• Nenhum resultado encontrado

ESCOLA ESTADUAL BARÃO HOMEM DE MELLO PROJETO: CAFÉ DAS PROFISSÕES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESCOLA ESTADUAL BARÃO HOMEM DE MELLO PROJETO: CAFÉ DAS PROFISSÕES"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

ESCOLA ESTADUAL BARÃO HOMEM DE MELLO

PROJETO: CAFÉ DAS PROFISSÕES

Professor: Élcio Albiach

SÃO PAULO OUTUBRO / 2016

(2)

Sumário

RESUMO ... 3

1.INTRODUÇÃO ... 4

2.PROPOSTAS ... 6

CAFÉ DAS PROFISSÕES ... 8

(3)

3 RESUMO

Como proposta, o projeto Café das Profissões, se apega a Educação, Profissionalismo, Mercado de Trabalho, Cultura e Artes integradas, com atividades voltadas para palestras, debates, encontros, seminários para novas formas para a construção do conhecimento.

Em busca de possibilidades para construção de uma cidade mais resiliente, capaz de absorver os diferentes indivíduos que dividem seu território, educadores, pesquisadores, profissionais e estudantes da cidade de São Paulo passou a observar e atuar nas diferentes possibilidades de se produzir atividades voltadas a Educação, Cultura, Economia e Sociedade.

A perspectiva vem no sentido de possibilitar o entendimento, compreensão e reflexão dos Direitos, para que conceitos sejam voltados nas ações práticas os de Deveres que formam para a cidadania, referenciados na Lei de Diretrizes e Bases Nº 9.394/96 Da Educação: Art. 1º

“A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.”

Dentre as questões relacionadas a atual forma de educar, sem dúvida a ligação da educação e arte com o mercado, foi a que mais apresentou fragilidade em relação a formar cidadãos aptos a criarem e viverem em cidades resilientes. Tal realidade, aponta para uma formação que tutela, que treina, quando na verdade deveria democratizar os processos de aprendizagem, potencializando o papel critico e criativo dos indivíduos. E foi durante aulas, reuniões e encontros com os alunos, que despertou o desejo comum de desenvolver outras práticas, experimentar estratégias de conhecimento empírico e apropriar processos durante as atividades.

(4)

4 1. INTRODUÇÃO

Esta observação motivou a pensar o projeto Café das Profissões, referenciado no Plano Nacional de Ensino LEI Nº 13.005, DE 25 DE JUNHO DE 2014.

Art. 1º É aprovado o Plano Nacional de Educação - PNE, com vigência por 10 (dez) anos, a contar da publicação desta Lei, na forma do Anexo, com vistas ao cumprimento do disposto no art. 214 da Constituição Federal. METAS

A escolha para esse projeto, por minha experiência profissional como professor de História na Educação Básica, na paixão que desde antes da Graduação, fez enxergar a Educação com um olhar disposto a encarar constantes desafios de aprender e ensinar. E nesse processo de conviver, fazer e ser, fez da minha trajetória, deparar-se com inquietações de caráter pedagógico em diferentes realidades escolares, do magistério com constantes mudanças de currículos dos diferentes conteúdos exigidos nos diversos materiais presentes no mercado pedagógico.

ENSINO MÉDIO

UNIVERSIALIZAÇÃO DO ENSINO

EDUCAÇÃO ESPECIAL / INCLUSIVA ACESSO A EDUCAÇÃO BÁSICA

APRENDIZADO ADEQUADO IDADE CERTA FOMENTAR A QUALIDADE EDUCAÇÃO BÁSICA

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL ASSEGURAR A QUALIDADE

EDUCAÇÃO SUPERIOR ELEVAR AS MATÍCULAS

GESTÃO DEMOCRÁTICA

(5)

5 Dessa forma, foi feito uma pesquisa em forma de enquete com os alunos do Ensino Médio Regular e Técnico, com as seguintes questões e resultados:

24%

10%

8%

24%

6%

22%

6%

ACESSIBILIDADE MELHOR INFRAESTRUTURA ENSINO DE QUALIDADE DISPOSIÇÃO DE PROFESSORES E ALUNOS DIREITOS E DEVERES COMO PRÁTICA PARTICIPAÇÃO DA DIREÇÃO ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL

COMO SERIA A ESCOLA IDEAL?

2%

2%

2%

2%

2%

2%

2%

7%

5%

9%

5%

7%

9%

5%

14%

5%

20%

HUMANAS BIOLOGICAS ADM-RH DIREITO ENGENHARIA MEDICINA ARQUITETURA JORNA-COMU-PUBLI TURISMO GASTRONOMIA COMERCIO EXTERIOR EVENTOS ANIMAÇÃO CINEMA ESPORTE TRANSPORTE MILITAR

(6)

6

2%

4%

4%

5%

13%

21%

51%

ARTES FAMÍLIA ESPORTISTAS POLÍTICA JORNALISMO RELIGIÃO CIÊNCIA

QUEM SÃO OS SEUS ÍDOLOS?

2%

3%

38%

21%

11%

4%

5%

2%

14%

ENSINO VOLTADO PARA QUÊ? SEM INCLUSÃO ESTRUTURA-TECNOLOGIA-BELEZA AUSÊNCIAS DE FUNCIONÁRIOS DIREÇÃO CANTINA E MERENDA UNIFORME

NÃO PODER DISPENSAR FALTA DE RESPEITO E EDUCAÇÃO (ESTUDANTES-FUNCIONÁRIOS)

(7)

7

8%

6%

2%

2%

2%

2%

2%

12%

27%

37%

ED. FÍSICA FUNCIONÁRIOS AULAS HUMANAS AULAS BIOLÓGICAS AULAS DE EXATAS AULAS DE LINGUAGENS Fatia 7 ALIMENTAÇÃO ESPAÇOS FORA DA SALA DE AULA CAMPEONATOS

PONTOS POSITIVOS NA ESCOLA?

3%

3%

16%

9%

7%

12%

3%

9%

16%

22%

DIALOGO DIREÇÃO/ALUNO COMPORTAMENTO-RIGOR CONSCIENTIZAÇÃO INVESTIMENTOS EVENTOS RECOMPENSAS-PASSEIOS AJUDAR DIREÇÃO PROTESTOS LIMPEZA-ORGANIZAÇÃO NADA

(8)

8 2. PROPOSTAS

CAFÉ DAS PROFISSÕES

No objetivo de integrar as disciplinas, os eixos cognitivos serão voltados em Dominar Linguagens; Compreensão de Fenômenos; Enfrentar Situações Problemas; Construir Argumentos e Elaborar Propostas.

A justificativa vem com o olhar voltado na pesquisa feita com os estudantes, onde a angustia com o Ensino Superior ou Mercado de Trabalho faz parte de algumas das necessidades e interesses identificados. Também atrelada às ações do Projeto Político Pedagógico da Escola e metas do Plano Nacional de Educação.

As atividades serão realizadas da seguinte forma:

PALESTRA

Será convidado um ou mais profissionais de determinada área, onde a proposta é expor: Como foi a escolha para faculdade? O processo de formação? E sua experiência na área?

SEMINÁRIO

Cada sala irá apresentar em forma de seminário, uma profissão. Entre as abordagens devem ser observados: Faculdades que possibilitam essa formação ou não? Tempo de formação? Áreas de Trabalho? Salário e Aposentadoria?

CAFÉ

A sala responsável pela apresentação do seminário do dia fica responsável pela organização de alimentos e bebidas para serem consumidos entre os participantes.

(9)

9  PARTICIPANTES

De um (1) até três (3) palestrantes por dia de atividade; uma (1) Turma entre os Estudantes do Ensino Médio (1ºA-B, 2ºA-B-C e 3ºA-B) responsável por apresentar o seminário de outra determinada profissão diferente a do palestrante; até vinte (20) inscrições de alunos de outras Turmas que se interessem pelos temas no dia de cada apresentação; Funcionários da Escola e Convite aberto para os pais e/ou responsáveis dos Estudantes.

RESULTADOS

Atrelando ao objetivo, pedagogicamente os Estudantes serão avaliados, dentro das relações cognitivas de cada matéria/disciplina escolar com a profissão apresentada no seminário. A avaliação consistirá além da apresentação oral em forma de seminário da profissão escolhida pela turma, com um relatório digitado apontado como na profissão é necessário o conhecimento das disciplinas das áreas de Conhecimento em Linguagens, Exatas, Humanas e Biológicas. Relatório esse repassado para a Coordenação ao qual os professores das disciplinas que quiserem atribuir o resultado como mais um critério de avaliação para a média.

CHECK-LIST

- Sala Multimídia ou Sala de Leitura ou Uma Sala que comporte as apresentações, participantes e a socialização do café. - Amplificador. - Microfone. - Projetor. - PC. - Mesa. - Cadeiras. - Copos Descartáveis. - Guardanapos. - Café e/ou Chá. - Lixo.

(10)

10  CRONOGRAMA

PLANO DE DIVULGAÇÃO

Objetivo: Atingir para ações voltadas Ensino, Aprendizado, Trabalho, Economia, Sociedade, Cultura e Meio Ambiente. Mensagem: Divulgação das atividades no Espaço da Escola, Redes Sociais, Site de Secretária de Educação, Blogs, Etc.

Estratégias: Cartazes na Escola sobre o Tema da Palestra e Seminário, Inscrições organizadas pelos representantes do Grêmio. Avaliação: Medida pela presença, participação e envolvimento no projeto; E com a frequência do público participante.

PROPOSTA ROTEIRO JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

CAFÉ DAS PROFISSÕES

PESQUISA INSCRIÇÕES

ATIVIDADES RESULTADOS SEXTAS-FEIRAS

1ª AULA ORGANIZAÇÃO E RECEPÇÃO

2ª AULA PALESTRA

3ª AULA SEMINÁRIO + CAFÉ

4ª AULA LIMPEZA DA SALA

2016 Pesquisa e questionário já realizado com os Estudantes e discutido a sugestão do Projeto CAFÉ DAS PROFISSÕES

2016 Inscrições, Pesquisas dos Alunos e Desenvolvimento do Projeto. (uma vez por semana, quinzenalmente ou mensal)

2016 Desenvolvimento das Atividades e Participação do Público ao Projeto e Espaço.

2016 Avaliação dos Resultados das Atividades Desenvolvidas na Relação do Projeto ao Espaço/Comunidade.

(11)

11 3. EQUIPE E PARCERIAS

DIREÇÃO E.E. BARÃO HOMEM DE MELLO Filomena e Márcia

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA Sueli

COORDENAÇÃO DO PROJETO Élcio Ferreira Albiach

PALESTRANTES Convidados, Familiares e/ou Estudantes Universitários

ESTUDANTES 1ºA-B, 2ºA-B-C, 3ºA-B

Grêmio Livre Malala

PROFESSORES Áreas de Linguagens, Exatas, Humanas e Biológicas

FUNCIONÁRIOS Agentes, Manutenção e Refeição

Elcio Albiach

Professor e assistente Artístico-Pedagógico, com conhecimentos em Ciências Humanas, ênfase em História Geral, Brasil, Cultura e Patrimônio. Formação pela Pontifícia Universidade Católica “História, Sociedade e Cultura” e Universidade Camilo Castelo Branco “Curso de Licenciatura Plena em História (2003-2008). Profissionalmente nas disciplinas de História, Geografia, Sociologia e Filosofia pela Secretária da Educação do Estado de São Paulo, de 2003 até o momento, trabalhos desenvolvidos por Colégios do ensino privado nas regiões das Zonas Leste e Norte da Cidade de São Paulo, no Ensino Fundamental, Médio Regular, Técnico e EJA, desenvolvendo e executando atividades, projetos, visitas e participação de competições.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5699413567553583 Blog: http://elcioalbiach.blogspot.com.br/

Agente Cultural: http://estadodacultura.sp.gov.br/agente/788/

. _________________________ (DIREÇÃO) _________________________ (COORDENAÇÃO PEFAGÓGICA) _________________________ (PROFESSOR COORDENADOR) _________________________ (GRÊMIO)

Referências

Documentos relacionados

Síntese do biodiesel a partir de óleo residual através da esterificação homogênea dos ácidos graxos livres e transesterificação alcalina.. /Andressa Aparecida Alves; Barbara

Assim, propusemos que o processo criado pelo PPC é um processo de natureza iterativa e que esta iteração veiculada pelo PPC, contrariamente ao que é proposto em Cunha (2006)

Ao longo deste trabalho, analisamos como os profissionais da Escola Estadual Normandia, localizada na cidade de Cruzeiro do Sul, no Acre, promovem seus processos

O objetivo principal desta ação será tornar o material pedagógico utilizado e as dinâmicas mais próximas às deficiências de aprendizado apresentadas pelos alunos,

Na apropriação do PROEB em três anos consecutivos na Escola Estadual JF, foi possível notar que o trabalho ora realizado naquele local foi mais voltado à

O Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), criado em 2000, em Minas Gerais, foi o primeiro programa a fornecer os subsídios necessários para que

Optamos por escolher o tema gestão democrática a partir do PPP, primeiramente, porque a escola ainda não o possui, e, também, por considerarmos esse documento

Você pode abrir um anexo do Painel de Leitura (Painel de Leitura: uma janela no Outlook na qual você pode visualizar um item sem abri-lo. Para ativar ou desativar o Painel de Leitura,