• Nenhum resultado encontrado

Conflitos interpessoais na educação infantil : concepções e atuações de professores em formação ou recém formados

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Conflitos interpessoais na educação infantil : concepções e atuações de professores em formação ou recém formados"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL

CAMPUS DE ERECHIM

CURSO DE PEDAGOGIA

CÂNDIDA CHIAPARINI

CONFLITOS INTERPESSOAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL:

CONCEPÇÕES E ATUAÇÕES DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO OU

RECÉM-FORMADOS

ERECHIM

2015

(2)

2

CÂNDIDA CHIAPARINI

CONFLITOS INTERPESSOAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONCEPÇÕES E ATUAÇÕES DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO

OU RECÉM-FORMADOS

Trabalho de conclusão de curso de graduação apresentado como requisito parcial para obtenção do grau de Licenciado em Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul. Orientadora: Prof.ª Dr.ª Ivone Maria Mendes Silva

ERECHIM 2015

(3)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL RS 135, km 72

CEP: 99700-000 Erechim – RS Brasil

(4)

4

CÂNDIDA CHIAPARINI

CONFLITOS INTERPESSOAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONCEPÇÕES E ATUAÇÕES DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO

OU RECÉM-FORMADOS

Trabalho de conclusão de curso de graduação apresentado como requisito para obtenção de grau de Licenciado em Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul.

Orientadora: Prof.ª Dr.ª Ivone Maria Mendes Silva

Aprovado em: 16/12/2015

BANCA EXAMINADORA

______________________________ Prof.ª Dr.ª Ivone Maria Mendes Silva - UFFS

_____________________________ Profª. Drª. Maria Silvia Cristofoli – UFFS

____________________________

(5)

5

AGRADECIMENTOS

Agradeço inicialmente a Deus por ter permitido essa conquista, por ter me mostrado os melhores caminhos e por ter me oferecido a oportunidade de construir conhecimentos e fazer amigos.

Agradeço a toda a minha família por sempre me apoiar e por compreender minha ausência nos momentos em que minha atenção estava exclusivamente voltada para o estudo. Em especial, a minha mãe, pelas palavras de conforto e pelo aconchego dos abraços.

Ao meu companheiro Luciano, por permanecer ao meu lado e viver comigo todas as minhas angústias, por compreender meus “altos e baixos”, saber respeitar meus tempos, meus humores; enfim, agradeço por afirmar seu amor todos os dias.

A todas as minhas colegas, que compartilharam seus conhecimentos, suas dúvidas e conquistas, em especial às amigas Alíssia, Gleici, Pati e Franci. Vocês escutaram meus desabafos, aturaram minhas mudanças súbitas de humor, compartilharam meus problemas e muitas vezes os tornaram seus. Obrigada pela parceria de sempre!

Agradeço aos professores, pelas trocas de conhecimento e pelos exemplos. Muitos de seus gestos e atitudes serão levados para minha vida profissional.

À minha orientadora, Prof.ª Dr.ª Ivone Maria Mendes Silva, que sabiamente conduziu meus passos para a construção deste trabalho, com muita paciência e compreensão. Obrigada pela amizade, pela dedicação ao meu trabalho e por ter acreditado em mim.

Agradeço também as minhas amadas, mas não mais presentes: minha avó Teresinha, in memoriam, pela torcida e pelas inúmeras orações que dedicou a mim, e minha Paloma, in memoriam, que me ensinou a valorizar o amor acima de tudo e contribuiu para que eu me tornasse uma pessoa melhor.

Enfim, a todos que estiveram presentes e compartilharam desta conquista, o meu MUITO OBRIGADA!

(6)

6

Vários, como eu sem dúvida, escrevem para não ter mais um rosto. Não me pergunte quem sou e não me diga para permanecer o mesmo: é uma moral de estado civil; ela rege nossos papéis. Que ela nos deixe livres quando se trata de escrever.

(7)

7

RESUMO

Os conflitos interpessoais estão cada vez mais presentes no cotidiano da Educação Infantil. Por essa razão, o presente trabalho procurou analisar tais conflitos, buscando, além de identificá-los, verificar como são compreendidos e abordados pelos professores em formação ou recém-formados. Para isso, foram analisados os dossiês e/ou relatórios do Estágio em Educação Infantil do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus de Erechim, de duas turmas, dos anos de 2013 e 2014, como também foram aplicados questionários às estagiárias que fizeram menção a conflitos nesses documentos. Através da pesquisa, foi possível verificar que poucas demonstraram convicção nos conflitos interpessoais como fatores positivos, sendo que, ao se depararem com eles durante o Estágio em Educação Infantil, não se sentiram totalmente preparadas para agir diante das circunstâncias, evidenciando, assim, uma lacuna em sua formação profissional. Em vista disso, é possível considerar que a formação dos docentes assume uma função muito importante na mudança da escola e, em consequência, nas situações conflituosas que ela sedia. É preciso pensar uma formação que aproxime os professores de suas realidades e que os auxilie na educação de valores de forma que se mantenham comprometidos com respeito às particularidades da infância. É o necessário para que os conflitos, tão comuns a nossa realidade, possam ocupar seu espaço na construção positiva do desenvolvimento infantil. Palavras-chave: Conflitos interpessoais. Educação Infantil. Formação de professores.

(8)

LISTA DE QUADROS

Quadro 1 – Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE)...12 Quadro 2 – Instrumento de coleta de dados...16

(9)

SUMÁRIO

1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS ... 10 2 METODOLOGIA ... Erro! Indicador não definido. 2.1 REVISANDO A LITERATURA ... Erro! Indicador não definido. 2.2 EXPLORANDO DOCUMENTOS ... Erro! Indicador não definido. 2.3 COLETANDO DADOS ... Erro! Indicador não definido. 3 REFERENCIAL TEÓRICO... Erro! Indicador não definido. 3.1 CONFLITOS INTERPESSOAIS... Erro! Indicador não definido. 3.2 DESENVOLVIMENTO INFANTIL ... Erro! Indicador não definido.

3.3 OS CONFLITOS INTERPESSOAIS NO CONTEXTO ESCOLARErro! Indicador não definido.

4 CONFLITOS INTERPESSOAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL:

ANALISANDO AS PERCEPÇÕES, AS AÇÕES E A FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO ... Erro! Indicador não definido. 4.1 O OLHAR DO PROFESSOR DIANTE DOS CONFLITOS INTERPESSOAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL ... Erro! Indicador não definido. 4.2 DENTRO DA ESCOLA: OS CONFLITOS PRESENCIADOS E VIVENCIADOS

PELAS ESTAGIÁRIAS ... Erro! Indicador não definido. 4.3 DIANTE DO CONFLITO: OS PROCESSOS DE INTERVENÇÕES E AS

DIFICULDADES ENCONTRADAS ... Erro! Indicador não definido. 4.4 A FORMAÇÃO DOCENTE: INFLUÊNCIAS NA COMPREENSÃO E NA

ATUAÇÃO DIANTE DOS CONFLITOS ... Erro! Indicador não definido. 5 CONSIDERAÇÕES FINAIS ... Erro! Indicador não definido.

(10)

1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Os conflitos se fazem presentes em todas as fases da vida dos sujeitos, quando crianças, adolescentes e adultos. Estamos expostos a essas situações desde que nascemos e, no decorrer de nossas vidas, aprendemos ou não a lidar com elas. No cotidiano escolar, a visibilidade dos conflitos é muito evidente, pois, nesse espaço, encontramos formas intensas de interação entre sujeitos. Na Educação Infantil, os conflitos se tornam ainda mais preocupantes, pois, se não forem compreendidos e mediados de forma apropriada, podem desencadear processos negativos na constituição da identidade das crianças.

O interesse pela pesquisa desse tema surgiu quando da necessidade de realização da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado: Educação Infantil, no 8º semestre do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus de Erechim/RS. Durante a intervenção em sala de aula com uma turma da pré-escola com alunos de 5 anos de idade aproximadamente, deparei-me com inúmeras situações envolvendo conflitos entre as crianças e entre as crianças e a estagiária. Foi quando percebi que, apesar de todos os estudos desenvolvidos até o momento durante a graduação, não sentia segurança na mediação desses conflitos, evidenciando certo despreparo.

Senti então a necessidade, como futura professora, de driblar minhas inseguranças através de um estudo que pudesse me oferecer subsídios para um melhor desenvolvimento em sala de aula. Poder entender a forma como os conflitos se constituem, como eles interferem na vida psíquica e social das crianças, como atuam no contexto escolar e, em consequência, aprender a melhor forma de administrá-los se tornam atividades extremamente relevantes para a atuação profissional.

No entanto, o despreparo em lidar com conflitos não está presente somente em casos particulares. Há uma ampla gama de instituições e professores lutando dia a dia contra situações conflituosas na escola, tanto na sala de aula como nos demais espaços oferecidos por ela. Muitas instituições buscam constantemente ajuda de profissionais alheios ao cotidiano escolar para resolver conflitos gerados em seu próprio âmbito e de competência de seus próprios profissionais. Isso mostra a necessidade de preparação dos profissionais da educação para conduzir os conflitos do seu meio, fazendo com que estudos e pesquisas que os ajudem a compreender e lidar com as disputas, intrigas e provocações no dia a dia da sala de aula sejam cada vez mais evidentes.

A escola é um lugar que acolhe conflitos e os favorece, ou seja, eles são inerentes à prática pedagógica, como também são constituintes da identidade do sujeito. Eles estão

(11)

11

ligeiramente ligados às emoções das crianças, principalmente na idade pré-escolar, quando as crianças ainda encontram dificuldades de lidar com suas emoções e, por isso, podem promover vários conflitos, tanto com o mundo físico, como com os outros e consigo mesmo (GALVÃO, 2001).

As dificuldades de lidar com esses conflitos se apresentam na mesma proporção que a complexidade de compreender as emoções das crianças dessa faixa etária. Educar crianças pequenas requer um conhecimento adequado de suas singularidades, requer constantes reflexões acerca dos espaços, das propostas pedagógicas, das necessidades, das inquietações, das representações expostas por elas diariamente. A maneira de conduzir os conflitos gerados pelas disputas, pelas contradições, pelas exaltações de suas emoções é que vai definir a posição que eles ocuparão na vida da criança e, para essa compreensão, é fundamental a formação profissional do educador.

Os conflitos podem ser interpretados de forma positiva ou negativa. Para que lhe possa ser atribuído um valor positivo, Galvão (2001) aponta a importância de assegurar que eles sejam bem compreendidos e geridos. E isso se dará através de reflexões e troca de ideias entre os profissionais da educação, através de formações que possam dar subsídios aos professores. “A análise dos conflitos próprios do meio escolar é uma condição necessária para poder pensar a gestão deles [...]” (GALVÃO, 2001, p. 139).

A análise dos conflitos, como sua própria percepção, é fundamental para que eles possam ser geridos de maneira a contribuir positivamente para o desenvolvimento da criança. Porém, para que essa visão dos conflitos possa ser incorporada no cotidiano escolar, é necessário que a prática de reflexão sobre eles seja cada vez mais evidente. Portanto, é fundamental que se desenvolvam estudos voltados à compreensão desse contexto.

É nesse sentido que este trabalho se propõe a oferecer subsídios aos demais profissionais da educação através de uma pesquisa que irá buscar a aproximação da realidade vivida por educadores a aportes teóricos por meio de análises da maneira como os conflitos são compreendidos no universo escolar. Dispor aos profissionais de educação materiais que possam ser analisados e comparados às suas rotinas de trabalho é oferecer condições para refletir diante de suas práticas. E, ao remeter aos conflitos na Educação Infantil como parte constituinte da construção das identidades infantis, essa necessidade se torna ainda mais emergente.

O tema “conflitos no ambiente escolar” é amplo, pois os conflitos podem ocorrer de várias formas, entre alunos, entre alunos e professores ou demais profissionais da escola, entre

(12)

12

alunos e o ambiente escolar ou até mesmo conflitos da criança consigo mesmo; como também em inúmeras situações, dentro da sala de aula ou nos demais espaços escolares. Este trabalho delimitou o estudo do tema aos conflitos interpessoais presentes na Educação Infantil, traçando como objetivo geral a análise desses conflitos e a identificação da forma como são compreendidos e abordados pelos professores em formação e recém-formados.

O trabalho segue dividido em capítulos, onde constam a metodologia, o referencial teórico, as análises e reflexões e as considerações finais. No capítulo sobre a metodologia, estão detalhados os instrumentos e procedimentos que foram adotados para a realização da pesquisa, bem como as etapas de sua construção, a forma de obtenção dos resultados e o método de análise dos conteúdos apresentados no trabalho.

O capítulo subsequente relata a base bibliográfica utilizada na pesquisa. Traz um panorama sobre os autores que já estudaram sobre conflitos, procurando situar a base teórica da pesquisa. Inicialmente, há um debate sobre os conflitos de uma forma geral, e, em seguida, o capítulo é dividido em duas partes: desenvolvimento infantil, que traz os conceitos utilizados como base para o desenvolvimento do trabalho; e conflitos na escola, que caracteriza como o tema é visto e compreendido dentro do espaço escolar por estudiosos do assunto.

O quarto capítulo do trabalho apresenta as análises e os resultados obtidos através da triangulação de dados. Ele está dividido em quatro categorias, que buscam estabelecer uma discussão entre o ponto de vista dos professores em formação e recém-formados que participaram da pesquisa e a contribuição de autores estudiosos do tema. Como finalização do trabalho, estão expressas as considerações sobre o tema diante dos objetivos e das hipóteses delineados no início do projeto.

(13)

REFERÊNCIAS

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BRASIL, Ive; GALVÃO, Afonso Celso Tanus. Desafios do ensino na Educação Infantil: perspectiva de professores. Arquivos Brasileiros de Psicologia, Rio de Janeiro, v. 61, p. 100-108, 2009.

CELLARD, André. Análise documental. In: POUPART, Jean et al (Orgs.). A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2012. p. 295- 316.

PINTO, Heloysa Dantas de Souza. Emoção e ação pedagógica na infância: contribuição de Wallon. Temas psicologia. 1993, vol.1, n.3, pp. 73-76. ISSN 1413-389X.

FISCHER, Rosa Maria Bueno; OHLWEILER, Mariane Inês. Autoridade, infância e “crise na educação”. Cadernos de Pesquisa, v. 43, n. 148, p. 220-239, jan./abr. 2013. Disponível em:

<http://www.scielo.br/pdf/cp/v43n148/11.pdf>. Acesso em: 28 out. 2015.

FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. FRANCO-AZEVEDO, Carlos Eduardo et al. A Estratégia de Triangulação: objetivos,

possibilidades, limitações e proximidades com o Pragmatismo. In: ENCONTRO DE ENSINO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE, 4., 2013, Brasília. Trabalhos apresentados. Brasília: ANPAD, 2013. p. 1-16. Disponível em:

<http://www.anpad.org.br/diversos/trabalhos/EnEPQ/enepq_2013/2013_EnEPQ5.pdf>. Acesso em: 30 set. 2015.

GALVÃO, Izabel. A análise dos conflitos como eixo para a reflexão sobre a prática pedagógica. Pro-Posições, v. 12, p. 122-140, jul./nov. 2001.

______. Cenas do cotidiano escolar: conflitos sim, violência não. Petrópolis: Editora Vozes, 2008.

______. Expressividade e emoções segundo a perspectiva de Wallon. In: ARAÚJO, Valéria Amorim Arantes de (Org.). Afetividade na escola: alternativas práticas e teóricas. São Paulo: Summus, 2003. p. 71-88.

______. Henri Wallon: uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.

GOMES, Romeu. A análise de dados em pesquisa qualitativa. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa Social: Teoria, Método e Criatividade. Petrópolis: Vozes, 2007. p. 79-108.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

NASCIMENTO, Maria Letícia B. P. Cotidiano da educação infantil: lugar de interação e conflito. Revista Mackenzie, São Paulo, v. 3/4, p. 187-193, 2004.

(14)

14

______. A criança concreta, completa e contextualizada: a psicologia de Henri Wallon. In: CARRARA, Kester (Org.). Introdução à psicologia da educação. São Paulo: Avercamp Editora, 2004. p. 47-69.

OLIVEIRA, Aluani Tordin de; VIDIGAL, Sônia Maria Pereira. Resolução de conflitos na escola: um desafio para o educador. Nuances: estudos sobre educação, Presidente Prudente-SP, v. 24, n. 3, p. 215-234, set/dez. 2013. Disponível em:

<http://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/viewFile/2707/2370>. Acesso em: 26 out. 2015.

PANIAGUA, Gema; PALACIOS, Jesús. Educação infantil: resposta educativa à diversidade. Porto Alegre: Artmed, 2007.

SARTI, Flávia Medeiros. Parceria intergeracional e formação docente. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 25, n. 2, p. 133-152, ago. 2009. Disponível em:

<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982009000200006>. Acesso em: 28 out. 2015.

SCHMITZ, Taís; BORGES, Maria de Lourdes. Modernidade: a formação docente e os conflitos escolares – uma intermediação possível? Revista Educação Ciência e Cultura, v. 1, p. 67-76, 2012.

TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas

consequências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação, n. 13, p. 5-24, jan./fev./mar./abr. 2000. Disponível em:

<http://anped.org.br/rbe/rbedigital/RBDE13/RBDE13_05_MAURICE_TARDIF.pdf>. Acesso em: 28 out. 2015.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL. Projeto Pedagógico do curso de Graduação em Pedagogia – Licenciatura. Chapecó: UFFS, 2010.

VINHA, Telma Pileggi. Os conflitos interpessoais na relação educativa. 2003. 426 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003.

WALLON, Henri. Psicologia e educação da infância. Lisboa: Editorial Estampa Ltda., 1975.

______. (1959) O papel do outro na consciência do eu. In: NADEL-BRULFERT, J.; WEREBE, M.J.G. (orgs.) Henri Wallon. São Paulo: Ática, 1986.

Referências

Documentos relacionados

Todos os contribuintes que se enquadram na legislação do Imposto de Renda são obrigados a fazer a declaração de ajuste anual, para ficar em dia com a Receita

Há duas constatações que nos ficam bem claras: a lista de referências bibliográficas ao fim dos livros exerce papel protocolar, uma vez que apenas cumpre as exigências do PNLD.

O objetivo geral deste estudo foi o analisar casos notificados de Sífilis em gestantes e sífilis congênita no município Caxias/MA, no período de 2007 a 2016, pos- suindo

27 A célebre frase de Burke remete à questão das condições de possibilidade do novo. 129-130) ensina: “Gadamer não ignora a questão do “novo” e nos

Comparação de descritores de abundância (dentro dos parenteses a densidade), área basal e de número de indivíduos femininos, indivíduos ingressantes,

A percepção deste contexto motivou a uma pesquisa vinculada ao Programa de Doutoramento em Educação na Universidade Aberta de Portugal, com o objetivo de se fazer uma análise

reduction in biliary leak rates in adult patients undergoing liver transplantation with the split technique and the use in the wound area of the human fibrinogen and

Após imobilização de lipases na BV, este sistema foi usado para a obtenção do octanoato de n-pentila (6) em diferentes condições experimentais, tais como a influência