• Nenhum resultado encontrado

EDITAL PROGRAMA DE BOLSA CENTRO EDUCACIONAL MARIA SANTÍSSIMA 2017

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL PROGRAMA DE BOLSA CENTRO EDUCACIONAL MARIA SANTÍSSIMA 2017"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

EDITAL PROGRAMA DE BOLSA CENTRO EDUCACIONAL MARIA SANTÍSSIMA 2017

A Diretoria do Colégio Maria Santíssima, torna pública a realização de inscrições de candidatos a aluno do 4º ano do Ensino Fundamental I à 3ª Série do Ensino Médio, obedecendo aos seguintes critérios:

1- A realização de inscrição e de seleção de candidatos a aluno far-se-á segundo as normas do presente EDITAL.

2- As inscrições serão realizadas a partir do dia 10 de novembro de 2016 até o dia 02 de dezembro de 2016, na secretaria da instituição, efetuando o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 25,00 (vinte e cinco reais). 3- Os alunos inscritos concorrerão a bolsas por série inscrita, pela ordem de classificação, atendendo às seguintes posições:

3.1- A classificação final dependerá do desempenho pedagógico do candidato.

3.2- Classificação (por turma) 2 bolsas (totalizando 18 bolsas nos 2 turnos), conforme distribuição abaixo:

- 1º lugar: 100%

-

2º lugar: 50%

3.3- As bolsas compreendem apenas as 11 mensalidades do ano letivo de 2017, NÃO ESTÁ INCLUSO A MATRÏCULA.

4- As provas de seleção serão realizadas na seguinte data e horário, nas dependências da instituição.

- Ensino Fundamental e Ensino Médio: 10 de dezembro de 2016, às 9h. 5- O acesso do candidato ao local das provas será permitido até as 9h15min. Aconselhamos chegar com 1 (uma) hora de antecedência.

6- O candidato deverá apresentar o comprovante de pagamento e documento de identificação (identidade, carteira de estudante, registro de nascimento, etc...) no dia da prova.

7- O desconto obtido pelo candidato, nesta seleção, somente será concedido para o ano de 2017 (nas 11 mensalidades - descontos não cumulativos).

8. O processo de seleção compreenderá provas escritas, com números de questões específicas por série, elaboradas conforme os programas/conteúdos programáticos disponibilizados na secretaria do colégio.

9. A nota final do candidato será o resultado da média das notas obtidas em cada prova.

10. Serão classificados os alunos que atingirem nota mínima de 7,0. 11. DAS PROVAS

Os alunos serão submetidos a exames de REDAÇÃO, 10 questões objetivas de PORTUGUÊS e 10 questões objetivas de MATEMÁTICA.

No caso de médias iguais, para fins de classificação, serão utilizados como critérios de desempate, respectivamente, a maior na PROVA DE REDAÇÃO, MAIOR PONTUAÇÃO NA PROVA OBJETIVA DE PORTUGUÊS.

12. As provas não serão disponibilizadas para alunos ou pais/responsáveis.

(2)

13. Os pais ou responsáveis pelos candidatos a aluno obrigar-se-ão a conhecer e cumprir o calendário de atividades deste EDITAL.

14. RESULTADO

15. Os resultados da seleção serão divulgados no dia 13 de janeiro de 2017, obedecendo rigorosamente à ordem de classificação.

O resultado do concurso será divulgado na secretaria da instituição de ensino em que o(a) candidato(a) realizou a avaliação.

16. MATRÍCULA

Após o resultado, o responsável pelo(a) candidato(a) deverá efetuar a matrícula até o dia 31 de janeiro do corrente ano. Caso o(a) candidato(a) classificado(a) não se matricule, não haverá remanejamento de outro(a) candidato(a).

17. Fica já estabelecido que não será possível recorrer do resultado do concurso deste edital.

18. ALUNOS NOVATOS

Os alunos novatos poderão participar do PROGRAMA BOLSA DE ESTUDOS CEMS 2017 efetuando o pagamento de sua matrícula até o dia 06 de janeiro de 2017, garantindo assim, os seguintes benefícios:

- 5% de desconto nas 11 mensalidades de 2017;

19. Os casos omissos neste EDITAL serão resolvidos pela Direção do colégio. ORIENTAÇÕES AOS CANDIDATOS

Os candidatos deverão apresentar-se na data marcada:

-

no mínimo com 15 minutos de antecedência

-

acompanhados dos pais ou responsáveis;

-

munidos do comprovante de pagamento da taxa de inscrição.

-

CONTEÚDOS DAS PROVAS | ENSINO FUNDAMENTAL I 4º ANO

Espera-se que as crianças sejam capazes de: Português

- Ler e interpretar textos literários;

- Produzir textos de própria autoria, utilizando os recursos da linguagem escrita: uso correto de letra maiúscula, pontuação, separação de sílabas, concordância entre gênero (masculino e feminino) e número (singular e plural) do substantivo e do adjetivo.

Matemática

- Utilizar o sistema de numeração decimal ao ler, escrever, ordenar e comparar quantidades até unidade de milhar.

- Realizar operações convencionais de adição, subtração, multiplicação e divisão exata.

- Resolver situações-problema, utilizando estratégias pessoais de cálculo ou operações convencionais.

(3)

5º ANO

Espera-se que as crianças sejam capazes de: Português

- Ler e interpretar textos literários.

- Produzir textos de própria autoria, utilizando os recursos da linguagem escrita: uso de letra maiúscula, pontuação, separação de sílabas, concordância entre gênero (masculino e feminino) e número (singular e plural) do substantivo e do adjetivo.

- Localizar, em trechos de textos, substantivos, pronomes e artigos. Matemática

- Utilizar o sistema de numeração decimal ao ler, escrever, ordenar e comparar quantidades até centenas de milhar.

- Realizar operações convencionais de adição, subtração, multiplicação e divisão exata e não exata.

-

Resolver problemas, usando estratégias pessoais, convencionais e cálculo mental.

CONTEÚDOS DAS PROVAS | ENSINO FUNDAMENTAL II 6º ANO

Português

Leitura, interpretação e produção de texto. Ordem alfabética. Frases afirmativas, negativas, interrogativas e exclamativas. Acentuação. Pontuação. Classes de palavras: substantivos, pronome, artigo, adjetivo e verbo (reconhecimento e aplicação) às produções textuais. Variantes linguísticas. Matemática

Sistema de numeração decimal. Operação com números naturais: adição, subtração, multiplicação e divisão. Fração: representação, nomenclatura e leitura. Frações equivalentes. Fração de uma quantidade. Números decimais e seu significado.

7º ANO Português

Leitura, interpretação e produção de texto. Elementos estruturais do gênero narrativo (foco narrativo, tipo de narrador, personagens, tempo, espaço, enredo) e do gênero poético. Conhecimentos gramaticais de classes de palavras variáveis: artigo, substantivo, adjetivo, pronome e verbo, através da identificação, da classificação e do emprego adequado ao texto.

Matemática

Números naturais e racionais absolutos (frações e números decimais); conceitos, operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e raiz quadrada exata, expressões numéricas e problemas. Porcentagem. Geometria: figuras geométricas espaciais e planas (polígonos); medidas de comprimento, área e volume; ponto, reta, semirreta, segmento de reta e

(4)

ângulos. Interpretação de gráficos (setores, barras verticais e horizontais) e tabela simples.

8º ANO Português

Leitura, interpretação e produção de texto. Estudos de texto: narrativo e poético. Conhecimentos gramaticais: uso dos recursos da expressão escrita aplicados à interpretação e produção de texto; morfologia: classes de palavras variáveis e invariáveis (advérbio, preposição, interjeição); conceitos, identificação, classificação e emprego; emprego dos pronomes oblíquos; sintaxe: frase, oração e período; termos essenciais da oração: sujeito (simples, composto, oculto e inexistente) e predicado (verbal e nominal); uso da vírgula; modos verbais indicativo, subjuntivo e imperativo.

Matemática

Números inteiros e racionais: operações e problemas. Equações do 1º grau: resolução e problemas. Razões e proporções. Medidas de ângulos, classificação e relações entre ângulos, propriedades dos ângulos opostos pelo vértice, área de quadrado e área de retângulo, medidas de comprimento, área e volume. Interpretação de gráficos de barras e linhas com números inteiros e racionais, porcentagem em gráficos e tabelas, média aritmética e ponderada. 9º ANO

Português

Leitura, interpretação e produção de texto, introdução ao texto dissertativo, (crônica narrativa, resumo, texto de opinião e publicitário, parágrafo descritivo, construção de personagens na narrativa com características físicas e psicológicas). Predicado verbal. Complementos verbais: objeto direto e objeto indireto. Adjunto adverbial (novas circunstâncias - companhia, meio, instrumento e causa); aposto. Sujeito indeterminado. Complemento nominal. Vocativo. Vozes verbais. Regência verbal dos verbos assistir, visar, agradar, lembrar, esquecer, namorar, chegar, ir, preferir, obedecer, responder, pagar, perdoar. Primeiras noções de regência nominal. Textos subjetivos e objetivos, metáforas, elementos de coesão. Crase. uso de mal e mau.

Matemática

Operação com expressões algébricas. Produtos notáveis. Fatoração. Frações algébricas. Sistemas de equações do 1º grau. Equações fracionárias. Geometria: retas paralelas e transversais. Triângulos: classificação, propriedades dos triângulos isósceles e equilátero e casos de congruências. Quadriláteros. Porcentagem. Interpretação de tabelas, frequência absoluta e relativa. Gráficos de barras e linhas. Gráficos de colunas múltiplas. Gráficos de setores. Média aritmética.

(5)

As sondagens acadêmicas têm por objetivos principais: Em Português

- Avaliar a capacidade de ler, compreender, interpretar e produzir criticamente textos literários e não literários adequados às diferentes faixas etárias dos candidatos.

- Avaliar a formação que os candidatos trazes dos graus anteriores de escolaridade.

Em Matemática

- Avaliar a capacidade de resolver situações-problemas fundamentada nos diferentes raciocínios: dedutivo, indutivo e por analogia.

- Avaliar a formação que o candidato traz dos graus anteriores de escolaridade.

1ª SÉRIE Português

Leitura, interpretação e produção de texto. Conhecimentos gramaticais: uso dos recursos da expressão escrita aplicados à interpretação e produção de texto; estruturas sintáticas (período composto por coordenação e subordinação, orações subordinadas desenvolvidas e reduzidas): identificação e classificação aplicadas à interpretação e elaboração de textos; figuras de linguagem.

Matemática

Potências: propriedades, notação científica e operações. Resolução de problemas aplicados. Raízes quadradas, cúbicas, etc.: propriedades, fatoração e simplificação e operações. Racionalização de denominadores. Resolução de problemas aplicados. Casos de fatoração e de produtos notáveis aplicados aos exercícios com potências e radicais (raízes). Equações do 2º grau incompletas e completas. Sistemas de equações do 2º grau com resolução de problemas aplicados. Teorema de Tales e o uso das proporções. Semelhança de figuras planas e de triângulos. Relações métricas no triângulo retângulo, teorema de Pitágoras e trigonometria no triângulo retângulo. Áreas de figuras planas, inclusive e a área do círculo e de suas partes.

2ª SÉRIE / 3ª SÉRIE Português

Leitura, interpretação e produção de texto. Conhecimentos gramaticais: ortografia e acentuação; estrutura e formação de palavras; classe de palavras; pontuação. Estudos do texto: funções de linguagem; estilística; variedades linguísticas; coerência e coesão; texto literário e texto não literário; elementos estruturais dos textos poético, narrativo, argumentativo (publicitário e dissertativo); interdiscursividade. Literatura: linguagem denotativa e conotativa; conceito de arte e de literatura e quadro a seguir:

(6)

Autores/obras Literatura Integral Literatura Portuguesa Literatura Brasileira Gêneros Literários - Lírico - Épico - Dramático Trovadorismo - Contexto histórico - Características - Cantigas Humanismo - Contexto histórico - Características Gil Vicente

Auto da Barca do Inferno (Gil Vicente) Classismo - Contexto histórico - Características - Literatura informativa Camões Os Lusíadas - Camões “Canto III” - Inês de Castro “Canto IV” - O velho do Restelo “Canto V” - O Gigante Adamastor Matemática

Funções: conceito; função do 1º grau; função do 2º grau; função exponencial e função logarítmica. Trigonometria no triângulo retângulo. Lei dos senos e lei dos cossenos. Geometria plana.

Referências

Documentos relacionados

Apresentaremos, ainda, de forma sucinta, uma mostra da avaliação do material didático do Curso Introdução à Educação Digital, quarenta horas, ocorrido no RN,

Muita gente já tinha escrito (verbo escrever, no Pretérito Mais-Que-Perfeito Composto do Indicativo) ao menino para lhe dizer que gostaria (verbo gostar, no Condicional) de

Para que os administradores não tomem decisões intuitivas, o conceito de Business Inteligence (BI) auxilia neste processo, pois ele aumenta a utilização da informação nas

Maior produção de parte aérea e qualidade das plantas foram obtidas para todas as variedades quando o amônio se fez presente na solução nutritiva em torno de

Se esses alunos recebem uma formação equivalente ao ensino médio regular, pois este tem certificação que lhes garante o acesso ao ensino superior, podemos supor que o

Foi realizada uma aplicação específica do Balanço Social Abrangente, ferramenta para a determinação analítica da performance social de uma entidade a partir de indicadores

Na prova, são objeto de avaliação as competências de interpretação e de produção escrita, concretizadas nos desempenhos descritos no Programa: Competências de Uso de Língua para

2.5 - A Associação cobrirá as despesas materiais por acidente ocorrido em veículo de seus Associados mediante apresentação do Boletim de Ocorrência (BO) a ser entregue na sede