• Nenhum resultado encontrado

A primeira delas tem como objetivos uma formação básica em Antropologia Social e orientar a elaboração do projeto de pesquisa que conduzira à

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A primeira delas tem como objetivos uma formação básica em Antropologia Social e orientar a elaboração do projeto de pesquisa que conduzira à"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

A organização curricular do Curso de Mestrado em Antropologia Social esta estruturado em duas etapas sucessivas, para as quais esta prevista uma duração total mínima de 2 anos e a máxima de 4 anos, contados a partir da data de admissão do aluno.

II - Organização Acadêmica e Administrativa

O Reitor da Universidade Estadual de Campinas solicita deste Colegiado a renovação de. credenciamento do Curso de Pós -Graduação em Antropologia Social, em nível de Mestrado, ministrado naquela Universidade.

0 referido curso iniciou suas atividades em 1971, tendo o seu credenciamento se efetivado em 03 de julho de 1984, atra vés do Parecer CFE nº 4 56/84.

Constituiram a Comissão Verificadora das condições de funcionamento do curso, os especialistas Klaas Woortmann da Universidade de Brasilia e Luiz Fernando Dias Duarte da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

A comissão, visitou as instalações do curso durante os dias 13 e 14 de setembro de 1990 e após examinar a documentação de interesse do processo e entrevistar professores e alunos, apresentou cir cunstanciado relatório, no qual se apoiará, por certo, este Parecer, alem das demais peças que instruem o processo, tais como, a proposta para o re-credenciamento apresentado pela instituição e o Relatório Técnico da CAPES, I - RELATÓRIO

RELATOR: SR.CONS. Layrton Borges de Miranda Vieira ASSUNTO

RENOVAÇÃO DE CREDENCIAMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA SOCIAL

Nível de Mestrado.

UF

SP

INTERESSADO/MANTENEDORA

(2)

A primeira delas tem como objetivos uma formação básica em Antropologia Social e orientar a elaboração do projeto de pesquisa que conduzira à dissertação de mestrado. Ela se compõe de 24 créditos em disciplinas semestrais distribuidas entre 5 obrigatórias e, no

mínimo, 3 optativas, valendo igualmente 3 créditos cada uma. Entre as optativas, abre-se a possibilidade de aproveitamento de outra área 'relevante de dominio conexo que eventualmente possa estar sendo desenvolvida pelo aluno em cursos de outros Departamentos ou Universidades.

Tendo completado as 8 disciplinas que compõem

a primeira etapa, o aluno é submetido a Exame de Qualificação para a etapa subsequente, composta de mais 24 créditos com matrícula obrigatória na disciplina Elaboração da Tese de Mestrado, com valor de 12 créditos.

Segundo a Comissão Verificadora, a oferta semestral de disciplinas no período 1985-1990, tem sido bastante equilibrada, variando entre um mínimo de 1 a um máximo de 7 (não incluídas, Elaboração de Projeto de Pesquisa e Elaboração de Tese de Mestrado).

A média de alunos por disciplina é considerada boa, variando de 7,5 a 11 nos semestres considerados.

A cada semestre sao oferecidas 2 disciplinas obrigatórias e de 2 a 5 optativas. Estas ultimas cobrem uma área temática bastante ampla.

Detendo-se agora, no nível de desempenho do curso em relação ao corpo discente, a Comissão o considerou baixo, entendido aqui, na relação : tempo de ingresso no curso e defesa de dissertação.

Neste particular, constatou-se a existência

de elevado percentual de alunos em atraso com sua programação, e consequentemente, um problema serio de fluxo de alunos.

Todavia, e a mesma Comissão que atesta que o Curso vem realizando esforços no sentido de reduzir o tempo de titulação.

A relação orientador/orientando, tomando-se por base o ano de 1990, tem um índice médio, a primeira vista, considerado bom, 4,4 orientandos por orientador, é de se observar contudo, que tanto o Relatório Técnico da CAPES como aquele da Comissão

Verificadora, desnudam uma elevada concentração da atividade de orientação em alguns poucos docentes 0 fato, quando episódico ou visto em função de ocorrências conjunturais, não deve constituir razão de maiores preocupações, todavia, quando revestido de carater mais duradouro e permanente, como pa-rec ser o caso presente, é de todo aconselhável que se atente para medidas urgentes que propiciem uma certa harmonia na distribuição das atividades do curso entre os membros do corpo docente, com vistas a se evitar distorsões mais profundas, que possam afetar, até mesmo , a própria concepção do curso.

Naquilo que se refere ao aspecto administrativo do curso, entendeu a Comissão Verificadora da necessidade de se aperfeiçoar os seus mecanismos de registro, onde os serviços de Secretaria deixam a desejar com relação a informações e dados necessários para a avaliação e controle geral da produção docente e discente. A própria memória do curso nao está hoje sendo convenientemente conduzida.

(3)

III - Corpo Docente

0 processo esta instruido com os Curricula Vitae dos professores, regimes de trabalho a que estão vincula-dos, cargos ocupavincula-dos, disciplinas que regem e linhas eletivas de pesquisa a que se dedicam.

As atividades de pesquisa do corpo docente estão razoavelmente situadas nas seguintes áreas de concentração

1. Cultura e Politica

2. Parentesco, Casamento e Papeis Sexuais 3. Identidade Étnica e Relações Inter-Étnicas 4. Etnologia do Brasil

5. Historia da Antropologia 6. Antropologia Urbana 7. Antropologia Agraria

0 corpo docente do Curso tem sofrido alterações representadas por afastamentos e substituições, algumas delas em função da implantação do Curso de Doutorado em Ciências Sociais no mes-mo Instituto.

Atualmente o Conjunto de Antropologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP conta cor. um

expressivo grupo de docentes-pesquisadores de alto nível, com formação só-lida obtida em Universidades da mais alta reputação entre as brasileiras como a USP e o Museu Nacional da UFRJ e entre aquelas, do exterior corro : Cambridge, Columbia, Berkeley, London, Stanford, Paris, Florida.

De um total de 2 2 professores, 13 são doutores e 09 são mestres. Destes últimos, 06 estão realizando seus doutorados. Todos os docentes estão em dedicação exclusiva, sendo digno de nota, o fato de parte do corpo docente participar sistematicamente do Curso de Doutorado em Ciências Sociais, que se caracteriza por ser in-terdisciplinar.

A produção docente tem se mantido elevada com livros publicados no País e no exterior, artigos em revistas nacionais e estrangeiras, bem como uma produção técnica e artística quo no biênio 88/89 envolveu 147 trabalhos ou atividades de interesse da área, que na avaliação da CAPES, configurou excelente performance.

IV - Corpo Discente

(4)

mediante Exame de Admissão que inclui analise de documentação apresentada pelo candidato en entrevista que procura avaliar sua formação teórica no campo da Antropologia, o conhecimento de áreas afins, a motivação e aptidão para a pesquisa de campo. 0 exame exige ainda prova de proficiência em lin-gua estrangeira relevante para a bibliografia antropológica.

0 Curso contava em dezembro de 19 89, com 80 alunos assim distribuidos :

Somente cursando disciplinas... 27 Somente elaborando dissertação... 45 Com matrícula trancada ... 08

No biênio o curso registrou 10 des-ligamentos de alunos.

Em sua avaliação 87/88, a Comissão de Consultores Científicos da CAPES expressamente assim se manifestou :

" atenção especial deve ser dada a discrepância entre a produção elevada do pessoal docente e ao pequeno nú-mero de dissertações apresentadas pelos alunos, o que talvez reflita uma integração inadequada entre os mestrandos e o corpo docente . Atenção lambem para o elevado tempo de titulação e o efeito negativo no fluxo de alunos, "

0 tempo médio de titulação do Mestra-do, conforme já se enfatizou anteriormente, tem até aqui registrado marcas negativas de tempo que superam inclusive os tempos máximos para doutorado em diversas instituições brasileiras.

Todavia, é a própria Comissão de Con-sultores Científicos que conclui que em se tratando de programa consoli-dado, a instituição dispõe de meios para resolver tais discrepâncias no curto prazo.

Digna de registro, para o merecido louvor, a constatação pela Comissão Verificadora, de que a grande maioria dos egressos do curso se destina a" atividade acadêmica, com parte prosse-guindo seus estudos em nível de doutorado. 0 curso em exame vem portanto contribuindo para a qualificação de docentes e pesquisadores. Notou-se ainda, que a proporção de docentes que saem do curso é superior aquela de alunos que já eram docentes quando ingressaram. Isto parece significar que, mais do que titular docentes já empregados, o curso está formando novos docentes.

(5)

V - Infra-estrutura Fisica o Financeira

'0 curso conta com uma infra-estrutera física

bastante acima do padrão médio nacional, seja no que diz respeito a salas de aula, de

pesquisa, espaços para permanência de docentes e discentes, a recursos de biblioteca com

acervo de livros o periódicos de circulação internacional, cobrindo a totalidade das áreas

de concentração e do dominio conexo. A instituição dispõe de um excelente sistema de

computação que propicia presteza nas atividades de pesquisa e docência.

Financeiramente, o Instituto de Filosofia e

Ciências Humanas constitui-se como unidade orçamentaria da UNICAMP responsável por

suas verbas, alem de contar, por outro lado, com bolsas de estudo em quantidade

satisfatória, provenientes da CAPES, CNPq, FAPESP, e da própria UNICAMP. Face a

este fato, seus programas de pesquisa c pós-graduacão, a rigor, não dependem de

financiamento de órgãos externos.

VI - Intercâmbio com outras Instituições

A nosso ver, talvez esteja aqui, no

"intercâmbio com outras instituições", o segmento de maior ênfase do Relatório da

Comissão Verificadora quando jubilosamente atesta .

" o grupo de antropólogos da UNICAMP

mantém um intenso intercâmbio com pesquisadores de outras instituições, seja através de

professores visitantes, de seminários e conferências, ou da participação em congressos e

outras reuniões. Em 1989 foram realizados vários seminários, dos quais 10 com

pesquisadores vindos do exterior. 0 grupo tem tido intensa participação nas reuniões da

ANPOCS e da ABA, sediando a reunião nacional desta última em 1988. Por outro lado,

o grupo possui uma variedade de meios de divulgação de sua produção de pesquisa, tais

como Boletim de Antropologia, Trabalhos de Antropologia, Cadernos do IFCH. Através

desses veículos, alem de livros e artigos em revistas nacionais e internacionais, o grupo

tem publicado os resultados de suas linhas de pesquisa. "

VII - Considerações".Finais e Recomendações

A CAPES a despeito de atribuir o conceito A na

avaliação global do curso, fez algumas observações quanto ao pe ríodo médio de titulação dos

mestrados, do reduzido número de dissertações dos alunos em flagrante descompasso com a

elevada produção docente.

(6)

A Comissão Verificadora analisou estes pontos em seu Relatório e concluiu que medidas adequadas vêm sendo tonadas

pela Instituição, com vistas à sua correção.

Entendeu ainda a mesma Comissão,volta-, agora para futuras avaliações que possam propiciar novo recredenciaman-to, que se atente para um maior equilíbrio na distribuição dos orientandos por professor c que se promova esforços no aperfeiçoamento dos serviços admi nistrativos.

A par dos relatórios que instruem o processo, que na sua essência enfatizam o elevado nível do curso, há que se registrar a excelência do trabalho de produção docente, bem como, suas ini-ciativas de intercâmbio, que já vêm emprestando à instituição marcada carac-terística de centro irradiador de uma saudável atitude cientifica.

II - Voto do Relator

Á vista do exposto e a luz da

documen-tação que instrui o processo, ê o Relator de parecer que pode- ser renovado o credenciamento, pelo prazo de 5 (cinco) anos, do Curso de Pós-Graduação em Antropologia Social, em nível de mestrado, ministrado pelo Instituto do Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas,

(7)

IV - DECISÃO DO PLENÁRIO

O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou, por

unanimidade a conclusão da Câmara.

Referências

Documentos relacionados

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

[r]

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

Na primeira década da existência do Estado de Minas Gerais, a legislação educacional mineira estabeleceu o perfil de professor estadual, imputando como formação

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos