• Nenhum resultado encontrado

Rio de Janeiro, Quarta-feira, ^ ' «iiimiiiiii""' Paralisadas ainda as negociações de armistício na Coréia. Vantagem dos Estados Unidos sobre a Rússia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Rio de Janeiro, Quarta-feira, ^ ' «iiimiiiiii""' Paralisadas ainda as negociações de armistício na Coréia. Vantagem dos Estados Unidos sobre a Rússia"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

. .... jiiiniiiiiiiiiiMfiiPI,.!"- "¦¦" I ¦'¦ ¦'¦¦¦¦¦""¦""¦¦¦'-,"-"-"'*'¦' i..*-...-i.i,...i-i..^i.j-^v....-^'...*,'.*.i.*.-,*Jj-..j*i... *¦**.,-;•:{;..¦¦••¦¦,¦*,->*W^ mrKWj* wtf&tifxfttmrfv,'*

I

¦

O Matutino de Maior Tiragem da

Capital da República

O TEMFO — PrevisBes até 2 horas de amanhã, no Dia* trito Federal: Tempo — Instável sujeito a chuvas. Temperatura — Estável. Vento —¦ Variáveis, frescos. TEMPERATURAS MÁXIMAS E MÍNIMAS DE ONTEM: Universidade Rural, 32,1-22,3; Santa Cruz, 31,8-22,6; Bar&o da Taquara, 32,4-22,6; Méier, 33,7-24,2; Penha, 32,8-23.0; Bangu, 33,0-18,2; Jardim Botânico, 28,4-21,0; Inanema, 27,4*20,4; PSo de Acucar, 31,1-20,8 e Praça

Qulnbze, 28,4-22,4.

Dí arío d^Notícías

Constituição, 11 — Tel.: 42-2910 (Rede interna)

^•'•«iiimiiiiii""' ¦"lllllirri

Rio de Janeiro, Quarta-feira, 12 de Dezembro de 1951

Fundado em 1930 - Ano XXII - N. 8.935

Propriedade da tt. A

UIAKIO UÜ IsmiUiAb

O. R. Dantas, presidente; M. Gomes Moreira,

tesoureiro; Aurélio Silva, secretário.

ASSINATURAS:

Ano, Or$ 120,00; Semestre, Crí? 80,00; Trim., Cr? 30,00 Bap. 8. Paulo: W. Farinello * ti. Bento, 320, 3-J, T. 83*1512 ED. DE HOJE: % SEÇÕES, 16 PAGS. — Gr.$ 1,0»

Tremendo impulso no desenvolvimento econômico do Brasil

Estender-se-á o programa de trabalhos

por vários anos e envolverá despesas de,

aproximadamente, 1 bilião de dólares

Dêsse total, metade será fornecida pelo governo brasileiro, 300

mi-Ihões de dólares pelo Banco Mundial e o restante por outros

insti-tutos de crédito, possivelmente o Banco de Exportação e

Importa-ção dos Estados Unidos

Paralisadas ainda as negociações de armistício na Coréia

NOVA

YORK, 11 (U. P.) — Diz o «Journal of Commer-ce» que «o desenvolvimen-t.o econômico do Brasil pode re-ceber tremendo impulso, em fu-turo não muito distante, graças a amplos empréstimos do Ban-co Mundial, que, ao que espera o governo brasileiro, totaliza-ráo 300 milhões de dólares.

«Fontes fidedignas informam que funcionários do Banco es-tariam favoravelmente dispôs-tos para com a ajuda ao desen-volvimento brasileiro, em larga escala, e que o governo brasi-leiro já preparou o terreno

pa-Mercado do café

NOVA YORK, 11 (U. P.) — O café Santos «S» a termo fe-ehou entre 12 pontos de alta e 2 de baixa, tendo sido vendi-dos 140 contratos. O Santos «U» fechou inativo e de nomi-nalmente sem alteração a 10 pontos de alta.

No mercado para entrega Imediata, todos os preços per-maneceram inalterados, com o Santos 4 cotado a 53 cents de. dólar a libra-pêso e os eafês colombianos a 58 cents.

ra receber êsses empréstimos, com a aprovação da lei tribu-tária de «economia forçada», no intuito de mobilizar as rendas necessárias para corresponder ao programa de assistência ex-terna.

«O programa de desenvolvi-mento, tal como está concebido atualmente, se estenderá por vários anos e envolverá despe-sas de, aproximadamente, um bilião de dólares. Dêsse total, metade seria fornecida pelo go-vêrno brasileiro, 300 milhões pelo Banco Mundial e o res-tante por outros institutos de crédito, possivelmente o Banco de Exportação e Importação dos Estados Unidos.

«O programa deve cobrir em-preendimentos tais como pro-dução de energia elétrica, esta-belecimento e expansão das in-dústrias básicas e melhoramen-to dos meios de transporte. A seleção dos campos específicos de investimento será orientada, provavelmente, eni grande me-dida, pelo chamado Plano Salte e pelas recomendações da Co-missão Mista Brasil - Estados Unidos, que estuda atualmente as possibilidades econômicas do pais.

«Os arranjos para o

financia-DESARMAMENTO MUNDIAL

Admitiram ps Quatro Grandes a necessidade

da realização de uma conferência para

tra-tar da questão

pARIS, 11 (A. F. P.) — Os •¦ ministros das «Quatro Gran-des Potências» componentes ds subcomissão de desarma-mento, que hoje terminou seus trabalhos, admitiram o prin-cipio da 'realização de uma conferência mundial para tra-tar da questão do desarma-mento.

Essa resolução figura desta-cadamente no relatório quç a subcomissão redigiu para a Comissão Política da Assem-bléia Geral das Nações Unidas.

Sérios desacordos

PARIS, 11 (U. P.) — As qua-tro grandes potências «concor-daram por unanimidade» numa

Spaak renunciou

ESTRASBURGO, 11 (U.P.) — O socialista belga Paul Hen-ri Spaak renunciou à presiden-cia da Assembléia do Conselho da Europa, num sintoma de que movimento pela unidade eu-ropéia está morrendo. A «ua renúncia ocorreu em melo a uma séria divergência «obre a criação do Exército Europeu, o método esposado pelos Es-tados Unidos para o aproveita-mento de soldados alemães na defesa da Europa Livre. Os ml-nistros do Exterior da França, Alemanha Ocidental, Itália, Bél-gica, Holanda e Luxemburgo, estavam reunidos em sessão se-creta numa tentativa de repa-•rar as divergências sobre a cria-ção do exército antes que o plano fracasse.

longa lista, de «sérios e fun-damentais desarcordos» sobre o desarmamento e sobre o contro-le da bomba atômica, mas pro-puseram prosseguir na dis-cussão do assunto, no seio da restaurada e modificada Comis-são do Desarmamento. As qua-tro potências formalizaram o antigo desejo, tanto do Oriente quanto do Ocidente, de amai-gamar as antigas comissões dos Armamentos Convencionais • da Energia Atômica.

Entretanto, em seu relatório à Comissão Política especial da Assembléia Geral da ONU, de-ram parte de que estão polar-mente opostas quanto ao que a comissão combinada deve dis-cutir e como prosseguir com seus trabalhos. A publicação do relatório deixou poucas es-peranças de qualquer acordo básico, em futuro previsível.

mento pelo Banco Mundial en-traram na fase decisiva, há ai-guns meses, com a visita a Washington do ministro da Fa-zenda do Brasil, sr. Horácio Lafer, industrial e amigo de longa data do presidente Var-gas. Lafer indicou, quando de sua volta ao Brasil, que fundos do Banco Mundial poderiam ser obtidos se cobertos por di-nheiro internamente levantado. «Mais recentemente, o presi-dente do Banco, sr. Eugene Black, visitou o Brasil, presu-mindo-se que suas conversações com dirigentes brasileiros te-nham girado em torno do pro-posto programa de desenvolvi-mento. O ponto de vista do Banco é de que o Brasil tem grandes potencialidades para a expansão e pode assumir os en-cargos decorrentes de mais em-p:éstimos em dólar, sem sobre-carregar sua economia.

«A lei aprovada pelo Con-gresso brasileiro determina um aumento de 15 por cento no Imposto sobre a renda e de três por cento sobre o lançamento fiscal ordinário sobre os lucros . não distribuídos das empresas, por um período de 5 anos — 52-56. A lei eleva também cer-tas outras tributações mercan-tis. O governo, segundo a mes-ma lei, assume a obrigação de .Indenizar o imposto adicional de 15 por cento com bônus fe-derais, a serem emitidos a par-tlr de 1957. A vigência da tri-butação adicional fica condi-cionada à conclusão dos ajus-tes com o Banco Mundial, para o empréstimo. Se a obtenção desses fundos -não. ..estiver as-sente até julho do próximo ano, a vigência da nova tributação será adiada».

Vantagem dos Estados

Uni-dos sobre a Rússia

Jamais os soviéticos alcançarão os

america-nos na produção de armas atômicas

SAN

JUAN, Porto Rico, 11 (V. P.) - O senador democrata Brien McMahon presidente da Comissão Mista de Energia Atômica do Congresso dos Estados Unidos, declarou aqui que a vantagem dos Estados Unidos sobre a Rússia, em armas atômicas, é hoje maior

que há um ano. ., ' .* ; ,„¦ :¦.

McMahon que se aclia aqui em férias, em companhia de sua es-posa, disse em entrevista que a «iUssIa jamais alcançará os Estados Unidos na produção de armas atômicas, "desde que mantenhamos com todo o vigor o nosso programa de expansão". Acrescentou qiw foram "muito satisfatórios" os progressos no programa militar atômico nor-te-americano durante o ano de 1951, dizendo:

"Fizemos mais progressos em 1951 do que em qualquer período

de dois anos". , , ,.,,,. «_

"Tem sido também extraordinário", disse ainda McMahon, o progresso alcançado pelo programa de utilização da energia atômica para fins pacíficos, tanto «o indústria como na medicina".

Aliados e comunistas mantêm o desacordo sobre os

problemas dos prisioneiros de guerra e a fiscaliza'

ção da linha de suspensão das hostilidades

Expira a 27 do corrente o período provisório marcado para a solução

das divergências

p

AN MUN JOM, CORÉIA, 12 — Quarta-feira (De Arnold Dibble, correspondente da Uni-ted Press) — As negociações de ar-misticio na Coréia continuavam pa-ralisadas, sobre os problemas dos prisioneiros de guerra e fiscaliza-ção da trégua, faltando somente 15 dias para o vencimento do acôr-do sobre a linha "provisória" de suspensão das hostilidades.

Durante um breve momento na sessão de terça-feira, julgou-se pos-sivel que ambos os problemas po-deriam ser resolvidos rapidamente,

Wy:^yyyyy'y:yi;00y''.-'f^T-':'-í'r' v^yyy^yy ^--y-: yyp ¦¦'¦*•¦¦ ¦ ¦¦¦¦ < ¦."*..¦ ','¦. '¦ ¦ ¦¦ ¦¦ ¦; m

1

¦-¦,¦-¦:-::¦ y-:-^-.----yyyyyy.¦•*.-¦:¦:¦y.-:y..y.y.¦¦¦-¦-¦ y&yy-y-y-: ¦ ¦¦y-yyyyy--' yy-y.-y.y ¦:¦¦¦¦:¦¦ . .•:¦¦. ...:*.*. ¦..*¦¦-¦ . ¦•*

¦

1

IiiiiiiIih

¦* , *, *,,,,,, 1

PATRULHAS NO CANAL DE SUEZ — Desde que irromperam os choques entre as tropas inglesas que guarnecem o Canal de Suez e as forças egípcias, o 1» Batalhão do Regimento Real e solda*****- "¦« Rer/imento Cheshire e dos Fuzileiros Navais dão longas horas de guarda •'patrulha. Na gravura, soldados «spalhado s pelas dunas da zona do Canal, constróem

uma posição defensiva. — (Foto B.N.S.).

Caças a jato americanos e comunistas em renhidos combates

Sessenta e dois desses aviões estadunidenses enfrentam cerca de 115

aparelhos soviéticos do mesmo tipo, por duas vezes, no noroeste da Coréia

Virtualmente paralisada a luta nos setores de terra, ao longo de toda a

frente de 235 km

antes do período provisório que ex-pira a 27 do corrente, quando os delegados comunistas acederam fi-nalmente a tratar da questão dos prisioneiros de guerra, e Indicaram sua disposição de chegar a uma conciliação a respeito do rodízio das forças aliadas e do estabele-cimento de um organismo "único" para fiscalizar o cumprimento do armistício, depois de assinado o acordo.

Recusam-se os

vermelhos

Entretanto, os delegados verme* lhos retiraram sua oferta de con* cillaçüo e recusaram fornecer dado algum sobre os prisioneiros de guerra, a menos que o comando da ONU acedesse primeiramente a realizar uma troca "total", isto é, de todos os prisioneiros comunis* tas em poder dos aliados por to-dos os prisioneiros aliato-dos em po-der dos vermelhos. O que os co* munistas propõem em realidade t a troca de 120 mil prisioneiros co munistas chineses e norte-coreanos, que se encontram em poder dos aliados, por um número desconhe* cldo de prisioneiros de guerra da ONU. Ao todo, menos de 100 mil soldados das forças da ONU e sul-coreanas encontram-se classificados como "desaparecidos em ação", e os comunistas recusaram categòrl* camente dizer qual é o número de prisioneiros que tôm em seu poder. Os acontecimentos das duas ses* soes realizadas terça-feira fizeram passar para segundo plano a vlo-lação da zona neutra de Kaesong por parte de um bombardeiro bi-motor, nas primeiras horas daque* le dia. ¦ :i \

Ura avião até agora n>o identl-.ficàdoJaneou.*pelo.menòs.tr.ês bom*, bas, uma das quais nâo explodiu, e metralhou o subúrbio agrícola P>ó* ximo do quartel general de armis* ticio comunista, sem porém causar

baixas. . ,

O comando da ONU admitiu que "foi cometida uma violação" da zona neutra, porém o coronel de aviação aliado Andrew Klnney, en-carregado das investigações por parte do comando da ONU, decla-rou que seria apresentado um re* latório completo quando fossem terminadas as pesquisas.

O novo sub-comitê misto criado para discutir a troca de prlsionel-ros de guerra reuniu-se pela prl-meira vez, às 13 horas. Os comu-nlstas acederam às petições aliada» de discutir essa questão — quarto ponto do temário — depois que os delegados da ONU os acusaram re-petidas vezes de estarem realizan-do uma "chantagem" ao recusa-rem fornecer dados sobre os prl-sloneiros. Entretanto, cedo eviden-ciou-se que os comunistas se pio-punham reter todos os dados sô-bre essa questão até conseguit o que desejavam.

"Estamos dispostos a trocar todos os dados sobre a libertação dos prisioneiros de guerra — disse o major norle-coreano Lee Sans Cho.

"Perfeitamente; façamo-lo amanhã mesmo" respondeu o contra-almlrante R- E. Llbby, principal representante aliado no sub-comité

"Porém primeiro deveis acei-lar nossos princípios" — replicou Sang Cho.

Êsle propôs então que fossem 11-bertados todos os prisioneiros de guerra, quando fosse assinado o armistício. Libby recusou, pois o comando da ONU é partidário de que a troca se realize à base de"um por um": Um prisioneiro de guerra aliado por outro comunls-la. Jornalistas comunistas Insinua-ram que o número de prisioneiros de guerra aliados em podei dns vermelhos é Inferior a 5.000. Lib-by insistiu em que, antes de ser açoito o principio geral para a tro-ca de prisioneiros, devem sei re-velados os seguintes dados:

lv) _ Quantos prlsionçlros têm em cada um de seus acampamen-tos..,.__"

2') —¦ Onde se-encontram êsses acampamentos de prisioneiros*.*

3--) _ og nomes' de todos os prl-sloneiros,

CAI 0 PREÇO DO CACAU

MOVA YORK, 11 (U. Pj — O cacau para entrega imediata cotou-se hoje a 186 cruzeiros e 35 centavos a arroba, caindo 50 pontos. O Bahia Superior cotou-se a 195 cruzeiros e 44 centavos a arroba, caindo 75 pontos.

TÓQUIO,

12, quarta-feira (Peter Ralischer, correspondente da "United Press") — Caças a jato norte-americanos combateram com aparelhos comunistas da mes-ma classe, pela primeira vez nos últimos três dias, e proyàvelmen-te derrubaram dois deles e

danl-ficaram dois outros, enquanto a luta nos setores de terra conti-nuva virtualmente paralisada.

O quartel general do oitavo exér-cito informou que ao longo de toda a frente, de 235 quilômetros de extensão, houve apenas escara-mu ças de pouca importância.

Preso por embriagues um cisul brasileiro

Trata-se do sr. João Batista Teles Soares de Pina, em

exercício em São Francisco da Califórnia

Não quis pagar 80 cents de uma corrida de táxi

— 4 horas detido

esteve detido durante quatro ho- acusação de estar embriagado, ras, no fim da semana passada, para um posto da zona Sul

depois de um SAO

FRANCISCO, Califórnia, 11 — (U. P.) — A policia desta cidade Informou que o cônsul Interino do Brasil, Jo&o Batista Teles Soares de Pina, ¦"-"-¦- -*¦,* ¦"¦¦ *•*¦¦ "-¦"¦¦ """ -" ¦-..' ' ". Wi

;;¦?:<¦:<¦¦ ';*;'¦ m:-'-:ff\'0i-$i->i'-:W''W.•¦¦'¦v1*:?;? CííSiíVÍ:';;» '?¦¦ '-T':'/:'.:,:-:- ¦¦;.- -Vi: ;*. V. •¦ .:}i ¦:,:*. ¦ ii¦¦'*'; ¦;.. 'í':.::. ::':¦ l ¦ ¦:?i;.':.*íi:

íyyyyyyy.yyy :¦*¦.¦.¦.¦ ¦¦¦-¦•>:¦: :¦:¦ ¦ ¦:¦-¦*¦•¦ ¦¦ ¦¦y:-:-,:¦>:-¦¦¦ y-' :¦¦:¦;;¦:¦ ¦¦*:*,. *:-:•.*¦¦: ¦-:¦¦.-' ¦¦¦¦: ¦¦.¦¦¦:¦:•:¦:¦.¦-¦¦:¦:**- ¦¦¦¦¦¦ .-¦-.-. .¦:¦•*' ¦¦• ¦•¦¦ :¦•¦¦*.-:¦:¦¦* ¦.-.¦:¦ ¦:• :*:¦: •¦:¦:¦.¦¦:>

a

yy-r./yyyymyyy^yy.-*

<•*,

%

m —W

y^ymymmyyyyy^^M

!*¦¦*:

; ,*

'¦¦:¦: '••¦ v/.'•¦;•¦ --¦'* *v:«'VV ¦:¦¦;:>, x*'. ;¦:*¦*':..;":* ,.: ¦*•.•¦*: ;¦•¦;*¦¦; .,*-';- ;•;¦• *::.f :?*,;.¦:* * ¦¦¦¦¦:¦ ¦¦¦ :*¦: *¦••*.: ¦.* ¦¦;.:;... .*., * :¦:•¦¦*.:¥¦• •¦".¦¦*:: ¦•:•*¦ ; : .*.* ¦,-¦ ¦ :¦?, . ¦:¦

Xmm4^É^¥^^SbmmmmUd-0 •¦' WBÈfSL

V'l /' />

ÍMmWf'-'¦ ''««•*$;.' ¦/¦.***flW»ll«*b>J» '^¦ieJW*.*. ;«íi!',, Im^Ml '¦ » , '' - I Wf/VÊL- l.JitowPm .'mmmm^0f^m^ÊÊ^ ^BXm^mm\— I m^H

t ^i^^^íi^^^^^Êítfí^^P-^fííIUÊío

«j * *y"! *f'?

jft

I

FftBNTfS COMI* AN A

Ou» Immm «'»»•''» •'» *f 8m«H«

0*1,11'» II* iillil* «Ilt '"•'•• •'- ' ¦"•"' ."'IM-li*.. mu «VAfA»

V«*<í«*í G>ii9i á»

*H

imiim <*»

h»n*ii'nl* i4»

lr«»*»»

#pw»!#ift-!# ^» VM* ***#*.*•**• *J**U(i«*l» •» i*ntêinm(H 4» Itupâê

n.niir-TimfT.i.11. . paf-tUM-éltlÊt, *-*- LPvlH k)k\%h >m.tim.mmmtimnm

por embriagues,

incidente ocorrido no sagu&o de entrada do luxuoso «Palace Ho-tel», no centro desta cidade.

Soares de Pina protestou con-tra sua detenção, tentando fa-zer valer suas imunldades diplo-máticas.

O incidente teve Inicio quando o cônsul entrou no saguão do re-ferido hotel, seguido de perto por um motorista de taxi, que exigia o pagamento de 80 cents por uma corrida. Soares de Pi-na náo quis dar atenção a re-clamação do motorista, o que exigiu a intervenção do gerente adjunto e de dois funcionários do Hotel, que tentaram resol-ver a questão. Verlflcou-ae, en-tfto, uma confusão, durante a qual voou pelos ares um tintei-10 e fol derrubado um vaso com ílôren. A essa altura, chegou a policia, e Soares de Pina fol lovado pelos policiais, sob a

PLEVEN VITORIOSO NA

ASSEMBLÉIA NACIONAL

PARI», li (U.P.) ü «o* v*ino iin Ronó Plovín

«¦«tuniiir.-lOU, lnl|>', lellllllllllllll. llllllllll Mt Ale: Tinlllelll I .'II l lllllll I, IIN, VO*

lAQAo 'I" "Mu. RJOQAo dn OOnfl*

him;». oonirfl o inll/iiiiM/ili/, pnr

'| llllll l| ll.e . e , , ele* e|e|e,elell «1,

\ir§ ii plino Moliujnifli

A ViilMi.fm liil n/1'l«liiii'iitii á» Wll, N /IIV11/ llll 1111)011 ll» ('llll' /nnn,», h il» 'HH vimlm,

ti»»» N li l/lllll fl» I llllliHllli» m«l- itml»lifi) ftnii»»*i)\tlii (min ^..lel.e.l. V\tH til I Ú»mH HU» llll I- d..»'!'/ Ik th' * ilh tnl» nih

ÊtÊt

Dizem os íuncionárlo? que o diplomata brasileiro, ali chega-do, começou a protestar, excia-mando,* entre outras coisas:

— «Não vou ficar aqui muito tempo! Sou um cavalheiro, * n&o estou bêbedo! Ja estive nas maiores cidades do mundo e nunca aconteceu uma coisa co-mo esta!...»

A policia conservou Soares de Pina numa das celas do posto, sô permitindo que êle saísse em companhia de outros funciona-rios, do Consulado brasileiro.

Despachos de jornalistas' dos se-tores ocidental e central da fren-te Indicavam que nessas escara-muças as unidades comunistas não passavam de 50 homens.

No setor oriental, ao noroeste do vale da "Ponchera", a única escaramuça travada durante o dia fol com uma patrulha vermelha de cerca de 20 homens. Na retaguar-da, forças sul-coreanas puseram ílm â sua campanha de nove dias contra os guerrilheiros comunistas que operavam nas montanhas Chi-rl. O alto comando sul-coíeano informou que 1.043 guerrilheiros foram mortos e 1.252 foram aprl-slonados.

Entrementes, aproveitando as boas condições do tempo, os aviões aliados levantaram vôo, e 62 caca» a Jato FTeS6 norte-americanos com-bateram contra cerca de 115 caças a jato comunistas, em dois encon-tros. sobre a região noroeste da Coréia.

O Q.G. da 5» Força Aérea in**

GOVERNO COLEGIADO NO

URUGUAI

MONTEVIDEO, 11 (U. F.> — O Partido Nacionalista Her-reri-*ta designou três cândida-tos que representarão seu par-tido no governo colegiado, que será plebiscitado domingo pró-ximo. O terno herrerista é composto do dr. Roberto Ber-ro, dr. Martin R. Echegoyen e dr. Álvaro Vargas Gillemete.

formou que todos os caças da ONU regressaram às suas bases. Infórmou-se que fol visto um novo tipo de caça comunista a retro-propulsãò, ainda nâo Identificado. Igualmente anunciou-se que aviões "Mustang" F-51 das forcas aéreas sul-coreanas destruíram três depô-sitos de munições comunistas.

A Armada anunciou, por sua vez, que o destróier -norte-amerl-cano "Endlcotf destruiu, segunda-feira, uma bateria de costa comu* nista. O comunicado da Armaria dizia ainda que outros cinco des-trólers da ONU bombardearam Instalações e linhas comunistas nas costas norte-coreanas.

QUEIXA DO EGITO À ONU

Acusada a Grã-Bretanha de agressão «de

natureza muito provocativa e explosiva» —

Situação de Suez

PARIS,

11 (U. P.) - O Egito apresentou queixa ã ONU, hoje, contra a Inglaterra, que è acusada de agressão "de naluie-za multo provocativa e explosiva", por ter ordenado que suas tropas na zona do Canal de Suez, demo-1 lissem 75 casas numa aldeia, à mar-gem do canal de água doce, em Suez.

O ministio do 'Exterior egípcio, Mohammed Salae ei Dln pachá, em

Contra a politica das

po-tendas ocidentais

Estréia a Alemanha Oriental na Assembléia

Geral das Nações Unidas

PARIS,

11 (U. P.) - O governo comunista da Alemanha Orlen-tal estreou nas Nações Unidas com uma condenação aberta, do principio ao fim, da politica das potências ocidentais na Alemanha, e especialmente do plano para um inqnérito das nações "ln loco", a fim de constatar se sSo possíveis eleições livres.

Os comunistas alem&es insistiram

REPELE A HUNGRIA A ALfGACAO AMERICANA

Ainda o incidente em que se envolveu o avião C47, da

Força Aérea dos Estados Unidos, obrigado a descer

em território húngaro

Nao tomou conhecimento do pedido de libertação dos aviadores

na imediata adoção de seu plano, para um Inquérito realizado estrl-tamente por alemães sob o con-trôle das quatro potências de ocupação como prelúdio de elei* ções "livres" para unificar o pais dividido.

O aparecimento dos alemães do lado oriental teve lugar três dias depois de os alemães ocidentais te-rem aceito de braços abertos a fórmula das potências ocidentais para a inspeção pelas Nações Uni-das.

O Estado de Israel abriu o de* bate do dia na Comissão Política Especial, com um breve "ponto dc ordem", lamentando o fato de os alemães ocidentais não terem no sábado último "expressado qual* quer comloi.Hi.fto bo regime niizln* ta" — nusasslno de s-flrca de 5 ml-Ihões de judeus.

B

UDAIWI', II (U. r.) - o «o.

vAiiio iin Hungria iprsiontou

IIIIIH lllllll IIIIH KMiii-iii, UlllrtllA, li'|n HlMle, ee lltglfilO MlHtlHilllOlI.

"Mi" iin qiiM ii mvIÁii ('.'17. ilu Wl*

,;,i f'< ,i ¦• mu i.-.eine i li íi ii.i. v/um ini*

oinuimfflú fôbra ürrltórlt. hún«

H»lu,

A llulrt liíiiiiMiii Itn liiliui VU lllllilllimilll l|i* |im)|fli| llllllu Nllll" lllllilll lln fjlejf l/iW-HI |lll>l'll #111 I|I*íiíM« Uw\lni»m*nl*, i4 itn», ÍKI llIf.Mlittl»! 'I" MlêUi

II HimtlUu lul Imitai» » ii**'*l

Mti9 Um Mil» hmirnm w t-t*

•¦mi huvli-iiriui, ii 10 ile novitnihro llllllllll, i|.iiiimIii vim vu d0 MUIlIfl)

Pinil Hl'll-lel'1'!, 0OD1 ¦•¦¦••':

¦'"•lllllll-lii» iiiiih ii KiiiIiiiImiiIii nm I» tiniu* 1'li'iiiiu nn i'H|ilini ini'iii.i.i*ii

A uniu i*iilii'MUi\ iml/i IhiiIk, ll

li'M".'An

nm ii'..imi.*iIi'.iiim,

aqui*

iMilldilIul

limpimlil

iiflrlnl a llulll

IMIllK-tilllMlIiíHII! li» II lll' lln/WIH

lim, I<IH QU0 mi iII/Im i|U" ii 1*1

iii» nn m.i*ii flumalaiei uim ann

iin iniu,»u,,liii u t» |/i'.'J.'/i iiiii' Ih»

mu iimlii» am ||ii»irf«ii« u» Ul»

IHllnlilH» llll I |l|||»)lll| |0

"i >'.»laij>i» Uniam, ma »un IMlêi

pcopóilio do vftu fApio oooporar

nom iiihiiiiuiiih MiiiMiMium liiKim-ln-.Hh ronliH n HiiDKihi. A nuiii inlm iin iiAn '"/ ni'in:'"i nll "mi

II |IHl||l1li eli lllii l il.nl. lllllll IIN IIVlll'

linll'» Uni li'lllllii| Irillin» ii lll/lll i|'" ii hiimiiiIImiii.iiiIii ilii IIIV#M||l0i da riiliMilili'ni;OMe nl" i dn «vlHn tu mi-ruimuwiiii nin jiiiiluliii fitiifnlii, pilo l/Mu Hlll ||ll|llltnhl'l lll) lllllll' llllll |)B"

nairavti) nu a»|i«wj «anui [lúiuari.

D MUI 'lllll llll llaH*iÍ^lfl' i

Hfllm» a» »nmi,tw* mmMtUH

a» i\nu d tifiipAmn iin sfiu »m

(innmi' """.i # .','¦. §

§ê-ka •<**###"*

a

—IwMWiaiMWIll i llll rmmmmmmm

CAIU NÁGUA E ESPATIFOU-SE

HAMILTON, HiMimiiliiH, 11. lll, P.) — Um hliliHvIAu CitlHlInn,

dn

Marinha

do Guerra

norlo-AmerloaiiBi

eipatlfou-iie

pouco

i|i'|inlh illlh 10 du llllllllll., llllllll' llll lll iiinri lim,nl IIH Ini'.!' iihviiI

ilu

iíiiiiji*

1'nlnl,

An

iiiiIiiiIiIii*

iiim diiisrain quo iiAn ih min»

vam i|iih Imiliiiin iiioiilil" ¦""

pHk>.il|IN ll'l eHI llllll11', lllllll II lllll'

iinim rffflüiOU*fi a dm ui i"ii'"*.

carta dirigida ao secretário geral Trygve Lie, declarou que ês*se ato "é uma tentativa, pelos ingleses, de violar a soberania do Egito e cie assumir responsabilidades que são prerrogativa do governo

egip-cio".

Siilah ei Dih pediu a Lie que leve o caso ao conhecimento de todas as delegações da ONU. Não sugeriu nenhuma oulra medida. Em conferência de imprensa, disse que não tenciona levantar a quês-tão, nem perante a Assembléia Ge-ral, nem perante o Conselho de Segurança.

Suez interdita

CAIRO, 11 (A .F. P.) — O em-baixador britânico no Egito, slr Ralph Stevenson, Informou esta tarde ao ministro egípcio dp Assun-tos Estrangeiros interino, Ibrahlm Farag Paclia, que seu governo de-cidira que a cidade de Suez esta-va, de agora em diante, Interdita às tropas britânicas e quo depen-dia unicamente da policia egípcia.

CIFRA RECORDE NO

PRO-GRAMA DE DEFESA

PARIS, 11 (U.P.) Anun-ciou-se oficialmente qun o go-vêrno decidiu gastar a cifra ré-corde de 955 bilhões de franco» (2.720 milhões de dólares) em seu programa de defesa, para 1952. A comissão interministe-rlal, presidida pelo ministro da Fazenda, e Assuntos Econôml-corç, René Mnyer « pelo minlslro do Orçamento, Plerre Coiirant, entregou no primeiro minlslro Rnnó Pleven suan recomenda-(jões pnra o orçamento do pró-ximo uno, que( aapehdéfà a .. .'I,í)7ti bilhões de frnucoi .. .. (O.MK inllliõcii rte iliMnre»! cou-Ire o rtn nno em riir*n, que fol o(|Hl\i.|ente - 7,.B3 mllhOBI de rtolerea,

OU IOS

— Dr. GerVaif

U()IN0ÁI I «11'KIIAvnKH

fim» Uonvalvfi Mime no. a« Miuur

'Jel i IMKfll.

es-^hl --¦ -**»* -»***¦¦* au

BANCO M0SC0SO CASTRO SA.

Ci

í

:

y

1

i

(2)

mmmmmmmmm^!mmmmmmmmg^^

s-^anes*'-'---- ¦nw*i&««*'

DIÁRIO DE NOTÍCIAS

Quarta-feira, 13

de Dezembro de 1951

w

1

¦

Primeira Secãu — Segunda Pagina

==-

A

íl I í l> I A C

PROSSEGUE SEM SOLUÇÃO À GREVE DOS AERONAUTAS

E AEROVIÁRIOS

de cruzeiros os prejuízos causados pelo movimento

1

.

a ... .-,

~.««£Co« no Ministério

:¦•¦

ií.

1

a.

W

i i

§

BRUXELAS, dezembro — A

cidade vive agora em função

do Natal. Á legenda e o

espi-rito dè S. Nicolas palpitam èm

todas as vitrinas, nos quiosques

levantados nas' praças, nà

ilu-minasãô feérica que à noite faz

desta capital mais flamenga do

que francesa uma fogueira de

mil luzes. Há um incrível

nume-ro de temas natalinos nos.

car-toes

das

livrarias;

os

vinhos

todos, desenterrados de

todas

as- «caves» -louras e

«rouges»

destas terras,

se apertam

na

vitrina, e a fartura,

multipli-cada através dos «stocks» dos

armazéns, das lojas e das

im-provisações mercantis no meio

dà rua, tem.como que a

apa-rência

gorda da gente

local,

avermelhada e nutrida por um

¦razoável

«xcesso

de

calorias.

Mesmo êsse cheiro que é o de

Bruxelas, cheiro de gordura,

ino que Indica que a cidade

me, está comendo sempre,

co-mendo bem t

"muito. E o Natal,

entre outras

oportunidades

e

sugestões que traz no seu

enor-FLAMENGA

me saco tilitante e mágico,

pro-porciona a Bruxelas

possibili-dades

degustativas

novas

e

mais refinadas. Porque ao

ce-leiro local, S. Nicolas

acrescer;-ta regalos estrangeiros

- o

íai-sao de Portugal, por exemplo,

ou a truta do baixo Reno.

*

*

*

Mas a cidade; assim mesmo

tremendo no seu biliâo <le

Iam-padas coloridas, é

triste,

mal

arrumada, pesadona, e

diulur-namente molhada por uma

chu-va rala que deprime e murcha.

A «pequena Paris» que

Bruxe-las quer ser, não consegue

re-sistir e vencer a gélida, algicla

água celeste de todas as

ma-nhás. A cidade

amanhece

transida. E êste convalescente

sol do principio do inverno, que

Joel Silveira

se entremostra nos rasgões do

céu de chumbo, parece também

pingar uma luz fria e liquida.

Dizem-me que é assim o ano

Inteiro,

mesmo

na

primavera,

quando a chuva se abate sobre

os canteiros floridos e as

tuli-pas ressuscitadas.

Na rua, todos os rapazes

en-Ire 18 e 25 anos têm a cara

dl-dática e bem comportada do rei

Baudoin; as moças são porções

sadias da melhor carne

flamen-ga; e as velhas mostram o

as-pecto de que vão viver ainda

muito tempo. Toda essa gente

transita por Bruxelas

encapota-da e bilingüe. E os homens,

pa-ra espantar o frio, sorvem

li-tros de cerveja gelada em copos

que são como que pedaços de

uma catedral gótica.

Calculados em vinte e cinco

Conversão do Mercado Municipal em

Boi-sa de Mercadorias

Realiza a Comissão de Preços do Distrito Federal

estu-dos a resjiei to do assunto

Estiveram reunidos, ontem, os produtores de leite que

abastecem esta

capital — n Semana Nacional de Alimentação

— Regressou o

vice-presidente da C. C. P.

VOLTOU

a reunlr-ae, ontem, »

Comiaaà» ét>

Freto* «lo

DU-trltu Fedtual.

No inicio dos

trabalhos, o repíesentante **

Pre-leitura,

»r.

Di6*ene»

Tourinho,

apresentou relatório verbal aftbre

o* estudos que a Comissão esta

efetuando a fim

de verificar a

possibilidade de converter o Mer

cado Municipal Dum Manuel nm

uma bAlsa. de mercadorias. O

pre-sidente da CP DF determinou que

prosseiíuisftem

ns

estudos,

pois

desse modo

o provável cbNÜNI

dêsse modo é provável chegar-se

a uma nova modalidade de

tnbe-lamento.

A seguir, 0 presidente da

Co-Ia. >>>>>f>>áB>B«ã»M>>ãâ»>>aakt*SSIS'Safâa<âa<aafl!íàtf^S^

^mkm

mmmm^ÊmMm^aaam^kW^^ÊS.

J9tl

K-:'.;.^M

HL-j-, -A*mM m m m^mtímto^Jmatu. i-ü

m m **, **m

aMB tt» ^"fl

mr:-

^K

"'"-^mW-

Mt

tmwmm

m&nm)à,

*••*¦

¦'U-lai WfkvHmu ' £

IS^H^^BÍ m., i>»átãm. itiftH ^^m^^mmlm^^i''''''- * 't^Li^Lik: -'.''.^^E.-^^H HEur ; ^^^L\

m

¦L,''íPbBI Lm *

*

ifl*

lmKI

Wr*

—\

DH *

I tm Ij I

K9

w.^^^S

Ék

^*¦>- ti

I

4)M

aB>ljÉ>all

¦«¦¦¦''itMll

I

INAUGURAÇÃO DE NOVAS INSTALAÇÕES

NO H. S

É.

-Foram inauiurados ontem, nas. diversas clinicas

do Hospital

dós Servidores do Estado, vários serviços e

mais 60 leitos,

além de umá drogaria, para fornecer medicamentos

ao preço

de custo.Tos funcionários.

Ainda durante o

?to

*oi

maugu-rído o busto do presidente Getúlio Vargas, estando presentes

a todas as solenidades, o representante do presidente

da

Re-Pública! Ôsr

Segadas Viana, ministro do Trabalho;

o chefe

de Policia, general Cyro Rezende; representantes

dos ministros

de Ertadó,^amentares e vereadores, que

foram recebidos

pelos srs; Oetacilio Gualberto, presidente

do IPASE, e He so

Slcanti, diretor daquele ^pital^Fizeram^e

o»g

solenidade, o professor Oetacilio Gualberto, pela

administração

do IPASE

o vereador-Mourão Filho, e, por ultimo,

o titular

da pista do Trabalho, sr. Segadas

Viana

Na fotografia acima,

vê-se um flagrante das inaugurações, quando

falava o

pres!-dente do IPASE.

missão leu oficio do Slndicnto dos Feirantes do Rio de Janeiro, soll-citando revogação do tabelamen-to pnra frutas, verduras e legu-mes e alegando quo o preço du batuta. 110.atacado havia sido ma-jurado. O representante da lavou-ra, sr. Flávio dc Brito, exibindo documentos da- Cooperativa de Cotias, declarou n&o proceder a alegação quanto às batatas, pois se houve acréscimo não foi no comércio a grosso.

Depois, resolveu a Comissão atri-buir ao Departamento de abasteci-mento da P. D. F. a incumbência de fixai o» preços máximos permls-siveis para a venda de artigos de Natal nas leiras-llvies, mercadinhus, camlnhões-fclra e outros veículos 11-cenclados pela Pie leitura, devendo o DAB. tazê-lo esla semana. Re-sólvéü também a C. P. D. F., aten-dendo à solicitação da Cooperativa Central1 de Produtos do Leite, fixar em melo 'quilo a quantidade máxima de manteiga que pode ser vendida a cada comprador, de cada vez, no pos-to do C. C. P. L.

A Comissão, poi- proposta do re-presentante da lavoura, a que se as-sociaram todos os membros presen-tes aprovou voto de congratulações com o sr. Heitor Grilo pelo êxito da IV Exposição Agro-Pecuária do Dis-trito Federal, organizada pela Secre-tarla do. Agricultura. Apiís, discutiu e aprovou a tabela semanal para o Mercado Municipal, quitandas, feiras-livres, qamlnlifjes-felra e mercadl-nbps, a vigorai- a partir de domln-go. As alterações verificadas, em re-larão ao lahclamento vigente, atingi-ram os seguintes produtos: abóbora de 1» cujo quilo passou a custar 3,00 e 3,90; chuchu, quilo, 3,00 e 3.90: pepino, quilo, 4,00 c 5,20; lo-mate especial quilo, 7.50 e 9.00; de 1» quilo, 7,00 o 8,00; dc 2» quilo, REUNIÃO DOS PRODUTORES DE

LEITE

Rcalizou-sc, ontem, uma reunião de todos os produtores de leite que abas-tecem esla capital. Tratou-se do abastecimento do produto nesla capl-tal, em face das últimas provldên-cias adotadas pelo governo e pela C. C. P. c do parecer que o nl-nistro da Agricultura elaborou e sub-meteu ao presidente da República. Os produtores que representavam Minas Gerais, Estado do Rio e Distrito Fe-(Conclui nn fl.' página)

ESTIVERAM

reunidos no

Ml-nistério da Aeronáutica,

du-rante quase toda a noite de

ontem, os representantes das

empresas de aviação e da

co-missão de grevistas, presentes

os ministros Nero Moura e

Se-gadas Viana.

Aos

primeiros

minutos

de

hoje, os aeronautas e

aeroviá-rios apresentaram aos

empre-gudores, por intermédio dos

ti-tulares das pastas da

Aeronâu-tica e do Trabalho uma

contra-proposta, no sentido de que as

companhias

que

concordarem

em conceder o aumento

vol-teni ãs suas operaçSes

regula-res, enquanto as que se

negas-sem a conceder o aumento

te-nham

congelada a

permissão

de aumento de tarifas.

Querem, assim, os grevistas

provar que com o aumento de

tarifas facilitado pelo governo,

poderão as companhias pagar o

aumento.

NO AEROPORTO SANTOS

DUMONT

Os Sindicatos dos AerMiautas

e dos Aeroviários convocaram

uma assembléia das duas

enti-dades classlstas, ãs 23 horas de

ontem, no aeroporto Santos

Du-mont. Aquela hora, aos salões

daquela estação de passageiros

começaram a chegar os

grevis-las, cujo número era calculado

em cerca de 2.500. Ali,

aeronau-tas o aeroviários de todas as

empresas

de

aeronavegação

aguardavam,

ansiosamente,

a

decisão das negociações que, a

portas fechadas, le> nvam a

efei-to os seus líderes com os

repre-sentantes

dos

empregadores,

sob a presidência do brigadeiro

Nero Moura e do sr. Segadas

Viana.

LU WM ^mm mm^tr^àw •¦si |||%>f W Mw ^âwm W>>^»"^»y ¦¦ ^»» ^* ^m*^r "¦AT* A.*

Três reuniões no dia de ontem entre grevistas e

™Presen*a^^

-'Nova

da Aeronáutica - Prevista a intervenção do governo

nas companhias de aviaç

proposta dos paredistas

,..„^<j^méh»:.1. vi:':^:' WSSfâtfâÊflk

OS 1'RESENTES A REUNIÃO Desde às últimas horas da tarde de ontem, estiveram reunidos sob ¦ presidência do ministro Nero Mou-ra, os srs. Henrique Vldigal. Bento Ribeiro, coronel Marclllo Glbson Ja-quês, José Noronha, Adolfo Brito, professor Luciano Uualbertu, Luls Augusto, Sldnel Álvaro Muller, co-mandante Rubens Avelar, Paulo Sam-paio, Rubens Berta, coronel Ferligh, Agamenon Maceti e dr, Ortero, re-presentantea das companhias Itafl, Cruzeiro do Sul, Lóide Aero Nacio-nal, Nacional Transporte, VASP, Pa-nalr do Brasil, Varlg, Aerovlas, Transporte Aéreo Catarinense e Sa-vag. A essa reunido também estêvs presente o ministro Segadas Viana. Após cerca de uma hora de deba-tes, vis representantes dos empregado- ; res retiraram-se para reunir-se em outra sala, onde foi discutida a argu-mentação do ministro Nero Moura, qua durante a reunlfto Invocara os dispositivos do artigo 21 da let nume-ro 1 812, que regula a requlslcfto de aeronaves e aeronautas e aeroviários, o que deixara a Impressão de que no caso de não se chegar a um acordo, seria processada a Intervenção dlre-ta do Mistério dá Aeronáutica, no sentido de ser restabelecido o tráfego aéreo em todo o pals.

Na reunlfto dós representantes dos empregadores, que íoi secreta, foi de-slgnada uma comlssfto encarregada de levar ao consultor jurídico do Minis-têrio da Aeronáutica,.sr Jaime Leio-nel, o ponto de vista das empresas, em que provavelmente se louvará o titular da pasta da Aeronáutica, ra determinar a Intervenção na pa-rede >'c aeronautas e aeroviários,

TROUXE UM DIRETOR DE EMPRESA

do Aerovorto Santos Dumont. Em

^^«

tro de 'J0 dias, a partir da data em que o Tribunal recebeu os autos Darlo Cavalcanti de Azambuja,

che-fe do seu gabinete, na qual prosse-gulram as conversações em busca de uma fórmula que satisfaça as par-tes em litígio.

A tarde, estiveram Ncom o titular da pasta da Aeronáutica, que es-tava acompanhado do ministro do Trabalho, os dirigentes das empre-sas de aviação comercial ,a fim de continuar os debates em torno do as-sunto».

LOTADOS OS TRENS DA CEN. TRAL DO BRASIL

A greve dos aeronaulas e aeroviá. rios tem refletido de maneira Inten-sa no movimento da Central do Bra. sll, principalmente no que diz res-peito ao transporte de passageiros pe-los trens do Interior, mormente os que se destinam a Belo Horizonte e Sãj Paulo, os quais têm partido com suas lotações completas, a despeito de lhes ter sido acrescido um carro à composie&o.

PARTIU UM AVIÃO PARA US ESTADOS UNIDOS - REINICIA. DOS OS SERVIÇOS "O

PRESI-DENTE-* DA PAA Ontem, a j "l-an Amui/rii-an World Airways" reiniciou os serviços com os -Clippers" "O Presidente", atra. vês o Brasil, com a partida de um desses grandes aviões do Rio de Ja-neiro para Nova York. .

Quarenta e seis passageiros toma-ram lugar nesse "clipper', entre os

quais tlguravn o almirante Álvaro Alberto, presidente do Conselho Na-cional de Pesquisas, que dirige o programa de pesquls*18 atômicas do Brasil.

AUDIÊNCIA DE CONCILIAÇÃO O dissídio "ex-oíticlo" mandado instaurai- pelo ministro do Trabalho, terá r»i.|e, às 9 horas, a sua primelia manifestação propriamente judicial, com a audiência prévia de concilia. çSo no Tribunal Superior do Traba-lho, nos termos do art. 860 da Con-solidacao das Leis do Trabalho.

Nessa ocasião, o presidente do T. S.T., depois de ouvir ambas as par. tes. e de examinar as respectivas cre-denciais, apresentará uma proposta que julgue capaz de compor os dois tnterêsses em jogo.

Dessa audiência, participará o pro. curador geral da Justiça do Traba-Como medida preliminar, o T.S.T. realizou, ontem, duas audiências: uma pela manha, com os representantes das companhias; outra, a tarde, com aeroviários e aeronautas.

Ambas as sessóes foram rigorosa-mente secretas, tendo sido vedado o ingresso da imprensa. Todavia, ap" que parece, nenhuma soluç-So concre. la foi encontrada no sentido de mo-dificar o rumo das coisas.

De acordo com a lei que regula a matéria, o. dissídio coletivo, caso se processe, terá de ser resolvido

den-CONSEQÜÊNCIAS NUMÉRICAS DA GREVE

Segundo cálculos estatísticos, apro-ximados, das repartições competen-tes da Diretoria de Aeronáutic-B Ll-vil, a aviacào comercial, devido ao movimento grevista, está deixando dc efetuar 300 viagens diárias, numa extensfio dc 234.V"2Í kms. 1 dura-çào de 950 horas. No Rio de .lanei-ro, deixam dc viajar cerca de .... (5.271 pessoas, cuja bagagem atinge i a mais de 75 loncladas. Po» outro lado, 125.424 quilos de carga váo-se acumulando, de 24 em 2<5 horas. Enquanto Isso, a FAB vai transpor-lando 2600 quilos dc correspondência, e, segundo se informa, mais 2 to-: ncladas de matei tu postal estava

re-tida, até ontem, no Rio.

A solucSo adotada para obviar êsse Inconveniente têm sido a de remeter as cartas por ferrovia <¦ rodovia. Mas acontece que muitos centros do pals não têm llgac&o terrestre com esta capital

IEM S. PAULO UM REPRESEN-TANTE IX) CHEFE DO GOVERNO ¦ S. PAULO, 11 (Agência Nacional) — Viajando em avião da F.A.B., chegou, ontem, a S. Paulo, o sr. Roberto Alves, secretário particular do presidente da República, a fim de. Pin nome do chefe do governo, entrar erti entendimentos com os presidentes do Sindicatos dos

aero-nautas e aeroviários, visando a dar uma solução à greve. Após as con-versacões entre os representantes dos trabalhadores e o sr. Roberto Alves, foi distribuído à imprensa o seguin-te comunicado: *0 Sindicato dos Aeronaulas e Aeroviários de S. Pau-lo com a presença dos respectivo» presidentes, informa que. de acordo com a solicitação do sr. secretário do presidente da República, foi dis-cutido c aprovado a 'da dc uma aeronave da VASP ao Rio de .lanei-ro, a íim de transportar os lireto-res das Companhias de Navegação de S. Paulo, e comissão respectiva do Sindicato de aeronautas e aero-viários, para participarem de uma reunião convocada pelo si. Getúllo Vargas, a realizar-se amanhã na Ca-pUal Federal com a presença do ml-nistro do Trabalho e aeronautas».

A GREVE EM BELÉM BELÉM, 11 (Asapress) — Devido a greve da avla'-*ío comercial, ctrcn de

(Conclui na «.» página) ¦OKIflBAiV" OS

GUARDA-CHUVA^

COM

ARMAÇÃQ-*Pj« fl \WÁ fffz^ \\\

mY ^mmmW "^5-*—-t—4 \ ^^^^^^^^^^ -—, /

Ml um m*d*h fnfnnlndir pi*

w*dn *** l*d» * mundo. >*««*

/i,iA„. ti- d» umn

-h-Anil» lf<

,„,,„,,\ fít nt-HiHmnê (Hu d»

,ur» t*Ud*, foi* t'l*il* r*d» W

l-mktm ütod» t*>* >*n*l*M «#

f*»l

\j

|s menores

detalhes provam que você é uma

"

mulher elegante. Entretanto, ha alguns que

escapam inteiramente a sua observacSo, pois,

você está

acostumada a vê-los diariamente. No

cnlanto o olhar

iu suas amigas, diz muito... observo

o seu pulso!

Nunca as reparou olhando para ele?

Não acha que o

•eu relógio está um pouco fora dc moda?

Dc fato, este 6

a momento propirio para adquirir ura

mais moderno.

Vá a um relojoeiro c peça os helissimos

modelos qua

UNIVERSAL criou eppecialmcnte para

as

mulheres

de bom gosto como você...

Cniultc um tAcnicn rm rrhtjanrta r rin lha

dirá qu* o relógio UNIVERSAL

A a

obra-prima dn indtUtria

rrhjocira iltlça — um

verdadeiro milagre em preciião c execução.

UNIVERSAL

SSSff

PSsí

^Jn MONTUI dt* <?M.( ttii mthuúm

Cerca das 1» horas levantou véo o primeiro avião comercial depois de vários dias de greve, pilotado pelo co-mandante Rubens Avelar, diretor téc-nico da VASP. O aparelho, que era um Scandia da referida empresa, velo ao Rio especialmente para conduzir o professor Luciano Gualberto, diretor daquela empresa, qne tomou parle na reunião dos empregadores,

A COMISSÃO DOS «REVISTAS Aproximadamente ás 19b30m, che-gou ao gabinete do ministro a co-missáo de grevistas, constituída do comandante. Arruda, ds Panali do Brasil, rádio-operador Osmar Ferrei-ra, também da Panalr, o presidente do Sindicato dos Aeroviários, Oriva! de Carvalho, da Cruzeiro do Sul, dr, Raul Pimenta, advogado do Sindica-to, Gilberto Machado, Ivan Alklmln, Eleazar de Aragão * ? comandante Otávio Mendonça.

Essa comissão esteve em reunião sob a presidência do coronel Darlo Cavalcanti de Azambuja, chefe do gabinete do ministro, lendo nessa oca-sláu tomado conhecimento da decisão que o governo tomou com referência a, parallsaçfto da avIaçSo comercial

DE 25 MILHÕES OS PREJUÍZOS Calcula-se que os prejuízos d.-is empresas durante ésles dias de para-llsação já se elevam a quantia su-perlor a 25 milhões de cruzeiros. Os relógius marcavam mais de 22 horas e o impasse continuava para a so-lução ilo problema.

Quando a reportagem teve oportu-nidade de abordar alguns represen-tantes das empresas empregadoras, declararam qut a siluação encontra-se, agora, na dependência do gover-no federal e acrescentaram que se-ria impraticável a recomendação do Departamento Nacional do Trabalho, visto a mesma vir ao encontro das economias das companhias.

O ministro da Aeronáutica, que se achava cm companhia dos srs.. Ro-berto Alves, secretário do presidente da República, ministro Segadas via-na e do coronel aviador Darlo Ca-valcanll de Azambuja, chefe do ga-binete do ministro Nero Moura, ne-pois de ter ouvldj a comissão de greve dos sindicatos dos aeronautas e dos aeroviários aventou a hipótese da convocação dc acordo com o .de-creto-tol n. 4.812 de 18 de outubro de 1042, nos seus artigos 21 e i-, que diz que torios serviços auxiliares <las empresas aeroviários, seriam ie-nulslindos pelo Ministério dn Aero-, áulicaAero-, enquanto durar qualouei M-tunção anormal. Essa m^lda »era transitória o não Intervir a no do-mlnlo das empresas. O governo Indl-oarln flscnli 1unln ãs empresas, a fim rir evitar medl.lns dlícIplInarM, innln rins empregados como dos em-pregadores.

SOTA IX» r.AHINETK DO MINIHTKO O gabinete <'¦' nilnlstni dn Acro-náullni f4>i distribuir, onlem, H lm-prniMi n »i»Bu!nle fiolnt

P

..•nnr.lden.n.l.. «Uj* « ¦?,'0\cMrtoíB"IS

rovláiloi vem Implicando •m„"c»'

fiel.» pnra "*

nloréiie rio pai» e

* pfiiilh-,, .tri tw.il. " |wW«jU

rt»

njnabllca

incumbiu "

Mlnl»i*i

'ia

Atr-onáutlci- rte pneunr

unw wluw

rnnrllliilórlf., W (wnltll HtTI «" PI»' •mli' eMnrtn rte COlIM."¦nm

ê»ie MCOIWi " Ifllnlsir» Nero

Mniirn ronVOMU »itm "*,,»li'll": "".'; Mil tlMIlItA. rt». an.rtlí li.». Uf

f..i

pie«i.ii.i.i

iwlii ntttnu\

«vwoor

ADVOCACIA

Drs. Laert W. Navarro Uns

e Pedro C, Navarro lins

BANCO MAUÁ S. A,

Carta Patente n' 2.584, dc 18 de março de

1942

Av. Almirante Barroso, 91-A

- Tel.: 42-6188 (Rede Interna)

End. Telegráfico: MAUABAN

— Caixa Postai 937

RIO DE JANEIRO

BALANCETE

EM

30

DE

NOVEMBRO

DE

1951

ATIVO

PASSIVO

Cr$

Disponível

CAIXA:

Em moeda corrente

Err> depósito no Banco do Brasil

S.A

Em depósito (à ordem da

Supe-rintendência da Moeda e do

Crédito)

Em outras espécies

Realizável

Empréstimos em

C/Corrente

.

Empréstimos

hi-potecários

..

Títulos

descon-tados

Correspondentes

no Pais

30.958.054,40

4.631.436,10

45.703.959,30

39.526,20

CrS

2.953.502,60

2.156.116,40

981.325,40

4.340,20

CrS

Nao Exltrfvel

Capital

Fundo de reserva legal

Fundo de previsão

Cr$

•¦•••*••••••••

Cr$

10.000.000,00

823.453,20

2.776.546,80

CrS

13.600.000,00

6.095.284,60

81.332.976,00

Exigível

DEPÓSITOS

à vista e •

curto prazo:

Eni C/C sem

Li-mite

Em C/C

Limita-da

Em C/C

Popula-res

Em C/C sem

Ju-ros

Em C/C de

Avi-so

IS. 173.807,10

4.367.576,40

5.601.583,30

1.535.782,70

6.214.749,50

S5.898.499,00

Títulos e valores mobiliários:

Apólices e

Obrigações

Federais,

inclusive as no valor noimnal

de CrS 515.000,00, depositadas

no Banco do Brasil S.A., à

or-dem da

Superintendência

da

Moeda e do Crédito

Imobilizado

Móveis e utensílios

Material de expediente

Instalações

500.562,10

81.833.538,10

ReMiltudot. Pendentes

Impostos

Jurou o descontos

Dospcias línrnl» .

I • ,). HêHfV -- *

Mli. — Mlortll — f»,*lll «" <¦>*¦ 0*0 — A," ... «i-.i

T

II UMI

Contai do Cnnipnn»nt,'»'>

VolorM uri. tuiatí»

Vulorsi fin ouilòdlN

Tltuloi a rocèlw* át conln nihein

Outrai conlM

70.000,00

24.961,50

126.000,00

181.550,00

746,223,10

743.073,50

37,28B.0ÜÜ,00

2.4..'*04 HDlOli

8.014.643.00

616,000,00

220.961,50

A prazo:

De Dievrsos:

A Prazo Fixo ..

De Aviso Prévio

Outras

Respon-nnbllldades

Obrigações

dl-versas

Correspondentes

no Pais

Ordens de

paga-mento e

ou-tros créditos.

Dividendos a

pa-Bar

5.378.692,80

12.035.520,80

.17.414.213,60

53.307.712,60

1.670,846,60

20.446.305,00

81,30

1.746,90

47.790,00

20.495.923,20

73.803.685,88

IMUCi) iHi«,*i(i

RftsuUados PendentM

Conta» de resultado»

Contai) de Compensação

Deuoiltnnlei de vnlote» »m

í«-mnllit * f?m cUltódlu

|jrrio»ltfliití>»

tlf

titulo» rm

co-BFnnÇl n<» Pâli ...

Ui<ll'H» ronl«»

2.416.995,00

60,679,894,00

6,014,643,90

616.000,00

W*».2Ofl.4:i7,0(l

166.03O.OSI,10

tmàWmãuWA —

¦^j»>BJ»>tt»iii-iiiujJiiJ-Ji,*i-"-,-*)lii fii«.»>»»w.»»-.'-'-LjijomaaMmiMil:j.aa'i^^

mwfim U Umm rm» -

Dlr.i^Pr-ltítnf.

VauUi U r«m - Dlr.to^up.HMlind.flt«. - Eriudi **m* >

llfcH-hl., UMtá* - HtÊUm, - 0W»M0 <-«r»^ - tttiiittor r.fUlr.do

no C.R.t. Mb n« tm*

l

¦-*m-+*-

i

i

Referências

Documentos relacionados

No sentido de verificar a estabilidade do efeito corona, foram preparadas 2 amostras de tecido engomado de algodão para cada tempo de tratamento corona (1 a 25 min.), sendo que

Resultados de um trabalho de três anos de investigação da jornalista francesa Marie-Monique Robin, o livro Le Monde Selon Monsanto (O Mundo Segundo a,Monsanto) e o

Quando um aluno tem classificação final negativa a Matemática (ou, em menor grau, a Inglês) a recuperação no ano seguinte parecer ser bastante mais difícil, quer o aluno passe de

Sendo alguns assuntos de química extensos e o tempo destinado ás aulas de química serem pouco muitos professores se sentem obrigados há acelerar um pouco os conteúdos para cumprir

Sendo assim, o presente estudo visa quantificar a atividade das proteases alcalinas totais do trato digestório do neon gobi Elacatinus figaro em diferentes idades e dietas que compõem

Desta forma, se em determinada situação jurídica o vínculo entre o fato e a norma de conflito for fraco, distante, e havendo outro sistema jurídico que fique muito mais próximo a

Parâmetros fitossociológicos das espécies amostradas na Mata Ciliar do Córrego 3 da Mata do Engenho Buranhém, no município de Sirinhaém, Pernambuco, em ordem decrescente de VI, em

dois gestores, pelo fato deles serem os mais indicados para avaliarem administrativamente a articulação entre o ensino médio e a educação profissional, bem como a estruturação