• Nenhum resultado encontrado

PROGRAMA DE EXTENSÃO REANIMA: O SEXTO ANO CAPACITANDO LEIGOS EM REANIMAÇÃO CARDIOPULMONAR EM SANTA MARIA, RS.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROGRAMA DE EXTENSÃO REANIMA: O SEXTO ANO CAPACITANDO LEIGOS EM REANIMAÇÃO CARDIOPULMONAR EM SANTA MARIA, RS."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

PROGRAMA DE EXTENSÃO REANIMA: O SEXTO ANO CAPACITANDO LEIGOS EM REANIMAÇÃO CARDIOPULMONAR EM SANTA MARIA, RS.

Saúde. Coordenadora: Marinel MÓR DALL’AGNOL1 Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Autores: Francine BONDAN2; Luan CANTEIRO3; Amanda KLAJN4; Maria Clara LOVATO5; Carolina LAUDA6.

Resumo

Introdução: A parada cardiorrespiratória (PCR) é um evento grave, com alta mortalidade, decorrente principalmente de doenças cardiovasculares isquêmicas, em especial a doença arterial coronariana. Metade das paradas cardiorrespiratórias ocorrem na comunidade e está comprovado que se as pessoas iniciarem os procedimentos necessários imediatamente, podem diminuir em 30% a mortalidade até chegar ao hospital. Assim, o treinamento das pessoas que não são profissionais da saúde para o pronto reconhecimento e assistência às vítimas de PCR ocorrida na comunidade é importante, porque pode ajudar a salvar vidas. Objetivo: Relatar as atividades desenvolvidas pela equipe do Programa Reanima durante o ano de 2018, na cidade de Santa Maria, na região central do RS. Metodologia: O Reanima é coordenado pelo Dep. de Saúde Coletiva da UFSM e oferece capacitações teórico-práticas em reanimação cardiopulmonar (RCP) para oito escolas de ensino médio e para a comunidade em geral em locais públicos como feiras, praças e shoppings, além de demandas de públicos específicos como cursos técnicos e ONGs. Também atua na comunidade interna da UFSM. Além disso, está aberto a convites de todos os setores da sociedade. A ação iniciou em 2013, impulsionada pelo comprometimento cidadão de estudantes do curso de medicina, que sentiam a necessidade de dar um retorno à sociedade em fases precoces da graduação. As capacitações são teórico-práticas, com aula teórica, exposição de vídeo, aula prática com dramatização com torços para treinamento em RCP e distribuição de folheto informativo. Processos Avaliativos: paralelamente, é conduzida uma pesquisa epidemiológica com os alunos avaliando a efetividade do método educativo e uma pesquisa de opinião com as professoras nas escolas. Conclusões: A troca de saberes entre os integrantes do grupo e os participantes da capacitação é enriquecedora para ambas as partes, contribuindo tanto para a formação acadêmica como para a educação em saúde. Apoio FIEX e FIPE-UFSM.

Palavras-chave: ressuscitação; extensão universitária; parada cardíaca.

1 Marinel Mór Dall’Agnol, docente, Dep. Saúde Coletiva, medicina.

2-6 Francine Burtet Bondan, Luan Solei Flores Canteiro, Amanda Fernandes Klajn, Maria Clara Marramarco Lovato, Carolina Ponte Lauda, aluna(o), medicina.

(2)

2 Introdução

A parada cardiorrespiratória (PCR) é um evento grave, com alta mortalidade, decorrente principalmente de doenças cardiovasculares isquêmicas, em especial a doença arterial coronariana (DATASUS, 2012). Metade das paradas cardiorrespiratórias ocorrem na comunidade e está comprovado que se as pessoas iniciarem os procedimentos necessários imediatamente, podem diminuir em 30% a mortalidade até chegar ao hospital (LUND-KORDAHL, 2010). Assim, o treinamento das pessoas que não são profissionais da saúde para o pronto reconhecimento e assistência às vítimas de PCR ocorrida na comunidade é importante, porque pode ajudar a salvar vidas. (AMERICAN HEART ASSOCIATION, 2015) O Programa Reanima oferece capacitações em reanimação cardiopulmonar (RCP) para leigos na cidade de Santa Maria, na região central do RS, sob coordenação do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Ele norteia-se pelo princípio da indissociabilidade, uma vez que integra em sua prática a extensão à pesquisa e ao ensino. A ação contribui para a formação acadêmica dos envolvidos, uma vez que o Reanima reforça os conteúdos teóricos da disciplina urgência e emergência e os treina com o uso de manequins de RCP (pouco disponível no curso). Também oferece prática em todas as etapas de uma ação de Educação em Saúde que é um tema das disciplinas de Saúde Coletiva e Atenção Primária em Saúde. Ainda, estimula a avaliação científica das ações em saúde realizadas ao desenvolver, paralelamente, uma pesquisa que avalia a efetividade da ação, colocando em prática os conteúdos das disciplinas Epidemiologia I e II e Metodologia de Pesquisa I e II.

O objetivo deste artigo é relatar as atividades desenvolvidas pela equipe do Reanima, durante o ano de 2018 que correspondeu ao sexto ano de atuação desta ação extensionista.

Metodologia

O Reanima oferece capacitações em RCP para oito escolas de ensino médio, sorteadas de forma a incluir públicas e particulares, proporcionalmente ao total de instituições de ensino da cidade. Além das escolas, atende a comunidade em geral em locais públicos como feiras, praças e shoppings, além de estar aberto a convites de todos os setores da sociedade. As solicitações da comunidade são recebidas por meio de página no Programa

no Facebook (https://www.facebook.com/programareanima/). Também atua para a

(3)

3

A ação iniciou em 2013, impulsionada pelo comprometimento cidadão de estudantes do curso de medicina, que sentiam a necessidade de dar um retorno à sociedade em fases precoces da graduação (cursavam o quarto semestre da Medicina).

A estrutura da capacitação é teórico-prática, com duração de cerca de 1,5 horas. Para a parte teórica, foi produzida aula com apresentação em multimídia. A seguir é projetado vídeo da British Heart Foundation (BHF) destinado a leigos. A parte prática realiza-se em grupos de até 15 pessoas, com simulação dos primeiros passos da cadeia de sobrevivência diante de PCR ocorrida na comunidade (AMERICAN HEART ASSOCIATION, 2015). São utilizados até oito torços para o treinamento da RCP.

Antes e após a capacitação, são aplicados

questionários aos escolares para avaliação do

aprendizado. Após 6 meses, retorna-se às escolas para reaplicação do questionário a fim de avaliar a manutenção do conhecimento adquirido. Esta pesquisa, associada à ação de extensão, avalia a eficácia do método aplicado nas capacitações. Pesquisa de satisfação com o programa também é aplicada para professores representantes das

escolas (diretora, coordenadora, ou professora

responsável pela turma no momento da capacitação). Em 2018, a equipe era composta por 11 estudantes de Medicina (de sexto ao 10º semestres) que receberam treinamento teórico, prático e didático. A equipe inclui

dois técnicos administrativos em educação (auxiliar do Laboratório de Epidemiologia e Enfermeiro Socorrista do Hospital Universitário de Santa Maria) e a docente coordenadora (médica epidemiologista do Departamento de Saúde Coletiva).

Desenvolvimento e processos avaliativos

A cada ano, a equipe retorna às escolas para agendar as novas capacitações e o retorno dos 6 meses para a pesquisa. Neste momento, representante da escola indica turmas, datas e horários adequados, além de avaliar o andamento da proposta.

Em 2018, o Reanima contemplou 184 adolescentes do ensino médio que foram capacitados em cinco das escolas e colégios participantes deste o início da ação. Na Escola Estadual de Ensino Médio Cilon Rosa foram capacitados 59 alunos; na Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Walter Jobim, 24 alunos; no Colégio Estadual Professora Edna May

Figura 1. Oficina em RCP, aula prática. Programa Reanima, 2018.

(4)

4

Cardoso, 25 alunos; no Colégio G10, 29 alunos; na Escola Estadual Irmão José Otão, 47 alunos. Não houve capacitação em duas escolas neste ano, devido a troca do contato de uma delas, para o agendamento, e a incompatibilidade de horários disponibilizados e o calendário acadêmico dos graduandos da equipe. (Figura 1)

Além dos alunos do ensino médio nas escolas, foram atendidas 259 pessoas de outros variados públicos. No segundo semestre, o Reanima recebeu o convite de uma escola que oferece cursos técnicos profissionalizantes. Foram realizadas oficinas para os cursos noturnos de Massoterapia e de Radiologia, com 30 pessoas em cada capacitação. As turmas compostas por adultos participaram de forma bastante interessada. A escola emprestou um torço e um Desfibrilador Externo Automático (DEA) para estas oficinas.

Voltando-se ao público interno da universidade, atuou nas Calouradas do Curso de Medicina da UFSM, a cada semestre, a convite do Diretório Acadêmico, totalizando cerca de 120 pessoas. Também esteve no Centro de Educação Física e Desportos a convite de professor regente da disciplina Saúde e Educação do Curso de Educação Física Licenciatura e Bacharelado, fazendo oficina com 20 alunos. No final do ano, o Reanima selou uma parceria com o PET Enfermagem da UFSM, ofertando o “Minicurso de primeiro socorros”, realizado no Anfiteatro do CCS, para 39 inscritos, incluindo a equipe do PET.

O Reanima foi uma das duas oficinas que representaram a UFSM no 36º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (SEURS), promovido na UFRGS, em Porto Alegre. A Oficina sobre RCP foi oferecida aos participantes do evento e teve 20 inscritos de diversas as áreas, entre elas, Geoprocessamento, Química, Enfermagem, Ciências Biológicas e Educação Física. (Figura 2) Por esta atuação no SEURS, a Equipe foi premiada com Menção Honrosa da Pró-Reitoria de Extensão da UFSM, durante a Jornada Acadêmica Integrada.

Figura 2. Oficina sobre RCP do Programa Reanima! 36º SEURS, UFRGS, Porto Alegre, RS, 29/08/2018.

(5)

5

O Reanima participou de quatro eventos acadêmicos de escopo local e regional, apresentando trabalhos em comunicações orais e banners e aplicando oficina. Os eventos foram: 33ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM, VIII Semana Científica do Hospital Universitário de Santa Maria e 9º Fórum do Movimento Tratado Cidadão, em Santa Maria, RS e 36º SEURS, em Porto Alegre, RS. A produção científica no ano incluiu três trabalhos publicados em anais de eventos: uma revisão sistemática sobre o uso do DEA (KLAJN, 2018), um relato da experiência da ação de extensão em seu quinto ano (RIOS, 2018) e um trabalho original com o resultado da pesquisa que avaliou a captação de conhecimento pelos escolares neste ano de atuação (CANTEIRO, 2018). Ainda, foi apresentado um trabalho sobre a atuação do Reanima em evento aberto à comunidade.

A pesquisa epidemiológica teve continuidade, avaliando a captação do conhecimento em RCP pelos escolares, a partir das oficinas. Foram coletados e processados os dados da amostra de 2018 das fases pré e pós capacitações, e da fase após 6 meses desta amostra e das capacitações realizadas no segundo semestre de 2017.

Durante o ano foi realizado processo seletivo, incluindo cinco novos graduandos na equipe a partir do segundo semestre. A renovação da equipe faz-se necessária, devido ao acúmulo de carga-horária no final do curso que leva a saída de membros da equipe. A última seleção para os graduandos foi multicurso, entretanto somente estudantes de Medicina concluíram o processo seletivo.

A principal dificuldade enfrentada foi relativa ao equipamento, pois os torços adquiridos no início da ação, estavam danificados após 6 anos de intenso uso, sem possibilidade técnica de conserto. Entretanto, os editais de fomento à extensão não financiaram material permanente, assim como os demais do governo federal deste ano. Esta carência levou a indesejada limitação de vagas nas capacitações, com a redução do público atendido. Felizmente, com apoio dos Pró-Reitores de Extensão e de Planejamento, por intervenção da Comissão de Extensão do Centro de Ciências da Saúde (CCS), foi possível adquirir sete novos manequins torços de RCP para a ação. Ainda neste semestre, o Reanima passou a contar com um DEA, por apoio do CCS.

Considerações Finais

Finalmente, considera-se que o Programa Reanima cumpriu seus objetivos no ano de 2018, pois envolveu em suas capacitações sobre RCP o total de 443 pessoas entre escolares e a comunidade em geral. Estas pessoas receberam as informações básicas para atuar diante de uma parada cardíaca, o que potencialmente pode aumentar a sobrevida antes da chegada

(6)

6

ao hospital. Com isso, pretendeu-se atingir algum impacto social ao estimular o compromisso cidadão com o próximo, tentando despertar o interesse em ajudar uma pessoa que seja encontrada desacordada na comunidade em decorrência de uma parada cardíaca. A equipe avalia que houve a interação dialógica entre a academia e a sociedade que permitiu a troca de saberes entre os integrantes da equipe extensionista e os participantes das capacitações, o que foi enriquecedor para ambas as partes, contribuindo tanto para a formação acadêmica como para a educação em saúde.

Referências

AMERICAN HEART ASSOCIATION. Guidelines for Cardiopulmonary Resuscitation and

Emergency Cardiovascular Care. Circulation, 2015.

https://eccguidelines.heart.org/index.php/circulation/cpr-ecc-guidelines-2/

CANTEIRO, L. S. F. et al. A captação de conhecimento de estudantes de ensino médio sobre reanimação cardiopulmonar no quinto ano do Programa Reanima. Anais 33ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM, 2018. https://portal.ufsm.br/jai/trabalho/anais.html DATASUS. Mortalidade Proporcional por Grupo de Causas segundo Unidade da Federação. Brasília, 2012. http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/idb2012/matriz.htm (ac. 05/2018)

KLAJN, A. F. et al. O acesso público à desfibriladores externos automáticos no atendimento de paradas cardiorrespiratórias em ambiente extra-hospitalar: revisão da literatura. Anais 33ª

Jornada Acadêmica Integrada da UFSM, 2018.

https://portal.ufsm.br/jai/trabalho/anais.html

LUND-KORDAHL, I. et al. Improving outcome after out-of-hospital cardiac arrest by strengthening weak links of the local Chain of Survival; quality of advanced life support and post-resuscitation care. Resuscitation, v. 8, n.4, p. 422-426, 2010.

RIOS, F. S. et al. Programa de extensão Reanima: o quinto ano capacitando leigos em reanimação cardiopulmonar em Santa Maria, RS. Anais 33ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM, 2018. https://portal.ufsm.br/jai/trabalho/anais.html

Referências

Documentos relacionados

The purpose of this study is to recognize and describe anatomical variations of the sphenoid sinus and the parasellar region, mainly describing the anatomy of

Para al´ em disso, quando se analisa a rentabilidade l´ıquida acumulada, ´ e preciso consid- erar adicionalmente o efeito das falˆ encias. Ou seja, quando o banco concede cr´ editos

O romance Usina, diferentemente dos demais do conjunto da obra pertencente ao ciclo-da-cana-de-açúcar, talvez em função do contexto histórico em que se insere, não

Com base neste cenário, esta pesquisa elege como objeto de estudo a crítica de mídia noticiosa e seus critérios, orientando-se por dois objetivos: (1) identificar critérios

Emporio dell'industria della canna da zucchero, della provincia di Rio Janeiro, è anche centro delle «Tandi comu- nicazioni, per le strade ferrate, con tutto il Nord della

Com relação às vogais orais, a autora encontrou na vogal /u/ o maior fluxo total, em valor absoluto, tanto para o sexo masculino como para o feminino e também o menor fluxo nasal

O primeiro volume é publicado em 2001, tendo sido a coleção criada por Manuel Lopes, antigo diretor da Biblioteca Municipal Rocha Peixoto e coordenador do

nuestra especialidad por su especial proyección en el ámbito del procedimiento administrativo y el proceso contencioso administrativo, especialmente los alcances de la garantía