• Nenhum resultado encontrado

AS QUATRO LEIS DE LAMARCK EM SEU CONTEXTO HISTÓRICO: CONSTRUÇÃO DE UMA PROPOSTA PARA A SALA DE AULA. Matheus Luciano Duarte Cardoso (UNIFESP)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "AS QUATRO LEIS DE LAMARCK EM SEU CONTEXTO HISTÓRICO: CONSTRUÇÃO DE UMA PROPOSTA PARA A SALA DE AULA. Matheus Luciano Duarte Cardoso (UNIFESP)"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

AS QUATRO LEIS DE LAMARCK EM SEU CONTEXTO HISTÓRICO: CONSTRUÇÃO DE UMA PROPOSTA PARA A SALA DE AULA.

Matheus Luciano Duarte Cardoso (UNIFESP) Maria Luiza Ledesma Rodrigues (USP) Thaís Cyrino de Mello Forato (UNIFESP)

Resumo:

Este trabalho é parte de uma pesquisa mais ampla que tem como objetivo a e laboração, a aplicação e a análise de dados de uma sequência didática fundamentada nas práticas da história e filosofia da ciência na educação. Tendo como tema central as quatro leis presentes na teoria da progressão dos animais apresentada por Lamarck, objetiva-se o desenvolvimento de uma proposta pedagógica voltada para a escola básica, em que a sequência de atividades didáticas seja acompanhada por um planejamento pedagógico para o professor. O recorte desta pesquisa aqui enfocado apresenta um breve resumo dos conteúdos históricos e da metodologia que está sendo utilizada para a construção de tal proposta.

Palavras chave: Lamarck, teorias evolucionistas, história da ciência, natureza da ciência,

ensino de ciências.

1 – Introdução e questão de pesquisa.

Diversos autores defendem que a utilização da história e filosofia da ciência (HFC) no ensino de ciências possibilite inúmeros benefícios pedagógicos, co mo favorecer para que a ciência seja vista como uma atividade humana, portanto influenciada pelo contexto sociocultural de cada época; contribuir para uma maior compreensão dos conteúdos científicos, ajudando a conhecer fatos e argumentos efetivamente observados na construção de conceitos ; e ainda pode melhorar a formação dos professores, contribuindo para o desenvolvimento de uma epistemologia da Ciência mais rica e autêntica em sala de aula. (EL HANI, 2006; GIL PEREZ et al., 2001; MATTHEWS, 1992 ; PUMFREY, 1991)

Apesar dos benefícios, existem pesquisas indicando as dificuldades para que a utilização da HFC no ensino se torne efetiva (ALLCHIN, 2004; EL-HANI, 2006; FORATO, 2009; MARTINS, R., 1990). Entre as dificuldades destacam-se: o excesso de conteúdo escolar, a falta de material pedagógico adequado, e diferentes metas a serem alcançadas pelos profissionais da educação e das instituições. Encontramos ainda uma grande resistência por parte dos alunos e da escola a qualquer “inovação”, e a ausência de metodologia que auxilie o

(2)

professor a introduzir os conhecimentos relacionados à HFC no ensino (MARTINS, A., 2007).

Admitindo a importância da HFC e reconhecendo as dificuldades para a transposição didática adequada de tais saberes para o ambiente escolar, a presente pesquisa, ainda em andamento, busca investigar: “Como construir uma proposta pedagógica sobre um episódio da história da ciência para a escola básica, que seja adequada do ponto de vista historiográfico e favoreça o aprendizado de aspectos da natureza da ciência e, ao mesmo tempo, de conceitos científicos?”. Mais especificamente, pretendemos responder à seguinte questão: “De que modo é possível abordar as quatro leis de Lamarck em seu contexto histórico de forma a contribuir para o aprendizado de conteúdos epistemológicos e científicos na escola básica?”. Assim, objetivamos a elaboração, a aplicação e a análise de uma proposta pedagógica abordando as quatro leis sobre progressão dos animais de Lamarck. Neste trabalho, apresentamos um recorte dessa pesquisa, contendo a seleção do conteúdo histórico, e um pequeno exemplo da metodologia utilizada para a construção da proposta pedagógica para a escola básica.

2 – Lamarck e sua obra no ensino de ciências.

Em grande parte dos manuais de ensino a teoria da progressão dos animais apresentada por Lamarck tem sido veiculada de forma inadequada ( MOTTOLA, 2011; MARTINS, L, 2007; ALMEIDA; FALCÃO, 2010). Nos livros didáticos de Biologia adotados no Brasil é frequente a abordagem do tema como concluído, desprovido de contextualização histórica que ajude a compreensão por parte dos alunos, de como certos conceitos cruciais para a história da ciência foram desenvolvidos ao longo do tempo. Em geral, faz-se a seleção anacrônica de conteúdos do passado que possam fomentar uma visão de ciência linear em rumo ao progresso, melhoria e verdade, desconsiderando erros e rupturas ao longo da história ( ALCHIN, 2004). Isso é muito preocupante, uma vez que o livro didático é utilizado pela grande maioria dos professores como a principal ferramenta de sua prática, na elaboração e organização dos assuntos e temas a serem abordados pelo componente curricular.

Alguns manuais de ensino apresentam Lamarck como um teórico especulativo, e cometem o equivoco de atribuir-lhe a autoria de uma teoria simplista, constituída apenas por duas leis: Lei do uso e desuso e Lei da herança dos caracteres adquiridos. Esses livros sugerem que Lamarck foi o autor de uma teoria considerada errada, o que, em acréscimo, pode fazer crer

(3)

que conhecimentos científicos são certos ou errados (MARTINS, L., 2007; MOTTOLA, 2011).

A concepção de que a teoria de Lamarck seja constituída por apenas duas leis não condiz, uma vez que o naturalista francês concebeu-a com quatro leis, sendo elas: a tendência para o aumento da complexidade; surgimento de órgãos em função de necessidades que se fazem sentir e que se mantêm; o desenvolvimento ou atrofia de órgãos como função de seu emprego; e herança do adquirido (MARTINS, L. 2007).

Outra questão que merece destaque é a presença da idéia errônea de que a lei da herança dos caracteres adquiridos tenha sido proposta por Lamarck, já que esta concepção existia desde a antiguidade (MARTINS, L., 2007).

Ainda nos livros didáticos, algo curioso é a presença frequente da citação a respeito do tamanho do pescoço das girafas. Embora Lamarck tenha realmente apresentado esse exemplo para explicar a teoria do uso e desuso, o fez acompanhado de diversos outros e não lhe deu o destaque que vem recebendo.

Almeida e Falcão (2010) salientam que esse exemplo foi utilizado pela primeira vez na obra do BSCS (1965) e tem sido aproveitado desde então, tendo se transformado em uma espécie de ícone em relação ao confronto entre as teorias de Lamarck e Darwin.

Embora não exista um consenso sobre o que Lamarck pretendia explicar com sua teoria, hoje ela é considerada pelos historiadores da biologia como a primeira explicação sistemática da evolução1 dos seres vivos. É importante esclarecer que o naturalista, no entanto, utilizou diferentes termos para relatar suas idéias, tais como: aperfeiçoamento, progressão, mudança, entre outros. (MARTINS, L., 2007).

Para entender com mais clareza a importância de Lamarck é necessário considerar seu contexto histórico e entender o significado da construção de sua obra nesse contexto. Lamarck apresentou uma explicação para a progressiva transformação dos animais através de causas naturais (MOTTOLA, 2011).

1

Embora Lamarck não utilizasse o termo evolução para se referir ao que ele chama de sua teoria, pois este termo tinha uma conotação diferente da atual, podemos dizer que propôs o que consideramos atualmente como sendo uma teoria de evolução. É neste sentido que utilizaremos esse termo neste artigo (MARTINS, L. 1997).

(4)

Sua obra foi vastíssima, voltada para diversas áreas das Ciências Naturais, e seus conhecimentos deixaram consequências frutíferas como um completo sistema animal de invertebrados, e a introdução do instrumento das chaves de identificação dicotômicas na classificação botânica (ALMEIDA e FALCÃO, 2010). E algo muito relevante que é deixado muitas vezes de lado, é o fato de Lamarck em 1801, ter sido o primeiro a empregar, em “Hydrogeologie X” (Hidrogeologia X), o termo Biologia, derivado de duas palavras gregas significando “discurso sobre a vida e os seres vivos”.

3 – Metodologia de pesquisa.

Este recorte da pesquisa2 objetiva o desenvolvimento de uma proposta pedagógica para a abordagem histórica envolvendo as quatro leis de Lamarck sobre a progressão dos animais. Pretende-se propor uma metodologia para a inserção da HFC na sala de aula, a qual inclui uma sequencia de atividades didáticas (SD), e pequenos textos para os alunos da escola básica, bem como orientações para professores interessados em sua utilização.

As concepções teórico-metodológicas que fundamentam o planejamento desta pesquisa apóiam-se em perspectivas qualitativas (C ARVALHO, 2006). Para o recorte aqui apresentado, a metodologia volta-se para a seleção e estudo dos referencias teóricos do episódio histórico a partir de fontes secundárias. Utilizamos pesquisas atuais para uma nova releitura de Lamarck, evitando a abordagem, em geral incompleta e equivocada, que têm predominado no ensino de ciências (ALMEIDA e FALCÃO, 2010; MARTINS, L., 2007; MONTTOLA, 2011). Para a transposição didática da HFC para a sala de aula, utilizamos os parâmetros propostos em Forato (2009), que buscam oferecer subsídios para a construção dos saberes escolares levando em conta requisitos da historiografia atual e recomendações da didática das ciências. A seção seguinte apresenta um exemplo do uso de uma parte de tais parâmetros no desenvolvimento da SD.

4 – Construção da sequencia de atividades didáticas.

Os parâmetros que utilizamos para a construção da SD envolvendo a HFC são sintetizados em uma relação de cerca de 20 itens distintos (FORATO, 2009), que apontam etapas relevantes para o desenvolvimento de uma proposta para a escola básica. Eles ressaltam diferentes aspectos de um mesmo obstáculo a enfrentar e proporcionam a reflexão sobre as escolhas e

2

Pesquisa vinculada a um projeto de iniciação científica que inclui o desenvolvimento, aplicação e analise de uma proposta pedagógica para o ambiente escolar.

(5)

riscos envolvidos na transposição didática da HFC em função dos objetivos pedagógicos e do contexto educacional envolvidos em cada pesquisa. Descrevemos abaixo um pequeno

exemplo de como alguns dos parâmetros propostos selecionados estão sendo utilizados para a construção da SD. Primeiramente, é necessário diferenciar os objetivos da pesquisa acadêmica e os objetivos pedagógicos da proposta pedagógica, para depois, pensar cada detalhe da SD de modo coerente e consistente.

Devido à limitação de espaço, apresentamos uma síntese da reflexão sobre oito dos vinte parâmetros propostos pelo referencial teórico adotado, como exemplo da metodologia que está sendo adotada para a construção da proposta. A definição de todos os detalhes

fundamenta a SD.

Estabelecer os propósitos pedagógicos para os usos da HFC no ensino: Temos como objetivo:

* Proporcionar uma compreensão da ciência como atividade humana e histórica, associada a aspectos de ordem social, política e cultural, apresentando os possíveis reflexos desses aspectos no conhecimento científico.

* Desmistificar a idéia de que Lamarck tenha elaborado uma teoria simplista e equivocada, buscando compreender suas idéias em seu contexto.

Explicitar a concepção de ciência adotada na pesquisa e na proposta pedagógica e os aspectos epistemológicos pretendidos:

Considerando que não existe consenso entre filósofos da ciência sobre uma visão para a natureza da ciência (EL-HANI, 2006; FORATO, 2009), e inspirados em Pumfrey (1991) e Gil-Perez et al (2001), adotamos os aspectos epistemológicos abaixo como concepções desejáveis para a natureza da ciência (NDC) que temos como norteadoras da SD:

* Uma observação significativa não é possível sem uma expectativa preexistente; * Teorias científicas não são elaboradas unicamente a partir da experiência;

* Fatores sociais, políticos, valores e crenças pessoais também estão embutidos na ciência.  Selecionar o tema e os conteúdos históricos apropriados:

Lamarck e as quatro leis presentes em sua teoria para a “progressão dos a nimais”, enfatizando algumas possíveis manifestações do contexto histórico, aspectos científicos e extracientíficos nessa construção.

(6)

Selecionar os aspectos a enfatizar/omitir em cada conteúdo da história da ciência: * Enfatizar o panorama político e social em que o episódio histórico está inserido, uma vez que a teoria de Lamarck foi desenvolvida em meio à Revolução Francesa, uma época de grandes mudanças tanto em termos políticos quanto intelectuais.

* Omitir, no recorte para a SD, propositalmente a teoria de Darwin associada em grande parte dos materiais didáticos à de Lamarck, já que tal omissão não prejudica nossos objetivos.

Avaliar quando é possível superar ou contornar a ausência de pré-requisitos nos conhecimentos biológicos, históricos, epistemológicos, e combinar um grupo de estratégias e recursos didáticos distintos que possam compensar essa falta de conhecimento.

A sequencia didática é desprovida de pré-requisitos em conceitos biológicos aceitos atualmente, mas servida de outros adequados e pertinentes à época. Adotamos como pressuposto que entender a construção de teorias, mesmo não aceitas atualmente, permite discutir aspectos relevantes da NDC, criticando a idéia de verdades imutáveis na ciência. Pretende-se que o material seja de linguagem simples e objetiva por ser direcionado a turmas do ensino médio. Os aspectos históricos que poderiam de alguma forma representar barreiras serão trabalhados dentro do tempo reservado às atividades. Essa contextualização estará presente constantemente nos textos de apoio e atividades.

Abordar diacronicamente os conteúdos da história da ciência de difícil compreensão atualmente: interessante estabelecer relação entre resultados relevantes para a construção da ciência com conteúdos descartados ou atualmente considerados “esquisitos”;

Sabemos que a teoria desenvolvida por Lamarck não é aceita atualmente e que a teoria evolucionista atual é baseada principalmente no trabalho de Darwin. No entanto, uma obra científica não deve ser avaliada anacronicamente, tomando-se como base o que a ciência atual aceita ou não. Ela deve ser analisada em seu próprio contexto histórico, procurando verificar se de acordo com os conhecimentos da época, a metodologia era bem fundamentada e representava um importante avanço, ou não. (MARTINS; MARTINS, 1996).

Abordar diacronicamente diferentes concepções de ciência e o pensamento dos filósofos, filósofos naturais e cientistas de distintos períodos e civilizações:

(7)

Apresentar vários pensadores contemporâneos trabalhando com os mesmos pressupostos metodológicos pode auxiliar a crítica ao preconceito e a anacronismos;

Apresentaremos uma breve síntese das idéias de Georges Louis Leclerc - Conde de Buffon (1707-1788), Pierre Louis Moreau de Maupertius (1698-1759), e De Maillet (1656-1738) que aventaram, a possibilidade de algo “semelhante” a uma evolução, embora não no sentido de transformação da espécie. Exploraremos, com isso, a pertinência dos conceitos utilizados por Lamarck para o período, mostrando não apenas sua utilidade, mas como eram entendidos por alguns filósofos naturais do período.

Compensar a falta de preparo do professor para lidar com saberes da HFC na sala de aula.

A atuação do professor na transposição didática é de fato uma variável fundamental no uso da história e filosofia da ciência no ensino (FORATO, 2009).

No caso especifico de nossa pesquisa, o professor que aplicará a proposta, é o mesmo que a desenvolve, e apesar desse fato diminuir os problemas com o conteúdo e a metodologia, acreditamos que serão encontrados obstáculos na transposição.

Ao final da pesquisa, pretendemos analisar tais obstáculos para a construção do planejamento que acompanhará a SD. Então além da sugestão de referências bibliográficas adequadas para auxiliar um professor que pretenda utilizar essa SD, buscaremos construir um planejamento pedagógico bem detalhado que oriente a aplicação da metodologia proposta.

5 – Considerações finais.

A SD que está sendo desenvolvida será aplicada em uma escola pública da cidade de Osasco, no segundo semestre de 2012. Os dados colhidos permitirão avaliar essa proposta pedagógica, confrontando os objetivos pedagógicos com o processo de aprendizagem dos estuda ntes. Para isso serão coletados dados escritos pelos alunos, notas de campo do pesquisador/implementador da proposta na sala de aula, transcrição e imagens da gravação em vídeo das aulas em seu ambiente natural (Carvalho, 2006). O enfoque buscará avaliar não apenas o produto, mas a interação entre estudantes, professor e os saberes escolares.

Esta pesquisa está sendo desenvolvida em um projeto de iniciação científica e espera-se que os seus resultados possam contribuir em duas instâncias distintas: a própria produção do material didático em si, a ser socializado na internet no site do grupo ao quais pesquisadores

(8)

envolvidos estão vinculados3, assim como na publicação de artigos, bem como para a avaliação do referencial teórico adotado para a construção da proposta para os usos da HFC no ensino de ciências.

Referências.

ALLCHIN, D. Pseudohistory and pseudoscience. Science & Education, n.13, p.179-195, 2004.

ALMEIDA, A. V. & FALCÃO J. T. R. As teorias de Lamarck e Darwin nos livros didáticos de biologia no Brasil. Ciência & Educação, v. 16, n.3, p.649-665, 2010.

CARVALHO, A. M. P. Uma metodologia de pesquisa para estudar os processos de ensino e aprendizagem em salas de aula. In SANTOS, F. M. T.; GRECA, I. M. (Org.). A pesquisa em

ensino de ciências no Brasil e suas metodologias. Unijuí: Ed. Unijuí, , p.13-48, 2006.

EL-HANI, C. N. Notas sobre o Ensino de História e Filosofia das Ciências na Educação Científica de Nível Superior. In SILVA, Cibelle C. (org.). Estudos de História e Filosofia

das Ciências: subsídios para aplicação no ensino. São Paulo: Editora Livraria da Física, p.

3-21, 2006.

FORATO, T. C. M. A Natureza da Ciência como Sabe r Escolar: um estudo de caso a partir da história da luz. Tese de Doutorado em Educação. São Paulo: FEUSP, 2009. 2vols.

GIL PÉREZ, D.; MONTORO, I. F.; ALIS, J. C.; CACHAPUZ, A.; PRAIA, J. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação, v. 7, n.2, p.125-153, 2001.

MARTINS, A. F. P. História e filosofia da ciência no ensino: há muitas pedras nesse caminho. Caderno Brasileiro de Ensino de Física. v. 24, p.112-131, 2007.

MARTINS, L. A. P. M. 1952- A teoria da progressão dos animais, de Lamarck. Rio de Janeiro : Booklink ; São Paulo: FAPESP; Campinas: GHTC, 2007.

3

Há três pesquisadores envolvidos na proposta: um aluno de inic iação científica que é também professor da escola básica, um professor de biologia da escola básica e do ensino superior e que trabalha em formação continuada da professores, e, um docente da universidade orientador do projeto de iniciação científica.

(9)

MARTINS, L. A. P. & MARTINS, Roberto de Andrade. Lamarck's method and metaphysics [O método e a metafísica de Lamarck]. Jahrbuch für Geschichte und Theorie

der Biologie v.3, p.181-99, 1996.

MATTHEWS, M. R. History, philosophy and science education: the present reaproachment.

Science & Education, v.1, n.1, p.11-47, 1992.

MOTTOLA, N. O evolucionismo no ensino de biologia : investigação das teorias de Lamarck e Darwin expostas nos livros didáticos de biologia do plano nacional do livro didático do ensino médio - PNLEM. 2011. 125f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Biociências do Campus de Rio Claro, UNESP, Rio Claro, SP.

PUMFREY, S. History of Science in the National Science Curriculum: a critical review of resources and their aims. British Journal of History of Science, v.24, p.61-78, 1991.

Referências

Documentos relacionados

Avaliação do impacto do processo de envelhecimento sobre a capacidade funcional de adultos mais velhos fisicamente ativos.. ConScientiae

• The definition of the concept of the project’s area of indirect influence should consider the area affected by changes in economic, social and environmental dynamics induced

• A falta de registro do imóvel no CAR gera multa, impossibilidade de contar Áreas de Preservação Permanente (APP) na Reserva Legal (RL), restrição ao crédito agrícola em 2018

• Não garantir condições dignas e saudáveis para os trabalhadores pode gerar graves consequências para o empregador, inclusive ser enquadrado como condições análogas ao

• A falta de registro do imóvel no CAR gera multa, impossibilidade de contar Áreas de Preservação Permanente (APP) na Reserva Legal (RL), restrição ao crédito agrícola em 2018

• É necessário realizar o pagamento do ITR pelo seu fato gerador: deter propriedade, domínio útil ou posse de imóvel rural.. • O não pagamento do imposto gera cobrança do

Isto causa vários impactos (ex.: não conseguir tomar crédito rural, não conseguir concluir a inscrição no CAR, realizar atos no INCRA, transmissão do imóvel, etc.)?.

Cumprir as exigências legais de sua atividade rural é extremamente importante para você e para o segmento da pecuária como um todo!. Afinal, atuar de acordo com as normas agrega