• Nenhum resultado encontrado

NOME: N CAD. DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA 9 ANO EF TURMA 192 PROFª MARIA FERNANDA 4º BIMESTRE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NOME: N CAD. DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA 9 ANO EF TURMA 192 PROFª MARIA FERNANDA 4º BIMESTRE"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

91 ANOS DE TRADIÇÃO, RENOVAÇÃO E QUALIDADE DEPARTAMENTO DE ENSINO

DATA: ___/___/___ NOTA:______

NOME:_________________________________________________________________N°______

CAD. DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA – 9° ANO – EF – TURMA 192 – PROFª MARIA FERNANDA – 4º BIMESTRE

Questão 1:

No famoso comício na Central do Brasil, Rio de Janeiro, em 13 de março de 1964, o então presidente João Goulart assim se pronunciou sobre a reforma agrária:

“A reforma agrária não é um capricho de um governo ou programa de um partido. É produto da inadiável necessidade de todos os povos do mundo. A reforma agrária é também uma imposição progressista do mercado interno, que necessita aumentar a sua produção para sobreviver. (...) Como garantir o direito de propriedade autêntico, quando dos 15 milhões de brasileiros que trabalham a terra, no Brasil, apenas dois milhões e meio são proprietários?”

a) Com suas palavras, explique o que é a reforma agrária.

______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ b) Por que alguns setores eram contrários às reformas propostas por Jango? Que setores eram estes? Justifique sua resposta.

______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________

Questão 2:

“Na presidência da República, em regime que atribui ampla autoridade e poder pessoal ao chefe de governo, o Sr. João Goulart constituir-se-á, sem dúvida alguma, no mais evidente incentivo a todos aqueles que desejam ver o país mergulhado no caos, na anarquia, na luta civil.”

(Manifesto dos ministros militares à Nação, em 29 de agosto de 1961).

Este Manifesto revela que os militares

a) estavam excluídos de qualquer poder no regime de democracia presidencial. b) eram favoráveis à manutenção do regime democrático e parlamentarista. c) justificavam uma possibilidade de intervenção armada em regime democrático. d) apoiavam a interferência externa nas questões de política interna do país. e) eram contrários ao regime socialista implantado pelo presidente em exercício.

Questão 3:

O Ato Institucional nº 5, editado durante o governo do General Costa e Silva, permitiu a esse presidente da República, entre outras medidas:

a) convocar uma Assembleia Nacional Constituinte. b) criar novos ministérios e empresas estatais.

c) decretar o recesso parlamentar e promover cassações de mandatos e de direitos políticos. d) contratar maiores empréstimos no exterior.

e) promover uma reformulação do sistema partidário.

Questão 4:

O chamado "Milagre Econômico" do período da ditadura militar brasileira, entre 1968 e 1973, resultou de a) arrocho salarial; situação internacional vantajosa, preços dos produtos brasileiros mais altos e dos estrangeiros mais baixos; grandes investimentos estatais; taxas de juros internacionais baixas; grande endividamento externo público e particular; participação de multinacionais.

b) arrocho salarial; situação internacional vantajosa, pois o preço dos produtos brasileiros era mais alto, e o dos estrangeiros, mais baixo; pequeno endividamento externo e interno; taxas de juros internacionais baixas.

(2)

c) arrocho salarial; situação internacional complicada, favorecendo o mercado externo para nossos produtos; taxas de juros internacionais altas; pequenos investimentos das estatais e participação das multinacionais na implantação de indústrias de base.

d) situação internacional vantajosa; taxas de juros internacionais altas; pequeno endividamento externo público e particular; transferência de capital de multinacionais para o Brasil; privatização das estatais.

e) situação internacional vantajosa; taxas de juros internacionais baixas; desenvolvimento do mercado interno, devido à política de aumentos salariais; participação de multinacionais.

Questão 5:

A vitória do Brasil na Copa do Mundo de 1970

a) não teve qualquer repercussão no campo político, por se tratar de um acontecimento estritamente esportivo.

b) alentou o trabalho das oposições que deram destaque à capacidade do povo brasileiro de realizar grandes proezas.

c) propiciou uma operação de propaganda do governo Médici, tentando associar a conquista ao regime autoritário.

d) favoreceu o projeto de abertura do general Geisel, ao criar um clima de otimismo pelas realizações do governo.

e) alcançou repercussão muito limitada, pois os meios de comunicação não tinham a eficácia que têm hoje.

Questão 6:

Nos últimos anos do regime militar (1964-1985), a gradual abertura política implicou iniciativas do governo e de movimentos sociais e políticos. Um dos marcos dessa abertura foi:

a) A reforma partidária, que suprimiu os partidos políticos então existentes e implantou um regime bipartidário.

b) O chamado "milagre econômico", que permitiu crescimento acentuado da economia brasileira e aumentou a dívida externa.

c) A campanha pelo "impeachment" de Fernando Collor, que fora acusado de diversos atos ilícitos no exercício da Presidência.

d) O estabelecimento de novas regras eleitorais, que determinaram eleições diretas imediatas para presidente.

e) A lei da anistia, que permitia a volta de exilados políticos e isentava militares que haviam atuado na repressão política.

Questão 7:

O refrão Um, dois, três, quatro, cinco, mil, queremos eleger o presidente do Brasil! foi entoado nos vários comícios do movimento Diretas Já, iniciado em fins de 1983 e que tomou conta das ruas do país em 1984. Sobre esse movimento, é correto afirmar que

a) resultou na eleição do Presidente Fernando Collor de Mello, que não chegou a terminar o seu mandato. b) preocupou os militares, que tentaram acalmar os ânimos por meio da lei que anistiou os presos políticos. c) renovou o cenário político nacional, pois foi a causa do surgimento de novos partidos e lideranças políticas.

d) contou com o apoio do Presidente Figueiredo, que autorizou a realização dos comícios e retirou o exército das ruas.

e) terminou por não atingir seus objetivos, pois não se obtiveram os votos necessários para alterar a Constituição então em vigor.

Questão 8:

A gente não sabemos escolher presidente

A gente não sabemos tomar conta da gente / A gente não sabemos nem escovar os dentes / Tem gringo pensando que nóis é indigente/ Inútil / A gente somos inútil

(3)

O fragmento integra a letra de uma canção gravada em momento de intensa mobilização política. A canção foi censurada por estar associada

a) ao rock nacional, que sofreu limitações desde o início da ditadura militar.

b) a uma crítica ao regime ditatorial que, mesmo em sua fase final, impedia a escolha popular do presidente. c) à falta de conteúdo relevante, pois o Estado buscava, naquele contexto, a conscientização da sociedade por meio da música.

d) a dominação cultural dos Estados Unidos da América sobre a sociedade brasileira, que o regime militar pretendia esconder.

e) à alusão à baixa escolaridade e à falta de consciência política do povo brasileiro.

Questão 9:

O Movimento "Diretas Já", que promoveu em 1984 uma intensa mobilização popular a favor da eleição direta para Presidente da República, teve como resultado imediato:

a) a eleição de um governo popular e democrático chefiado por José Sarney; b) a eleição do candidato da oposição, Tancredo Neves, pela via indireta;

c) a primeira eleição direta do Presidente da República, a primeira em quase trinta anos, com a vitória de Fernando Collor de Mello;

d) a anticandidatura de Ulysses Guimarães e a convocação da Assembleia Nacional Constituinte; e) a revogação dos Atos Institucionais, apesar da derrota da emenda das Diretas.

Questão 10:

Veja a imagem.

(http://www.fisconet.com.br/user/agenda/tabelas_praticas/moedas/moedas.htm)

Em janeiro de 1986 o presidente Sarney lança o Plano Cruzado e seu famoso congelamento de preços. Juscelino é reabilitado. Um carimbo na velha nota de 100 mil cruzeiros marca o novo valor, Cz$ 100,00 cruzados. Ela foi lançada em abril do mesmo ano.

a) EXPLIQUE o que foi o Plano Cruzado.

______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________

b) IDENTIFIQUE duas de suas medidas.

______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________

(4)

Questão 11:

No contexto histórico que se sucedeu à morte de Tancredo Neves (21/04/85) e à posse de José Sarney, um dos desafios deste foi o da recuperação da economia, então com uma inflação próxima dos 200% ao ano. É nesse contexto que foi implantado o Plano Cruzado. Uma figura bastante conhecida do Plano Cruzado foi a dos "fiscais do Sarney". As alternativas a seguir estão ligadas a essa "figura", EXCETO:

a) Donas-de-casa observavam permanentemente as prateleiras dos supermercados, munidas de tabelas de preço da Sunab, à procura de mercadorias ilegalmente remarcadas.

b) Congelamento das poupanças e contas bancárias em todo o país.

c) Proprietários e gerentes de estabelecimentos comerciais foram presos por violar o congelamento dos preços após denúncias.

d) Milhares de pessoas passaram a vigiar os preços no comércio e a denunciar as remarcações feitas. e) Uma listagem com os preços dos produtos tabelados.

Questão 12:

Leia o texto a seguir:

“A Carta de 1988 trouxe duas inovações importantes, que resultaram na ampliação do número de eleitores: o voto facultativo para os analfabetos e para os jovens entre 16 e 18 anos. A inclusão dos analfabetos veio atender a uma reivindicação muito antiga, quase tão antiga quanto a lei de 1881 que proibiu o alistamento eleitoral dos iletrados. Disto resultou uma participação eleitoral com números impressionantes: nas eleições de 1989 votaram cerca de 72 milhões de pessoas, de um total de 82 milhões de eleitores aptos, respectivamente 49% e 56% do total da população.”

(Motta, Rodrigo Patto Sá. Introdução à História dos Partidos Políticos Brasileiros. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999. pág. 111.)

Não resta dúvida que a Constituição Brasileira de 1988 representou, em alguns pontos, avanço de direitos para os cidadãos, como foi citado acima no caso do voto para analfabetos e jovens. No entanto, apesar da ampliação dos direitos, persistem os problemas sociais.

EXPLIQUE a razão da denominação “Constituição Cidadã” para a carta de 1988.

______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ Questão 13:

Leia com atenção e analise parte da letra da música que segue abaixo: BRASIL

Não me convidaram pra essa festa pobre que os homens armaram pra me convencer

a pagar sem ver toda essa droga que já vem malhada

antes d’eu nascer [...] Brasil

mostra tua cara quero ver quem paga pra gente ficar assim Brasil[...]

(Letra da música Brasil, de Cazuza, Jorge Israel e Nilo Romano. In: Cazuza, LP Ideologia, 1988).

Com base na letra da música apresentada e em seus conhecimentos sobre a história do Brasil, faça uma análise sobre as críticas que são feitas aos governos do período.

______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________

(5)

Questão 14:

"...as elites e camadas superiores do Terceiro Mundo, que já cercaram suas residências de arame farpado, deixaram de por o pé em vastas regiões de seu próprio país e somente ousam sair na rua armadas, obviamente já não consideram seres humanos a maioria dos seus chamados concidadãos. São essas minorias que se aferram às estratégias de privatização e abertura do FMI...".

No Brasil, as minorias a que o texto se refere foram responsáveis, recentemente, pela ascensão política de a) Roberto Marinho.

b) Herbert de Souza.

c) Fernando Collor de Mello.

d) Luis Inácio Lula da Silva. e) José Carlos Alves dos Santos.

Questão 15:

Movimento dos Caras-Pintadas

(Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br. Acesso em: 17 abr. 2010 (adaptado)). (Foto: Reprodução/Enem)

O movimento representado na imagem, do início dos anos de 1990, arrebatou milhares de jovens no Brasil. Nesse contexto, a juventude, movida por um forte sentimento cívico,

a) aliou-se aos partidos de oposição e organizou a campanha Diretas Já.

b) manifestou-se contra a corrupção e pressionou pela aprovação da Lei da Ficha Limpa. c) engajou-se nos protestos relâmpago e utilizou a internet para agendar suas manifestações. d) espelhou-se no movimento estudantil de 1968 e protagonizou ações revolucionárias armadas.

e) tornou-se porta-voz da sociedade e influenciou no processo de impeachment do então presidente Collor.

Questão 16:

(Disponível em: http://observadoressociais.blogspot.com/2009_11_01_archive.html. Página acessada em maio de 2010).

A imagem mostra a capa de uma “edição histórica” da Revista Veja sobre o impeachment de Fernando Collor de Melo.

a) Considerando a definição histórica de “Revolução”, pode-se afirmar que a manchete da Revista é correta? JUSTIFIQUE.

______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________

(6)

b) A queda de Collor representou ao mesmo tempo uma razão para a desilusão dos brasileiros em relação à democracia e outra para o fortalecimento deste regime. JUSTIFIQUE a afirmativa.

______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________

Questão 17:

Após o impeachment de Collor, Itamar Franco assumiu a presidência do Brasil, dizendo que sua meta era combater a pobreza, a inflação e a recessão. Sobre seu governo é correto afirmar que

a) o desemprego e a miséria diminuíram, dando alento à população.

b) os erros políticos, administrativos e econômicos cometidos por ele geraram incertezas quanto ao futuro do país.

c) conseguiu reduzir consideravelmente a taxa inflacionária do país, ao bloquear os ativos financeiros das pessoas físicas e jurídicas.

d) visava a defender e recuperar as reservas internacionais do país com a decretação da moratória. e) buscava controlar os preços e desindexar a economia, com a criação do Plano Cruzado.

Questão 18:

O Plano Real foi criado durante o governo de a) Fernando Collor.

b) Itamar Franco.

c) Fernando Henrique Cardoso.

d) Luis Inácio Lula da Silva. e) Dilma Rousseff.

Questão 19:

A vitória de Fernando Henrique Cardoso nas eleições presidenciais de 1994 teve como fator decisivo a a) adoção de uma política eficaz de controle da natalidade, visando a conscientizar parcela da população menos favorecida.

b) redução da criminalidade no campo, devido ao programa de reforma agrária que prevê tolerância em relação à invasão de terras improdutivas no país.

c) política externa de importação de produtos do Mercosul, com o objetivo de reduzir as taxas alfandegárias, resultando em preços mais atrativos no mercado brasileiro.

d) implantação do Plano Real, que criou uma moeda estável no país após décadas de inflação.

e) queda do desemprego devido à adoção do piano de estatização e intervenção reguladora do Estado na economia.

Questão 20:

Em outubro de 1994, embalado pelo sucesso do Plano Real, Fernando Henrique Cardoso foi eleito Presidente da República. Em seu discurso de despedida do Senado, se comprometia a acabar com o que denominava “Era Vargas”: “(...) Eu acredito firmemente que o autoritarismo é uma página virada na história do Brasil. Resta, contudo, um pedaço do nosso passado político que ainda atravanca o presente e retarda o avanço da sociedade. Refiro-me ao legado da Era Vargas.” (14/12/1994)

O presidente eleito governou o Brasil por dois mandatos, iniciando a consolidação da política neoliberal no país, principiada pelos presidentes ColIor e Itamar Franco. Sobre os dois mandatos (1995-2002), pode-se afirmar que se caracterizam

a) pela manutenção do poder aquisitivo dos que se aposentavam; estabelecimento do monopólio nacional sobre as telecomunicações, através das empresas estatais; e nacionalização do sistema financeiro.

b) pelo elevado crescimento econômico, com média anual de cerca de 5% ao ano; grande investimento em infraestrutura e educação; distribuição de renda; e aumento da capacidade econômica do Estado.

c) pela política social de inclusão, com a criação da Bolsa Família; facilitação do ingresso de carentes na Universidade; restrição aos investimentos estrangeiros; e elevados incentivos à agricultura familiar.

d) pelo rompimento com a política econômica originada pelo “Consenso de Washington”; consolidação do sistema financeiro estatal; e reforço da legislação trabalhista gestada na primeira metade do século XX. e) pelo limitado crescimento econômico; privatização das empresas estatais; diminuição do tamanho do Estado; e apagão energético, que levou ao racionamento e ao aumento do custo da energia.

Referências

Documentos relacionados

II - que estejam prestando serviço à Casa Cor Brasília e ao CasaPark e/ou que tenham com eles vínculos familiares consanguíneos ou afins, na linha reta ou na colateral, até o

No entanto, para aperfeiçoar uma equipe de trabalho comprometida com a qualidade e produtividade é necessário motivação, e, satisfação, através de incentivos e política de

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

CRONOGRAMA ONLINE 2021- 4°BIMESTRE 9°ANO B – FUNDAMENTAL II TURMA: 9ºB DISCIPLINA: HISTÓRIA PROFESSOR: VIVIANE Atividade 1: Pesquisa. DITADURA MILITAR NO BRASIL

No caso do modelo B (Figura 6.8) a região crítica corresponde àquela em que a chapa está apoiada, o que poderia ser interpretado como colapso na região da solda..

Os animais foram atendidos no Hospital veterinário da Universidade Federal de Mato Grosso no ano de 2016, e as amostras foram coletadas diariamente de 35 animais

[r]

Preto Cyan 100 GOTA NOME DA EMPRESA BARRA INFERIOR CORES INSTITUCIONAIS Logomarca Conceito Tipologia Cores Institucionais Diagrama Assinaturas Institucionais Estamparia