MANUAL PARA A ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA 2015

Share "MANUAL PARA A ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA 2015"

MANUAL PARA A ASSEMBLEIA

GERAL EXTRAORDINÁRIA 2015

01/09/2015

HORÁRIO

09:00hs

LOCAL

Rua Bernardo Pires, 128, 4º andar

Bairro Santana, Porto Alegre/RS

ri@slcagricola.com.br

Telefones de contato

(051) 3230-7864/77-97

(051)323077-50 - FAX

SUMÁRIO

Mensagem do Diretor Financeiro e de Relações com Investidores aos Acionistas. ... 4

Mensagem da Administração aos Acionistas: ... 4

I - Convocação ... 6

II - Edital da Convocação: ... 7

III - Documentação, procedimentos e prazos antes da Assembleia Geral ... 9

IV - Assinatura da lista de presenças ... 11

V - Instalação da Assembleia. ... 12

VI - O voto na Assembleia Geral Ordinária ... 13

VII - As matérias a serem deliberadas na Assembleia Geral Extraordinária ... 13

MENSAGEM DO DIRETOR FINANCEIRO E DE RELAÇÕES COM INVESTIDORES AOS

ACIONISTAS.

O manual pretende ser mais uma demonstração do interesse da Companhia em se aproximar dos acionistas, contribuindo positivamente para estimular a participação nas Assembleias.

Assim a Companhia estima estar se alinhando às melhores práticas de Governança Corporativa, antecipando-se para esclarecer o que poderiam ser dúvidas frequentes de acionistas interessados em participar da Assembleia Geral.

Ainda, especifica os assuntos a serem deliberados na Assembleia Geral Extraordinária que será realizada em 01 de setembro de 2015.

A Diretoria de Relações com Investidores permanece à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Ivo Marcon Brum

Diretor Financeiro e de Relações com Investidores

MENSAGEM DA ADMINISTRAÇÃO AOS ACIONISTAS:

Estamos convidando os Acionistas da SLC AGRÍCOLA S.A. a participar da Assembleia Geral Extraordinária convocada para o dia 01 de setembro de 2015, às nove horas a se realizar na sede social, na Rua Bernardo Pires, 128, 4º andar em Porto Alegre/RS, Brasil.

Nesta AGE, a Administração propõe aos seus acionistas a incorporação da Fazenda Paiaguás e, ainda, a incorporação da parcela cindida da Fazenda Parnaíba ao CNPJ principal da SLC AGRÍCOLA S.A.. Visa-se, com isso, dar continuidade ao programa de reestruturação societária que a empresa se propôs a realizar, segregando a parcela operacional das terras e da gestão da operação. Isto com a intenção de reduzir os custos, através da consolidação e concentração de atividades, além da simplificação da estrutura societária e operacional.

Além desta matéria, será tratada, também, a questão do aumento do capital da SLC AGRÍCOLA S.A., através de incorporação de reservas, que terá como resultado o aumento do capital social, sem emissão de novas ações. Em decorrência disto, também serão discutidos e deliberados nesta AGE a consolidação do estatuto do capital social.

A participação na AGE de cada acionista é muito importante. Contamos com a sua presença e ficamos à disposição para quaisquer dúvidas que possam surgir com a equipe de Relações com os Investidores.

A Administração agradece aos seus acionistas, clientes, fornecedores, instituições financeiras e colaboradores, enfim, a todos seus stakeholders que têm acreditado e contribuído para o sucesso dos negócios da Companhia.

Eduardo Silva Logemann

I - Convocação

A convocação para a Assembleia será publicada no “Jornal do Comércio” e “Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Sul”, na edição do dia 17 de agosto de 2015. Ainda com o intuito de atender a legislação societária, Lei 6.404/76, em seu artigo 124, o respectivo edital de convocação será republicado nos dias 18 e 19 de agosto de 2015.

No mesmo dia será encaminhada à Comissão de Valores Mobiliários e à Bolsa de Valores de São Paulo, pelo Sistema IPE, ficando disponível no site da Comissão de Valores Mobiliários (www.cvm.gov.br) e no site da Companhia (www.slcagricola.com.br/ri).

Os documentos a que se refere a Assembleia, bem como os previstos nos artigos, 11, 14, 20-A e 21 da Instrução CVM nº 481/2009 e os indicados no Manual para Participação de 20-Acionistas – Assembleia Geral Extraordinária encontram-se à disposição dos Senhores Acionistas na sede da Companhia, na unidade descrita no preâmbulo deste edital e nos sites: (www.cvm.gov.br, www.bmfbovespa.com.br e www.slcagricola.com.br/ri).

14 de agosto de 2015

 Proposta da Administração

 Protocolo e Justificação (relativo à Incorporação da Fazenda Paiaguás);

 Protocolo e Justificação (relativo à Incorporação da parcela cindida da Fazenda Parnaíba);

 Laudos da KPMG Auditores Independentes (relativo à Incorporação da Fazenda Paiaguás);

 Laudo da KPMG Auditores Independentes (relativo à Incorporação da parcela cindida da Fazenda Parnaíba);

 Anexo 20-A da Instrução CVM nº 481 (relativo à Incorporação da Fazenda Paiaguás);

 Anexo 20-A da Instrução CVM nº 481 (relativo à Incorporação da parcela cindida da Fazenda Parnaíba);

 Anexo 14 da Instrução CVM nº 481 (relativo ao aumento do capital);

 Manual da Assembleia Geral Extraordinária.

II - EDITAL DA CONVOCAÇÃO:

Convocamos os Senhores Acionistas a se reunirem em Assembleia Geral Extraordinária, a ser realizada, em primeira convocação, no dia primeiro de setembro de 2015, às nove horas, na sede da SLC Agrícola S.A., (“Companhia”), situada na Rua Bernardo Pires nº 128, 4º andar, Bairro Santana, Porto Alegre/RS, CEP 90620-010, a fim de deliberar sobre a seguinte ORDEM DO DIA:

1. Deliberar a respeito da proposta de incorporação (“Incorporação”) da Fazenda Paiaguás Empreendimentos Agrícolas Ltda., sociedade Limitada, com sede no município de Diamantino, Distrito de Deciolândia, Estado do Mato Grosso, na Rodovia BR 364, S/N, Km 754 + 25Km à direita, CEP 78400-000, com seus atos constitutivos arquivados na Junta Comercial do Estado do Mato Grosso sob o NIRE 51201239207, na data de 04 de abril de 2011, inscrita no CNPJ/MF sob nº 02.144.795/0001-37 (“Paiaguás”).

i. Examinar, discutir e deliberar a respeito do Protocolo e Justificação de Incorporação Total firmado em 14 de agosto de 2015 pelas administrações da Paiaguás e da Companhia (“Protocolo de Incorporação”).

ii. Ratificar a nomeação da empresa especializada de avaliação independente, indicada pelos administradores da Paiaguás e da Companhia (“Avaliadora”), para proceder à elaboração do laudo de avaliação (“Laudo de Avaliação de Incorporação”).

iii. Examinar, discutir e deliberar a respeito do Laudo de Avaliação de Incorporação previamente elaborado pela Avaliadora.

iv. Examinar, discutir e deliberar acerca da Incorporação da Paiaguás, com a sua consequente extinção e a transferência, para a Companhia, de todos os bens, direitos e obrigações da Paiaguás.

2. Deliberar a respeito da proposta de incorporação de parcela cindida (“Incorporação de Parcela Cindida”) da Fazenda Parnaíba Empreendimentos Agrícolas Ltda., sociedade limitada, com sede no município de Tasso Fragoso, Estado do Maranhão, na Estrada MA 006, S/N, Km 120, Serra do Penitente, Zona Rural, CEP 65820-000, com seus atos constitutivos arquivados na Junta Comercial do Estado do Maranhão sob NIRE 21200736261, na data de 03 de março de 2011, inscrita no CNPJ/MF sob nº 12.147.930/0001-51 (“Parnaíba”).

i. Examinar, discutir e deliberar a respeito do Protocolo e Justificação de Cisão Parcial da Fazenda Parnaíba Empreendimentos Agrícolas Ltda., seguindo-se a incorporação da Parcela Cindida na Companhia, firmado em 14 de agosto de 2015 pelas administrações da Parnaíba e da Companhia (“Protocolo de Cisão Parcial”).

ii. Ratificar a nomeação da empresa especializada de avaliação independente, indicada pelos administradores da Parnaíba e da Companhia (“Avaliadora”), para proceder à elaboração do laudo de avaliação (“Laudo de Avaliação da Cisão Parcial”) e do valor que será vertido ao patrimônio da Companhia.

iii. Examinar, discutir e deliberar a respeito do Laudo de Avaliação de Cisão Parcial previamente elaborado pela Avaliadora.

iv. Examinar, discutir e deliberar acerca da incorporação da Parcela Cindida da Parnaíba, com a consequente transferência, para a Companhia, dos bens, direitos e obrigações representados no Laudo de Avaliação.

3. Examinar, discutir e deliberar acerca do aumento de capital da Companhia, mediante incorporação de parte do saldo das reservas de lucro, sem a emissão de novas ações, e a consequente alteração do artigo quinto do Estatuto Social.

4. Deliberar sobre a proposta de consolidação do Estatuto Social;

Os Acionistas deverão apresentar-se, conforme estabelece o Artigo 10, §5º, do Estatuto Social da Companhia, com no mínimo 72 (setenta e duas) horas de antecedência à data designada para a realização da Assembleia, munidos dos seguintes documentos de identificação e/ou atos societários pertinentes que comprovem a representação legal, conforme o caso:

- Comprovante expedido pela instituição escrituradora em, no máximo, 72 horas ou 5 (cinco) dias antes da data da realização da Assembleia Geral;

- Instrumento de mandato com reconhecimento de firma do outorgante;

- Relativamente aos acionistas participantes da custódia fungível de ações nominativas, o extrato contendo a respectiva participação acionária, emitido pelo órgão competente.

Os documentos a que se refere à Assembleia, bem como os previstos nos artigos, 11, 14, 20-A e 21 da Instrução CVM nº 481/2009 e os indicados no Manual para Participação de 20-Acionistas – Assembleia Geral Extraordinária encontram-se à disposição dos Senhores Acionistas na sede da Companhia, na unidade descrita no preâmbulo deste edital e nos sites: (www.cvm.gov.br,

www.bmfbovespa.com.br e www.slcagricola.com.br/ri).

Porto Alegre, 14 de agosto de 2015.

Eduardo Silva Logemann

III - DOCUMENTAÇÃO, PROCEDIMENTOS E PRAZOS ANTES DA ASSEMBLEIA GERAL

Para votar o ACIONISTA deve comparecer pessoalmente à Assembleia ou fazer-se representar por procurador.

Os acionistas deverão apresentar na sede da Companhia, no prazo de até 72 (setenta e duas) horas antes da Assembleia, além do documento de identidade e/ou atos societários pertinentes que comprovem a representação legal, conforme o caso, os seguintes documentos:

(i) comprovante expedido pela instituição escrituradora, no máximo, 5 (cinco) dias antes da data da realização da Assembleia Geral;

(ii) preferencialmente o instrumento de mandato com reconhecimento da firma do outorgante, caso o acionista pretenda se fazer representar por procurador;

(iii) os acionistas participantes da custódia fungível de ações nominativas, deverão apresentar o extrato contendo a respectiva participação acionária, emitido pelo órgão competente.

O prazo previsto no Edital de Convocação de até 72 horas antes da Assembleia se encerra na sexta-feira dia 26/08/2015.

O endereço para remessa de documentos por correio é Rua Bernardo Pires, 128, 4º andar, Porto Alegre/RS, Brasil – CEP 90620-010, aos cuidados do Diretor Financeiro e de Relações com Investidores, Sr. Ivo Marcon Brum ou do Gerente Jurídico, Sr. Roberto Acauan.

É da responsabilidade do acionista fazer com que os documentos cheguem à Companhia na forma e nos prazos previstos no Edital de Convocação e na Lei 6.404/76.

Para facilitar a participação do acionista, a Companhia receberá o(s) documento(s) por meio de FAX dirigido ao seguinte número FAX: +55 51 3230-7750, ou por e-mail ri@slcagricola.com.br, apresentando os documentos em anexo, em formato (.pdf) aos cuidados do Diretor Financeiro e de Relações com Investidores, Sr. Ivo Marcon Brum ou do Gerente Jurídico, Sr. Roberto Acauan.

No caso de uso de FAX ou e-mail, o acionista deve obter a confirmação de recebimento emitido pela Companhia, para o que estão designados, individualmente: Sr. Ivo Marcon Brum, Diretor de Relações com Investidores e/ou o Sr. Roberto Acauan, Gerente Jurídico,.

O procurador de acionista deverá ter sido constituído há menos de um ano, e ser ou acionista da Companhia, ou advogado, ou Administrador da Companhia.

É recomendável o reconhecimento da firma do Outorgante, por Tabelião (autenticidade ou semelhança). Ausente o reconhecimento da firma, deverá estar preservada a capacidade de atestar os requisitos do artigo 126 da Lei 6.404/76 (data da outorga e qualificação).

O presente manual traz, ao final, uma sugestão de modelo de instrumento particular de procuração com a identificação do voto a ser proferido.

Os termos do instrumento particular de procuração são de livre escolha do acionista que a outorgar.

IV - ASSINATURA DA LISTA DE PRESENÇAS

Todos os presentes que assinarem o Livro de Presenças deverão apresentar na hora da Assembleia:

a) Documento que demonstre a titularidade das ações expedido com data posterior a 26 de agosto de 2015, (5 dias antes da Assembleia), emitido pela instituição depositária, ou, para os acionistas participantes da custódia fungível de ações, o extrato contendo a respectiva participação acionária, emitido pelo órgão;

b) Documento de identificação pessoal, por seu original.

O acionista de pessoa jurídica que se fizer pessoalmente presente na Assembleia deve portar o original ou cópia autenticada dos documentos societários que identifiquem a forma de representação legal da pessoa jurídica. Sugere-se portar a Ata de Eleição ou Certidão emitida pela Junta Comercial e o Estatuto Social ou o Contrato Social.

O procurador de acionista deverá apresentar o original da procuração, e os originais ou as cópias autenticadas dos documentos referidos nos itens anteriores relativos ao acionista que estiver a representar, o seu documento de identificação profissional, se advogado, ou o comprovante de titularidade de ações da Companhia, se acionista.

O Presidente do Conselho de Administração analisará as situações excepcionais sempre com o objetivo de acolher a participação do acionista presente.

V - INSTALAÇÃO DA ASSEMBLEIA.

A assinatura do Livro de Presenças identificará os acionistas aptos a exercer o direito de formar quórum, de votar e ser votado, de indicar candidato, ou outro direito, pelo cumprimento dos requisitos legais e estatutários da condição de acionista e sua representação.

Caberá ao Presidente do Conselho de Administração verificar as assinaturas no Livro de Presenças, e declarar instalada a Assembleia.

A Assembleia Geral será declarada instalada com a presença de acionistas que representem no mínimo ¼ do capital social com direito a voto.

O capital social e a quantidade de ações emitidas pela Companhia está determinado pela Assembleia Geral do dia 16 de maio de 2012.

As ações representativas do capital social são todas ordinárias, no total de 98.897.500.

Instalada a Assembleia, será presidida pelo Presidente do Conselho de Administração que escolherá e nomeará o respectivo Secretário da Assembleia, nos termos do artigo 11 do Estatuto Social, que poderá ser acionista, ou não.

VI - O VOTO NA ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

Todas as deliberações da Assembleia serão tomadas pela maioria de votos, não se computando os votos em branco (art. 129 da Lei 6.404/76).

Cada ação ordinária dá o direito de exercer um voto em cada matéria objeto da Ordem do Dia e de deliberação pela Assembleia Geral.

No caso da procuração identificar o voto a ser proferido, o Presidente da Assembleia não acolherá voto diverso daquele constante do instrumento de procuração.

VII -

AS MATÉRIAS A SEREM DELIBERADAS NA ASSEMBLEIA GERAL

EXTRAORDINÁRIA

v. Examinar, discutir e deliberar a respeito do Protocolo e Justificação de Incorporação Total