• Nenhum resultado encontrado

Relatório estágio profissional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório estágio profissional"

Copied!
29
0
0

Texto

(1)

F

ACULDADE DE

C

IÊNCIAS

M

ÉDICAS

U

NIVERSIDADE

N

OVA DE

L

ISBOA

RELATÓRIO

FINAL

MESTRADO

INTEGRADO

EM

MEDICINA

Daniel Alexandre Candeias Faria

2008064

Ano 2013/2014

(2)

1

Índice

1. Introdução ... 2

2. Objetivos Gerais ... 2

3. Síntese das Atividades Desenvolvidas ... 2

3.1. Informações Gerais ... 2

3.2. Saúde Mental ... 3

3.3. Medicina Geral e Familiar ... 3

3.4. Pediatria ... 4 3.5. Ginecologia-Obstetrícia ... 5 3.6. Cirurgia Geral ... 6 3.7. Medicina Interna ... 6 3.8. Opcional: Cardiologia ... 7 4. Análise Crítica ... 8 5. Anexos ... 10

(3)

2

1. Introdução

O presente relatório tem como finalidade descrever e analisar o ano profissionalizante (6º ano) do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) da Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa. Assim, serão apresentados, inicialmente, os objetivos gerais que foram tomados como prioritários com base nas metas delineadas no Plano de Estudo de 2011 (Despacho nº 10378/2011 de 17 de agosto, DR nº 157, 2ª série). Seguidamente, será feita uma síntese das atividades desenvolvidas ao longo de cada estágio parcelar, assim como dos respetivos objetivos específicos. Por fim, o relatório fecha com uma análise crítica sobre o desempenho ao longo do ano e, em anexo, serão apresentados os elementos considerados relevantes na formação profissionalizante.

2. Objetivos Gerais

Desde o início do ano letivo que a atividade desenvolvida foi de encontro aos seguintes objetivos: (1) Desenvolvimento de autonomia na abordagem ao doente; (2) Integração na rotina diária dos serviços; (3) Reconhecimento da interação entre os diferentes profissionais de saúde na prestação de cuidados; (4) Consolidação e aplicação dos conhecimentos teóricos adquiridos previamente; (5) Desenvolvimento de relações interpessoais; (6) Conciliação entre os estágios e o estudo para a Prova Nacional de Seriação.

3. Síntese das Atividades Desenvolvidas

3.1. Informações Gerais

O ano profissionalizante decorreu entre 18 de Setembro de 2013 e 6 de Junho de 2014 e foi distribuído, por ordem de atividades, por quatro semanas de Saúde Mental, quatro semanas de Medicina Geral e Familiar, quatro semanas de Pediatria, quatro

(4)

3

semanas de Ginecologia e Obstetrícia, oito semanas de Cirurgia Geral, oito semanas de Medicina Interna e duas semanas de um estágio opcional, Cardiologia.

3.2. Saúde Mental

O estágio parcelar de Saúde Mental permitiu integrar vários blocos de aprendizagem nas suas vertentes de Consulta Externa (Psiquiatria de adultos e Pedopsiquiatria), Unidade de Internamento, Serviço de Urgência (Hospital Santa Maria), Hospital de Dia e Hospital de Ligação.

Foram considerados como principais objetivos: o “desenvolvimento dos conhecimentos e das capacidades de diagnóstico e intervenção clínica em Psiquiatria e Saúde Mental”; “situar o doente no seu contexto social, laboral e familiar”; e consolidar conhecimentos sobre a abordagem clínica e humana na relação médico-doente na Psiquiatria, assim como as diferenças e pontos comuns na sua vertente pediatra e de adultos.

Como trabalhos desenvolvidos destacam-se a colheita de duas Histórias Clínicas (Depressão major e Doença bipolar) e a apresentação de um seminário subordinado ao tema “Estado Confusional Agudo”, tendo sido posteriormente, a convite do Dr. Miguel Talina, convidado a realizar uma sessão formativa para os profissionais de saúde no auditório do Centro Reynaldo dos Santos, realizada no dia 26 de Março de 2014.

Foi também possível participar na organização da celebração do Dia Mundial da Saúde Mental, no auditório do Centro Reynaldo dos Santos, que consistiu num conjunto de palestras com destino a todos os profissionais de saúde da área de influência (vide anexos).

3.3. Medicina Geral e Familiar

Durante o estágio de Medicina Geral e Familiar (MGF) realizado na Amora, Seixal, foi possível contactar com uma população muito diferente daquela durante os estágios

(5)

4

em Lisboa. Dos objetivos definidos para o estágio, apontam-se os seguintes: “reconhecer as inter-relações entre fatores somáticos, psicológicos e sociais e a influência das interações entre os membros de uma família, na doença e no comportamento da doença” e “adotar uma abordagem sistémica centrada na pessoa.”

Neste estágio, foi possível participar na Consulta Programada de Adultos, Consulta do Dia, Consulta de Saúde Infantil, Consulta de Saúde Materna, Consulta de Planeamento Familiar, Consulta de Diabetes; e ainda contactar com o trabalho de enfermagem na Sala de tratamentos.

A maioria da população observada era proveniente da lista dos “sem médico de família” e, por isso, tinha apenas um contacto muito pontual ou inexistente com os cuidados de saúde. Assim foi interessante constatar o início do acompanhamento longitudinal dos doentes, em especial na promoção da saúde e prevenção de doença, nomeadamente através de alterações de hábitos menos saudáveis, algumas das quais com repercussão imediata na sua qualidade de vida.

3.4. Pediatria

No estágio de Pediatria, foram tomados como objetivos prioritários o “desenvolvimento de competências de diagnóstico e dos princípios gerais da atuação nas doenças mais comuns da criança e adolescente” e o “estabelecimento de comunicação com a criança ou adolescente, família e outros profissionais de saúde”.

Destaca-se o trabalho desenvolvido da Unidade de Cuidados Intensivos Pediátricos, onde reúne, num espaço singular, crianças e adolescentes com várias patologias médicas ou médico-cirúrgicas e caracterizada pela multidisciplinaridade exigida para uma abordagem integral da criança, havendo necessidade de contactos constantes com diversas especialidades e subespecialidades; e também a Consulta de Imunodeficiências Primárias, onde a grande particularidade e o fascínio existente em

(6)

5

torno deste tipo de patologias reside no facto da grande exigência de aptidões diagnósticas, conhecimentos e raciocínio clínico desafiantes, mas que, quando tratados e acompanhados adequadamente, o prognóstico em geral dos doentes é muito bom.

Para além da atividade anteriormente descrita, foi possível frequentar também o Serviço de Urgência e a Enfermaria. Por fim, foi possível participar nas reuniões de serviço e nas sessões clínicas do HDE.

Como trabalho realizado, destaca-se o seminário apresentado subordinado ao tema: “Síndrome de WHIM” e a colheita de uma História Clínica sobre uma criança com o diagnóstico de Doença de Kawasaki.

3.5. Ginecologia-Obstetrícia

No estágio parcelar de Ginecologia e Obstetrícia, foram tomados como objetivos principais: o desenvolvimento de autonomia e tomada de decisões clínicas em ginecologia e obstetrícia e o desenvolvimento de prática clínica em internamento.

Foi possível acompanhar e participar em várias atividades, nomeadamente: estar presente na Consulta de Diagnóstico Pré-natal, Consulta de Gravidez de Alto Risco, Consulta Externa de Ginecologia Geral, Consulta de Medicina da Reprodução; assistir a algumas técnicas como a ecografia ginecológica, obstétrica, colposcopia e histeroscopia; e estar presente no Bloco Cirúrgico da Maternidade Alfredo da Costa (MAC), com a equipa do HDE. Contudo, não foi possível frequentar a enfermaria de ginecologia, uma vez que esta não se encontrava em funcionamento no Hospital D. Estefânia. Por fim, no Serviço de Urgência (SU), na MAC, foi possível estar presente nas admissões e nas salas de parto, tendo assistido a vários partos eutócicos e distócicos.

Como trabalho desenvolvido, destaca-se a apresentação de um seminário relativo ao tema: “Contraceção e Doença Mental”.

(7)

6

3.6. Cirurgia Geral

As oito semanas do estágio de Cirurgia Geral dividiram-se em seis semanas de Cirurgia Geral e duas semanas de Gastrenterologia. Nestas, destacaram-se como objetivos prioritários: a “caracterização das situações clínicas mais comuns” e “observar/realizar procedimentos técnicos”, nomeadamente ao nível da pequena cirurgia. Ao longo das oito semanas, foi possível acompanhar principalmente a Consulta Externa e assistir às técnicas utilizadas em Gastroenterologia, assim como acompanhar o Dr. Hermano Garcia quer na Enfermaria, quer no Bloco Operatório, no qual foi possível participar em algumas cirurgias como 1º e 2º ajudante. A frequência do Serviço de Urgência foi limitada, o que se traduziu na falta de oportunidade para realizar procedimentos técnicos a este nível. Ao longo do estágio foi possível ainda frequentar as aulas teóricas e teórico-práticas, que, em opinião, foram descontextualizadas em relação a um estágio de cirurgia que se esperava mais profissionalizante.

Como trabalho realizado, destacam-se a apresentação de um caso-clínico sobre Síndrome de Lynch no mini-congresso e a realização, em colaboração com a Dra. Joana Nunes (Gastroenterologista), de um protocolo de atuação sobre “Critérios de Utilização do GCS-F no tratamento da neutropénia associada à terapêutica da Hepatite C”.

3.7. Medicina Interna

Dos objetivos específicos do estágio parcelar de Medicina, salienta-se: o desenvolvimento de destreza no raciocino clínico em situação de urgência e o aperfeiçoamento do exame objetivo. Ao longo do estágio foi possível usufruir de mais autonomia na Enfermaria, observar os doentes diariamente, realizando os respetivos exames objetivos e diários clínicos, e discutindo todos com a equipa. O facto de acompanhar a discussão de todos os doentes contribuiu para o desenvolvimento não

(8)

7

só de raciocínio clínico, mas também para a discussão ética de algumas situações, onde questões sobre o fim de vida ou a limitação de cuidados foram frequentes. Foi possível ainda acompanhar o Dr. Luís Dias na consulta externa de Risco Cerebrovascular, Diabetes e Medicina Interna.

Como trabalho realizado, destaca-se revisão teórica sobre “Psicoses Orgânicas na enfermaria de Medicina Interna”, na reunião clínica do serviço.

3.8. Opcional: Cardiologia

O objetivo principal na escolha deste estágio fundamentou-se essencialmente no aprofundar dos conhecimentos relativos à especialidade e contactar com algumas técnicas tanto imagiológicas como terapêuticas apenas existentes no Hospital da Luz.

Nestas duas semanas pude acompanhar o Prof. Dr. Nuno Cardim na Consulta Externa, na sala de Ecocardiografia e na sala de Provas de Esforço. Adicionalmente, no centro de Imagiologia, foi possível assistir à realização e interpretação de Ressonâncias Magnéticas Cardíacas e Angio-TC das artérias coronárias. No centro de Hemodinâmica, foi possível acompanhar o Dr. Francisco Machado na realização de coronáriografias diagnósticas e angioplastias com colocação de stents. No centro de Arritmologia, pude acompanhar e observar o Prof. Dr. Pedro Adragão na realização de ablações por radiofrequência em doentes com Taquicárdia por Reentrada no nódulo AV. Por fim, a convite do Prof. Dr. Nuno Cardim, foi possível colaborar na execução do Registo Nacional de Miocardiopatia Hipertrófica para fins de investigação, projeto que tem sido executado sobre a orientação e coordenação do mesmo.

(9)

8

4. Análise Crítica

Globalmente, considero que cumpri a maior parte dos objetivos pré-estipulados para os estágios parcelares deste ano profissionalizante, em que foi possível adquirir mais confiança e responsabilidade no exercício da arte da medicina. A relação tutor aluno 1:1 permitiu um ano fértil em aprendizagens, tendo adquirido e consolidado competências relativas a conhecimentos teóricos, atitudes e comportamentos profissionais.

Relativamente ao estágio opcional de Cardiologia, considero-o uma mais-valia nesta fase da formação, uma vez que me permitiu explorar uma área com a qual não tinha tido um contacto muito aprofundado e que, apesar de durar duas escassas semanas, foi bastante motivador e um contributo importante para a escolha futura de especialidade.

Como pareceres menos positivos e objetivos por concluir, destaco o estágio parcelar de Ginecologia e Obstetrícia. O encerramento da maternidade do HDE teve repercussão no acompanhamento dos alunos. Neste serviço, também não existia enfermaria em funcionamento, o que se traduziu numa lacuna na minha formação a esse nível. Concomitantemente, no estágio parcelar de Cirurgia Geral, não tive oportunidade de melhorar técnicas ao nível da pequena cirurgia, pois o tempo passado na urgência foi reduzido, quer pela organização interna do serviço de urgência do Hospital Beatriz Ângelo, quer pela distribuição dos alunos pelas atividades.

Infelizmente, a Medicina, do latim ars medicina - a “arte de curar”, tem-se tornado, ao longo dos anos, um conjunto de conhecimentos e valências de ordem técnica procedimental, descurando a compreensão da individualidade de cada ser humano. A referência a esta parte integral da arte médica nos livros de texto recomendados é

(10)

9

praticamente inexistente e cada vez mais se privilegia o conhecimento em lugar da sabedoria.

O reconhecimento da individualidade humana obriga a admissão de que as diretrizes da “medicina baseada na evidência” não deveriam ser definitivas, cabais ou irrevogáveis, mas sim sustentadas pelos princípios da humanidade e da moralidade. Neste contexto, não posso deixar de fazer referência às competências adquiridas naquela que foi uma componente extracurricular essencial, não só ao longo do último ano, mas ao longo dos seis anos, e que contribuiu de forma determinante para a minha experiência pessoal e profissional, a Tuna Médica de Lisboa. Nos diferentes cargos que ocupei dentro desta instituição, desenvolvi as chamadas “non-technical skills” - respeitantes a diálogo, liderança, trabalho de equipa, gestão de stress, gestão de conflitos e estabelecimento de relações interpessoais, que contribuirão no futuro para um melhor desempenho nas equipas médicas que vier a integrar como profissional de saúde.

Em conclusão, deixo aqui o meu eterno agradecimento a todos os professores, mestres, tutores e orientadores que, ao longo destes seis anos, me acompanharam e que, para além de me transmitirem valiosos conhecimentos teóricos e um pouco da sua experiência, me fizerem gostar cada vez mais do meu curso e futura profissão, e que demonstraram, pela sua conduta, exemplos que terei como referência ao longo da minha vida profissional.

(11)

10

5. Anexos

5.1. Distribuição dos estágios parcelares

Estágio Parcelar Data Local Tutor

Saúde Mental

18-09-2013 - 06-10-2013

Serviço de Psiquiatria

Hospital de Vila Franca de Xira Dr. Miguel Talina Medicina Geral e Familiar

07-10-2013 - 03-11-2013

Unidade de Saúde Familiar

Amora Saudável Dr. Vítor Veríssimo Pediatria

11-11-2013 - 08-12-2013

Unidade de Cuidados Intensivos

Hospital D. Estefânia Dr. João Neves Ginecologia-Obstetrícia

09-12-2013 - 19-01-2014

Serviço de Ginecologia-Obstetrícia

Hospital D. Estefânia Dra. Filomena Sousa Cirurgia Geral

27-10-2014 - 23-03-2014

Serviço de Cirurgia Geral

Hospital Beatriz Ângelo Dr. Hermano Garcia Medicina Interna

24-03-2014 - 25-05-2014

Serviço de Medicina 1.2

Hospital S. José Dr. Luís Dias Opcional: Cardiologia

26-05-2014 - 08-06-2014

Serviço de Cardiologia

(12)

11

5.2. Estágio de verão BESUp

(13)

12

(14)

13

(15)

14

(16)

15

(17)

16

5.7. Protocolo realizado sobre “Critérios de utilização do GCS-F no

(18)
(19)
(20)
(21)
(22)
(23)

22

5.8. Artigo Original Publicado na revista Open Journal of Genetics

intitulado: “Predominance of constitutional chromosomal

rearrangements in human chromosomal fragile sites” em Agosto de 2013

(24)
(25)
(26)
(27)
(28)
(29)

28

Referências

Documentos relacionados

• A integra¸c˜ao, pouco abordada na literatura, de t´ecnicas de gera¸c˜ao e controle de trajet´oria para robˆos m´oveis ominidirecionais com trˆes rodas, mostrando a

CONSELLERÍA DA PRESIDENCIA, ADMINISTRACIÓNS PÚBLICAS E XUSTIZA. Decreto __/____, de __________, polo que se crea e regula o rexistro profesional de socorrismo en

O presente Descritivo Técnico (DT) é o instrumento de harmonização das condições técnicas de desenvolvimento do campeonato das profissões a nível local,

O novo seria, então, o possível aumento de atitudes que desconsideram a ética, ou seja, condutas que desrespeitam o que deveríamos seguir no âmbito da esfera pública, levadas

As matérias exibidas e mapeadas por esse estudo podem ser levadas para dentro da sala de aula e discutidas com os alunos durante a aula de Educação Física,

não a escassez de recursos — pois muitos de- les possuíam grandes casas nas cidades —, é o que pode explicar esse aparente descaso em relação às suas casas rurais, i^or

El recorrido realizado permite ver con claridad que la noción de derecho como ideal normativo para la regulación de las relaciones sociales se llena de contenidos en la