• Nenhum resultado encontrado

Orar a Palavra. ANO C II Domingo do Tempo Pascal «VIMOS O SENHOR!»

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Orar a Palavra. ANO C II Domingo do Tempo Pascal «VIMOS O SENHOR!»"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

ra

r

a

Pal

av

ra

ANO C – II Domingo do Tempo Pascal

«VIMOS O SENHOR!»

«Vimos o Senhor!»: a presença de Jesus Ressuscitado transforma a vida dos seus discípulos: oferece a paz, alegria, confiança, missão, misericórdia, e, a vida em seu nome. O desafio de cada cristão, também hoje, é descobrir-se nos caminhos de Jesus, identificar-se com a sua voz, a sua profecia, a sua Palavra e fazer-se voz, profecia e Palavra de Deus. E, como Tomé, descobrir a Cristo como Messias, Filho de Deus. “Meu Senhor e meu Deus!”.

EVANGELHO – Jo 20,19-31

Na tarde daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas as portas da casa onde os discípulos se encontravam, com medo dos judeus, veio Jesus, colocou-Se no meio deles e disse-lhes: «A paz esteja convosco». Dito isto, mostrou-lhes as mãos e o lado.

Os discípulos ficaram cheios de alegria ao verem o Senhor. Jesus disse-lhes de novo: «A paz esteja convosco. Assim como o Pai Me enviou, também Eu vos envio a vós». Dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: «Recebei o Espírito Santo: àqueles a quem perdoardes os pecados ser-lhe-ão perdoados; e àqueles a quem os retiverdes serão retidos». Tomé, um dos Doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus. Disseram-lhe os outros discípulos: «Vimos o Senhor». Mas ele respondeu-lhes: «Se não vir nas suas mãos o sinal dos cravos, se não meter o dedo no lugar dos cravos e a mão na seu lado, não acreditarei».

Oito dias depois, estavam os discípulos outra vez em casa e Tomé com eles. Veio Jesus, estando as portas fechadas, apresentou-Se no meio deles e disse: «A paz esteja convosco».

Depois disse a Tomé: «Põe aqui o teu dedo e vê as minhas mãos; aproxima a tua mão e mete-a no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente».

Tomé respondeu-Lhe: «Meu Senhor e meu Deus!»

Disse-lhe Jesus: «Porque Me viste acreditaste: felizes os que acreditam sem terem visto». Muitos outros milagres fez Jesus na presença dos seus discípulos, que não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram escritos para acreditardes que Jesus é o Messias, o Filho de Deus, e para que, acreditando, tenhais a vida em seu nome.

SEGUNDAFEIRA PALAVRA

Na tarde daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas as portas da casa onde os discípulos se encontravam, com medo dos judeus, veio Jesus, colocou-Se no meio deles e disse-lhes: «A paz esteja convosco». Dito isto, mostrou-lhes as mãos e o lado.

A referência ao „primeiro dia da semana‟ evoca o tempo novo que brota da ressurreição de Jesus; o tempo e a comunidade da Nova Aliança nascidos da Páscoa de Cristo. Esta introdução ao Evangelho manifesta a força da Ressurreição que irrompe e vence o declinar do dia, as portas fechadas e o medo dos discípulos, desamparados e fragilizados com a morte de Jesus. Ele revela-Se ressuscitado, vivo, centro de unidade, dador de paz e de Vida Nova. O Crucificado vive!

(2)

ra

r

a

Pal

av

ra

MEDITAÇÃO

Jesus, Aquele que pagou o preço da condenação e da morte, por ter comunicado, com a própria Vida o Amor do Pai, ressuscitou! E nós ainda não nos convencemos disto! Andamos titubeantes no escuro da vida, de coração e mãos fechadas, com medo e vergonha de O procurar e acreditar. Ele quer irromper nas nossas vidas a fim de as transformar em vidas renovadas pelo Seu amor. Continua a vir aos nossos corações, à nossa existência, às nossas famílias, grupos e ambientes! Quer mostrar-nos as Suas marcas de amor e entrega. Quer dizer-nos quanto nos ama e, por isso, vive connosco e para nós.

ORAÇÃO

Pode ser hoje, Senhor, o „primeiro dia da semana‟ da minha vida! O dia da ressurreição; dia de vida Nova! Vem à casa da minha existência! Vem, ainda que as portas estejam fechadas e a escuridão me impeça de ver! Vem, ainda que o medo me atormente e a vergonha me acomode! Vem, Senhor! Coloca-Te na minha vida! Abre-me à Tua Vida! Abre-me à fé! Abre-me à Tua presença e ao Teu Amor! Concede-me a paz e a alegria que só Tu és!

ACÇÃO

À luz da Ressurreição e confiando na presença e força de Jesus Vivo, vou vencer algum medo ou vergonha que me impeça de celebrar e manifestar a fé no Senhor Ressuscitado.

TERÇAFEIRA PALAVRA

Os discípulos ficaram cheios de alegria ao verem o Senhor. Jesus disse-lhes de novo: «A paz esteja convosco. Assim como o Pai Me enviou, também Eu vos envio a vós». Dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: «Recebei o Espírito Santo: àqueles a quem perdoardes os pecados ser-lhe-ão perdoados; e àqueles a quem os retiverdes serão retidos».

A presença de Jesus transforma. Os discípulos, antes temerosos e fechados, manifestam a alegria de verem o Senhor, acolhendo a Sua saudação portadora de serenidade, confiança e abertura. Jesus assegura aos seus amigos a vitória sobre a morte revelando a sua identidade de enviado do Pai, Messias Crucificado e trespassado por amor. Concedendo-lhes a força do Espírito, reveste-os da vida nova de Deus! Transforma-os em „homens novos‟ e envia-os em missão. Agora são os discípulos que devem manifestar ao mundo o Amor de Jesus, o Seu perdão e a Sua Salvação!

MEDITAÇÃO

A alegria é uma característica da Páscoa. „Ver‟ o Senhor com os olhos da fé, acreditar e tocar a Sua presença e o Seu amor, na fragilidade da nossa existência, é fonte de confiança e de alegria. Deixemo-nos transformar pela presença do Ressuscitado! Só Ele converte medos, sombras e tristezas em coragem, luz e alegria! O Senhor renova-nos pelo Seu Espírito, reveste-nos do Seu Amor, habita-nos com a Sua Vida e envia-nos a proclamar que só Ele é o Senhor! Só Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida!

ORAÇÃO

Senhor Jesus, agradeço a Tua presença, as Tuas „saudações‟ portadoras de coragem, confiança e alegria. Quero deixar-me tocar e transformar por Ti. Peço e acolho o sopro do Teu Espírito que tudo sara e renova; tudo transforma e revitaliza! Tocada, transformada e habitada por Ti, Senhor da Vida, podes enviar-me! Quero participar da Tua missão de dizer com a vida a imensidão do Amor de Deus! Porque sei que estás comigo, eis-me, Senhor! Podes enviar-me! Quero ser sinal da Ressurreição!

(3)

ra

r

a

Pal

av

ra

Com a minha expressão, atitudes e palavras vou manifestar ao meu redor a alegria da Ressurreição.

QUARTAFEIRA PALAVRA

Tomé, um dos Doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus. Disseram-lhe os outros discípulos: «Vimos o Senhor». Mas ele respondeu-lhes: «Se não vir nas suas mãos o sinal dos cravos, se não meter o dedo no lugar dos cravos e a mão na seu lado, não acreditarei».

Tomé representa todos os que vivem fechados em si próprios, os que estão à margem da comunidade, da Igreja, os que não dão crédito ao testemunho dos outros, nem percebem os sinais da Vida Nova.. Em vez de dar passos de comunhão e humildade, participando da mesma experiência dos outros discípulos, reclama uma demonstração particular de Deus; quer evidências. Num primeiro momento não consegue acolher o anúncio da Ressurreição.

MEDITAÇÃO

Todos somos um pouco como Tomé! Quantas vezes, auto-suficientes, convencidos, até por medo ou cobardia, não permanecemos „do lado de fora‟ da experiência de fé, à margem da Igreja, cépticos e indiferentes ao anúncio e ao testemunho de vidas cheias de Deus e, por isso, cheias de significado e de respostas! Quantas vezes reclamamos uma demonstração positiva de Deus?! A nossa razão grita por evidências, precisa de ver, compreender, tocar! Mas, Deus está para além de tudo isto. Deus reconhece-se e toca-se com a fé e com o coração!

ORAÇÃO

Senhor, quero pedir-Te perdão, porque tantas vezes sou este „Tomé‟: fechado, duro, convencido, desapontado, incrédulo! Reconheço quão insignificante e mesquinha é a minha fé! Incapaz de perscrutar o mistério do Teu Amor e de me abandonar ao Teu insondável projecto, coloco-me à defesa, questiono, reclamo, duvido! Perdão, Senhor, porque sou assim, um outro „Tomé‟, incrédulo do Teu Amor e da força da Ressurreição. ACÇÃO

Com verdade e coragem tomo consciência do „Tomé‟ que me habita: as dúvidas de fé, o que me dificulta crescer na identidade cristã… procurando pessoas ou meios que me possam ajudar.

QUINTAFEIRA PALAVRA

Oito dias depois, estavam os discípulos outra vez em casa e Tomé com eles. Veio Jesus, estando as portas fechadas, apresentou-Se no meio deles e disse: «A paz esteja convosco». Depois disse a Tomé: «Põe aqui o teu dedo e vê as minhas mãos; aproxima a tua mão e mete-a no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente».

„Oito dias depois‟ do „primeiro dia da semana‟; referência ao Domingo, dia da Ressurreição. Celebração da Páscoa de Jesus. Desta vez a comunidade dos discípulos conta com a presença de Tomé. O passo de comunhão está dado! Tomé já não está de fora! Pela terceira vez, a saudação da paz! Agora, talvez mais direccionada a Tomé, a quem Jesus se vai dirigir. Concede-lhe a prova que ele reclamara: ver, tocar! Impressionante a solicitude de Jesus de ir ao encontro deste seu discípulo! Importa recuperá-lo na fé e no amor; proporcionar-lhe a experiência que o transformará! É assim o Amor de Deus! Vem sempre ao encontro do homem.

(4)

ra

r

a

Pal

av

ra

MEDITAÇÃO

A experiência de Tomé é a nossa experiência. Um processo, uma caminhada! Uma dialéctica constante entre fugir e aproximar, sair e entrar, recusar e procurar, reclamar e aceitar, duvidar e acreditar!

Somos assim. Deus conhece-nos. Sabe a medida da nossa descrença e a capacidade da nossa fé. Por isso, continua a vir ter connosco: na comunhão com os irmãos, no serviço fraterno, na escuta da Palavra, na partilha do pão da Eucaristia…! Sempre que acolhemos as condições da Sua presença dirige-nos a Sua Palavra: não sejas incrédulo, mas crente! Proporciona-nos a experiência da Sua presença à medida das nossas dúvidas, mas sobretudo, à medida na nossa abertura ao Seu amor.

ORAÇÃO

Senhor, como é grande o Teu amor e a Tua paciência. Respeitas a minha lentidão, os meus momentos, o meu processo. Acima de tudo, acreditas em mim, quando eu não consigo acreditar em Ti! Confias. Vens ter comigo ao encontro das minhas dúvidas, mas também em resposta à minha sede de Vida! Revelas-Te Vivo, próximo, numa lição de amor e de entrega à vontade do Pai. Convidas-me a entrar no Teu projecto, a acreditar na Tua Palavra, a ser crente do Teu amor.

ACÇÃO

Ao longo deste dia vou estar atento e aberto à presença de Jesus Cristo vivo em mim e nos outros; fazer experiência da Sua presença, acolhendo a Palavra que me queira dirigir através das pessoas e situações.

SEXTAFEIRA PALAVRA

Tomé respondeu-Lhe: «Meu Senhor e meu Deus!»

Disse-lhe Jesus: «Porque Me viste acreditaste: felizes os que acreditam sem terem visto». Poucas palavras. Muita profundidade. Num acto de fé e adoração, Tomé responde à benevolência do Senhor ressuscitado. É o culminar de um processo que contou com a antecipação e solicitude do Mestre, mas também, com o caminho de abertura de Tomé. Ele proclama o primeiro acto de fé da Igreja. Por fim, o elogio de Jesus não é dirigido a Tomé, mas àqueles que acreditarem sem terem visto!

MEDITAÇÃO

Se muitas vezes duvidamos e reclamamos evidências como Tomé, também como ele, fazemos caminho na Fé. O mérito não é nosso. Cada passo de abertura e crescimento é dom de Deus! Ele chama-nos em Cristo, ensina-nos com o Seu Evangelho, toca-nos com a Sua graça, conquista-nos com o Seu amor. No processo de crescimento e resposta, num caminho tortuoso e nunca terminado, a nossa confissão de fé e de amor: Meu Senhor e Meu Deus! O Seu Espírito é a nossa luz e a nossa força.

ORAÇÃO

Meu Senhor e Meu Deus! Eu creio, mas aumenta a minha fé!

Quando à minha volta tudo grita mais alto que a Tua palavra, o Teu exemplo, a Tua Vida, a Tua ressurreição,Meu Senhor e Meu Deus! Eu creio, mas aumenta a minha fé! Quando dentro de mim o acomodamento, o medo, a vergonha, o preconceito, o cepticismo, a auto-suficiência, o orgulho…, me impedem de me abrir à Tua Palavra e de acreditar em Ti, Meu Senhor e Meu Deus! Eu creio, mas aumenta a minha fé!

(5)

ra

r

a

Pal

av

ra

ACÇÃO

Recordo e revivo experiências de fé que me tenham ajudado a crescer na confiança e na abertura ao seguimento de Jesus ressuscitado.

SÁBADO PALAVRA

Muitos outros milagres fez Jesus na presença dos seus discípulos, que não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram escritos para acreditardes que Jesus é o Messias, o Filho de Deus, e para que, acreditando, tenhais a vida em seu nome.

Trata-se de uma palavra de conclusão do Evangelho. Refere-se a outras aparições do Ressuscitado que são narradas noutros livros. Tudo por causa da fé no Filho de Deus que morreu e ressuscitou. Toda a Palavra tem como meta conduzir a Deus para que, acreditando Nele, tenhamos a vida.

MEDITAÇÃO

Acreditar no Senhor Ressuscitado é ter a Vida em Seu nome. Sem Ele somos incapazes de encontrar vida em plenitude. Páscoa é passagem do vazio e escuro da existência para o mais da fé Naquele que Se entregou para nos dar a Vida: Jesus Cristo. Só Ele, pela Sua morte e ressurreição, nos restitui a dignidade de filhos de Deus. Só Ele faz de nós pessoas renovadas continuamente pelo Seu Amor, na força do Seu Espírito.

ORAÇÃO

Agradeço-Te, Senhor, a lição de amor que nos deixaste na Tua Páscoa. Agradeço-te a gratuidade da Tua entrega geradora de Vida Nova para mim e para toda a humanidade. Agradeço-Te o dom do Teu Espírito que me abre à fé e me faz caminhar para ti e contigo! Ele faz-me perceber o dom do Teu amor que Se antecipa sempre. Obrigada, Senhor, porque nos dás a Vida e vida em abundância! Ensina-me a acolher-Te agora e sempre. Amén.

ACÇÃO

Procuro ver o que é que me falta, ou que passos dar, para que a Vida do Senhor Ressuscitado seja mais forte e manifesta na minha vida.

Ir. Mª das Dores Rodrigues fma

Se quiseres entrar em contacto connosco e partilhar as tuas reflexões e sugestões podes fazê-lo para o seguinte email: orarapalavra@gmail.com. Quem quiser receber estes materiais no e-mail basta entrar em contacto connosco através do ee-mail.

Referências

Documentos relacionados

Portanto, por um contexto computacional, os números binários são estudos porque “os computadores atualmente utilizam o sistema binário para representar

O objetivo, tal como visto anteriormente, era traçar um modelo de quadro descritivo para a emissão da ‘Opinião Desfavorável’ em português do Brasil que pudesse servir de suporte

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Tal será possível através do fornecimento de evidências de que a relação entre educação inclusiva e inclusão social é pertinente para a qualidade dos recursos de

Há alunos que freqüentarão o AEE mais vezes na semana e outros, menos. Não existe um roteiro, um guia, uma fórmula de atendimento previamente indicada e, assim sendo, cada aluno terá

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

A dose inicial recomendada de filgrastim é de 1,0 MUI (10 mcg)/kg/dia, por infusão intravenosa (foram utilizadas diversas durações: cerca de 30 minutos, 4 horas ou 24