• Nenhum resultado encontrado

CHAT - Sondagem gástrica

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CHAT - Sondagem gástrica"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Data de realização:21/06/2018 Horário: 19:00 às 19:45

Docente: Profª. Drª. Adriana Moraes Leite

CHAT - Sondagem gástrica

No chat sobre sondagem gástrica discutiu-se em grupo com a presença da docente aspectos sobre a temática.

Primeiramente, a alimentação enteral consistena administração da dieta por meio de sonda que auxilia na manutenção ou recuperação do estado nutricional. A introdução de uma via (sonda de alimentação) pode ocorrer: através da narina e conduzida até o estômago (sonda nasogástrica) ou o intestino delgado (sonda nasoentérica), além da orogástrica.

A sondagem nasogástrica para alimentação é um procedimento usado para nutrir os

pacientes,impossibilitados de ingerir nutrientes, em quantidades suficientes para repor suas necessidades, sendo discutidos pelo grupo os seguintes casos de indicação do uso:

 Quando o paciente é incapaz de ingerir o alimento por via oral, seja por dificuldades em coordenar sucção e deglutição (exemplo dos RNPT);

 Quando o paciente não consegue absorver os nutrientes necessários, seja decorrentes de algumas patologias ou distúrbios no trato digestório;

 Em casos em que a introdução da alimentação oral é inicialmente contraindicada, como na instabilidade respiratória e hemodinâmica, na prematuridade extrema e conforme o nível de atividade do neonato;

(2)

 Em pacientes com diagnóstico de refluxo (diminui o risco de broncoaspiração).

 Em pacientes com a necessidade de quantidades calóricas e protéicas maiores do que as atingidas com alimentação oral.

Já, a sondagem nasoentérica é indicada quando o paciente tem possibilidade de reabsorver nutrientes, mas não de deglutir e digeri-los. Além disso, o tempo de sondagem é maior comparado ao da nasogástrica.

A drenagem/esvaziamento gástrico foi outro tópico abordado em nossa discussão, acontecendo em casos de ingestão acidental de algo nocivo, ou seja, é realizada a retirada de um resíduo prejudicial.

Os tipos de sondas e os respectivos materiais são:

 Sonda de Levine - manufaturada com plástico ou borracha, com aberturas localizadas próxima à ponta. Indicadas para uso em um período inferior a 4 semanas;

 Sonda de Dobbhoff – manufaturada com poliuretano e silicone, possui ponta pesada e flexível (ogiva de tungstênio), acompanha fio-guia em aço inox, suporta longos períodos em contato com o suco gástrico, pode ser usada por até 4 meses (enquanto estiver íntegra, limpa e translúcida).

As melhores sondas a serem utilizadas são as de silicone e poliuretano, nos calibres 3,5 a 8 French para recém-nascidos e lactentes, e 10 a 12 French para crianças maiores.

A medida da sondagem em nível gástrico deve acontecer da seguinte maneira: inicialmente coloca-se o orifício proximal da sonda na região subnasal, percorrendo sua extensão até o tragus da orelha e depois até o apêndice xifoide.

Já a medida da sondagem orogástrica têm um diferencial: inicia-se a medida com a ponta proximal da sonda na comissura labial(“cantinho da boca”)percorrendo até o tragus da orelha e deste para o apêndice xifoide.

Sobre a sondagem ser considerada um procedimento doloroso, de acordo com o artigo: “Os recém-nascidos sentem dor quando submetidos à sondagem gástrica?” de SANTOS et al. (2001), podemos considerar que durante o procedimento, as alterações fisiológicas não mostraram-se específicas nem sensíveis para avaliação de dor em RN, porém é visto como doloroso e incômodo a realização do procedimento.

(3)

O grupo destacou que avaliação de dor depende do observador e que na maioria das vezes torna-se complexo distinguir entre estímulos dolorosos e não dolorosos, principalmente nos RNs. Além disso, segundo o protocolo de dor adotado pelo HC CRIANÇA, é considerado como uma dor leve, porém cabe ressaltar que ocorrem variações entre o limiar de dor de cada paciente, sendo fundamental prestar assistência considerando a singularidade de cada caso.

Outro tópico discutido foi sobre os riscos e as complicações das sondagens, sendo destacados:

 Posicionamento incorreto: pneumonia aspirativa, distensão abdominal, diarreia, cólicas, constipação, vômitos e sangramento digestivo.

 Posicionamento no duodeno: os alimentos não sofrem os efeitos das enzimas gástricas e pancreáticas e a digestão não será completa, podendo ocorrer má absorção, inadequado ganho de peso, diarréia.

 Inserção e presença da sonda: escoriações e hiperemias, perfurações gástricas iatrogênicas, infecções de vias aéreas superiores, desconforto local e a dor de garganta.

 Outras:choro, náuseas e discreta taquipnéia durante a sua introdução, compressão gengival e de palato (formando até uma fenda no palato duro em pacientes muito tempo sondados), distensão abdominal; traumas das mucosas das vias aéreas superiores, podendo levar à erosão e úlceras com consequentes necroses.

Destacou-se em nossa discussão no Chat que a primeira opção para o RN é o uso da sonda orogástrica em comparação com a SNG, visto que o padrão respiratório predominante do RN é nasal e com a presença da sonda nas narinas, é obstruído.

A fixação da sonda é essencial e deve-se prestar os seguintes cuidados: utilizar fixação com materiais hipoalergênicos (em caso de ausência utilizar micropore e em último caso esparadrapo), redobrar o cuidado com a pele sensível do RN, verificar se a fixação não está pressionando áreas e causando lesões, fazer o rodízio da fixação para evitar escoriações, trocar a fixação diariamente e quando a mesma apresentar condições de sujidade, atentar-se para a marca na sonda e verificar o tracionamento da mesma, etc.

Importante destacar: o excesso de saliva pode prejudicar a fixação da sonda orogástrica!

(4)

Quando a sonda já está introduzida, é necessário confirmar o seu posicionamento sempre após a inserção e antes de infundir alimentos e medicações, através de alguns testes (listados abaixo), sendo ideal realizar no mínimo dois testes para confirmação, sendo eles:

 RX (padrão ouro), porém é questionável pelo fato de expor a criança a radiação todas as vezes que for administrar a dieta;

 Atenção: teste do copo (foi extinto por apresentar diversas falhas);

 Teste da fita de PH (alto custo e pouco acessível a realidade dos hospitais);  Teste de ausculta: injetar de 2 a 5ml de ar (depende da idade do paciente). Este

teste não mostra o local exato da sonda, podendo estar no estômago, jejuno proximal ou esôfago, além de que o barulho do ar injetado pode se confundir com sons pulmonares, por este motivo não se deve utilizar de forma isolada.  Teste de aspiração de conteúdo gástrico.

 Medição do comprimento e marcação da sonda: medir o comprimento da sonda exposta após sua inserção e documentar essa medida. Antes de cada alimentação, verificar o comprimento da sonda exposta e comparar com a medida inicial, para observar possível descolamento.

O COREN indica associar o teste do pH com asculta epigástrica e cabe ressaltar sobre a competência de realizar o procedimento ser privativa ao enfermeiro, enquanto os cuidados de manutenção da sonda e administração de alimentos e/ou medicações serem realizadas pelos demais membros da equipe de Enfermagem.

Durante a passagem de dieta pela sonda, o paciente deve estar em decúbito dorsal e a manutenção da cabeceira elevada (30 a 45º) têm sido recomendada visto a redução da incidência de complicações (regurgitações, vômitos, broncoaspiração pulmonar).

A infusão da dieta deve ser passada lentamente, cerca de 20 a 30 minutos, atentando-se para os RN em que o tempo de infusão é de 1 hora, ou atentando-seja, quanto menor a criança, maior o tempo de infusão.

Sobre o preparo, a dieta (particularmente as artesanais) devem ser mantidas sob refrigeração em temperatura de 2º a 8º C por um período máximo de 24 horas após o preparo, sendo administrada sob temperatura ambiente.

(5)

O equipo de dieta enteral deve ser diferenciado do equipo de medição, afim de evitar confusão de vias de administração. Geralmente o equipo padronizado é na coloração azul ou roxa, não devendo se adaptar a outros dispositivos a não ser a sonda.

A dieta enteral preparada deve apresentar no rótulo algumas informações, que incluem: nome do paciente, número do registro hospitalar, composição quantitativa e qualitativa de todos os componentes, volume total, velocidade de administração, via de acesso, data e hora da manipulação, prazo de validade, número sequencial do controle de qualidade e condições de temperatura para conservação, nome e número no Conselho Profissional do respectivo responsável técnico pelo processo.

Sobre o que fazer com o resíduo gástrico após o teste de posicionamento, foram esclarecidas e sanadas as dúvidas, em que é necessário avaliar a característica do resíduo e o aspirado deve ser desenvolvido ao estômago, pois este contém as enzimas digestivas necessárias para o processo de digestão do alimento, porém no RN não devolvemos (profilaxia da enterocolite), como exemplificado pela docente na rotina da UCIN em que se despreza o conteúdo.

Se o volume do resíduo aspirado for maior que 30% do volume da dieta, deve-se informar a equipe médica e desprezar da próxima dieta a quantidade (ml) de resíduo devolvido ao paciente. Além disso, deve-se comunicar também nos casos em que o resíduo apresente sangue ou tiver com cheiro, coloração, aspecto diferenciado, desprezando o resíduo gástrico e investigando os possíveis motivos das alterações.

O tempo de permanência das diferentes sondas, conforme discutido:  Freka (enteral) - 90 dias

 Levine (nasogástrica)- 5 dias.

OBS: pode variar conforme o protocolo da instituição e recomendações do fabricante.

Após a passagem da sonda, é recomendado “lavar a sonda”, mas atentar-se aos seguintes casos:

 Em pacientes com restrição hídrica, as vezes é necessário reduzir ao máximo a quantidade de água ou até mesmo lavar com ar, de maneira que todo o conteúdo seja retirado da sonda, afim de evitar a obstrução e a prevenindo interações medicamentosas.

(6)

 Nos casos onde a administração da dieta for contínua, a sonda deverá ser lavada a cada 4 horas. Nos RN “lava-se” com ar.

 Deve-se medir corretamente, certificar-se de que a sonda está bem posicionada através dos testes.

 Verificar a integralidade da sonda e avaliar sempre que necessário.

A enfermagem exerce papel fundamental no sucesso da terapia nutricional enteral, sendo responsável pelo acesso do trato gastrointestinal, manutenção da via, administração da dieta e prevenção e monitoramento de complicações, sendo essencial conferir sempre a dieta com o nome do paciente, verificar horário, volume a ser infundido, temperatura da dieta e realizar os cuidados após administração.

Foi um Chat extremamente interativo e facilitador da temática em nosso processo de aprendizagem, sendo avaliados por todos os colegas como uma ferramenta que contribui significativamente para nossa formação.

Referências

Documentos relacionados

Obedecendo ao cronograma de aulas semanais do calendário letivo escolar da instituição de ensino, para ambas as turmas selecionadas, houve igualmente quatro horas/aula

A disponibilização de recursos digitais em acesso aberto e a forma como os mesmos são acessados devem constituir motivo de reflexão no âmbito da pertinência e do valor

Tal objetivo se cumpriu por meio da caracterização do perfil socioeconômico do grupo familiar e dos estudantes residentes nas unidades de moradia estudantil da

Mas realisticamente falando, o que este projeto de resolução, que é uma recomendação ao Governo, não é nada de outro mundo, digamos assim, utilizando essa expressão ou esta

Assim surgiu meu projeto de Trabalho de Conclusão de Curso na Licenciatura em teatro; apresento , a seguir, as vinte e duas cartas do Tarô Dramatúrgico, com o intuito

Éster emoliente suave de cadeia curta e branqueado.Por ter um ponto de congelamento baixo e baixa viscosidade tem boa penetração no cabelo e tem característica de oil free.Possui

Sobretudo recentemente, nessas publicações, as sugestões de ativi- dade e a indicação de meios para a condução da aprendizagem dão ênfase às práticas de sala de aula. Os

Lista de preços Novembro 2015 Fitness-Outdoor (IVA 23%).. FITNESS