• Nenhum resultado encontrado

Rol-tec Rolamentos Ltda Desde 1966 trabalhando para conquistar e manter parceiros

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Rol-tec Rolamentos Ltda Desde 1966 trabalhando para conquistar e manter parceiros"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)
(2)

Rol-tec Rolamentos Ltda

Desde 1966 trabalhando para conquistar e manter parceiros

A Rol-tec é uma empresa genuinamente nacional que, desde 1966, vem desenvolvendo um trabalho de nacionalização e fabricação de vários tipos de rolamentos standards, rolamentos fora de série ou não catalogados, rótulas e terminais rotulares. Instalada em São Paulo – Capital, no bairro da Mooca, a Rol-tec possui em seu quadro 44 funcionários. A política de trabalho da empresa baseia-se em conquistar e manter parceiros. A Rol-tec acredita que uma relação profissional sólida vai além da compra e da venda. O segredo é estar sempre ao lado dos clientes, buscando as melhores soluções para seus projetos, interagindo com eles e participando efetivamente na busca de soluções. Para efetivar essa filosofia de trabalho, todos os vendedores da empresa recebem treinamentos constantes. O objetivo é capacitar cada vez mais os funcionários para corresponder plenamente às expectativas dos clientes.

Parceira do Centro de Distribuição Villares Metals há 25 anos, a Rol-tec utiliza o aço VC52100 em sua linha de produtos. A empresa afirma estar muito satisfeita com o atendimento do CD, tendo os prazos de suas entregas rigorosamente respeitados. É um excelente relacionamento comercial, em que prima o respeito mútuo.

A Rol-tec oferece aos seus clientes total assessoria na escolha de projetos que melhor se adaptem às suas necessidades.

Faz parte dos planos da empresa um aprimoramento tecnológico, para continuar crescendo cada vez mais no mercado em que atua.

(3)

Produtos

Aços Utilizados em Ferramentas de Trabalho a Frio

O termo ferramentas de trabalho a frio é aplicado a um grande número de ferramentas empregadas em trabalho a temperaturas abaixo de 200ºC, tipicamente na temperatura ambiente. Nessas condições, as ferramentas são submetidas a elevados esforços mecânicos e ao desgaste.

Processos de conformação a frio são freqüentemente empregados pela indústria metal-mecânica, cerâmica, e de transformação de plásticos, sendo exemplos as operações de estampagem, cunhagem, corte de chapas fi nas ou grossas, conformação de pós e aglomerados cerâmicos e corte de

papel e plásticos. A seleção dos aços a serem empregados depende de uma série de fatores que envolvem o valor do aço ferramenta, as operações de usinagem que serão aplicadas e as propriedades dos materiais utilizados. Em aplicações típicas de conformação a frio são normalmente empregadas três classes de aços: os aços da série D da AISI (American Iron and Steel Institute), para as aplicações mais críticas como conformação de chapas, cunhagem ou forjamento a frio, pois possuem alta resistência ao desgaste a frio e atingem elevada dureza, normalmente da ordem de 60 HRC. Nessas aplicações, também vem sendo muito empregado um novo aço desenvolvido pela Villares Metals, denominado VF800AT, que possui como principais propriedades a alta resistência ao desgaste associada à alta tenacidade.

Em aplicações menos críticas, são utilizados os aços

menos ligados como o aço VND (da série O da AISI). Tais materiais possuem ainda um alto teor de carbono, embora signifi cativamente inferior aos aços da série D, que lhes confere alta dureza. Em contrapartida, oferece menor resistência ao desgaste, devido à menor fração de carbonetos primários. Ferramentas altamente solicitadas em impacto - facas para corte de chapas grossas ou tarugos por cisalhamento, corte de sucata, talhadeiras e placas de choque - utilizam aços de alta tenacidade. Nessas aplicações, destacam-se tipicamente os aços VW3 e VS7 (ambos da série S da AISI) ou o aço VCO. Contudo, com teores de carbono bem inferiores aos demais aços para trabalho a frio, oferecem uma menor resistência ao desgaste. Em algumas situações específi cas, em que a resistência ao desgaste e a resistência à compressão deve ser superior à dos aços para trabalho a frio da série D, podem ser utilizados aços rápidos. Esse tipo de material atinge dureza acima de 64 HRC e possui carbonetos primários de alta dureza, proporcionando resposta adequada nas aplicações mais críticas. Um exemplo típico de aço rápido empregado é o VWM2. Em situações que exigem maiores esforços de fl exão ou concentração de tensão, podem ser aplicados até mesmo aços rápidos obtidos por metalurgia do pó (também conhecidos como aços sinterizados), graças a sua maior tenacidade.

As propriedades mais relevantes para a aplicação das

ferramentas de trabalho a frio são a resistência ao desgaste e a tenacidade. A comparação entre as propriedades desses aços, conforme fi gura 2, permite distinguir e escolher os materiais, bem como avaliar a adequação de cada um para as aplicações. Em termos de resistência ao desgaste abrasivo, os aços de alto C e alto Cr, como o VC131 (AISI D6), são os mais adequados. Contudo, para as aplicações de conformação de metais, ou seja, aplicações de trabalho a frio mais freqüentes, o aço VF800AT e os obtidos por metalurgia do pó mostram-se superiores. A escolha entre estes últimos deve, ainda, ser avaliada mediante a criticidade da aplicação em questão, considerando-se a relação custo/benefício.

Com relação à dureza após revenimento, a resposta ao tratamento térmico no caso dos aços aços para trabalho a frio está mostrada na fi gura 1, que também indica a curva de revenimento do VWM2, de forma a apresentar a diferença

entre as durezas que podem ser obtidas com cada aço.

Maiores detalhes técnicos sobre Aços Ferramenta para Trabalho a Frio VMSA podem ser obtidos na Internet, no site www. villaresmetals.com.br, ou por intermédio de nossa Central de Atendimento ao Cliente – CAC: 0800.707.0577.

Figura 1: Curvas de revenimento para os aços VW3, VND, VC131, VD2, VF800AT e VWM2. Os dados referem-se a corpos de prova temperados em óleo e duplo revenimento. As temperaturas de austenitização são as típicas para cada aço: 920 ºC para o VW3, 800 ºC para o VND, 940 ºC para o VC131, 1010 ºC para o VD2, 1030 ºC para o VF800AT e 1200 ºC para o VWM2.

(4)

Clientes

Arthur Klink Metalúrgica Ltda

Mais de 40 anos atuando na indústria automobilística, naval e

aeronáutica

Funcionando no Brasil desde 1962, a Arthur Klink Metalúrgica Ltda. consolidou-se no mercado no segmento de ferramentas de corte e máquinas de

brochar.

Conhecida pelo seu pioneirismo no tratamento térmico de aço rápido, a Arthur Klink possui tecnologia própria e especializada para fabricar brochas, fresas caracol, calibradores, anéis, puxadores, levantadores, dispositivos, brochadeiras e retificadoras, além de prestar serviços de afiação,

recuperação, brochamento, revestimento de TiN e TiCN, têmpera e retífica de barramentos.

A empresa trouxe para o Brasil a tradição de um know-how desenvolvido na Alemanha para a fabricação de equipamentos e ferramentas para brochamentos, e capacitou-se para oferecer os melhores produtos de sua especialidade à indústria automobilística, de aviação, de

máquinas agrícolas e de autopeças, com significativa participação na indústria naval, bélica e mecânica em geral.

Instalada em uma área de 90.000 m2, em Sorocaba – SP, a Arthur Klink trabalha em parceria com o Centro de Distribuição Villares Metals há 42 anos, utilizando aços como VWM2, VK5E, SINTER 30, SINTER 23, VND e VC131.

Nos últimos anos, a empresa vem investindo em tecnologia: adquiriu novas máquinas e vem inovando a técnica de fabricação – “pot broaches” e ferramentas helicoidais. Para o futuro, a Arthur Klink planeja continuar satisfazendo as necessidades e expectativas dos clientes, criando sempre novas soluções no setor de usinagem de perfil.

CDestaque

é uma publicação externa da Villares Metals S.A. Toda correspondência deve ser remetida para: Rua Alfredo Dumont Villares, 155 Sumaré-SP Fone (19) 3864-8019 CEP 13177-900 e-mail: cac@villaresmetals.com.br 0800 707 0577 Coordenação:

Osmar Donizetti José Washington L. R. de Jesus Elaine Cristina de Oliveira Jornalista Responsável: Nubia Karla

Editora: Célia Salgado

Criação e Edição:

Everyday Comunicações www.everyday.com.br

(5)

Produtos

Serviços

Não é à toa que o CD Villares Metals é o maior Centro de Distribuição de aços especiais para ferramentas da América Latina.

Instalado em Sumaré-SP, em uma área de 5.500m2, o CD opera com 28 máquinas de corte,

aptas para cortar, sob medida, desde pequenas peças até grandes blocos de 20 toneladas. O estoque do CD conta com 2.800 toneladas dos mais diversos tipos de aços para ferramenta.

Toda essa infra-estrutura foi projetada para proporcionar aos clientes a mais alta qualidade em serviços, atendimento e prazo de entrega. Hoje, o CD atende a aproximadamente 1.400 clientes regulares e cerca de 7.000 itens são operacionalizados por mês. Confira em detalhes os serviços que o Centro de Distribuição coloca a seu dispor e entenda por que o CD Villares Metals é referência em qualidade e em atendimento ao cliente:

Cortes especiais sob medida – O Centro

de Distribuição Villares Metals dispõe de uma equipe técnica com mais de 10 anos de experiência na execução de cortes sob medida. O material é entregue ao cliente na medida e no prazo estabelecido.

Em peças de grande porte e perfis complexos, o CD realiza cortes que permitem redução

considerável nos custos de usinagem. Com máquinas de alta tecnologia e desempenho, realiza cortes em ângulo, aliviando o peso do material e reduzindo os custos de tratamento térmico.

A equipe operacional participa constantemente de treinamentos e está sempre em busca de novas tecnologias, mantendo o padrão de qualidade na execução dos cortes.

Logística – A pontualidade nas entregas é um

lema para o Centro de Distribuição Villares Metals. Mais do que curtos, os prazos precisam ser confiáveis. E é especialidade do CD cumprir os prazos previamente estabelecidos.

A Gestão de Estoque trabalha para oferecer um atendimento personalizado aos clientes, disponibilizando uma gama de aços e dimensões para atender suas necessidades. Trabalhando em parceria com transportadoras rápidas e confiáveis, o CD realiza entregas sem ônus em um raio de até 150 km.

Hoje, o CD cumpre em 98% os prazos de entrega. A meta é atingir em breve os 100%.

Assessoria Técnica – Além de produtos e

serviços, o Centro de Distribuição Villares Metals coloca à disposição do mercado uma equipe de assessores técnicos formada por engenheiros com larga experiência, que atua com foco nas necessidades dos clientes.

A Assessoria Técnica realiza atividades como: engenharia de aplicação (apresentam ao cliente o produto ideal para suas necessidades, buscando otimizar a relação custo/benefício); engenharia simultânea (voltada especialmente

Centro de Distribuição Villares Metals

(6)

para a redução dos custos de fabricação dos clientes, através da aplicação do material mais adequado, aliado às melhores técnicas de tratamento térmico, usinagem e revestimentos superfi ciais) e encontros técnicos (consistem na realização de palestras e seminários, a fi m de proporcionar troca de conhecimentos, esclarecimento de dúvidas e disseminação de informações). Atendimento personalizado – O Centro de Distribuição Villares Metals possui uma equipe especializada, com 12 representantes

comerciais que atendem os grandes mercados concentrados nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Espírito Santo e Rio Grande do Sul.

Além disso, o CD é o único a possuir uma linha gratuita para atendimento aos clientes. Através do 0800 707 0577, profi ssionais de telemarketing altamente treinados e capacitados concretizam a negociação em tempo real, informando ao cliente a disponibilidade de produtos, preços, condições de pagamento, confi rmação de data de faturamento e o prazo de entrega.

O Centro de Distribuição Villares Metals, certifi cado pela ISO9000/TS, trabalha para oferecer soluções sob medida aos seus clientes, operando com confi abilidade e foco na redução de problemas.

Uma empresa com tradição e 60 anos de mercado, a Villares Metals e seu Centro de Distribuição prezam pela excelência no atendimento e serviços, investindo continuamente em máquinas, tecnologia e pessoal.

Essas são metas que estão intrínsecas em nosso dia-a-dia, com o objetivo de superar, cada vez mais, as expectativas de nossos clientes.

Eventos

Nos últimos meses a Villares Metals participou de importantes feiras do setor.

De 05 a 08 de julho, estivemos presentes na INTERTOOLING - Feira e Congresso Internacional de Tecnologia de Ferramentais, no Centro de Exposições Imigrantes, São Paulo / SP. No mês de agosto, do dia 16 ao dia 20, foi a vez

da FEBRAMEC - Feira Brasileira da Mecânica, no Pavilhão Festa da Uva, Caxias do Sul/ RS.

E, de 12 a 15 de setembro, a Villares Metals participou da FEIPETRO - Feira Internacional de Fornecedores de Petróleo, Gás, Mineração, Siderurgia, Papel e Celulose, no Parque de Exposições de Carapina, Serra / ES.

Feiras

Neste segundo semestre de 2005, os assessores técnicos da Villares Metals realizaram cinco encontros técnicos. Confi ra:

Encontros Técnicos

DATA LOCAL Participantes

06/06 SANDVICK 34 09/06 ISCAR 60 27/07 ZOBOR 12 03/08 TEKSID 20 18/08 SENAI BLUMENAU (FURB) 100

Referências

Documentos relacionados

OdontoPrev: diferenciais estratégicos Plataforma dental de TI de classe mundial Companhia orientada à inovação Canais de Distribuição exclusivos Foco 100% dental Maior e melhor

De um modo geral, deve-se procurar favorecer, através da adequada seleção do aço e do tratamento térmico, a tenacidade e a dutilidade da ferramenta, deixando a questão do desgaste

Considerando uma avaliação de qualidade de forma quantitativa e classificatória, na variável de dados relevantes da realidade, utilizados para medidas serem

O conceito de sustentabilidade, por não haver um consenso, muitas vezes é confundido com outros igualmente importantes, tais como: Produção Limpa, Desenvolvimento Sustentável

O objetivo geral desta pesquisa é examinar as principais características da aprendizagem da escrita numérica no início da escolarização em alunos jovens e adultos da primeira

Com vista à identificação de possíveis melhorias neste estabelecimento de ensino, no que ao valor que esta acrescenta diz respeito, foram desenhados gráficos que permitem

a) Assistentes Administrativos; b) Assistentes Operacionais; c) Assistentes Técnicos; d) Técnicos Superiores. As listas dos alunos são constituídas por um elemento efetivo e

Através do presente trabalho, tornou-se possível a compreensão de que as cooperativas de trabalho são de grande relevância para os interesses da sociedade de modo geral, não