• Nenhum resultado encontrado

PLANO DE ENSINO 2º semestre 2012

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PLANO DE ENSINO 2º semestre 2012"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

1

PLANO DE ENSINO

2º semestre 2012

Professoras orientadoras:

turma Departamento de Urbanismo Departamento de Projetos

A + B Profa. Dra. Fernanda Borges de Moraes Profª. Dra. Juliana Torres de Miranda

C + D Profa. Dra. Staël Alvarenga Pereira Costa Profa. Dra. Maria Cristina Villefort Teixeira

Monitores pós-graduação: Maria Manoela G. Netto e Paulo Henrique Alonso Problema a ser trabalhado:

O município de Belo Horizonte, em razão das contínuas revisões de seu Plano Diretor – e ainda considerando o contexto emergente dos jogos da Copa do Mundo de 2014 - , vem sofrendo uma série de intervenções em sua infraestrutura, recebendo, principalmente, investimentos públicos. As Operações Urbanas – simplificadas e/ou consorciadas, delineam-se como possíveis instrumentos de planejamento urbano capaz de viabilizar tal potencial. Dentre os projetos previstos pela Prefeitura de Belo Horizonte, destacam-se as Operações Urbanas das Áreas Centrais, que abrange as áreas identificadas como preferenciais no Plano de Reabilitação do Hipercentro: Casa do Conde de Santa Marinha/ Boulevard Arrudas, Guaicurus/ Rodoviária e Mercado. A operação urbana nestas áreas tem as seguintes finalidades:

I - implantação de equipamentos estratégicos para o desenvolvimento urbano;

II - otimização de áreas envolvidas em intervenções urbanísticas de porte e reciclagem de áreas consideradas subutilizadas;

III - implantação de Programas de Habitação de Interesse Social; IV - implantação de espaços públicos;

V - valorização e criação de patrimônio ambiental, histórico, arquitetônico, cultural e paisagístico; VI - dinamização de áreas, visando à geração de empregos.”

Neste 2º. semestre de 2012, a disciplina Projeto Integrado de Arquitetura e Urbanismo-PIAU pretende debruçar-se sobre os potenciais e problemas relacionados ao hipercentro de Belo Horizonte, especificamente das áreas subutilizadas e vazios urbanos delimitados pelos Planos de Operação Urbana, investigando estratégias de requalificação urbana que sejam inclusivas e sustentáveis.

Todas as atividades da disciplina estruturam-se em torno do desenvolvimento de Projeto Integrado de Arquitetura e Urbanismo para contexto urbano determinado, a saber: gleba linear subutilizada nas bordas do hipercentro de Belo Horizonte, confinada entre Linha de Metro de Belo Horizonte e Avenida do Contorno, estendendo entre Praça da Estação e complexo de viadutos da Lagoinha. O escopo do projeto, com definição de diretrizes, estratégias e programa deverá ser concebido por cada equipe de trabalho a partir de uma leitura crítica do contexto e da reflexão sobre a demanda de espaços públicos, infraestrutura urbana e diversidade de usos como estratégia de abordagem das bordas e vazios urbanos no centro de Belo Horizonte. O produto final consistirá num projeto de um conjunto urbano e arquitetônico que envolve espaços exteriores, infraestrutura urbana (vias, passarelas, pontos de ônibus, BRT, etc) e edificações.

Detalhamento das Etapas de Trabalho e Avaliações

1- Mapeamento: consiste no levantamento de dados com objetivo de compreender, analisar e interpretar uma situação urbana complexa e na produção de mapas e outros instrumentos de representação que sistematizem esses dados. A turma será subdividida em 4 grandes grupos para a coleta e processamento inicial de dados:

(2)

Meio-2

Ambiente; Estrutura Urbana; Mobilidade e Dados Socioeconômicos. Essa etapa inclui aula preparatória, trabalho de campo e oficina de processamento de dados e produção de mapas. O resultado dessa etapa será apresentado em forma de seminário e discutido como toda a turma.

Etapa realizada por 4 grupos (com distribuição de 01 aluno de cada equipe nos 04 grandes grupos). AVALIAÇÃO 1= 10 pontos

2- Análise do Contexto: consiste nas reflexões e conclusões a partir do cruzamento dos vários mapeamentos, apontando uma interpretação particular da equipe com delimitação das intenções e horizonte de intervenção e transformação da área – seus objetivos e princípios. Quais são os vetores e as forças que atuam a conformação daquele contexto urbano? Quais são as singularidades, os potenciais, as fraquezas e ameaças desta área? Quais cenários se imaginam para esta região? Quais os objetivos de uma ação de intervenção nesta área?

Etapa realizada por equipe de 4 alunos (duas duplas) AVALIAÇÃO 2= 05 pontos

3- Estudos de Casos Análogos: desenvolvido pela equipe de quatro alunos, consiste na análise crítica de planos e projetos de requalificação urbana análogos, com a produção de diagramas. O trabalho será desenvolvido pela equipe de 4 alunos e entregue aos professores para avaliação.

AVALIAÇÃO 3= 05 pontos

4- Plano Mestre: consiste na definição de diretrizes e estratégias de ação para se alcançar os objetivos propostos, concretizados em uma proposta de desenho urbano desta reestruturação física, com definição clara do programa urbano e arquitetônico (edificações e espaços públicos), seu dimensionamento e setorização, fluxos e acessos, desenho das transformações viárias (se for o caso), definição das infraestruturas e equipamentos urbanos, etc. Etapa realizada por equipe de 4 alunos (duas duplas)

AVALIAÇÃO 4= 15 pontos

5- Estudo Preliminar do Projeto Integrado: desenvolvido pela equipe de 02 alunos, sob orientação dos dois professores da turma, consiste na definição geral do conjunto urbano com as infraestruturas e edificações propostas, num nível de estudo preliminar, solucionando a articulação de todos os elementos, da diversidade de usos, dimensionamento e setorização geral.

Trabalho a ser desenvolvido por equipe de 02 alunos a ser apresentada em banca por meio de desenhos e representações tridimensionais.

AVALIAÇÃO 6 = 20 pontos

6- Anteprojeto Urbanístico e Arquitetônico: Etapa final do trabalho que consiste no desenvolvimento em escala de anteprojeto de um foco do projeto integrado (arquitetônico e urbanístico), com definição mais detalhada dos espaços interiores, equipamentos urbanos, estrutura, materialidade. Apresentado em forma de caderno técnico (a ser entregue com antecedência) e banners. Não haverá apresentação oral. O material apresentado será analisado criticamente por outra equipe de alunos e avaliado por banca composta por todos os professores da disciplina. AVALIAÇÃO 6 = 40 pontos

7- Análise crítica de projeto: consiste na apresentação e análise crítica do trabalho de outra equipe da turma, nas bancas finais. AVALIAÇÃO 7 = 05 pontos

Observações:

O não comparecimento do aluno às sessões avaliativas implicará nota zero. Atrasos nas entregas implicarão perdas de pontos:

- 10% para o 1º dia de atraso; - 20% para o 2º dia de atraso;

(3)

3

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

CEMIG. Manual de Arborização. Belo Horizonte: CEMIG, [s.d.]. 22p.

FUNDAÇÃO JOÃO PINHEIRO. CENTRO DE ESTUDOS HISTORICOS E CULTURAIS. Panorama de Belo Horizonte:

atlas histórico. Belo Horizonte: FJP/CEHC, 1997. 104p.

CRAWFORD, J. H. Carfree Design Manual. Utrech : International Books. 2009.

Prefeitura de Belo Horizonte. Plano de Reabilitação do Hipercentro de Belo Horizonte. 2007

Sites :

Plano Metropolitano da Região Metropolitana de Belo Horizonte: www.rmbh.org.br

Planejamento Estratégico de Belo Horizonte. http://www.pbh.gov.br/bhmetaseresultados/plano-estrategico.php ou

http://issuu.com/cideu/docs/2010_05_13_col_legi_polit_legs_-_carolina_hormeche

meutransporte.blogspot.co

(4)

4

CALENDÁRIO

2º semestre 2012

AULA DATA DIA CONTEÚDO

1. 09/10 3ª.

- Apresentação: objetivos / metodologia / fundamentos da disciplina

- Sistematização da disciplina: definição de equipes e redistribuição de turmas - Introdução ao problema urbano e arquitetônico a ser trabalhado da área de estudo e suas adjacências.

- Introdução ao Workshop para diagnóstico e mapeamento urbano: roteiros e definição de equipes

12/10 6ª. Feriado

2. 16/10 3ª. Trabalho de campo: reconhecimento da região

3. 19/10 6ª. Oficina: Produção do mapeamento e trabalho de campo 4. 19/10 6ª

(tarde) Trabalho de campo – aula não presencial

5. 23/10 3ª. Oficina: Produção do mapeamento e trabalho de campo 6. 23/10 3ª.

(tarde) Trabalho de campo – aula não presencial

7. 26/10 6ª. Seminário: Apresentação do mapeamento/ tratamento dos dados (Avaliação 01: 10 pts.)

8. 30/10 3ª. Seminário: Apresentação do mapeamento/ tratamento dos dados (Avaliação 01: 10 pts.)

02/11 6ª. Feriado

9. 06/11 3ª. Aula: Estudos de Casos análogos: projetos integrados Roteiro para Análise do Contexto

10. 09/11 6ª.

Apresentação da Análise do Contexto – sessão avaliativa e debate (avaliação 02: 05

pontos)

Roteiro para Plano Mestre

11. 13/11 3ª. Elaboração do Plano Mestre – oficina 16/11 6ª. Feriado

12. 20/11 3ª. Entrega estudos de casos análogos (Avaliação 03: 05 pts.) Elaboração do Plano Mestre - oficina

13. 23/11 6ª. Elaboração do Plano Mestre - oficina 14. 27/11 3ª. Elaboração do Plano Mestre - oficina

15. 30/11 6ª Banca: Apresentação do Plano Mestre (Avaliação 04: 15 pts.)

16. 30/11 6ª

(tarde) Banca: Apresentação do Plano Mestre (Avaliação 04: 15 pts.) 17. 04/12 3ª. Oficina: Elaboração Projeto Integrado – Estudo Preliminar 18. 07/12 6ª. Oficina: Elaboração Projeto Integrado – Estudo Preliminar 19. 11/12 3ª. Oficina: Elaboração Projeto Integrado – Estudo Preliminar 20. 14/12 6ª. Oficina: Elaboração Projeto Integrado – Estudo Preliminar

21. 18/12 3ª. Banca Intermediária: Estudo Preliminar Projeto Integrado (Avaliação 05: 20 pts.)

22. 18/12 3ª.

(tarde) Banca Intermediária: Estudo Preliminar Projeto Integrado (Avaliação 05: 20 pts.) 23. 21/12 6ª. Banca Intermediária: Estudo Preliminar Projeto Integrado (Avaliação 05: 20 pts.)

25 e 28/12

Recesso Natal e Ano Novo 01/01/2013

24. 04/01 6ª. Aula sobre apresentação de projetos em banners Roteiro Projeto Integrado – Anteprojeto

25. 08/01 3ª. Oficina: Elaboração Projeto Integrado – Anteprojeto 26. 11/01 6ª. Oficina: Elaboração Projeto Integrado – Anteprojeto

(5)

5

27. 15/01 3ª. Oficina: Elaboração Projeto Integrado – Anteprojeto 28. 18/01 6ª. Oficina: Elaboração Projeto Integrado – Anteprojeto 29. 22/01 3ª. Oficina: Elaboração Projeto Integrado – Anteprojeto 30. 25/01 6ª. Oficina: Elaboração Projeto Integrado – Anteprojeto 31. 29/01 3ª. Entrega cadernos técnicos Projeto Integrado

Oficina: Desenvolvimento dos banners 32. 01/02 6ª. Oficina: Desenvolvimento dos banners

33.

05/02 3ª.

BANCA FINAL: Plano e Projeto Integrado

Avaliação 06: 40 pts. – Avaliação 07 (Apresentação e análise crítica): 05 pts. 34. tarde BANCA FINAL: Plano e Projeto Integrado

35.

08/02 6ª. BANCA FINAL: Plano e Projeto Integrado 36. tarde Avaliação da disciplina

Referências

Documentos relacionados

O presente trabalho trata da gestão do financiamento da política de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, desenvolvida em tempo integral, pela Secretaria

[r]

Conforme vimos na seção anterior, o PNAIC está estruturado “em quatro eixos de sustentação: formação continuada presencial; material didático; avaliações; gestão, mobilização

Frente aos principais achados desse estudo serão apresentadas propostas de ações a serem aplicadas dentro dos contextos escolares que enfrentam em seu cotidiano

Diante do cenário apresentado, e da necessidade do uso da avaliação externa como instrumento da gestão educacional, este trabalho tem como objetivo avaliar como

O Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, de 2007, e a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, instituída em 2009 foram a base

O “tempo necessário” para as atividades complementares foi definido no tópico “Objetivos e Metas”, no qual apresentou duas metas referentes ao eixo da jornada de

Fonte: elaborado pelo autor. Como se pode ver no Quadro 7, acima, as fragilidades observadas após a coleta e a análise de dados da pesquisa nos levaram a elaborar