• Nenhum resultado encontrado

3ª Douglas Santarelli

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "3ª Douglas Santarelli"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Competência

Objeto de aprendizagem

Habilidade

C1 Questionar todas as

possibilidades dos significados dados pela cultura, considerando as dimensões e perspectivas da teoria do conhecimento sobre os quais se compôs a produção filosófica elaborada a partir dos diferentes sistemas, tradições e correntes de filosofia,

contribuindo para uma

compreensão mais aprofundada da relação do indivíduo com o meio e com outros indivíduos, num mesmo espaço social e histórico, resultando na

construção dos valores, de forma crítica e consciente, em que as ações humanas sejam orientadas tanto na vida pública quanto na vida privada.

Epistemologia moderna

H1. Compreender o conhecimento como meio de entendimento das relações que estabelecemos com o mundo e com os outros.

H2. Analisar a produção do conhecimento como uma atividade humana histórica, associada a aspectos de ordem social, econômica, política e cultural.

H3. Reconhecer as características das diversas formas de conhecimento, destacando seus objetos de estudo.

H4. Interpretar as formas de conhecimento como diferentes faces e leitura da realidade em que os temas do conhecimento se apresentam.

Douglas Santarelli

(2)

C2 Questionar todas as

possibilidades dos significados dados pela cultura, considerando as dimensões e perspectivas da ética e política sobre os quais se compôs a produção filosófica elaborada a partir dos diferentes sistemas, tradições e correntes de filosofia, contribuindo para uma compreensão mais aprofundada da relação do indivíduo com o meio e com outros indivíduos, num mesmo espaço social e histórico, resultando na

construção dos valores, de forma crítica e consciente, em que as ações humanas sejam orientadas tanto na vida pública quanto na vida privada.

Ética e política moderna

H9. Relacionar a ideia de democracia na atualidade a seus fundamentos na democracia grega.

H10. Identificar os temas filosóficos através de diferentes formas de linguagem. H11. Analisar as relações entre as ações éticas e o exercício da política.

H12. Compreender a dimensão ética e moral da existência humana. H13. Compreender diferentes concepções acerca da liberdade.

H14. Interpretar os modelos políticos fundamentados nos conhecimentos adquiridos. H15. Caracterizar as esferas do indivíduo, do social e do político, estabelecendo limites a atitudes de extremismo.

H16. Analisar diferentes modelos políticos a partir das suas semelhanças e diferenças.

Distribuição de pontos

Avaliações

25,0 pontos

Trabalho

15,0 pontos

Dicas de aprofundamento

PARA LER:

“O mundo de Sofia – Romance da História da Filosofia”, de Jostein Gaarder. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. “O que é a pergunta?” de Mario Sérgio Cortella e Silmara Rascalha Casadei. São Paulo: Ed. Cortez, 2008.

“Filosofia para principiantes”, de Richard Osborne. Rio de Janeiro: Ed. Objetiva, 1998. “Coleção Pequenos Filósofos”. São Paulo: Martins Fontes, 2012-2014.

“Cidadania para principiantes: a história dos direitos do homem”, de César Lobo e Carlos Eduardo Novaes. São Paulo: Editora Ática, 2013. “A fabricação da ciência”, de Alan F. Chalmer. São Paulo: Editora UNESP, 1994.

(3)

“O livro da filosofia”. LANDAU, Cecile; SZUDEK, Andrew; TOMLEY, Sarah (orgs.). São Paulo: Ed. Globo, 2011. “Kant em 90 minutos”. Editora Zahar. 1997

PARA ASSISTIR:

A igualdade é branca, a fraternidade é vermelha – Diretor: Krzystof Kieslowski Nacionalidade: FRA – 1993.

Trilogia baseada nas cores da Bandeira francesa. O objetivo é atualizar a discussão dos ideais iluministas. Ponto muito imortante, discutido nos filmes, é a questão dos direitos do homem moderno, que na verdade nunca se efetivaram na sua plenitude.

 “Justiça: qual a coisa certa a fazer – Episódio 6 parte 1” https://www.youtube.com/watch?v=-gqvRWjDR40  “Justiça: qual a coisa certa a fazer – Episódio 6 parte 2” https://www.youtube.com/watch?v=M-cM17xQx6k

PARA NAVEGAR:

Blog Pensar: http://blogpensar.blogspot.com

Consciência Home Page: http://www.consciencia.org Mundo dos Filósofos: http://www.mundodosfilosofos.com.br Portal Magnum-SOL: http://sol.magnum.com.br/magnumsol

Roteiro do trabalho interdisciplinar da Etapa: todas as disciplinas

Assunto/tema

Projeto Folclore 2017

Habilidades

H1. Compreender o conhecimento como meio de entendimento das relações que estabelecemos com o mundo e com os outros homens.

H2. Analisar a produção do conhecimento como uma atividade humana histórica associada a aspectos de ordem social, econômica, política e cultural.

Objetivos

1. Conhecer diversas formas de manifestações da cultura nacional e internacional, em especial, as manifestações folclóricas de um povo. 2. Desenvolver a habilidade socioemocional Magnum: colaboração.

3. Desenvolver as habilidades Magnum específicas de cada disciplina da área de Humanas.

Desenvolvimento

Os alunos são divididos por temas e categorias folclóricas nacionais e estrangeiras (neste ano serão Brasil, Egito, Israel, México e Reino Unido) e pesquisam as origens e analisam a produção da memória. O produto final da investigação científica é uma apresentação no teatro Fábrica de Artes, no final do mês de outubro, em um evento aberto aos pais. Nessa apresentação, as turmas são divididas nas categorias de apresentação de contexto, dança, narrativa épica, lenda e personagem folclórico.

Critérios de

avaliação

O projeto é composto de várias etapas que serão registradas a partir do cumprimento parcial das tarefas. A planilha final que traz um dossiê sobre a produção de cada grupo servirá como elemento norteador da avaliação.

(4)

trabalho sobre Folclore (1,0 ponto).

 Produção de pesquisa de audiovisual e montagem de música e PPTS (imagens) para servir de apoio para cada uma das categorias a serem apresentadas pela turma no Projeto Folclore (1,5 ponto).

 Produção dos textos/narrativas e coreografias, seguindo os critérios culturais e artísticos exigidos por cada cultura e categoria representada (1,0 ponto).

 Seleção correta de música, maquiagem e figurino, constituindo as diversas categorias e representando de forma correta os diversos elementos culturais a serem abordados pela equipe (1,0 ponto).

 Presença nas apresentações em sala de aula, nos ensaios extras marcados pela equipe, nos ensaios oficiais e na apresentação do teatro (1,0 ponto).

 Comportamento: será avaliado de forma individual e coletiva, durante todo o processo que envolve o projeto (2,0 pontos).  Engajamento e cumprimento de forma individual e coletiva da habilidade socioemocional Magnum do projeto (1,0 ponto).

 Respeito e fidelidade às normas culturais do país representado, além de obediência à metodologia ensinada pelos professores responsáveis pelo projeto (0,5 ponto).

Cronograma do

trabalho

Julho: Definição dos temas.

Agosto: Preparação. Ensaios e apresentações em sala, e em turno diferente daquele que o aluno estuda. Setembro: Ensaios e apresentações em sala, e em turno diferente daquele que o aluno estuda.

Outubro: Ensaios oficiais e apresentação no Teatro.

Roteiro do trabalho 2 da Etapa: PLANO DE AÇÃO HABILIDADE GAP

Assunto/tema

Filosofia de Voltaire: o tratado sobre a tolerância

Objetivo

Desenvolver as habilidades supracitadas.

Habilidades

H1. Compreender o conhecimento como meio de entendimento das relações que estabelecemos com o mundo e com os outros homens. H11. Analisar as relações entre as ações éticas e o exercício da política.

H15. Caracterizar as esferas do indivíduo, do social e do político, estabelecendo limites a atitudes de extremismo.

(5)

Critérios de

avaliação

Lista de vocábulos (1,0 ponto) e resolução de itens em exercício avaliativo (5,0 pontos).

Cronograma do

Referências

Documentos relacionados

b) Execução dos serviços em período a ser combinado com equipe técnica. c) Orientação para alocação do equipamento no local de instalação. d) Serviço de ligação das

Tendo como parâmetros para análise dos dados, a comparação entre monta natural (MN) e inseminação artificial (IA) em relação ao número de concepções e

AC AC TROMBONE II a VIII JLA JLA METAIS 4. AC AC

Este estudo teve como objetivo examinar como se comportam estrategicamente as empresas da cidade de Getúlio Vargas/RS, frente ao problema empreendedor (mercado) e

Levando-se em consideração que o livro didático constitui-se como o principal material de ensino utilizado nas salas de aula do Ensino Básico durante as aulas de História,

Os alunos que concluam com aproveitamento este curso, ficam habilitados com o 9.º ano de escolaridade e certificação profissional, podem prosseguir estudos em cursos vocacionais

Com base no trabalho desenvolvido, o Laboratório Antidoping do Jockey Club Brasileiro (LAD/JCB) passou a ter acesso a um método validado para detecção da substância cafeína, à

RESULTADOS DOS TRÊS PROJETOS MUNICIPAIS APOIADOS PELO PROGRAMA LIFE: PIGS – Projeto Integrado para Gestão de. Suiniculturas (2000-2003), REAGIR – reciclagem de Entulho no Âmbito