• Nenhum resultado encontrado

Mobilização já! Não ao PL 4330 e ao retrocesso no mundo do trabalho Foto: Arquivo SEEB/CE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Mobilização já! Não ao PL 4330 e ao retrocesso no mundo do trabalho Foto: Arquivo SEEB/CE"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

ancária

ancária

B

Informativo do Sindicato dos Bancários do Ceará | Edição nº 1375 | 23 a 28 de março de 2015

Mobilização já!

Não ao PL 4330 e ao

retrocesso no mundo do trabalho

O texto que irá à votação dia 7/4 liberaliza a terceirização. A classe trabalhadora deve intensifi car a mobilização para garantir seus direitos conquistados (pág. 3)

• Dirigentes eleitos da Cassi

debatem soluções para

os problemas da caixa de

assistência, sem onerar os

funcionários do BB

(pág. 2)

• Estão abertas inscrições

para o Botequim dos

Bancários dia 27/3 e

Passeio Cultural e

Religioso na Semana Santa

(págs. 4 e 7)

• Reunião da Comissão

Paritária do PCS da

Caixa, dia 17/3, trouxe

avanços na construção da

sistemática de promoção

por mérito (pág. 8)

(2)

Home Page: www.bancariosce.org.br – Endereço Eletrônico: bancariosce@bancariosce.org.br – Telefone geral : (85) 3252 4266 – Fax: (85) 3226 9194 Tribuna Bancária: imprensa@bancariosce.org.br – (85) 3231 4500 – Fax: (85) 3253 3996 – Rua 24 de Maio, 1289 - 60020.001 – Fortaleza – Ceará

Presidente: Carlos Eduardo Bezerra – Diretor de Imprensa: Marcos Aurélio Saraiva Holanda – Jornalista Resp: Lucia Estrela - CE00580JP Repórter: Sandra Jacinto - CE01683JP – Projeto Gráfi co e Diagramação: Normando Ribeiro CE00043DG

Impressão: Expressão Gráfi ca – Tiragem: 11.500 exemplares

Expediente

Dirigentes eleitos cobram negociação e

aporte do Banco do Brasil

Os dirigentes eleitos da Caixa de As-sistência dos Funcionários do Banco do Brasil realizaram em São Paulo, reunião com representantes de todos os sindicatos e entidades do funcionalismo para deba-ter a atual situação da Cassi, em busca de iniciativas a serem encaminhadas para enfrentar as propostas do banco em onerar o corpo social e resolver os problemas da assistência à saúde dos funcionários ativos e aposentados do BB. A Contraf-CUT e re-presentantes dos sindicatos participaram das discussões sobre soluções para a Cassi. A solução proposta pelos diretores e conselheiros deliberativos eleitos é a ex-tensão do direito ao modelo de Atenção Integral à Saúde, através da Estratégia de Saúde da Família, para o conjunto dos participantes (Plano Associados e Planos Cassi Família), após estudos e mapea-mentos de cada base onde a Cassi presta serviços de saúde.

Também são propostas mudanças nos

sistemas de regulação de serviços e gestão de rede de prestadores. Enquanto se avança na implantação das melhorias estruturan-tes, o Banco do Brasil, também responsável pela gestão da Caixa de Assistência e com obrigações em saúde de seus funcionários, e deve fazer aportes devido ao défi cit fi nan-ceiro atual. As iniciativas estratégicas visam reduzir despesas, mantendo os direitos em saúde e a qualidade no atendimento.

A solução proposta pelos diretores e conselheiros deliberativos eleitos foi a realização de aportes por parte do patro-cinador BB, sem aumentar as contribuições dos associados. O banco, por sua vez, propôs aumentar as contribuições mensais dos as-sociados, mantendo as dele próprio, Banco do Brasil, congeladas em 4,5%.

O encaminhamento da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB é de buscar uma mesa de negociação com o Banco do Brasil o mais breve possível, a fi m de iniciar as discussões.

“Há um impasse e é preciso envol-vimento dos funcionários do BB, dos

sindicatos e das associações para pressionar o banco a encontrar solução

que não aumente as contribuições dos associados, mas preserve a saúde dos

trabalhadores”

José Eduardo Marinho, diretor do SEEB/CE e Conselheiro Fiscal da

Cassi

A Contraf-CUT, assessorada pela Comissão de Empresa dos Funcionários, se reunirá com o Banco do Brasil no dia 24/3, para discutir vários temas do processo de negociação permanente, entre eles o cumprimento por parte do BB dos compromissos assumidos nos acordos coletivos. Também estão na pauta a certificação de gestores e

o programa trainee. O banco também apresentará o novo modelo de CCP (Comissões de Conciliação Prévia) e as agências com horário estendido.

Além desses assuntos, os represen-tantes dos bancários também levarão questionamentos sobre contratação de funcionários anunciada pelo banco, reposição de quadros e funcionários

excedentes, andamento sobre a nor-matização dos 15 minutos para as mulheres na jornada extraordinária, balanço das reestruturações e anda-mento da ação judicial do Ministério Público do Trabalho sobre carreira do funcionalismo de nível superior como advogados, engenheiros, arquitetos e profissionais de TI.

BANCO DO BRASIL: Contraf-CUT agenda negociação

permanente no dia 24

(3)

PL 4330 será votado na Câmara dia 7 de

abril. É preciso retomar a mobilização

A votação do PL 4330 da terceirização está marcada para o próximo dia 7 de abril, logo após o feriadão da Semana Santa. O texto que irá a votação será o subs-titutivo do deputado Artur Maia (SD-BA), que liberaliza a terceirização para todas as atividades das empresas, incluindo as atividades principais e permanentes, das áreas rurais e urbanas, empre-sas públicas, sociedades de economia mista, au-tarquias e fundacionais.

Mantém a

responsa-bilidade subsidiária entre contratantes e contratadas e diz explicitamente que salários, direitos e benefícios serão dife-renciados em função do enquadramento sindical.

“Ou seja, prevalece o enquadramen-to sindical pelo conceienquadramen-to de categoria profi ssional, quando na verdade todas as categorias serão esfaceladas. A classe trabalhadora será ainda mais fragmentada em sua organização e representação e com isso, em pouco tempo, seus direitos con-quistados após décadas de lutas serão so-lapados. As negociações coletivas só terão alguma efetividade, onde os empresários tiverem interesse e para os segmentos que avaliarem ser necessário”, afi rma Miguel Pereira, secretário de Organização da Contraf-CUT e integrante do Fórum em Defesa dos Trabalhadores Ameaçados pela Terceirização.

O presidente da Câmara Federal, de-putado Eduardo Cunha (PMDB/RJ), reu-nido com lideranças patronais, orientou às entidades buscarem dialogar com os líderes partidários, a fi m de construir os

consensos, porque o projeto irá à votação de qualquer maneira no dia 7 de abril. Às Centrais Sindicais, o mesmo procedimento foi apontado por Eduardo Cunha com a realização de debates neste mês de março.

“Mas a conjuntura econômica e política vem dominando a agenda e institucional-mente até o momento nenhum debate ocorreu na Câmara. Aliás, fi ca claro que pautar a votação do PL 4330 é um dos preços exigidos agora pelo fi nanciamento privado das campanhas eleitorais em 2014”, acres-centa Miguel.

Retomar a mobilização já – Diante

des-se quadro gravíssimo, é preciso retomar a mobilização, inclusive em Brasília, visitando novamente todos os gabinetes, preferencial-mente as lideranças partidárias, com o dossiê sobre os impactos da terceirização sobre a classe trabalhadora, lançado pela CUT em parceria com o Dieese. Caso o PL 4330 seja aprovado na Câmara, seguirá para o Senado, onde existe projeto idêntico (PLS 087), de autoria do então senador e hoje ministro da Indústria, Armando Monteiro.

“A única saída para nós trabalha-dores nesse momento é reforçar a mobilização contra a precarização

do mundo do trabalho, de suas relações e dos direitos trabalhistas,

representado pelo PL 4330”

Carlos Eduardo Bezerra, presi-dente do SEEB/CE e da Fetrafi /

(4)

Passeio Cultural e Religioso terá

inscrições até dia 27/3. Garanta sua vaga!

O IV Passeio Cultural e

Religio-so, promovido pelo Sindicato dos Bancários do Ceará, que acontece tradicionalmente na Sexta-Feira Santa, este ano no dia 3 de abril, terá dois roteiros: a cidade de Qui-xadá, no Sertão Central do Ceará e o trecho tradicional Guaramiranga/ Pacatuba, no Maciço de Baturité. Os bancários sindicalizados devem se inscrever através do site (www.bancariosce.org.br/passeio_ confi rma_dados.php), indicando qual o destino de sua preferência, com direito a um acompanhante. As inscrições vão até o próximo dia 27 de março, mas garanta logo seu lugar, pois as vagas são limitadas em dois ônibus para cada destino.

Preenchidas as vagas, será aberta uma lista de espera a ser com-pletada por ordem de chegada no dia do evento. O Sindicato entrará em contato com os inscritos para confirmar os da-dos. Os ônibus devem sair da sede da entidade no horário entre 8h e 8h30 e

o retorno para Fortaleza será após às 21 horas.

Aos participantes é assegurado, além do transporte em ônibus turístico, almoço e ingressos para assistir peça teatral em Pacatuba.

Em Quixadá, além da visita a pontos

turísticos, como “Pedra da Galinha Choca”, “Açude do Cedro”, “Museu e Teatro Rachel de Queiroz” e “Santuário da Virgem Mãe Rainha do Sertão”, os participantes do passeio poderão assistir à peça sobre a Paixão de Cristo, a ser encenada em praça pública local.

O Sindicato dos Bancários do Ceará iniciou semana passada visitas a ambientes localizados no Passaré com objetivo de exe-cutar o projeto “Construindo a Campanha Salarial 2015 no BNB”. Foram visitadas inicialmente os blocos B1 e B2 Superior e A1 Superior, onde trabalham os funcio-nários lotados nos ambientes Sistemas de Informação, Governança de TI, Central de Cadastro e Central de Crédito Cliente de Médio Porte.

Na ocasião, os diretores do Sindicato, Tomaz de Aquino, Carmen Araújo e Océlio Silveira dialogaram com os colegas do BNB ressaltando a importância do envolvimento de todos na construção de uma pré-pauta de reivindicações específi cas a ser debatida e aprovada no próximo Congresso Nacional dos Funcionários do BNB, a se realizar entre os meses de Abril/Junho, em data a ser defi nida de acordo com o calendário

Pauta específi ca: Sindicato chama bancários do BNB para

participar da Campanha Salarial 2015

nacional da cate-goria bancária.

Os dirigen-tes sindicais dis-tribuíram aos funcionários for-mulários onde orientam como acessar a pauta aprovada no Con-gresso do ano passado para, a partir daí, formu-lar suas propos-tas e sugestões de alterações e/ ou inclusão de novos temas

destinados a compor a pauta deste ano. “Queremos construir uma campanha salarial participativa, onde as demandas e

reivindicações refl itam a dinâmica interna do Banco e os desejos e aspirações do funcionalismo”, ressaltou Tomaz.

(5)

Fotos: Drawlio Joca – SEEB/CE

Rodas de Conversa celebraram o

Dia Internacional da Mulher no Sindicato

Compartilhando vivências, experiências,

dú-vidas e alegrias, um auditório lotado participou das rodas de conversa promovidas no sábado, 14/3, pelo Coletivo de Mulheres Bancários do Sindicato dos Bancários do Ceará. Além dos bate-papos sobre saúde e bem-estar e ques-tões de gênero, as bancárias puderam contar ainda com stands para atividades diversas, vivência interativa e todo o carinho e dedicação ofertados pelas representantes do Coletivo.

“Essa é a casa de todas vocês e é sempre uma honra para nós recebê-las. Historicamen-te, as mulheres sempre deram sua contribuição para transformar a sociedade e é isso que queremos debater com todas: o mundo pode ser melhor e nós podemos ir juntas nessa caminhada”, afi rmou a diretora do Sindicato e representante do Coletivo, Rita Ferreira.

Falando sobre saúde e bem-estar, o mé-dico da Cassi, Rômulo Viana e o nutricionista Homero Júnior deram dicas de vida saudável e esclareceram dúvidas da plateia. “Tudo pode ser melhor com uma alimentação saudável, mas é necessário ter atenção com relação aos excessos”, esclareceu o médico. O nu-tricionista Homero Júnior complementou: “é importante aliar a boa alimentação com uma atividade física prazerosa. O bem-estar coti-diano contribui para um estilo de vida saudável e é o que mais contribui para uma boa saúde”, disse. Os dois abordaram temas como câncer de mama, menopausa, reposição hormonal, stress, dietas da moda, prevenção de doenças, entre outros temas.

A pesquisadora e assistente social Lidia-ne Dantas falou sobre as transformações ocorridas ao longo do tempo na questão de gênero, abordando ainda o papel da mulher na sociedade atual, falando de temas como violência doméstica e evolução de direitos. “É fundamental que cada mulher tenha um tempo só para si. A sociedade cobra muito da mulher, ser boa mãe, boa esposa, boa profi ssional e reservar um espaço para um momento indivi-dual contribui para a saúde física e mental”, concluiu ela.

A diretora do Sindicato e representante do Coletivo, Jannayna Lima, fi nalizou o evento convocando as mulheres a assumir seu papel ativo na sociedade: “antes de transformarmos o mundo, temos de transformar a nós mesmas e só depois, transformar a sociedade, saber quem somos e qual o mundo que queremos”.

(6)

Bancários cobram empregos e fi m

da rotatividade

Foto: SEEB/CE

Os bancários representados pela Contraf-CUT, federações e sindica-tos retomaram as negociações no Comitê de Relações Trabalhistas do Santander, em São Paulo, cobrando o atendimento de reivindicações pendentes de reuniões anteriores e de novas demandas dos funcioná-rios. A superintendente de Recursos Humanos do Santander, Fabiana Ribeiro, ouviu os dirigentes sindi-cais, apresentou algumas respostas, agendou reuniões específi cas e fi cou de levar várias questões para análise no banco.

Mais empregos e fi m da rotati-vidade – No ano passado, houve corte

de 312 vagas e o quadro de funcio-nários caiu para 49.309. Houve também o fechamento de 61 agências e de 93 PABs em 2014, enquanto aumentaram os cor-respondentes bancários e cresceu 13,8% o total de clientes do banco. Com isso, a média de clientes por funcionário que era de 595 em 2013 subiu para 631 em 2014.

Condições de trabalho – A melhoria

das condições de trabalho nas agências, postos de atendimento e centros admi-nistrativos foi mais uma vez reivindica-da pelos representantes reivindica-das entireivindica-dades sindicais. Eles defenderam o fim das metas individuais e da área operacional, a proibição de abertura e prospecção de conta universitária fora da jornada e do local de trabalho, o fi m do desvio de funções nas agências, envolvendo caixas, coordenadores e gerentes de atendimento e de negócios, o fi m dos caixas volantes e a proibição de cobrança de metas para estagiário e menor aprendiz.

Está agendada reunião específica para o dia 23/4 para apresentação do

programa de incentivos do Banco ao movimento sindical.

Modelo Certo – O Santander fez uma

apresentação do chamado Modelo Cer-to, que está sendo implantado em toda a rede de agências. Segundo o banco, é uma nova forma de gestão, voltado aos gerentes. Para dar certo, esse mo-delo precisa incluir mais contratações de funcionários, acabar com as metas abusivas e o assédio moral, e melhorar as condições de trabalho.

Outra vez a representação sindical reivindicou a suspensão imediata das mu-danças implementadas unilateralmente pelo banco nos planos de saúde (Bradesco e Unimed), que implicaram em aumento das mensalidades muito acima da infl ação em 2012, 2013 e 2014. Foi solicitada uma

negociação específica para encontrar formas alternativas que não inviabilizem os direitos dos trabalhadores. O banco aceitou uma reunião somente para tratar do assunto, em data a ser marcada.

Os dirigentes sindicais cobraram a retomada do grupo de trabalho do Santan-derPrevi para discutir o processo eleitoral, que foi suspenso por força de liminares em 2011. O banco fi cou de avaliar a demanda.

Redução de juros e isenção de tari-fas – A representação sindical reivindicou

novamente a redução das altas taxas de juros de empréstimos, consignado, cheque especial, cartão de crédito, bem como a isenção das tarifas bancárias para todos os funcionários ativos e aposentados do Santander. O banco também fi cou de avaliar a demanda.

“Reivindicamos mais contratações e o fi m das demissões e da rotatividade, para reduzir a sobrecarga de trabalho e, consequentemente, o alto índice de

adoecimento e melhorar a qualidade de serviço prestada aos clientes”

(7)

Rafaella Manville será atração do

Botequim dos Bancários no dia 27/3

A atração principal do projeto cultural Botequim dos Bancários, no próximo dia 27/3, será Rafaella Manville, artista de grande inserção na noite cearense, com reconhecimento já se ampliando para o cenário artístico regional e nacional.

De estilo diferente, com repertório marcado pelo axé e outros gêneros dan-çantes atuais, Rafaella já animou eventos de grande porte na cena musical local, dentre os quais destacam-se réveillons de renomados clubes sociais de Fortaleza.

Toque Feminino alusivo ao Mês da Mulher – Além de Rafaella, o Botequim

terá a apresentação de quadros tradicio-nais, como o “Conversa de Botequim”, com a fundadora do Iprede, Ana Maria Norões, que será entrevistada pela apresentadora Maysa Vasconcelos.

Teremos ainda o quadro “Talento Bancário”, protagonizado nesta edição por Rosanne Rocha, do BNB, que mos-trará toda a sua qualidade musical e ar-tística no palco do evento. No Botequim, Rosanne, que também é jornalista, leva ao público a sua interpretação a canções originalmente gravadas por cantoras da chamada Nova MPB, como Maria Rita, Roberta Sá, Maria Gadu,Tulipa Ruiz, Tiê e Vanessa da Mata.

O espaço destinado aos “Talentos da Terra” terá continuidade com a apresen-tação da cantora Sheyla Maria, artista cearense com incursão na noite carioca, agora de volta ao seu Estado natal para divulgar seu último CD.

A busca por revelações, principalmen-te entre os bancários, através do quadro “Caça Talentos”, prosseguirá mediante inscrição de interessados em participar ao vivo do que se convencionaria chamar “Show de Calouros”. Nesse quadro serão distribuídos três prêmios, no valor de

R$ 200,00 cada, sendo um para o bancário que melhor se apre-sentar a critério do júri técnico; outro para ban-cário aclamado pelo público e um terceiro para não bancário, tam-bém escolhido por júri técni-co. As inscrições para este quadro serão através do site ou presen-cialmente, até

às 20h do dia do evento, na secretaria de Cultura do SEEB/CE, limitadas às dez primeiras inscrições realizadas.

Lançamento – Na abertura do

Bote-quim, o aposentado da Caixa Econômica Federal, José Cavalcante Ribeiro, fará lançamento do livro de sua autoria “O Poder da Educação Numa Trajetória de Superação”, uma obra autobiográfi ca, que apresenta uma narrativa sobre a trajetória de vida do escritor. A obra contém uma síntese dos fatos essenciais e mais impor-tantes ocorridos, em linguagem simples e acessível a todos os leitores.

Prêmio Especial e sorteios –

Ban-cários sindicalizados concorrerão a um cartão presente no valor R$ 1.000,00, a ser utilizado nas lojas credenciadas. A inscrição para o sorteio será através do site do Sindicato (www.bancariosce.org. br/sorteio.php) até às 17h do dia da festa. A mesma inscrição serve para o sorteio de quatro vales conta entre os bancários presentes, no valor de R$ 100,00 cada e

para participar do quadro “Caça Talentos”. Também está assegurada a promoção clone de cerveja, uísque, refrigerante e água na qual para cada bebida comprada ganha-se mais uma de brinde. O estacio-namento para os 25 primeiros bancários sindicalizados que chegarem ao evento está garantido em espaço localizado em frente à sede do Sindicato.

“O Botequim dos Bancários é um espaço cultural destinado aos bancários, que além de curtirem bons momentos em um ambiente

agradável, ainda têm a oportunidade de apresentar seus talentos e de expressar o

seu valor e a sua cultura”

Tomaz de Aquino, secretário de Cultura do SEEB/CE

(8)

Comissão paritária do PCS avança

sobre promoção por mérito

Número do BC é 145

Já está em funcionamento o novo número da central de atendimento ao público do Banco Central: 145. A alteração objetiva melhorar o serviço prestado pelo BC à sociedade, bem como aumentar a capacidade de resposta às

demandas recebidas pelo canal telefônico. Com a mudança, o BC se adequa ao padrão de três dígitos, uniformizado pela Agência Nacional de Telecomunicações para os serviços de utilidade pública. A ligação terá custo de chamada local para

todo o Brasil.

Empregados domésticos

A Câmara dos Deputados aprovou no dia 12/3, o projeto de lei complementar que regulamenta

os direitos e os deveres do empregado doméstico. Os

direitos e os deveres dos empregados domésticos foram

estabelecidos pela Emenda Constitucional 72, aprovada e promulgada pelo Congresso

Nacional. Entre os direitos estão, por exemplo, o

seguro-desemprego, indenização por demissão sem justa causa, conta

no FGTS, pagamento de horas extras, adicional noturno, seguro

contra acidente de trabalho e jornada diária de 8 horas.

Novo Código de Processo Civil

Foi sancionado pela presidente Dilma Rousseff o novo Código de Processo Civil (CPC) que irá proporcionar mais celeridade à Justiça por determinar que os tribunais possam dar a mesma resposta a demandas que tratam da mesma questão jurídica. Permitirá que causas semelhantes tenham uma solução mais rápida. As mudanças sancionadas ao CPC visam acelerar o andamento das ações judiciais no País, com efeitos diretos no

cotidiano dos brasileiros. O texto aprovado no fi nal de 2014 altera a legislação em vigor desde 1973.

A reunião da comissão paritária do Plano de Cargos e Salários (PCS), realizada dia 17/3, em Brasília, trouxe avanços na construção da sistemática de promoção por mérito para o ano-base de 2015. Depois de assegurada a não vinculação ao cumprimento de metas, fi cou garantida a conquista de um delta com 40 pontos. No critério anterior, eram necessários 50 pontos.

A Caixa se comprometeu a enviar no dia 24/3, para as representações dos tra-balhadores, o documento com os pontos acordados. O objetivo é que a sistemática, para aplicação em 2016, seja homologada na primeira negociação da mesa perma-nente, agendada para o dia 31/3.

“Afastar a intenção da direção da Caixa Econômica Federal de incluir os resultados do AV Caixa, programa baseado no cumpri-mento de metas, como um dos parâmetros para a evolução dos empregados no PCS, foi sem dúvida a nossa principal conquista”, avalia o integrante da comissão e diretor do Sindicato, Jefferson Tramontini.

O banco melhorou a proposta no que se refere à pontuação e aperfeiçoamento

dos critérios objetivos e subjetivos. Outra conquista dos trabalhadores é a garantia de pontos extras, num total de 10, para os empregados que investirem no auto-desenvolvimento.

A sistemática da promoção por me-recimento terá uma pontuação máxima de 70 pontos. Desse total, 40 serão dos critérios objetivos, que incluem: frequência ao trabalho medida pelo Sistema de Ponto Eletrônico (Sipon), participação do

empre-gado no Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e horas de capacitação com a realização de 30h anuais nos módulos da Universidade Caixa, além da participação de cursos sugeridos pelo banco para o desenvolvimento orientado.

Em 2014, por outro lado, a Caixa não debateu os critérios com os trabalhadores e pagou um delta a todos os empregados, também conquistado com a luta dos tra-balhadores.

Referências

Documentos relacionados

A partir da junção da proposta teórica de Frank Esser (ESSER apud ZIPSER, 2002) e Christiane Nord (1991), passamos, então, a considerar o texto jornalístico como

visam o ensino de habilidades de compreensão e de produção de textos orais e escritos e o desenvolvimento da competência comunicativa, na proposta curricular da instituição

Todas as outras estações registaram valores muito abaixo dos registados no Instituto Geofísico de Coimbra e de Paços de Ferreira e a totalidade dos registos

Os principais objectivos definidos foram a observação e realização dos procedimentos nas diferentes vertentes de atividade do cirurgião, aplicação correta da terminologia cirúrgica,

No primeiro, destacam-se as percepções que as cuidadoras possuem sobre o hospital psiquiátrico e os cuidados com seus familiares durante o internamento; no segundo, evidencia-se

Vários fatores podem contribuir para a qua- lidade final dos painéis aglomerados, dentre eles, podem ser destacados os inerentes à ma- deira, tais como: espécies, características

A 8ª Conferência Nacional de Saúde (CNS) serve como marco mais importante para as políticas públicas em saúde que temos hoje, considerando que o Brasil é o único país com essa

Pretendo, a partir de agora, me focar detalhadamente nas Investigações Filosóficas e realizar uma leitura pormenorizada das §§65-88, com o fim de apresentar e