• Nenhum resultado encontrado

RELATÓRIO MENSAL NOVEMBRO 2018

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RELATÓRIO MENSAL NOVEMBRO 2018"

Copied!
52
0
0

Texto

(1)

RELATÓRIO MENSAL

(2)

SUMÁRIO

1. Identificação do IEP... Pág. 01 2. Metodologia IEP... Pág. 01 3. Público Alvo... Pág. 02 4. Cursos de Aprendizagem Profissional... Pág. 02 a 06 5. Descrição das atividades realizadas... Pág. 06 a 26 6. Tecnologia Espaços Mundos... Pág. 26 a 48 7. Indicadores de Resultado... Pág. 49

(3)

IDENTIFICAÇÃO

MÊS DO RELATÓRIO: 11/2018

PERÍODO ABRANGIDO PELO RELATÓRIO: 01/11/2018 a 30/11/2018

RELATÓRIO

1. APRESENTAÇÃO

O Instituto de Educação Portal - IEP foi fundado no dia 01 de Dezembro de 2007, sua criação veio de voluntários da iniciativa privada mediante a realidade socioeconômica da região metropolitana no Estado do Ceará, acentuada pela carência de profissionais qualificados e uma crescente demanda existente da sociedade empresarial, em contrapartida a esse cenário e indicadores sociais preocupantes entre os jovens, tais como: baixos níveis de escolaridade, consumo abusivo de drogas licitas e ilícitas, assombroso tráfico de drogas.

Hoje o IEP atende mais de 3500 jovens gratuitamente por ano no que tange a qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho. Promovemos a inclusão qualitativa para aprendizes (Lei 10.097/2000), Pessoas com Deficiência – PCD e jovens de medidas socioeducativas, não obstante fomentamos o programa de estagiários e treinamentos, cursos em nível técnico reconhecidos pelo conselho de educação do Ceará.

Temos como missão: formar líderes para atuarem como profissionais da região, sendo multiplicadores de transformações no âmbito social, educacional, ambiental, artístico e cultural. Visamos ser uma referência em formação de profissionais e líderes sociais no País, como catalisadores de estratégias de desenvolvimento econômico e social através dos valores de respeito, união, transparência, cooperação, compromisso, responsabilidade.

2. METODOLOGIA IEP

O Projeto tem sua proposta metodológica pautada na visão integrada do ser humano a partir das considerações do pedagogo e filósofo John Dewey (1978), a metodologia do IEP tem base na visão sócio interacionista aliando teoria e pratica bem como vai de encontro aos quatro pilares da educação citados pelo relatório da UNESCO (1994) - aprender a ser, aprender a conviver, aprender a fazer e aprender a conhecer.

(4)

Nossos princípios pedagógicos vão ao encontro das políticas públicas e legislação de educação profissional que postulam universalidade do acesso à educação profissional de qualidade, visão interdisciplinar com foco na práxis, cidadania plena, aplicação do conhecimento transversal, geração de renda e empregabilidade.

O Itinerário formativo de qualificação social e profissional proposto pelo PROJETO JOVEM APRENDIZ do Instituto de Educação Portal - IEP vai ao encontro à nova roupagem da educação profissional postulada pela formação profissional, inclui a capacitação técnica e possibilidade de continuação dos estudos, mas sobretudo a formação cidadã de forma integrada ao currículo técnico e pressupõe articulação entre teoria e prática, geração de renda, empregabilidade e cidadania plena.

3.PÚBLICO ALVO

Adolescentes e jovens de idade entre 14 a 23 anos com prioridade para os oriundos de escola pública e em situação de vulnerabilidade social.

4. CURSOS DE APRENDIZAGEM PROFISSIONAL

(5)
(6)
(7)
(8)

5.1 NÚCLEO PACAJUS

No mês de novembro ornamentamos o núcleo de Pacajus com o tema “Novembro Azul” cujo o objetivo era realizar uma conscientização, em especial aos homens a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Foi realizado também um acompanhamento mais detalhado da coordenação juntamente com os professores a respeito de algumas turmas que estavam com baixa frequência. Com isso buscamos realizar algumas intervenções necessárias para melhoria das turmas.

5.1.1 Resultados Obtidos com a realização das atividades:

O educador Marcio Gleyber realizou uma intervenção na turma de ADM 13, com o objetivo de trabalhar a motivação, comprometimento, auto responsabilidade, confiança, compreensão e união, visto que a turma se encontrava desmotivada e apática.

(9)

O educador Alex Xael realizou uma intervenção na turma de Assistente Administrativo 12, foi feita uma dinâmica com o tema “Falar pelas costas” onde os alunos tiveram que escrever nas costas de outro colega a virtude que o mesmo teria.

O objetivo da dinâmica foi observar o quanto temos dificuldade de perceber e valorizar as virtudes de outras pessoas e que quando falamos ou escrevemos algo do outro é notório que o clima fica mais agradável, como também a afinidade e o respeito.

(10)

O Fórum IEP de Sustentabilidade aconteceu nos dias 08 e 09 de novembro.

Havia um espaço de mostra criativa, onde foi exposto os materiais que foram confeccionados pelos aprendizes da turma de Costura da empresa Handara.

(11)

5.1.2 Dificuldades encontradas:

Tivemos algumas dificuldades de resistências pelos próprios aprendizes diante das intervenções que foram sendo aplicadas, mas logo depois conseguimos contar com a participação de todos e obtivemos resultados satisfatórios.

5.1.3 Sugestão para a superação das dificuldades:

Levar para sala de aula atividades mais inovadoras, para assim quebrar a resistência dos alunos e contar com a participação de todos os envolvidos.

5.1.4 Intervenções Pedagógicas realizadas:

Foi realizado atendimentos com os jovens sobre os respectivos assuntos:

 Comprometimento;  Problemas de ansiedade;  Desmotivação;  Responsabilidade;  Equilíbrio emocional;  Faltas injustificadas.

5.1.5 Quantidade de Atendimentos SOE:

Foram realizados em média cerca de 25 atendimentos sobre vários assuntos. 5.1.6 Interlocução com o CREAS/ CRAS/CAPS

(12)

5.2 NÚCLEO EUSÉBIO

PALESTRA DO SINE - TURMA DO IEP CAPACITAR

Nesse mês tivemos o prazer de receber o Sine com uma palestra que rege o assunto comportamental nas empresas, fazendo com que os candidatos possam ter mais conhecimento ao chegar ao mercado de trabalho.

FÓRUM IEP DE SUSTENTABILIDADE

O fórum IEP de sustentabilidade que é um dos maiores fóruns do Norte e Nordeste, o mesmo arrecada alimentos não perecíveis para doar a orfanatos e instituições carentes. Neste evento tiveram palestras de nível técnico e oficinas expositoras, na qual jovens de todos os núcleos tiveram a oportunidade de participar.

(13)

PROJETO SOCIAL - DISTRIBUINDO AMOR

Os jovens da turma ADM 29, orientados pela educadora Fabiola Alexandrino tiveram uma aula de campo na qual visitaram uma casa de idosos, levando animo e disposição a todos, mostrando que ainda existem pessoas que fazem o bem sem cobrar nada em troca.

(14)

PROJETO SOCIAL - DISTRIBUINDO AMOR

Os jovens da turma ALP 17 também tiveram a oportunidade de conhecer junto da educadora Fabiola Alexandrino a casa de idosos que fica localizada no Eusébio, tendo a oportunidade de mostrar o lado solidário e afetivo, levando alegria para todos.

(15)

5.2.1 Resultados Obtidos com a realização das atividades:

 Aos candidatos do IEP CAPACITAR: Conhecimento adquirido no âmbito profissional;

 Fórum IEP de Sustentabilidade: Foi trabalhada a Responsabilidade Social, consciência ambiental e cultural;

 Projeto Social Distribuindo Amor: Exercício da cidadania, ética e amor ao próximo. 5.2.2 Dificuldades encontradas:

 IEP Capacitar: Nenhuma dificuldade encontrada;

 Fórum IEP de Sustentabilidade: Locomoção dos jovens até o local do evento;

 Projeto Social Distribuindo Amor: Locomoção rota até o local da aula de campo. 5.2.3 Sugestão para a superação das dificuldades:

 Locais mais acessíveis e transportes para transportar os jovens. 5.2.4 Intervenções Pedagógicas realizadas:

 Aplicações de medidas disciplinares, devido faltas sem justificativas, atrasos e comportamentos em geral.

5.2.5 Quantidade de Atendimentos SOE:

 05 (cinco) atendimentos.

5.2.6 Interlocução com o CREAS/ CRAS/CAPS

(16)

5.3 NÚCLEO FORTALEZA

A turma varejo 03 no dia 05/11/18 realizaram doação de alimentos e momento recreativo com as crianças da Casa de Apoio Cristo Rei. Os alunos interagiram bem com as crianças e depois relataram o quanto foi bom pra eles doarem um pouco da sua atenção e carinho para as crianças.

Turma cobrador 20, os alunos colocaram como plano de ação a realização de palestras para arrecadação de alimentos a serem doados. Na aula do dia 28/11/18, os alunos convidaram Engenheiras Luana Viana de Paula Cabral e Lara Maria de Sousa Barroso da Empresa Certare Engenharia e Consultoria (apoiadora do projeto), para ministrarem uma palestra beneficente com o tema Mobilidade Urbana.

(17)

Turma Comércio 02 Conheceram o processo produtivo da Empresa Amêndoas do Brasil. A empresa possui a certificação FSSC 22.000, maior selo de segurança alimentar disponível no mercado hoje.

(18)

5.3.1 Resultados Obtidos com a realização das atividades:

 Superação

5.3.2 Dificuldades encontradas:

 Responsabilidade

5.3.3 Sugestão para a superação das dificuldades:

5.3.4 Intervenções Pedagógicas realizadas:

5.3.5 Quantidade de Atendimentos SOE:

 Foram realizados 48 atendimentos.

(19)

5.4 NÚCLEO MARACANAÚ

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO 07

Ministrada pela professora Viviane Araújo, a disciplina de Departamento Pessoal.

Tem como principal objetivo, expandir o conhecimento dos jovens, preparando os mesmos não só para o mercado de trabalho, mas também para a vida.

A disciplina aborda pontos importantes, Recrutamento, seleção e treinamento,

Admissão, registro e contrato de trabalho, Necessidades legais, Pacotes de benefício, Dissídios e reajustes. Para comemorar o término da disciplina, todos se reunirão e fizeram um lanche coletivo e um amigo secreto.

(20)

ALIMENTADOR DE LINHA DE PRODUÇÃO 25

Ministrada pela professora Viviane Araújo, a disciplina de Raciocínio Logico.

Tem como principal objetivo, expandir o conhecimento dos jovens, preparando os mesmos não só para o mercado de trabalho, mas também para a vida.

A disciplina aborda pontos importantes, O raciocínio lógico está ligado a conceitos capazes de organizar e clarear as situações cotidianas, preparando os jovens para circunstâncias mais complexa como Negociar, Gerenciar e Liderar.

(21)

5.4.1 Resultados Obtidos com a realização das atividades:

5.4.2 Dificuldades encontradas: Não foram encontradas dificuldades.

5.4.3 Sugestão para a superação das dificuldades: Sem sugestões.

5.4.4 Intervenções Pedagógicas realizadas: Não houve intervenções.

5.4.5 Quantidade de Atendimentos SOE: Não houve atendimentos.

5.4.6 Interlocução com o CREAS/ CRAS/CAPS Não houve encaminhamentos

(22)

5.5 NÚCLEO CAUCAIA

Neste mês a turma de Turismo e Hospitalidade está vendo a disciplina de organização de eventos, onde os mesmos estão desenvolvendo a confraternização do final do ano do núcleo IEP Caucaia.

Este mês a turma de assistente administrativo 09 participou da última aula Espaços Mundos Desafio, onde

foi trabalho os desafios e medos dos

(23)

A turma de Alimentador de Linha de Produção 04 este mês participou da aula do mundo do EU, que os levou a uma reflexão de atitudes e atos dentro do nosso dia a dia.

Os aprendizes da turma de Alimentador de Linha de Produção 05 este mês apresentaram ideias de como podemos cuida da preservação do equilíbrio do meio ambiente. Dentro de sala de aula os mesmos apresentaram palestras e peças para conscientizar a população ao cuidado com o meio ambiente.

(24)

5.5.1 Resultados Obtidos com a realização das atividades:

Os jovens desenvolveram a superação. 5.5.2 Dificuldades encontradas:

As dificuldades encontradas pelos jovens foi o fato dos mesmos não acreditarem em si e em sua capacidade. 5.5.3 Sugestão para a superação das dificuldades:

Em cada sala foi proposto uma roda de conversa para que cada jovem tivesse a oportunidade de expressar as suas dificuldades e medos enfrentados pela vida.

5.5.4 Intervenções Pedagógicas realizadas:

A Gestora de Espaços Mundos Flavia Soares, realizou as intervenções coletivamente com as turmas, e os educandos que se destacaram com maiores dificuldades foi realizada uma intervenção individual.

5.5.5 Quantidade de Atendimentos SOE:

Neste mês 02 atendimentos do SOE foi aplicado. 5.5.6 Interlocução com o CREAS/ CRAS/CAPS

(25)

5.1 NÚCLEO MORADA NOVA

Foi realizado no polo as seguintes atividades em novembro de 2018:

Uma visita ao IFCE campos de Morada Nova com a turma de Costura de Calçados 01, para participar da semana da segurança do trabalho. O tema trabalhado foi “deveres/direitos trabalhista”.

Foi feita uma apresentação para turmas de Alimentador de Linha de Produção 13 e Alimentador de Linha de Produção 10 de palestra sobre, “ a nova reforma trabalhista”, “ a importância do domínio da tecnologia” e “o perfil do profissional atual”. Pela turma de Alimentador de Linha de Produção 11 E Alimentador de

(26)

Foi realizada a colação de grau da turma de Alimentador de Linha de Produção 09 dia 28/11/2018.

(27)

5.6.1 Resultados Obtidos com a realização das atividades:

19 jovens participaram de uma palestra com 02 advogados no IFCE de Morada Nova sobre o tema “ nova reforma trabalhista”. Os alunos tiveram a oportunidade de adquirir conhecimentos, tira dúvidas sobre o tema.

48 jovens trocaram experiência de apresentação de seminários sobre os seguintes tema. “ O perfil do profissional da atualidade”, “a importância do profissional dominar a tecnologia” e “ o que muda com a reforma trabalhista”. Além de trabalhar a pratica de apresentações o aluno aumentar seu conhecimento sobre temas importante para seu crescimento profissional. A efetivação de 15 jovens da turma de ALP09 da empresa Coopershoes.

5.6.2 Dificuldades encontradas:

Alguns Alunos cumprirem os horários.

Os notebooks que está núcleo tem um problema na presilha que abrem e fecham. A falta de uma sala de computação para que não precisarmos manusear tanto os nets.

5.6.3 Sugestão para a superação das dificuldades:

Aplicação de advertências e as empresas deixarem claro que esse é um critério para efetivação também. Ter uma sala de informática.

Não abrir e fechas o nets(isso já estamos colocando em pratica).

5.6.4 Intervenções Pedagógicas realizadas:

Foi realizado atendimentos com os jovens sobre os respectivos assuntos:

 Falta sem justificativas;

 Atrasos;

5.6.5 Quantidade de Atendimentos SOE:

(28)

5.6.6 Interlocução com o CREAS/ CRAS/CAPS Não houve interlocução esse mês.

6. TECNOLOGIA SOCIAL ESPAÇOS MUNDOS

Espaços Mundos se apresenta como uma Tecnologia Social desenvolvida pelo IEP com foco na arte e cultura que estimula nossos educandos a serem líderes e atuarem como profissionais multiplicadores de transformações. Fazemos isso através do desenvolvimento de habilidades e competências comportamentais numa perspectiva crítica, ética, lúdica, criativa, artística e profissional.

O Relatório Mensal dos Espaços Mundos contém as atividades desenvolvidas, o relato das aulas com a reflexão dos educandos, os resultados obtidos nas aulas, os pontos positivos e os de melhoria observados durante a condução do trabalho, o comportamento e a recepção dos jovens perante as aulas, registro de depoimentos e registro fotográfico do processo.

O educador precisa salientar a modificação do comportamento dos educandos.

Os princípios comportamentais são essências na metodologia aplicada e vivida no Instituto de Educação Portal - IEP apresentados na sala de aula por uma questão de ordem didática. Manifesta-se como um todo, interagindo em função de uma prática de transformação humana.

Seguindo as diretrizes surgidas com o crescimento do IEP bem como das novas parcerias firmadas e modelo de administração praticado pela instituição, passamos a disponibilizar nossos relatórios mensais de atividades apresentados mensalmente em nossas reuniões de equipe. Os mesmos são disponibilizados para consulta para Parceiros e Sociedade Civil em nosso Site

(29)

6.1 NÚCLEO PACAJUS

6.1.1 Principais Atividades

6.1.1.1 Relato de Aula

Turma: Assistente Administrativo XIV Turno: Tarde

Núcleo: Pacajus - Sede Mundo: Espiritual

Objetivo: Compaixão, Generosidade e Tolerância. Arte Educador: Berlando Silva

Relato de Aulas

As aulas foram direcionadas em dois momentos, primeiro para finalização do processo final do IEP Voluntários 2018, segundo na aplicação do combo titulado com “Pessoas que Inspiram” abordando as personalidades que inspiram diversas pessoas no mundo a mudarem sua vida e transformarem suas realidades. Percebemos que durante a aula, as dificuldades de alguns jovens foram em reconhecerem as pessoas colocadas em ênfase e principalmente o conhecimento sobre as suas histórias, contribuição social e humana. Acreditamos que as boas referências ajudam na construção do caráter de um jovem.

Então, realizamos o estudo e pesquisas históricas sobre cada personalidade e sua contribuição social, ao final foram apresentadas de forma lúdica e participativa em sala, proporcionando assim a troca de informações e conhecimento.

6.1.1.2 Depoimento dos jovens

“Fazer um trabalho social é ajudar outras pessoas, é algo que não conseguimos explicar. Durante esse dois meses sentimos isso na pele e confesso que estou ansiosa para

apresentação na Assembleia Legislativa” Letícia M. (Projeto IEP Voluntários)

(30)

Como você se senti estudando um pouco sobre as histórias dessas personalidades mundiais? “Eu vejo o que eles fizeram, e analiso que foi algo muito além do seu tempo, eles tiveram

coragem de fazer a diferença”. Lucas S. ( Combo)

6.1.1.3 Competências desenvolvidas

Compaixão, Generosidade e Tolerância.

6.1.2 Resultados Mensais

6.1.2.1 Resultados Obtidos com a realização das atividades

As atividades foram desenvolvidas com sucesso. Os jovens se motivaram a desenvolver as pesquisas de maneira séria e responsável. A socialização ao final em grupo envolveu a todos os educandos e professores de uma forma fantástica.

6.1.2.2 Dificuldades encontradas

Os jovens mostram um potencial de insegurança e timidez.

6.1.2.3 Sugestão para a superação das dificuldades

A Tecnologia Social Espaços Mundos está desenvolvendo um plano de atividades específicos para trabalhar a insegurança, a iniciativa e a valorização dos educandos para um melhor rendimento.

6.1.2.4 Intervenções Pedagógicas realizadas

Não houve ocorrência.

6.1.2.5 Quantidade de Atendimentos SOE

Não houve ocorrência.

6.1.2.6 Interlocução com o CREAS/CRAS/CAPS

A interlocução neste núcleo ainda está em fase finalização. Foi realizada reunião com a STDS de Pacajus e Horizonte para articular parceria. Aguardando retorno de ambas as secretarias.

(31)

FOTOS

Apresentação do Projeto CuidPet – IEP Voluntários Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.

Grupos de Pesquisas – Personalidade: Malala Yousafzai Apresentação de Grupos – Equipe 01

(32)

6.2 NÚCLEO EUSÉBIO

6.2.1 Principais Atividades

6.2.1.1 Relato de Aula

Turma: Alimentador de Linha de Produção 17 Turno: Manhã

Núcleo: Eusébio

Mundo: Espiritual/Família

Objetivo: Refletir sobre a Fé e o verdadeiro significado de Família Arte Educador: Fabíola Alexandrino

Relato de Aulas

As aulas relacionadas ao Mundo Espiritual foram destinadas a refletir sobre a importância da Fé em todos os momentos de nossas vidas. Promoveu-se o compartilhamento das experiências de Fé vividas pelos educandos no seio familiar. Foram relatadas muitas situações relacionadas a doenças, desemprego e

(33)

separação de pais. Para ilustrar a reflexão sobre o tema, foi exibido o filme “À Procura da Felicidade” a partir do qual são gerados vários questionamentos: “No que eu acredito?”, “Como costumo agir diante de uma dificuldade?”, “Como tenho exercido a minha Fé?”.

Já no Mundo Família, as aulas têm sido direcionadas ao planejamento e execução do Projeto “Ser Jovem não tem Idade” que visa levar aos idosos do Município de Eusébio um pouco mais de qualidade de vida, através de atividades recreativas, exercícios físicos e alimentação saudável. No dia 22 de novembro realizamos a primeira ação no Centro de Convivência do Idoso do Parque Havaí.

6.2.1.2 Depoimento dos jovens

“O projeto foi muito bom por saber que eu estava preenchendo um vazio na vida deles, que era recebendo o amor e a atenção de alguém. Todos, não importa a idade, tem a necessidade de se sentir amado, se sentir

importante. Foi um exemplo na vida real de empatia”. Mário Anderson Rodrigues.

(34)

6.2.1.3 Competências desenvolvidas

Compaixão, Generosidade, Justiça e Tolerância. Empatia, Respeito, Dignidade e Solidariedade.

6.2.2 Resultados Mensais

6.2.2.1 Resultados Obtidos com a realização das atividades

As atividades foram desenvolvidas de forma satisfatória. Especialmente em relação ao planejamento e execução do Projeto “Ser Jovem não tem Idade”, os educandos demonstraram um maior empenho em participar. Após a primeira ação, percebeu-se que as reflexões feitas anteriormente sobre o verdadeiro significado de Família foram ainda mais amadurecidas nos jovens, pois eles perceberam que existem muitas pessoas que precisam de amor e atenção e que família vai além dos laços de sangue.

6.2.2.2 Dificuldades encontradas

Alguns jovens demonstraram um pouco de timidez e insegurança durante a realização da primeira ação do Projeto “Ser Jovem não tem Idade”. Por se tratar do primeiro contato com esse público, alguns alunos interagiram pouco com os idosos. No entanto, reconheceram a importância dos benefícios do projeto realizado.

6.2.2.3 Sugestão para a superação das dificuldades

Sugiro que durante todo o contrato, os jovens possam exercitar ações sociais que ajudem a desenvolver habilidades como boa comunicação, trabalho em equipe, organização, empatia, entre outras.

6.2.2.4 Intervenções Pedagógicas realizadas

 Foi realizada uma intervenção com a realização de uma palestra do Instituto Bia Dote sobre prevenção ao suicídio para as turmas ADM 23,26 E ALP 15 e 16.

 Foi realizando um atendimento (SOE) com o Jovem Gabriel da Silva da Turma ALP 15, na ocasião o jovem externalizou acerca de conflitos familiares, que promove ansiedade, insegurança, ausência de culpa, baixa autoestima e falta de amigos. Para o jovem hoje, fazer do IEP e uma esperança e um resgate da sua vida, pois acredite que tudo e possível para aqueles que acreditam.

(35)

6.2.2.5 Quantidade de Atendimentos SOE

Não houve nenhuma ocorrência registrada.

6.2.2.6 Interlocução com o CREAS/CRAS/CAPS

A interlocução neste núcleo ainda está em fase finalização.

6.3 NÚCLEO FORTALEZA

6.3.1 Principais Atividades

6.3.1.1 Relato de Aula

Turma: Assistente Administrativo 28 Turno: Tarde

Núcleo: Fortaleza Mundo: Desafio

Objetivo: Desenvolver senso de cooperação, autoestima e flexibilidade. Arte Educador: Assis Lima

(36)

Relato de Aulas

No inicio das atividades enunciamos as competências a serem desenvolvidas, contextualizando o conteúdo ao ambiente organizacional, assim pudemos perceber os desafios enfrentados precisamente no ato relacional.

Em seguida, os educandos receberam os desafios, ou seja, de construir formações de pirâmides, brinquedos acrobáticos, na prática logo sentiram as primeiras dificuldades; falta de confiança e

desconcentração.

Gradativamente, foram entendendo que é necessário planejamento, o respeito ao próximo e que o fundamento para o sucesso coletivo esta relacionado ao equilíbrio emocional, concluo que todo processo de aprimoramento comportamental resultou significativamente.

(Brinquedos acrobáticos - Liderança Estratégica – concentração)

(Jogos cooperativos - Liderança Estratégica – concentração)

6.3.1.2 Depoimento dos jovens

No mundo do desafio mostra que precisamos uns dos outros e que isso facilita algumas atividades na vida pessoal ou profissional, ter coragem e confiar em si, ter controle e paciência aliada a uma resistência física trabalhada, podem auxiliar e melhorar a vida.

(37)

6.3.1.3 Competências desenvolvidas

Cooperação, autoestima, superação, flexibilidade.

6.3.2 Resultados Mensais

6.3.2.1 Resultados Obtidos com a realização das atividades

As atividades foram desenvolvidas com sucesso. Os jovens se motivaram a desenvolver os desafios lançados, no final resultou produtivamente.

6.3.2.2 Dificuldades encontradas

No início da aula identificamos uma breve resistência ou falta de credibilidade/desvalorização da metodologia de alguns.

6.3.2.3 Sugestão para a superação das dificuldades

Foi reforçada a importância da participação e auto responsabilidade, que todos ali precisam assumir uma postura profissional, que o papel da tecnologia é o desenvolvimento comportamental, que ações de inflexibilidade ou ingratidão revelam um perfil inadequado para o mercado de trabalho.

6.3.2.4 Intervenções Pedagógicas realizadas

Assim que a jovem, que influenciava destrutivamente, foi identificada, buscamos para conversar e assim esclarecer, definindo o grau de importância das atividades, principalmente para a construção pessoal e profissional.

6.3.2.5 Quantidade de Atendimentos SOE

4 Atendimentos.

6.3.2.6 Interlocução com o CREAS/CRAS/CAPS

Não houve nenhum encaminhamento.

6.4 NÚCLEO MARACANAÚ 6.4.1 Principais Atividades 6.4.1.1 Relato de Aula Turma: ADM 08 Turno: Tarde Núcleo: Maracanaú

(38)

Mundo: Mundo Arte e cultura/Comunicação

Objetivo: Sensibilizar os educandos a consciência de si através da arte e promover a oportunidade de expressarem seus sentimentos, comunicando de forma criativa.

Arte Educador: Regina Marcos

Relato de Aulas

Ao introduzir a aula foi apresentado o mundo arte e cultura/ Comunicação, suas competências e a avaliação de competências dos educandos.

Posteriormente, através de várias atividades de desenvolvimento humano os educandos tiveram a oportunidade de trabalhar e desenvolver várias competências e habilidades de melhor se comunicar. Posteriormente, através da arte, eles foram desafiados a colocar em uma folha em branco seus sentimentos. Em uma roda de conversa, eles explicaram para a turma o seu desenho e o que estavam sentindo no momento.

O mundo arte e cultura/Comunicação possibilitou aos educandos trabalharem seus sentimentos e consequentemente seu comportamento através da comunicação. O mundo possibilitou à consciência de si, de comportamentos e atitudes que atrapalham no ambiente de trabalho, os educandos puderam enxergar melhor seus limites e o que precisavam melhorar em sua comunicação.

(39)
(40)

6.4.1.2 Depoimento dos jovens

[Depoimento de um jovem]

“As aulas de mundo arte e cultura/comunicação são muito proveitosas, pois nos proporciona que de alguma forma que expressemos nossas emoções. É um momento com nós mesmos, essa

aula nos da essa liberdade, é até um escape”. Ellen Vitória

6.4.1.3 Competências desenvolvidas Comunicação Oral e Criatividade.

6.4.2 Resultados Mensais

6.4.2.1 Resultados Obtidos com a realização das atividades

Os jovens obtiveram um ótimo desempenho diante as reflexões proporcionadas pelas atividades ofertadas pela Tecnologia Social Espaços Mundos que estimulou o autoconhecimento nos jovens, buscando cultivar a afetividade, a comunicação oral e a criatividade.

6.4.2.2 Dificuldades encontradas

Os jovens mostram um potencial de insegurança, a iniciativa e a valorização preocupantes em seus desenvolvimentos.

6.4.2.3 Sugestão para a superação das dificuldades

A Tecnologia Social Espaços Mundos está desenvolvendo um plano de atividades específicos para trabalhar a insegurança, a iniciativa e a valorização dos educandos para um melhor rendimento.

6.4.2.4 Intervenções Pedagógicas realizadas

Foi realizado atendimento com a aluna Antonia Ingrid Furtado, da turma ALP 25. A jovem relatou que está se sentido muito bem com a psicoterapia. A aluna está tendo atendimento psicoterapêutico com a psicóloga Iris no núcleo da Fametro.

(41)

6.4.2.5 Quantidade de Atendimentos SOE

1 atendimento.

6.4.2.6 Interlocução com o CREAS/CRAS/CAPS

A interlocução neste núcleo ainda está em fase finalização.

6.5 NÚCLEO CAUCAIA

6.5.1 Principais Atividades

6.5.1.1 Relato de Aula

Turma: Alimentador de Linha de Produção 03 Turno: Manhã

Núcleo: Caucaia Mundo: Desafio

Objetivo: Trabalhar a resiliência, superação, limites e tomadas de decisão. Arte Educador: Berlando Silva

Relato de Aulas

Ainda em continuidade com processo do Mundo do Desafio buscamos direcionar as atividades para realização do projeto IEP- Voluntários 2018, incentivando e mobilizando os jovens para criação e elaboração de projetos sociais sustentáveis baseados nos 17 ODS. Introduzimos a aula com capacitação em seguida apresentação do edital, realizamos também uma sondagem (avaliação) com os jovens acompanhada com exercício de planejamento e desenvolvimento de projetos. Em breve estaremos executando a primeira ação do Projeto.

(42)

6.5.1.2 Depoimento dos jovens

“Durante toda a minha adolescência eu sempre estive envolvido com projetos sociais, mas foi no trabalho missionário (igreja) que esse desejo cresceu, hoje conhecemos um pouco sobre o IEP voluntários e espero

que possamos contribuir”. Davi S.

6.5.1.3 Competências desenvolvidas

Competências trabalhadas: autoestima; senso cooperativo; auto responsabilidade e voluntariado.

(43)

6.5.2.1 Resultados Obtidos com a realização das atividades

Durante o processo foi notório o envolvimento crítico e social de todos para buscar soluções e formas de melhorar o quadro atual e social da sua comunidade, gerando assim uma responsabilidade coletiva e humana.

6.5.2.2 Dificuldades encontradas

Infelizmente hoje e fato, o quadro de violência e insegurança permeia a região do entorno do núcleo de Caucaia, assim o receio de deslocamento para a realização das ações de muitos dos jovens, professores e equipe pedagógica e real.

6.5.2.3 Sugestão para a superação das dificuldades

Buscar junto com poder publico mais segurança para os nossos jovens, conscientizar sobre os perigos que nos rodeiam e buscar mais atenção.

6.5.2.4 Intervenções Pedagógicas realizadas

Não houve registro de Intervenções.

6.5.2.5 Quantidade de Atendimentos SOE

6.5.2.6 Interlocução com o CREAS/CRAS/CAPS

6.6 NÚCLEO MORADA NOVA

6.6.1 Principais Atividades

6.6.1.1 Relato de Aula Turma: ALP13

Turno: Manhã

Núcleo: Morada Nova – Sede Mundo: Desafio

Objetivo: Proporcionar experiências e desafios aos educandos para que desenvolvam a resiliência e trabalho em equipe. Valorizando e respeitando as limitações de cada sujeito.

(44)

Relato de Aulas

No Mundo Desafio os educandos vivenciaram atividades que desenvolvessem a confiança, o trabalho em equipe, a resiliência. Neste mês especificamente trabalhamos com os brinquedos acrobáticos.

Trabalhamos atividades que estimulavam a paciência e concentração, integrando todos em um grupo só para as produções futuras. Todas as atividades que antecediam foram dirigidas por mim, em seguida dividimos os educandos para as próximas atividades.

No primeiro momento as atividades foram direcionadas para duplas, as mesmas criariam acrobacias de maneiras criativas. Em seguida passamos para quartetos, sextetos entre outro. As equipes se reuniam e criavam seus brinquedos acrobáticos para ser apresentado ao coletivo.

Em alguns é momento perceptível a insegurança e desmotivação de alguns educandos no decorrer das atividades.

(45)

6.6.1.2 Depoimento dos jovens

“A aula de hoje foi gratificante, importante e produtiva para o nosso corpo em geral, propôs o desenvolvimento de habilidades e interação para com o próximo. Foi estimulado o trabalhamos em equipe

para conseguir o objetivo desejado”. Francisco Reginaldo N. Pinheiro.

“Mundo Desafio, como o nome já diz, nos “desafia” a tentar e acreditar que podemos conseguir superar os limites de nosso corpo, as barreiras da vida. Nos incentiva a acreditarmos em nós mesmos. Colabora para o

trabalho em equipe, onde as atividades só podiam ser concluídas se todos trabalhassem juntos.”. A vida é cheia de desafios, mas devemos encarar cada um como apenas “mais um ser a vencido”.

Lucilanio Gomes de Sousa.

6.6.1.3 Competências desenvolvidas

Superação, Autoestima e Senso cooperativo.

6.6.2 Resultados Mensais

6.1.2.1 Resultados Obtidos com a realização das atividades

As atividades foram desenvolvidas com sucesso. Os jovens se motivaram a desenvolver os brinquedos acrobáticos com eficiência, desempenhando suas funções de acordo com cada competência.

6.1.2.2 Dificuldades encontradas

Os jovens demonstram um potencial de insegurança, a iniciativa para a busca da produção da atividade.

6.1.2.3 Sugestão para a superação das dificuldades

A Tecnologia Social Espaços Mundos está desenvolvendo um plano de atividades específicos para trabalhar a insegurança, a iniciativa dos educandos para um melhor rendimento.

(46)

A Coordenação Acadêmica e a Tecnologia Social Espaços Mundos estão articulando uma intervenção nas turmas mencionadas com foco na valorização da educação ofertada.

6.6.2.5 Quantidade de Atendimentos SOE

Não houve nenhuma ocorrência de SOE.

6.6.2.6 Interlocução com o CREAS/CRAS/CAPS

Está em processo de finalização.

7. EVENTOS FORMATIVOS/ INTERVENÇÃO ESPAÇOS MUNDOS

Fórum IEP de Sustentabilidade

OBJETIVO: conclamar prefeituras, empresas privadas, terceiro setor, instituições de ensino superior e sociedade civil para que, juntos, trabalhem em prol dos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, um compromisso da ONU em parceria com 192 países que realizam ações e projetos para alavancar os indicadores sociais.

METODOLOGIA UTILIZADA: O fórum consiste em uma programação diversificada com palestras, oficinas, feira de stand, mostra criativa e o caminho sustentável.

DIA/HORÁRIO/PERIODICIDADE: 08 e 09 de novembro. PÚBLICO-ALVO: O evento é aberto à comunidade.

FORMA DE ACESSO: Através de inscrição no site do Fórum. NÚMEROS DE ATENDIDOS: 1500 credenciados.

METAS PROGRAMADAS:

(47)

METAS EXECUTADAS:

1.500 credenciados, 20 expositores, 1.100 quilos de alimentos não perecíveis arrecadados. INTERLOCUÇÃO COM CRAS E CREAS: A interlocução ainda está em fase de finalização.

ABRANGÊNCIA TERRITORIAL; O evento acontece em Fortaleza, porém recebe público de cidades circunvizinhas e de outros estados.

RESULTADOS OBTIDOS A PARTIR DA ATIVIDADE REALIZADA:

1.500 credenciados, 20 expositores, 1.100 quilos de alimentos não perecíveis arrecadados para orfanatos e instituições carentes e, não obstante, palestrantes e oficinas de alto nível que trataram do tema sustentabilidade.

PARCERIAS: Evento realizado através de Patrocinadores. DIFICULDADES ENCONTRADAS: Não houve ocorrência.

PROPOSTA PARA SUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES: Não houve ocorrência.

RECURSOS HUMANOS (PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS NA ATIVIDADE) - NOB – RH:

Diretoria, Equipe de Marketing, Equipe de Patrimonial, Educandos, Arte Educador, Professores e Coordenação Pedagógica, Assistente de Coordenação Pedagógica e demais missionários IEP.

ORIGEM DOS RECURSOS FINANCEIROS (CONVÊNIOS E/OU PARCERIAS), RESPECTIVAS DESPESAS E SE EXISTE COBRANÇA DOS PARTICIPANTES DOS ATENDIDOS;

(48)
(49)

TRILHAS REALIZADOS NO PERÍODO

(50)
(51)

7.INDICADORES DO PERÍODO (01/11/2018 a 30/11/2018) UNIDADE QTD. DE APRENDIZES EM CURSO PERCENTUAL DE EVASÃO PERCENTUAL DE EFETIVAÇÃO MÉDIA DE FREQUÊNCIA PACAJUS 139 13,8% 8,2% 86,2% EUSÉBIO 263 9,5% 7,5% 95,3% FORTALEZA 293 16,2% 2,9% 91,5% MARACANAÚ 152 7,2% 4,1% 97,4% CAUCAIA 124 3,0% 0,5% 96,8% MORADA NOVA 174 4,9% 2,2% 99,4% RESULTADOS 1145 9,1% 4,2% 94,4%

(52)

“ Educação não transforma o mundo. Educação muda as

pessoas. Pessoas transformam o mundo. ’’

Paulo Freire

Referências

Documentos relacionados

Dessa forma, o presente tópico pretende analisar questões basilares acerca da relação jurídica que se forma entre o causídico, que atua na qualidade de profissional liberal, e

Na fachada posterior da sede, na parte voltada para um pátio interno onde hoje há um jardim, as esquadrias não são mais de caixilharia de vidro, permanecendo apenas as de folhas

Podem treinar tropas (fornecidas pelo cliente) ou levá-las para combate. Geralmente, organizam-se de forma ad-hoc, que respondem a solicitações de Estados; 2)

O CES é constituído por 54 itens, destinados a avaliar: (a) cinco tipos de crenças, a saber: (a1) Estatuto de Emprego - avalia até que ponto são favoráveis, as

A escolha do tema foi centrado em Custos – atentando para a forma de mensuração e os reflexos nos resultados com fins gerenciais - nascendo do bojo das

Quando se suspeita de lima deficiência de cobre em animais, esta deve ser confirmada pelo diagnóstico diferencial e por análises químicas de sangue ou fígado dos ani- mais

the operational approach to generalized Laguerre polynomials as well as to Laguerre-type exponentials based on our results from [ 3 ] and [ 4 ] about a special Appell sequence

Feitiço do Segredo: deposita um segredo numa pessoa de confiança, essa pessoa fica deposita um segredo numa pessoa de confiança, essa pessoa fica sendo o "Fiel do sendo o