• Nenhum resultado encontrado

EDITAL DE LICITAÇÃO MODALIDADE: CONCORRÊNCIA Nº 006/2013 CONC

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL DE LICITAÇÃO MODALIDADE: CONCORRÊNCIA Nº 006/2013 CONC"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

1 EDITAL DE LICITAÇÃO

MODALIDADE: CONCORRÊNCIA Nº 006/2013 – CONC

A FUNDAÇÃO DE APOIO INSTITUCIONAL AO

DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO, situada no Campus da Universidade Federal de São Carlos, Área Norte, Rodovia Washington Luís, km 235, São Carlos-SP, doravante denominada FAI•UFSCar, torna pública a abertura de Processo de Licitação, do tipo menor preço, que será regido pela Lei nº 8.666/93, Lei Complementar nº 123/06, Decreto nº 6.204/07, pela legislação complementar e pelas condições estabelecidas no presente edital.

Os envelopes contendo a documentação de habilitação e a proposta deverão ser entregues pessoalmente ou enviados via Sedex 10, Azul Linhas Aéreas, TAM Cargo, Gollog Express, Transportadoras e Agências de Entregas rápidas da cidade da licitante até as 18:00hs. do dia 22 de fevereiro de 2013 e a abertura dos envelopes será no dia 28 de fevereiro de 2013 às 11:00hs.

Constituem anexos ao presente Edital: Anexo I – Especificações Técnicas e Projeto Anexo II – Planilha Orçamentária

Anexo III – Modelo de Declaração de Visita ao Local da Obra

Anexo IV – Modelo de Declaração de Microempresa e Empresa de Pequeno Porte Anexo V – Minuta de contrato

I. DO OBJETO

1.1. O objeto desta Concorrência é a “Recuperação do Laboratório de Fitopatologia (Sanidade) da Estação Experimental de Cana-de-Açúcar – EEAC da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE, com fornecimento de material, equipamento e mão de obra”, conforme projeto e especificações técnicas, sob regime de empreitada por preço global.

II. DA LEGISLAÇÃO

2.1. Este Edital é regulamentado pela Lei Federal n° 8.666/93, atualizada por legislações posteriores, Lei Complementar nº 123/06 e Decreto nº 6.204/07.

III. DOS ENVELOPES

3.1. Os envelopes contendo os documentos referentes à Habilitação e Proposta, deverão estar fechados de modo inviolável e deverão referir-se:

(2)

2 (Nome do licitante se já não estiver impresso)

À

FAI.UFSCar

Comissão Permanente de Licitações

Campus da Universidade Federal de São Carlos, Área Norte, Rodovia Washington Luís, km 235, São Carlos - SP

CEP 13.565-905 – São Carlos - SP Concorrência n° 006/2013 - CONC Envelope nº 01 - Habilitação Envelope nº 02 - Proposta

Abertura dos envelopes: 28 de fevereiro de 2013 às 11:00 horas

IV. DA HABILITAÇÃO (Envelope nº 01)

Para participar da Licitação os interessados deverão apresentar a seguinte documentação, por processo de cópia autenticada, conforme previsto na Lei nº 8.666/93 – Art. 32:

4.1. Cópia de identidade e CPF dos sócios que possuem o maior número de cotas, no caso de sociedade por cotas de responsabilidade limitada;

4.2. Contrato Social e última alteração;

4.3. Estatuto Social registrado na Junta Comercial ou órgão equivalente, no caso de Sociedade Anônima;

4.4. Última Ata de eleição dos Administradores registrada na Junta Comercial ou órgão equivalente, em se tratando de Sociedade Anônima;

4.5. Prova de Inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), mediante apresentação do respectivo cartão de identificação;

4.6. Prova de regularidade para com a Fazenda Federal, Estadual e Municipal do domicilio ou sede do licitante, ou outra equivalente na forma da lei. A comprovação de quitação para com a Fazenda Federal deverá ser feita através de duas certidões:

a) Da Dívida Ativa da União, emitida pela Procuradoria Geral Fazenda Nacional;

b) De Tributos e Contribuições Federais, administrada pela Secretaria da Receita Federal. 4.7. Certificado de Regularidade de Situação (CRS) perante o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço - FGTS;

4.8. Certidão Negativa de Débito (CND) fornecido pelo Instituto Nacional de Seguro Social – INSS;

(3)

3 4.9. Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas expedida pela Justiça do Trabalho, de acordo com o Art. 642-A da Lei 12.440/11, Consolidação das Leis do Trabalho.

4.10. A Comissão de Licitação poderá realizar diligência para comprovar a origem e o conteúdo dos atestados apresentados.

4.11. Atestado técnico fornecido por pessoa jurídica de direito público ou privado, em nome da empresa licitante, que comprovem a execução de obra com porte e complexidade semelhante ao objeto deste, devidamente acervado junto à entidade responsável.

4.12. Comprovação de registro ou inscrição no CREA da empresa licitante e dos profissionais, responsáveis técnicos pela execução dos serviços referentes ao objeto do edital. 4.13. Caso a empresa seja sediada em outro Estado haverá necessidade da obtenção do visto no CREA do Estado de Pernambuco.

4.14. A empresa licitante deverá enviar seu representante, devidamente qualificado e com registro no CREA, para visita ao local da obra, localizada na Estação Experimental de Cana-de-Açúcar – EECAC, município de Carpina - PE, para averiguar as condições do local, devendo apresentar declaração de visita conforme modelo Anexo III do presente Edital, que deverá ser anexada aos documentos de habilitação.

4.15. Os responsáveis técnicos indicados para a execução dos serviços referentes ao objeto deste edital poderão ser substituídos, no decorrer da execução do objeto, por profissionais de experiência equivalente ou superior, desde que aprovado pela Contratante. Para isso deverão ser apresentados os mesmos atestados solicitados anteriormente.

4.16. Comprovação de que a empresa licitante possui em seu quadro de pessoal permanente ou em sua Diretoria, Engenheiro Civil, responsável técnico pela execução de serviços referentes ao objeto do edital, seja detentor de atestado de responsabilidade técnica fornecido por pessoas jurídicas de direito público ou privado, devidamente acervado junto ao CREA, com experiência em execução de serviços compatíveis com o objeto. Caso o atestado não esteja acervado junto ao CREA, deverá ser apresentado junto ao atestado de conclusão da obra a ART do profissional, devidamente recolhida e assinada pela contratante e pelo Contratado.

4.17. As licitantes deverão apresentar cópia autenticada de seu ato constitutivo, devidamente registrado, conforme disposto no artigo 28 da Lei Federal nº 8.666/93, bem como do balanço patrimonial, conforme disposto no artigo 31, I, da mesma Lei.

4.18. Tendo em vista a Consignação Orçamentária prever somente despesas com “serviços”, a licitante vencedora deverá apresentar somente Notas Fiscais de Serviços, sendo vedada apresentação de notas fiscais de materiais.

(4)

4 V. DAS PROPOSTAS (ENVELOPE Nº 02)

5.1. As propostas, rubricadas e assinadas, deverão ser apresentadas em envelopes fechados, em uma via, datilografadas ou impressas, sem emendas ou rasuras principalmente no que tange a valores e números suscetíveis de gerar dúvidas quanto a sua autenticidade, e deverão constar:

a) preços unitário e global, em registro numérico e por extenso;

b) prazo em que o proponente executará a obra: máximo de 60 (sessenta) dias.

c) apresentação do cronograma Físico Financeiro da obra constando todas etapas do roteiro básico e baseado nas condições de pagamento;

d) validade da proposta: mínimo 60 (sessenta) dias; e) indicação do valor do B.D.I., já incluso na proposta.

5.2. Declaração de Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, nos termos do Anexo IV.

5.3. A empresa licitante deverá considerar para efeito de orçamento, todas as informações desenhadas, escritas e especificadas em projeto e todas as informações de projetos e especificações técnicas. A planilha orçamentária em anexo demonstra os serviços a serem executados e o licitante deverá elaborar o orçamento de acordo com a sua sistemática. Tendo em vista que o regime desse processo licitatório é o de empreitada por preço global e a FAI•UFSCar não se responsabilizará por eventuais diferenças nos quantitativos, que deverão ser previstas pelas licitantes.

5.4. Na planilha orçamentária a empresa indicará obrigatoriamente as marcas dos materiais que serão utilizados na obra. Todos os materiais com marcas diferentes daquelas mencionadas nas especificações técnicas serão apresentadas para avaliação da Fiscalização da UFRPE quanto à funcionalidade e similaridade de qualidade.

5.5. A Comissão de Licitação poderá exigir da empresa vencedora a apresentação das planilhas de custos unitários de cada serviço a ser executado na obra.

VI. DAS CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

6.1. Os pagamentos serão efetuados mediante medições mensais a serem executadas ao longo da prestação dos serviços, compatíveis com o cronograma Físico-Financeiro, devendo a empresa fornecer nota fiscal correspondente aos valores dos mesmos e o preço unitário. 6.1.1. Para liberação do pagamento de cada nota fiscal, a contratada deverá anexar cópias autenticadas da Folha de Pagamento e das Guias de recolhimento dos encargos previdenciários, que deverão ser emitidos especificamente para a execução da obra, objeto da presente licitação. As referidas notas fiscais com a documentação acima mencionada, deverão ser enviados à FAI-UFSCar com a devida aprovação pela FISCALIZAÇÃO.

6.2. Os pagamentos decorrentes dos serviços executados e aprovados pela FISCALIZAÇÂO serão efetuados no prazo de até 30 (trinta) dias a contar da data de aprovação da mesma.

(5)

5 6.3. Nas notas fiscais emitidas deverão constar obrigatoriamente os números desta licitação, o da matrícula/CEI da obra junto ao INSS, bem como todas as retenções fiscais que serão devidas.

6.4. As medições serão executadas e aprovadas pelo setor de fiscalização da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE, doravante denominado FISCALIZAÇÃO.

6.5. No preço oferecido, deverão estar incluídas todas as despesas com materiais, mão-de-obra, encargos sociais e trabalhistas, combustíveis, seguros, limpeza durante a construção, bem como quaisquer outras direta ou indiretamente relacionadas com a execução.

VII. DO VALOR ESTIMADO PARA A CONTRATAÇÃO

7.1. O valor máximo para a contratação da obra é de R$ 68.367,69 (sessenta e oito mil, trezentos e sessenta e sete reais e sessenta e nove centavos).

VIII. DO PROCEDIMENTO

8.1. No local indicado no preâmbulo a Comissão Permanente de Licitações, procederá ao exame das condições exigidas na Cláusula IV (DA HABILITAÇÃO).

8.2. Após analisar os documentos das licitantes, todas as páginas serão rubricadas pelos membros da Comissão e pelos representantes presentes ao ato.

8.3. Na hipótese de ser designado outro dia para abertura dos envelopes contendo as propostas, serão eles rubricados pelos presentes, no seu fecho, de modo a garantir-lhes a inviolabilidade.

8.4. Será elaborada ata circunstanciada que será assinada pelos presentes à sessão.

Obs.: Serão devolvidos pelo correio aos licitantes inabilitados, os envelopes fechados que contenham suas propostas, desde que não tenha havido recurso, ou após sua denegação. IX. DA CLASSIFICAÇÃO E DO JULGAMENTO

9.1. A Comissão Permanente de Licitações, procederá ao exame e classificação das propostas e emitirá parecer fundamentado, indicando a de menor preço por obra.

9.2. Em caso de absoluta igualdade entre duas ou mais propostas, proceder-se-á sorteio em sessão pública a ser previamente designada.

9.3. Não será levada em conta, para efeito de julgamento, qualquer oferta ou vantagem não prevista neste Edital.

(6)

6 9.4. Qualquer elemento apresentado na Proposta que indique vantagem à Licitante desclassificará a Proposta.

X. DAS GARANTIAS NA LICITAÇÃO E NA CONTRATAÇÃO

10.1. Ficará o adjudicatário do objeto da Licitação obrigado a depositar a importância correspondente a 5% (cinco por cento) sobre o valor contratado.

10.2. A devolução da garantia ao contratado dar-se-á após o integral cumprimento do contrato e apresentação da CND - Certidão Negativa de Débito expedida pelo INSS, relativa à execução da obra objeto da presente licitação, bem como após a emissão do Termo de Recebimento Definitivo expedido pela Comissão de Recebimento de Obras da UFSCar. XI. DA FORMALIZAÇÃO, ALTERAÇÃO, EXECUÇÃO, INEXECUÇÃO E

RESCISÃO DO CONTRATO

11.1. O contrato a ser firmado com o vencedor da Licitação terá a integrá-lo, além do disposto neste Edital, os preceitos aplicáveis da Legislação mencionada no item 02.01.

11.2. A Licitante julgada vencedora do certame terá o prazo de até 03 (três) dias úteis para proceder à assinatura do instrumento contratual, a contar da publicação/comunicação da Ata de Homologação do objeto licitado.

XII. DA REALIZAÇÃO DO SERVIÇO

12.1. As áreas que receberão os serviços serão entregues nos estados em que se encontram, cabendo ao contratado pô-las em condições de serem trabalhadas.

12.2. Consideram-se integrantes do projeto e, portanto, das obras a executar quaisquer serviços ou materiais previstos em pelo menos uma das peças do memorial descritivo, da planilha de orçamento ou do projeto básico.

12.3. O prazo de início dos trabalhos será de até 10 (dez) dias corridos após a assinatura do contrato.

12.4. A execução dos trabalhos se procederá sob regime de empreitada por preço global, portanto os serviços serão medidos e pagos pelas quantidades executadas.

12.5. Havendo atraso ou antecipação na execução da obra ou serviços, por culpa ou iniciativa da Contratada, verificando-se através de comparação entre o faturamento previsto no Cronograma Físico-Financeiro vigente e o real, serão medidos os serviços executados ficando a cargo da fiscalização a sua liberação.

12.6. Quando concedida prorrogação de prazo os serviços serão medidos com base no Cronograma Físico-Financeiro atualizado.

(7)

7 12.7. Os materiais e/ou equipamentos a serem empregados nos trabalhos contratados, quando não especificados no orçamento básico, deverão ser de primeira qualidade, de fabricantes tradicionais, em adequação com as características dos serviços a executar e com garantia de sua utilização. Caso não especificado o material, seja no orçamento básico, seja na proposta do Licitante, o seu emprego deverá ser precedido de exames e autorização da Contratante, que poderá exigir análises, ensaios, demais provas tecnológicas ou o que se faça mister, bem assim fazer, reparar, corrigir, remover, reconstruir ou substituir as exclusivas expensas do contratado tudo quanto apresentar defeito, vício ou incorreção, relacionado com o objeto do contrato e seu cumprimento.

XIII. DO RECEBIMENTO DO OBJETO

13.1. Os serviços serão recebidos provisória e definitivamente de acordo com o disposto no artigo 73 da lei de Licitações, a partir da solicitação da contratada.

13.1.1. Quando as obras e serviços contratados ficarem inteiramente concluídos, de perfeito acordo com o contrato, será lavrado um Termo de Recebimento Provisório, em 03 (três) vias de igual teor, todas assinadas pela Fiscalização e/ou membros da Comissão de Recebimento de Obras da UFRPE e pelo responsável da contratante.

13.1.2. A emissão do Termo de Recebimento Definitivo de Obra será lavrado 30 (trinta) dias após o Recebimento Provisório, se tiverem sido atendidas todas as reclamações e solicitações da UFRPE, referentes a defeitos, imperfeições, ou não execução de serviços que venham a ser verificadas em qualquer elemento das obras executadas. A contratada deverá solicitar expressamente à fiscalização a emissão do Termo de Recebimento de Obras junto à Comissão de Recebimento de Obras da UFRPE que deverá ser devidamente assinado pelos membros dessa Comissão e membros da contratada.

13.2. O recebimento provisório ou definitivo, não exclui a responsabilidade civil do contratado pela solidez e segurança da obra nem a ético-profissional, pela execução do contrato.

13.3. A Contratante poderá receber, desde que lhe convenha e também resguardados os seus interesses, serviços executados em desacordo com o contrato, porém com abatimento de preço que couber.

XIV. DAS PENALIDADES

14.1. O descumprimento, total ou parcial, das obrigações assumidas acarretará a aplicação, a juízo da FAI•UFSCar, das seguintes sanções, independente do cancelamento da nota de empenho:

a) Advertência

b) Multa, equivalente a 20% (vinte por cento) do valor do empenho;

c) Suspensão temporária do direito de participar em licitações da FAI•UFSCar e da Universidade Federal de São Carlos;

(8)

8 XV. DOS RECURSOS ADMINISTRATIVOS

15.1. Os recursos admissíveis são os constantes na Lei Federal n° 8.666/93, atualizada por legislações posteriores.

XVI. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

16.1. O simples fato da participação na Licitação importa em irrevogável adesão do Licitante aos termos deste Edital, pelo que se obriga ao integral cumprimento de sua proposta, sob pena de serem aplicadas as sanções previstas neste edital, bem como as previstas em leis. 16.2. A empresa vencedora do certame será responsável por quaisquer danos materiais e ambientais que venham a ocorrer em virtude dos serviços realizados.

16.3. A Comissão Permanente de Licitações poderá rejeitar as propostas em caso de não preenchimento correto das condições e especificações constantes nesse Edital, podendo ainda revogar a licitação, anulá-la ou adquirir no todo ou em parte o objeto licitado.

16.4. As dúvidas e os casos omissos serão solucionados pela Comissão Permanente de Licitações, com base nas disposições da Lei 8.666/93.

16.5. O presente Edital poderá ser consultado na FAI•UFSCar ou adquirido através do sitio www.fai.ufscar.br .

16.6. Quaisquer outras informações ou esclarecimentos poderão ser obtidos no endereço mencionado, no preâmbulo deste Edital, sempre por escrito.

16.7. Para conhecimento do público, expede-se o presente Edital, que é publicado no Diário Oficial da União.

São Carlos, 21 de janeiro de 2013.

Ana Lúcia Vitale Torkomian Diretora Executiva – FAI•UFSCar

(9)

9 ANEXO III

DECLARAÇÃO DE VISITA

FUNDAÇÃO DE APOIO INSTITUCIONAL AO DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO E TECNOLÓGICO – FAI•UFSCar.

Nome da empresa), CNPJ nº. >>>>>>>>>>>>>>>, sediada (endereço completo), por seu representante legal, abaixo subscrito, DECLARA para fins de participação e habilitação na

Concorrência nº006/2013 que o Sr(a).

________________________________________________, representante desta empresa compareceu na Estação Experimental de Cana-de-Açúcar no município de Carpina/PE, no dia e horário discriminados abaixo e que examinou o local de realização das obras, concordando com as condições existentes.

VISITA REALIZADA EM __/__/2013 ÀS ______ HORAS

____________________________________________________ Assinatura do Representante da Empresa

(10)

10 ANEXO IV

DECLARAÇÃO DE MICROEMPRESA OU EMPRESA DE PEQUENO PORTE

Concorrência 006/2013

(Nome da empresa), CNPJ nº. >>>>>>>>>>>>>>>, sediada (endereço completo), por seu representante legal, Sr. >>>>>>>>>, portador da cédula de identidade RG >>>>> e do CPF >>>>>>>, abaixo subscrito, DECLARA expressamente que se enquadra na definição do artigo 3° inciso I ou II da Lei Complementar n°123 de 14/12/2006 e que não possui nenhum dos impedimentos previstos do § 4º do Artigo 3º da LC 123/06, para fins de se beneficiar do tratamento diferenciado e favorecido na presente licitação.

Por ser expressão de verdade, firma a presente sob pena de responder em todas as esferas judiciais no caso de falsidade do conteúdo aqui declarado.

__ de ___________________ de 2013.

... (nome e nº. da identidade do representante legal da empresa)

Referências

Documentos relacionados

e) Prova de regularidade perante o INSS, mediante apresentação da Certidão Negativa de Débito – CND, referente às contribuições previdenciárias, demonstrando

46.89-3-99 - Comércio atacadista especializado em outros produtos intermediários não especificados anteriormente 47.55-5-02 - Comercio varejista de artigos de armarinho. 47.61-0-03

Os negros também não abandonaram seu português crioulo para aprenderem a língua portuguesa padrão. O principal motivo disto foi que o Brasil, profundamente

Certificamos, para fins de comprovação perante terceiros, que a pessoa acima identificada, até a presente data, não possui débitos de natureza tributária para com o Município

Ressalvado o direito da Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim-ES cobrar a qualquer tempo dívidas de sua responsabilidade que venham a ser apuradas, certificamos

EM CUMPRIMENTO AO DESPACHO EXARADO EM PETIÇÃO PROTOCOLADA NESTE ÓRGÃO E, RESSALVADO O DIREITO DA FAZENDA PÚBLICA MUNICIPAL DE INSCREVER E COBRAR DÍVIDAS QUE VENHAM A SER

Ressalvado o direito da Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim-ES cobrar a qualquer tempo dívidas de sua responsabilidade que venham a ser apuradas, certificamos

h) Certidão Negativa de Débito Estadual (CND); i) Certidão Negativa de Débito Municipal (CND); j) Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas. Os documentos de