• Nenhum resultado encontrado

Conhecendo os Chakras

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Conhecendo os Chakras"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

Conhecendo os Chakras Razões para escrever sobre os chakras

Acredito que o conhecimento dos chakras pode nos ajudar na nossa busca pelo equilíbrio dos nossos quatro corpos: físico, mental, emocional e energético. Além também de nos auxiliar nos nosso processo de autoconhecimento e desenvolvimento espiritual.

O que são os Chakras

A palavra “Chakras” é originária do sânscrito (língua tradicional e cultural indiana) que significa roda de luz, centro de força, disco ou circulo de energia. Os chakras são centros de energia que ficam localizados no nosso corpo fluídico ao longo da nossa coluna vertebral. Os chakras eles servem de mecanismos de ligação entre a matéria física e a sutil. Eles possuem movimentos circulares de expansão e contração, no sentido vertical e horizontal, assim realizando a troca energética com o ambiente. Esses movimentos podem ocorrer de forma lenta ou rápida, dependendo do nível de energia que está impregnado. A função dos chakras são de receber e emitir energia. Por isso, é importante normalizar o fluxo de energia que pode estar inibido ou congestionado. É fundamental que a energia flua sem bloqueios ou inibições. A nossa respiração faz a captação das energias mais sutis e já os nossos pés a captação das energias mais densas. Os Chakras estão intimamente ligados uns com os outros através dos nadis, que são fios de energia que nutrem os corpos e os sistemas. É através dos nadis (meridianos) - caminhos invisíveis dentro do nosso organismo - que a energia vital caminha por todo o nosso corpo e chega aos chacras. A localização desses chacras coincide com uma concentração privilegiada de nervos, que começa na base da espinha dorsal e termina no córtex cerebral. Quando eles ficam bloqueados, por causa de situações estressantes, crises de pânico ou até mesmo falta de atividade física, podem ocasionar prejuízos para a nossa saúde.

(2)

As cores dos Chakras

As cores dos Chakras seguem as cores do Arco-íris. O Arco Iris representa a união entre o céu e a terra. Na mitologia grega associava-se a Íris, mensageira dos Deuses.

Quando os chakras estão sem cores ficamos vulneráveis as energias negativas do ambiente.

Segue abaixo a significação de cada cor:

AMARELA - simboliza riqueza, bens materiais, dinheiro, realeza, sabedoria, alegria, força, glória, entusiasmo, luminosidade, poder e o vigor da mente. Relaciona-se com a figura do sol. Esta cor estimula a inteligência e o lado racional, ajudando pessoas com problemas de aprendizagem. É usada também para: dificuldades digestivas, gases, alergia alimentar, fígado, diabetes, hipoglicemia, exaustão mental, tristeza, dificuldades respiratórias, relaxamento e autoconfiança.

AZUL – é a cor do céu e da água. Esta cor representa a pureza, a transparência, à paz, a harmonia, a verdade e a fidelidade, inspiração, tranquilidade, compreensão, espiritualidade, serenidade, esperança, devoção, calma, intuição, sinceridade e amor. É uma cor calmante, passiva e é usada para trazer: lucidez, clareza espiritual, ajuda a solucionar problemas de garganta e ouvido, inflamações, queimaduras, irritações de pele, febre, stress, problemas de dente e gengiva, azias e irritações digestivas, nervosismo, dor nas costas, hemorróidas, pressão alta causada por tensão, infecção vaginal, agressividade, excitação, violência.

BRANCA - É a cor da pureza, da luminosidade, da perfeição, limpeza, inocência, estado de graça e da paz. É usada para: olheiras, caspa, enxaqueca, medo, tensão, relaxamento, ensinar a humildade, atrair energia cósmica.

CINZA - Simboliza a morte, mas também representa a ressurreição, a purificação e a penitência.

(3)

DOURADA - Proteção invisível e atrai influências superiores.

LARANJA- é uma cor energizadora, confere cura, vitalidade, alegria, criatividade e liberação de inibições e condicionamentos passados. É usada para: doenças de rins, intestino preso, espasmos musculares na área, falta de leite materno, desânimo, problemas menstruais e de ovários, alergias de fundo emocional, repressão e inibição, timidez, sensibilidade excessiva, ressentimentos guardados, auto-negação, emoções engolidas, culpas não digeridas, problemas sexuais e gases.

LAVANDA - Representa a espiritualidade, pureza, proteção, calma, delicadeza e a natureza. Pormove proteção e limpeza do ambiente, confere também transmutação e transformação de carmas.

MARROM- Representa solidariedade, praticidade, solidez e certeza, mantem as pessoas com os pés nos chão, atrai os elementais.

PRETA- Significa proteção e transformação, é a cor do isolamento do homem no mundo, no sentido de alcançar a elevação espiritual. É usada para: angústia, medo, falta de pé no chão, dificuldades de concretização, transformação de energias negativas em positivas, proteção, dissolver bloqueios, inveja, ciúmes, ressentimentos, limpar ambientes, combater medos, pesadelos, visões, ativar o instinto de sobreviver, reduzir neuroses e harmonizar problemas de fígado.

PRATEADA - Remove as forças negativas, abre as portas do plano astral e espiritual e funciona também como transformador.

ROSA- é a cor da pureza, amor, harmonia, romance, eleva a vibração do amor, suaviza e acalma. Confere amor incondicional, beleza, graça, harmonização e moralidade. É usada para trabalhar sentimentos como: raiva, amor próprio, acalmar, paz e harmonia interna e externa, purgar as mágoas, perdoar, consolar.

VERDE- Associa-se a natureza. Representa a esperança, a iluminação, calma, juventude, florescência, estabilidade, prazer, germinação, alegria, abundância,

(4)

fertilidade, equilíbrio, vida, sabedoria dos mestres espirituais, verdade, saúde, cura, energização, lucidez, memória fértil e fertilidade. É usada para: pressão alta ou baixa, fadiga, dificuldade de respiração, insônia, paranoia, câncer, ajudam a rejuvenescer, acaba com a auto-piedade, com a indecisão e o medo de ser ferido.

VERMELHA - É a cor da ação, da energia vital, defesa contra ataques. Está também relacionada a sexualidade, as paixões, a destruição e o ódio. Também representa a vida física, energia, geração, criação, emoções fortes e incontroláveis, calor, dinamismo, estímulo e entusiasmo. É usada para: depressão, medo, fraqueza, falta de energia, pressão baixa, pele fraca, infertilidade, fraqueza pós-parto, anemia, má circulação, impotência, fraqueza de menopausa (alternar com azul por causa dos calores típicos nesta fase), falta de menstruação, falta de agressividade e de iniciativa.

VIOLETA - Representa o equilíbrio, a espiritualidade, a fidelidade, a evolução, o crescimento espiritual, a luz, paz, cura, a transmutação, compaixão, liberdade e amor. Esta cor também trabalha a transmutação das energias negativas e positivas. É usada para: dores, diarreias, exaustão psíquica, autoritarismo, orgulho excessivo, egoísmo, apego ao material, falta de clareza mental, proteção, regeneração, perfeito equilíbrio. Cauterizadora e bactericida, atua nos processos inflamatórios e nas infecções.

Aprendendo a controlar os nossos pensamentos

A nossa aura é como se fosse uma pele espiritual, que possui a função de nos proteger das energias em torno da gente. Para termos uma aura firme, precisamos ter uma consciência firme. A melhor defesa contra as energias negativas é mantermos o pensamento positivo e o sentimento de alegria. Os chakras são passíveis de serem desequilibrados dependendo do teor de nossos pensamentos e sentimentos. Cada um dos chakras está em estreita correspondência com certas funções físicas, mentais, vitais ou espirituais. Num corpo saudável, todos esses vórtices giram a uma grande velocidade, permitindo que a "prana", flua para cima por intermédio do sistema endócrino. Mas se um desses centros começa a diminuir a velocidade de rotação, o

(5)

fluxo de energia fica inibido ou bloqueado, o que contribui para o envelhecimento e ou aparecimento de doenças. Isto também acaba prejudicando a relação com o Divino (com os planos superiores).

Os quatros sentimentos básico do ser humano: 1) Alegria

2) Tristeza 3) Medo 4) Raiva

Os outros tipos de sentimentos são derivações destes.

É muito comum ver pessoas que acabam somatizando e transformando energias negativas, depressão, raiva e solidão, em doenças físicas, como cânceres e outras doenças mais graves. Nosso corpo físico tem pontos, que quando ativados, fazem fluir a energia vital, nos trazendo alegria e, principalmente, saúde.

Tipos de desequilíbrios na energia dos chakras:

Tudo aquilo que você pensa e sente traz para o seu corpo, este somatiza e se caracteriza em uma categoria, que muitas vezes pode se tornar em uma doença.

Hoje sabemos que a somatização de bloqueios energéticos podem gerar doenças, segue abaixo alguns exemplos.

- Congestão de energia: se cultivarmos dentro do nosso ser os sentimentos de irritação, ansiedade, agitação e violência, provocaram uma congestão no nosso órgão, o que pode gerar doenças tais como: hipertensão arterial, gastrites, úlceras, cefaleias etc.

(6)

-Inibição de energia: se cultivarmos dentro do nosso ser os sentimentos de inércia, hipotonia, desânimo, depressão, provocamos uma inibição no nosso órgão, o que pode gerar doenças tais como: hipoglicemia, hipotensão, cansaço, sonolência, hipotireoidismo etc.

O ser humano possui 4 corpos: 1) Físico

2) Emocional 3) Mental 4) Energético

Acredito que seja importante ressaltar que os chakras são passagens de um corpo para o outro.

Os sete principais Chakras

Temos uma infinidade de chakras espalhados pelo nosso corpo, mas temos sete chakras principais, sendo que estes estão ligados por glândulas endócrinas ou plexos nervosos do nosso corpo físico.

Os chakras coronário, frontal e o laríngeo formam a tríade espiritual superior (há o predomínio das funções espirituais responsáveis pela elevação do Espírito).

Os chakras raiz, sacro, umbilical e plexo solar formam a tríade fisiológica (há o predomínio das funções orgânicas responsáveis pela manutenção da vida do corpo físico e pela afirmação da nossa essência no mundo).

O chakra cardíaco é a ponte entre as tríades fisiológicas e espirituais. Este chakra que vai fazer o equilíbrio das energias entre todos os outros chakras.

(7)

Chakras Coronário (lótus de mil pétalas)

Palavra chave: transcendência, inspiração, percepção

O sétimo chakra é o mais importante dos chakras, situa-se no alto da cabeça e relaciona-se com o padrão energético global da pessoa. Conhecido como chakra da coroa, é representado na tradição indiana por uma flor-de-lótus de mil pétalas na cor violeta. Através dele recebemos a luz divina. A tradição de coroar os reis fundamenta-se no princípio da estimulação deste chakra, de modo a dinamizar a capacidade espiritual e a consciência superior do ser humano. Este Chakra representa nossa ligação com o universo e com o plano espiritual. Ele capta a energia cósmica. A sua função principal é a inspiração e está ligado com os aspectos da transcendência do ser humano e com a expansão da consciência. É por meio deste chakra, que percebemos a ligação entre o plano físico e o nosso Eu Superior, a nossa divina presença. É por meio desse Chakra que o a alma suprema entram no corpo na hora do nascimento, e é por ali que o deixa no momento da morte. Através desse Chakra que tomamos consciência de que somos parte de um plano Universal. A mediunidade está intimamente ligada com este chakra. Quando desequilibrado apresenta falta de inspiração, confusão, tristeza, falta de esperança, alienação ou hesitação em servir ao bem comum.

Cor: lilás e dourado Pedras: Ametista Glândula: Pineal

Hormônio: Serotonina

Localização: Topo da cabeça, bem no centro

Nome em sânscrito: SAHASRARA ("O Lótus das mil pétalas") Mantra: Aum

(8)

Pétalas: 1000

Elemento: Todos os elementos.

Funções: Irradiar a consciência humana para que ela se conecte com a Energia Divina, assimilando-a e canalizado-a para os demais chakras físicos. Energizar o cérebro.

Tratamento: Distúrbios nervosos de qualquer tipo de desconexão com a realidade, problemas mentais e de desequilíbrio.

Vogal: O som “M” abre o Chakra coronário. Faixa de ação: centros nervosos e cérebro.

Cromoterapia: violeta (transforma as nossas limitações em potenciais e abre a nossa visão para as dimensões espirituais)

Contato com a natureza: cume de uma montanha Aroma: Mirra

Qualidades Positivas: Percepção além do tempo e do espaço. Abre a consciência para o infinito.

Qualidades Negativas: Alienação, Confusão, Depressão e Falta de Inspiração.

Chakra Frontal (centro de comando)

Palavra chave: inspiração, intuição, clarividência e compreensão

O sexto chacra situa-se no ponto entre as sobrancelhas. Conhecido como "terceiro olho" na tradição hinduísta, está ligado à capacidade intuitiva e à percepção sutil. Quando bem desenvolvido, pode indicar um sensitivo de alto grau. Enfraquecido aponta para um certo primitivismo psico-mental ou, no aspecto físico, para tumoração craniana. Este chakra está relacionado com a nossa capacidade mental e com o desenvolvimento da nossa intuição e clarividência.

(9)

Quando em desequilíbrio, pode desencadear falta de concentração, medo, cinismo, tensão, pesadelos, e excesso ou falta de sono. É por meio do sexto Chakra que se vê além das realidades físicas e se penetra no reino psíquico para além do entendimento da verdade não física. Ele forma a segunda camada da aura e dá acesso ao padrão do corpo celestial. Através do terceiro olho estamos ligados ao processo de manifestação por meio da força do pensamento. O processo de criação tem inicio quando o ser repousado em si mesmo começa a ter consciência de sua própria existência. O terceiro olho é a sede de todos os processos de conscientização, recebemos aqui a faculdade de manifestar, indo até a materialização e desmaterialização. Podemos criar novas realidades no plano físico e destituir antigas realidades.

Cor: Azul índigo Pedra: Sodalita

Glândula: Hipófise (responsável pelo controle do sistema endócrino) Localização: Região entre as sobrancelhas

Nome em sânscrito: AJÑA ("O Centro de comando") Mantra: Om

Pétalas: Lótus de 96 pétalas Cor: Branco.

Elemento: Todos os elementos.

Funções: Revitaliza sistema nervoso e a visão. Percepção, percepção extra-sensorial.

Tratamento: Percepção dos ouvidos, percepção extra-sensorial, problemas de visão, rinite, sinusite, concentração, raciocínio, desequilíbrios mentais, doenças nervosas, memória, dificuldade de enxergar a realidade das situações.

(10)

Vogal: È ativado pela vogal “I”. Representa a força da inspiração, que sempre o leva a novas compreensões.

Cromoterapia: O índigo transparente abre e clareia o sexto Chacra. Fortalece e cura os sentidos, abrindo os níveis mais sutis da percepção.

Contato com a natureza: olhar o céu noturno. Aroma: Menta e Jasmim

Qualidades Positivas: Concentração, Devoção, Intuição, Imaginação, Realização da alma e Sabedoria.

Qualidades Negativas: Dores de cabeça, Medo, Problema nos olhos, Pesadelos e Tensão.

Chackra Laringeo (purificador)

Palavra chave: comunicação, conhecimento e sabedoria

Está relacionado com a nossa capacidade de expressão e comunicação. Ele é responsável pela forma como expressamos o que sentimentos e pensamos. Ele energiza as cordas vocais, responsável também pela mastigação. Relaciona-se com a capacidade de percepção mais sutil, com o entendimento e com a voz. Quando desenvolvido, de forma geral, indica força de caráter, grande capacidade mental e discernimento. Em caso contrário, pode indicar doenças tireoidianas e fraquezas de diversas funções físicas, psíquicas ou mentais. Quando apresentamos problemas neste chakras, encontramos dificuldades de comunicação.

Cor: azul claro

(11)

Glândula: Tiroide e paratireoide (duas glândulas que ajudam na purificação e desintoxicação da corrente sanguínea)

Localização: Região da garganta

Nome em sânscrito: VISHUDDA ("O purificador") Mantra: Ham

Pétalas: 16 Cor: Azul claro. Elemento: Éter

Funções: Som, vibração, comunicação. Princípio Básico: Ressonância do ser Funções dos sentidos: Audição

Glândulas: Tireoide

Tratamento: Garganta, tireóideo, voz, nuca, boca, dentes, ouvidos. Conflitos: gagueira, laringite, otite, ronquidão.

Música: Nota musical (sol)

Vogal: O Chakra da garganta é animado pela vogal “E”. Ela une o coração e a mente. Esse som permite a expressão desse chakra.

Cromoterapia: Azul claro e azul vivo, turquesa elétrico. Propicia calma e amplidão. Predispõe a inspiração espiritual.

Contato com a natureza: leve bater das ondas do mar e olhar o reflexo do céu na agua

(12)

Qualidades Positivas: Comunicação, Criatividade, Conhecimento, Honestidade, Integração, Lealdade e Paz. Através do Chakra da garganta expressamos tudo o que vive em nosso interior, o nosso riso e o choro, nossos sentimentos de amor e de alegria bem como o medo e a raiva, nossas intenções e desejos, nossas idéias, compreensões e percepções dos mundos interiores. É o centro da comunicação e da audição incluindo a clareaudiência, da receptividade e da criatividade. Reconhecemos que nossos mundos interiores, bem como os mundos de matéria mais sutis da vida são tão reais quanto o mundo exterior, e tornamo-nos capazes de captar e transmitir informações dos setores da matéria mais sutil e das dimensões mais elevadas da realidade Talvez o mais complexo, visto que toda possibilidade de mudança, transformação e cura está ali concentrada incluindo a capacidade de resolver conflitos do passado por meio da liberação Kármica

Qualidades Negativas: Depressão, Ignorância e Problemas na comunicação.

Chakra Cardíaco (câmara secreta do coração) Palavra chave: amor, compaixão

Este chakra representa o centro das nossas emoções e ele é responsável pela expressão dos nossos sentimentos. Sua energia corresponde é o amor e a devoção, como formas sutis e elevadas de emoção. Na tradição católica, este chakra é simbolizado pelo coração luminoso de Cristo. Quando ativado desenvolve todo o potencial para o amor altruísta. Quando enfraquecido indica a necessidade de se libertar do egoísmo e de cultivar maior dedicação ao próximo. No aspecto físico, também pode indicar doenças cardíacas. O desequilíbrio também pode gerar repressão do amor, instabilidade emocional, sensação de opressão e/ou peso no peito.

Cor: Verde e Rosa

(13)

Glândula: Timo

Localização: entre os dois seios

Nome em sânscrito: ANAHATA ("Invicto"; "Inviolado") Mantra: Yam

Pétalas: 12

Cor: Verde (cura e energia vital); Rosa (Amor). Elemento: Ar

Funções: Energiza o sangue e o corpo físico. Sua função energética é controlar as emoções

Faixa de ação: estômago e axilas

Orgãos: Coração, pulmão, ombro, sistema circulatório e cavidade torácica. Tratamento: Doenças do coração

Aspecto: O chakra cardíaco liga o corpo, a mente e o espirito. Rege a capacidade da pessoa amar a si mesmo e aos outros;

Vogal: O Chakra do coração está relacionado com a vogal “A”. Ela simboliza a percepção imediata do coração e representa a expressão máxima da plenitude da voz humana. Está envolvida com a aceitação sem preconceitos de todas as manifestações de afeto das quais surge o amor.

Cromoterapia: cores verde (harmonia e compaixão) e rosa (desperta o sentimento de amor e carinho).

Contato com a natureza: Tocar as flores e olhar para o céu. Aroma: Rosa

(14)

Qualidades Positivas: Amor incondicional, Compaixão, Equilíbrio, Harmonia e Paz.

Qualidades Negativas: Desequilíbrio, Instabilidade emocional, Problemas de coração e circulação.

Chakra Plexo Solar (reserva energética) Palavra chave: poder

Na tradição Hindu o chakra do plexo solar não é considerado um dos sete principais chakras. O Chakra do plexo solar foi incluído pelos esotéricos ocidentais por volta do século XIX. Como a sociedade naquela época tinha muito preconceito com todo tipo de assunto que envolvia a sexualidade, por muito tempo o chakra sexual ficou excluído dos estudos esotéricos e foi substituído pelo plexo solar, que na visão hindu é um chakra secundário que trabalha conjuntamente com o chakra umbilical. O chakra do plexo solar representa a nossa força interior. Quando o Plexo Solar está com excesso energético pode gerar egoísmo, egocentrismo, fúria, medo, ódio e dificuldade em assimilar/digerir. E quando está com baixa energia, a pessoa fica apática, sem força de vontade e insatisfeita.

Cor: Amarelo

Pedra: Citrino e Calcita Amarela

Orgão: Baço (ajuda na purificação do sangue) Localização: estômago (mais para o lado esquerdo)

Nome em sânscrito: MANIPURA ("Cidade das Jóias") Mantra: Ram

(15)

Elemento: Fogo

Funções: Digestão, emoções e metabolismo. Faixa de ação: Da cintura até o estômago

Função: Promover a confiança nos instintos e na voz interior (realização pessoal)

Elemento: Fogo

Função dos sentidos: Visão

Glândula correspondente: Pâncreas, transformação e digestão dos alimentos, produz o hormônio insulina.

Hormônios: Insulina (Bile)

Tratamento: Aparelho digestivo e respiratório. Comportamentos que envolvem fumo e bebida, alimentar-se pouco ou excessivamente, problemas de posicionamento pessoal (raiva, agressividade, pouca força de vontade, auto-estima), podem gerar desequilíbrio deste chakra.

Vogal: A vogal “o” aberta, como na palavra Sol. A entoação da vogal provoca um movimento circular dirigido para fora. Contribui com a manifestação de amplidão, plenitude e alegria no Mundo.

Cromoterapia: Amarelo claro e dourado. Anima a atividade dos nervos e do pensamento, propicia alegria, ajuda a ingressar ativamente na vida, estimula a assimilação física e psíquica. O dourado, em caso de problemas espirituais, age como esclarecedor e calmante, favorece a atividade mental.

Contato com a natureza: Luz do sol, Campo em flor, Campo de trigo maduro, Girassóis.

(16)

Aroma: Alecrim

Qualidades Positivas: Auto-controle, Autoridade, Energia, Humor, Poder pessoal e Transformação.

Qualidades Negativas: Medo, Ódio, Problemas digestivos e Raiva.

O terceiro chacra (conhecido como Chakra do Plexo Solar) localiza-se na região do umbigo ou do plexo solar, e está relacionado com as emoções. Quando muito energizado, indica que a pessoa é voltada para as emoções e prazeres imediatos. Quando fraco sugere carência energética, baixo magnetismo, suscetibilidade emocional e a possibilidade de doenças crônicas.

Chakra Sacro Palavra chave: prazer

Este chakra está intimamente ligado com a criatividade, sexualidade e vitalidade. Ele energiza toda a região do estômago e também está relacionado com a nossa auto-estima. Quando em desequilíbrio pode gerar dificuldades sexuais, ausência de objetivos, sentimento de impotência, confusão, ciúme, inveja ou sentimento de possessividade. Impacta diretamente no desejo e na vontade de viver.

Cor: Laranja ou Amarelo Pedra: Jaspe Vermelho Glândula: Pâncreas

Localização: Pelve, abaixo do umbigo

Nome em sânscrito: SWADHISTANA ("Morada do Prazer") Pétalas: 6

Mantra: Vam Elemento: Água

(17)

Funções: Força e vitalidade física

Faixa de ação: Dos genitais até abaixo da boca do estômago Função dos sentidos: Paladar

Glândula correspondente: Glândulas sexuais- ovário, próstata, testículos. Hormônios correspondentes: Estrógeno, Testosterona.

Aspecto: este chakra dá acesso ao corpo emocional e também abriga a nossa criança interior. Ele guarda informações sobre de nossa atual existência, lembranças de vidas passadas e situações de traumas. A capacidade de dissipar antigas emoções é também desenvolvida por meio deste chakra.

Vogal: É ativado pela vogal “o” fechado, como na palavra sono. A vogal “o” desperta a profundeza dos sentimentos levando à integração das energias masculinas e femininas.

Cromoterapia: Laranja, estimulante e renovador. Liberta de padrões emocionais cristalizados e desperta a alegria do prazer sexual.

Contato com a natureza: Luar, Água límpida. Aroma: Sândalo

Qualidades Positivas: Assimilação de novas ideias, Dar e Receber, Desejo, Emoções, Mudanças, Prazer, Saúde e Tolerância.

Qualidades Negativas: Confusão, Ciúme, Impotência, Problemas da bexiga e Problemas Sexuais.

O segundo chacra (conhecido como Chacra esplênico, sacro ou do baço), relaciona-se com o poder criador da energia sexual. Quando esse chacra está

(18)

enfraquecido indica distúrbios da sexualidade ou disfunções endócrinas. Quando excessivamente energizado, indica excesso de hormonais e sexualidade exacerbada.

Chakra Básico

Palavra chave: segurança e senso de realidade

O primeiro chacra (conhecido como Chacra Base ou Raiz), situado na base da espinha dorsal, é responsável pela energização geral do organismo, e por ele penetram as energias cósmicas mais sutis, que a seguir são distribuídas pelo corpo. Quando esse chacra é estimulado, propicia uma boa captação energética. Este chakra está relacionado com os aspectos que envolvem a nossa sobrevivência, tais como: comer, dormir, beber, sexo e abrigo. Ele também capta a energia da Kudalini (o fogo serpentino). Quando está em desequilíbrio, pode gerar insegurança, atitudes mais violentas, ganância ou fúria.

Cor: Vermelho

Pedra: Turmalina Preta e Onix

Localização: Base da espinha dorsal

Nome em sânscrito: MULADHARA ("Base e fundamento"; "Suporte") Mantra: Lam

Pétalas: 4

Elemento: Terra

Faixa de Ação: Do joelho até os ovários Planeta Elemento: Saturno; Terra. Função dos sentidos: Olfato

(19)

Hormônios correspondentes: Adrenalina e Noradrenalina que adaptam o sistema circulatório as necessidades de cada momento, atuam no equilíbrio da temperatura do corpo e do batimento cardíaco.

Do ponto de vista anatômico: Ele está relacionado com tudo, o que è sólido, como a coluna vertebral, os ossos os dentes e as unhas, ambas as pernas, e o ânus o reto, o intestino grosso, o intestino delgado, a próstata, a vagina e o útero, o sangue, a constituição celular, parte inferior das costas.

Tratamento: Musculatura das coxas, problemas sexuais e genitais, útero, trompas, ânus, hemorroidas, infertilidade, distúrbios hormonais, falta de coragem e problemas sanguíneos.

Vogal: Corresponde a vogal u, o som u estimula um movimento dirigido para baixo, na direção das raízes, leva as profundezas do subconsciente, e desperta as forças primitivas, terrenas do primeiro Chackra.

Cromoterapia: Vermelho claro e brilhante, aquece, anima tráz vitalidade e coragem

Contato com a natureza: Aurora, Pôr do Sol, Terra fresca Força positiva: Estabilizador, fixando a Terra

Funções: Traz vitalidade para o corpo físico Aroma: Cravo

Qualidades Positivas: Coragem, Estabilidade. Individualidade, Paciência, Saúde, Sucesso e Segurança.

(20)

Equilibrando os chakras

Você pode equilibrar os seus chakras fazendo uso das seguintes técnicas: meditação, visualização, pedras e cristais, reiki, benzimentos, terapia prânica, cromoterapia e principalmente o controle dos nossos pensamentos. Espero que este artigo tenha te ajudado, ampliando o seu universo cultural e que você use este conhecimento para sua evolução espiritual.

Um grande abraço, Gabriela Prado

Referências

Documentos relacionados

Mesmo com a maioria dos centenários apresentando elevado percepção qualidade de vida, viu-se que o nível de atividade física e a média de número passo/dia, foram inferiores

a Política Nacional de Mobilidade Urbana tem por objetivo contribuir para o acesso universal à cidade, o fomento e a concretização das condições que

Perdas e/ou danos resultantes da perda ou extravio de valores monetários, objectos preciosos ou outros bens ou valores de qualquer natureza, confiados ao segurado, seus

Com o intuito de dar foco às questões emocionais para compreender os fatos espaciais emerge a Geografia emocional. Tendo um caráter amplamente interdisciplinar, ela recebe

O presente estudo veio a contribuir para a confirmação do status dessa região como uma área importante para a conservação de aves da Mata Atlântica, uma vez

Assim, em face da evidência anteriormente reportada, a realização do presente estudo tem como objetivo avaliar os efeitos da aplicação de um protocolo de TMI durante 6 semanas, na

Na rádio Liderança, encontramos algumas formas de publicidade que serão conceituadas por Gomes Júnior (2005 p.7):.. a) Spot – Mensagem informativa, acompanhada ou não

Figura 56: Aplicação da equação cinética de reação química para a primeira etapa de redução (entre 0 e 50min) do sinter CV 100%.. Figura 57: Aplicação da equação cinética