• Nenhum resultado encontrado

ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2017/2018. Confira a autenticidade no endereço

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2017/2018. Confira a autenticidade no endereço"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2017/2018 NÚMERO DE REGISTRO NO MTE: GO000224/2017

DATA DE REGISTRO NO MTE: 13/03/2017 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR012163/2017 NÚMERO DO PROCESSO: 46208.002172/2017-49 DATA DO PROTOCOLO: 02/03/2017

Confira a autenticidade no endereço http://www3.mte.gov.br/sistemas/mediador/.

SINDICATO DOS TRABALHADORES NAS INDUSTRIAS QUIMICAS, FARMACEUTICAS, DE MATERIAL PLASTICO E DO ALCOOL NO ESTADO DE GOIAS, CNPJ n. 37.382.041/0001-08, neste ato

representado(a) por seu Membro de Diretoria Colegiada, Sr(a). CARMEN ADALGISA FRACON;

E

EQUIPLEX INDUSTRIA FARMACEUTICA LTDA -, CNPJ n. 01.784.792/0001-03, neste ato representado(a) por seu Diretor, Sr(a). HERIBALDO EGIDIO DA SILVA ;

celebram o presente ACORDO COLETIVO DE TRABALHO, estipulando as condições de trabalho previstas nas cláusulas seguintes:

CLÁUSULA PRIMEIRA - VIGÊNCIA E DATA-BASE

As partes fixam a vigência do presente Acordo Coletivo de Trabalho no período de 01º de novembro de 2017 a 31 de outubro de 2018 e a data-base da categoria em 01º de abril.

CLÁUSULA SEGUNDA - ABRANGÊNCIA

O presente Acordo Coletivo de Trabalho, aplicável no âmbito da(s) empresa(s) acordante(s), abrangerá a(s) categoria(s) TRABALHADORES NAS INDÚSTRIAS FARMACÊUTICAS (EQUIPLEX) com abrangência em Aparecida de Goiânia/GO, com abrangência territorial em Aparecida De Goiânia/GO.

Gratificações, Adicionais, Auxílios e Outros Adicional de Hora-Extra

CLÁUSULA TERCEIRA - DO CÁLCULO DAS HORAS EXTRAS

O Cálculo das horas extras decorrentes da prática da escala 12 x 36 deve obedecer ao Enunciado 264 do TST, o qual afirma que o cálculo das horas extras deve ser composto do valor da hora normal integrado por parcelas de natureza salarial e acrescido do adicional previsto em Lei, Acordo Coletivo ou Convenção Coletiva de Trabalho.

(2)

Auxílio Alimentação CLÁUSULA QUARTA - TICKET ALIMENTAÇÃO

A empresa concederá retroativo a 01.11.2016 um aumento linear de R$ 160,00 (cento e sessenta reais) a mais sobre o ticket-alimentação de todos os trabalhadores abrangidos por esse Acordo que estão na escala 12 x 36, como uma compensação social pela jornada.

§ único – O valor acima descrito no caput será pago ao trabalhador em forma de prêmio troféu, e definitivamente, ele não se integra, para todos os efeitos legais, em sua remuneração, não constituindo vantagem de habitualidade.

CLÁUSULA QUINTA - REFEIÇÃO E LANCHE

A empresa fornecerá a cada dia laborado, a todos os trabalhadores que trabalham 12x36, inclusive nos dias de domingos e feriados, uma refeição dentro da jornada para cada trabalhador, sendo almoço e janta. Também será fornecido um café da manhã aos trabalhadores que laboram no Turno diurno e um lanche aos que laboram no Turno noturno.

§ único - A refeição e lanche não se integram, para todos os efeitos legais, na remuneração do trabalhador, não constituindo vantagem de habitualidade ou utilidade.

Jornada de Trabalho Duração, Distribuição, Controle, Faltas Duração e Horário

CLÁUSULA SEXTA - JORNADA DE TRABALHO 12X36

Será instituída a jornada de 12 (doze) horas trabalhadas por 36 (trinta e seis) de folga aos trabalhadores nominados na cláusula 2ª, que obedecerá aos seguintes horários:

a) Turnos diurnos: cumprido integralmente de 06h00m às 18h00m, com intervalo intrajornada de uma hora, resultando em 11 (onze) horas efetivamente trabalhadas; b) Turnos noturnos: cumprida integralmente de 18h00m às 06h00m, com intervalo intrajornada de 01h00m (uma hora),

(3)

§ 1º - As horas noturnas serão efetivamente cumpridas computando-as como de 52 minutos e 30 segundos entre 22h00m até o término do turno com base no art. 73, § 1º e § 2º da CLT c/c Súmula nº 09 do TRT da 18ª Região, a jornada do turno noturno será efetivamente cumprida das 18h00m às 05h15m, ou seja, serão 11h15m (onze horas e quinze minutos) de horas trabalhadas.

HORAS EXTRAS:

§ 2º - Nesse turno noturno, o trabalhador laborará 45m (quarenta e cinco minutos) para completar as 12 (doze) horas da jornada, fazendo jus por cada jornada, a receber hora extra de 45m (quarenta e cinco minutos) no adicional de 50% (cinquenta por cento).

§ 3º - Qualquer trabalho que extrapole a jornada de trabalho após as 12 (doze) horas da jornada, será remunerado com o adicional de 100% (cento por cento) incidente sobre o valor da hora normal.

CLÁUSULA SÉTIMA - TRABALHO AOS DOMINGOS E FERIADOS

Os domingos, quando trabalhados dentro da jornada de trabalho será considerado dia normal para os trabalhadores que estejam na escala de 12 x 36. Mas quando houver trabalho em feriados, nacional, estadual e municipal com previsão legal, religioso e consuetudinário (Corpus Christi) e a 3ª feira de carnaval)

independentemente de ser escala normal ou 12 x 36, serão discriminados de

maneira individualizada nos hollerites e remuneradas com adicional de 100% (cento por cento) incidente sobre o valor da hora normal conforme Súmula 444 do TST.

§ - único – Os feriados a serem observados, são os seguintes: 1º de janeiro (Dia da Paz Mundial, Lei 662/49); 21 de abril (Dia de Tiradentes, Lei 1.266/50); 1º de maio (Dia do Trabalhador, Lei 662/49); 7 de setembro (Dia da Independência, Lei 662/49); 12 de outubro (Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, Lei 6.802/80); 02 de novembro (Dia de finados, Lei 10.607/2002); 15 de novembro (Dia da Proclamação da República, Lei 662/49); 25 de dezembro (Dia de Natal, Lei 662/49) e ainda os feriados de: Corpus Christi e a 3ª feira de carnaval. Serão ainda observados os feriados municipais de Aparecida de Goiânia: 11 de maio

(aniversário de Aparecida de Goiânia) e 14 de novembro (emancipação de Aparecida de Goiânia).

(4)

Controle da Jornada CLÁUSULA OITAVA - INTERVALO INTRAJORNADA

§ 4º- A não concessão integral do intervalo intrajornada, implicará no pagamento da hora acrescida do percentual de 100% (cem por cento). Exceto para os trabalhadores lotados na caldeira no qual o pagamento será de 50% (cinquenta por cento).

Faltas CLÁUSULA NONA - DAS FALTAS E ATESTADOS

A falta de um dia de trabalho da escala 12 x 36 faz com que o trabalhador tenha este dia descontado e deixe de receber 01(um) dia de repouso semanal

remunerado no cálculo do RSR/Lei 605/49, e ainda deixará de receber a

assiduidade de 07% (sete por cento) quando da ausência no trabalho, quer seja por falta injustificada ou de atestado.

Saúde e Segurança do Trabalhador Profissionais de Saúde e Segurança CLÁUSULA DÉCIMA - TÉCNICO EM SEGURANÇA NO TRABALHO

Haverá obrigatoriamente um “Técnico em Segurançado Trabalho” em cada turno de trabalho,

ou seja, no período diurno e no período

noturno, independentemente do dia da semana.

Outras Normas de Prevenção de Acidentes e Doenças Profissionais CLÁUSULA DÉCIMA PRIMEIRA - SEGURANÇA NO TRABALHO

A empresa deverá zelar para um meio ambiente de trabalho adequado, para todos

os trabalhadores, principalmente os banheiros, de modo a preservar-lhes a incolumidade e a integridade física e psíquica.

(5)

Disposições Gerais Regras para a Negociação

CLÁUSULA DÉCIMA SEGUNDA - DA SUBSTITUIÇÃO PROCESSUAL DOS TRABALHADORES

No caso de eventual ajuizamento de qualquer ação trabalhista coletiva de iniciativa do Sindicato, ainda que versando sobre matéria não prevista neste Acordo Coletivo de Trabalho e independentemente de ser considerado direito individual homogêneo ou heterogêneo, fica acordado entre as partes que o Sindicato representará judicialmente a totalidade dos trabalhadores da empresa, inclusive aqueles que não sejam seus associados e os que tenham se desligado no biênio imprescrito.

CLÁUSULA DÉCIMA TERCEIRA - DA ABRAGÊNCIA

O presente Acordo Coletivo de Trabalho aplica-se aos trabalhadores da indústria Equiplex Indústria Farmacêutica Ltda, que exercem suas funções nos setores de caldeira, água deionizada, manutenção e assistente do laboratório

físico-químico, alcançandotambém os novos trabalhadores que vierem ser contratados para laborar nos setores acima mencionados no decorrer da vigência desse Acordo.

Aplicação do Instrumento Coletivo CLÁUSULA DÉCIMA QUARTA - DA VIGÊNCIA

O presente Acordo Coletivo de Trabalho vigorará de 01.11.2016 a 31.10.2017, devendo ser registrado na SRTE via Sistema “Mediador”.

CLÁUSULA DÉCIMA QUINTA - DA ULTRATIVIDADE

O período de vigência fixado na cláusula 1ª deste A.C.T., de 01.11.2016 à

(6)

os contratos individuais de trabalho e terão natureza de ultratividade, só podendo ser modificadas ou suprimidas mediante a renovação de novo instrumento coletivo de trabalho (ACT).

Descumprimento do Instrumento Coletivo CLÁUSULA DÉCIMA SEXTA - DA MULTA

Em obediência ao inciso VIII do art. 613 da CLT, fica estipulada multa pelo

descumprimento de quaisquer das condições deste Acordo, seja obrigação de fazer ou dar. Quando cometida pela empresa, será de 50% (cinquenta por cento) sobre o salário contratual de cada trabalhador prejudicado e será devida mensalmente por cada empregado e por cada infração e sendo de trato sucessivo, será devida enquanto perdurar o(s) descumprimentos, revertida integralmente aos

trabalhadores.

§ único – Não havendo o pagamento da multa administrativamente pela empresa, a sua cobrança será executada na Justiça do Trabalho.

Outras Disposições

CLÁUSULA DÉCIMA SÉTIMA - DA APLICAÇÃO DA CONVENÇÃO COLETIVA SIND.Q.F.P-GO/SINDIFARGO

Aplica-se aos trabalhadores da Equiplex Indústria Farmacêutica Ltda., abrangidos pelo presente acordo, todas as demais cláusulas constantes da Convenção Coletiva de Trabalho assinada pelo SIND.-Q.F.P.- GO e SINDIFARGO.

E assim, por estarem acordados, firmam o presente Acordo Coletivo de Trabalho em três vias de igual teor e para o mesmo efeito, devendo ser registrado na SRTE via Sistema “Mediador”.

CLÁUSULA DÉCIMA OITAVA - DOS DIREITOS ASSEGURADOS PELA CLT

(7)

mais benéfico ao trabalhador, conforme o Princípio da Norma e da condição mais benéfica ao trabalhador e da proteção ao trabalho.

CARMEN ADALGISA FRACON Membro de Diretoria Colegiada

SINDICATO DOS TRABALHADORES NAS INDUSTRIAS QUIMICAS, FARMACEUTICAS, DE MATERIAL PLASTICO E DO ALCOOL NO ESTADO DE GOIAS

HERIBALDO EGIDIO DA SILVA Diretor

EQUIPLEX INDUSTRIA FARMACEUTICA LTDA -

ANEXOS

ANEXO I - ATA DE ASSEMBLEIA ACORDO EQUIPLEX

Anexo (PDF)

A autenticidade deste documento poderá ser confirmada na página do Ministério do Trabalho e Emprego na Internet, no endereço http://www.mte.gov.br.

Referências

Documentos relacionados

Quando se tentou associar o cádmio do colostro com os fatores socioeconômicos e de estilo de vida das puérperas, não houve diferença significativa entre as variáveis testadas,

tipo de célula de defesa no sangue: neutrófilos), anorexia (apetite diminuído), hipoglicemia (diminuição da glicose no sangue), alucinações, inquietação, agitação, mudanças de

de expectativa, a qual demonstra o grau de exigência que os usuários desta biblioteca estabelecem com relação à qualidade dos serviços que a unidade oferece. Usuários de

Transfer Multifuncional Rotacional para Mini Pilar Transfer Multifuncional Antirrotacional para Pilar Transfer Multifuncional Antirrotacional para Mini Pilar Transfer

farces da alma carnal é a virtude que pro- vém da tentativa de auto-afirmação.. O carnal não se alegra com a ale- gria do outro e, assim como o irmão mais velho do

A proposta central da Comissão de Ética em Pesquisa da Anpepp para este Fórum consistiu na realização de um debate a respeito da exigência, ou não, por parte das revistas

A partir do recurso gerador, pode configurar o cabeçalho e rodapé, para não imprimir o título da página, nem com o endereço do programa ou número de página e data. Para remover

O segundo objetivo é apresentar a estrutura do modelo em que é estimada a demanda por moeda no contexto do modelo de Cagan; em que pode ser testada a hipótese de que as