• Nenhum resultado encontrado

rafael margem dos santos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "rafael margem dos santos"

Copied!
29
0
0

Texto

(1)

Análise do Parque Cemucan como equipamento turístico e de lazer

da cidade de Cotia – São Paulo

Analysis of the Tourist Park Cemucam How Equipment and Leisure City Cotia – São Paulo

Rafael Margem dos Santos rafael_margem@yahoo.com.br Orientadora: Ms. Tatiana Marchetti Panza

RESUMO

Este artigo e um estudo sobre a demanda do parque Cemucan, localizado no município de Cotia e analisar sua importância para a região como um equipamento de lazer para a população, além de traçar o perfil do visitante do Parque. A pesquisa constituiu na aplicação de 100 questionários no período de Agosto a Setembro de 2012 aos visitantes do Parque Cemucan, como também a observação e conversas com funcionários do parque. Os resultados obtidos foram relevantes para conhecer as características dos visitantes, suas motivações, expectativas, demandas para direcionar as atividades de manejo, atender necessidades de lazer e promover melhorias nos serviços oferecidos. Constatou-se que a motivação que mais estimula as pessoas a visitarem o Parque Cemucan é a de relaxar em meio à natureza. O trabalho mostrou que as preferências e padrões de comportamento dos visitantes são influenciados por características sociais, econômicas e culturais dos visitantes. Com os resultados obtidos pretende-se oferecer à administração do Parque subsídios para elaboração do seu plano de manejo e viabilização das expectativas dos visitantes.

Palavras-chave: Parque Cemucan; equipamento de lazer; Cotia. ABSTRAC

This article and a study on the demand Cemucan park, located in the municipality of Cotia and analyze its importance for the region as a recreational device for the population, in addition to profiling the visitor park. The study consisted of applying 100 questionnaires in the period August to September 2012 Cemucan Park visitors, as well as observation and conversations with park staff. The results were relevant to know the characteristics of the visitors, their motivations, expectations, demands for direct management activities, meet recreational needs and promote improvements in the services offered. It was found that motivation that encourages more people to visit the park Cemucan is to relax amidst nature. The study showed that the preferences and behavior patterns of visitors are influenced by social, economic and cultural visitors. With the results we intend to provide for the administration of grants for park development of its management plan and feasibility of the expectations of visitors.

(2)

2

1. Introdução

O Centro Municipal de Campismo (Cemucan) está localizado no município de Cotia e representa uma das últimas regiões remanescente de vegetação do cinturão verde da cidade de São Paulo, sendo também o único parque da prefeitura localizado fora dos limites do município. Ao lado do parque há a reserva da biosfera Morro Grande, decretada como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, onde há um reservatório de água da SABESP (ECOPRESS, 2009).

“Criado em dezembro de 1968 por meio de uma permuta entre a COHAB e a Prefeitura do Município de São Paulo, que possuía um terreno na região de Carapicuíba, o Cemucan foi inaugurado no dia 2 de março de 1969 com a finalidade de promover o campismo e atividades recreativas e educacionais”. Hoje, o Cemucan não permite mais o campismo dentro do parque, pois visitantes usavam esse espaço de uma forma que prejudicavam pessoas que frequentam ao parque com outro intuito com isso o a administração parque resolveu retirar o espaço para a prática do campismo (ECOPRESS, 2009).

No Parque, o visitante tem diversas opções de práticas esportivas como caminhadas em trilhas, trilhas para bikes, campos de futebol, quadras poliesportivas, entre outros. Além disso, qualquer indivíduo pode reservar um espaço como churrasqueiras, salões de festas, sem custo algum, tendo apenas, que verificar se o local está disponível com antecedência. Muito importante aos moradores locais, o Cemucan é um parque que oferece diversas opções de lazer e esporte para todos, sendo uma ótima opção aos finais de semana para famílias, casais ou amigos que visitam o parque.

O objetivo desse artigo foi analisar o Parque Cemucan como equipamento turístico e de lazer da cidade de Cotia-(SP), o estudando em sua estrutura física, serviços oferecidos aos frequentadores e a própria demanda atual do local.

Trata-se de um estudo exploratório mediante a realização de pesquisas bibliográficas e de campo. A técnica de pesquisa utilizada foi a de observação e aplicação de questionários e formulários com abordagem quantitativa, com o objetivo de analisar o Parque Cemucan como equipamento turístico e de lazer do município de Cotia-SP, bem como o perfil de seu visitante. Inicialmente, somada as técnicas de pesquisa já descritas, seria utilizado o contato direto com a

(3)

3 administração do parque Cemucan, contando com dados objetivos sobre o organograma, funcionários, investimentos da Prefeitura de São Paulo no parque e seus objetivos administrativos com relação ao uso do parque pela população. Porém, o acesso foi negado pela administração do Cemucan, que se manteve afastado da pesquisa e do contato realizado, dificultado a obtenção de certas informações relevantes aos fins desse artigo.

2. Parques Urbanos: Turismo e Lazer

O crescimento das áreas urbanas nas cidades favorece a degradação do meio ambiente sendo cada dia mais importante a criação de parques urbanos para que as pessoas possam ter o contato com a natureza e áreas preservadas. Os parques da cidade acabam se configurando como maciços verdes dentro da selva de concreto e aço, e, ao mesmo tempo, refúgio para a vida agitada e estressante da metrópole (OLIVEIRA; COSTA, 2005).

A procura por áreas verdes, parques naturais e mesmo áreas arborizadas é cada vez maior, pois nestes se conciliam o bem estar e o descanso com a sensação de prazer através do contato com a natureza, consequentemente essas áreas são cada vez mais valorizadas, principalmente se aliadas com lazer (RIBEIRO, 2010).

A população da cidade de São Paulo é muito grande e mesmo tendo um número razoável de parques ainda é pouco para atender toda a população. São Paulo possui 40 parques públicos, segundo dados do Atlas Ambiental do Município de São Paulo (OLIVEIRA; COSTA, 2005).

Os parques fazem parte da vida dos paulistanos, existem aqueles que moram mais próximos e os frequentam durante a semana e os frequentadores de final de semana que possivelmente moram em regiões mais afastadas. Apesar do número considerável de parques públicos, o total de área disponível neles para o lazer do paulistano é bastante pequeno, ou seja, os parques municipais somam 14,5 Km² ou cerca de 0,96% do território municipal apenas (OLIVEIRA; COSTA, 2005).

Excluindo-se o Parque Anhanguera, afastado e pouco utilizado, sobram apenas 5,5 km². Os Parques Estaduais contribuem significativamente para aumentar esses números, entretanto boa parte desses parques é destinada à preservação integral,

(4)

4 fato que impossibilita, por exemplo, a visitação para fins de práticas esportivas (OLIVEIRA; COSTA, 2005).

Em sua maioria, os parques tem uma infraestrutura básica para atender seus visitantes, mas muitos são procurados para prática de esportes e já possuem equipamentos para atender essa necessidade do visitante, como locais para caminhada e trilhas. Os seres humanos buscam contato com a natureza, pretendem um equilíbrio, para tanto, boa parte dos paulistanos recorre aos parques (WHATELY et al, 2008). Para aqueles que moram na cidade de São Paulo e desejam ter acesso aos serviços oferecidos para desfrutar do contato com a natureza, isso é mais que uma vontade, chega a ser uma necessidade do ser humano, porque este faz parte da natureza e precisa desse contato para equilibrar sua vida (RIBEIRO, 2010). Existem parques pequenos que não são muito conhecidos pela população, são aqueles que possuem pouca ou nenhuma divulgação, ficam geralmente fora da região central das cidades e são locais ótimos para encontro e prática de lazer, conhecidos e frequentados por habitantes que moram próximos a eles (RIBEIRO, 2010).

Considerando tudo o que foi dito acima, pode-se discorrer mais a respeito da importância e motivação do Programa 100 parques esse programa amplia e distribui, de forma mais equilibrada, os parques pelas macro-regiões da cidade de São Paulo, pois, estes parques, quando bem cuidados e com segurança, atraem bem mais usuários, o que valoriza a vizinhança destes locais proporcionando investimentos, além de tornar o ambiente mais tranquilo e ameno (WHATELY et al, 2008). Cabe ressaltar que o ambiente fica mais tranquilo e ameno, pois o local começa a ser frequentado por diversas pessoas que moram próximo ao parque e pelas que vem visitar para conhecer. Com o aumento da movimentação das pessoas na região, a segurança também tende a aumentar para melhor proteger, o que, além de manter a população mais segura, acaba por diminuir o número de crimes no local, tornando-o um bom ponto para novos investidores e trazendo benefícios para a população da região e valorização do bairro e vizinhança (RIBEIRO, 2010).

A cidade de São Paulo possui muitas áreas verdes que devem ser preservadas e uma opção é a transformação desses locais em parques públicos. Porém, para o surgimento de um parque é necessária a vontade da população e a disponibilização

(5)

5 dos recursos, não só para implantação do parque e estruturação desse local, mas também para sua manutenção. Para tanto, é importante também a preocupação de que os usuários do novo parque possam visita-lo a pé ou de bicicleta, não tendo que percorrer grandes distâncias ao acesso, garantindo o direito ao seu lazer e um contato com a natureza com qualidade e segurança. Ou seja, a implementação de um novo parque público é um processo muito complexo e necessário na cidade (RIBEIRO, 2010).

A análise do surgimento dos parques em São Paulo é abordada por alguns autores atuais, como Castelnou (2006), Rosa Klias (1993) e Vladimir Bartalini (1999) que reforçam a ideia de parque urbano como um local para o lazer e, para isso, apoia-se na evolução do lazer em São Paulo. “A noção de parque associa-se à de uma área extensa, cercada e com elementos naturais; na acepção mais antiga, datada do século X na Inglaterra, destinava-se à caça ou à guarda de animais. Posteriormente, a noção estendeu-se a pastos e bosques ornamentais existentes ao redor das casas de campo. Ao longo do tempo, apresentou-se como outra forma de apropriação do espaço público urbano e como produto direto de uma nova função: o lazer“ (CASTELNOU, 2006).

Os parques também podem valorizar a região onde estão localizados e se houver investimentos nessas áreas de lazer elas podem ser tornar um atrativo turístico regional ou ate mesmo frequentados por turistas de outros países mais para que isso possa acontecer e preciso contar com apoio das redes de hoteleiras próximos a esses parques para organizarem grupos monitorados para realização de passeios (VAZ,2010).

3. O Parque Cemucan

O parque foi inaugurado em dezembro de 1968 com o intuito principal de oferece a comunidade próxima um contato com a natureza e muitas opções de lazer e atividades para todos os tipos de pessoas, desde idosos, jovens e crianças. A entrada é gratuita além das diversas atividades que a população pode realizar tendo contato com a natureza que está presente no local. O parque também abriga muitas

(6)

6 espécies de animais como tucanos, lagartos, esquilos, pica-paus, entre outros que podem ser visto facilmente (SITE DA GRANJA, 2008)1

O Cemucan possui uma particularidade comparada aos outros parques da cidade São Paulo. O parque foi resultado de uma troca de terrenos entre a COHAB (Companhias de Habitação Popular) – antiga proprietária do terreno – e a prefeitura de São Paulo. Nesse local foi criado o centro municipal de campismo, ou seja, o parque Cemucan, criado para oferecer atividades recreativas de lazer e educacionais para o público que em sua maioria são moradores da região. O parque Cemucan é visitado pelos moradores da região próxima a ele, não tendo divulgação na mídia como rádio, TV, jornal e etc. (RIBEIRO, 2010).

O Cemucan tem como responsável pela sua administração a prefeitura de São Paulo, ao invés da prefeitura da cidade de Cotia onde o parque está localizado. Também há no parque um viveiro, denominado Harry Blossfeld (antigo Viveiro de Cotia) que fornece espécies para programas de arborização da prefeitura (RIBEIRO, 2010).

O parque originalmente foi criado para incentivar o campismo, mas com o passar do tempo seu público foi aumentando e se tornando diverso, tendo, a administração do parque, que tomar providências para atender essa demanda de visitantes. Houve um investimento em melhorias como o aumento na segurança que existia na entrada do parque e o número de rondas no local, garantindo a segurança dos usuários e a preservação do local que é um resquício da Mata Atlântica original. Houve também manutenção dos canteiros de jardinagem, melhoria nas trilhas, aumento da preocupação com a limpeza dos banheiros (CEMUCAN DE COTIA, 2012). Hoje em dia há rondas realizadas pela guarda municipal de cotia que fazem a segurança do Cemucan e também há seguranças particulares contratados pelo parque para fazer rondas na parte da manhã e na parte da noite, possibilitando maior segurança e tranquilidade para os visitantes (VISÃO OESTE, 2008).

Todas essas revitalizações foram feitas a fim de atender a necessidade dos usuários do parque, preservar brinquedos, quadras, churrasqueiras para estar em condições de uso para os frequentadores que em sua maioria é a população de cotia (CEMUCAN DE COTIA, 2012).

1

(7)

7 O parque Cemucan está localizado na região centro-oeste, no endereço Rua Mesopotâmia, s/n, próximo ao Km 25 da Rodovia Raposo Tavares - Jardim Passárgada, Cidade de Cotia. Seu horário de funcionamento é das 7h às 18h e conta com uma área de 500.000 m² (RIBEIRO, 2010).

3.1 Localização do parque

O acesso ao parque Cemucan é feito através da Rodovia Raposo Tavares para quem vem do centro sentido interior e também para quem vem do interior sentido centro, estando próximo do km 25 da Rodovia. Para quem vem de transporte público, o acesso é através de ônibus intermunicipais (intervias) que passam no km 25 da Rodovia Raposo Tavares descendo nesse local é possível ir a pé ao parque que fica há poucos minutos.

Figura 1 – Mapa de localização do Parque Cemucan Fonte: Extraído de Grupo Terra2

3.2. Estrutura Física do Parque

A infraestrutura do Parque Cemucan, além de uma imensa área verde, possui estacionamento que comporta uma grande quantidade de carros, quiosques espalhados pelo parque e churrasqueiras cobertas e não cobertas, campo de

2

(8)

8 futebol, ciclovia, paraciclo, pista de cooper, trilha na mata do parque, bosque, gramado para piquenique, heliponto, playgrounds para as crianças, quadra poliesportiva e sanitários (RIBEIRO, 2010).

A figura 2 representa a visão área do parque Cemucan e sua área verde.

Figura 2 - Imagem aérea do Parque Cemucan. Fonte: Google Maps.

Figura 3 – Imagem estacionamento e vias de acesso do Parque Fonte: Rafael Margem dos Santos, 2012.

A figura 3 representa o estacionamento do Cemucan e suas vias de acesso ao estacionamento, onde se pode notar o mal estado de conservação possuindo buracos que dificultam o acesso dos veículos.

(9)

9 Na figura 4, há algumas churrasqueiras do Cemucan, que apresentam um estado ruim para o uso sem frequentes manutenções por parte do parque, o que prejudica o uso destas pelos visitantes. Na imagem também é possível observar dois quiosques, um em estado apropriado para o uso e outro com uma rachadura na churrasqueira, o que prejudica a visitação e o lazer dos usuários do parque.

Figura 4 – Quiosques e churrasqueiras do Parque Fonte: Rafael Margem dos Santos, 2012.

Na figura 5, há a representação das trilhas existentes no parque, pista de Cooper e ciclovias, onde a população de diversas idades praticam caminhadas pelas trilhas da Mata Atlântica, além de andar de bike. Há também o campo de futebol que está em boas condições e é bastante utilizado pelos visitantes na prática de esportes.

Figura 5 – Imagem de trilha, campo de futebol, pista de caminha e trilhas de bike Fonte: Rafael Margem dos Santos, 2012.

(10)

10

Figura 6 – Imagem da quadra poliesportiva, playground, banheiro e bebedouros do Parque Fonte: Rafael Margem dos Santos, 2012.

Na imagem acima, pode-se observar a quadra poliesportiva que necessita de manutenção, pois a sua pintura está desgastada e também não há rede nos gols e nos aros das cestas de basquete. Pode-se dizer que o playground de modo geral está em estado apropriado para o uso, com a pintura em ótimo estado. Também é possível notar um dos bebedouros do parque com algumas torneiras quebradas, o que mostra a falta de manutenção nos bebedouros para atender melhor os visitantes do Cemucan. No parque Cemucan há três banheiros, sendo um adaptado para deficientes. Porém, segundo funcionários do parque, na presença de um deficiente que necessitem utilizar o banheiro adaptado é necessária uma autorização para seu uso, além de que a localização do banheiro não é acessível, pois está em uma área de relevo acidentado, o que dificulta o acesso para pessoas com deficiências físicas. Na figura 7, a seguir, está representada a casa grande onde são realizados eventos, porém atualmente está em reforma. Outro detalhe do parque é a sinalização que possui, apresentando várias placas que são novas e de fácil entendimento à população em geral, alem de possuir telefones públicos em perfeito estado. Há um grande número de lixeiras espalhadas pelo parque, o que ajuda na manutenção da limpeza do Cemucan.

(11)

11

Figura 7 – Imagem da casa grande, placas de sinalização, telefones públicos e lixeiras do Parque Fonte: Rafael Margem dos Santos, 2012.

3.3 Fauna e Flora do Parque

O parque possui muitas espécies, dentre as 105 espécies identificadas estão os répteis como cobra verde, duas espécies de cobra dormideira e boipeba. Também há aves ameaçadas de extinção como, por exemplo, o gavião-pega-macaco, jacu-açu, grupos de maracanã-nobre e o papagaio-verdadeiro. Ocorrem aves endêmicas como o tucano-de-bico-verde e o pichororé. No parque pode se notar a presença do joão-bobo que é extremamente difícil de ser visto em outros parques, e do papa-lagarta, além de pica-paus, beija-flores e as pombas silvestres representadas pelas juritis, asa-branca e avoante. Podem se ouvir pelo parque a cantoria dos pássaros, como o do trinca-ferro-verdadeiro, melro e pintassilgo, além das escandalosas saracuras-três-potes, Dentre os mamíferos estão os marsupiais como as cuícas e gambás. Existem também roedores silvestres e a singular lebre tapiti (RIBEIRO, 2010).

(12)

12

Figura 8 – imagem da flora do parque arvore onde abrigam diversas espécies de animais. Fonte: Rafael Margem dos Santos, 2012.

O Cemucan tem uma flora remanescente da Mata Atlântica que possui eucaliptal, bosques e gramados, como pode ser observado na Figura 8. Também é possível encontrar espécies como angico-branco, cedro-rosa, capixingui, orelha de elefante, açoita-cavalo, ingá, embiruçu, jacarandá-paulista, guapuruvu e pau-de-ovelha (PREFEITURA DE SÃO PAULO, 2012).

4. Análise e discussão dos resultados da pesquisa

Foram entrevistados 100 visitantes maiores de 18 anos de idade, não possuindo critério quanto a sexo, classe social ou renda mensal, sendo necessário que os entrevistados tenham frequentado o parque pelo menos uma vez. Trata-se de uma pesquisa que mantém o anonimato do entrevistado, uma vez que não é preciso revelar nome, região em que reside ou qualquer outra informação que cause constrangimento ao colaborador.

O instrumento foi elaborado a partir de estudos e pesquisa sobre os parques da cidade de São Paulo e o próprio Cemucan. O questionário (APÊNDICE A) contém 15 questões sendo dessas três abertas e 12 fechadas de múltiplas escolhas, a fim de analisar o Cemucan como um equipamento de lazer para população da região, além de identificar o perfil do seu publico. Dentre as questões há perguntas que envolvem o perfil sócio econômico dos visitantes, bem como principais motivos de visita ao parque, frequência e sugestões de melhoria. A coleta de dados foi realizada

(13)

13 no período de agosto a setembro de 2012 no parque Cemucan com visitantes que foram entrevistados para o preenchimento do questionário elaborado para pesquisa. O pesquisador abordava os visitantes do Cemucan e conduzia o preenchimento do questionário, sem a ajuda do entrevistado.

Após a coleta, os dados foram digitados em planilha eletrônica em forma de banco de dados para, posteriormente, serem processados num programa estatístico Microsoft Excel 2007 e resultarem na elaboração de gráficos e planilhas.

Para a coleta de informações sobre a estrutura do Parque, foi utilizado como instrumento o Formulário do ministério do Turismo (Parques B.6.2 Formulário 13 – Serviços e Equipamentos de Lazer e Entretenimento – ANEXO A).

Através da pesquisa de campo foi possível caracterizar o usuário do parque Cemucan nos finais de semana: aqueles vão aos finais de semana e feriados procurando aproveitar o parque com familiares e amigos, para fazer piqueniques, churrascos, lazer e relaxar. Esse tipo de visitante geralmente utiliza o carro como meio de transporte para ir ao parque.

Com relação ao perfil do frequentador, é possível dizer que a maioria dos visitantes do Cemucan é do sexo masculino (54%) e suas atividades profissionais são bem diversificadas. Com relação à renda familiar dos entrevistados, as famílias ganham em média 7 salários mínimos, o que mostra a importância do Cemucan como equipamento de lazer gratuito e de fácil acesso a diferentes classes sociais. A faixa etária é de predomínio por indivíduos jovens, entre 26 e 35 anos (50%) e 60% dos visitantes do parque são solteiros. A maioria dos entrevistados possui nível escolar de ensino médio (54%), seguido de indivíduos com ensino superior (40%) e de visitantes de baixa escolaridade ou que não concluíram o ensino fundamental (6%). Considerando que a amostra pesquisada foi composta em grande parte por visitantes residente do município de Cotia que faz parte da grande São Paulo, pode-se dizer que a maiorias despode-ses visitantes são de bairros localizados próximos ao Cemucan, tendo os entrevistados procedentes desses bairros uma soma de (79%) dos visitantes do parque.

O parque Cemucan apresenta uma considerável diversidade de grupos de visitantes, sendo que a maioria vem acompanhada de seus cônjuges, amigos ou familiares, compondo grupos de dois a seis visitantes. Com esse dado, a gestão do

(14)

14 parque poderia implantar programas e direcionar atividades recreativas específicas para cada grupo de visitantes, passando a oferecer produtos e serviços segmentados e direcionados.

No gráfico a seguir, está representado o percentual de visitas realizadas pela população ao parque Cemucan em um período de 3 meses (Gráfico 1). Pode-se identificar que (79%) dos entrevistados visita o parque de 1 a 10 vezes a cada 3 meses, enquanto (17%) frequenta de 11 a 20 vezes e um percentual pequeno da população, (4%), vai ao Cemucan de 21 a 30 vezes em 3 meses. Podemos entender que um percentual muito baixo da população utiliza o parque durante seu cotidiano com o intuito de aliviar o estresse, refletir, aproveitar as condições favoráveis à prática de exercício físico, ao convívio social. Em contrapartida, identificamos um percentual alto da população que frequenta o Cemucan poucas vezes em um quarto do ano, dado que revela o parque como um equipamento de lazer com grande potencial inexplorado pela população.

Outro dado que pode auxiliar na compreensão do Cemucan ser um local desconhecido pela população como um equipamento de lazer é que o parque não possui muita divulgação, possibilitando que apenas pessoas que moram na região próxima a ele ou que de alguma forma conhecem amigos que moram na região, o conheçam. Seguindo dados da pesquisa realizada, (49%) dos entrevistados só conhece o parque porque moram próximos a ele e acham que o Cemucan possui uma má divulgação. Ou seja, muitas pessoas que visitam o parque moram próximas a ele e o divulgam a seus amigos, construindo uma rede de população que conhece o parque por indicação e não divulgação.

(15)

15 O Cemucan é uma área com muitos atrativos em termos de lazer para usuários que buscam e valorizam um espaço que tenha um significado para ele através de suas memórias experiência e vivência. Assim, os principais motivos que levam os visitantes a procurar o parque como área de lazer (Gráfico 2) e recreação são: relaxar (77%), o lazer de modo geral (74%), a realização de churrasco com amigos e familiares (70%) as churrasqueiras estão bem conservadas tem algumas com pequenos danos mais nada que impeça sua utilização, contemplação da natureza (49%), caminhada (39%) essa percentual tem uma possível razão os locais onde se pratica caminhada no parque precisam de melhorias para melhor uso dos visitantes, prática de esporte (34%) esse percentual tem haver com as ma condições da quadra poliesportiva que falta manutenção como pintura da quadra, falta de rede nos gols e não a luzes de iluminação na quadra, filhos e crianças (27%) o playground e muito bom limpo e bem conservado só que existe apenas 1 em todo o parque os visitantes que levam os filhos ou crianças sente falta de mais playgrounds por isso esse percentual. Alguns motivos de ida como Eventos atingiram (2%) isso se deve porque o parque realiza poucos eventos e esses eventos não são bem divulgados por isso esse item não motiva a ida dos usuários do parque.

No questionário essa era uma questão de múltipla escolha onde podia escolher mais de um motivo de ida ano parque.

(16)

16 De acordo com dados obtidos pelo questionário preenchido é possível afirmar que o transporte mais utilizado para ir ao Parque Cemucan é o automóvel, ficando em segundo lugar o transporte público (ônibus) e, algumas pessoas que moram próximas ao parque, vão andando.

O Parque Cemucan foi analisado pelos entrevistados com relação à infraestrutura de um modo geral, da jardinagem até banheiros, acesso, segurança, atendimento, estacionamento, quadras, iluminação e outros itens (Gráfico 3). Cabe destacar que a análise foi realizada com a média das notas de 1 (ruim) a 5 (ótimo) votadas pelos entrevistados.

O item que teve maior índice de satisfação foi as churrasqueiras do parque que teve média de nota 3,78 de um total de 5,0. Essas churrasqueiras ficam espalhadas pelo parque e não é cobrada nenhuma taxa por seu uso, sendo esse um diferencial que atrai muitos visitantes ao Cemucan, as churrasqueiras são muito procuradas e estão em bom estado só algumas poucas que precisam passar por uma manutenção devido a rachaduras mais a maioria esta e bom estado de uso. Em segundo lugar com media de 3,65 estão os estacionamentos, que foram bem avaliados no questionário, mas muitos visitantes reclamam dele, pois não é permitido estacionar motocicletas, ficando o estacionamento de motos próximo da entrada do parque e longe dos principais atrativos.

Outros itens bem votados foram: a limpeza do parque com uma média de 3,62, playground com 3,60, banheiros tendo média de 3,59. Através de observação do parque e possível perceber as boas condições de uso do playground e também a presença de lixeiras espalhadas por todo o parque sendo raro encontrar lixo joga no chão e mantendo o local sempre limpo.

(17)

17

Gráfico 3 – Avaliação da Infraestrutura do Parque

Os itens piores avaliados foram a iluminação que teve média 2,0 e a quadra poliesportiva (média 2,95). O parque não possui iluminação nenhuma e a quadra poliesportiva esta precisando de pintura e redes nas cestas de basquete e nos gols de futebol.

No gráfico abaixo está representada a avaliação dos entrevistados do parque Cemucan em geral (Gráfico 4). O Cemucan foi avaliado pelos seus usuários que com (73%) avaliam o parque com um indice bom, sendo apenas (3%) da população uma avaliação ruim, Alguns entrevistados consideram o parque médiano(16%) e apenas alguns o considerão otimo (8%)

Gráfico 4 – Avaliação do Parque Cemucan (%)

Cabe o dado que, quando questionados se pretendem voltar ao Cemucan, 98% dos entrevistados falam que pretendem voltar, o que demosntra um bom impacto do parque Cemucan com seus itens de infraestrutura a população que o visita pela primeira vez.

(18)

18

5. Considerações Finais

O levantamento dos dados obtidos foi suficiente para traçar o perfil dos visitantes do Parque Cemucan, além de permitir o conhecimento sobre suas motivações e expectativas. Além disso, estes dados permitem uma maior compreensão tida da importância do parque Cemucan para o município de Cotia em particular, mas também para toda a grande São Paulo, tanto como um potencial turístico regional como para realização de estudo de campo.

Vale lembrar que devido ao contato negado pela administração do parque Cemucan este artigo deixa de ter informações relevantes sobre seu funcionamento administrativo. Cabe analisar o contato recusado, entendendo-o com interesses políticos e econômicos que envolvem a Prefeitura de São Paulo na administração do único parque fora dos limites do município de São Paulo.

Embora o parque seja bem avaliado pelos seus visitantes, estes sugerem melhorias e implantação de novas alternativas. Organização de visitas programada de escolas monitoradas com guias que tenham conhecimento sobre o parque, palestra nas escolas da região com vídeo, fotos, apresentação de slides sobre a importância do parque e trabalhos de educação ambiental com a participação da comunidade, distribuição de panfletos informativos sobre o Cemucan e suas atividades ao visitante que tiver interesse e realização de eventos em datas alusivas ao meio ambiente, são exemplos de possíveis projetos. Essas alternativas além de melhorias ao próprio parque, trazem também uma proposta de divulgação do Cemucan à comunidade que o cerca, trazendo mais conhecimento e informação ao público. Pensando na melhoria da infraestrutura do parque, asfaltar o caminho que leva da entrada do parque até o estacionamento e criar um estacionamento melhor para motos, implantar uma lanchonete no parque, disponibilizar aluguel de bicicletas aos visitantes, melhorar a ciclovia já existente, desenvolver mais entradas ao parque (atualmente o Cemucan possui apenas uma entrada, o que dificulta o acesso do público), mais banheiros para deficientes (o parque possui apenas um) e mais playgrounds são algumas propostas viáveis da população.

A análise apresentada mostra que fatores como idade, escolaridade, nível salarial e atividade dos visitantes ditam as necessidades e preferências e o comportamento

(19)

19 dos visitantes como também influencia nas motivações, experiências vivenciadas e principalmente nas expectativas futuras deles com relação ao parque e a região. A população caracteriza-se por um público que demanda qualidade de vida, consciente da conservação ambiental em locais como o parque e da própria necessidade de contato com a natureza.

O resultado dessa pesquisa pode contribuir para que os gestores do Parque Cemucan busquem soluções para atender melhor às expectativas desses visitantes.

6. Referências

CASTELNOU, A. M. N. Parques Urbanos de Curitiba: de Espaços de Lazer a Objetos de Consumo. Cadernos de Arquitetura e Urbanismo, Belo horizonte, vol. 13,

nº 14, p. 53 - 73, 2006. Disponível em:

<http://periodicos.pucminas.br/index.php/Arquiteturaeurbanismo/article/view/832/80> Acesso em 05 abr. 12.

CEMUCAN DE COTIA. Disponível em: <http://cemucandecotia.blogspot.com.br>.

Acesso em 29 mai.12.

ECOPRESS. Disponível em:

<http://www.ecopress.jex.com.br/noticias+com+baixa+repercussao/parque+cemuca m+completa+35+anos>. Acesso em 20 ago.12.

GOOGLE MAPS. Disponível em <http://maps.google.com.br/maps?hl=pt-PT&tab=wl> Acesso em 20 set. 12.

GRUPO TERRA. Disponível em: <http://www.grupoterra.org/cincoanos>. Acesso em 10 ago. 12.

OLIVEIRA, G. E. de S.; COSTA, B. V. Perfil dos Visitantes dos Parques da Cidade de São Paulo. Caderno Virtual de Turismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro,

Vol. 05, Nº 01, p. 39 – 45, 2005. Disponível em:

<http://www.ivt.coppe.ufrj.br/caderno/index.php?journal=caderno&page=article&op=v iew&path%5B%5D=80>. Acesso em 05 abr.12.

PREFEITURA DE SÃO PAULO. Disponível em: <http://www.prefeitura.sp.gov.br>. Acesso em 29 mai.12.

RIBEIRO, M. C. Guia de Parques Municipais de São Paulo. Organização Geral: Mônica C. Ribeiro, Vol. 2, São Paulo, 2010.

SITE DA GRANJA. Disponível em: <http://www.granjaviana.com.br>. Acesso em 29 mai.12.

(20)

20 VAZ, D. M. S. Perfil dos Visitantes do Parque Natural Municipal do Açude da Concórdia - Valença (RJ). Revista Brasileira de Ecoturismo, São Paulo, Vol. 03, Nº

01, p. 109 – 120, 2010. Disponível em:

<http://www.sbecotur.org.br/rbecotur/seer/index.php/ecoturismo/article/view/59>. Acesso em 15 abr.12.

VISÃO OESTE. Disponível em: <http://www.visaooeste.com.br>. Acesso em 29 mai.12.

WHATELY, M, et al. Parques Urbanos Municipais de São Paulo: Subsídios para a Gestão. Organização Geral: Marussia Whately. São Paulo: Instituto Socioambiental, 2008.

(21)

21

APÊNDICE A -

QUESTIONÁRIO DE PESQUISA DO PERFIL DO FLUXO DE VISITANTES DO PARQUE CEMUCAM DA CIDADE DE COTIA-SP

1. Município de residência: _________________________________ UF/País:_________________________

2. Idade: ________ anos

3. Sexo: A – Masculino B – Feminino

4. Estado civil? A – Solteiro B – Casado Outro:____________________________ 5. Nível de escolaridade? A – Primeiro Grau B – Segundo Grau C – Superior

6. Em que região da cidade reside?

A – Norte B – Sul C – Leste D – Oeste E – Centro F – Vargem Grande

G – Cotia H – Caucaia I – Osasco J – Itapevi L – Carapicuíba M – Outros 7. Principais motivos que fazem você ir ao parque

A – Prática de Esportes B – Lazer C – Filhos/Crianças D – Natureza

E – Anda de Bicicleta F – Relaxar G – Salões para festa H – Saúde

I – Vai a Shows e Eventos J – Churrasco L – Trilhas no Meio da Mata M – Futebol

N – Caminhada O – Nenhum

8. Avalie com uma nota de 1 (ruim) a 5 (ótimo) os seguintes itens:

A – Jardinagem ( ) B – Estacionamento ( ) C – Banheiros ( ) D – Acesso ao parque ( )

E – Trilhas ( ) F – Churrasqueiras ( ) G – Segurança ( ) H – Caminhos e Vias ( )

I – Limpeza ( ) J – Iluminação ( ) L – Playgrounds ( ) M – Atendimento ( )

N – Quadras Poliesportivas ( )

9. Como teve conhecimento da existência do parque?

A – Mídia B – Através de um Amigo C – Passou em Frente D – Mora próximo E – Outros 10. Número de visitas anteriores ao Parque Cemucam nos últimos 3 meses: ______________ visitas. 11. Você acha que o parque tem uma boa divulgação atualmente? A – Sim B – Não.

Justifique: ______________________________________________________________ 12. Pretende voltar ao parque? A – Sim B – Não.

Por quê?_______________________________________________________________ 13. Alguma critica ou sugestão para melhoria do parque?

_________________________________________________________________________________

14. Qual a sua avaliação do parque? A – Ruim B – Média C – Boa D – Ótima

(22)

22

ANEXO A – FORMULÁRIO DO MINISTÉRIO DO TURISMO (13B 6.2 -

SERVIÇOS E EQUIPAMENTOS PARA LAZER E ENTRETENIMENTO)

INVENTARIAÇÃO TURÍSTICA

FORMULÁRIOS 12 INVENTÁRIO DA OFERTA TURÍSTICA

CATEGORIA B6: SERVIÇOS E EQUIPAMENTOS DE LAZER E

ENTRETENIMENTO FIT_12/1 Página 22 de 29 IDENTIFICAÇÃO 1- NOME 1.1 NOME FANTASIA/COMERCIAL: 1.2 NOME JURÍDICO: 1.3 NOME DA REDE/HOLDING: 1.4 CNPJ: 1.5 NATUREZA DA IDENTIDADE:

PÚBLICA PRIVADA SINDICATOS ASSOCIAÇÕES OUTRAS:

1.6 INÍCIO DA ATIVIDADE: 1.7 REGISTRO OU FILIAÇÕES ENTIDADE: NÚMERO: 2 – LOCALIZAÇÃO E AMBIÊNCIA: 2.1 ENDEREÇO: 2.2 BAIRRO: 2. 3 CEP: 2.4 TELEFONES/FAX: 2.5 SITE: 2.6 E-MAIL:

2.7 DESCRIÇÃO DOS ARREDORES E DISTÂNCIA DOS PRINCIPAIS PONTOS: 2.8 LOCALIZAÇÃO:

2.9.1 URBANA 2.9.2 RURURBANA 2.9.3 RURAL 3 – GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA

(23)

23

3.1 No. DE EMPREGADOS:

3.2 PERÍODO DE FUNCIONAMENTO:

3.3 ESPECIFICAR O PERÍODO DE FUNCIONAMENTO: 3.4 TAXA DE OCUPAÇÃO ANUAL MÉDIA:

CABEÇALHO UF MUNICÍPIO REGIÃO DISTRITO TIPO SUBTIPO CARACTERÍSTICAS GERAIS

4 – SERVIÇOS E EQUIPAMENTOS DE APOIO

RESTAURANTE CAPACIDADE ADAPTADO:

BAR/LANCHONTE QUANTIDADE ADAPTADO:

ELEVORES QUANIDADE ADAPTADOS:

INSTALAÇÕES SANITÁRIAS QUANTIDADE ADAPTADOS:

ESTACIONAMENTO VAGAS ADAPTADAS: MANOBRISTAS:

SERVIÇO DE COPA SERVIÇO DE

SEGURANÇA SERVIÇOS MÉDICOS SERVIÇOS AMBULATORIAIS SALÃO DE BELEZA TRADUÇÃO SIMULTÂNEA SERVIÇOS DE

CAFÉ/BUFFET FARMÁCIA SERVIÇOS DE LIMPEZA INFORMAÇÕES TURÍSTICAS LOJAS SALA DE LEITURA AR CONDICIONADO CIRCUITO INTERNO

DE TV DATA-SHOW TV/VÍDEO GUARDA BAGAGEM CENTRAL TELEFÔNICA TELEFONE INTERNET FAX PARABÓLICA COPIADORA BANCO 24 HORAS

5 – PRINCIPAIS ATIVIDADES

DESCRIÇÃO

(24)

24

9 – SUSTENTABILIDADE

1- A organização identifica e monitora os impactos ambientais negativos causados ou que são possíveis de causar em sua atividade mediante registro específico?

[ ]SIM [ ]NÃO

2 - A organização tem planos específicos para diminuir ou eliminar os impactos negativos ou para atuar em caso de emergência.

[ ]SIM [ ]NÃO

3 - A organização faz parte de organizações, regionais ou locais que trabalham ativamente na problemática ambiental, cultural e social?

[ ]SIM [ ]NÃO

4 - A organização mantém um controle específico e periódico, em forma de registro, sobre a composição e qualidade de suas águas residuais?

[ ]SIM [ ]NÃO

5- As águas da chuva são manejadas e evacuadas por meio de sistemas que NÃO implicam nenhuma forma de alteração do meio ambiente?

[ ]SIM [ ]NÃO

6 - Na área de jardins, a vegetação está composta, predominantemente, por espécies nativas da região? [ ]SIM [ ]NÃO

7 - As principais espécies arbóreas estão devidamente identificadas com seu nome local e nome científico? [ ]SIM [ ]NÃO

8 - Para a manutenção das áreas verdes se utilizam meios naturais, evitando o uso de adubos químicos, pesticidas e herbicidas?

[ ]SIM [ ]NÃO

9 - A organização mantém informação detalhada sobre áreas naturais de interesse turístico e incentiva seus clientes à visitação?

[ ]SIM [ ]NÃO

10 - A organização conhece e cumpre a política de manejo estipulada para realizar atividades turísticas em áreas naturais e as divulga aos clientes? .

[ ]SIM [ ]NÃO

11 - A organização participa ou apóia a manutenção e manejo de alguma área protegida estatal ou privada? [ ]SIM [ ]NÃO

12 - A organização faz campanhas para evitar toda comercialização de espécies ou produtos da flora e fauna vedados por lei? .

[ ]SIM [ ]NÃO

13 - A organização tem e divulga para conhecimento geral sua missão ou política de sustentabilidade social, ambiental e cultural?

[ ]SIM [ ]NÃO

14 - A organização está implementando uma campanha de redução do desperdício de água dirigida aos clientes, fornecedores e empregados?

[ ]SIM [ ]NÃO

15 - A organização utiliza dispositivos para a economia da água em torneiras, duchas, vasos sanitários e outros e controla periodicamente as fugas de água?

[ ]SIM [ ]NÃO

(25)

25

e branqueado sem cloro? [ ]SIM [ ]NÃO

17 - São utilizadas embalagens e materiais reutilizáveis para servir comidas? [ ]SIM [ ]NÃO

18 - São utilizados produtos de limpeza e produtos cosméticos biodegradáveis e com embalagens recicláveis ou reutilizáveis?

[ ]SIM [ ]NÃO

19 - A produção de resíduos sólidos é controlada, separada e monitorada no seu destino final para a reciclagem e reaproveitamento?

[ ]SIM [ ]NÃO

20 - O cliente recebe informações histórico-culturais e ecológicas do lugar e da região onde está a organização? [ ]SIM [ ]NÃO

21 - A organização utiliza pessoas da localidade para cobrir mais de 60% das necessidades de pessoal? [ ]SIM [ ]NÃO

22 - A organização contribui e apóia a formação de recursos humanos para atividades turísticas? [ ]SIM [ ]NÃO

23 - A contratação de pessoas é com carteira assinada? [ ]SIM [ ]NÃO

24 - A organização participa ativamente contribuindo para o desenvolvimento de atividade desportivas, artísticas e culturais?

[ ]SIM [ ]NÃO

25 - A organização aproveita e promove o uso e consumo de insumos produzidos a nível local? [ ]SIM [ ]NÃO

26 - A promoção e o marketing da organização se integram nos elementos culturais da região e da comunidade local?

[ ]SIM [ ]NÃO

27 - A organização promove e incentiva manifestações e atividades culturais? [ ]SIM [ ]NÃO

(26)

26

(27)
(28)
(29)

Referências

Documentos relacionados

um dos casos em que se mantiveram determinados turnos que completam 24 (vinte e quatro) horas de trabalho por dia. Essa situação se explica, para nós, por sua

Após a colheita, normalmente é necessário aguar- dar alguns dias, cerca de 10 a 15 dias dependendo da cultivar e das condições meteorológicas, para que a pele dos tubérculos continue

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem

Falamos so- bre os métodos dos elipsóides, embora este método seja muito ineficiente na resolução prática de problemas de prograrnaç-ã.o linear, ele tem um val()r

Podem treinar tropas (fornecidas pelo cliente) ou levá-las para combate. Geralmente, organizam-se de forma ad-hoc, que respondem a solicitações de Estados; 2)

mítico fundador do Clube de Cinema de Santos. Imagens escrachadas do que seria o dia-a-dia de Legeard – perambulando pelas ruas de Santos, pesquisando arquivos sobre

A escolha do tema foi centrado em Custos – atentando para a forma de mensuração e os reflexos nos resultados com fins gerenciais - nascendo do bojo das

Lisboeta de nascimento e com dupla formação em música clássica e jazz na Escola Superior de Música de Lisboa, na Escola de Jazz Luiz Villas-Boas e no Conservatoire Superieur