• Nenhum resultado encontrado

Manual de Distribuição via Agente

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Manual de Distribuição via Agente"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Manual de

Distribuição

via Agente

Autônomo de

Investimento

2015

Manual e Diretrizes de Atuação dos Agentes Autônomos de Investimento

(2)

1 Público alvo

Aplica-se à Intrag DTVM Ltda (“INTRAG”) e aos agentes autônomos de investimento (“AAI”) por ela contratados.

Em caso de divergência entre este manual e as legislações locais, prevalecerá o padrão mais rigoroso, observado que, em caso de efetivo conflito, prevalecerá o disposto na legislação aplicável.

2 Responsabilidades

A Governança sobre o Manual de Distribuição via Agentes Autônomos de Investimento (“Manual”) é realizada pela área de Controles de Distribuição da Intrag.

3 Introdução

O Código Anbima de Regulação e Melhores Práticas para Fundos define como distribuição de fundos de investimento: “a oferta de cotas de fundos a investidor ou potencial investidor, de forma individual ou coletiva, resultando ou não em captação de recursos para o fundo de investimento.”

Esta oferta acontece por meio de publicidade ao investidor ou potencial investidor, em que as informações da lamina complementar são atualizadas pelo administrador em seu site e na CVM, para a correta indicação e orientação. As lâminas são exigidas pelos órgão reguladores se encontram no site da Intrag (http://www.intrag.com.br) na aba especifica para fundos de investimentos, nos termos da instrução CVM 555. Este material é atualizado mensalmente, sempre no período dos cinco primeiros dias úteis do mês, fazendo referência ao mês antecessor.

A INTRAG, como Instituição Integrante do sistema de distribuição de valores mobiliários, é autorizada a contratar agentes autônomos (pessoas físicas ou pessoas jurídicas) para a realização da distribuição de seus fundos de investimento dos quais seja distribuidora, observado o disposto na ICVM 497 e autorregulamentação aplicável (Anbima e Ancord).

A contratação dos AAI é formalizada por meio de contrato escrito entre a INTRAG e o AAI, cujas disposições devem ser fielmente observadas por ambas as partes. Após a devida contratação, os órgãos competentes são informados a respeito do vínculo entre o AAI e a INTRAG.

A INTRAG fiscaliza a atuação dos AAI por ela contratados e, anualmente, realiza visitas presenciais inspeções de forma remota ou presencial, com o intuito de verificar a aderência de cada AAI a este Manual, ao contrato, à regulamentação e à autorregulamentação aplicáveis.

Na hipótese de infração à regulamentação ou à autorregulamentação da Ancord por parte dos AAI, a INTRAG deve informar a CVM e/ou a Ancord, conforme o caso, nos termos das normas aplicáveis.

(3)

4.1 Objetivo

Estabelecer as diretrizes a serem seguidas pelos AAI, de acordo com a legislação vigente e os procedimentos definidos pela INTRAG para a execução da atividade de distribuição.

4.2 Exercício das atividades

De acordo com a ICVM 497/2011, o AAI deve agir com probidade, boa fé e ética profissional para com a INTRAG e seus clientes.

Obrigatoriamente aderir ao Código de Ética e Conduta da INTRAG (“Código”), empregando no exercício da atividade todo o cuidado e a diligência esperados de um profissional em sua posição, em relação aos clientes e à INTRAG, nos termos do Código, bem como seguir os procedimentos definidos pela INTRAG em E-Learning educativo.

Conforme previsto na regulamentação aplicável, as atividades exercidas pelos AAI são: I – prospecção e captação de clientes;

II – recepção e registro de ordens e transmissão dessas ordens para os sistemas de negociação ou de registro cabíveis; e

III – prestação de informações sobre os produtos oferecidos e sobre os serviços prestados pela instituição integrante do sistema de distribuição de valores mobiliários pela qual tenha sido contratado.

Os matérias necessários para a atividade de prospecção será disponibilizada no site da Intrag, conforme dito acima, e legislação vigente.

Para a execução destas atividades é necessário que se tenha um contrato escrito, celebrado entre a instituição integrante do sistema de distribuição e o AAI.

Ademais, é obrigatório o credenciamento do AAI na Ancord, sem prejuízo das vedações previstas na ICVM 497/11.

O AAI deve, ainda, respeitar as políticas e os procedimentos definidos pela Intrag DTVM,dentre as quais estão:

1 – Este Manual;

2 – Política Corporativa de Prevenção e Combate a Atos Ilícitos; 3 –Política de Cadastro de Cotista;

4 – Manual de Suitability;

Todos estes documentos e suas respectivas atualizações estarão disponíveis ao AAI, através do site da INTRAG DTVM (www.intrag.com.br).

(4)

Considera-se recomendação de investimento a disponibilização de informações, envolvendo seleção de produto (fundo de investimento) ou juízo de valor, visando um cliente especifico.

Não poderá ser feita a recomendação de investimento nas hipóteses abaixo:

 O investidor não tem perfil de investimento definido;

 As informações sobre o perfil do investidor estão desatualizadas, nos termos da regulamentação aplicável;

 O produto (fundo de investimento) não está adequado ao perfil do investidor;

 Política de distribuição de cotas

O AAI, no desenvolvimento de suas atividades de distribuição, deverá:

i) Disponibilizar as informações sobre o fundo de investimento, esclarecendo as dúvidas dos investidores ou potenciais investidores;

ii) Fornecer Lâmina de Informações Essenciais, Regulamento, Termo de Adesão e demais documentos obrigatórios e em versão atualizada;

iii) Conferir a ficha cadastral preenchida pelo investidor, bem como os documentos cadastrais comprobatórios;

iv) Assinar a ficha cadastral em conjunto com o investidor;

v) Identificar adequadamente o perfil do investidor, conforme prevê o Manual Suitability da INTRAG;

vi) Informar ao investidor, no momento do seu cadastramento, o regime de remuneração do AAI; Porque o cotista precisa desta informação?

vii) Realizar a identificação do investidor, mantendo sob sua guarda, durante 5 (cinco) anos, as respectivas evidências das pesquisas e análises executadas para cumprimento da atividade, bem como disponibilizá-las à INTRAG sempre que esta solicitar;

viii) Analisar a origem dos recursos e compatibilidade financeira, de acordo com a atividade econômica ou a ocupação do cliente, conforme o caso;

ix) Realizar a renovação cadastral dos clientes, de acordo com a periodicidade definida pela INTRAG, que é de 24 meses com antecipação para 12 meses, caso o cotistas seja Pessoa Politicamente Exposta, de acordo com a legislação em vigor;

x) Transmitir à INTRAG ou ao gestor do fundo, conforme o caso, as solicitações dos cotistas de aplicação e resgate de recursos nos fundos de investimento administrados pela INTRAG e manter sob sua guarda as comprovações de que tal movimentação foi solicitada pelos titulares das cotas;

xi) Fornecer aos investidores ou potenciais investidores as informações sobre o serviço de atendimento ao cotista da INTRAG;

(5)

INTRAG, no momento da aplicação, juntamente com a formalização da ficha cadastral do cotista, devidamente assinada pelo cotista e pelo AAI.

6 Ordens de Investimento

O investimento somente será feito, mediante ordem do investidor. Caso o investidor não tenha perfil não ou o seu perfil esteja desatualizado, o AAI deve solicitar ao investidor o preenchimento do questionário de suitability. Caso o investidor recuse-se a preencher o questionário, o AAI deverá orientá-lo a assinar o Termo de Ciência de Questionário (TCQ), em que declara que: (i) tem ciência da inexistência ou desatualização de seu perfil de investidor, conforme o caso; (ii) não possui interesse em conhecer seu perfil de investidor no momento; (iii) assumiu o risco da efetivação do investimento de sua escolha, mesmo sem essa informação; e (iv) está ciente de que não receberá recomendações de investimento enquanto não tiver seu perfil de investidor identificado ou atualizado.

Para que a ordem de investimento seja acatada o cliente deverá preencher e assinar o TCQ. Este e outros procedimentos são mencionados e descritos no Manual de Suitability da INTRAG. 7 Procedimentos adotados

Conforme Deliberação Anbima n° 63, informa procedimentos que deverão ser seguidos pelas instituições integrantes do sistema de distribuição para a verificação do controle e do cumprimento das regras que os agentes autônomos estão sujeitos.

Estes procedimentos serão exigidos da instituição participante do sistema de distribuição:

 Regularidade dos documentos cadastrais do investidor para aplicação em fundo de Investimento;

 Regularidade do Termo de Adesão assinado pelo investidor;

Aplicabilidade e análise do perfil do investidor (Suitability);

 Cadastro do agente autônomo de investimento e seus sócios junto à ANCORD;

 Formalização da ordem dada pelo investidor para movimentação (aplicação e resgate).

Para os casos onde o agente autônomo não estiver de acordo com estes procedimentos, a Intrag DTVM entrará em contanto com o mesmo para que haja a adequação dos procedimentos e/ou entrega de documentação em pendência.

Caso a mesma não ocorra pontuaremos em nossas fiscalizações para acompanhamento e inclusão nos devidos relatórios enviados aos gestores para conhecimento e órgão reguladores.

(6)

8 Rebate

Em regra, é vedado ao administrador, ao gestor e ao consultor o recebimento de qualquer remuneração, benefício ou vantagem, direta ou indiretamente por meio de partes relacionadas, que potencialmente prejudique a independência na tomada de decisão de investimento pelo fundo, nos termos do art. 92, § 2° da ICVM 555/14.

Portanto, em regra, os valores de “rebate”, que antes eram pagos ao administrador ou gestor dos fundos investidores (que eventualmente poderiam atuar também como distribuidor dos fundos investidos), deverão ser direcionados diretamente para o fundo investidor.

Há duas exceções a esta vedação, hipóteses em que é permitido o recebimento de remuneração, nos termos do art; 92, § 3° da ICVM 555/14:

 Fundo de investimento em cotas de fundo de investimento que invista mais de 95% (noventa e cinco por cento) de seu patrimônio em um único fundo de investimento; ou

 Fundos de investimento exclusivamente destinados a investidores profissionais, desde que a totalidade dos cotistas assine termo de ciência, nos termos do Anexo 92 da ICVM 555/14 (Anexo II deste Manual).

Excetuadas estas duas hipóteses, nas situações em que o prestador de serviço (distribuidor ou alocador) seja administrador ou gestor dos fundos investidores ou consultor dos fundos investidos/fundos investidores (ou, ainda, partes a eles relacionadas), não é admitido o recebimento de “rebate” pela (i) alocação em fundos por meio de outros fundos ou pela (ii) distribuição de cotas de fundos de investimento.

A vedação (regra geral) e as exceções estendem-se ao serviço de distribuição desempenhado pelo AAI, nas hipóteses em que, cumulativamente, (i) o serviço de distribuição de cotas de fundos (exercido pelo AAI) seja feita para outros fundos de investimento e (ii) o AAI seja parte relacionada ao administrador ou gestor dos fundos investidores ou ao consultor dos fundos investidos/fundos investidores.

Desta forma, nas hipóteses em que o AAI, por exemplo, (i) seja parte relacionada ao gestor dos fundos investidores e, cumulativamente, (ii) distribua cotas de fundos a outros fundos.

O AAI deverá avisar a Intrag nas hipóteses em que o cliente for fundo de investimento e investir em outro fundo que pague “rebate” /cujo administrador ou gestor pague “rebate”, sinalizando se o cliente (fundo investidor) cairá na regra (art. 92, § 2° da ICVM 555/14) ou nas hipóteses de exceção (art. 92, § 3° da ICVM 555/14). A partir desta informação, a INTRAG tomará as providências necessárias para o pagamento, de acordo com a regulamentação aplicável, com o contrato e com a situação informada.

(7)

Este manual entrará em vigor em Novembro.

10 Tracking de Revisão do documento Acompanhamento das versões do manual:

Versão Motivo Data Responsável Resumo das Alterações

1.0 Versão inicial 01/08/2012 Karina Feldhaus Criação da politica 1.1 Atualização e Inclusão do anexo 01/01/2013 Karina Feldhaus Alteração do ANEXO I

(8)

ANEXO I

DECLARAÇÃO AGENTE AUTÔNOMO RAZÃO SOCIAL DO AGENTE AUTÔNOMO CPF/CNPJ

Nome do Titular CPF

Nome do Co-Titular CPF

Na qualidade de AGENTE AUTÔNOMO contratado pela INTRAG DTVM LTDA. (“INTRAG”) para, na qualidade de preposto, prospectar clientes e fornece instruções para investimento e desinvestimento de recursos de seus clientes nos fundos de investimento administrados pela INTRAG de acordo com as disposições previstas no contrato, DECLARO que conheço minhas responsabilidades na execução das atividades de distribuição de cotas dos fundos administrados pela INTRAG, de acordo com as disposições previstas na regulamentação e no contrato com esta celebrado, na qualidade de seu preposto.

Informo ainda que, para o(s) cotista(s) acima indicados, executei as seguintes atividades:

I. Disponibilização das informações sobre o Fundo de Investimento no qual o(s) cliente(s) deseja(m) investir seus recursos, esclarecendo suas dúvidas;

II. Fornecimento de Lâmina de Informações Essenciais, Regulamento, Termo de Adesão e demais documentos obrigatórios, em versão atualizada;

III. Identificação do perfil do investidor, de acordo com a Política Suitability da INTRAG, bem como adoção das melhores práticas para que os investimentos do cliente sejam adequados ao perfil identificado para o investidor;

IV. Disponibilização ao investidor das informações sobre o serviço de atendimento ao cotista da INTRAG;

V. Apresentação ao investidor dos limites de atuação, vedações e remuneração a que estou exposto, tudo de acordo com a regulamentação ICVM 497.

VI. Realização da identificação do cliente, seguindo os procedimentos definidos pela INTRAG, por meio das etapas e análises abaixo discriminadas, para as quais manterei sob minha guarda, durante 5 (cinco) anos, as respectivas evidências e que, em caso de solicitação da INTRAG a qualquer tempo, disponibilizarei prontamente:

a) Visita/contato Comercial (início ou continuidade do relacionamento), identificando pessoalmente o investidor, incluindo nesta etapa a identificação de investidor PPE (Pessoa Politicamente Exposta);

b) análise da origem dos recursos e compatibilidade financeira, considerando a atividade econômica ou ocupação do investidor;

c) análise dos resultados das pesquisas de Lista OFAC, Site Receita Federal, Notícias desabonadoras.

Coloco-me a inteira disposição da INTRAG para contribuir e auxiliar caso seja solicitado, no que diz respeito à adequada identificação do cliente, origem de seus recursos compatibilidade financeira e de suas informações. Adicionalmente manterei registro das movimentações solicitadas pelos clientes, cujas cotas foram por mim distribuídas e disponibilizarei sempre que solicitado pela INTRAG as evidências destes registros.

[Local], _____ de ___________________________de______.

_____________________________________________

AGENTE AUTÔNOMO Carimbo

(9)

Anexo II

Referências

Documentos relacionados

O  contribuinte  A.  AZEVEDO  INDÚSTRIA  E  COMÉRCIO  DE  ÓLEOS 

Os maiores coeficientes da razão área/perímetro são das edificações Kanimbambo (12,75) e Barão do Rio Branco (10,22) ou seja possuem uma maior área por unidade de

Resumo – O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito dos danos causados por Azochis gripusalis Walker, 1859 (Lepidoptera: Pyralidae) na produção da figueira (Ficus carica L.) e

Após isso, com a aceleração não prevista de novos óbitos no país, em especial no estado de São Paulo, a média móvel observada (dados oficiais) descolou de nossa

5) “Estado da arte” do desenvolvimento local sertaginense. “A Sertã continua a ser pequenina e com pouca população. O setor turístico tem vindo a melhorar e temos

Paridade (igualdade) entre ativos, aposentados e pensionistas. Definição de data-base em 1º de maio. Política salarial permanente com reposição inflacionária, valorização do

Considerada a queda na arrecadação municipal, o aumento de gastos com pessoal e a crise que se abateu sobre o país a partir de 2014, de fato a adoção de algumas medidas

Artigo 18º – Após a divulgação do resultado, cada grupo ou dançarino individual receberá um comprovante escrito do valor da premiação que será pago pela