• Nenhum resultado encontrado

Assim, devemos associar estas características e circunstâncias às que estão associadas a Yeshua HaMashiach, pois também:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Assim, devemos associar estas características e circunstâncias às que estão associadas a Yeshua HaMashiach, pois também:"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Vítor Quinta Abril 2019 Logo no início da Bíblia é-nos apresentado um personagem que para muitos é estranha e que ainda hoje suscita entendimentos diversos quanto à identidade da mesma. Estamos a falar, em particular, de Melquisedeque, Rei de Salém e Sacerdote do Elohim Altíssimo, acerca do qual nos é dito:

Génesis 14:18 – “E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e era este sacerdote do Deus Altíssimo. E abençoou-o, e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra”.

Logo neste versículo, o nosso entendimento leva-nos a identificar algumas características pessoais que se repetem noutra grande figura bíblica, a do nosso Salvador Yeshua. Senão vejamos:

a) Melquisedeque

1. Era Rei de Salém (primórdios da santa cidade de Jerusalém que significa “cidade da paz”) – Hebreus 7:1-3

2. Trouxe pão e vinho em oferta voluntária – Génesis 14:18 3. Era Sacerdote do Elohim Altíssimo – Génesis 14:18 4. Era Rei de Justiça – Hebreus 7:2

5. Era Rei de Paz – Idem

6. Não se Lhe conhecia a genealogia – Hebreus 7:3

7. Não era sacerdote da semente de Aarão (que só veio mais tarde) – Hebreus 7:6 8. Maior do que os Levitas – Hebreus 7:6-10

9. Ungido por YHWH com juramento – Salmo 110:4

Assim, devemos associar estas características e circunstâncias às que estão associadas a Yeshua HaMashiach, pois também:

b) Yeshua

1. Ungido como Rei Eterno em Sião/Jerusalém, cidade da paz que só conhecerá a paz verdadeira na vinda do Príncipe da paz (Yeshua ben David), cf. a Isaías 9:6. 2. Tal como Melquisedeque, também Ele ofereceu o Seu corpo (o pão) e o Seu

sangue (o vinho), ambos símbolos pascais da nossa redenção (Cristo é a nossa Páscoa) em oferta voluntária – Mateus 26:26-28.

(2)

3. Também Ele será chamado Sumo-Sacerdote Eterno do Elohim Altíssimo no reino vindouro, pela Ordem de Melquisedeque – Hebreus 6:20; 8:1; Zacarias 6:12-13. 4. A Palavra eterna – João 1:1-3, 14.

5. Da descendência de David (Judá), como profetizado – Hebreus 7:14.

6. Maior do que todos, excepto O Pai, e com sacerdócio perpétuo – Hebreus 7:24-28; Lucas 22:17, 19.

Demasiadas coincidências? Sim. Porém, sabemos que nas coisas do Altíssimo não há coincidências, mas sim um propósito deliberado de YHWH Se dar a conhecer ao homem pelos “mistérios” do Altíssimo, para que o ser humano se chegue a Ele a tempo de alcançar salvação. Vejamos o que nos é dito em:

Hebreus 7:1-2 – “Porque este Melquisedeque, que era rei de Salém, sacerdote do Deus Altíssimo, e que saiu ao encontro de Abraão quando ele regressava da matança dos reis, e o abençoou; a quem também Abraão deu o dízimo de tudo, e primeiramente é, por interpretação, rei de justiça, e depois também rei de Salém, que é rei de paz”.

A carta aos Hebreus, inspirada pelo Espírito Santo do Altíssimo diz-nos que por interpretação, Aquele Melquisedeque era: Rei de justiça, Rei de Salém e Rei de paz. Ora, sabemos que ser Rei de Justiça é ser O Alto e Sublime que nos deu a Lei/Torá através de Moisés, pois a palavra justiça tem esse mesmo significado em múltiplas passagens bíblicas; sim, andar em justiça é andar de acordo com os preceitos de vida que a Torá contém; que é ser Rei em Jerusalém, como Yeshua O Rei vindouro virá a ser em breve; depois, ser Rei de paz é como Yeshua também nos é apontado pelo profeta:

Isaías 9:6-7 – “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. Do aumento deste principado e da paz não haverá fim, sobre o trono de David e no seu reino, para o firmar e o fortificar com juízo e com justiça [com a Lei/Torá, cf. a Isaías 2:3], desde agora e para sempre; o zelo de YHWH dos Exércitos fará isto”.

Estas são referências concordantes em toda a Palavra, que nos permitem identificar Aquele que Se revelou ao homem através dos tempos em várias figuras e circunstâncias, tais como:

 O Elohim que falava com Adão no Jardim do Éden

 Melquisedeque, Rei de Salém e Sacerdote do Elohim Altíssimo

 O Anjo do Senhor que apareceu ao homem e lhe fez promessas eternas, como foi no caso de Abraão

 O Verbo divino feito homem na figura de Yeshua HaMashiach que é Sumo-Sacerdote segundo a Ordem de Melquisedeque, conforme nos é ensinado em:

(3)

Hebreus 7:16-17 – “Que não foi feito segundo a lei do mandamento carnal, mas segundo a virtude da vida incorruptível [pelo poder do Espírito Santo de YHWH]. Porque dele assim se testifica: Tu és sacerdote eternamente, segundo a ordem de Melquisedeque”.

Este Melquisedeque é O Mesmo Ser divino de que nos fala:

Hebreus 7:3-4 – “Sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo princípio de dias nem fim de vida, mas sendo feito semelhante ao Filho de Deus, permanece sacerdote para sempre. Considerai, pois, quão grande era este, a quem até o patriarca Abraão deu os dízimos dos despojos”.

Esta passagem revela-nos a verdadeira natureza divina e a majestade Daquele que ao longo dos tempos Se revelou ao homem sob várias formas e naturezas.

Aquele que não tem genealogia, nem princípio de dias, nem fim de vida, o que nos é revelado pelas palavras de Yeshua, O Rei vindouro, acerca de Si Mesmo:

Apocalipse 1:8 – “Eu sou o Alfa [o Alef] e o Omega [o Tav], o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há-de vir, O Todo-Poderoso”.

Reparemos ainda nas virtudes deste sacerdócio perpétuo:

Hebreus 7:24-26, 28 – “Mas este [Yeshua], porque permanece eternamente, tem um sacerdócio perpétuo. Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles [O nosso Advogado junto do Pai]. Porque nos convinha tal sumo-sacerdote, santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores, e feito mais sublime do que os céus… Porque a lei constitui sumos-sacerdotes a homens fracos, mas a palavra do juramento, que veio depois da lei, constitui ao Filho, perfeito para sempre”.

Reparemos ainda que Este Elohim Supremo foi Quem preparou todas as coisas para separar para Si um povo justo através da aceitação Deste que é perfeito desde sempre e para sempre. Olhemos para Ele nas Suas múltiplas e poderosas facetas divinas:

Isaías 44:6 – “Assim diz YHWH, Rei de Israel, e seu Redentor, YHWH dos Exércitos: Eu sou o primeiro, e eu sou o último, e fora de mim não há Deus”. Como também no Salmo de David:

Salmo 110:1 – “Disse YHWH ao meu Senhor: Assenta-te à minha mão direita, até que ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés”.

Tendo em conta as presenças divinas pelas quais Ele Se deu a conhecer às Suas criaturas, os fiéis, vemos nessas manifestações elevadas e maravilhosas, a evidência da Sua vontade logo no princípio, quando Se deu a conhecer a Moisés através de uma sarça que ardia sem se consumir (Ele que é um “fogo consumidor”).

(4)

E também em tantas outras manifestações maravilhosas, chegando a dizer-nos que era Ele que esteve com Abraão, quando na condição de Filho afirmou:

João 8:56-58 – “Abraão, vosso pai, exultou por ver o meu dia, e viu-o, e alegrou-se. Disseram-lhe, pois, os judeus: Ainda não tens cinquenta anos, e viste Abraão? Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou [O “EU SOU” ou “EU SOU O QUE SOU”, YHWH, cf. a Êxodo 3:14]”.

Yeshua HaMashiach enquanto homem, no tempo em que esteve entre nós não viu Abraão, mas Aquele que Nele estava, O Verbo divino, Esse viu e falou com Abraão na qualidade de Rei de Salém, Melquisedeque, tendo acompanhado e protegido a saída do povo de Israel do Egipto, como veremos abaixo!

Génesis 6:3 – “E eu apareci a Abraão, a Isaque, e a Jacob, como o Deus Todo-Poderoso; mas pelo meu nome, YHWH, não lhes fui perfeitamente conhecido”.

Alguém duvida agora que YHWH, O Elohim Todo-Poderoso Se revelou aos seus fiéis através dos tempos, nas várias figuras em que o homem na sua condição terrena, humana, o podia ver? Sim, Este é O Elohim que também, por último, veio até nós na figura do Filho Yeshua e de Quem João disse que não era digno de apertar as correias das suas alparcas. Porém, Ele esteve entre nós e os Seus não O receberam. Como diz João, cap. 1: “veio para o que era seu e os seus não O receberam”.

Sim, O Mesmo Verbo divino apareceu a Abraão na figura de Melquisedeque, assim como voltou a aparecer-lhe na figura do “Anjo do Senhor” quando o visitou antes de enviar dois anjos Seus a destruir as cidades de Sodoma e Gomorra. Na mesma condição de “O Anjo do Senhor” lutou com Jacob tendo mudado o nome deste para Israel. Apareceu ainda aos pais de Sansão, etc., etc. Atente-se no que nos ensina Paulo em:

1.Coríntios 10:1-4 – “Ora, irmãos, não quero que ignoreis que nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem [após a saída do Egipto], e todos passaram pelo mar. E todos foram baptizados em Moisés, na nuvem e no mar, e todos comeram de uma mesma comida espiritual, e beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo”.

Sim, Aquela “Pedra” (a Rocha) que os seguia era O Verbo divino que Se veio a fazer homem na pessoa de Yeshua HaMashiach. Estas manifestações são maravilhosas aos nossos olhos. Quem poderá compreender a majestade Deste Filho do Homem?

Quando O Verbo divino, na forma de “O Anjo do Senhor” apareceu a alguns servos Seus, como Abraão e outros, fez-lhes promessas que só O Eterno Elohim, na Sua condição de Elohim Todo-Poderoso poderia fazer, com poder e autoridade. Ele não lhes disse “O Senhor mandou dizer-te”, mas falou em nome próprio, com a autoridade que só O Elohim Supremo possui. E.g. Génesis 18:1-2, 13, 16-17.

(5)

Sim, Este Ser divino, eterno, multifacetado e majestoso é-nos ainda revelado nas palavras de:

João 1:1 – “No princípio era o Verbo [A Palavra; O Logos], e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus”.

Mesmo a divindade do Filho Yeshua HaMashiach é-nos apresentada em muitíssimas passagens bíblicas. Lembramos a que já acima citámos de Isaías 9:6-7 e estas também:

João 17:5 – “E agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse”.

Miqueias 5:2 – “E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que governará em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade”.

Ou

Colossenses 1:17 – “E ele [Yeshua] é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele”.

Aquele que falando para Israel lhes diz:

Isaías 54:5 – “Porque o teu Criador é o teu marido; YHWH dos Exércitos é o seu nome; e o Santo de Israel é o teu Redentor; que é chamado o Deus de toda a terra”.

Sim, temos estado a falar de Um Único Elohim, Adonai YHWH, a Quem amamos e servimos e que assumiu perante nós, homens terrenos, múltiplas figuras para Se dar a conhecer e lhes abrir as portas da salvação. Nele cremos e Nele esperamos.

Então como podemos compreender o que Ele nos diz em:

Apocalipse 3:14 – “E ao anjo da igreja que está em Laodiceia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus”. Se já antes vimos que Ele não teve pai nem mãe e que existiu e existe desde sempre e para sempre, não podemos interpretar esta passagem como se Ele tivesse sido criado como qualquer outro ser, mesmo os celestiais. A temporalidade é própria dos seres terrenos. Todos estes tiveram um princípio e têm um fim, havendo somente um caso excepcional que é o dos justos que estiverem vivos no momento da primeira ressurreição, dado que esses não conhecerão a morte, como nos é dito em 1.Coríntios 15:51-55. Sim, estes serão transformados, num abrir e fechar de olhos, quando a primeira ressurreição ocorrer ao toque da sétima e última trombeta. Estes tiveram um princípio mas não terão um fim pois, num momento, num abrir e fechar de olhos, herdarão a vida eterna por Yeshua HaMashiach, quando O Rei Eterno os chamar para irem ao Seu encontro nos ares. Sim, estes são a excepção, pois entrarão directamente na eternidade com corpos celestiais, gloriosos, iguais aos anjos como nos é dito em Lucas 20:34-36.

(6)

Sim, YHWH, O Elohim Todo-Poderoso é O Único que existiu sempre e que tem, Ele Só, a imortalidade – Romanos 16:27; 1.Timóteo 1:17; 6:16; Judas 1:25. Até os anjos e os outros entes celestiais, mesmo os que permaneceram fiéis ao seu Criador, tiveram um princípio. Este Elohim Único que Se fez homem na figura do Filho Yeshua é O que presidiu e operou a criação de todas as coisas, tanto as visíveis como as invisíveis. Tudo foi criado por Ele e sem Ele nada do que foi criado se fez – João 1:3. Este Yeshua HaMashiach recebeu adoração de homens e de anjos, algo que só é devido ao Elohim Altíssimo e não a nenhum homem ou anjo, o que atesta bem a Sua majestade e divindade. Sim, O Filho Yeshua era a forma visível do Elohim Altíssimo Se manifestar ao homem:

Filipenses 2:6-11 – “Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor [i.e. que é“Mar YAH”=”Senhor YAH” no Aramaico, segundo a Peshitta], para glória de Deus Pai”.

Até Yeshua, O Filho do Elohim Altíssimo, antes de estar na carne na condição humana, era YHWH (era O Verbo divino). Tudo isto é uma maravilha que nos revela o poder incomensurável do Todo-Poderoso Elohim. Foi por Ele e para Ele que foram criadas todas as coisas e é pelo Seu poder que tudo subsiste – Colossenses 1:15-17. Ele é O Senhor da Vida; Ele é A Vida. Devemos dar-lhe toda a nossa gratidão pela manifestação da Sua misericórdia nas nossas vidas, todos os dias.

Este Ser Supremo e Maravilhoso que veio até nós na figura do Filho, é O que atenta para os que Lhe são fiéis, e que nos é revelado em João 1:1, 3; é O mesmo de que nos fala:

Apocalipse 19:11-16 – “E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga e peleja com justiça. E os seus olhos eram como chama de fogo; e sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito, que ninguém sabia senão ele mesmo. E estava vestido de uma veste salpicada de sangue; e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus [O Verbo divino]. E seguiam-no os exércitos no céu em cavalos brancos, e vestidos de linho fino, branco e puro. E da sua boca saía uma aguda espada, para ferir com ela as nações; e ele as regerá com vara de ferro; e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-Poderoso. E no manto e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis, e Senhor dos senhores”.

Sim, Este é O Elohim que esperamos – Tito 2:13. Alguns ainda hoje não compreendem a divindade Daquele YHWH que veio até na figura do Filho Yeshua.

(7)

Salmo 110:4 – “Jurou YHWH, e não se arrependerá: tu és um sacerdote eterno, segundo a ordem de Melquisedeque”.

Atente-se também nas palavras proféticas de Zacarias, referindo-se ao tempo do reino milenar de Yeshua, O Rei e Sacerdote vindouro:

Zacarias 6:13 – “Ele mesmo edificará o templo de YHWH, e ele levará a glória; assentar-se-á no seu trono e dominará, e será sacerdote no seu trono, e conselho de paz haverá entre ambos os ofícios”.

Não nos deixemos enganar por alguns que defendem que Este Rei e Sacerdote de Salém não era outro senão Sem. Mas tal argumento cai pela base, pois Sem era um dos filhos de Noé, como nos é dito em Génesis 5:32; 6:10. Logo a sua genealogia era e é conhecida até aos dias de hoje.

A leitura atenta de Hebreus 7, 8 e 9 revela-nos que O Messias Yeshua é O verdadeiro Melquisedeque, Sacerdote do Elohim Altíssimo. Sem era somente um tipo de Yeshua, pois o seu sacerdócio teve um princípio e um fim.

E a conclusão é esta: Aquele YHWH que veio até nós em carne na figura do Filho Yeshua, apresentou-Se ao homem e fez-Se conhecer de muitas maneiras e títulos, como já vimos. Por último apresentou-Se como O Messias Yeshua, O Filho a Quem O Pai constituiu como herdeiro de todas as coisas. Relendo:

Hebreus 5:5-10 – “Assim também Cristo não se glorificou a si mesmo, para se fazer sumo-sacerdote, mas aquele que lhe disse: Tu és meu Filho, hoje te gerei. Como também diz, noutro lugar: Tu és sacerdote eternamente, segundo a ordem de Melquisedeque. O qual, nos dias da sua carne, oferecendo, com grande clamor e lágrimas, orações e súplicas ao que o podia livrar da morte, foi ouvido quanto ao que temia. Ainda que era Filho, aprendeu a obediência, por aquilo que padeceu. E, sendo ele consumado, veio a ser a causa da eterna salvação para todos os que lhe obedecem; chamado por Deus sumo-sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque”. Estivemos a falar de ensinamentos doutrinais que só se podem compreender de forma espiritual e com a ajuda e revelação do Espírito Santo de YHWH, Aquele Consolador que Yeshua HaMashiach prometeu que enviaria a todos os Seus fiéis até que tudo se cumpra. Estivemos falando de uma compreensão espiritual que excede o entendimento de muitos. Possamos nós estar incluídos no pequeno número daqueles sábios que aceitam a Palavra e na qual buscam entendimento vindo do Alto e Sublime, para que nos fortaleçamos na Verdade do Eterno Elohim.

Ora vem Adonai Yeshua. Vem já hoje reinar em nós e aperfeiçoar os nossos caminhos. Prepara-nos já hoje para irmos ao Teu encontro na Tua vinda gloriosa.

AlleluYAH -.-.-.-.-.-.-.-

Referências

Documentos relacionados

V6 Tr ansa ction and D eposit Ac cou nts Te rms and

 Para os agentes físicos: ruído, calor, radiações ionizantes, condições hiperbáricas, não ionizantes, vibração, frio, e umidade, sendo os mesmos avaliados

Đối với phần trách nhiệm chuyên chở của người gửi hàng thực tế, nếu như chứng minh được rằng mình làm đúng nghĩa vụ của mình, thì bất kì nhân viên hay đại lí

A autora constata em seu trabalho não só o rejuvenescimento da fecundidade (“que destaca o aumento da participação relativa da taxa específica de fecundidade do grupo de mulheres

especializado, com uma equipe multidisciplinar para apoio aos defensores, a compra de equipamentos de informática e de materiais de consumo, a aquisição de veículos para atendimento

No tema em tela, o regime militar (1964-1985) acrescentou um elemento a mais, pois muitos dos torturadores nesse período, além de estarem vivos, vinculavam-se aos

Analisando os dados do Enade 2004 e 2005, observamos que os cursos mais valorizados social e economicamente são frequentados pelas classes altas, enquanto os relativamente

Neste trabalho, os seguintes aspectos são investigados, considerando a minimização dos custos de prevenção e de tratamento da epidemia: (i) a