• Nenhum resultado encontrado

(32) TEMOS PRONTO PORTFÓLIO Poder e Cultura na época moderna - História 4 semestre

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "(32) TEMOS PRONTO PORTFÓLIO Poder e Cultura na época moderna - História 4 semestre"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

História

INDIVIDUAL – PTI

PORTFOLIOS UNOPAR E ANHANGUERA 2021/01

ESTE ARQUIVO É SOMENTE O ANÚNCIO – A COMPRA É FEITA

ENTRANDO EM CONTATO PELO 032 9194-8972.. TRABALHO

COMPLETO, REVISADO E FORMATADO. ENVIO IMEDIATO POR

EMAIL APÓS A CONFIRMAÇÃO DO PAGAMENTO.

WHATSAPP 032 99194-8972

WWW.CENTRODOACADEMICO.COM

O portfólio está

com todo o desenvolvimento proposto do trabalho, basta realizar

algumas alterações no texto, dar seu toque pessoal, para que não

ocorra em duplicidade, logo serve de modelo para realizar o seu..

Caso prefira o exclusivo, entre em contato conosco para

realizarmos o orçamento. CONTATO WHATSAPP 032 9194-8972.

(2)

Curso: História Semestre: 5º

Disciplinas: • História do Brasil Colonial

• Metodologia do Ensino de História • História Moderna

• Práticas Pedagógicas em Ciências Humanas: Transformações Sociais no Espaço e no Tempo • História da América

Competências: • Refletir, articular e sistematizar conhecimentos teórico-metodológicos e empíricos necessários à prática do profissional de História.

Habilidades: • Compreender o processo de construção da cultura e da

cultura popular.

• Analisar as relações e tensões das ações dos sujeitos e as dinâmicas dos processos históricos.

• Estabelecer a interdisciplinaridade.

Objetivos da Aprendizagem:

• Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz.

• Desenvolver estudos independentes, sistemáticos e o auto aprendizado.

• Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas práticos relativos à profissão.

• Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a emancipação intelectual.

Prezado (a) aluno (a),

(3)

A proposta de Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) terá como temática “Poder e

Cultura na época moderna”. Escolhemos esta temática para possibilitar a aprendizagem

interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse semestre.

ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL

Por meio da leitura da SGA, você deve estudar os textos propostos e aplicar o conhecimento adquirido nas disciplinas desse semestre. O intuito dessa produção textual é desenvolver um conhecimento integrado sobre o funcionamento do mundo atlântico (Europa e América), com ênfase nos aspectos cultural e político.

Situação Geradora de Aprendizagem (SGA)

Em 1994, com a publicação da obra História em Migalhas, o historiógrafo francês François Dosse diagnosticou e denunciou o processo de fragmentação do conhecimento histórico, pela incapacidade ou pelo desinteresse dos historiadores do final do século XX, em estabelecerem explicações generalizantes e/ou integrar as múltiplas histórias dos diferentes povos e comunidades do mundo. Quase 30 anos depois da publicação da obra, parte da argumentação de Dosse ainda é relevante; pois, a ampliação da divisão do trabalho nos últimos 50 anos aprofundou o processo de especialização em todas as áreas da vida humana.

Nesse sentido, as pessoas são formadas – e isto inclui os historiadores – para dominarem profundamente uma técnica e/ou um conhecimento muito específicos, por exemplo, um historiador especializado no folclore gaúcho, um ortopedista especializado em joelho ou um engenheiro civil especializado em ponte pênsil. Esse processo de especialização foi fundamental para o aumento da produtividade e da qualidade das mercadorias e dos serviços disponíveis na atualidade. Contudo, segundo muitos pensadores como Dosse, essa ultra especialização gerou um vazio de orientação ético-política, a incapacidade de pensarmos a integração das técnicas/conhecimentos para projetarmos e construirmos um mundo mais justo, livre, igualitário e fraterno.

A temática escolhida para esse trabalho tem o intuito de superar os problemas dessa ultra especialização, integrando o conhecimento aprendido nas diversas disciplinas do semestre para

(4)

elaborar um texto panorâmico que relaciona as dinâmicas culturais e políticas, bem como a relação entre a América e a Europa no período moderno.

Situação-Problema

Você é professor da área de Ensino de História de uma faculdade que tem o costume de fazer um evento interdisciplinar no fim de cada ano letivo, neste evento ocorre uma cerimônia de homenagem a um dos docentes do curso. Durante o evento, é tradição o docente homenageado proferir um discurso integrando o conhecimento apreendido ao longo do último semestre. Neste ano letivo você foi o homenageado e, portanto, precisa elaborar um discurso interdisciplinar que comtemple História do Brasil Colonial, História Moderna, História da América, Práticas Pedagógicas em Ciências Humanas e Metodologia do Ensino de História.

Nesse sentido, você estabeleceu o objetivo de demonstrar que a sociedade europeia moderna naturalizava a desigualdade social existente entre nobreza/clero (superiores) e plebe (inferiores), que a prática da etiqueta entre a nobreza era utilizada para gerar distinção social, que o clero utilizava da fé para legitimar sua posição sociocultural e o sistema político absolutista, que a colonização tinha o interesse de reproduzir essas características em todo o mundo em benefício dos grupos europeus abastados e, finalmente, que o ensino de História tinha a principal função de dignificar e santificar membros da nobreza e do clero para manutenção da sociedade estamental.

Você já tem a temática e os objetivos gerais, agora é preciso o mais difícil: desenvolver o texto do seu discurso, vamos lá?

ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO

Para realizar essa atividade, é preciso cumprir as seguintes etapas:

1. Ter apreendido os conteúdos das disciplinas deste semestre.

2. Estudar os seguintes artigos:

• Lilia K. Moritz Schwarcz resenha de BURKE, Peter. A fabricação do rei. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1994, 254pp. Revista de Antropologia, São Paulo, USP, 2000, v. 43, n. 1. Disponível em

(5)

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-77012000000100010 Acesso em 22 de janeiro de 2021.

• RUCKSTADTER, Flávio M. M.; RUCKSTADTER, Vanessa C. M. As origens do Ensino de História no Brasil Colonial. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, número especial, p.76-85, mai.2010.

Disponível em

https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639781 Acesso em 22 de janeiro de 2021.

• CASTRO, Raimundo Nonato. As representações indígenas no processo de colonização do Brasil. Revista Eletrônica História em Reflexão, v. 6, n. 11, UFGD: Dourados, jan/jun 2012.

Disponível em

https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/historiaemreflexao/article/download/1875/1043 Acesso em 22 de janeiro de 2021.

3. Pesquisar e consultar outras fontes (textos, artigos e afins) sobre o tema na Biblioteca Digital e na

Biblioteca Virtual.

4. Produzir um texto de no mínimo 2 (duas) laudas e no máximo 4 (quatro) laudas que discuta e

relacione os seguintes itens:

• Características da sociedade estamental e da monarquia moderna.

• Cultura e simbolismo como legitimação da monarquia e da sociedade estamental.

• Cultura e Ensino de História eurocêntricos no processo de colonização da América (incluindo o Brasil).

• Relação da Igreja Católica com a legitimação simbólica da monarquia moderna e da colonização da América (incluindo o Brasil).

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DA PRODUÇÃO TEXTUAL

(6)

2. Importante: Você deverá postar o trabalho finalizado no AVA, o que deverá ser feito na pasta específica (“atividades interdisciplinares”), obedecendo ao prazo limite de postagem, conforme disposto no cronograma do curso. Não existe prorrogação para a postagem da atividade.

3. O trabalho final que será postado no ambiente virtual de aprendizagem deve conter de 04 até, no máximo, 06 laudas (considerando-se apenas a produção textual em si, com introdução, desenvolvimento e conclusão, excetuando-se os elementos pré e pós-textuais). 4. Deve conter, depois de pronto, capa e folha de rosto padrão da Universidade, sendo

organizado no que tange à sua apresentação visual (tipos e tamanhos de fontes, alinhamento do texto, espaçamentos, adentramento de parágrafos, apresentação correta de citações e referências, entre outros elementos importantes), conforme modelo disponível no AVA. 5. A produção textual é um trabalho original e, portanto, não poderá haver trabalhos idênticos

aos de outros alunos ou com reprodução de materiais extraídos da internet. Os trabalhos plagiados serão invalidados, sendo os alunos reprovados na atividade. Lembre-se de que a prática do plágio constitui crime, com pena prevista em lei (Lei n.º 9.610), e deve ser evitada no âmbito acadêmico.

6. Importante: O trabalho deve ser enviado em formato Word. Não serão aceitos, sob nenhuma hipótese, trabalhos enviados em PDF.

A seguir, apresentamos a você alguns dos critérios avaliativos que nortearão a análise para o conceito a ser atribuído pelo Tutor a Distância à produção textual:

a) Normalização correta do trabalho, em respeito às normas da ABNT. b) Apresentação de uma estrutura condizente com a proposta apresentada.

c) Uso de linguagem acadêmica adequada, com clareza e correção, atendendo à norma padrão. d) Abordagem de todos os itens propostos para reflexão, considerando os seguintes aspectos:

clareza de ideias, objetividade, criatividade, originalidade e autenticidade.

(7)

Lembrem-se de que seu Tutor a Distância está à disposição na Sala do Tutor para lhes atender em suas dúvidas e, também, para repassar orientações sempre que vocês precisarem. Aproveitem esta oportunidade para realizar um trabalho com a qualidade exigida por um trabalho acadêmico de nível universitário.

Ótimo trabalho! Equipe de professores

Referências

Documentos relacionados

09:15 - 10:00 Aula híbrida sobre: Para os alunos presenciais: atividade prática – E-Class Não é necessário enviar atividade Dodgeball e Rouba-bandeira. Para os alunos

O objetivo deste experimento foi avaliar o efeito de doses de extrato hidroalcoólico de mudas de tomate cultivar Perinha, Lycopersicon esculentum M., sobre

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Este estudo teve como objetivo examinar como se comportam estrategicamente as empresas da cidade de Getúlio Vargas/RS, frente ao problema empreendedor (mercado) e

Contudo, pelas análises já realizadas, as deformações impostas às placas pelos gradientes térmicos devem ser consideradas no projeto deste tipo de pavimento sob pena de ocorrer

A empresa deve determinar o valor presente das obrigações de benefício definido e o valor justo dos ativos do plano com regularidade suficiente, a fim de que os

A substituição parcial da farinha de trigo pela FMB permitiu a obtenção de um macarrão mais nutritivo, com maior teor proteico e principalmente, de fibras do que o

Para esse processo de produção de tanases por fungos, duas metodologias se apresentam como alternativas, a Fermentação Submersa (FS), em que o microrganismo é inoculado em