• Nenhum resultado encontrado

TRABALHO INTERDISCIPLINAR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TRABALHO INTERDISCIPLINAR"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

1

TRABALHO INTERDISCIPLINAR

Coordenação: Profa. Heloísa Helena Rocha Maia - professoraheloisa@yahoo.com.br –

8416-0740

Horário de atendimento: Noite: terça-feira – 18:10 às 20:40 Manhã: segunda-feira – 8:50 às 10:30 quarta-feira – 20:50 às 21:40

Local de atendimento: Sala 106 – mesa do meio

O OBJETIVO GERAL do Trabalho Interdisciplinar do curso de Ciências Contábeis da Pucminas consiste em levar o aluno a desenvolver um artigo científico, cuja temática possibilite a constatação do inter-relacionamento das disciplinas do período cursado.

NORMAS GERAIS

1º SEMESTRE 2009

1 – NORMAS ESPECÍFICAS PARA OS ALUNOS REGULARES

1.1- Grupos de no mínimo 4 participantes e no máximo 6, não sendo permitidos grupos com quantidade de componentes inferior a 4 pessoas.

1.2- O Trabalho Interdisciplinar vale 15 pontos em cada disciplina cursada, assim distribuídos: 1.2.1- Apresentação oral: 5 pontos.

1.2.1.1- A forma de avaliação oral tem por objetivo possibilitar a participação e envolvimento efetivo de todos os participantes do grupo, tanto em relação à elaboração do artigo quanto em relação à preparação da respectiva apresentação oral.

1.2.1.2- Os alunos do 1º período - manhã e noite - não apresentarão seus trabalhos. Portanto, a correção do artigo somará para estes alunos 15 pontos.

Quesitos Pontuação 2º ao 6º período

Pontuação 1º período

APRESENTAÇÃO 5 PONTOS

Pontualidade e adequação do tempo da apresentação

1 ponto

Integração do grupo 1 ponto

Qualidade do material e da utilização dos recursos técnicos

1 ponto

Domínio e aprofundamento do conteúdo 1 ponto

Clareza e objetividade na apresentação 1 ponto

Não haverá apresentação

1.2.1.3- O professor que estiver em sala de aula no horário previsto no cronograma, a ser fornecido, é responsável pela avaliação da apresentação oral.

1.2.1.4- Inicialmente, o professor fará o sorteio do grupo que irá apresentar o trabalho, e em seguida o sorteio dos dois alunos que representarão o grupo na apresentação oral.

1.2.1.5- Caso queira o professor fazer algum questionamento ao grupo, este será direcionado a qualquer um dos componentes do mesmo, ou alguém a escolha do Professor.

1.2.1.6- Na apresentação oral os alunos deverão estar preparados para utilizar apenas data show e/ou retroprojetor.

1.2.1.7- Os grupos deverão se preparar para utilizarem o tempo de 20 minutos destinados à apresentação oral e 5 minutos para questionamentos e feedback julgados necessários pelo Professor, aos grupos, totalizando o máximo de 25 minutos para cada apresentação.

(2)

2

1.2.1.8- A participação do aluno, isto é, sua presença no início, meio e fim da apresentação oral do TI de cada grupo que está apresentando o trabalho, será obrigatória, sob pena da perda de 2 pontos por falta, em todas as disciplinas do período.

1.2.1.9- No caso de falta, o aluno deverá estar atento as normas previstas no Manual do Aluno (licença maternidade, doença infecto-contagiosa, serviço militar) e também quanto ao atestado médico que deverá ser validado pelo Médico da PUC, mediante requerimento próprio preenchido na Secretaria do ICEG.

1.2.1.10- O barulho, o entra e sai de alunos, a conversa paralela, isto é, o desrespeito aos colegas que estiverem apresentando seu trabalho não será tolerado.

1.2.1.11- Ao final das apresentações o professor informará a nota de cada grupo participante do TI, nota esta, que será a mesma para todas as demais disciplinas.

1.2.2- Correção do artigo: 10 pontos.

1.2.2.1- A nota de correção do artigo corresponderá à média obtida pela avaliação de todos os professores envolvidos, exceto para Metodologia do Trabalho Científico, que terá um valor determinado pela professora da disciplina.

1.2.2.2- Na correção do artigo serão considerados, para efeito de avaliação, sua estrutura de acordo com as normas vigentes da ABNT, quanto o conteúdo, de acordo com os seguintes critérios:

Quesitos Pontuação 2º ao 6º período

Pontuação 1º período

CORREÇÃO DO ARTIGO 10 PONTOS 15 PONTOS

Integração dos temas 1 ponto 1 ponto

Normas técnicas 2 pontos 3 pontos

Introdução 2 pontos 3 pontos

Corpo do artigo 3 pontos 5 pontos

Conclusão 2 Pontos 3 pontos

1.3- A orientação para o Trabalho Interdisciplinar (TI) será fornecida:

1.3.1- Pelos Professores de cada período em seu horário de aula, devendo, a seu critério, disponibilizar tempo para as respectivas orientações.

1.3.2- Pelos Coordenadores do período responsáveis por centralizar as questões dos demais professores e alunos, surgidas ao longo do desenvolvimento do TI.

1.3.3- Pela Coordenadora do Trabalho Interdisciplinar 1.4- A editoração do artigo científico

1.4.1- Deverá obedecer às normas da ABNT e modelos contidos na apostila mais recente de Metodologia Científica da Profa. Anna Florência.

1.4.2- Será permitido o uso de fontes bibliográficas e virtuais.

1.4.3- O número de páginas para o artigo será de no mínimo 13 páginas e no máximo 15, não contando com a capa, folha de rosto, referências, apêndices e anexos.

Estrutura do artigo: CAPA, FOLHA DE ROSTO, RESUMO, PALAVRAS-CHAVE, 1 INTRODUÇÃO, 2 CORPO DO ARTIGO, 3 CONCLUSÃO e REFERÊNCIAS

(3)

3

2 – NORMAS ESPECÍFICAS PARA OS ALUNOS IRREGULARES

2.1- Para fins deste Trabalho Interdisciplinar, consideram-se alunos irregulares aqueles que não cursam regularmente nenhum período. Assim sendo, farão um único trabalho cujo tema será do período onde se concentra o maior número de disciplinas, sendo avaliado pelos professores deste período.

2.2- O Trabalho Interdisciplinar vale 15 pontos em cada disciplina cursada, sendo distribuídos: 2.2.1- Correção do artigo: 15 pontos.

2.2.1.1- A nota de correção do artigo corresponderá à média obtida pela avaliação de todos os professores envolvidos, exceto para Metodologia do Trabalho Científico, que terá um valor determinado pela professora da disciplina.

2.2.1.2- Na correção do artigo serão considerados, para efeito de avaliação, tanto a estrutura do artigo de acordo com as normas vigentes da ABNT, quanto o conteúdo, de acordo com os seguintes critérios:

Quesitos Pontuação – alunos irregulares

CORREÇÃO DO ARTIGO 15 PONTOS

Integração dos temas 1 ponto

Normas técnicas 3 pontos

Introdução 3 pontos

Corpo do artigo 5 pontos

Conclusão 3 pontos

Não haverá apresentação.

2.3- A orientação para o Trabalho Interdisciplinar (TI) será fornecida:

2.3.1- Pelos Professores de cada período em seu horário de aula, devendo, a seu critério, disponibilizar tempo para as respectivas orientações.

2.3.2- Pelos Coordenadores do período responsáveis por centralizar as questões dos demais professores e alunos, surgidas ao longo do desenvolvimento do TI.

2.3.3- Pela Coordenadora do Trabalho Interdisciplinar 2.4- A editoração do artigo científico

2.4.1- Deverá obedecer às normas da ABNT e modelos contidos na apostila mais recente de Metodologia Científica da Profa. Anna Florência.

2.4.2- Será permitido o uso de fontes bibliográficas e virtuais.

2.4.3- O número de páginas para o artigo será de no mínimo 13 páginas e no máximo 15, não contando com a capa, folha de rosto, referências, apêndices e anexos.

Estrutura do artigo: CAPA, FOLHA DE ROSTO, RESUMO, PALAVRAS-CHAVE, 1 INTRODUÇÃO, 2 CORPO DO ARTIGO, 3 CONCLUSÃO e REFERÊNCIAS

(4)

4

3 – CALENDÁRIO

Cronograma do Trabalho Interdisciplinar – 1º semestre de 2009

Ação

Responsável

Data

Observações

Inscrição on-line para o TI Todos os alunos

17 a 20 de fevereiro A inscrição é responsabilidade de todos

os componentes do grupo. A

coordenação de TI divulgará os procedimentos para inscrição on-line. Entrega do TI

ALUNOS IRREGULARES

Alunos irregulares

13 a 18 de abril Entregar uma cópia para cada professor, na primeira aula da semana, pedir protocolo. Entrega do TI ALUNOS REGULARES 2º período ao 6º período Alunos regulares

11 a 16 de maio Entregar uma cópia para cada professor, na primeira aula da semana, pedir protocolo. Entrega do TI ALUNOS REGULARES 1º período Alunos regulares

25 a 30 de maio Entregar uma cópia para cada professor, na primeira aula da semana, pedir protocolo.

Lançamento de notas on-line Dos alunos IRREGULARES e REGULARES 2º ao 6º período

Professores 11 a 24 de maio A pontualidade no lançamento das notas é imprescindível para o sucesso do TI. A colaboração de todos é fundamental para evitar atraso na apuração final da nota.

Apresentação dos trabalhos Professores e alunos

18 a 22 de maio O cronograma de apresentação será entregue no dia 13 de fevereiro. Lançamento de notas on-line

Dos alunos REGULARES 1º período

Professores 08 a 13 de junho A pontualidade no lançamento das notas é imprescindível para o sucesso do TI. A colaboração de todos é fundamental para evitar atraso na apuração final da nota.

Fechamento das notas de TI Coordenação de TI

27 de maio (2º ao 6º período e irregulares) 19 de Junho (1º período)

Esta data dependerá do cumprimento no lançamento de notas pelos professores.

(5)

5

TEMAS SUGERIDOS PARA O TRABALHO INTERDISCIPLINAR

1º SEMESTRE 2009

1º. Período

Estrutura conceitual das Demonstrações Contábeis em conformidade com os Pronunciamentos do CPC

2º. Período

Normas empresariais aplicáveis às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (EPP)

3º. Período

As mudanças no ativo permanente das Sociedades Anônimas decorrentes das alterações da Lei 11.638,

Medida Provisória 449, inclusive as nova orientações do CPC

4º. Período

Estudo da Demonstração do Valor Adicionado conforme CPC 09 e análise de seus informes

econômico-sociais

5º. Período

Os impactos do regime de tributação transitória na apuração do Lucro Real e seus reflexos contábeis nas

empresas de grande porte

6º. Período

Os reflexos das alterações na Legislação Societária nas demonstrações contábeis das Sociedades

Anônimas: um estudo de caso

Referências

Documentos relacionados

Ferreira (2002) declara que as relações entre a cidade e o campo sempre fo- ram uma temática de estudo na Geografia Agrária brasileira, mas as transformações resultantes do processo

aplicação no Brasil.. preços de seus produtos, na forma de um jogo estático, a exemplo do Dilema do Prisioneiro anteriormente explicado. Ressalte-se que o acordo

Era com um conselheiro do Olodum, Marcelo, atuante no grupo desde 1980, que havia estado presente em parcerias marcantes, como as de Paul Simon e Michael Jackson..

Tem-se por objetivo verificar como essa nova cidadania está sendo tratada, a fim de descobrir-se qual o papel do cidadão no ambiente cenário comunitário que está surgindo com a

LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas ACI - Assessoria de Cooperação Internacional AD - Análise de Discurso CAPES - Coordenação

Para tanto, foram realizadas entrevistas com professores e estudantes de três escolas, de dependências administrativas distintas, com a finalidade de verificar suas percepções

(Ex-operário 1 da primeira metade do século XX. Assim, fica evidente a forma como o setor econômico interferia no setor político. Devido ao grande contingente de

Como as normas do novo regramento, referentes à capacidade civil das pessoas com deficiência, lhe conferem capacidade plena para praticar atos jurídicos lato sensu, a