• Nenhum resultado encontrado

ASSEMBLEIA NACIONAL SECRETARIA-GERAL. XII Encontro da ASG-PLP. Dili, Setembro de 11. Relatório de Atividades 2010/2011

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ASSEMBLEIA NACIONAL SECRETARIA-GERAL. XII Encontro da ASG-PLP. Dili, Setembro de 11. Relatório de Atividades 2010/2011"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

ASSEMBLEIA NACIONAL SECRETARIA-GERAL

XII Encontro da ASG-PLP Dili, Setembro de 11

Relatório de Atividades 2010/2011 Secretário-Geral da Assembleia Nacional

Quero antes de mais cordialmente cumprimentar os caros colegas e de forma especial ao Secretário-Geral do Parlamento Nacional de Timor Leste Presidente da Associação, nosso ilustre anfitrião.

Sendo a minha primeira participação nesta reunião ordinária, a minha expectativa é de no final dos trabalhos, para além deste contato pessoal, estreitar cada vez mais os laços fraternos de amizade que unem os nossos povos, intensificar as relações existentes entre os nossos parlamentos e respetivas administrações.

Caros colegas,

O relatório que aqui apresento corresponde, de forma geral, os factos relevantes da vida da Assembleia Nacional de Cabo Verde, do período de Setembro de 2010, data do último encontro ordinário realizado em Maputo, até esta data.

(2)

Este período coincide com o ano parlamentar cabo-verdiano de 2010-2011 e, de realçar, foi peculiar porque coincidiu com o fim duma Legislatura e a realização das eleições Legislativas e Presidências.

 Actividade Legislativa

Em termos de produção legislativa foram aprovados diplomas de extrema importância, nomeadamente:

 A nova Lei Orgânica da Assembleia Nacional,  A Lei do Orçamento do Estado para 2011,

 A Lei que define o Regime de Segredo do Estado,

 A Lei que estabelece as medidas destinadas a Prevenir e Reprimir o Crime de Violência baseada no Género,

E um pacote de leis referentes à Justiça, tais como:

 A Lei que define a Organização, a Competência e o Funcionamento dos Tribunais,

 A Lei Orgânica do Ministério Publico,  A Estatuto dos Magistrados Judiciais e

 O Estatuto dos Magistrados do Ministério Público.

No que concerne os Acordos Internacionais foram aprovados para ratificação de vários tratados importantes, designadamente:

 O Estatuto de Roma do Tribunal Penal Internacional;

 A Convenção sobre o Direito das Pessoas com Deficiência,

 A Convenção sobre a eliminação de todas as formas de Discriminação contra a Mulher;

 O Tratado de Amizade e Cooperação entre a República de Cabo Verde e a República Portuguesa;

(3)

 O Acordo de CEDEAO sobre a instalação do Centro Regional para a Energia Renovável.

O Parlamento Cabo-verdiano aprovou também, para adesão, a Convenção para a Prevenção e a Repressão do Crime de Genocídio.

 Fiscalização Política: No que diz respeito à fiscalização política, a Assembleia Nacional desempenhou o seu papel interpelando o Governo, promovendo Debates para além dos debates obrigatórios, e realizando audições.

 Acolhimento dos Deputados: Pela primeira vez a Assembleia Nacional organizou o Acolhimento dos Deputados. Em Novembro de 2010 teve início a preparação do acolhimento dos Deputados eleitos à VIII Legislatura resultantes das eleições legislativas de 6 de Fevereiro de 2011. Para esse efeito, foi criado um Grupo de Trabalho que preparou minuciosamente o acolhimento dos Deputados, prestando-lhes informações sobre a organização e o funcionamento do Parlamento e solicitando-lhes os dados biográficos pertinentes para a Base de Dados dos Deputados Nacionais. O período de acolhimento foi de 4 dias, e a todos os Deputados foi facultado toda a documentação parlamentar em papel e em suporte informático. Regozijaram com a iniciativa.

 Realização das Eleições Legislativas: As eleições legislativas foram realizadas a 06 de Fevereiro de 2011, com nova configuração para o Parlamento: 38 Deputados para o PAICV, 32 para o MpD e 2 para a UCID.

 Sessões Plenárias (principais):

 A Sessão Constitutiva da VIII Legislatura teve lugar no Salão Nobre Abílio Duarte no dia 11 de Março de 2011.

(4)

 No final de Abril, a Assembleia reuniu-se para a Apreciação do Programa do Governo e Votação da Moção de Confiança sobre a Política Geral, ao abrigo do artigo 197º da Constituição da República.

 A Assembleia Nacional realizou, como habitualmente, a Sessão Solene do dia 5 de Julho, dia do XXXVI aniversário da independência de Cabo Verde. Esse evento teve como convidado especial a S.E. o Presidente da República Democrática do Timor-Leste, Dr. José Ramos Horta.

 No dia seguinte, a 6 de Julho a Assembleia Nacional realizou uma Sessão Solene onde a SE o Senhor Presidente do Timor Leste, Dr. José Ramos Horta foi convidado a usar da palavra e dirigir uma mensagem a Plenária, ao governo e diversas entidades oficiais que assistiram o ato.

 No dia 29 de Julho a Assembleia Nacional findou o ano Parlamentar fazendo o Debate sobre o Estado da Nação.

 Eventos realizados na Assembleia Nacional

 Acolhimento do VI Parlamento Infantil (18-20 de Novembro de 2010), em parceria com o ICCA (Instituto Cabo-Verdiano da Criança e do Adolescente).

 A Assembleia Nacional acolheu de 15 a 16 de Novembro 2010 uma Conferência Internacional sobre A Mulher na Política, organizada pela Rede de Mulheres Parlamentares de Cabo Verde em parceria com a UNIFEM e o ICIEG (Instituto cabo-verdiano de Igualdade e Equidade do Género). Esse evento contou com a participação de mulheres de todas as ilhas do país e de conferencistas estrangeiras, nomeadamente da Senadora Rwandesa, Marie Mukantabana e da Professora de Espanhola, Júlia Sevilha.

(5)

 Posse do novo Presidente da República

o Eleições Presidenciais os eleitores foram a escrutínio em duas voltas sendo a primeira disputada por quatro candidatos, Jorge Carlos Fonseca, Manuel Inocêncio Sousa, Aristides Lima e Joaquim Monteiro. Na segunda volta, venceu o Jorge Carlos Fonseca a Manuel Inocêncio Sousa.

o A Sessão de investidura do Presidente da República aconteceu no dia 9 de Setembro de 2011 e foi testemunhado por 2 chefes de Estados convidados, nomeadamente, Manuel Pinto da Costa, de São Tomé e Príncipe, e Mohamed Ould Abdel Aziz, da Mauritânia, para além da Vice-presidente da Gâmbia Isatou Njie- Saidy e dos Chefes de Governo da Guiné-Bissau e do Senegal. Entre os convidados estrangeiros também estiveram presentes os Ministros de Estado de Portugal, do Marrocos e da Nigéria bem como o Ministro da Indústria de Angola, o Ministro do Comércio e Turismo de Moçambique e o Ministro dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau, o Governador do Estado do Ceará, Brasil, entre outros.

 Deputações que visitaram a Assembleia Nacional

 Uma delegação formada por Deputados da Assembleia Nacional do Burkina-Faso esteve de visita na Assembleia Nacional em missão de intercâmbio de 29 de Janeiro a 02 de Fevereiro de 2011;

 Uma delegação Chinesa chefiada pela Senhora CHEN ZHILI, Vice-Presidente do Comité Permanente da Assembleia Popular Nacional da China esteve de visita a Cabo verde de 11 a 14 de Abril de 2011. Durante essa visita tiveram um encontro de trabalho com uma delegação chefiada pelo Presidente da Assembleia Nacional. Aproveitaram nesta quadra fazer uma visita de cortesia ao Presidente da República, também, foram recebidos pelo Presidente da Câmara

(6)

Municipal dos Órgãos, pela Presidente da Organização das Mulheres de Cabo Verde (OMCV).

 Uma Deputação composta por membros da Comissão Parlamentar de Assuntos Constitucionais, Justiça, Administração Pública, Poder Local e Legislação do Governo de Timor-Leste esteve de visita a Cabo Verde de 23 de Julho a 2 de Agosto. Durante essa visita a referida comissão teve um encontro de trabalho com a Comissão Especializada dos Assuntos Jurídicos, Direitos Humanos e Comunicação Social e com várias entidades, nomeadamente aos Líderes Parlamentares, a Ministra das Finanças e do Planeamento, o Presidente da Associação Nacional de Municípios, com o pessoal do Núcleo Operacional do Sistema Informação(NOSI).

 Visitas efectuadas pelo Presidente da Assembleia e por Deputações da Assembleia Nacional de Cabo Verde:

 Visita do Presidente da Assembleia Nacional de Cabo Verde a Portugal, de 08 a 11 de Novembro, a convite do Presidente da Assembleia da República, Dr. Jaime Gama.

 Ainda no quadro das relações com Portugal, uma missão de membros da Comissão Especializada de Relações Externas, Cooperação e Comunidades da Assembleia Nacional realizou uma visita à Assembleia da República.

 Formação dos Recursos Humanos

Cooperação Bilateral com a Assembleia da República de Portugal

(7)

No âmbito do Programa de Cooperação Bilateral com a Assembleia da República de Portugal foi feito o balanço dessa Cooperação de Abril de 2009 a Outubro de 2010 e o seu relançamento para o resto de 2010 e 2011.

Técnicos de diversos Serviços nomeadamente da Divisão de Estudos de Impacto Legislativo e Apoio Técnico às Comissões, da Divisão de Redacção e Audiovisual, do Protocolo, dos Serviços Administrativos e Financeiros Patrimoniais, de Aprovisionamento e Património beneficiaram de formações on job na Assembleia da República de Portugal.

De realçar a presença de duas Redactoras Portuguesas em Cabo Verde para ministrar uma Formação sobre «Técnicas de Redacção em língua portuguesa» de 17 a 21 de Janeiro de 2011.

A Directora de Serviços Parlamentares, a Directora de Documentação e Informação Parlamentar e um Técnico da Divisão de Estudos de Impacto Legislativo e Apoio Técnico às Comissões participaram no “II Encontro de Quadros de Apoio ao Processo Legislativo” realizado em Lisboa no mês de Setembro de 2010. De realçar a importância desse encontro que permitiu a todos os quadros presentes troca de experiências, constituindo por isso um factor de enriquecimento e um ponto de partida para a sua aproximação e desenvolvimento conjuntos.

O Encontro permitiu, ainda, efectuar um diagnóstico da situação em cada um dos Parlamentos presentes em matéria de apoio ao processo legislativo, detectando as necessidades e constrangimentos existentes e apontando vias de solução e oportunidades de melhoria.

De 4 a 6 de Maio de 2011 o Director dos Serviços de Informática e a Directora de Documentação participaram num Workshop «Localizar o Bungeni (Sistema de Informação Parlamentar) e as Normas Akoma Ntoso

(8)

para as necessidades das Assembleias Africanas/UN/DESA, realizado no Quénia.

De 11 a 15 de Julho dois técnicos se deslocaram a Lisboa para o “I Encontro de Quadros das Áreas de Relações Internacionais, Relações Públicas e Protocolo dos Parlamentos dos Países de Lingua Portuguesa”.

A nível nacional

A Assembleia Nacional vem patrocinando várias formações ministradas por empresas nacionais, nomeadamente nas áreas de Concepção, Planeamento, Controlo de Projectos, Gestão de Projectos com MS Project, Novo Normativo Contabilístico, e Programas Integrados de Gestão Pública.

Vários técnicos beneficiaram também de formação em língua inglesa.

Muito Obrigado pela atenção

Dili, 26 a 30 de Setembro de 2011

Adalberto de Oliveira Mendes

Referências

Documentos relacionados

Desde el contenido de la clas e, y a semejanza del episodio 1, coexisten dos discursos centrados: uno, en la existencia de partículas como contaminantes (posición de los

forma, quando sabe aparecer, quando nos empenhamos em embelezá-lo, em pô-lo em imagem, em suma, quando nos dedicamos a epifanizar sua

conhecimento é partilhado (eles não conhecem vão fazer pesquisa na. internet, em documentos, em visitas, entrevistas,

[r]

A Arte de fazer um jornal diário – Ricardo Noblat – São Paulo (SP)... Essa é uma função que é inerente e intransferível do jornalismo, seja qual for à mídia ou suporte de

Pediu papel e pena e escreveu assim: Deixo os meus bens à minha irmã não.. ao meu sobrinho jamais será paga a conta do padeiro nada dou

[r]

Science, technology, and innovation : capacity building for sustainable growth and poverty reduction.