• Nenhum resultado encontrado

A formação da monarquia inglesa na Baixa Idade Média, mais precisamente no século XII, na época da Guerra dos Cem anos.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A formação da monarquia inglesa na Baixa Idade Média, mais precisamente no século XII, na época da Guerra dos Cem anos."

Copied!
17
0
0

Texto

(1)
(2)

 A formação da monarquia inglesa na Baixa Idade Média, mais precisamente no século XII, na época da Guerra dos Cem anos.

 Por volta do século XIII, o rei João sem terras estabeleceu novos impostos que recaíram sobre os nobres ingleses, para custear a montagem de seus exércitos.

 Diante de tal fato os nobres ingleses se rebelaram contra o rei, limitando-lhes os direitos políticos – MAGNA CARTA.

(3)

 Segundo a Magna Carta o rei reconhecia a liberdade de algumas cidades; garantia autonomia da Igreja; respeitava o direito dos nobres em seus senhorios (terras) e determinava que nenhum homem livre fosse preso, a não ser pelo julgamento do Tribunal do Júri.  A partir da Magna Carta, todas as decisões do rei

seriam fiscalizadas por uma assembleia de nobres. Nascia o PARLAMENTO INGLÊS.

 O Parlamento inglês estava dividido em dois órgãos: a

Câmara dos Comuns, composta principalmente pela

burguesia; e a Câmara dos Lordes, composta pela nobreza das terras e clero.

(4)

 O absolutismo inglês combinou com a dinastia dos Tudor. Uma característica desse período era a existência de uma marinha poderosa, que tanto servia á guerra como ao comércio.

No governo de Henrique VIII (1509 – 1547), dinastia Tudor, foram mantidos os compromissos com o Parlamento. Um exemplo foi que o Parlamento aprovou o ato de supremacia, que declarava o monarca o chefe da igreja inglesa – IGREJA ANGLICANA.

 O auge do absolutismo inglês foi durante o governo de

Elizabeth I, filha de Henrique VIII. A “rainha virgem”

proclamou o anglicanismo como religião oficial da Inglaterra.

(5)

 E, também, alcançou um alto desenvolvimento econômico por meio de uma política mercantilista, fortalecendo a burguesia inglesa no mercado internacional. Agiu favorecendo à agricultura, às manufaturas, ao comércio e à navegação.

 Durante seu reinado surgiram as workhouses, onde os expulsos do campo eram submetidos a longas jornadas de trabalho.

 Com a morte de Elizabeth I, que não deixou herdeiros, uma nova dinastia assumiu, os Stuarts (Jaime Estuart era rei da Escócia e primo de Elizabeth). E uma luta política se desenvolveu no campo religioso.

(6)

O Rei Henrique VIII rompeu com a Igreja Católica

em 1534 por:

a) Opor-se ao Ato de Supremacia que submetia a

Igreja Anglicana ao Papa.

b) Opor-se à Igreja Anglicana, que enfraqueceu a

autoridade real.

c) Aceitar o calvinismo e opor-se á Igreja Anglicana.

d) Ambicionar ampliar seus poderes com a criação da

Igreja Anglicana.

e) Defender a burguesia calvinista e opor-se à

nobreza católica.

(7)

Jaime I Stuart adotou uma política centralizadora, tentou

restaurar o absolutismo divino e perseguiu os puritanos (protestantes) ingleses.

 O rei para ampliar seu exército aumentou a carga de

impostos, o que provocou uma reação imediata do Parlamento inglês, que vetou a decisão.

 Em represália, o rei dissolveu o Parlamento e passou a

cobrar os impostos ilegalmente e reprimir com violência os opositores.

Em 1625, com a morte de Jaime I, assumiu seu filho Carlos

(8)

 Em 1628, o Parlamento obrigou Carlos I a assinar a

Petição de Direitos, que restringia o poder do rei

declarando que ele só podia cobrar impostos com a aprovação dos parlamentares.

 Como retaliação, Carlos I dissolveu o Parlamento mais uma vez e tomou o controle financeiro da Inglaterra. Além disso, impôs à força a religião anglicana em todo domínio da Coroa Inglesa, o que gerou insatisfação na Escócia e na Irlanda.

 Os escoceses invadiram a Inglaterra e o rei Carlos I foi obrigado a convocar o Parlamento, pois necessitava de novos impostos para conter o inimigo. Para aceitar o pedido real, os parlamentares fizeram novas exigências.

(9)

 Após acalmar os escoceses, o rei Carlos I viu a fúria da Irlanda católica. Nesse momento o Parlamento recusou dar o controle do exército ao rei, a não ser que os conselheiros do rei passassem a ser indicados pelos parlamentares. Carlos I achou isso uma afronta e ordenou o fechamento do Parlamento. Esse fato foi impedido pelos parlamentares e pela população londrina.

Em 1642, começava a guerra civil - REVOLUÇÃO

PURITANA - entre as forças militares do rei e do

(10)

 Seis anos depois do início da guerra, o rei (Carlos I) foi vencido e decapitado. O poder passou a ser exercido pelo Parlamento, comandado por Cromwell, representante da elite burguesa. Oliver Cromwell proclamou a República e a chamou “Puritana”.

 No plano econômico, em 1651, o Parlamento promulgou os Atos de Navegação, que proibia o transporte de mercadorias por barcos estrangeiros, consolidando o poder marítimo da Inglaterra.

(11)

 Na política interna favoreceu os interesses burgueses quando massacrou os niveladores, radicais que lutavam pelo direito de voto a todos os homens e pela reforma agrária. Cromwell ignorava as camadas populares, afirmando que a pobreza era uma punição divina.

 Oliver Cromwell se fortaleceu tanto que dissolveu o Parlamento, em 1653, e se tornou Lorde Protetor da

Inglaterra, um cargo vitalício e hereditário. Dava-se

(12)

 Em 1658 Cromwell morreu, deixando o cargo para seu filho, que sem habilidade abdicou do poder. Em 1660, o Parlamento foi reconvocado.

 No mesmo ano os Stuarts voltaram ao poder com Carlos II, período que ficou reconhecido como

(13)

 Os novos reis adotaram uma política centralizadora e autoritária. Favoreceram os anglicanos e católicos em detrimento dos calvinistas (protestantes). Aproximaram-se da França causando descontentamento na burguesia inglesa, uma vez que os franceses eram rivais comerciais da Inglaterra.

 Em 1688 o Parlamento depôs o rei Jaime II e entregou o trono para Mary Stuart, casada com Guilherme de Orange, príncipe da Holanda e que foi coroado como Guilherme III.

(14)

 Os acontecimentos políticos acontecidos entre 1688 e 1689 ficaram conhecidos como Revolução Gloriosa, porque não foi derramada nenhuma gota de sangue.

Os parlamentares impuseram a Guilherme III a Bill of

Rights ( Declaração de Direitos), que limitava seu

poder, deixando o governo sob a autoridade do Parlamento.

 Pela declaração a monarquia não podia sobrepor-se ao poder Legislativo, nem dispor do exército permanente nem ter tribunais especiais nem arrecadar impostos, como também, não podia tomar decisões especiais sobre a religião.

(15)

 A Revolução Gloriosa marcava a vitória da burguesia inglesa sobre o Absolutismo, consolidando o regime de

monarquia parlamentar na Inglaterra, o qual permanece até hoje.

(16)

A chamada "Revolução Gloriosa" (1688-1698) fez

triunfar na Inglaterra a/o:

a) Expansão marítima e o início da colonização da

América pelos ingleses.

b) Implantação de uma sociedade rural e a criação da

pecuária extensiva.

c) Limitação da autoridade real e consolidação do poder do Parlamento.

d) Proibição da escravidão e o avanço da trabalho assalariado.

e) Voto universal masculino e a igualdade jurídica para todos.

(17)

 No processo de formação do absolutismo na

Inglaterra, pode ser identificado o seguinte aspecto: a) Fortalecimento do poder da burguesia que passava a controlar a Igreja Anglicana.

b) Ampliação da dependência do rei em relação à Igreja Anglicana.

c) Desagregação da nobreza e enfraquecimento do monarca.

d) Uma bem sucedida política econômica mercantilista no reinado de Elizabeth I.

e) Enfraquecimento da nobreza e a ampliação dos laços com a Igreja Católica.

Referências

Documentos relacionados

Homes e Sustein (2005) alertam que a manutenção do oferecimento de direitos fundamentais pelo Estado é contingente à alocação do problema da escassez de

O objetivo deste estudo quase-experimental foi avaliar o impacto de um curso EAD de Estomatologia associado ao uso da rede social Facebook™ como ferramenta de facilitação no

Perfil esquemático das camadas de carvão, cilindros, espessura das camadas, conteúdo de macerais e matéria mineral, cinzas, reflectância da vitrinita e de gás total...

Por outro lado, partindo-se da terceira e última premissa que rege este estudo, que corrobora o caráter não linear do percurso de expansão de uma iniciativa de

Por isso, ela julga não serem adequadas nem as explicações economicistas (como as do marxismo ortodoxo), nem as culturalistas (como a que, na visão dela, Honneth defende- ria), nem

No sentido de verificar a estabilidade do efeito corona, foram preparadas 2 amostras de tecido engomado de algodão para cada tempo de tratamento corona (1 a 25 min.), sendo que

Seja Δ ABC um triˆangulo qualquer. Sobre os lados AB e AC construa, respectivamente, triˆ angulos equil´ ateros Δ P AB e ΔRCA “para fora” do triˆangulo ΔABC. Sobre o lado

O presidente da Comissão de Licitação no uso de suas atribuições legais, designado pela Portaria Nº 001/2019, De 01 De Janeiro De 2019, em referência ao TOMADA DE