• Nenhum resultado encontrado

Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico FISPQ N O V A Tintas e Impermeabilizantes VASELINA LÍQUIDA INDUSTRIAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico FISPQ N O V A Tintas e Impermeabilizantes VASELINA LÍQUIDA INDUSTRIAL"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico – FISPQ

N O V A Tintas e Impermeabilizantes VASELINA LÍQUIDA INDUSTRIAL

FISPQ Nº 1033 ELABORADA 05/06/2012 Revisão: 8/2017

Página 1 de 9

1 Identificação do Produto e da Empresa

2. Identificação de Perigos

3. Composição e Informações sobre os Ingredientes

4. Medidas de Primeiros Socorros

5. Medidas de Combate a Incêndio

6. Medidas de Controle para Derramamento ou Vazamento

7. Manuseio e Armazenamento

8. Controle de Exposição e Proteção Individual

9. Propriedades Física e Químicas

10. Estabilidade e Reatividade

11. Informações Toxicológicas

12. Informações Ecológicas

13. Considerações sobre Tratamento e Disposição

14. Informações sobre Transportes

15. Regulamentações

16. Outras Informações

(2)

1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: Identificação do Produto:

Nome Comercial: Vaselina Liquida Industrial Código Interno do Produto:

Nome Químico: Óleo Mineral Parafínico Hidrocarboneto Alifáticos

Identificação da Empresa – Doratiotto e Carvalho Industria e Comercio Endereço - Alameda Professor Lucas Nogueira Garcez 7.695 – Pinheirinho Atibaia - SP

Escritório Central Alameda Professor Lucas Garcez 7.695

Endereço Eletrônico: Vendas.redsea@gmail.com Telefone/Fax: 11)4417-4078

Telefone de Emergência: 11 95061.6320 Telefone Pró-química ABIQUIM: 0800-118270

Aplicações - Material para construção na proteção de esquadrias; Polimento de móveis em geral; Prevenção e limpeza de couros; Amaciante de couros; Lubrificação de esteiras; Fitas adesivas plastificantes; Proteção de pecas mecânicas; Lubrificação de máquinas/pneumáticos. Impermeabilizante; Calçados como desmoldante; Limpeza de ferragens náuticas, equipamentos de pesca, ar condicionado e armas; Proteção de chaparia; Plastificante de borracha; Defensivos agrícolas; Cordoaria; Tinta para papel carbono; Como óleo protetivo contra corrosão. Indústria de plásticos: É um veículo de pigmentação para tingimento, além de ser um excelente amaciante e ótimo catalisador na fabricação de polietileno. Construção civil: É utilizada como protetor de caixilhos e desmoldante para concreto. Indústria têxtil: É utilizada no processo de algodão, evitando a formação de poeiras e dando maior flexibilidade às fibras. Obs.: É contra-indicado uso da Vaselina Líquida Industrial em alimentos, cosméticos e medicamentos.

2. IDENTIFICAÇÃO DE PERIGOS PRINCIPAIS PERIGOS:

Efeitos de produto: Inalação: Levemente irritante ao trato respiratório, não é esperado apresentar qualquer perigo à saúde em exposições por curto período.

Ingestão: Nenhum efeito à saúde é esperado por curto período de exposição.

(3)

Olhos: Nenhum sinal ou sintoma indicativo de efeito à saúde é esperado ocorrer. Efeitos ambientais:

Ar: Não aplicável.

Água: Prejudica a utilização da água quando contaminada pelo produto, podendo causar danos aos organismos aquáticos. As águas residuais de controle do fogo e as águas de diluição podem causar poluição. Produto insolúvel em água.

Solo: Caso o produto atingir o lençol freático poderá causar contaminação do mesmo. Ingestão: Nenhum efeito à saúde é esperado por curto período de exposição.

Classificação de perigo do produto químico e sistema de classificação utilizada PICTOGRMA

Classificação de risco - Toxidade crônica para o ambiente aquático Categoria - 2

Palavra de advertência – Perigo

Frase de Perigo – Tóxico para os organismos aquáticos com efeitos duradouros Composição: hidrocarbonetos.

Ingredientes ou impurezas que contribuam para o perigo: óleo mineral parafínico

3. COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÃO SOBRE OS INGREDIENTES

Substância - Mistura de hidrocarbonetos parafínicos e aromáticos. Nome químico ou nome genérico: Óleo Mineral Parafínico

(4)

Sinônimo: Parafina líquida industrial, Óleo mineral parafínico amarelado, Óleo mineral parafínico técnico.

CAS): 64741-89-5

Ingredientes que contribuam para o perigo: Hidrocarbonetos de petróleo.

Classificação e rotulagem de perigo: Produto não classificado como perigoso para Transporte, de acordo com a Resolução 5232 de dezembro 2016.

Efeitos agudos: Pode causar irritação nos olhos. Não se esperam efeitos adversos por contato com a pele e por inalação. Pouco tóxico por via oral.

Perigos físicos e químicos: É considerado não inflamável, porém entra em combustão acima do seu ponto de fulgor.

Perigos específicos: Produto tóxico ao meio ambiente, porém, não inflamável.

4. MEDIDAS DE PRIMEIROS SOCORROS

Inalação: Remover a vítima para local ventilado. Manter as vias respiratórias livres, removendo dentes postiços (se tiver). Procurar o médico, levando o rótulo e a FISPQ do produto.

Contato com a pele: Retirar imediatamente as roupas e os sapatos contaminados. Lavar a pele com água corrente em abundância, durante 15 minutos. Procurar o médico, levando o rótulo e a FISPQ do produto.

Contato com os olhos: Lavar os olhos imediatamente com água corrente durante 15 minutos. Procurar o médico, levando o rótulo e a FISPQ do produto.

Ingestão: Não provocar vômito. Procurar o médico, levando o rótulo do produto juntamente com esta FISPQ.

Ingestão: Não provocar vômito. Se a vítima estiver consciente, lavar a sua boca com água limpa em abundância. Não provoque o vômito ou forneça água à vítima inconsciente ou com convulsões. Ministrar respiração artificial, se necessário. Procurar o médico, levando o rótulo do produto juntamente com esta FISPQ.

Ações a serem evitadas: Não administrar nada oralmente ou provocar o vômito em vítima inconsciente ou com convulsão. Não limpar partes do corpo com solventes.

Instruções para o médico: Não há antídoto específico. Tratamento sintomático, baseado no julgamento do médico, em resposta às reações da vítima. A exposição prolongada ou repetida pode causar dermatite. Em caso de contato do produto aquecido com a pele e/ou com os olhos, lavar com água fria.

(5)

5. MEDIDAS DE COMBATE A INCÊNDIO

Meios de extinção apropriados: Espuma para hidrocarbonetos, neblina d’água, pó químico e dióxido de carbono (CO2).

Meios de extinção não apropriados: Jato de água diretamente no produto. Em incêndios envolvendo esse produto, não entrar em espaço confinado sem equipamento de proteção individual adequado, incluindo conjunto autônomo de ar.

Perigos específicos: A combustão normal produz dióxido de carbono (CO2), vapor d’água, óxidos de enxofre e nitrogênio. A combustão incompleta pode produzir monóxido de carbono. Dependendo do estágio que estiver o incêndio, deve-se tomar cuidado no uso da água na forma de neblina ou espuma, pois pode ocorrer borbulhamento.

Métodos especiais: Resfriar com neblina d’água, os recipientes que estiverem expostos ao fogo. Remover os recipientes da área do fogo, se isto puder ser feito sem risco.

Proteção dos bombeiros: Em ambientes fechados, usar equipamentos de resgate com suprimento de ar.

6. MEDIDAS DE CONTROLE PARA DERRAMAMENTO OU VAZAMENTO

Precauções individuais: diminuir o máximo que possível o contato com o produto. Precauções mínimas: Isolar a área de risco e proibir a entrada de pessoas desnecessárias. Meio de proteção: Equipamentos de proteção individual adequados.

Precauções com o Meio Ambiente: Recolher o produto derramado a fim de previnir a contaminação de cursos d'água. Não jogar o produto em esgotos, bueiros ou qualquer outro corpo d'água (lagos, represas, rios, etc.). Qualquer prática de descarte deve estar de acordo com a legislação vigente, estadual e federal.

Limpeza / descontaminação: Vazamentos em pequena escala: usar material absorvente do tipo vermiculita, terra ou areia.

Disposição: Não dispor em lixo comum. Não descartar no sistema de esgoto ou em cursos d’água. Confinar, se possível, para posterior recuperação ou descarte. A disposição final desse material deverá ser acompanhada por especialista e de acordo com a legislação ambiental vigente.

7. MANUSEIO E ARMAZENAMENTO Manuseio

(6)

 Medidas técnicas: Providenciar ventilação local exaustora onde os processos assim o exigirem. Todos os elementos condutores do sistema em contato com o produto devem ser

aterrados eletricamente. Usar ferramentas anti-faiscantes.

Prevenção da exposição do trabalhador: Utilizar equipamentos de proteção individual (EPI) para evitar o contato direto com o produto.

 Orientações para manuseio seguro: Manipular respeitando as regras gerais de segurança e higiene industrial.

Armazenamento

 Medidas técnicas: O local de armazenamento deve ter o piso impermeável, isento de materiais combustíveis e com dique de contenção para reter o produto em caso de vazamento.

 Condições de armazenamento adequadas: Armazenar a temperatura ambiente, em local fresco, seco e arejado. Temperatura superior a 60ºC pode degradar o produto.

 Produtos e materiais incompatíveis: Oxidantes fortes (peróxidos, cloratos, ácido crômico, etc.) 8. CONTROLE DE EXPOSIÇÃO E PROTEÇÃO INDIVIDUAL

Medidas de controle de engenharia: Manipular o produto em local com boa ventilação natural ou mecânica, de forma a manter a concentração de vapores inferior ao Limite de Tolerância.

Parâmetros de Controle

Limites de exposição ocupacional, valor Limite (EUA, ACGIH): Névoa de Óleo: TLV/TWA: 5 mg/m3.

TLV/STEL: 10 mg/m3. Equipamento de Proteção Individual

 Proteção respiratória: Em baixas concentrações, usar respirador com filtro químico para vapores orgânicos. Em altas concentrações, usar equipamento de respiração autônomo ou conjunto de ar mandado.

 Proteção das mãos: Luvas de PVC em atividades de contato direto com o produto.

 Proteção dos olhos: Nas operações onde possam ocorrer projeções ou respingos, recomenda-se o uso de óculos de segurança ou protetor facial.

(7)

Medidas de Higiene: Higienizar roupas e sapatos após o uso. Métodos gerais de controle utilizados em Higiene Industrial devem minimizar a exposição ao produto. Não comer, beber ou fumar ao manusear produtos químicos. Separar as roupas de trabalho das roupas comuns.

9. PROPRIEDADES FÍSICA E QUÍMICAS Estado físico: Líquido

Cor: Amarelado a castanho. Odor: característico.

Densidade: 0,85 – 0,90g/mL (20°C). Viscosidade - a 37,8 °C: 8,0 a 17,0 cSt Ponto de Fulgor - mín. 150 °C

Solubilidade em água: Insolúvel.

Solubilidade em solventes orgânicos: Solúvel.

Nota: Os dados aqui apresentados são típicos, determinados experimentalmente, podendo variar de amostra para amostra. Assim sendo, estes podem ser ligeiramente diferentes daqueles constatados para um determinado lote do produto.

10. ESTABILIDADE E REATIVIDADE

Estabilidade: Estável sob condições normais de manuseio e armazenamento. Reações perigosas: não disponível.

Condições a evitar: Evitar temperaturas elevadas.

Produtos perigosos de decomposição: Pode decompor-se sob condições de calor ou chama, liberando produtos possivelmente de maior risco como destilados leve e coque.

Materiais e substâncias incompatíveis: Água, oxidantes fortes (peróxidos, cloratos, ácido crômico etc.). 11. INFORMAÇÕES TOXICOLÓGICAS

Toxidade aguda

 Contato com a pele: Névoa de óleo: DL50 (coelho) > 2 g/kg (literatura).

(8)

Efeitos locais

 Inalação: Leve irritação para o sistema respiratório.

 Contato com a pele: Não se espera irritação significativa ou prolongada.

 Contato com os olhos: Não se espera irritação significativa ou prolongada. Toxidade Crônica

 Inalação: Irritação do trato respiratório após inalação repitada de névoa.

 Contato com a pele: Pessoas suscetíveis e dermatites podem agravar sua condição após contato repetido.

 Contato com os olhos: Leve irritação nos olhos. Efeitos específicos

 Carcinogênico: De acordo com a IARC (International Agency for Research on Cancer), existe evidência de que esse tipo de óleo seja carcinogênico a animais de experimentação.

Outras Informações: O contato com a pele deve ser minimizado. O óleo pode conter impurezas que com o tempo se acumulam. A concentração destas impurezas dependerão do uso e estas podem representar risco à saúde e o ao meio ambiente.

A avaliação dos efeitos tóxicos foi baseada nas informações do fornecedor em dados bibliográficos.

12. INFORMAÇÕES ECOLÓGICAS

Degradabilidade: Produto não biodegradável, contém componentes que permanecem no ambiente.

Bioacumulação: O produto tem potencial de bioacumulativo.

Efeitos sobre organismos aquáticos: Deve-se estar atento para a possibilidade de contaminação de mananciais, que são utilizados para a produção de água potável, pois esses devem estar totalmente isentos de produtos derivados de petróleo.

Efeitos sobre organismos do solo: O produto poderá se infiltrar no solo e atingir o lençol freático, causando poluição.

(9)

Produto e Resíduos

Tratamento: Não descartar resíduos do produto indevidamente após o seu uso. Dependendo da quantidade não utilizada armazenar adequadamente para uma próxima aplicação

Destruição / eliminação: O método preferencial de descarte é o da incineração em um incinerador aprovado. Não jogar o produto em canais, esgotos, rios e lagos. Seguir todas as regulamentações federais e estaduais para descarte de produtos e embalagens.

Embalagens usadas: descartar em instalações autorizados pelos órgãos ambientais.

14. INFORMAÇÕES SOBRE TRANSPORTES Regulamentações Nacionais.

Legislação Brasileira: Produto não classificado como perigoso para o transporte. Resolução 5232 de dezembro 2016 da ANTT.

 Nome apropriado para embarque: Vaselina líquida 15. REGULAMENTAÇÕES

Transporte de produtos perigosos: Resolução 5232 de Dezembro de 2016 da ANTT 16.OUTRAS INFORMAÇÕES

Produto não classificado perigoso para o Transporte

Perigos específicos: produto tóxico ao meio ambiente, porém, não inflamável.

NOTA - As informações e recomendações constantes desta publicação foram pesquisadas e compiladas de fontes idôneas e capacitadas para emiti-las, sendo os limites de sua aplicação os mesmos das respectivas fontes. Os dados dessa ficha de informações referem-se a um produto específico e podem não ser válidos quando este produto estiver sendo usado em combinação com outros. Os dados coletados são transferidos sem alterar seu conteúdo ou significado

 Recomenda-se a leitura desta FISPQ antes do manuseio do produto. O treinamento sobre o produto é de suma importância para o manuseio seguro do mesmo.

Referências

Documentos relacionados

As espécies utilizadas para este estudo são: andiroba (Carapa guianensis Aubl), que possui copa de tamanho médio, proporcionando uma sombra intensa; cumaru (Dipteryx odorata

1 – Os objectivos económico-financeiros do Fundo serão prosseguidos através da aquisição de bens imóveis de empresas que pretendam concretizar projectos de

O efeito limitado das políticas empregadas para que o sistema financeiro atue de forma estável decorre de riscos que não são considerados – um exemplo é a inclusão do

a) Os rendimentos respeitantes a unidades de participação no FUNDO de que sejam titulares sujeitos passivos de IRC não estão sujeitos a retenção na fonte e são pelos

ou antecipada por deliberação da Assembleia de Participantes, e a correspondente alienação dos seus activos, deverá ser feita em condições de não prejudicar o interesse

9 A ser ressarcido pela Sociedade Gestora dos prejuízos sofridos em consequência de erros imputáveis àquela ocorridos no processo de imputação ao património do

A autorização do fundo pela CMVM baseia-se em critérios de legalidade, não envolvendo por parte desta qualquer garantia quanto à suficiência, à veracidade, à objetividade ou

Sabe-se que a correta mensuração do lucro (resultado) e patrimônio líquido da empresa facilita a análise das demonstrações contábeis, bem como a interpretação de