• Nenhum resultado encontrado

DIRETRIZES E NORMAS GERAIS PARA A UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DIRETRIZES E NORMAS GERAIS PARA A UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

DIRETRIZES E NORMAS GERAIS PARA A UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS

Estas são diretrizes e normas gerais que a Igreja de Pelotas apresenta à Universidade Católica.

Deseja, com isso, que a UCPel seja cada vez mais fiel a seu ideal e responda à sua identidade católica.

Estas diretrizes são, também, uma resposta ao convite que o Papa João Paulo II nos faz na Constituição Apostólica sobre as Universidade Católicas.

Que elas sejam fecundas e que encontrem em cada professor, servidor e aluno o amor e a energia necessária.

Dom Jayme Chemello Bispo de Pelotas Em 03.07.91

(2)

I Parte

DIRETRIZES PARA A UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS

1 – IDENTIDADE

1.1 – Vínculo com a Igreja

A Universidade Católica de Pelotas, por sua origem e natureza, vincula-se estreitamente à Igreja de Pelotas.

Dessa relação, decorrem as seguintes exigências: a) fidelidade à mensagem cristã;

b) reconhecimento e adesão à autoridade magisterial da Igreja em matéria de fé e moral;

c) comunhão com o Pastor e a Pastoral diocesana e, através dele, com a Igreja Universal. Ao Bispo Diocesano cabe por ofício a responsabilidade de promovê-la, acompanhá-la e assisti-la na busca permanente de sua identidade católica e no relacionamento harmônico com as autoridades civis.

1.2 – Universidade Católica 1.2.1 – Como Universidade

É uma comunidade acadêmica representada por vários campos do saber humano que se dedica à investigação, ao ensino e às várias formas de serviços correspondentes à sua missão cultural. Contribui, de modo rigoroso e crítico, para a defesa e o desenvolvimento da dignidade humana e para a herança cultural.

1.2.2 – Como Católica

Tem como objetivo maior garantir a presença cristã no mundo universitário perante os grandes problemas sociais e culturais.

São suas características essenciais:

a) uma inspiração cristã que não se limita ao indivíduo, mas que se estende à comunidade universitária;

(3)

b) uma reflexão incessante, à luz da fé católica, sobre o conhecimento humano acumulado, ao qual procura também contribuir através das próprias investigações;

c) a fidelidade à mensagem cristã tal como é apresentada pela Igreja; d) o empenho institucional que se põe ao serviço do povo de Deus na

sua caminhada ao objetivo transcendente que dá significado à vida.

1.2.2.1 – Comunidade Acadêmica

É uma comunidade humana autêntica, caracterizada pelo respeito recíproco e pelo diálogo sincero, promovendo a unidade cuja fonte brota da sua consagração à verdade, na diversidade dos campos do saber, de uma comum compreensão da dignidade humana e, em última análise, da pessoa e da mensagem de Cristo que dá à Instituição o seu caráter distintivo. Nesse âmbito, compreende-se o papel particularmente importante da teologia na investigação compartilhada de uma síntese do saber, no diálogo entre a fé e razão, bem como na animação de toda a estrutura da Universidade, visando à formação de uma comunidade de saber, de testemunho e de serviço.

Os professores universitários cresçam sempre mais em competência, articulando suas disciplinas a uma visão de mundo compatível e coerente com a dignidade humana. Os professores cristãos, por sua vez, testemunhem a desejada integração entre fé e cultura, entre competência profissional e sabedoria cristã.

Os estudantes persigam uma educação que os torne capazes de um juízo racional e crítico, conscientes da dignidade transcendente do ser humano, em direção a uma formação profissional que compreende os valores éticos e o sentido de serviço às pessoas e à sociedade.

Os dirigentes promovam uma gestão de serviços guiados pela coragem, pelo diálogo e pela criatividade intelectual.

(4)

O pessoal administrativo testemunhe o empenho e a competência como qualidades indispensáveis para a identidade e a vida da Universidade.

A Universidade frui da autonomia institucional necessária ao cumprimento dos objetivos e das funções com eficácia e garante aos seus membros a liberdade acadêmica no resguardo dos direitos individuais e comunitários no âmbito das exigências da verdade e do bem comum. Autonomia institucional significa que o governo de uma instituição acadêmica é e permanece interno à instituição. Liberdade acadêmica é a garantia dada a quantos se dedicam ao ensino e à investigação de poder procurar, no alcance do seu campo específico de conhecimento e de acordo com os métodos próprios de tal área, a verdade em toda a parte onde a análise e a evidência os conduzam, e de poder ensinar e publicar os resultados de tal investigação, tendo presentes os critérios citados, isto é, de salvaguarda dos direitos do indivíduo e da comunidade, das exigências da verdade e do bem comum. (Vaticano II, Gaudium et spes nº 59, Gravissimum educationis nº 10)

1.2.3 – Como Comunitária

Porque nascida de uma comunidade concreta que é a Igreja de Pelotas e marcada por uma vocação regional, a Universidade Católica de Pelotas é comunitária na medida em que:

a) empreende as suas atividades sem finalidade lucrativa, antes revertendo seus eventuais excedentes financeiros na demanda orientada pelos objetivos da própria Instituição;

b) mantém íntima vinculação com a comunidade através dos seus programas de ensino, pesquisa e extensão com manifesto objetivo social.

(5)

A Universidade Católica de Pelotas, por conseguinte, realiza a sua tarefa comunitária quando ausculta os interesses, problemas e anseios da comunidade, interessa-se no encaminhamento das soluções dessas questões, defende o direito universal à educação e busca sempre mais a qualidade do seu ensino.

2 – MISSÃO

2.1 – Serviço à Igreja e à Sociedade

A Universidade Católica de Pelotas, nascida do coração da Igreja, realiza fundamentalmente a sua contribuição ao bem da sociedade através da investigação, da permuta, da produção e da transformação do saber.

Ela compartilha com todas as outras universidades daquele “gaudium de veritate” tão caro a Santo Agostinho, daquela alegria de procurar a verdade, de descobri-la e de comunicá-la em todos os campos do conhecimento.

No serviço à sociedade, o interlocutor privilegiado deve ser naturalmente o mundo acadêmico, cultural e científico da região em que atua a Universidade, encorajando-se formas originais de diálogo e de colaboração com os demais organismos representativos da sociedade em favor do desenvolvimento, da compreensão entre as culturas e da defesa da natureza.

É também mediante o ensino, a pesquisa e a prestação de serviços que a Universidade Católica se faz meio de evangelização e oferece a sua indispensável contribuição à Igreja.

Para a realização desta sua grande missão de prestar serviço à Igreja, sempre no âmbito da sua competência, a Universidade deve:

(6)

a) preparar homens e mulheres que, inspirados nos princípios cristãos, sejam capazes de assumir posições de responsabilidade na própria Igreja e de responder com competência científica às exigências do tempo;

b) ser instrumento cada vez mais eficaz do progresso cultural e do bem-estar social quer para os indivíduos, quer para a sociedade. Para tanto, em suas atividades inclui-se o estudo dos graves problemas contemporâneos, reservando especial atenção às suas dimensões éticas e religiosas, exaltando tudo o que dá pleno significado à vida humana. Assim, a Universidade tem o dever de empenhar-se no processo de libertação da América Latina e do Brasil do jugo dominador externo, desenvolvendo uma consciência histórica e posicionada frente ao espírito da época. Cumpre, igualmente, sua missão quando ausculta, abre caminhos, forma líderes e participa, através da educação permanente e de outros serviços, da vida e promoção dos homens e da comunidade, nela atuando de forma transformadora.

2.2 – Universidade, Cultura e Evangelização

“Não existe senão uma cultura: a do homem que provém do homem e é para o homem.” (João Paulo II, Discurso à Univ. de Coimbra. 15.5.82).

Plantada no seio de uma cultura cujos elementos constitutivos de identidade procura investigar, promover e defender, a Universidade Católica está também sempre mais atenta às culturas do mundo de hoje e às várias tradições culturais existentes dentro da Igreja.

A Universidade contribui com a sociedade e a Igreja precisamente mediante o indispensável diálogo com essas diferentes culturas, discernindo os seus aspectos positivos e negativos, acolhendo as contribuições autenticamente humanas e desenvolvendo os meios com

(7)

os quais possa intercambiar os conteúdos de uma leitura crítica e avaliativa a partir da fé e da razão.

Um campo que interessa de um modo especial à Universidade Católica é o diálogo entre pensamento cristão e ciências modernas para cuja tarefa exigem-se pessoas particularmente preparadas que sejam dotadas também de uma adequada formação teológica e capazes de enfrentar as questões epistemológicas então suscitadas. A Universidade Católica de Pelotas participa da tarefa evangelizadora da Igreja ao estabelecer fecundo liame entre a mensagem libertadora do Evangelho e a pluralidade e imensidade dos campos do saber. É transformar a partir de dentro, atingir e mesmo modificar, pela força do Evangelho, os critérios de julgamento, os valores que contam, os centros de interesse, as linhas de pensamento, as fontes de inspiração e os modelos de vida da humanidade.

2.3 – Universidade Católica e Pastoral

A Universidade Católica, em harmonia com a missão evangelizadora da Igreja Universal e por sua origem, natureza e história, tem o dever de integrar-se sempre a partir da sua especificidade, na ação pastoral da Diocese de Pelotas.

Para a colimação desse objetivo, ela deve encontrar caminhos para promover essa ação pastoral junto aos membros da Comunidade Universitária através dos seguintes procedimentos:

a) privilegiar os meios que facilitem a integração da formação humana e profissional com os valores religiosos à luz da doutrina católica;

b) cuidar do desenvolvimento humano e espiritual daqueles que professam a fé católica de maneira que a Comunidade Universitária possa crescer numa autêntica comunhão de valores cristãos e na colaboração construtiva de uma nova ordem social, política, econômica e cultural.

(8)

“De modo singular, a Universidade Católica contribui para manifestar a superioridade do Espírito que nunca pode, sem o risco de perder-se, consentir em colocar-se ao serviço de qualquer outra coisa que não seja a procura da Verdade.” (Paulo VI aos Delegados da FIUC – 27.11.72).

(9)

II Parte NORMAS GERAIS

A natureza destas Normas Gerais

Art. 1º - A UCPel, de acordo com a Autoridade Eclesiástica Diocesana, reger-se-á segundo as Normas Gerais da Constituição Apostólica do Sumo Pontífice João Paulo II “Sobre as Universidades Católicas”, de 15 de agosto de 1990, integrando-as nos documentos relativos à sua administração e conformando os seus Estatutos a estas Normas Gerais e às suas aplicações.

A natureza de Universidade Católica

Art. 2º - A UCPel está formalmente vinculada à Igreja tanto em sua criação pela Mitra Diocesana, quanto pelos seus Estatutos e Regimento.

§ 1º - O ensino, a pesquisa e a extensão na UCPel devem ser inspirados e realizados segundo os ideais, os princípios e os comportamentos católicos.

§ 2º - Os princípios católicos e o ensino católico devem influir em todas as atividades e atos oficiais da UCPel, respeitando plenamente a liberdade de consciência de cada pessoa.

§ 3º - A UCPel goza da autonomia institucional para realizar a sua identidade específica e cumprir a sua missão. Possui liberdade de ensino, pesquisa e extensão, salvaguardados os direitos dos indivíduos e da comunidade, de acordo com as exigências da verdade e do bem comum.

(10)

Comunidade Universitária

Art. 3º - A Comunidade Universitária da UCPel é formada pelos corpos docente, discente e do pessoal administrativo.

§ 1º - A responsabilidade de manter e reforçar a identidade católica da Universidade, fundamentalmente atribuição do Chanceler e do Conselho Superior, deve ser também partilhada por todos os membros da Comunidade Universitária.

§ 2º - A identidade da Universidade Católica está ligada essencialmente à qualidade dos professores e ao respeito à doutrina católica.

§ 3º - O recrutamento, seleção e contratação de professores e pessoal administrativo deve atender às exigências dos dois parágrafos precedentes. Cabe ao Chanceler o estabelecimento dos critérios adequados à:

• inscrição para concurso público ou contratação de professores • e à inscrição para concorrer a cargos administrativos, bem como

vetar aqueles candidatos que, a seu juízo, não se ajustem às normas estabelecidas.

§ 4º - Todos os professores, pessoal administrativo e estudantes, mesmo os não católicos, devem reconhecer e respeitar o caráter católico da UCPel. Particularmente, os teólogos católicos sejam fiéis ao Magistério da Igreja.

§ 5º - No momento da nomeação, todos os professores e todo o pessoal administrativo devem ser informados, formalmente, da identidade católica da Instituição e das suas implicações, bem como da sua responsabilidade em promovê-la ou, ao menos, respeitá-la.

(11)

§ 6º - A educação dos estudantes deve integrar o amadurecimento acadêmico e profissional com a formação nos princípios morais e religiosos e com a aprendizagem da doutrina social da Igreja, incluindo uma formação ética apropriada à profissão para a qual ela prepara. Além disso, a UCPel deve oferecer sistematicamente cursos de teologia católica a todos os estudantes.

§ 7º - À Teologia cabe inspirar o diálogo entre a fé e os diversos ramos do saber. Por isso, a Universidade reconhece a importante missão do Instituto de Teologia Paulo VI.

A UCPel na Igreja

Art. 4º - A UCPel mantém a comunhão com a Igreja Universal e com a Santa Sé, devendo relacionar-se a instituições congêneres para mútua colaboração e intercâmbio.

Parágrafo Único – A UCPel põe-se em estreita comunhão com a Igreja Diocesana, especialmente com o seu Bispo, e de acordo com a sua natureza de Universidade, contribui para a missão evangelizadora da Igreja, pelo ensino católico, pela inserção em atividades pastorais e pela Pastoral Universitária.

Pastoral Universitária

Art. 5º - A Pastoral Universitária é aquela atividade da Universidade que oferece aos membros da própria Comunidade a ocasião de coordenar o estudo acadêmico com os princípios religiosos e morais, integrando assim a vida com a fé.

(12)

facilitam a integração da formação humana e profissional com os valores religiosos à luz da doutrina católica, com o fim de unir aprendizagem intelectual com a dimensão religiosa da vida.

§ 2º - O Bispo Diocesano nomeará 1(um) capelão universitário e outras pessoas qualificadas para promoverem a pastoral específica em favor da Comunidade Universitária.

Colaboração

Art. 6º - A UCPel deve realizar intercâmbio e buscar a colaboração de outras IES católicas a fim de melhor enfrentar os complexos problemas da sociedade moderna e reforçar sua identidade católica.

Parágrafo Único: A UCPel, em conformidade com sua natureza e missão, também participará de programas de outras IES, quer privadas quer estatais. Cumprindo o dever de engajar-se no processo de libertação da Região, do Brasil, e da América Latina, colaborará em programas governamentais e com os projetos de organismos regionais, nacionais e internacionais em favor da justiça social e da construção de uma nova ordem econômica, política, social e cultural.

Jayme Chemello Bispo de Pelotas Em 03.07.1991

Referências

Documentos relacionados

[r]

Mineral supplements produced from the solid salt residues from aquaculture tanks and from the desalination waste provide similar dry matter, nutrient and water intakes and

Com base nos fatores considerados durante a pesquisa, pôde-se observar que o grupo Algar (através da universidade corporativa – UniAlgar), em seus 20 anos de

Vale destacar, ainda, que, apesar de a ação de Saturnino de Brito em Passo Fundo ser mencionada pela historiografia especializada, não se dispõem de estudos aprofundados na

• Quando o navegador não tem suporte ao Javascript, para que conteúdo não seja exibido na forma textual, o script deve vir entre as tags de comentário do HTML. <script Language

Desta forma, a docência, inserida neste contexto, é apontada por Vasconcelos (1997) como uma das profissões de alto risco pela Organização Internacional do Trabalho (OIT)

• A falta de registro do imóvel no CAR gera multa, impossibilidade de contar Áreas de Preservação Permanente (APP) na Reserva Legal (RL), restrição ao crédito agrícola em 2018

Troglóbios são animais restritos ao ambiente subterrâneo, que evoluíram sob um regime seletivo muito particular – ausência total de luz, estabilidade ambiental e