• Nenhum resultado encontrado

A GLÓRIA É DE DEUS ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL - 1º TRIMESTRE / REVISTA CPAD - JOVENS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A GLÓRIA É DE DEUS ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL - 1º TRIMESTRE / REVISTA CPAD - JOVENS"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

A GLÓRIA É DE DEUS

Acesse: www.proflucasneto.wordpress.com 1

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL - 1º TRIMESTRE / 2017 - REVISTA CPAD - JOVENS LIÇÕES BÍBLICAS – A IGREJA DE JESUS CRISTO

SUA ORIGEM, DOUTRINA, ORDENANÇAS E DESTINO ETERNO LIÇÃO 5 – ORDENANÇAS DA IGREJA

INTRODUÇÃO

O ministério tríplice de Jesus tipificados pela pregação do reino de Deus, ensino da Palavra e realização de curas e milagres deram a base espiritual para a igreja realizar a sua missão, entretanto, duas ordenanças dadas pelo Senhor a igreja, nos coloca simbolicamente diante da confirmação da nossa confissão de fé pelo batismo, bem como, a nova aliança de Deus conosco através do sacrifício de Cristo na cruz do Calvário, representado pela ceia do Senhor. Nesta lição estudaremos sobre as ordenanças de Jesus a igreja representadas pelo batismo nas águas e a ceia do Senhor.

I - O QUE SÃO ORDENANÇAS ?

São ordens dadas pelo Senhor Jesus a igreja de modo a realizar rituais litúrgicos com o objetivo específico da confirmação da nossa fé em Cristo e especialmente a disposição de obedecer a estes mandamentos do Senhor. Jesus deixou como ordenança para a igreja, dois ritos litúrgicos, a saber:

i.

O batismo nas águas em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo como confissão pública de nossa fé diante de Deus e dos homens crendo no Senhor Jesus como único e suficiente Salvador e Senhor. (Mt 28:18-20)

ii. A Ceia do Senhor como símbolo da nova aliança entre Deus e os homens que traz a memória a crucificação e morte do Senhor Jesus na cruz do Calvário como sacrifício vivo para perdão dos pecados e salvação da humanidade. (Mt 26:26-30)

II - O BATISMO

1. ETIMOLOGIA DA PALAVRA BATISMO

Oriunda da palavra grega "bapto" ou "baptizo", o batismo significa "fazer mergulhar na água" caracterizando uma total imersão do corpo inteiro de uma pessoa pelo ato de entrar e sair da água. 2. DEFINIÇÃO DE BATISMO

Esta ordenança é o primeiro mandamento ritual do Senhor Jesus dada a igreja que praticamente marca o início da vida cristã de uma pessoa, sendo normalmente realizado por imersão total do corpo nas águas, onde ao submergir o velho homem pecador é sepultado e ao emergir este é purificado surgindo um novo homem em Cristo que ratifica a sua confissão pública de fé em Jesus como Salavador e Senhor de sua vida diante de Deus e dos homens.

3.SIGNIFICADO DO BATISMO NAS ÁGUAS

O batismo nas águas carrega em seu bojo um significado importante na vida espiritual de um crente em Jesus, pois, no momento do batismo por imersão nas águas, espiritualmente demonstramos de forma materializada que ao submergirmos no leito da água batismal somos sepultados com Cristo morrendo o velho homem pecador e sequencialmente quando emergimos ressuscitamos com Cristo na condição de um novo homem sendo incluído no corpo de Cristo (a igreja espiritual) evidenciando um caráter moral e espiritual segundo a imagem e semelhança do Senhor Jesus na condição de salvo e com posse da vida eterna.(Rm 6:3-11)

4. REQUISITOS ESPIRITUAIS PARA O BATISMO NAS ÁGUAS

Basicamente esta ordenança para a sua consecução possui duas indispensáveis disposições de cunho espiritual, a saber:

i. Arrependimento de seus pecados e regeneração por parte daquele que vai se batizar; (Mt 3:2) ii. Crê no Senhor Jesus como único e suficiente Salvador de sua vida, sendo este o Messias

anunciado e esperado na Palavra de Deus. (Mt 3:7-12) 5. FORMA PARA REALIZAÇÃO DO BATISMO

(2)

A GLÓRIA É DE DEUS

Acesse: www.proflucasneto.wordpress.com 2

Considerando a disposição do batizando quanto ao atendimento dos requisitos espirituais para o batismo nas águas, um ministro de Deus, interpela ao batizando sobre a sua crença em Jesus como único e suficiente Salvador de sua vida, que uma vez confirmada esta crença, torna-se um confissão de fé pública representado simbolicamente pela imersão de corpo inteiro do batizando nas águas em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. (At 2:37-42)

Algumas igrejas antes da realização do batismo promovem cursos de pequena duração para ensinar aos batizandos o que é a ordenança do batismo, doutrinas da Bíblia Sagrada e a organização administrativa da igreja local entre outros assuntos. Embora, esta prática não seja requisito para o batismo segundo as Escrituras Sagradas, nos parece viável e muito bem vinda esta iniciativa de modo a conscientizar as pessoas sobre a grande importância do batismo.

5. O BATISMO DE JESUS

Jesus foi batizado por João Batista seguindo o rito configurado na Bíblia Sagrada, porém, quantos aos requisitos de arrependimento, regeneração e confissão pública de fé, estes não se aplicam, pois, Jesus não tem pecado e por isso não precisa se arrepender de pecados e muitos menos de regenerar-se porque Ele é Santo e Deus. O significado do batismo de Jesus reside na condição de Ele se identificar com o seu povo ao qual viera livrar da condenação eterna e de se consagrar publicamente ao Pai para o trabalho de salvação da humanidade.(Mt 3: 3-17)

III – A SANTA CEIA

A ceia do Senhor como segunda ordenança ritual litúrgica de Jesus a igreja assume a condição de um momento santo que representa a Nova Aliança entre Deus e todos os homens. A ceia como memorial da morte de Cristo em favor da humanidade desperta a individualidade do ser humano em sua subjetividade, mas também desperta uma unidade coletiva demonstrada pela adoração e fé. Uma realidade na consecução da ceia do Senhor é a esperança da volta de Cristo para buscar a sua igreja.

Neste ponto de nosso estudo teceremos comentários sobre a direta relação entre a páscoa judaica e a páscoa cristã inserido neste contexto a ceia do Senhor.

1. O QUE É A PÁSCOA

A páscoa é uma festa memorial registrada na Bíblia e ordenada por Deus aos israelitas consolidada por uma refeição cerimonial realizada obedecendo diversas regras. A palavra páscoa (Pessach no hebraico) significa "passar por cima" ou "passar por sobre" e foi marcada pela passagem do Anjo do Senhor trazendo juízo sobre o povo egípcio e assim libertando Israel da escravidão. Considere-se que a instituição da páscoa foi exclusiva para a nação de Israel.

2. SIGNIFICADO DA PÁSCOA PARA OS ISRAELITAS

A Bíblia Sagrada registra que a páscoa para Israel foi a libertação de um povo que estava oprimido no Egito pelo jugo da escravidão, ou seja, os egípcios exerciam sobre o povo hebreu um domínio político, econômico e social que tirava do povo de Deus a esperança de liberdade e a possibilidade de cultuar a Deus em espírito e em verdade.

A libertação do povo hebreu está fortemente associada a execução do juízo de Deus sobre o Egito e por conseguinte a um livramento de Israel, onde o Anjo da morte, passou por sobre as casas dos israelitas e ao visualizar as vergas e umbrais das portas assinalados com o sangue do cordeiro pascal não matou os primogênitos dos israelitas, porém, o Anjo destruidor matou todos os primogênitos dos egípcios.

Esta foi a última praga lançada sobre faraó e os egípcios, ou seja, a morte dos primogênitos que culminou com a saída do povo hebreu do Egito concretizando a libertação do jugo da escravidão egípcia a qual conhecemos como o Êxodo. ( Ex 12:21-42)

3. SIGNIFICADO DA PÁSCOA PARA OS EGÍPCIOS

Faraó estava com o coração endurecido e obstinadamente teimava em não permitir a saída dos israelitas do Egito, faraó foi longe demais e o Egito foi julgado e sentenciado por Yahweh, o Deus de Israel, o verdadeiro Deus que de forma sistêmica e poderosa lançou dez pragas sobre o Egito para punir faraó, demonstrar o seu inquestionável poder e libertar Israel do jugo da escravidão. A páscoa para os egípcios e seus deuses significou uma humilhante derrota marcada principalmente pela morte dos primogênitos.(Rm 9:14-18)

(3)

A GLÓRIA É DE DEUS

Acesse: www.proflucasneto.wordpress.com 3

Jesus instituiu a Ceia do Senhor para demonstrar aos seus discípulos que Ele era o cordeiro de Deus que havia de ser sacrificado para com a sua morte vicária e através do seu precioso sangue salvar toda a humanidade da condenação eterna e assim propositadamente faz uma analogia da páscoa judaica com a ceia do Senhor, a páscoa cristã. (Lc 22:7-20)

A páscoa para os cristãos , ordenança instituída pelo Senhor Jesus, denota a libertação da humanidade da escravidão do pecado existente no mundo. Jesus Cristo, nosso cordeiro pascal, nos elevou a condição de sermos cognominados como filhos de Deus e determinou que sempre realizássemos a Ceia do Senhor para lembrar-nos do seu sacrifício de morte até que Ele viesse para celebrá-la conosco no reino de Deus.

Neste ponto veremos algumas diferenças cruciantes entre a páscoa judaica e a páscoa cristã em seus aspectos teológicos e espirituais:

PÁSCOA JUDAICA PÁSCOA CRISTÃ

4.1 CELEBRAÇÃO ENTRE DEUS E UMA NAÇÃO

È uma festa celebrada entre Deus e o povo hebreu. (Ex 12:1-10)

CELEBRAÇÃO ENTRE DEUS E A HUMANIDADE

É uma celebração de maior abrangência entre um Deus de misericórdias e toda humanidade. (Jo 3:16-21)

4.2 LIBERTAÇÃO DE ISRAEL DO EGITO É uma festa celebrada em memória de uma libertação política e econômica dos hebreus do jugo egípcio para estabelecer uma nação santa cujo Deus é o Senhor.(Ex 12:11)

LIBERTAÇÃO DA HUMANIDADE DO PECADO

É uma celebração de cunho espiritual, pois denota a libertação espiritual de forma integral da humanidade da escravidão do pecado que há no mundo.(Jo 1:29)

4.3 MORTE E DERRAMAMENTO DO SANGUE DE UM CORDEIRO

A páscoa judaica perpassa pelo ponto central da morte de um cordeiro cujo sangue foi utilizado para assinalar as vergas e umbrais das portas das casas dos israelitas de modo a livrá-los do Anjo da morte.(Ex 12:12-13)

MORTE E DERRAMAMENTO DO SANGUE DE CRISTO (O CORDEIRO PASCAL) A páscoa cristã tem como base fundamental a morte e o sangue do cordeiro que tira o pecado do mundo vertido na cruz do Calvário. Este sangue é o sangue de Jesus Cristo..(1 Co 5:7-9; 1 Jo 1:5-10; 2:1-2)

4.4 MEMORIAL PARA UMA NAÇÃO

A páscoa judaica como ponto marcante, ensejou, após a saída do povo hebreu do Egito, a formação e criação de uma nação santa que perpetuamente foi instada pelo Senhor a lembrar, através da celebração da festa para todas as gerações subsequentes tão grande livramento da escravidão.(Ex 12:14)

MEMORIAL PARA A HUMANIDADE DA MORTE DE CRISTO

A páscoa cristã visa lembrar-nos do sacrifício de Cristo na Cruz para contemplarmos a condição da realidade de termos vida eterna de forma abundante numa pátria celestial em um reino de Deus sem fim. (1 Co 11:23-26)

5. OS ELEMENTOS DA PÁSCOA JUDAICA

A páscoa foi instituída no Egito pelo Senhor, nosso Deus, para comemorar a milagrosa redenção do povo de Israel da escravidão egípcia, de modo que, os israelitas pudessem lembrar perpetuamente a passagem do Anjo da morte, onde todos os primogênitos do Egito foram mortos e os primogênitos dos Israelitas foram poupados. Vejamos cada elemento da páscoa e seu significado no Antigo testamento, bem como o significado espiritual em o Novo testamento:

ELEMENTO ANTIGO TESTAMENTO NOVO TESTAMENTO

5.1. CORDEIRO CORDEIRO IMOLADO

O sacrifício do cordeiro macho e

SACRIFÍCIO DE CRISTO

(4)

A GLÓRIA É DE DEUS

Acesse: www.proflucasneto.wordpress.com 4

sem defeito representou o preço da redenção e libertação de Israel da escravidão no Egito.

foi sacrificado na cruz do Calvário cujo sangue derramado foi para expiação dos pecados, sendo Ele a libertação do pecado e penhor da Salvação (Cl 1:13-23)

5.2. SANGUE SANGUE DO ANIMAL -

PRESERVAÇÃO DOS ISRAELITAS

O sangue do cordeiro representou a expiação, isto é, o perdão dos pecados dos israelitas, pois o cordeiro sacrifical tomava o lugar do pecador e seu sangue era derramado para expiação dos pecados deste pecador.

SANGUE DE JESUS CRISTO - GARANTIA DO PERDÃO DOS PECADOS

O Sangue de Jesus simboliza a garantia do perdão e nos purifica de todo o pecado, sendo então o pecado do homem coberto pelo sangue propiciatório do cordeiro de Deus..(1 Pd 1:17-21)

5.3. PÃES ASMOS PRESSA DOS ISRAELITAS

PARA SAÍDA DO EGITO

A preparação do pão sem fermento era muito mais rápida e pela falta de tempo os israelitas tiveram que preparar suas provisões alimentares de forma mais rápida e abandonar o Egito com muita pressa.

SANTIDADE DIANTE DE DEUS Na nossa relação com Cristo não pode haver impureza e sim plena santidade de vida e pureza. Temos que ser livres da corrupção moral e de falsas doutrinas. O fermento é um agente de decomposição e assim o pão sem fermento simboliza a pureza que todo o homem deve ter diante de Deus. (Mt 16:5-12).

5.4. ERVAS AMARGAS

SOFRIMENTO NO EGITO As ervas amargas recordavam a opressão do Egito, amargura do cativeiro, além de dar melhor sabor à carne adocicada do cordeiro por ocasião de sua ingestão.

SOFRIMENTO DE JESUS NA CRUZ Representa a amargura que o Senhor Jesus passou durante o processo de dor e sofrimento na cruz do Calvário, bem como a amargura das almas humanas por causa do pecado. (Mc 15:22-41)

6. OS ELEMENTOS DA CEIA ORDENADA PELO SENHOR JESUS

Em Cristo Jesus a páscoa ganha um novo sentido bem mais amplo, pois representa a libertação da escravidão do pecado ao qual a humanidade foi salva da condenação eterna. Jesus instituiu a santa ceia exatamente no período da páscoa judaica demonstrando que a páscoa judaica deveria agora ser substituída pela páscoa cristã, a nova aliança consumada na morte vicária de Cristo.

Em Cristo se cumprem rigorosamente os símbolos apresentados na santa ceia, que é o memorial do sacrifício de Jesus na cruz do Calvário e que aponta uma nova forma na era cristã de celebração da páscoa através da ingestão do pão e do vinho, representando o corpo e o sangue de Cristo respectivamente, sendo este o verdadeiro cordeiro pascal, a libertação do pecado como a verdadeira libertação e ainda que a rejeição deste sacrifício de Jesus na cruz trará o inevitável juízo de Deus sobre todos que não creem. A ceia do Senhor Jesus traduz-se em uma comunhão com Deus e de uns com os outros, bem como, a introspecção de examinar-se a si mesmo e de reconciliação com Deus e com os irmãos. (1 Co 11:23-32)

IV - CONCLUSÃO

Deus em sua infinita misericórdia livra, protege, sustenta o seu povo, outrora para os israelitas, promoveu a libertação do jugo da escravidão egípcia para que eles adorassem o Senhor e jamais esquecessem de tão grande livramento que foi o martírio no Egito. Para nós cristãos, Jesus o pão da vida, pelo seu sangue derramado na cruz,nos redimiu dos nossos pecados e estabeleceu duas importantes ordenanças, o batismo e a ceia do Senhor, para lembrarmos sempre da libertação do jugo do pecado e trazer a memória a salvação em Cristo Jesus

(5)

A GLÓRIA É DE DEUS

Referências

Documentos relacionados

In the present study, we synthesized six analogs of mastoparan-L obtained by rational design of peptides and evaluated its effect in vitro against Gram-positive and

Marras (2000) observa que a questão de ser classificado X ou Y depende do ponto de vista do gestor. Isso significa que o ângulo de análise do indivíduo pode causar

Faria (2006) analisou trabalhos já realizados no Brasil, e em outros países, no que se refere às atitudes em relação à Matemática e concluiu que existem pontos em comum entre

Em um estudo com casuística de 24 pacientes, portadores de epilepsia com crises parciais complexas, investigou-se a clínica de pacientes com e sem lesão no lobo temporal

III JORNADA INTERNACIONAL DE EPILEPSIA BRASIL-AMÉRICA LATINA?. 08 a 11 de junho de 2016 – Mercure Recife Mar Hotel

(2001) acrescentam que a Neuropsicologia, para além de ser a ciência que estuda as relações entre as estruturas do cérebro, as funções nervosas superiores e o comportamento,

• Entre as alterações de linguagem que podem estar presentes na epilepsia cita-se a disfasia do desenvolvimento, afasia aguda com alteração transitória da

Para preparar-se para esta prova o aluno deve, seguindo o cronograma apresentado, ler o livro recomendado para a sua série e responder às questões propostas em cada capítulo.