• Nenhum resultado encontrado

Nome: N.º: Endereço: Data: Telefone: PARA QUEM CURSA O 7 Ọ ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM 2017 Disciplina: PORTUGUÊS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Nome: N.º: Endereço: Data: Telefone: PARA QUEM CURSA O 7 Ọ ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM 2017 Disciplina: PORTUGUÊS"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Texto para as questões de 1 a 3.

(Folha de S.Paulo, 21 maio 2017, p. C3. Adaptado.)

QUESTÃO 1

Os dados indicam que, nos próximos dias, o tempo só ficará sem chuva em a) São Paulo. b) Brasília. c) Porto Alegre. d) Fortaleza. e) Curitiba. Amanhã

São Paulo Rio de Janeiro Belo Horizonte Brasília

O TEMPO NOS PRÓXIMOS DIAS NAS 12 MAIORES CAPITAIS BRASILEIRAS

Recife

Salvador Fortaleza

Belém

Curitiba

Goiânia Porto Alegre

Manaus Mínima Máxima 15° 21° 14° 24° 14° 14° 18° 19° 21° 20° 23° 25° 24° 25° 29° 30°

Terça Amanhã Terça Amanhã Terça Amanhã Terça

Amanhã Amanhã Mínima Mínima Máxima Máxima 21° 15° 29° 21° 20° 14° 30° 24° 19° 14° 18° 14° 19° 18° 13° 19° 14° 21° 14° 20° 28° 23° 30° 25° 23° 24° 25° 25° 23° 29° 25° 30° Terça Terça Amanhã Amanhã Terça Terça Amanhã Amanhã Terça Terça Amanhã Amanhã Terça Terça Legenda: Temperatura em °C - Máxima/Mínima

Céu claro Parcialmente nublado Chuva Nublado Pancadas de chuva Chuvoso Colégio Nome: _____________________________________________________________________ N.º: __________ Endereço: ______________________________________________________________ Data: __________ Telefone:_________________ E-mail: _________________________________________________________ Disciplina: PORTUGUÊS NOTA:

PARA QUEM CURSA O 7.OANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM 2017

Prova:

(2)

RESOLUÇÃO

Os dados apresentados indicam que, entre as 12 maiores capitais brasileiras, só Fortaleza ficará sem chuva.

Resposta: D QUESTÃO 2

Analise as afirmações a seguir:

I. Brasília, Porto Alegre e Manaus apresentarão, nos próximos dias, temperaturas máximas e mínimas iguais.

II. Os dados indicam que o tempo passará de chuvoso a nublado apenas em Belo Horizonte e Goiânia.

III. As temperaturas máximas previstas para segunda-feira (amanhã) são maiores que as temperaturas máximas previstas para terça-feira nas capitais de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador.

É correto o que se afirma em: a) I e II apenas. b) I e III apenas. c) II e III apenas. d) II apenas. e) III apenas. RESOLUÇÃO

Há erro apenas no que informa a afirmação III. De acordo com as informações apresentadas, as temperaturas máximas previstas para as capitais de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador para segunda-feira (indicada no gráfico como amanhã) são menores que as temperaturas máximas previstas para terça-feira nessas capitais, e não maiores, como aponta a alternativa.

Resposta: A QUESTÃO 3

De acordo com os dados, haverá maior variação da temperatura mínima em a) Brasília. b) Manaus. c) Salvador. d) Recife. e) Goiânia. RESOLUÇÃO

Segundo os dados apresentados, a maior variação da temperatura ocorrerá em Sal -vado, caindo de 19° para 13°. Nas demais capitais, a temperatura ou permanecerá igual ou oscilará em apenas 1° em relação ao dia anterior.

(3)

Texto para as questões de 4 a 7.

AS ÁRVORES E O MACHADO

Um homem foi à floresta e pediu às árvores que estas lhe doassem um cabo para o seu

machado. O conselho das árvores concordou com o seu pedido e deu a ele uma jovem árvore para este fim.

Logo que o homem colocou o novo cabo no machado, começou furiosamente a usá-lo, e em pouco tempo havia derrubado com seus potentes golpes as maiores e mais nobres árvores da floresta.

Um velho carvalho lamenta quando a destruição dos seus companheiros já está bem adiantada e diz a um cedro, seu vizinho:

– O primeiro passo significou a perdição de todas nós. Tivéssemos respeitado os direitos daquela jovem árvore ainda teríamos os nossos próprios e o direito de ficarmos de pé por muitos anos.

Moral da história: Quem menospreza ou discrimina seu semelhante não deve se surpreen der se um dia lhe fizerem a mesma coisa.

(Esopo. Fábulas. Disponível em: <www.sitededicas.uol.com.br/fabula>. Acesso em: 16 jul. 2017. Adaptado.)

QUESTÃO 4

No trecho “Um homem foi à floresta e pediu às árvores que estas lhe doassem um cabo para o seu machado”, os pronomes destacados referem-se, respectivamente, a:

a) florestas; cabo; machado. b) florestas; árvores; cabo. c) homens; árvores; machado. d) árvores; florestas; homem. e) árvores; homem; homem.

RESOLUÇÃO

Estas – pronome demonstrativo que remete a árvores; lhe – pronome oblíquo átono que se refere ao homem; seu – pronome possesivo que também se refere ao homem, dono do machado.

(4)

QUESTÃO 5

I. “Logo que o homem colocou o novo cabo no machado...”. II. “...começou furiosamente a usá-lo...”.

III. “...se um dia lhe fizerem a mesma coisa”.

As palavras acima destacadas expressam, respectivamente, circunstâncias de: a) tempo, causa, consequência.

b) tempo, modo, condição.

c) condição, consequência, finalidade. d) causa, consequência, tempo. e) finalidade, negação, dúvida.

RESOLUÇÃO

A locução adverbial logo que exprime tempo, indicando quando o homem colocou o novo cabo no machado; o advérbio furiosamente indica o modo como o homem começou a utilizar o seu machado; já a conjunção se indica uma condição para que algo aconteça.

Resposta: B QUESTÃO 6

Sobre o trecho “Um velho carvalho lamenta quando a destruição dos seus companheiros...”, é correto afirmar que:

a) Nada assusta ou abala o carvalho.

b) O carvalho não se surpreende com o desmatamento.

c) O carvalho, de fato, era desprovido de qualquer tipo de sensibilidade. d) O carvalho lastima o cenário de destruição das árvores amigas. e) Ao carvalho pouco importa a destruição das árvores amigas.

RESOLUÇÃO

Lamentar tem o mesmo significado que lastimar; portanto, em relação à passagem do texto citada no enunciado da questão, podese afirmar que o carvalho lastima o ce -nário de destruição das árvores amigas.

Resposta: D

QUESTÃO 7

Sem prejuízo de sentido, os termos em destaque nas frases a seguir podem ser substituídos pelos sugeridos entre parênteses, exceto:

a) “...começou furiosamente a usá-lo, e em pouco tempo...” (violentamente) b) “...e em pouco tempo havia derrubado com seus potentes golpes...” (arriscados) c) “...as maiores e mais nobres árvores da floresta.” (principais)

d) “Quem menospreza ou discrimina seu semelhante...” (desmerece)

(5)

RESOLUÇÃO

A única substituição que não pode ser feita é aquela indicada na alternativa b – a palavra potentes significa fortes, possantes, e não arriscados, como informa a alternativa.

Resposta: B

Texto para as questões de 8 a 14.

SINAIS DA TERRA

O aquecimento global pode parecer demasiado remoto para nos causar preocupação, ou

até mesmo incerto – talvez apenas uma projeção feita pelas mesmas técnicas computacionais que muitas vezes não acertam nem a previsão do tempo da semana que vem. Num dia gelado de inverno, poderíamos achar que alguns graus a mais na temperatura não seria tão mau assim. E os alertas sobre as mudanças climáticas súbitas podem parecer uma tática radical dos ambientalistas para nos obrigar a abandonar nosso carro e o conforto do nosso estilo de vida.

Talvez essas ideias nos consolem. Contudo, a Terra de fato tem notícias perturbadoras para nos dar. Do Alasca aos picos elevados dos Andes, o mundo está se aquecendo – agora mesmo, e depressa. Em termos globais, a temperatura subiu 0,6°C no último século, mas os lugares mais frios e remotos se aqueceram mais. O gelo está derretendo; os rios, secando; e os litorais, sofrendo erosão, ameaçando a vida de muitas comunidades. A flora e a fauna também estão sob pressão. Não se trata de projeções, mas de fatos concretos. [...]

Há séculos derrubamos florestas e queimamos carvão, petróleo e gás, e despejamos na atmosfera dióxido de carbono (gás carbônico) e outros gases que aprisionam o calor mais rápido do que as plantas e os oceanos conseguem absorvê-lo. [...] Na verdade, o que estamos fazendo é pôr mais cobertores em cima do nosso planeta.

(Tim Appenseller. Sinais da Terra. National Geographic Brasil, set. 2016.)

QUESTÃO 8

A finalidade do texto é

a) apontar as técnicas computacionais que não acertam a previsão do tempo.

b) amedrontar os jovens em relação aos problemas climáticos que enfrentarão no futuro. c) conscientizar as pessoas em relação aos problemas causados pelo aquecimento global. d) criticar os ambientalistas que nos obrigam a abandonar o carro e o conforto do nosso estilo

de vida.

e) mostrar como as plantas e os oceanos absorvem o calor.

RESOLUÇÃO

A finalidade principal do texto é conscientizar as pessoas em relação aos problemas causados pelo aquecimento global.

(6)

QUESTÃO 9

Analise os vocábulos destacados nos fragmentos a seguir:

I. “...demasiado remoto para nos causar preocupação, ou até mesmo incerto...”. II. “...alguns graus a mais na temperatura não seria tão mau assim...”.

III. “A flora e a fauna também estão sob pressão...”. IV. “Não se trata de projeções, mas de fatos concretos”.

Os trechos introduzidos por estes vocábulos expressam, respectivamente, a) adição, oposição, condição, dúvida.

b) adição, intensidade, dúvida, oposição. c) inclusão, oposição, alternância, exclusão. d) alternância, comparação, exclusão, oposição. e) alternância, intensidade, inclusão, oposição.

RESOLUÇÃO

Os vocábulos destacados nos fragmentos indicados na questão expressam: ou – alter -nância; mais – intensidade; também – inclusão; mas – oposição.

Resposta: E QUESTÃO 10

No trecho “E os alertas sobre as mudanças climáticas súbitas podem parecer uma tática radical dos ambientalistas...”, a palavra em destaque, sem alteração de sentido, poderia ser substituída por: a) costumeiras. b) estranhas. c) repentinas. d) habituais. e) condenáveis. RESOLUÇÃO

Súbitas tem o mesmo significado que repentinas. Resposta: C

QUESTÃO 11

“ ...podem parecer uma tática radical dos ambientalistas...”

A mesma regra que justifica a acentuação da palavra tática justifica a acentuação de: a) rápido.

b) está. c) notícias. d) também. e) petróleo.

(7)

RESOLUÇÃO

Tática recebe acento gráfico por ser uma palavra proparoxítona. O mesmo ocorre com rápido.

Resposta: A

QUESTÃO 12

No período “Há séculos derrubamos florestas e queimamos carvão...”, a função da conjunção e é

a) oferecer uma alternativa ao fato citado. b) explicar a ideia anteriormente citada. c) se opor ao que foi dito anteriormente. d) acrescentar uma informação à ideia anterior. e) concluir o fato anteriormente apresentado.

RESOLUÇÃO

E é uma conjunção coordenativa aditiva que, ao ser usada, acrescenta uma informação à ideia anterior, mantendo com esta relação de soma, adição.

Resposta: D

QUESTÃO 13

Foi empregada linguagem conotativa ou figurada em:

a) “...poderíamos achar que alguns graus a mais na temperatura não seria tão mau assim”. b) “...obrigar a abandonar nosso carro...”.

c) “...a temperatura subiu 0,6°C no último século”. d) “Não se trata de projeções, mas de fatos concretos”.

e) “ ...o que estamos fazendo é pôr mais cobertores em cima do nosso planeta”.

RESOLUÇÃO

Na construção frasal apresentada, a expressão “pôr mais cobertores em cima do planeta” foi usada em sentido figurado para indicar que estamos aquecendo a Terra cada vez mais.

Resposta: E

QUESTÃO 14

No texto, as omissis [...] foram usadas para a) indicar que uma parte do texto foi suprimida.

b) indicar que alguém interrompeu uma fala do jornalista. c) sugerir suspensão brusca do pensamento.

d) sinalizar uma interrupção brusca na reportagem. e) sugerir emoção num intervalo de silêncio.

(8)

RESOLUÇÃO

As omissis indicam que uma parte foi intencionalmente suprimida do texto original, pois, neste caso, não era necessária para o entendimento das questões propostas nesta prova.

Resposta: A

Texto para a questão 15.

(Disponível em: <http://acervo.folha.uol.com.br/fsp/2010/04/22/21/>. Acesso em: 15 jul. 2017.)

QUESTÃO 15

Na tirinha aparece o pronome isso. Pode-se dizer que essa palavra a) retoma a expressão “uma pizza de escarola e um refrigerante light”. b) remete à ideia de “registrar uma queixa no sindicato dos pizzaiolos”. c) recupera a ideia de “vocês não têm nada light”.

d) intensifica a palavra absurdo.

e) apresenta uma ideia nova para a história.

RESOLUÇÃO

Isso é um pronome demonstrativo. Na tirinha, foi usado para recuperar a ideia de não haver nada light na pizzaria, o que, para a personagem, é um absurdo.

Resposta: C

EXATAMENTE! UMA PIZZA DE ESCAROLA E UM REFRIGERANTE LIGHT!

COMO!? NÃO É POSSÍVEL! VOCÊS NÃO

TÊM NADA LIGHT!!! CHICLETE COM BANANA / Angeli

ACHO ISSO UM ABSURDO!

ALÔ, SINDICATO DOS PIZZAIOLOS?

Referências

Documentos relacionados

César Bastos 1 O livro de Roberto Graña, embora subdividido em duas partes, a primeira sobre ancestralidade psicanalítica de Winnicott, onde é estudada a presença, na

Pelo mapa das médias de temperatura coletadas no Bairro Kobrasol (caracterizado por apre- sentar uma urbanização de médio porte, com prédios de até 14 andares e poucas

Entretanto, o papel desempenhado por esses viruses necessita de maiores esclarecimentos, posto que a presença dos mesmos nos tecidos periodontais pode não estar necessariamente ligada

realizada pelo consultório ou dentista) a solicitação de autorização para a Real Grandeza, anexando os documentos necessários para a realização do tratamento;.. l A Real

81 Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros – Seção Três Lagoas/MS – nº 14 – Ano 8, Novembro 2011.. OS IMPACTOS DO MONOCULTIVO DE

Reis que foi um dos fundadores da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) em 1948. Na Bahia, membros da Universidade Federal da Bahia foram precursores e

Director Não Perecíveis Adjunto/a Secretária Mercearia Linha de Caixas Perecíveis Adjunto/a Bebidas Peixaria Talho Bazar DPH OPLS Recepção e Marketing Frutas/Legumes

• Fonte: Consultas realizadas nos hortos comerciais de Cruz das Almas entre os dias 15 à 18/02/2021 Item Nome comum Nome científico Valor unit.. O valor pago pelo(s) lote(s)