleão Bonaparte informando a sua esposa Josefina que em um mês estaria voltando para casa e fazendo um pedido singular: solicitava a Josefina para não tomar banho, pois estava com muitas saudades. A reação para produção de sabão possui como produtos um sal de ácido carboxílico e um álcool. Os possíveis reagentes dessa reação é éster de ácido graxo e hidróxido de sódio.

Verdadeiro

Falso

A lagarta-rosada (Pectinophora gossypiella) é considerada uma das pragas mais importantes do algodoeiro. Armadilhas de feromônio sexual à base de gossyplure permitem o monitoramento da infestação e a consequente redução das aplicações de inseticidas. Observe na imagem a estrutura da molécula de gossyplure. Considere as seguintes afirmações a respeito dessa molécula.I. Ela apresenta 18 átomos de carbono.II. Ela apresenta duas ligações duplas C C com confi-guração geométrica cis.III. Trata-se de um éster cujo grupamento ligado ao oxi-gênio é uma cadeia alifática insaturada. Os itens estão corretas em, I e II.

Verdadeiro

(28)

No esquema abaixo observamos a esfera se afasta após a aproximação da barra carregada. Nesta situação, pode-se afirmar que a esfera possui uma carga elétrica:

negativa positiva 3 nula positiva ou nula negativa ou nula

1. Um corpo que tem carga positiva possui mais prótons do que elétrons; 2. Dizemos que um corpo é neutro quando ele possui o mesmo número de prótons e nêutrons; 3. O núcleo do átomo é formado por elétrons e prótons. Está(ão) correta (as) a(as) afirmativa (as):

1

2 3 1 e 2 2 e 3

(29)

De acordo com a lei de Coulomb, a força eletrostática entre duas cargas puntiformes em repouso é:

inversamente proporcional ao produto do módulo das cargas e inversamente proporcional ao quadrado da distância entre elas.

diretamente proporcional ao produto do módulo das cargas e inversamente proporcional ao quadrado da distância entre elas.

diretamente proporcional ao produto do módulo das cargas e ao quadrado da distância entre elas.

uma grandeza escalar, pois é completamente descrita somente por seu módulo.

Duas esferas elétricas condutoras e idênticas de cargas elétricas iguais a + 3,0 C e -5,0 C tocam-se, transferindo elétrons entre si. A carga elétrica remanescente em cada esfera após o contato será igual a:

5,0 C 0,5 C -0,5 C -1,0 C 2,5 5,0 15 25

(30)

Considerando a proposta de classificação em Reinos de Robert Whittaker, assinale a alternativa correta:

São 5: Monera(bactérias), Protoctista(algas e protozoarios), Fungi(fungos), Plantae(plantas) e Animalia(animais)

São 4: Protoctista(algas e protozoarios), Fungi(fungos), Plantae(plantas) e Animalia(animais) São 3: Fungi(fungos), Plantae(plantas) e Animalia(animais)

São 2: Plantae(plantas) e Animalia(animais)

Observe o cladograma abaixo, pode-se inferir que é correto o que se diz na alternativa:

A multicelularidade é comum a todos os animais, exceto as esponjas Artrópodes são animais com celoma e deuterostômios

Evolutivamente o grupo mais próximo dos Cordados é Artropoda

Serem deuterostômios, triblásticos e com celoma são características comuns a todos os Cordados.

(31)

Doenças como, amebíase (protozoose), cólera (bacteriose) e hepatite A (virose), provocadas pela ingestão de água e alimentos contaminados, podem ser prevenidas:

A partir da eliminação dos vetores dessas doenças tais como, o mosquito prego e o barbeiro. Se as pessoas evitarem o contato com outras pessoas que estejam infectadas por esses agentes infecciosos.

Se as pessoas evitarem locais fechados, como por exemplo cinema, shoppings entre outros, durante o inverno.

A partir da implantação do saneamento básico em todas as regiões do país, além da educação sanitária que induz a população adquirir hábitos que evitem a transmissão de doenças.

Frequentemente, os fungos são estudados juntamente com as plantas, na área da Botânica. Em termos biológicos, é correto afirmar que essa aproximação...

não se justifica, pois a organização dos tecidos nos fungos assemelha-se muito mais à dos animais que à das plantas

se justifica, pois as células dos fungos têm o mesmo tipo de revestimento que as células vegetais

não se justifica, pois a forma de obtenção e armazenamento de energia nos fungos é diferente da encontrada nas plantas

se justifica, pois os fungos e as algas verdes têm o mesmo mecanismo de reprodução

Este formulário foi criado em IESB.

Formulários

Um grupo de estudantes conversando sobre a prevenção e o tratamento de diferentes tipos de doenças causadas por vírus e bactérias elaboraram o seguinte enunciado: OS VÍRUS SÃO ACELULARES. Julgue a afirmativa em CERTO ou ERRADO

Certo

Referências

Documentos relacionados

A natureza teórica e prática desta unidade curricular valoriza a aprendizagem em contexto de trabalho, que deve ser acompanhada de perto pelo supervisor da empresa, e orientada

Outro grupo de animais que foram dosificados em maio com Doramectin, julho com Albendazole e Setembro com Doramectin, mostram um ganho médio de peso de 21 quilos

Os resultados indicam que uma maior colaboração entre o corpo docente tem impacto positivo na proficiência e que fatores como liderança do diretor, quantidade de escolas onde

Enquanto isso descreve a situação da maior parte das águas negras, as águas cinzas das moradias urbanas (não conectadas a sistemas de esgotos, ou seja, cerca de 90% da

self-confidence and positive attitudes toward digital technologies. The research ‘Growing Up with Screens’, conducted in Portugal and funded by ERC, aims to

Ordens com informações apresentadas são indicadas, assim como a expectativa de consultas a especialistas em São Paulo, no Brasil ou no exterior para completar o levantamento.. Por

Ela balançou a cabeça em silêncio, um silêncio quase reverente – mas, é claro, não viu nada do que ele parecia estar vendo àquela hora em sua memória. Viu as árvores, os

Aline Barboza da Silva Fábio Sergio da Costa Pereira. ANCESTRALIDADE FEMININA EM IMAGENS DE FAMÍLIA – O PAPEL SOCIAL DO