• Nenhum resultado encontrado

ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAS 4º ANO MANUAL DO PROFESSOR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAS 4º ANO MANUAL DO PROFESSOR"

Copied!
27
0
0

Texto

(1)

ENSINO FUNDAMENTAL

ANOS INICIAS

4º ANO

(2)

FUNDAMENTAL

ANOS INICIAIS

4

o

ANO

MANUAL DO

PROFESSOR

(3)

Direção-geral Caio Lo Bianco Gerência pedagógica Joana London Direção editorial Rachel Nogueira Gerência editorial Elvira Cardoso Gerência de criação Erika Scheiner Coordenação pedagógica Renata Ishida Supervisão editorial Andressa Fontes Supervisão de criação Felipe Grisolia Design TUUT Iconografia

Mariana Baptista e Tatiana Siqueira

Diagramação

Adriene Oliveira, Alex Custódio, Andréa Ayer e Carolina Gomes

Revisão

Bianca Guedes, Davi Bretas, Elane Vicente, Gisele Valente e BR75

(4)

GUIA GERAL

Prezado professor,

Este será o seu guia de aulas do LIV para turmas de 4o Ano do Ensino

Fundamental – Anos Iniciais. Talvez seja a primeira vez que você se encontra com um material como este. Aqui, falaremos sobre alguns temas muito importantes, entre eles o autoconhecimento e as relações.

Este guia não é como um guia qualquer; com ele não estamos esperando respostas “certas” ou “erradas”. O que pretendemos é, a partir de aulas divertidas, debates e muita reflexão, ajudar a criança a reconhecer e entender melhor as suas relações com amigos e familiares, além das suas atitudes e habilidades.

Os professores também poderão participar das dinâmicas e das reflexões, trazendo exemplos das próprias vivências. Assim, as aulas ficarão mais acolhedoras e cativantes, e os alunos se sentirão mais à vontade para expor o que sentem a partir de histórias, dinâmicas e situações que o professor vai propor a cada aula

1. O QUE É LIV E QUAL É A SUA IMPORTÂNCIA?

O LIV trabalha com competências sociais e emocionais, que se desdobram em atitudes, valores e comportamentos que podem ser aprendidos e experimentados na relação com o outro e com o espaço, seja na escola, na cidade ou na família.

Não há como preparar as crianças e os jovens para os desafios do século XXI sem investir no desenvolvimento das habilidades socioemocionais. Qualquer pessoa atenta às exigências do mundo contemporâneo sabe que conhecimentos acadêmicos, apenas, não são suficientes para lidar com os desafios e os

encantos da vida. É preciso muito mais. Saber lidar com as emoções, ter uma boa comunicação, conseguir trabalhar em equipe e ter iniciativa são fatores fundamentais para nossas relações pessoais e profissionais. Nada disso, porém, é enfatizado na maioria das aulas tradicionais.

(5)

Os novos caminhos apontam para uma educação atenta às questões socioemocionais, que considera as expectativas do aluno e o prepara para enfrentar os desafios que não estão descritos nos livros didáticos: os da vida. Nesse contexto, introduzimos uma aula específica de LIV na grade curricular. Até esta etapa, os alunos já fizeram um trabalho explorando a inteligência emocional e, a partir de agora, passarão a trabalhar também as habilidades socioemocionais, que, comprovadamente, contribuem para a formação integral do ser humano e impactam de modo positivo o sucesso pessoal e o profissional dos alunos.

Segundo o canadense Paul Tough, jornalista de veículos como The New York Times Magazine, The New Yorker, GQ e Esquire e autor de Como as crianças aprendem (um dos livros mais vendidos nos Estados Unidos), as habilidades socioemocionais “são habilidades que você pode aprender; são habilidades que você pode praticar; e são habilidades que você pode ensinar”1, seja na escola, seja em casa.

Essas habilidades são tão importantes quanto a compreensão de conhecimentos acadêmicos, visto que melhoram o aprendizado e o

desempenho sob condições desafiadoras, que exigem empatia, pensamento crítico, perseverança e criatividade.

Prevalece, assim, a ideia de que o atributo principal dos alunos inteligentes não é apenas ter a informação, mas saber o que fazer com ela. Dessa forma, ao investirmos no estudo e na prática das habilidades socioemocionais na escola, objetivamos a transformação do espaço escolar, da relação do estudante com esse espaço e das relações entre alunos e professores, a fim de garantir ao aluno múltiplas possibilidades de aprendizagem e seu desenvolvimento integral.

(6)

2. O CURRÍCULO

Como dissemos anteriormente, entender o currículo do LIV é conscientizar-se da ausência de respostas “corretas” ou “esperadas”, e isso é uma das principais características deste material. Trabalhamos com respostas desejáveis, mas o que realmente queremos é a reflexão, o debate, a investigação e os questionamentos promovidos pelos professores durante suas aulas. Ou seja, a forma como você trabalhará é mais importante do que o conteúdo em si.

Nós, da Equipe LIV, acreditamos em sua capacidade de ministrar esta disciplina, portanto o orientamos a criar também. O manual oferece aulas bem estruturadas, mas vale destacar que elas não estão “escritas em pedra”. Assim, você tem a liberdade de inventar, recriar e adaptar o material recebido. Nosso único pedido é que nos dê um retorno em relação à disciplina, para que também possamos, cada vez mais, aprimorá-la.

O projeto do 4o e do 5o Ano foi estruturado para fazer uma transição entre o Ensino Fundamental – Anos Iniciais e o Ensino Fundamental – Anos Finais, tendo em vista que as exigências do segundo segmento, na maioria das escolas, são muito maiores. Pensando nisso, o currículo desses anos está baseado em dois pilares: inteligência emocional e habilidades socioemocionais.

3. QUAL É O FORMATO DAS AULAS?

No 4o Ano, pensando na importância da transição entre o Ensino Fundamental – Anos Iniciais e o Ensino Fundamental – Anos Finais e do fortalecimento dos aspectos desenvolvidos nas séries anteriores, as aulas visam a trabalhar os quatro pilares da inteligência emocional: o autoconhecimento, a autogestão, a empatia e o relacionamento. Esse trabalho será realizado por meio de dinâmicas e jogos com temas relacionados ao cotidiano das crianças, além de conteúdos que provoquem a ampliação de novas perspectivas.

(7)

Para deixar o processo ainda mais engajador, democrático e interativo, os encontros foram divididos em três propostas de aula: projeto, jogo colaborativo e “Ouvido atento”.

Projeto “O mundo em mim”

As aulas do projeto acontecem no primeiro semestre. Os temas abordados são os sentimentos, os comportamentos e os costumes, tanto dos alunos quanto das demais pessoas.

O projeto inclui revisitar alguns conceitos importantes no desenvolvimento da inteligência emocional, já trabalhados nas séries anteriores do LIV, como a noção de que não existe sentimento bom nem ruim.

Ele também aborda como um mesmo aspecto da vida (por exemplo, a escolha de um nome, as experiências na escola, a vivência em casa, as celebrações etc.) pode ser vivido de maneiras completamente diferentes no mundo, proporcionando às crianças a possibilidade de ampliar seus olhares e desenvolver ainda mais a empatia. Além disso, mostra que a maioria de nossas escolhas e nossos gostos também é fruto de tradições e costumes de onde e com o que vivemos.

Próximo ao final das aulas de projeto, a turma será convidada a elaborar

um presente para outra escola. A ideia é que os alunos coloquem em

(8)

importante que você tente contato com uma escola bem diferente da sua. Caso seja muito difícil e nenhuma escola dê essa abertura, você pode realizar o intercâmbio com turmas da mesma escola.

Jogos

Nós, do LIV, acreditamos que a brincadeira é uma das múltiplas formas de expressão no mundo. Por meio da brincadeira, temos a experiência de nos permitir a diversão de vivenciar e reinventar a nossa realidade.

Quando nos incluímos, queremos dizer que o brincar não é só restrito às crianças; pelo contrário, acreditamos que essa é uma ferramenta muito potente para todas as idades, porque proporciona espaços de encontro, acolhimento e constante aprendizado.

Segundo Winnicott, o ato de brincar é inerente a todos os seres humanos, e, por meio dele, as crianças se expressam na realidade. Para além disso, o brincar, em todas as idades, facilita a comunicação consigo e com o outro. É nesse encontro de relações que, segundo Vygotsky, ocorre a aprendizagem. Nesse sentido, para o 4o e o 5o Ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, buscamos trazer jogos colaborativos, pois entendemos que as habilidades socioemocionais são desenvolvidas na relação do indivíduo consigo e com o outro e que, especialmente em um momento de grandes transformações íntimas, a jogabilidade pode estimular o conhecimento dos alunos a partir de uma experiência que engloba a característica da ludicidade.

Pensando nisso, estabelecemos uma parceria com o desenvolvedor de jogos educacionais Cleyson Melegari e com os ilustradores Diego Machuca e Lucas Fowl e, com isso, construímos dois jogos de tabuleiro diferentes, um para cada uma das séries. Os jogos são exclusivos do LIV e têm como função auxiliar o desenvolvimento da inteligência emocional e das habilidades socioemocionais de maneira lúdica, prática, envolvente e coletiva.

(9)

A cada rodada, realizada em sala de aula, os alunos serão desafiados e convidados a vivenciar as habilidades socioemocionais. Enquanto se envolvem com os personagens, os territórios e os objetivos, entendem, também, que formam uma grande equipe que tem como propósito vencer o tabuleiro e que, para isso, precisarão fazer escolhas, lidar com frustrações, praticar o trabalho em conjunto e experimentar diferentes modos de comunicação. Ou seja, ao recorrer às habilidades enquanto jogam, os alunos também estarão aprendendo-as e desenvolvendo-as.

Aulas “Ouvido atento”

Ao longo do ano, tanto no primeiro quanto no segundo semestre, acontecerão as aulas “Ouvido atento”, cujo nome é o mesmo de um dos hábitos mais trabalhados no Ensino Fundamental – Anos Finais do LIV. O principal objetivo é o exercício da escuta interessada, sem julgamentos e com respeito, estimulando a capacidade empática dos alunos. Em outras palavras, essas aulas buscam não só que as crianças entendam que é preciso permitir e garantir que todos tenham espaço de fala, mas também que compreendam que o ato de ouvir o outro em silêncio tem de ser ativo e atento, o que pode sensibilizar e provocar mudanças em quem ouve. As dinâmicas dessas aulas podem acontecer dentro e fora da sala, trazendo um repertório ainda maior para a turma.

A última aula “Ouvido atento” se dará no formato de um círculo da confiança, dinâmica que faz parte do cronograma de aulas das demais séries até o Ensino Médio, pela sua potência e pela grande adesão dos alunos.

(10)

Círculo da confiança

Além das aulas de projeto colaborativo, de jogos, de leitura com reflexão e de dinâmica, propomos, neste material, uma aula de círculo da confiança. O círculo da confiança é um momento seguro de fala e escuta entre todos os alunos, para que estes compartilhem experiências de vida interessantes, curiosidades pessoais e até situações difíceis ou dolorosas, e dá a

oportunidade de acolhimento ao que cada um considera importante. A intenção não é resolver os problemas apresentados, mas, sim, que o círculo possa ser um pontapé para novos caminhos.

O processo é organizado de modo horizontal, no qual todos os participantes têm direito de fala e, portanto, dever de escuta. Acreditamos que o exercício empático pode ajudar na construção e na manutenção dos relacionamentos e dos afetos entre os integrantes da turma.

A responsabilidade do professor é ajudar os participantes a criarem um espaço seguro, sem julgamentos, e monitorá-lo. Se a atmosfera se tornar desrespeitosa, orientamos que você, professor, chame a atenção do grupo para esse problema e ajude-o a restabelecer o respeito mútuo, abrindo caminhos para que seja possível o convívio das diferenças e das divergências.

4. COM QUAIS MATERIAIS TRABALHAREMOS?

Manual do professor

Neste manual, há um plano de 34 aulas, cada uma com objetivo específico intencionalmente pensado de acordo com a proposta de trabalho referente à série e à idade. Todos os encontros foram programados para durar 50 minutos, e cada atividade tem uma

(11)

estimativa de tempo em relação a sua duração. É importante ressaltar que o tempo não precisa ser cumprido à risca e que nem sempre será possível fazer todas as atividades propostas. Isso não quer dizer que o professor fracassou por não ter conseguido trabalhar todas as atividades. O tempo e a quantidade de atividades podem variar de acordo com a quantidade de alunos da turma, o nível de atenção ou a dispersão deles etc.

Toda aula começa com algumas informações básicas que devem ser analisadas com antecedência e que são imprescindíveis para seu

planejamento: o objetivo da aula, os hábitos que serão trabalhados naquele encontro, a preparação (o que o professor deve fazer para que aquela aula ocorra conforme o planejado), o material necessário, o dever de casa dos alunos para a próxima semana e o dever de casa passado na aula anterior. Algumas aulas sugerem a utilização de vídeos. Recomendamos que eles sejam exibidos em sala. Nesse caso, é importante deixar o vídeo carregado antecipadamente para não atrapalhar o andamento da aula.

Caderno do aluno

O caderno do aluno será composto por sugestões de diversos formatos de registros propostos nas atividades realizadas durante as aulas. O ideal é que isso seja feito a lápis, pois espera-se que ao longo do ano as crianças possam reformular suas respostas.

(12)

É importante ressaltar que nem toda aula possui propostas para os alunos desenharem ou escreverem no caderno de atividades. Também é possível que não dê tempo de os alunos fazerem as atividades no caderno. Porém, se o professor e a turma quiserem, é viável dar continuidade a essas atividades em outros momentos.

O caderno do aluno também conta com atividades livres, encontradas no final do material. Você poderá recorrer a essas atividades durante o jogo, no segundo semestre, caso algum grupo finalize a rodada antes do tempo esperado.

Obs.: As páginas do caderno do aluno estão presentes no final deste livro;

consulte-as sempre que necessário.

Jogos colaborativos

No 4o Ano, para facilitar o ensino e a aprendizagem das habilidades

socioemocionais, utilizaremos o jogo colaborativo “Expedição GAIA”, criado por Cleyson Melegari e ilustrado por Diego Machuca e Lucas Fowl. Neste jogo, a turma formará uma liga com o objetivo de conhecer um planeta de outra galáxia desconhecido pelos humanos: GAIA. Para isso, os alunos precisarão jogar contra o tabuleiro, completar desafios e acumular cartas. A cada rodada do jogo, por meio de situações projetadas em GAIA, os alunos são convocados a um olhar mais atento à inteligência emocional e ao desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como a comunicação, a colaboração e a criatividade.

(13)

Material da família

É extremamente importante que a família esteja alinhada com a escola, estando ciente das práticas e da linguagem utilizada em projetos específicos, como o LIV, além de demonstrar, de forma concreta, coerência com decisões e regras estabelecidas na escola.

No 4o Ano, os estudantes aprofundarão seus conhecimentos sobre

inteligência emocional e serão introduzidos às habilidades socioemocionais. Neste ano, o foco é abordar o autoconhecimento, a empatia, as relações, a escuta ativa e a colaboração.

No primeiro dia de aula, cada aluno receberá um material dedicado à família, que deve ser enviado para casa já nesse dia. O material da família é um caderno que reúne textos informativos que auxiliam a acolher algumas questões vivenciadas pelos familiares e pelos estudantes do 4o Ano e a situá-los em quais discussões estão sendo feitas em sala de aula para que possam conversar, a partir de distintas perspectivas, sobre as determinadas temáticas. Esse material também contém diversas sugestões de atividades livres e direcionadas, para que os responsáveis e os alunos, juntos, reservem um tempo para se divertir, conversar e praticar as habilidades socioemocionais trabalhadas ao longo do ano nas aulas de LIV.

(14)

O que você não pode esquecer:

1. Antes de cada encontro, confira o material necessário e leia com antecedência a aula. Se preciso, solicite os materiais necessários à coordenação.

2. O tempo de duração das atividades é uma estimativa. Portanto, dependendo da disposição da turma, pode ser interessante estender ou encurtar alguma atividade.

3. Esteja atento às atividades do caderno do professor que tiverem um carimbo. Esse carimbo significa que, no caderno do aluno, há uma atividade para ser realizada na página indicada.

4. No projeto, as crianças construirão caixas que serão espalhadas

em pontos estratégicos da escola. Informe a coordenação com

antecedência.

5. O projeto também conta com uma troca de produções entre os alunos do 4o Ano de sua escola com alunos de outra escola. Organize,

antecipadamente, qual será a escola parceira que participará desse projeto com vocês.

6. O jogo colaborativo deve ser guardado na escola e só deve ser

apresentado à turma no segundo semestre. Além disso, indicamos que

seja jogado nas aulas direcionadas do LIV para cumprir os objetivos de aprendizagem pretendidos neste semestre.

(15)

AULA 12 Ouvido Atento

Momentos e presentes p. 67

AULA 14

Projeto O mundo em mim

Danças, músicas e culturas

AULA 13

Projeto O mundo em mim

As relações nas tradições

AULA 15

Projeto O mundo em mim

Experimentando jogos AULA 01 Introdução Apresentação do LIV p. 16 AULA 03

Projeto O mundo em mim

Como e por que nomeamos? p. 23

AULA 09

Projeto O mundo em mim

Agimos porque aprendemos ou porque sentimos?

p. 50

AULA 06

Projeto O mundo em mim

Onde habito p. 37

AULA 11

Projeto O mundo em mim

Vamos celebrar! p. 55

AULA 02

Projeto O mundo em mim

Apresentação do projeto p. 20

AULA 04

Projeto O mundo em mim

Alimentação, cultura e afeto p. 27

AULA 10

Projeto O mundo em mim

Perdas e luto p. 53

AULA 07

Projeto O mundo em mim

Conhecendo escolas p. 42

AULA 05

Projeto O mundo em mim

Histórias de família p. 35

AULA 08 Ouvido Atento

Repórter por um dia p. 47

(16)

CRONOGRAMA

AULA 18 Ouvido Atento

Escutando outras vozes p. 92

AULA 21

Jogo Colaborativo

Que comecem os jogos! (Apresentação do jogo) p. 115

AULA 24

Jogo Colaborativo

Terceira rodada do jogo p. 123

AULA 27

Jogo Colaborativo

Sexta rodada do jogo p. 129

AULA 30

Jogo Colaborativo

Nona rodada do jogo p. 135 AULA 34 Encerramento Despedida p. 146 AULA EXTRA 1 Ouvido Atento Dúvidas e perspectivas p. 148 AULA 33 Ouvido Atento Círculo da confiança p. 142 AULA 31 Jogo Colaborativo

Décima rodada do jogo p. 137 AULA 32 Jogo Colaborativo Fim de jogo p. 139 AULA 28 Jogo Colaborativo

Sétima rodada do jogo p. 131

AULA 29

Jogo Colaborativo

Oitava rodada do jogo p. 133

AULA 25

Jogo Colaborativo

Quarta rodada do jogo p. 125

AULA 26

Jogo Colaborativo

Quinta rodada do jogo (analisando estratégias) p. 127

AULA 22

Jogo Colaborativo

Primeira rodada do jogo p. 119

AULA 23

Jogo Colaborativo

Segunda rodada do jogo p. 121

AULA 19

Nosso percurso até aqui (última aula do semestre) p. 93

AULA 20

Jogo Colaborativo

Mistério do jogo p. 112

(17)

INTRODUÇÃO

OBJETIVO

Apresentar o LIV, reconhecendo as expectativas dos alunos sobre este semestre, e proporcionar um espaço para a apresentação da turma.

PREPARAÇÃO PARA A AULA

Organizar a sala de forma que os alunos possam se sentar em roda. Material necessário:

Cartolina com a lista de frases da 3a atividade, canetas coloridas, lápis de cor e giz de cera.

DEVER DE CASA

Para a próxima aula: Não há.

AULA 01

APRESENTAÇÃO DO LIV

1a ATIVIDADE O que é o LIV? 10 min

Professor, é possível que alguns alunos, ou até mesmo todos eles, ainda não conheçam o LIV. Portanto, inicie o primeiro encontro do ano apresentando a disciplina. Proponha perguntas como as seguintes:

• O que vocês acham que significa “inteligência de vida”?

• Em que tipo de situações precisamos ter inteligência de vida?

• Por que essa inteligência é importante? • Por que temos uma aula como essa na escola? • O que vocês esperam encontrar nas aulas de LIV? Informe que, para responder, especialmente, à última pergunta, eles participarão de uma dinâmica. Mas antes de iniciar a atividade, é importante que cada um confeccione três placas diferentes. Uma placa representará uma resposta positiva, outra uma resposta negativa, e a terceira será um meio termo.

c a d erno

do

al

un

(18)

INTRODUÇÃO

2a ATIVIDADE

Construindo as placas

10 min

Peça que os alunos abram na página indicada no caderno do aluno e destaquem as três folhas para confecção das placas.

Ressalte que essas placas não serão usadas apenas nesta aula, mas também em outras propostas de atividade ao longo do semestre. Por isso, é importante que caprichem na produção, coloquem alguma identificação (como o nome) e guardem com carinho.

Os alunos podem abusar da criatividade para a construção de suas placas; podem, por exemplo, decorá-las com palavras ou desenhos. Apenas

sugerimos que elas sejam, majoritariamente, de três cores preestabelecidas, para facilitar a visualização e a contagem de votos.

A seguir, sugerimos algumas cores. Fique à vontade para escolher com a turma quais serão as cores que representarão cada uma das três possibilidades de respostas.

• Resposta positiva (sim, concordo, certo): verde.

• Resposta intermediária (mais ou menos, talvez, depende): amarelo. • Resposta negativa (não, discordo, errado): vermelho.

3a ATIVIDADE

O que vai ser trabalhado no LIV?

20 min

Professor, nesta atividade, você apresentará algumas dicas do que os alunos poderão ver nas aulas ao longo do semestre, e eles dirão qual é a expectativa de que cada um dos movimentos apresentados realmente aconteça em sala.

(19)

INTRODUÇÃO

Essa dinâmica ocorrerá como um grande gráfico de expectativas: você apre-sentará uma frase e os alunos levantarão as placas demonstrando o que eles acreditam que acontecerá, o que não acontecerá ou o que talvez aconteça. É importante que, ao final de cada rodada, você anote o resultado apresentado pela turma.

Obs.: Professor, não apresente as respostas. A atividade prevê que os alunos descubram, ao longo do ano, as dinâmicas que acontecerão em sala.

Listamos, adiante, algumas sugestões de frases para a votação. • Receberemos convidado(s) externo(s). (Resposta: Sim). • Teremos mascote. (Resposta: Não).

• Faremos um clube do livro. (Resposta: Não). • Conheceremos outras culturas. (Resposta: Sim).

• Vocês sempre ficarão sentados nas cadeiras durante as aulas. (Resposta: Não).

• Eu (professor) contarei alguma história pessoal. (Resposta: Sim). • Trocaremos presentes com pessoas de fora da escola. (Resposta:

Sim).

• Dormiremos na escola. (Resposta: Não).

• Usaremos nossas habilidades artísticas. (Resposta: Sim). • Faremos um passeio. (Resposta: Não).

• Provaremos comidas de outros países. (Resposta: Sim). • Faremos uma celebração (festividade) na aula. (Resposta: Sim).

(20)

INTRODUÇÃO

Observe se os alunos se empolgam ou se interessam bastante por alguma das atividades não programadas e estude a possibilidade de fazer outras práticas. Experimente! Esses momentos podem proporcionar maior vínculo entre eles

4a ATIVIDADE

Apresentação dos alunos em roda

20 min

Professor, para esta atividade, você precisará de uma bola pequena. Ela pode ser de tênis, pingue-pongue ou até de papel.

Convide os alunos a se sentarem em círculo e explique a atividade.

Informe que a pessoa que estiver com a bolinha na mão deverá dizer o seu nome e jogá-la para um próximo participante. Este, por sua vez, deverá dizer o seu nome e uma característica sua que comece com a primeira letra do nome do participante que lhe jogou a bola. Depois, ele deve jogar a bolinha para outra pessoa, que vai repetir o processo.

Exemplo:

Participante 1: Bianca;

Participante 2: Joana, bondosa; Participante 3: Renata, jeitosa.

Continue a dinâmica até que todos os alunos tenham recebido a bola e dito seu nome e uma característica pessoal.

Professor, é interessante que você também participe da dinâmica, pois isso ajudará na construção de um vínculo com a turma.

Importante: Lembre-se de entregar o caderno do aluno e o material da

famí-lia a cada aluno. O caderno do aluno fica na sala até a última aula, e o material da família deve ser levado para casa já nesta aula (esse material não precisa ser devolvido e deve permanecer em casa).

(21)

PROJETO O MUNDO EM MIM

OBJETIVO

Apresentar o tema e o projeto que será realizado durante o primeiro semestre.

PREPARAÇÃO PARA A AULA

Não há.

Material necessário:

Pedaços de papel, sacola e dicionário impresso ou digital.

DEVER DE CASA

Da aula anterior: Não há.

Para a próxima aula:

AULA 02

APRESENTAÇÃO DO

PROJETO

1a ATIVIDADE Meus sentimentos 20 min

Convide os alunos para a seguinte dinâmica: você irá sortear e falar diferentes situações, e eles deverão colocar as mãos na cabeça, no ombro, nos braços, na cintura, na barriga, nas coxas, no joelho ou nos pés dependendo do sentimento que eles acham que as pessoas têm segundo essa situação.

Conforme a lista a seguir, indique, e também escreva no quadro, onde eles deverão colocar as mãos de acordo com o sentimento: • Alegria: cabeça; • Tristeza: ombros; • Raiva: braços; • Inveja: cintura; • Ciúme: barriga; • Medo: coxas; • Frustração: joelhos;

(22)

PROJETO O MUNDO EM MIM

I. Meu primo ganhou um presente que eu queria muito.

II. Caiu uma árvore em frente à porta da minha escola no dia do meu aniversário.

III. Acabou a luz elétrica da minha casa no meio de um temporal. IV. Ensinei a matéria da prova para a minha amiga, e ela acertou mais

questões do que eu.

V. Ganhei um animal de estimação. VI. Viajarei no dia do meu aniversário.

VII. Eu me perdi da minha turma no passeio da escola.

VIII. Minha irmã mais nova fez uma grande festa de aniversário. IX. Fez muito frio no dia em que fiz o meu passeio preferido. X. Meu melhor amigo vai trocar de escola.

XI. Acordei doente após a festa de um grande amigo.

2a ATIVIDADE

Concordo ou discordo

15 min

Professor, nesta atividade, você apresentará algumas afirmações sobre cultu-ras, e os alunos dirão se concordam com elas ou não. Essa dinâmica ocorrerá como um grande gráfico de expectativas: você apresentará uma frase, e os alunos levantarão as placas que construíram na Aula 1, demonstrando se eles concordam, não concordam ou não sabem.

A seguir, apresentamos sugestões de frases para a votação. • Meninas choram mais do que meninos.

• Todas as pessoas comemoram aniversários. • Nomes não podem ser mudados.

m at erial do alu n o p.4 Verso_Comunicação.pdf 1 19/09/2020 12:01:32

(23)

PROJETO O MUNDO EM MIM

• Ano Novo é comemorado no dia 31 de dezembro.

• Todo mundo fica triste quando perde algo de que gosta muito. • Mulheres têm cabelos longos; e homens, cabelos curtos. • Primeiro devemos comer o prato salgado; depois, a sobremesa.

3a ATIVIDADE

Apresentação do projeto colaborativo

15 min

Professor, conte à turma que, durante este semestre, vamos aprofundar os conhecimentos sobre culturas, costumes e sentimentos. Explique, de ma-neira simples e breve, como as coisas que sentimos e fazemos podem sofrer influência da cultura a qual pertencemos.

Peça aos alunos que formem duplas. Em seguida, solicite a eles que conver-sem e criem uma definição para “cultura” e “sentimentos”. No caderno do aluno, eles encontrarão um espaço para escrever ou desenhar a conclusão a que chegaram.

Passado um tempo, apresente aos alunos as definições que podemos encon-trar no dicionário para essas palavras. Então, pergunte:

• As definições de vocês ficaram parecidas com as do dicionário? • O que apareceu de semelhante? E de diferente?

• Quais culturas vocês conhecem?

• O que vocês gostariam de conhecer sobre cultura?

Informe que, durante o semestre, eles conhecerão hábitos, costumes e tradições de diferentes culturas e poderão revisitar e anotar na página se-guinte todas as coisas que consideraram interessantes.

c a d ern o do al un o p.11 Verso_Colaboração.pdf 1 19/09/2020 12:01:00

(24)
(25)

ENSINO FUNDAMENTAL

ANOS INICIAS

4º ANO

JOGO:

(26)
(27)

Referências

Documentos relacionados

Almanya'da olduğu gibi, burada da bu terimin hiçbir ayrım gütmeden, modern eğilimleri simgeleyen tüm sanatçılar için geçerli olduğu anlaşılıyor.. SSCB'de ilk halk

Este estudo tem como objetivo identificar a classificação de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares em mulheres climatéricas, por meio da relação entre os

Os dados apresentados, mesmo se sucintos e preliminares, começam, do nosso ponto de vista a apontar para uma realidade que deverá ser verificada com a análise do resto das

10- A audiência de conciliação designada pela ministra do Supremo Tribunal Federal Rosa Weber durou cerca de três horas e reuniu representantes do governo federal, do governo

Os valores médios e respectivos desvios padrão das medidas da função pulmonar, dentre deles, Pico de Fluxo Expiratório Litros/minuto; Pico de Fluxo Expiratório

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

Se  a  prova  dos  autos  indica  de  se  tratar  de  hipótese  de  subvaloração,  e  não  de  subfaturamento,  a  autoridade 

TABELA 6 – Equações de regressão ajustadas para o efeito da interação Época/Ano x Cultivar e Época/Cultivar x Ano, relativo ao teste de sanidade das sementes de três cultivares