• Nenhum resultado encontrado

Reflexões sobre Sintoma. Sinto-me má ou Sinto-me mal?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Reflexões sobre Sintoma. Sinto-me má ou Sinto-me mal?"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Reflexões sobre Sintoma

Sinto-me má ou Sinto-me mal?

Ana Gabriela Garcia dos Santos Ciclo V – Quinta-feira – Manhã 2017

(2)

O que sente a pessoa que apresenta um sintoma? Mal-estar, dor, prostração,

tristeza, confusão, limitações das capacidades físicas e mentais, desorganização do mundo interno e externo, do material e imaterial. Apesar de tantas sensações e sinais, o sintoma não comunica algo a alguém com propósito e clareza – é, antes, um enigma a ser decifrado, seja pela medicina, psicologia, psicanálise, terapias alternativas ou qualquer outra abordagem de cura.

No sintoma, sente-se algo. Mas não com sentido, nem consentido.

A natureza concreta e urgente do fenômeno sintomatológico – a dor, o desânimo, a aflição -- se sobrepõem inicialmente a qualquer possibilidade elaboração em busca de sentido para o que se sentiu. E o sintoma também não é consentido – ao menos não conscientemente. Aparentemente, ele “pipoca”, “estoura”, irrompe quando quer.

A etimologia da palavra nos aponta essa característica de mistério. Sinthoma (sintoma) vem do grego, sendo Sin = junção e Tomo = pedaços. O que o paciente sente, então, são fragmentos de um todo a ser investigado e curado. Curioso pensar na propriedade da gíria “estar um caco”, em pedaços.

(3)

No consultório médico, o sintoma aparece como “sinto-me mal”

Na medicina, em geral, o sintoma é encarado como um “caco” aleatório, sem conexões significativas com o todo (físico e psíquico) que somos. Frequentemente é visto como a própria doença. Eliminando-se o que o paciente apresenta, obtém-se a cura ou, ao menos, o controle do mal-estar. O objetivo é lidar com o sinto-me mal, que é a primeira camada (mas não a porta de entrada ou saída) de qualquer enfermidade.

Na psiquiatria ortodoxa (acredito que existem psiquiatras já cientes da importância da investigação e elaboração mais ampla e profunda de angústias), o sintoma também é recebido como uma informação que se encerra em si mesmo. O paciente é um corpo passivo a ser medicado. Não há, assim, mensagem nem mensageiro. O foco é resgatar o bem-estar, tamponando o que faz mal à pessoa. A queixa relatada pelo paciente, então, é calada.

Sob esse olhar, o sintoma perde a sua força narrativa. Por um lado, é resumido a um desequilíbrio químico negativo a ser corrigido. Por outro, é enquadrado em doenças psiquiátricas estatisticamente catalogadas, roubando-lhe a individualidade. A terapia exclusivamente medicamentosa cessa ou reduz o sofrimento para restaurar a chamada vida funcional. Devolve-se à pessoa a

(4)

possibilidade de trabalhar, relacionar, dormir, comer e assim por diante. Com o tempo, porém, podem ocorrer recaídas ou surgimento de novos sintomas, já que a angústia de fundo, propulsora do sintoma inicial, não foi verificada -- ao contrário, foi ignorada.

No setting psicanalítico descobre-se que o sintoma é um “sinto-me má”

Na psicanálise, o processo de cura envolve a descoberta e compreensão subjetiva do sintoma e das imagens reais, imaginárias e simbólicas que ele expressa. O que a pessoa sente? Qual é o sentido do que sente? Assim como sonhos, lapsos, chistes e atos falhos, aqui o sintoma também é uma rica manifestação de conteúdos inconscientes. A diferença são seus efeitos deletérios – dói, machuca, limita – e sua possível cronificação na vida de uma pessoa. Se recorrente, invade e desorganiza a rotina, mina a energia vital.

Crises de vômito mediante situações de pressão, a fantasia de ataque cardíaco que se revela uma crise de estresse, o ritual exagerado de organizar a casa inteira antes de sentar-se à mesa para comer ou a fobia de elevadores que impedem a presença em prédios. Esses são exemplos de sintomas (de conversão e deslocamento) que expressam uma linguagem peculiar e ancorada na história pessoal (medo de elevador e não de altura, vômito e não constipação, ataque cardíaco e não alérgico).

(5)

Com a escuta psicanalítica torna-se possível entender a gramática que sustenta a linguagem da doença. Quais são as suas regras, exceções e formações? O que é consentido ou não nessa estrutura? Os sintomas exigem tempo e espaço para se fazerem ver como algo além de uma ferida exposta – inicialmente são ilegíveis para quem os escreve e para quem tenta lê-los. Se tamponados, ficam invisíveis de vez, e mais presentes do que nunca.

Ainda que misteriosos, tem-se como pressuposto na psicanálise que os sintomas estão vinculados ao fato (ainda inconsciente) de que a pessoa sente-se má (e não mal, que é o oposto de bem-estar e sinônimo de doente). O sintoma psicanalítico é um sinto-me má, maldita, malévola, cruel, ruim, prejudicial, perigosa. Para mim mesma e/ou para os outros.

Para Freud, “a construção de um sintoma é um substituto de alguma outra coisa que não aconteceu”. Por isso é uma linguagem – dá notícias cifradas de experiências, desejos e fantasias não consentidas de alguma forma, que precisaram ser abafados no inconsciente, mas que ainda assim retornam à superfície sem que se tenha compreensão de seu significado ou função. O sintoma, portanto, não é apenas negativo. Traz ganhos. Quem o sente, ganha a possibilidade de reviver uma situação que foi anteriormente castrada e não pôde ser realizada como se esperava.

(6)

Miller nos lembra que há um segundo e importante entendimento sobre sintoma para Freud. Ele serve também como substituto da satisfação sexual a que o paciente foi privado. O gozo foi interditado, mas não a busca por ele. Assim surge a sensação de sinto-me má: procura-se o proibido por meio dos sintomas. É clara essa segunda conceituação quando Freud relata o caso da jovem submetida ao meticuloso e extenso cerimonial para dormir. O ato obsessivo de configuração de travesseiros, relógios e portas estava associado a temores sobre a perda da virgindade e à sedução do pai.

Nas perversões, as substituições para obter satisfação sexual são bastante visíveis: um pé, uma roupa, um cenário no lugar de um corpo inteiro ou ato completo. O perverso tem consciência do que precisa e o faz. Na histeria, a satisfação sexual é velada pela própria conversão, que a “disfarça” de doença, sendo tarefa da análise buscar-lhe o sentido oculto. O mesmo ocorre nos casos de neurose obsessiva, onde impera um sintoma ainda mais abstrato, o psíquico.

Na psicanálise há, ainda, um esforço para não nomear os sintomas ou a doença, pois a nomeação pode restringir a busca de sentido e compreensão do paciente sobre si mesmo. O que A e B sentem pode parecer igual, mas cada um o nomeará (ou não) de acordo com interpretações pessoais e individualizadas.

(7)

Na contramão, na psiquiatria, a cada dia surgem mais nomes e doenças a serem tratadas, consideradas desvios de padrões da dita normalidade. A indústria farmacêutica agradece a patologização crescente do comportamento humano. Ser saudável tornou-se bastante improvável de acordo com o CID-10 (Classificação Internacional de Doenças – CID 10), publicada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Diante de sintomas há que se considerar, ainda, a existência de um sujeito histórico, que produz e é produto de seu tempo. O profeta, o xamã, o artista, o melancólico de ontem não raramente acordam hoje como loucos, sob o escrutínio de novos valores e critérios sociais e médicos. Nesse contexto, a psicanálise ganha ainda mais relevância. Pelo estímulo à elaboração (simbolização) dos sentidos do sintoma, contribui para que histórias de vida sejam entendidas e experimentadas como tal e não como um prontuário médico.

Bibliografia

FOUCAULT, M. – Doença Mental e Psicologia – Capítulos “Loucura e cultura” e “A constituição histórica da doença mental”.

FREUD, S. – Sigmund Freud Obras Completas Volume 10 (1911-1913) – Cia das Letras (2010). Capítulo “Recordar, repetir e elaborar”.

(8)

FREUD, S.- Sigmund Freud Obras Completas Volume 13 (1916-1917) - Cia das Letras (2010). Capítulos “O sentido dos sintomas” e “Os caminhos da formação de sintomas”.

MILLER, J.A – Perspectivas dos Escritos e Outros Escritos do Lacan,

Referências

Documentos relacionados

Melo, Pereira e Carvalho (2007, p.1601), relatam vários benefícios da prática de exercício físico no período pré-natal, como melhora na circulação

Com base no trabalho desenvolvido, o Laboratório Antidoping do Jockey Club Brasileiro (LAD/JCB) passou a ter acesso a um método validado para detecção da substância cafeína, à

O presente trabalho buscou responder quais são as singularidades e a relação com o saber entre os estudantes que permanecem no Curso de Licenciatura Matemática

Era de conhecimento de todos e as observações etnográficas dos viajantes, nas mais diversas regiões brasileiras, demonstraram largamente os cuidados e o apreço

Esta escola surgiu para atender a comunidade do Bairro, criado a partir de desapropriações de áreas irregulares em diversos pontos do centro da cidade, onde as pessoas viviam

O Conselho Deliberativo da CELOS decidiu pela aplicação dos novos valores das Contribuições Extraordinárias para o déficit 2016 do Plano Misto e deliberou também sobre o reajuste

Tanto para os laudos de sistema financeiro de habitação quanto para os laudos de Falência resultado da análise do nível de significância do teste de Fischer de

Esse trabalho presente no estado de natureza, entretanto, não pressupõe divisão (somente com a invenção da metalurgia e a agricultura, ocorrerá a divisão), nem uma atividade penosa