• Nenhum resultado encontrado

CONIC-SEMESP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONIC-SEMESP"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

TÍTULO: OS MARCADORES BIOQUÍMICOS NO DIAGNÓSTICO DO INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO TÍTULO:

CATEGORIA: CONCLUÍDO CATEGORIA:

ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE ÁREA:

SUBÁREA: BIOMEDICINA SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS INSTITUIÇÃO:

AUTOR(ES): LETÍCIA BARBOSA AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): VERA MARIA DE HOLANDA MOLLO ORIENTADOR(ES):

COLABORADOR(ES): ALESSANDRA BARONE BRIANI FERNANDES COLABORADOR(ES):

(2)

1 1. Resumo

O Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), apesar dos grandes avanços nos estudos e pesquisas sobre as melhores formas de diagnóstico e tratamento, ainda tem sido um dos mais marcantes problemas de saúde pública no mundo (ANTMAN; BRAUNWALD, 1999).

Um dos principais fatores que levam ao Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), é a aterosclerose coronária, no entanto a dislipidemia, a hipertensão arterial e o tabagismo, são considerados fatores importantes para o desenvolvimento da aterosclerose (DIAS et al, 2007; GOLDMAN; BRAUNWALD, 2000).

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a confirmação do diagnóstico do infarto agudo do miocárdio (IAM) deve-se pelos seguintes fatores: presença de dor torácica, oscilações no eletrocardiograma (ECG) e diferenças significativas nos valores dos marcadores séricos cardíacos (ANTMAN; BRAUNWALD, 1999).

2. Introdução

Mesmo com a melhora significativa no diagnóstico e tratamento do Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), o IAM ainda é uma grande preocupação na saúde pública mundial. (ANTMAN; BRAUNWALD, 1999).

O Infarto Agudo do Miocárdio, na maioria dos casos, ocorre pela formação de placas ateroscleróticas, ou seja, placas de gordura nas paredes dos vasos. (JUNQUEIRA; CARNEIRO, 2013).

Com o grande número de casos e estudos relacionados à patologia, a Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu que para o diagnóstico do Infarto Agudo do Miocárdio, é necessária a análise de marcadores cardíacos séricos, do eletrocardiograma e a presença de dor torácica no paciente. (ANTMAN; BRAUNWALD, 1999).

(3)

2 3. Objetivos

Indicar a importância dos marcadores bioquímicos cardíacos relatando função, localização e alterações séricas no diagnóstico do Infarto Agudo do Miocárdio (IAM).

4. Metodologia

Realizada pesquisa do tipo bibliográfica, baseada em artigos científicos e livros sobre Os Marcadores Bioquímicos no Diagnóstico do Infarto Agudo do Miocárdio, com citações indiretas, e com aproximadamente 3 meses para a realização do mesmo.

5. Desenvolvimento

O Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), apesar dos grandes avanços nos estudos e pesquisas sobre as melhores formas de diagnóstico e tratamento, ainda tem sido um dos mais marcantes problemas de saúde pública no mundo (ANTMAN; BRAUNWALD, 1999).

Um dos principais fatores que levam ao Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), é a aterosclerose coronária, no entanto a dislipidemia, a hipertensão arterial e o tabagismo, são considerados fatores importantes para o desenvolvimento da aterosclerose (DIAS et al, 2007; GOLDMAN; BRAUNWALD, 2000). Quando as células musculares lisas dos vasos sanguíneos estão extremamente carregadas de lipídeos, é possível observar a formação de placas de gorduras, essas que dão os sinais da aterosclerose. Com um considerável acúmulo de lipídeo nos vasos, pode-se ocorrer a obstrução de importantes artérias que irrigam órgãos vitais (JUNQUEIRA; CARNEIRO, 2013).

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a confirmação do diagnóstico do infarto agudo do miocárdio (IAM) deve-se pelos seguintes fatores: presença de dor torácica, oscilações no eletrocardiograma (ECG) e diferenças significativas nos valores dos marcadores séricos cardíacos (ANTMAN; BRAUNWALD, 1999). Apesar da análise desses três fatores, é possível observar que a dosagem das enzimas/proteínas cardíacas trazem as informações mais importantes para o devido diagnóstico do infarto agudo do miocárdio (CAVALCANTI

(4)

3 et al, 1998). Entre os marcadores cardíacos, os principais para o diagnóstico do IAM são: troponina I, CK-total, CK-MB e mioglobina (MARTIN et al., 2004).

A troponina é uma grande proteína globular que controla a contração do músculo cardíaco mediado pelo cálcio. Ela possui três subunidades, que são: troponina C (ligada ao cálcio), troponina I (que altera a interação actina-miosina) e a troponina T (que se liga a tropomiosina) (GUZMÁN; QUIROGA, 2010). A troponina C é manifestada da mesma maneira no músculo esquelético e cardíaco, não sendo considerada altamente específica, mas as troponinas I e T possuem diferentes genes codificadores, o que possibilita o desenvolvimento de anticorpos monoclonais, contribuindo para o diagnóstico do IAM (GODOY; BRAILE; NETO, 1998).

A troponina I, tem alta especificidade para o tecido miocárdico dentro de poucos meses após o nascimento humano, sendo considerada mais específica para lesão do miocárdio que a troponina T. A troponina I não é encontrada em níveis consideráveis em indivíduos saudáveis e quando detectada em níveis acima do limite, pode ser um indicador de IAM. Outro benefício, é que a troponina I não é elevada em pacientes com insuficiência renal, ao contrário da troponina T (BIRDI; ANGELINI; BRYAN, 1997).

A creatina quinase (CK) é uma enzima que catalisa o fosfato de adenosina trifosfato em fosfato de creatina. A CK possui três subunidades, que são: CK-MM (presente no músculo estriado), CK-BB (no cérebro) e CK-MB (no coração) (BIRDI; ANGELINI; BRYAN, 1997).

A dosagem de CK-total, entre vários possíveis diagnósticos, pode indicar o infarto agudo do miocárdio. Por ele ser indicativo de outras possíveis patologias, é considerado de baixa especificidade, mas com valores duas vezes acima do valor de referência, pode ser utilizado para um provável diagnóstico. A análise do valor de CK-MB, é mais indicada por essa enzima se apresentar principalmente no miocárdio e pelo seu grande aumento nos casos de IAM (ROCHA; SILVA, 2012).

A análise da mioglobina é considerada de maior sensibilidade, pelo seu peso

molecular baixo e consequentemente, uma das primeiras proteínas a ser detectada (CAVALCANTI et al., 1998). Entretanto, a mioglobina não é uma proteína

(5)

4 podendo indicar um resultado falso-positivo (GODOY; BRAILE; NETO, 1998). A mioglobina está presente no músculo esquelético e cardíaco, e sua análise pode ser realizada a partir da primeira hora após o início do infarto (ANTMAN; BRAUNWALD, 1999).

A correta análise das dosagens de marcadores séricos cardíacos, relacionada com presença de dor torácica e alterações significantes no eletrocardiograma, é suficiente para o descarte ou afirmação do infarto agudo do miocárdio (IAM) (CAVALCANTI et al., 1998).

6. Resultados

A partir da análise da literatura, é possível observar que os marcadores bioquímicos cardíacos são de extrema importância para o diagnóstico do Infarto Agudo do Miocárdio. Entre os principais marcadores, deve-se destacar os seguintes: troponina I, por sua alta especificidade no tecido miocárdico; creatina quinase associada à sua fração CK-MB, por se apresentar no miocárdio; e a mioglobina, que se apresenta nas primeiras horas após o início do Infarto Agudo do Miocárdio. Os valores dos marcadores bioquímicos associados à dor torácica e ao eletrocardiograma, podem diagnosticar o Infarto Agudo do Miocárdio.

7. Considerações Finais

O Infarto Agudo do Miocárdio é responsável por uma alta porcentagem de mortes por doenças cardíacas, apresentando um grande problema de saúde pública. Com devida análise das dosagens dos marcadores séricos cardíacos, relacionados com o eletrocardiograma e presença de dor torácica, pode-se diagnosticar o Infarto Agudo do Miocárdio.

(6)

5 8. Fontes Consultadas

ANTMAN, E. M.; BRAUNWALD, E. Tratado de Medicina Cardiovascular. 5. ed. São Paulo : Roca, 1999. 1265 p.

DIAS, M. L.; SILVA, J. E. P.; WOHLFAHRT, A. B.; BRUCKER, N. Avaliação de fibrinogênio, tempo de tromboplastina parcial e tempo de protrombina em pacientes com infarto agudo do miocárdio. J. Bras. Patol. Med. Lab., volume 43 (nº2), p 87-94, 2007.

GOLDMAN, L.; BRAUNWALD, E. Cardiologia na Clínica Geral. 2. ed. Rio de Janeiro : Editora Guanabara Koogan, 2000. 245 p.

JUNQUEIRA, L. C.; CARNEIRO, J. Histologia Básica. 11. ed. Rio de Janeiro : Editora Guanabara Koogan, 2013. 212 p.

CAVALCANTI, A. B.; HEINISCH, R. H.; ALBINO, E. C.; ZUNINO, J., N. Diagnóstico do Infarto Agudo do Miocárdio. Valor da Dosagem de Mioglobina Sérica Comparada com a Creatinofosfoquinase e sua fração MB. Arq. Bras. Cardiol., volume 70 (nº 2), p 75-80, 1998.

MARTIN, J. F. V.; ANDRADE, L. G.; LOUREIRO, A. A. C.; GODOY, M. F.; BRAILE, D. M. Infarto Agudo do Miocárdio e dissecção aguda de aorta: um importante diagnóstico diferencial. Rev. Bras. Cir. Cardiovasc., volume 19 (nº 4), p 386-390, 2004.

GUZMÁN, A. M.; QUIROGA, T. G. Troponina en el diagnóstico de infarto al miocardio: Consideraciones desde el laboratorio clínico. Rev. Med. Chile, volume 138, p 379-382, 2010.

GODOY, M. F.; BRAILE, D. M.; NETO, J. P. A Troponina como Marcador de Injúria Celular Miocárdica. Arq. Bras. Cardiol., volume 71 (nº 4), p 629-633, 1998. BIRDI, I; ANGELINI, G. D.; BRYAN, A. J. Biochemical Markers of Myocardial Injury During Cardiac Operations. The Society of Thoracic Surgeons, volume 63, p 879-884, 1997.

ROCHA, K.; SILVA, J. O. Marcadores Bioquímicos de Lesão no Miocárdio. 10ª Amostra Acadêmica UNIMEP – Congresso de Pós-Graduação. 2012.

Referências

Documentos relacionados

O presente estudo objetiva descrever as características sóciodemográficas, clínicas e terapêuticas dos usuários com Diabetes Mellitus (DM), além de realizar um

Finalmente, no gráfico (d) vemos a curva de correlação cruzada contemporânea (com valores entre 0,31 e 0,67) a qual apresenta tendência decrescente também a partir do ponto de

Neste trabalho foi realizada uma análise da variabilidade espaço-temporal de dados de um monitoramento de umidade do solo realizado na bacia representativa do córrego

Nos cromossomos metafásicos, o sinal de fluorescência foi detectado na região terminal do braço longo do cromossomo 2 (Figura 2d).. pós-hibridização resultaram em

Como mencionado anteriormente, em Cuba a densidade de médicos por número de habitantes é de 6,72 para cada 1 mil habitantes, média considerada altíssima, tendo

9.10.1. A inobservância do item 9.10 acarretará a não correção da prova e, consequentemente, a eliminação do candidato do Processo Seletivo... Não haverá, por qualquer

O objetivo do presente trabalho foi avaliar a condição de saúde bucal dos indivíduos com deficiência da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do

As melhores dicas da internet sobre a RECEITA DESINTOXICANTE DE ÁGUA DE LIMÃO PARA EMAGRECER E DIMINUIR ATÉ 14CM DE BARRIGA Saiba como fazer a RECEITA DESINTOXICANTE DE ÁGUA DE