• Nenhum resultado encontrado

Bráquetes Cerâmicos ABZIL VERSÃO (A)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Bráquetes Cerâmicos ABZIL VERSÃO (A)"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Bráquetes Cerâmicos ABZIL

Produto de Uso Único

Material para Uso Dental Profissional

Produto não Estéril

Proibido Reprocessar ou Reutilizar

COMPOSIÇÃO: Cerâmica.

VALIDADE: Indeterminada

PRECAUÇÕES: Produto para aplicação exclusiva de um profissional habilitado em

ortodontia.

ADVERTÊNCIAS: A eficácia do tratamento depende especialmente do profissional

habilitado, que deverá realizar a aplicação correta do produto e posteriormente acompanhar o tratamento pré-estabelecido, promovendo os ajustes necessários e a substituição das peças conforme a necessidade de cada tratamento

ARMAZENAMENTO e TRANSPORTE: Manter em local seco e fresco

Registro ANVISA: 80284930258

Farm. Resp: Camila M. Mariano CRF SP 40894

Fabricado e Distribuído por:

3M do Brasil Ltda.

Av. Gerassina Tavares, 750 Jd. Yolanda São José do Rio Preto São Paulo

CNPJ. 45.985.371/0106-85 Indústria Brasileira

Televendas: 0800-111068 ATENÇÃO

Verifique corretamente se as Instruções de Uso presente no site

www.abzil.com.br/instrucoesdeuso são referentes ao seu produto, bem como sua respectiva versão. Este cuidado é importante para garantir o uso eficaz e seguro do produto.

Para receber as Instruções de Uso impressas, contatar o Televendas: 0800-111068.

(2)

COLAGEM:

Os Bráquetes Transcend Series 6000 podem ser usados com métodos tradicionais de colagem direta, indireta, polimerização química de fotopolimerização. Não é

necessário mudar a técnica de colagem utilizada. Essa afixação no momento da colagem permite o uso de instrumentais adequados de remoção de bráquetes. A maioria dos adesivos comercialmente disponíveis pode ser usada com sucesso na colagem dos Bráquetes Transcend Series 6000. Para informações sobre

procedimentos de colagem, favor seguir as recomendações do fabricante do adesivo. No entanto, o tempo recomendado de realização de condicionamento ácido para o ácido fosfórico, independentemente do adesivo, é de 15 segundos. Durante a

instalação de bráquetes, sugere-se que os mesmos sejam instalados em movimento de deslize, da oclusal para a gengival, forçando o excesso de adesivo para a borda incisal do bráquete para higienização mais fácil.

Atenção: O excesso de adesivo deve ser removido durante a colagem para minimizar a ocorrência de manchas e reduzir o risco de danificação dentária durante a remoção de bráquetes. Para instruções completas de colagem, favor seguir as instruções do fabricante, incluindo-se o adesivo especificado a ser usado.

COLAGEM EM COROAS DE PORCELANA:

Deve-se tomar cuidado quando se estiver colando qualquer tipo de bráquete (metálico ou cerâmico) em coroas de porcelana ou facetas, pois pode haver fratura da coroa ou faceta durante a remoção do bráquete. O procedimento utilizado para colar os

Bráquetes Cerâmicos Transcend Series 6000 em coroas de porcelana é o mesmo que o utilizado para colar bráquetes de aço em coroas de porcelana. Não cole os Bráquetes Transcend Series 6000 em coroas de porcelana que apresentam facetas tênues ou que parecem estar comprometidas. Igualmente à instalação de qualquer tipo de bráquete em coroas de porcelana, o paciente deve ser informado sobre o risco de haver danificação da coroa durante a remoção dos bráquetes. Prepare a coroa de porcelana para receber o adesivo utilizando adesivo de porcelana tal como o 3M ESPE RelyX Agente Silano (2721). Siga instruções inseridas no adesivo de porcelana.

PRECAUÇÕES DE TORQUE:

Observação: Devido à natureza desse material cerâmico, ativações intrabucais (torque) devem ser efetuadas com o arco fora da canaleta. A natureza única dos bráquetes cerâmicos requer certos cuidados com relação ao torque. Na maioria dos casos, deve-se evitar torque excessivo no arco. Os limites de torque dos bráquetes de cerâmica dependem de vários fatores tais como o design do bráquete, resistência do material, tamanho/rigidez do arco e distância interbráquete. Experiência vasta de consumidores provou que os Bráquetes Transcend Series 6000 são capazes de

cumprir todas as exigências normais de torque. No entanto, deve-se tomar cuidado ao efetuar grandes ativações de torque já que grandes correções realizadas com arcos de aço inoxidável full size podem resultar em deficiência do bráquete, devendo ser evitadas.

OUTRAS SUGESTÕES ÚTEIS:

Embora os Bráquetes Cerâmicos Transcend Series 6000 não manchem ou

apresentem descoloração, o AlastiK™ incolor é suscetível à coloração. Sendo assim, recomendamos trocar os módulos AlastiK em intervalos curtos de tempo. Em

cúspides severamente rotacionadas ou mal posicionadas em que a irritação da

bochecha pode ser um problema, podem-se instalar módulos AlastiK horizontalmente sobre o gancho para propiciar conforto ao paciente.

(3)

PRECAUÇÕES:

1. Os Bráquetes Cerâmicos Transcend Series 6000 devem ser usados uma única vez

apenas. O uso de bráquetes reciclados pode comprometer a integridade do material, a aderência de colagem, a segurança do paciente e o desempenho do produto.

2. Casos de mordida profunda devem ser abertos antes da instalação dos Bráquetes Cerâmicos Transcend Series 6000. Devem-se utilizar placas de mordida, ligaduras elásticas ou outras mecânicas intrusivas para minimizar a ocorrência de interferência do bráquete com a superfície dentária.

3. Evite colar os bráquetes em oclusão. Devido à rigidez dos braquetes cerâmicos,

pode haver desgaste da superfície do esmalte durante todas as fases do tratamento. Ligaduras elásticas devem ser usadas para ajudar a proteger a superfície dos dentes opostos de interferências oclusais e de desgaste potencial do esmalte. Placas de mordida e outras mecânicas intrusivas podem ser necessárias para impedir o contato bráquete/dente. Indicações para que se usem ligaduras elásticas incluem casos de mordida profunda, proteção da cúspide durante a retração e situações que pode haver contato do dente com o bráquete durante o acabamento.

4. Remoção: Deficiência em utilizar instrumentação e métodos adequados de

remoção de bráquetes pode resultar em danificação do esmalte ou fratura na superfície dentária. Utilize somente o Instrumento para Remoção de Bráquetes Transcend Series 6000 para remoção de Bráquetes Cerâmicos Transcend Series 6000, seguindo as instruções descritas abaixo. Se houver fratura de bráquetes, remova os fragmentos com broca diamantada.

5. Instrua o paciente a não mastigar ou morder substâncias duras tais como bala,

gelo, cenoura, etc. Instruções cuidadosas e detalhadas proporcionadas ao paciente é o segredo para evitar danos no aparelho e danificação potencial do esmalte.

6. A colagem de bráquetes cerâmicos em dentes severamente comprometidos (ex.,

com restaurações grandes, laterais conóides e deficiências pré-existentes do esmalte) pode aumentar o risco de danificação dentária. Se os Bráquetes Cerâmicos

Transcend Series 6000 forem instalados nos dentes, pode ser necessário usar broca diamantada para removê-los. Os pacientes devem ser adequadamente informados.

7. Evite fazer a colagem em dentes que apresentam envolvimento periodontal

significativo.

8. A colagem em coroas com porcelana ou faceta pode causar fratura ou quebra da

coroa ou faceta durante o tratamento ou remoção de bráquetes.

9. A opção em utilizar Bráquetes Cerâmicos Transcend Series 6000 deve ser feita

pelo profissional e pelo paciente após avaliação e orientação sobre os riscos e vantagens do tratamento com braquetes cerâmicos.

INSTRUÇÕES DE USO:

INSTRUMENTO PARA REMOÇÃO DE BRÁQUETES TRANSCEND SÉRIE 6000.

Garras Saliência de Orientação Garras FIGURA 1 Instrumento de Remoção dos Bráquetes

1 - Remova qualquer resíduo de adesivo em

volta do bráquete;

2 - Crie uma sustentação do dente solicitando

ao paciente para que morda um rolo de algodão Durante a aplicação do instrumento de remoção.

(4)

A REMOÇÃO DO BRÁQUETE PODE SER REALIZADA ATRAVÉS DA SEGUINTE SEQUÊNCIA DE 3 PASSOS: Saliência de Orientação Garras Garras FIGURA 2 Instrumento de Remoção FIGURA 3 PASSO 1: Posicionamento FIGURA 4 PASSO 2: Engate FIGURA 5 PASSO 3 - Remoção PASSO 1 - POSICIONAMENTO:

Posicione o instrumento horizontalmente sobre o bráquete com as “garras” alinhadas a oclusal e a gengiva sobre as aletas. Não posiciona as “garras” contra a superfície do dente ou a base do bráquete.

PASSO 2 - ENGATE:

Engate as “garras” nas aletas pressionando levemente o cabo do instrumento até que o posicionamento de ambos os lados estejam uniformes sobre a superfície do dente. Assegure que as “garras” estejam próximas as aletas do bráquete e engate as totalmente. Feche o alicate certificando que a única força exercida é a do gancho sobre o bráquete, sem exercer nenhuma força de torque no dente.

PASSO 3 - REMOÇÃO DO BRÁQUETE:

A maneira correta de proceder a remoção é fazer somente uma pressão com os dedos, fechando assim o instrumental. Se for exercida uma grande força sem que haja a remoção do bráquetes, verifique se as garras estão posicionadas corretamente. Quando a saliência de orientação estiver uniformemente na superfície do dente, continue pressionando

suavemente o cabo e remova o bráquete. Cuidado para não torcer ou girar o instrumento enquanto estiver pressionando o cabo do instrumento. Se a aleta do bráquete quebrar, verifique as garras do instrumento para assegurar que estas não estejam dobradas (danos nas “garras” do instrumento podem causar fraturas no bráquete devido à assimetria da força sobre as aletas). Em um evento indesejado onde as aletas quebram durante a remoção, use uma broca diamantada cônica para remover o remanescente do bráquete.

(5)

PRECAUÇÕES COM BRÁQUETES ANTERIOR INFERIOR:

Cuidados especiais são requeridos para remoção de Bráquetes inferiores anteriores. Resíduos de adesivos devem ser removidos e as inspeções dos bráquetes

permanecem as mesmas. Sempre forneça suporte ao dente onde o bráquete será removido. Crie uma sustentação ao dente solicitando que paciente morda um rolo de algodão durante a aplicação do instrumento de remoção, ou coloque o dedo sobre a borda incisal do dente e pressione em direção da gengiva enquanto remove.

PASSO 1 - POSICIONAMENTO:

O posicionamento do instrumento continua sendo o mesmo do apresentado anteriormente.

PASSO 2 - ENGATE:

Permita que o instrumento iguale à força em ambas as “garras” para evitar assimetria de distribuição para a parte gengival do bráquete e do dente (Figura 6).

É correto o instrumento inclinar ascendente (incisal) quando a força é aplicada pelas “garras” sobre a região chanfrada das aletas incisais (Figura 7).

Não force o instrumento em direção a gengiva

(descendente). Tenha certeza saliência de orientação realiza contato com os lados mesial e distal do bráquete. Cuidados prévios devem ser tomados para assegurar que ambas as garras estejam engatadas em cada aleta, para assim progredir ao terceiro passo. Novamente, feche as “garras” posicionando a saliência de orientação

certificando de que não ocorra aumento da resistência ao puxar o cabo do instrumento.

Se a superfície do dente é muito estreita ou girada para permitir o contato mésio-distal com a saliência de orientação, remova o bráquete com um instrumento diamantado de alta velocidade utilizando spray de água.

FIGURA 6

Localização IMPRÓPRIA das “garras” embaixo das aletas incisais

FIGURA 7

Localização APROPRIADA das “garras” embaixo das aletas incisais

OBSERVAÇÃO SOMENTE PARA DENTES ANTERIORES INFERIORES:

Embora o instrumento tenha inclinado até a borda incisal, que ocasiona a inclinação da saliência de orientação, somente os cantos deste suporte necessitam permanecer uniformes contra a superfície do dente.

PASSO 3 - REMOÇÃO DO BRÁQUETE:

Devido à inclinação ascendente (incisal) do instrumento devido à área chanfrada das aletas incisal do dente

anterior inferior, cuidados devem ser tomados para evitar torção ou rotação do instrumento, enquanto aplica

suavemente força sobre o “braço” para remover o

bráquete (Figura 8). Novamente, a remoção efetiva requer somente a pressão da ponta do dedo. Se for exercida uma grande força sem que haja a remoção do bráquetes, verifique se as garras estão posicionadas corretamente.

CUIDADOS: A aplicação de força de torção ou giro no menor dente anterior inferior

pode resultar em um dano no bráquete ou em casos extremos, danos na estrutura do dente. Cuidados devem ser tomados para evitar força de torção ou giro durante o processo de remoção. O Instrumento para Remoção de Bráquetes Transcend Series 6000 é um instrumento destinado somente ao uso de Bráquetes Cerâmicos 3M Unitek. O uso deste instrumento em qualquer outro bráquete cerâmico ou metálico não é recomendado, pois pode resultar em danos na estrutura do dente.

FIGURA 8 Remoção

Referências

Documentos relacionados

30 experimentos acima foram monitorados para observar o consumo total de glicerol em função do tempo de reação (Figura 3).. 4) Processo de acordo com a reivindicação

O processo termina quando ocorre a confirmação da regra de conclusão, para que possa ser aceita como resposta final... Sistemas inteligentes: fundamentos e

Interpretando de cima para baixo: Quando um membro de cargo importante, como um Pretor, Edil ou Magister estiver falando com um membro durante as reuniões pode usar o tratamento

Terça-feira de Carnaval, Segunda-feira de Páscoa, 25 de Dezembro e 1 de Janeiro - Nestas linhas não se efectua qualquer horário.. Sexta-feira Santa, 24 e 31 de Dezembro - Nestas

O maior efeito negativo do excesso hídrico após a emergência das plantas foi observado nos estádios de FR e IA, o que foi confirmado a campo, quando as cultivares, em 2014,

Dentre os objetivos específicos para a realização do trabalho, se destacam: pesquisar sobre a temática comportamento do consumidor da Geração Y, procurando examinar as

Busquei para isso, investigar os trajetos formativos de professoras de Ensino Técnico de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia situado no Rio Grande do Sul, além

Este artigo aborda a temática da angústia existencial humana na perspectiva Este artigo aborda a temática da angústia existencial humana na