• Nenhum resultado encontrado

FACULDADE INTERNACIONAL DA PARAÍBA Direção Acadêmica. Edital de bolsas do programa de Educação Internacional William C. Dennis, Jr.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FACULDADE INTERNACIONAL DA PARAÍBA Direção Acadêmica. Edital de bolsas do programa de Educação Internacional William C. Dennis, Jr."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

FACULDADE INTERNACIONAL DA PARAÍBA

Direção Acadêmica

Edital de bolsas do programa de Educação

Internacional William C. Dennis, Jr.

(2)

EDITAL FPB No. 004/2014

Edital de bolsas do programa de Educação Internacional William C. Dennis, Jr.

A Direção Acadêmica da Faculdade Internacional da Paraíba, por meio deste edital, leva a público a abertura das inscrições para as bolsas do programa de Educação Internacional William C. Dennis, Jr., que tem por objetivo propiciar aos estudantes da Rede Laureate, matriculados em instituições da América Latina, participarem deste programa de estudos no exterior.

Este edital está em consonância com as regras do programa e será regido segundo os critérios e condições a seguir:

1. OBJETO

O presente edital tem por objetivo incentivar a participação dos estudantes da Faculdade Internacional da Paraíba no programa de Educação Internacional William C. Dennis, Jr., visando oferecer-lhes uma oportunidade de mudança de vida por meio da experiência dos estudos no exterior. Em todo o programa, que está disponível para todos os estudantes de graduação matriculados em instituições da Rede Laureate da América Latina, serão ofertadas três bolsas de estudos a estudantes que apresentem destacado desempenho acadêmico e grande interesse em participar desta oportunidade de estudos no exterior.

2. ELEGEBILIDADE

No âmbito geral, são elegíveis todos os estudantes de graduação matriculados em instituições integrantes da Rede Laureate no México, Honduras, Panamá, Costa Rica, Equador, Peru, Chile e Brasil.

No âmbito da Faculdade Internacional da Paraíba, são elegíveis os estudantes que contemplem os seguintes itens:

1. Estejam regularmente matriculados a partir do 2º semestre até o penúltimo semestre dos cursos de graduação, e em dia com a sua situação financeira na IES;

2. Apresentem desempenho acadêmico destacado;

3. Sejam elegíveis a receber visto para o país ao qual desejam viajar. Em caso de não ter condições de obter o visto, o estudante deverá selecionar outro país.

Em nenhuma situação o período de mobilidade poderá coincidir ou avançar sobre o último semestre do curso ao qual o estudante está matriculado.

3. DOS REQUISITOS PARA A CANDIDATURA

No momento de sua inscrição, o candidato deverá:

3.1 Estar regularmente matriculado na Faculdade Internacional da Paraíba, manter-se matriculado durante todo o processo de seleção e, obrigatoriamente, também durante todo o período de realização do programa;

(3)

3.2 No caso de o estudante desistir da bolsa, a partir da data de divulgação do resultado do processo seletivo, a substituição será indicada pelo Comitê de Seleção da Faculdade Internacional da Paraíba;

3.3 Não ter pendências financeiras com a Faculdade Internacional da Paraíba;

3.4 Quando de sua inscrição, ter integralizado, no mínimo, 1 (um) semestre letivo do seu curso;

3.5 Possuir histórico acadêmico, no curso ao qual está vinculado, com desempenho mínimo que perfaça a média 7,0 em cada semestre cursado;

3.6 Ter aprovação de sua candidatura por parte da respectiva coordenação de curso ao qual está matriculado, com base em sua vida acadêmica e disciplinar na Faculdade; 3.7 Comprovar proficiência na língua da instituição estrangeira de destino por certificado

de reconhecida instituição de ensino de línguas;

3.8 Fazer sua inscrição na forma e no prazo definidos nos itens 4 e 5 deste edital.

4. DA SELEÇÃO E COMISSÃO DO CONCURSO

4.1. A seleção dos candidatos a bolsas será conduzida exclusivamente pelo Comitê de Seleção da Faculdade Internacional da Paraíba, por análise e classificação dos inscritos com base nos critérios e requisitos mencionados neste edital.

4.2. O Comitê de Seleção da Faculdade Internacional da Paraíba poderá requisitar aos respectivos Coordenadores de cursos dados e informações sobre a vida acadêmica dos estudantes e as anuências desses Coordenadores às candidaturas.

4.3. A seu critério, o Comitê de Seleção da Faculdade Internacional da Paraíba poderá requisitar aos candidatos as respectivas comprovações dos dados mencionados no pacote de documentos, ou outras informações complementares que julgar procedentes.

4.4. O Comitê de Seleção da Faculdade Internacional da Paraíba será formado por: a) Dois representantes da Direção Acadêmica;

b) Um representante do International Office; c) Um representante da Secretaria Geral;

d) Um representante do Núcleo de Apoio Psicopedagógico – NAP.

4.5. As decisões da Comissão do Concurso são soberanas, não cabendo qualquer contestação ou recurso em qualquer instância ou fórum.

5. DOS REQUISITOS PARA A INSCRIÇÃO

Todos os estudantes que tenham interesse em concorrer à bolsa de estudos Dennis participarão de uma seleção interna na IES e, para isto, deverão apresentar um pacote de documentos, conforme explicitado abaixo:

5.1. Redação sobre como participar deste programa poderá mudar a vida do requerente (limite de 500 palavras);

(4)

5.2. Uma breve declaração sobre a instituição e o país que o estudante pretende visitar por meio do programa. Se a língua for diferente de seu país de origem, o estudante deverá incluir uma prova de sua proficiência na língua do país a ser visitado;

5.3. Duas cartas de recomendação de membros da IES, orientadores, supervisores, ou outras pessoas que conheçam o candidato. Estas cartas devem contemplar o motivo que lhes faz dar suporte à solicitação de bolsa por parte do estudante (não mais de 350 palavras para cada carta). As recomendações devem estar assinadas;

5.4. Vídeo pessoal do estudante, disponível num canal seguro do youtube, com uma declaração sobre quem ele é e porque deveria ser um bolsista Dennis (até cinco minutos).

As inscrições serão avaliadas pelo Comitê de Seleção da Faculdade Internacional da Paraíba. Apenas um candidato será selecionado para representar a IES no programa.

Após a definição do nome a ser indicado pela IES, esta deverá elaborar uma carta assinada pelo dirigente acadêmico da mesma, em papel timbrado, confirmando que o estudante é o representante daquela IES na competição.

As inscrições que forem nomeadas por cada IES serão revisadas pelo Comitê de Seleção Global para as Bolsas de Estudos Dennis. Este comitê fará a decisão final por três ganhadores.

Todas as decisões do Comitê de Seleção da Faculdade Internacional da Paraíba e também do Comitê de Seleção Global são definitivas e todos os requerentes confirmam que compreendem que não haverá apelação.

Todas as inscrições deverão ser entregues ao Comitê de Seleção Global até 15 de Abril de 2014. As decisões finais serão divulgadas em Maio de 2014. Os primeiros ganhadores iniciarão seus programas subsequentemente.

6. DA INSCRIÇÃO

6.1. A inscrição será realizada gratuitamente, mediante a entrega do pacote de documentos descrito no item 5 deste edital.

6.2. As propostas deverão ser entregues pelo proponente, no período de submissão, em envelope lacrado, devendo ser identificado o Edital ao qual a proposta se destina (Edital de bolsas do programa de Educação Internacional William C. Dennis, Jr./FPB No. 004/2014).

6.3. O envelope com a proposta deverá conter: 03 (três) vias da redação e 03 (três) vias da declaração sobre a instituição e o país que o estudante pretende visitar por meio do programa (descritas nos itens 5.1 e 5.2), e deverá ser entregue na Coordenação de seu Curso.

(5)

7. CRONOGRAMA

Cronograma de Atividades Datas

Lançamento do Edital 19 de Março de 2014

Período de submissão de propostas 20 a 31 de Março de 2014 Seleção do candidato pelo Comitê de Seleção

da Faculdade Internacional da Paraíba 01 a 05 de Abril de 2014 Aprovação da Direção Acadêmica (etapa final) 07 de Abril de 2014 Divulgação do resultado com a nomeação do

candidato que irá representar a IES na competição

08 de Abril de 2014

8. DA REVOGAÇÃO OU ANULAÇÃO DO EDITAL

A qualquer tempo, o presente Edital poderá ser revogado ou anulado, no todo ou em parte, por decisão unilateral da Direção Acadêmica da Faculdade Internacional da Paraíba sem que isso implique direito a indenização ou reclamação de qualquer natureza.

9. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

As dúvidas e esclarecimento sobre este edital poderão ser solucionadas pelo telefone (83) 3133-2940 das 9:30 às 18h, de segunda à sexta-feira.

Os casos omissos neste Edital serão resolvidos pelo Comitê de Seleção da Faculdade Internacional da Paraíba, assim como as impugnações a este instrumento, que serão recebidas em até 03 (três) dias úteis após a divulgação da íntegra do Edital na página da Instituição na internet.

Decairá do direito de impugnar os termos deste Edital o proponente que não o fizer no prazo fixado no item anterior.

João Pessoa, 19 de Março de 2014.

SILVIO JOSÉ ROSSI PIERRE LUCENA

Diretor Acadêmico Laureate International Universities Faculdade Internacional da Paraíba Diretor Acadêmico Regional PE/PB

(6)

Referências

Documentos relacionados

x Ata de Registro de Preços nº 14/2017 Pregão Presencial para Registro de Preços nº 11/2017 - Objeto: Futuras contratações contínuas e/ou eventuais de veículos com motoristas

833, IV, do CPC/15, revelam-se impenhoráveis os vencimentos, os subsídios, os soldos, os salários, as remunerações, os proventos de aposentadoria, as pensões, os

Na figura abaixo, está representada a trajetória de um projétil lançado no campo gravitacional terrestre, com inclinação q, em relação ao solo.. Considerando a

Considera a estratégia do exemplo anterior e supõe que para uma dada seleção da primeira cidade não tem um movimento que me- lhora a rota. Empiricamente, caso essa cidade continua

A Comissão de Cooperação Nacional e Internacional da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, CCInt-FEUSP, anuncia a abertura do processo para seleção de alunos

Apesar de o ano de 2010 ter sido marcado por extre- ma seca, conforme documentado na literatura, a umidade específica do ar na área de floresta foi significativamente superior

a) incrementar a produção de pesquisas que subsidiem a consolidação de uma Geomorfologia Escolar, através de estudos sobre os diferentes conceitos vinculados ao relevo na

ajuizou AÇÃO CAUTELAR contra GLACIR GOMES, também qualificado nos autos, relatando que realizou reunião na sede da Secretaria de Saúde em 30 janeiro de 2014, tendo convidado