• Nenhum resultado encontrado

T I V I D A D E ALUNO (A): Nº

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "T I V I D A D E ALUNO (A): Nº"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE GOIÁS

COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR

COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR SARGENTO NADER ALVES DOS SANTOS

SÉRIE/ANO: 9º TURMA(S): DISCIPLINA: História ____ / ____ / 2017DATA:

PROFESSOR (A): José Nilton Silva A T I V I D A D E

ALUNO (A):_____________________________________________________________________________ Nº_______

Questão 01. Os regimes totalitários da primeira metade do século XX apoiaram-se fortemente na mobilização da juventude em torno da defesa de ideias grandiosas para o futuro da nação. Nesses projetos, os jovens deveriam entender que só havia uma pessoa digna de ser amada e obedecida, que era o líder. Tais movimentos sociais juvenis contribuíram para a implantação e a sustentação do nazismo na Alemanha, e do fascismo, na Itália, Espanha e Portugal. A atuação desses movimentos juvenis caracterizava-se:

a) pelo sectarismo e pela forma violenta e radical com que enfrentavam os opositores ao regime. b) pelas propostas de conscientização da população acerca dos seus direitos como cidadãos. c) pela promoção de um modo de vida saudável, que mostrava os jovens como exemplos a seguir. d) pelo diálogo, ao organizar debates que opunham jovens idealistas e velhas lideranças conservadoras. e) pelos métodos políticos populistas e pela organização de comícios multitudinários.

Questão 02. Os slogans nazifascistas eram publicamente invocados e sempre aplaudidos, às vezes em

uníssono, pela massa popular em praças públicas: “Acredita! Obedece! Luta!”

“Quem tem aço tem pão!”

“Mais canhão, menos manteiga!”

“Nada jamais foi ganho na história sem derramamento de sangue!” “A liberdade é um cadáver em putrefação!”

Dentre as alternativas expostas abaixo, qual delas não é uma característica do totalitarismo: a) Militarismo

b) Democracia c) Nacionalismo d) Autoritarismo e) Estatismo

Questão 03. O totalitarismo era um regime político que se caracterizava pela máxima intervenção do governo na sociedade. As relações sociais eram reguladas pelo Estado e o cotidiano era rigidamente policiado, uma das marcas do terror. A propaganda ideológica era intensa e todos os meios de comunicação eram fortemente controlados. Outra característica marcante do totalitarismo era o partido único; outras posições políticas não eram aceitas, senão a predominante, e os opositores eram perseguidos como inimigos nacionais.

BRAICK. P.R.; MOTA, M. B. História das cavernas ao terceiro milênio. São Paulo: Moderna, 2007. p. 562.

O totalitarismo desenvolveu-se no mundo principalmente no período entre a I e II Guerras Mundiais. Qual dos países indicados abaixo não pode ser considerado como totalitário?

a) Alemanha nazista b) Itália fascista. c) URSS stalinista.

d) Inglaterra de Churchill. e) Espanha de Franco.

Questão 04. Já se especulou como a História seria outra se Adolf Hitler tivesse se tratado com seu conterrâneo e contemporâneo Sigmund Freud, em Viena. Curado de seus complexos e de suas fobias,

(2)

Hitler teria abandonado a ideia de dominar o mundo e vivido uma pacata vida de burguês, ou talvez se contentado em dominar só um quarteirão.

VERISSIMO, L. A explicação. O Globo. Rio de Janeiro, p. 23, 18 ago. 2013.

Hitler, em seu livro Minha luta, defendia uma ideia de expansão e dominação em que os alemães teriam direito a um território na Europa que abrigasse todos os povos germânicos num único império.

A formação desse império seria condicionada pelo fortalecimento do(a) a) Reichstag b) Sionismo c) Espaço vital d) Segundo Reich e) República de Weimar

Questão 05. Nas décadas de 1920 e 1930 iniciou-se e consolidou-se um processo político de ascensão de regimes políticos totalitários em todos os continentes. Algumas condições apontadas pelos analistas para o surgimento desses sistemas são: dificuldades do pós I Guerra Mundial; crise do capitalismo liberal internacional; fragilidade das democracias e avanço do socialismo.

Adaptado de: COTRIM, Gilberto. História Global, V.3. São Paulo: Ed. Saraiva, 2010, p. 38.

Leia e analise as seguintes proposições e assinale no cartão-resposta a soma da(s) CORRETA(S).

01. Totalitarismo é um sistema de governo em que todos os poderes ficam concentrados nas mãos do governante e os partidos políticos são eliminados ou é mantido o partido único, como o caso da União Soviética sob o governo de Stálin (1924 a 1953).

02. No regime totalitário não há espaço para a prática da democracia, nem mesmo a garantia aos direitos individuais, como o caso do regime civil militar no Brasil (1964 1985) que pelos Atos Institucionais limitavam os direitos políticos e de expressão.

04. Algumas características de um regime autoritário são o uso excessivo de força militar como forma de reprimir qualquer tipo de oposição ao governo e a propaganda nos meios de comunicação, como o caso do nazismo na Alemanha (1934 a 1945) com a GESTAPO e os discursos de Hitler.

08. Nos países de sistema totalitário o líder decreta leis e toma decisões políticas e econômicas de acordo com suas vontades e usa a propaganda oficial para parecer de interesse geral, como o caso do fascismo de Mussolini na Itália de 1922 a 1943.

16. Apesar do ditador tentar manter o poder total em suas mãos, isso não é possível porque os poderes autônomos do judiciário e do legislativo mantêm funcionando as eleições gerais, impedindo assim a concentração e manutenção do poder.

A soma e? __________________

Questão 06. Morrer pela Pátria, pela Ideia (...) Não, isso é fugir da verdade. Mesmo no front, matar é que é importante (...). Morrer não é nada, isso não existe. Ninguém pode imaginar sua própria morte. Matar é o importante. Essa é a fronteira a ser cruzada. Sim, esse é o ato concreto de vontade. Porque aí você torna sua vontade viva na de outro homem.

Esse texto, de 1943-45, expressa a visão de mundo de um adepto da ideologia a) socialista.

b) liberal-fascista. c) nazi-fascista. d) anarquista. e) capitalista.

Questão 07. Realizar o “Anchluss” era um velho sonho dos nazistas. E isso começou a ser conseguido por Hitler em março de 1938. A expressão entre aspas e a data são suficientes para elucidar o sonho nazista de:

(3)

a) ocupação da região do Reno, desmilitarizada pelo Tratado de Versalhes. b) anexação do corredor polonês, restabelecendo a relação com a Prússia. c) repúdio total às imposições do Tratado de Versalhes.

d) ascensão de Hitler ao poder.

e) marchar sobre a Áustria, a sua anexação e a concretização da ideia do pangermanismo (reunificação das etnias alemãs).

Questão 08. A Segunda Grande Guerra (1939-1945), a partir de 7 de dezembro de 1941, adquire um caráter mundial quando os:

a) russos tomam a iniciativa de anexar o território dos Estados bálticos. b) alemães invadem a região mediterrânica da Ásia.

c) japoneses atacam a base americana de Pearl Habor.

d) franceses, por determinação de Petain, ocupam o sudeste da Ásia. e) chineses cedem a maior parte do seu território às tropas do Eixo.

Questão 09. A II Guerra Mundial foi o maior conflito armado da história da humanidade, caracterizada pelo desenvolvimento da indústria bélica, ao ponto de se produzir a bomba atômica e toda a mortandade decorrente. Sobre o conflito, é incorreto afirmar que:

a) Os Estados Unidos entraram na guerra após o ataque japonês a Pearl Habor. b) O Eixo era formado pela Alemanha, Itália e Japão.

c) A guerra iniciou-se após a invasão da Alemanha no território soviético.

d) O evento final da II Guerra Mundial foram as bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki. e) Em 1940, os alemães conseguiram ocupar Paris.

Questão 10. Com o final da 2• Guerra Mundial, os países vitoriosos procuraram criar vários mecanismos internacionais que buscassem o desenvolvimento do planeta de forma mais harmônica. É dessa época a criação do seguinte organismo:

a) ONU- para a constituição de um exército internacional para pôr fim às guerras.

b) OTAN - para a desmilitarização dos países ocidentais e a diminuição das zonas de conflito. c) GATT - para a implantação de uma tarifa única sobre os produtos e serviços internacionais.

d) UNESCO - para a melhoria da qualidade alimentar das populações miseráveis do Terceiro Mundo. e) FMI - para ajudar financeiramente aos países membros, quando em dificuldades.

Questão 11. O Plano Marshall, aplicado pelo governo norte-americano após a Segunda Guerra Mundial, visava à:

a) ratificação do Tratado do Atlântico Norte.

b) preservação da paz mundial com a formação da Organização das Nações Unidas (ONU). c) concessão de apoio político e econômico aos países do Terceiro Mundo.

d) recuperação econômica da Europa para neutralizar o expansionismo soviético.

e) formulação de princípios que impediam a intervenção dos EUA nas questões internacionais.

Questão 12. Às 6 da manhã, do dia 7 de dezembro de 1941, aviões japoneses bombardearam a base norte-americana de Pearl Harbor, no Havaí. A ofensiva iniciava o avanço japonês que, oito meses depois, controlava parte significativa do Oceano Pacífico. Sobre os conflitos no Pacífico, durante a Segunda Guerra Mundial, pode-se dizer que

a) demonstram a instabilidade política do Pacífico e do sudeste asiático, antes dominados principalmente pela França e pela Inglaterra, e alvo, durante a Guerra, de interesses norte-americanos e japoneses. b) ilustram o combate de japoneses e norte-americanos contra chineses e soviéticos, que tentavam estabelecer na região a hegemonia de Estados guiados pela ideologia socialista.

c) desembocam na explosão das bombas atômicas em Hidroxila e Nagasaki, responsáveis pela vitória final dos países Aliados sobre os países do Eixo e pela rendição incondicional de Alemanha e Japão. d) iniciam uma sequência de combates aéreos e navais, dos quais participaram ativamente todos os países envolvidos na Guerra, especialmente Alemanha e Itália, empenhadas em defender as posições japonesas.

(4)

e) abrem espaço para a proliferação do islamismo, que acabou por conquistar, por meio de revoluções populares, o controle de Estados como o Paquistão, a Índia ou as Filipinas.

Questão 13. Em 24 de outubro próximo passado, chefes de Estados, reunidos em Nova Iorque, comemoraram 50 anos de aniversário da Organização das Nações Unidas - ONU. O que representa esta organização?

a) A organização dos países do Ocidente para o enfrentamento com os países do Oriente. b) A vitória da Liga das Nações, vigente durante a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais. c) O fim da guerra fria entre o mundo capitalista e o mundo comunista.

d) A descolonização da América e da África e os respectivos engajamentos políticos dos dois continentes.

e) Uma força internacional acima das nações, na defesa da paz mundial, dos direitos do homem e da igualdade dos povos.

Questão 14. Em torno de fatos relacionados com a Segunda Guerra Mundial, estabeleça a correspondência:

1. Blitzkrieg ( ) Guerra relâmpago.

2. Kamikaze ( ) Cidade arrasada pela bomba atômica.

3. A Grande Aliança ( ) Piloto suicida utilizado pela aviação japonesa. 4. As nações do Eixo ( ) Inglaterra, União Soviética e Estados Unidos. 5. Nagasaki ( ) Japão, Itália e Alemanha.

a) 2, 3, 5, 4 e 1 b) 1, 2, 5, 4 e 3 c) 1, 5, 2, 4 e 3 d) 1, 5, 2, 3 e 4 e) 4, 5, 2, 3 e 1 Questão 15.

A charge acima, de autoria desconhecida, foi publicada em 1939. Ela se refere ao tratado assinado naquele ano pela Alemanha e a União Soviética, que

a) assegurou a aliança militar entre os dois países durante a Segunda Guerra Mundial e a partição da Polônia.

b) consagrou o apoio bélico dos dois países aos fascistas na Guerra Civil Espanhola e ampliou a influência política alemã no leste europeu.

(5)

c) impediu a eclosão de guerra aberta entre os dois países e freou o avanço militar nazifascista na Europa.

d) determinou a nova divisão política do leste europeu, no período posterior à Segunda Guerra Mundial, e consolidou a hegemonia soviética na região.

e) estabeleceu a intensificação dos laços comerciais e o compromisso de não-agressão mútua entre os dois países.

Questão 16. No front ocidental, as derrotas alemãs intensificaram-se após a invasão da Normandia pelas forças militares dos EUA e do Reino Unido, em um episódio que ficou conhecido como:

a) ultimato aliado.

b) batalha de Stalingrado. c) batalha de Midway. d) dia “D”.

e) Blitzkrieg.

Questão 17. Guerra Fria foi o nome dado a um conflito após a Segunda Guerra Mundial (1945) envolvendo dois países que adotavam sistemas político-econômicos opostos: capitalismo e socialismo. Os dois países protagonistas da Guerra Fria são:

a) Estados Unidos e Japão. b) Inglaterra e União Soviética. c) União Soviética e Itália. d) Alemanha e França.

e) Estados Unidos e União Soviética

Questão 18. O Pacto de Varsóvia, criado em 1955 e extinto em 1991, teve como principal objetivo: a) Reunir os países socialistas como a Alemanha Oriental e a Alemanha Ocidental contra a OTAN. b) Consolidar a influência soviética sobre os países da Europa Oriental.

c) Conter a influência soviética sobre os países da Europa Oriental. d) Consolidar a influência socialista na Europa Ocidental.

e) Consolidar a influência capitalista na Europa Oriental.

Questão 19. Após a Segunda Guerra Mundial, a URSS estruturou um plano de cooperação política com os países do bloco oriental, criado, em 1947:

a) o Comecom b) o Kominform c) o Pacto de Varsóvia d) o Plano Marshall e) a Otan

Questão 20. "...inspirado por razões humanitárias e pela vontade de defender uma certa concepção de vida ameaçada pelo comunismo, constitui também o meio mais eficaz de alargar e consolidar a influência norte-americana no mundo, um dos maiores instrumentos de sua expansão (...) tem por consequência imediata consolidar os dois blocos e aprofundar o abismo que separava o mundo comunista e o Ocidente..."

"...as partes estão de acordo em que um ataque armado contra uma ou mais delas na Europa ou na América do Norte deve ser considerado uma agressão contra todas; e, consequentemente, concordam que, se tal agressão ocorrer, cada uma delas (...) auxiliará a parte ou as partes assim agredidas (...)" Os textos identificam, respectivamente,

a) a Doutrina Monroe e a Organização da Nações Unidas (ONU).

(6)

c) o Pacto de Varsóvia e a Comunidade Econômica Europeia (CEE).

d) o Pacto do Rio de Janeiro e o Conselho de Assistência Econômica Mútua (COMECON). e) a Conferência do Cairo e a Organização dos Estados Americanos (OEA).

Questão 21. A reconstrução econômica do Japão, acelerada após 1950, é explicada principalmente: a) pelos progressos da agricultura, dirigida prioritariamente para a produção de matérias primas. b) pela maciça aplicação de capitais na produção e pela mão-de-obra numerosa e barata.

c) pela facilidade de comércio com os países asiáticos graças à construção de numerosa frota. d) pela abundância de riquezas minerais.

e) pela existência de mercado consumidor interno

Questão 22. “A OTAN, Organização do Tratado do Atlântico Norte, vai começar sua expansão para o Leste Europeu até junho de 1997.

A afirmação foi feita à Folha (...) pelo secretário-geral da entidade (...) e se refere à data na qual ele pretende que seja feito o convite oficial a novos membros para a Aliança Militar (...)

Os 'parceiros' (...) sairão da Parceria para a Paz, acordo militar entre 27 países da OTAN, Leste Europeu e Ásia, lançado em 1994. A Polônia é favorita."

("Folha de São Paulo")

II- "Mais de 900 militares americanos (...) foram mantidos como prisioneiros na Coréia do Norte, após o fim da Guerra da Coréia (...) muitos dos prisioneiros foram submetidos a experiências com drogas e depois executados.

As experiências, para determinar a ação das drogas em interrogatórios, foram conduzidas por agentes Tchecoslovacos e Soviéticos."

("O Estado de São Paulo")

III- "O Vaticano não comentou ontem, alegações de que o Papa João Paulo II e o governo dos E.U.A. (CIA), trabalhavam juntos em segredo na década de 80, para apressar o fim do comunismo na Polônia. A aliança informal entre os E.U.A. e o Vaticano inclui corte de verbas do Governo Norte-Americano para programas de controle de natalidade no país e o silêncio do Papa quanto à instalação de mísseis na Europa Ocidental."

("Folha de São Paulo")

Dentre os textos anteriores, relacionam-se com a Guerra Fria: a) somente I.

b) somente I e II. c) I, II e III.

d) somente II e III. e) somente I e III.

Referências

Documentos relacionados

La entrada de aire para la combustión en el lugar de instalación no debe estar cerrada durante el funcionamiento de la estufa.. Es absolutamente necesario introducir en los

El procedimiento correcto de encendido, el uso de cantidades y tipos de combustibles adecuados, la correcta colocación del regulador de aire secundario, el suficiente tiro de

Não se apoie sobre as portas pois as dobradiças podem se desregular e desalinhar a porta, prejudicando a vedação do refrigerador e comprometendo o seu

Com o objetivo de promover e fomentar o desenvolvimento adequado da Região da Zona Leste do Município de São Paulo, incentivando a instalação de empresas intensivas em mão de obra

Em alguns espaços, no meio daquele solo de acordeão, parece-me haver uma fusão entre o tango e o funaná… Para além disso, este disco prima pela continuidade

Partindo desse ponto a ONG Unido pelo Diabetes criou o Aulão Azul Fitness, um projeto voltado para a pratica de hábitos saudáveis e a importância do Exercício

1 – A eventual utilização de espaços edificados ou exteriores, incluindo vias públicas, do Município de Oeiras ou sob gestão municipal, para fins de publicidade, filmagens ou outras

A nível internacional, estará presente nas feiras, congressos e eventos mais importantes para a promoção internacional dos Solares de Portugal e das Casas no Campo e em que o Turismo