• Nenhum resultado encontrado

EDITAL Nº. 05/2020 PPGCMH/UFRGS SELEÇÃO DE CANDIDATOS A BOLSAS DE MESTRADO I DO OBJETO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL Nº. 05/2020 PPGCMH/UFRGS SELEÇÃO DE CANDIDATOS A BOLSAS DE MESTRADO I DO OBJETO"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

EDITAL Nº. 05/2020 – PPGCMH/UFRGS

SELEÇÃO DE CANDIDATOS A BOLSAS DE MESTRADO

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH) da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) torna pública a abertura do processo seletivo interno para a concessão de bolsas de Mestrado junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a ser realizado no período de 14 de dezembro de 2020 a 04 de janeiro de 2021, que será regido pelas normas a seguir descritas e conduzido pela Comissão de Seleção.

I – DO OBJETO

Artigo 1o – Este Edital tem como objetivo estabelecer as normas para a seleção e classificação de candidatos a concessão de bolsas de Mestrado, no âmbito do PPGCMH da ESEFID/UFRGS, em conformidade com o Regulamento do PROEX/CAPES (Portaria n. 34/2006, modificada pela Portaria n. 227/2017), a Resolução Normativa n. 017/2006 do CNPq, as Portarias Conjuntas CAPES-CNPq n. 001/2010 e n. 002/2014, e demais instrumentos concernentes à legislação aplicável.1

Parágrafo único – A seleção dos candidatos não garante a concessão de bolsa, o que dependerá da disponibilidade de cotas da CAPES e do CNPq, e obedecerá às exigências para concessão da bolsa estabelecidas no Artigo 14 deste Edital e nas normas vigentes da CAPES e do CNPq.

II – DA COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO DE SELEÇÃO

Artigo 2o – A Comissão de Seleção é composta pelos professores Alvaro Reischak de Oliveira (Presidente), Caroline Pietta Dias, Anelise Reis Gaya, Flávio Antônio de Souza Castro, Giovani dos Santos Cunha, Leonardo Alexandre Peyré Tartaruga e Thiago José Leonardi; e a discente Francesca Chaida Sonda, todos integrantes da Comissão de Gestão do PPGCMH.

III – DO CRONOGRAMA

Divulgação do Edital 14 de dezembro de 2020

Período de inscrições 14 a 20 de dezembro de 2020 Período de análise dos documentos 21 a 27 de dezembro de 2020 Divulgação da listagem preliminar dos selecionados 28 de dezembro de 2020 (por email)

Período de recursos 29 e 30 de dezembro de 2020

Divulgação da listagem final dos selecionados 04 de janeiro de 2021 (pelo site)

Vigência dos resultados Encerra-se na data de divulgação dos resultados finais do próximo Edital de Bolsas de Mestrado

1 Todos os atos normativos listados no Artigo 1° estão disponíveis no site do PPGCMH, em

(2)

IV – DAS INSCRIÇÕES

Artigo 3o – As inscrições de que trata o Cronograma do presente Edital serão realizadas no período de 14 a 20 de dezembro de 2020, mediante o envio da documentação listada nos Artigos 5° e 6°, exclusivamente para o email bolsasppgcmh@gmail.com2.

Parágrafo único – A Comissão de Seleção não se responsabilizará por inscrições não efetivadas em decorrência de eventuais problemas técnicos com o email. Sugere-se pedir confirmação de recebimento. Artigo 4o – São condições para a inscrição no processo seletivo:

I – Estar regulamente matriculado no curso de Mestrado do PPGCMH; II – Não estar aposentado.

Artigo 5o – São documentos obrigatórios para a inscrição:

I – Formulário de Inscrição (Anexo I deste Edital), devidamente preenchido.

II – Planilha de Pontuação do Currículo (.xls) (Anexo III deste Edital) devidamente preenchida. (Devem ser seguidas as Orientações para o preenchimento da planilha que constam no Anexo IV deste Edital.)

III – Cópia simples dos documentos comprobatórios da planilha. Os arquivos dos documentos devem ser enviados em formato digital e obrigatoriamente nomeados de acordo com a numeração da planilha (p. ex., doc1.1.pdf, doc2.2.jpg). Esse número é gerado pela planilha durante o seu preenchimento. Arquivos numerados de forma equivocada serão desconsiderados.

IV – Histórico do Curso de Mestrado no PPGCMH extraído do Portal do Aluno.

Artigo 6o – É documento obrigatório para os candidatos que indicarem a condição de hipossuficiência econômica, a Declaração de Hipossuficiência Econômica para Aferição de Nível Socioeconômico (Anexo II deste Edital), devidamente preenchida.

§ 1º – A condição de hipossuficiência econômica é caracterizada como possuir renda familiar per capita de até 1 (um) salário mínimo nacional e será demonstrada por meio de comprovantes de renda (declaração de imposto de renda mais atual ou declaração de isento; extratos bancários e contracheques dos meses de setembro, outubro e novembro de 2020); e carteira de trabalho (páginas de identificação, páginas dos contratos de trabalho e página em branco seguinte ao último contrato de trabalho).

§ 2º – A documentação comprobatória da condição de hipossuficiência do candidato deverá ser enviada junto com os demais documentos obrigatórios para a inscrição estabelecidos no Artigo 5º.

Artigo 7o – A condição de hipossuficiência econômica é avaliada pela razão entre a renda familiar bruta mensal e o total de pessoas da família, calculada da seguinte forma:

a) calcula-se a soma dos rendimentos brutos auferidos por todas as pessoas da família a que pertence o aluno, considerando o período de setembro a novembro de 2020;

b) calcula-se a média mensal dos rendimentos brutos apurados conforme o item “a” acima; c) divide-se o valor apurado no item “b” acima pelo número de pessoas da família do candidato.

2 Este email foi criado exclusivamente para este processo seletivo e será desativado após a divulgação dos resultados finais.

(3)

§ 1o – Para a condição de hipossuficiência econômica, serão computados todos os rendimentos brutos de qualquer natureza percebidos pelas pessoas da família a título regular ou eventual.

§ 2o – A condição de hipossuficiência econômica só será avaliada se for enviada a documentação completa exigida.

V – DA SELEÇÃO

Artigo 8o – A Comissão de Seleção analisará os documentos dos candidatos no período de 21 a 27 de dezembro de 2020.

Artigo 9o – As cotas de bolsas serão assim distribuídas: 80% para ampla concorrência e 20% para candidatos em condição de hipossuficiência.

Parágrafo único – A ocupação das cotas de bolsas será realizada na proporção de 4 (quatro) candidatos classificados por mérito para 1 (um) candidato em condição de hipossuficiência, nessa ordem.

Artigo 10o – As cotas de bolsas para candidatos em condição de hipossuficiência serão distribuídas considerando as seguintes disposições:

I – Candidatos em condição de hipossuficiência concorrerão, ao mesmo tempo, às cotas de bolsas reservadas e àquelas destinadas à livre concorrência;

II – Candidatos em condição de hipossuficiência classificados no subconjunto referente às cotas de bolsas oferecidas para a ampla concorrência (80% das cotas), não serão computados para efeito do preenchimento das cotas de bolsas reservadas (20% das cotas);

III – Não havendo candidatos em condição de hipossuficiência aprovados em número suficiente para ocupar as cotas de bolsas reservadas, essas serão revertidas para a ampla concorrência, sendo ocupadas pelos demais candidatos aprovados, conforme a ordem de classificação no Processo Seletivo regido por este Edital;

IV – O ordenamento dos candidatos incluídos na condição de hipossuficiência econômica será realizado pelo mérito acadêmico, conforme apresentado no Artigo 12 deste Edital.

Artigo 11 – A avaliação dos candidatos incluídos na condição de ampla concorrência (80% das cotas), bem como dos candidatos incluídos na condição de hipossuficiência econômica (20% das cotas), relativa à concessão de bolsa, resultará da análise do mérito acadêmico conforme determinado no Artigo 12 deste Edital.

Artigo 12 – A seleção dos candidatos será realizada com base no mérito acadêmico, considerando os seguintes quesitos e máximo de pontos:

a) Produção Científica – 600 pontos b) Experiência Profissional – 250 pontos c) Titulação – 50 pontos

d) Atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão – 100 pontos

Parágrafo único – A pontuação final de cada candidato é o resultado da soma dos pontos obtidos nos quatro quesitos acima.

(4)

Artigo 13 – Em caso de empate na pontuação final de candidatos, serão utilizados os seguintes critérios de desempate, nesta ordem:

a) Maior pontuação no item Produção Científica;

b) Persistindo o empate, maior pontuação no item Experiência Profissional;

c) Persistindo o empate, maior pontuação no item Atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão; d) Persistindo o empate, maior número de conceitos A no Histórico do Mestrado do PPGCMH; e) Ainda persistindo o empate, será realizado um sorteio online.

VI – DAS EXIGÊNCIAS PARA CONCESSÃO DA BOLSA Artigo 14 – São exigências para a concessão da bolsa de estudos:

I – Ser classificado no processo seletivo deste Edital;

II – Estar regularmente matriculado no curso de Mestrado do PPGCMH; III – Não estar aposentado;

IV – Manter dedicação integral às atividades do PPGCMH, ressalvada expressa permissão legal ou previsão em ato normativo específico da CAPES/CNPq;

V – Assinar o Termo de Compromisso, conforme modelo a ser fornecido;

VI – Quando possuir vínculo empregatício, estar liberado das atividades profissionais sem percepção de vencimentos, ressalvada expressa permissão legal ou previsão em ato normativo específico da CAPES/CNPq;

VII – Não possuir relação de trabalho com a UFRGS;

VIII – Não acumular a percepção da bolsa com outra proveniente de recursos públicos (exigência da CAPES) ou de quaisquer agências nacionais, estrangeiras ou internacionais de fomento ao ensino e à pesquisa ou congêneres (exigência do CNPq);

IX – Não ser aluno em programa de residência médica;

X – Fixar residência em Porto Alegre ou Região Metropolitana, ressalvada expressa permissão legal ou previsão da Comissão de Gestão do PPGCMH.

Parágrafo único – O CNPq estabelece exceção referente ao item VI do Artigo 14º supra, permitindo o acúmulo da bolsa de estudos com os proventos conforme Resolução Normativa 017/2006: item 4.2.3, letra f, para:

“docentes e pesquisadores de instituições de ensino e pesquisa, matriculados em cursos de pós-graduação com conceito 5, 6 ou 7 e distantes mais de 250 km (duzentos e cinquenta quilômetros) da instituição de origem. Nestes casos, o bolsista deve comprovar o afastamento autorizado pela instituição de origem e se comprometer, por escrito, a retornar à sua instituição pelo tempo de recebimento da bolsa ou, alternativamente, ressarcir o CNPq pelo montante recebido com as correções previstas em lei. O coordenador do curso será o responsável e o depositário desses documentos.”

VII – DAS OBRIGAÇÕES DO BOLSISTA Artigo 15 – São obrigações do bolsista durante o período da bolsa de estudos:

(5)

I – Apresentar à Comissão do PPGCMH relatório de atividades a cada 12 meses de bolsa, acompanhado dos documentos comprobatórios, no novo modelo fornecido no site do PPGCMH; III – Realizar estágio de docência, conforme o Regimento Interno do PPGCMH, ressalvado o caso previsto no § 1º deste artigo.

IV – Não interromper ou abandonar o curso, antes de apresentar justificativa e obter, por escrito, autorização prévia da Coordenação do PPGCMH;

V – Comunicar imediatamente à Coordenação do PPGCMH qualquer alteração de natureza incompatível com as normas de concessão da bolsa.

§ 1º – O docente de ensino superior que comprovar atividades docentes acatadas pela Comissão de Pós-Graduação do PPGCMH ficará dispensado do estágio de docência.

§ 2º – A inobservância por parte do bolsista aos requisitos deste Edital, em qualquer momento durante o período de vigência da bolsa, acarretará a imediata interrupção dos repasses, bem como a obrigação de restituição à CAPES/CNPq dos recursos aplicados irregularmente.

VIII – DA DURAÇÃO E RENOVAÇÃO DA BOLSA

Artigo 16 – A bolsa será concedida pelo prazo de até 12 (doze) meses, sendo permitida a renovação anualmente até atingir o limite de 24 (vinte e quatro) meses, se atendidas as seguintes condições:

I – Aprovação do relatório anual de atividades do bolsista;

II – Persistência das condições pessoais do bolsista, que ensejaram a concessão anterior, conforme Artigo 14 deste Edital.

Parágrafo único – Na apuração do limite de duração das bolsas, considerar-se-ão também as parcelas recebidas anteriormente pelo bolsista, advindas de outro programa de bolsas da CAPES/CNPq e de demais agências para o mesmo nível de curso, assim como o período do estágio no exterior subsidiado por qualquer agência ou organismo nacional ou estrangeiro.

IX – DA MANUTENÇÃO, PRORROGAÇÃO, SUSPENSÃO, CANCELAMENTO E REVOGAÇÃO DA BOLSA

Artigo 17 – As normas específicas para manutenção da bolsa – especialmente as que tratam das possibilidades de afastamento da sede e de acúmulo da bolsa com vínculo empregatício posterior à concessão–, bem como para prorrogação, suspensão, cancelamento e revogação da bolsa, estão estabelecidas nos atos normativos vigentes da CAPES/CNPq, especificados no Art. 1° deste Edital e disponíveis no site do PPGCMH, em http://www.ufrgs.br/ppgcmh/site/ensino/bolsas.

X – DOS RESULTADOS DO PROCESSO SELETIVO

Artigo 18 – A listagem preliminar de candidatos selecionados para futura concessão de bolsa de estudos, por ordem de classificação, será enviada por email aos candidatos inscritos, no dia 28 de dezembro de 2021.

(6)

Artigo 19 – Após o período de recursos de que trata o Artigo 20 deste Edital, a listagem final dos candidatos selecionados para futura concessão de bolsa de estudos, por ordem de classificação, será divulgada no dia 04 de janeiro de 2021, no site do PPGCMH (www.ufrgs.br/ppgcmh).

XI – DOS RECURSOS

Artigo 20 – Os recursos, fundamentados, devem ser encaminhados à Comissão de Seleção exclusivamente para o email bolsasppgcmh@gmail.com, no período de 29 a 30 de dezembro de 2020. Os recursos serão respondidos individualmente também por email.

XII – DA DISTRIBUIÇÃO DAS BOLSAS

Artigo 21 – As bolsas serão distribuídas com base nas cotas disponíveis e sempre que houver novas liberações, obedecendo à ordem de classificação dos candidatos selecionados neste Edital.

Artigo 22 – No momento do chamamento para a ocupação da cota, será verificado se o candidato selecionado atende às exigências para concessão da bolsa estabelecidas no Artigo 14 deste Edital e nas normas vigentes da CAPES e do CNPq.

XIII – DA VIGÊNCIA DOS RESULTADOS E OUTROS CASOS

Artigo 23 – A vigência dos resultados se encerra na data de divulgação dos resultados finais do próximo Edital de bolsas de Mestrado, que se dará conforme o estabelecido no Regimento Interno do PPGCMH. Artigo 24 – Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Seleção.

ANEXOS

Todos os anexos abaixo estão disponíveis junto à publicação do presente Edital, no site do PPGCMH, em www.ufrgs.br/ppgcmh.

Anexo I – Formulário de Inscrição à Seleção de Candidatos a Bolsas de Estudos

Anexo II – Declaração de Hipossuficiência Econômica para Aferição de Nível Socioeconômico Anexo III – Planilha de Pontuação do Currículo

Anexo IV – Orientações para preenchimento da Planilha de Pontuação do Currículo Anexo V – Qualis Periódicos CAPES – Classificações de Periódicos Quadriênio 2013-2016

Porto Alegre, 14 de dezembro de 2020.

Prof. Alvaro Reischak de Oliveira Presidente da Comissão de Seleção

Referências

Documentos relacionados

FGTS mês Base FGTS Faixa IRRF Base IRRF Faixa Patr..

Conclui-se com este estudo que existe uma correlação inversa, moderada e significativa entre a força de extensores de joelho e o equilíbrio dinâmico em indivíduos com DP.

Obs 2 : Com base nos valores dos potenciais matriciais obtidos ao longo do perfil do solo, pode-se obter a tendência do movimento de água. Desse modo, os potenciais matriciais

O objetivo deste estudo é avaliar a qualidade de vida de pacientes portadores de glaucoma, comparando pacientes do sistema público de saúde atendidos no Hos- pital Universitário

3.10. O ato de inscrição pressupõe plena concordância com os termos deste Edital. A inscrição no Programa de Patrocínios Banco do Brasil 2010 não garante ao Proponente a

1. Etnografia Concorrente: São realizados estudos curtos e interativos antes do inicio do desenvolvimento, para que sejam colhidos os requisitos iniciais e a geração dos

Nos termos do Art. 2º da Portaria Nº. 18/2007 GP1 e, após a adoção da regular tramitação processual, remeto os presentes autos à Instância Superior para os devidos fins. 2º

299/2017, constatou que "o presente recurso especial, oriundo do Tribunal de Justiça de São Paulo, veicula controvérsia jurídica multitudinária ainda não