• Nenhum resultado encontrado

Manual A Jornada do Héroi - MuriloBuarque.com.pdf

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Manual A Jornada do Héroi - MuriloBuarque.com.pdf"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Manual A Jornada do Herói

e Os Arquétipos Humanos

Material desenvolvido por:

http://www.murilobuarque.com/monomito

Conheço meu aplicativo online de reprogramação mental.

O Projeto Hipnoser

Acesse:

(2)

Introdução

Este manual se baseia nos estudos do mentor mitólogo e antropólogo estado unidense Joseph Campbell. Campbell foi um grande estudioso de história e mitologia e em seus estudos, ele conseguiu elaborar e catalogar um tipo de roteiro mítico que se encaixa perfeitamente na história de grandes mestres da humanidade como Bhuda, Maomé, Jesus e este mesmo roteiro de história influenciou a industria cinematográfica de hollywood com os filmes Guerra Nas Estrelas, Matrix, e vários outros como também a maioria dos filmes Disney e dos filmes de Heróis como o Homem Aranha… Hoje também, este mesmo roteiro é usado por vários grandes empreendedores e empresários de sucesso ao redor do mundo, que utilizam este tipo de história para moldar a própria história para uma história de heroísmo, superação e sucesso. Este roteiro tem o nome de A Jornada do Herói ou também conhecido como o Monomito, e ele nos serve como uma ferramenta de mudança de mentalidade, para que você possa invocar em você o arquétipo do herói, pois quando uma pessoa invoca este tipo de arquétipo ​ ela se fortalece com o desafio, se sente ultrajada pela injustiça e responde rápida e decisivamente à crise ou à oportunidade. . Entender então, a estrutura deste roteiro é interessante para quem deseja alcançar um patamar mais magnético e admirável da própria vida. Então a super vantagem de entender este roteiro é que com este conhecimento você pode se auto hipnotizar, literalmente, e vestir mentalmente a capa do herói.

Para quem não sabe, arquétipo é um ideia primordial, é a ideia inicial de uma outra ideia. Este é o conceito de arquétipo. Para a filosofia, a narratologia e a psicologia, existem vários arquétipos que definem nossa personalidade e a personalidade de um personagem, e saber em qual arquétipo estamos operando e qual você pode invocar para a sua vida, pode te abrir um leque de oportunidades para você explorar e modificar detalhes em cada momento certo na história da sua vida. No terceiro ato desta serie, eu irei abordar 12 dos principais arquétipos presentes na humanidade que são o herói, o bobo da corte, o criador, o inocente, o fora-da-lei, o cara comum, o prestativo, o explorador, o mago, o amante, o governante e o sábio.

Eu tirei os conceitos dos dozes arquetipos do livro O Heroi e o Fora da Lei desenvolvido pelas pesquisadoras e autoras phd ​ Margaret Mark e Carol Pearson que basearam este trabalho também com base no livro do antropólogo Joseph Campbell o Héroi de Mil Faces.

Estes mesmos arquétipos são usados por muitos empresários, empreendedores, pessoas de sucesso e grandes marcas, como a harley davidson, nike, american express, e vários outros que por meio da abordagem dos arquétipos, criam uma identidade única e cativa seu público com uma imagem pessoal sólida e bem estruturada.

Sabemos que nos estudos da psicologia analítica de Carl Jung, existem dezenas de tipos de arquétipos presentes no comportamento humano, porém para os nosso estudos aqui, iremos abordar os doze e mais persuasivos arquétipos estudados por Margaret e Carol.

(3)

Arquétipos de Mestria ou de Risco: Que são personalidades presentes quando queremos

fazer algo notável e ser lembrado para sempre e quando lutamos pelos nossos sonhos. Mesmo que para isso seja preciso quebrar regras e superar desafios e estas características estão presentes nos arquétipos do Herói, do Fora-da-Lei e do Mago.

Temos também o grupo dos arquétipos da Independência e da Auto-realização: Que são

personalidades presentes quando há um desejo de ficar só, refletir, decidir e conhecer o verdadeiro Eu. Estas características estão presentes nos arquétipos do Inocente, do Explorador e do Sábio.

Temos também o grupo dos arquétipos de Pertencimento: Que são personalidades que ajuda

quando a pessoa sente profunda necessidade de pertencer a um grupo. Estas características estão presentes nos arquétipos do Bobo da Corte, do Cara Comum e do Amante.

E por fim, temos o grupo dos arquétipos de Estabilidade e Controle: Que são personalidades

presentes quando queremos ter um certo controle das coisas, um poder nas mãos. Estas características estão presentes nos arquétipos do Criador, do Prestativo e do Governante. Todos os arquétipos são importantes e poderão estar presentes em algum momento de sua vida… Entendê-los pode te ajudar a se manter mais eficiente durante certos momentos de sua vida, e te ajudará também a se manter sempre no controle daquela personalidade.

A Jornada do Herói - Comentários

A Jornada do Herói ou ​Monomito é um termo que trata um padrão de regras de construção de contos, primeiro reconhecidas em vários mitos já existentes para posteriormente servir de base para novas criações. Essas regras foram organizadas por Joseph Campbell (1904-1987), que foi um estudioso estadunidense mais conhecido por seu trabalho sobre religiosidade e mitologia comparativa. Possui várias obras que cobrem os aspectos da experiência humana, sendo que sua filosofia poderia ser resumida pela frase de autoria própria “Siga sua benção”.

As regras ou fases que englobam o monomito surgiram a partir das vastas pesquisas de Campbell sobre as mais distintas narrativas históricas provindas de tempos e países diferentes. Esse padrão foi resumido por ele e publicado em seu popular trabalho ​ O Herói de Mil Faces

(1949), sendo que o próprio termo “monomito” foi retirada do livro ​ Finnegans Wake do autor

James Joyce, de quem era entusiástico fã e pesquisador.

É importante dizer que estas regras citadas por Campbell influenciaram boa parte das estruturas das mais variadas mídias “pop” como livros, filmes, quadrinhos, animações, jogos de RPG (já que estas regras se aplicam ao universo criado por J R R Tolkien em ​ O Senhor dos Anéis​), jogos de videogame… Enfim, as mídias culturais na sua abrangente diversidade. As narrativas sobre Osiris, Prometeus, Moisés, Gautama Buddha e Jesus Cristo seguem esta estrutura de forma muito aproximada, apenas como exemplo.

(4)

Claro que houve categóricos que remoldaram alguns detalhes de sua estrutura posteriormente a fim de modernizá-la, mas é interessante ter contato com os estágios originais de Campbell que descreveu 17 fases durante a jornada do herói, sendo que estes podem ser reorganizados dentro da narrativa e até serem “pulados”. Na verdade poucas histórias possuem todas as fases aqui descritas e é divertido identificar aqueles que possuem um ou outro.

Obras clássicas de nossa cultura como ​Star Wars, Harry Potter, Matrix, O Senhor dos Anéis e até mais recentemente dentro das adaptações dos heróis dos quadrinhos como ​Homem de Ferro

e​Super Homem​ obedecem normalmente pelo menos mais de uma destas situações.

Segue abaixo breve citação dos estágios organizados por Campbell, estes que são divididos em três partes. Além dos 12 arquétipos.

(5)
(6)
(7)
(8)
(9)

Acesse aqui o mapa mental em imagem completo para download. Faça o download aqui do livro O Héroi de Mil Faces

Faça o download aqui do livro O Poder do Mito

Acesse e se inscreva em meu projeto de reprogramação mental Hipnoser aqui! Visite e assine minha página no facebook aqui!

(10)
(11)
(12)

Referências

Documentos relacionados

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Baseada no ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act) a ISO 14001 especifica os requisitos mais importantes para identificar, controlar e monitorar os aspectos do meio

Como irá trabalhar com JavaServer Faces voltado para um container compatível com a tecnologia Java EE 5, você deverá baixar a versão JSF 1.2, a utilizada nesse tutorial.. Ao baixar

CAIXA, além do benefício previsto no parágrafo segundo da cláusula 26, o empregado que adotar ou obtiver guarda judicial para fins de adoção de criança fará jus

Assim sendo, a. tendência assumida pela pós - graduação em co- municação nos anos 60 contribuiu muito menos para melhorar e.. Ora, a comunicação de massa , após a Segunda Guerra

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

6.1.5 Qualquer alteração efetuada pelo fabricante em reator cujo protótipo já tenha sido aprovado pela Prefeitura/CEIP deverá ser informada, com antecedência, pelo

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam