• Nenhum resultado encontrado

CHAMADA SESC/SE - PROJETO JANELAS LITERÁRIAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CHAMADA SESC/SE - PROJETO JANELAS LITERÁRIAS"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

CHAMADA SESC/SE - PROJETO JANELAS LITERÁRIAS

O Serviço Social do Comércio – Sesc, por intermédio da Divisão de Programas Sociais, torna pública a presente Chamada e convida os interessados a apresentarem propostas nos termos aqui estabelecidos.

1 São integrantes desta Chamada, os seguintes Formulários: I Check List; II Formulário Dados Gerais; III Formulário Proposta de Atuação e IV Termo de Autorização de Uso de Imagem.

2 Objeto:

Credenciar Contadores de História; Escritores; Facilitadores diversos para os Seminários, Cursos, Rodas de Conversa e Oficinas; Monitores; Cantor e Performers como Pessoa Física, Pessoa Jurídica e MEI, para prestarem possíveis serviços durante a realização do projeto Janelas Literárias, no exercício de 2019. Esse período pode ser prorrogado por mais um ano, caso seja de interesse do Sesc/SE.

2.1 Objetivo Geral

Selecionar propostas, a depender da categoria especificada neste edital, de pessoas físicas, MEI e/ou jurídicas, capazes de colaborar com o Sesc Sergipe nos seguintes eixos do projeto Janelas Literárias: Formação Continuada; Circulação da Produção Literária; Mediações e Experimentações.

2.2 Objetivos específicos

a) Selecionar profissionais habilitados para atuarem nas exposições, rodas de conversa, oficinas, cursos, seminários, sarau, entre outras atividades do projeto Janelas Literárias;

b) Envolver grupos e criar espaços para que diversos atores sociais possam ter acesso a escritores, produção literária, criação e fruição;

c) Realizar uma programação dialógica sobre a produção literária. 3 Definições:

Para fins desta Chamada, o projeto Janelas Literárias constrói-se a partir dos documentos Política Cultural do Sesc (2015) e Modelo da Atividade Literatura. Logo, assenta-se na ênfase dos processos de criação e experimentação, para além dos anacronismos, fundamentando-se na pesquisa e atividades formativas. Como não poderia deixar de ser, a dialogicidade (PAULO FREIRE, 1982) é uma chave a ser trabalhada permanentemente com os diversos públicos. Por esse viés, a perspectiva da transcendência dos objetivos imediatos é um marcador das ações. Entende-se que o processo de desenvolvimento sociocultural é resultante de contextos históricos, inscritos pelas diversas formas de ver e entender o mundo. Logo, os processos continuados, com ênfase na disseminação dos códigos e parâmetros, das trocas de saberes e acesso aos bens culturais, serão alicerce das formas de pensar e praticar o Janelas.

3.1 A Formação Continuada será realizada através de: Seminário (20h) sobre Música e Literatura. Cursos (20h): Conto e Crônica; Literatura e promoção da paz; Literatura e singularidades. Oficinas (3h): O negro e o indígena na literatura brasileira; Relações de gênero e

(2)

literatura; Literatura e meditação. Rodas de Conversa - palestras (2h): Espaços literários em Sergipe - práticas e desafios; Território sergipano e literatura; Jornalismo e a literatura sergipana. 3.2 A Circulação da Produção Literária será realizada através da exposição INSTantes Poéticos, que visa proporcionar à clientela preferencial do Sesc, no seu horário de almoço, o acesso à poesia, melodia, prosa poética, bem como uma reflexão sobre a soberania alimentar. Também será realizada através da mediação Palavra e Território (Dia do Escritor) visando dar acesso a estudantes da rede pública de ensino, clientela preferencial do Sesc, professores e pesquisadores, a reflexões sobre o papel do território e da natureza para a história da literatura e dos escritores sergipanos.

3.3 As Experimentações serão realizadas através das Árvores de Livros, que visam estimular a formação de leitores como também a circulação da produção literária. Elas buscam também atrair, em praça pública, o olhar dos transeuntes, estudantes e trabalhadores para a relação prazerosa entre ler e criar. O ponto de partida é a simbólica noção existente entre a árvore e o conhecimento.

4 Do cronograma:

As inscrições serão realizadas de 13/11 a 05/12/2018. A Ata com os resultados será divulgada até o dia 20/12/2018 no Portal do Sesc Sergipe [www.sesc-se.com.br].

5 Formalização das inscrições e condições para participar:

5.1 As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas mediante entrega de envelope lacrado na sala da Coordenação Técnica, segundo andar do Sesc Centro, à Rua Senador Rollemberg, 301, Bairro São José, Aracaju/SE, de segunda à sexta, no horário das 09h às 18h.

5.2 No ato da inscrição será indispensável o preenchimento e entrega dos anexos devidamente assinados: Formulário I - Check List; Formulário II - Dados Gerais, Formulário III - Proposta de Atuação, e Formulário IV Termo de Autorização de Uso de Imagem.

5.3 Funcionários do Sistema Fecomercio Sesc/Senac não poderão se inscrever. 6 Categorias disponíveis para recebimento de propostas:

6.1 CONTADOR DE HISTÓRIA:.

6.1.1 Pessoa física, portador de diploma de graduação reconhecido pelo MEC para realizar ações para bebês (livros de pano);

6.1.2 Pessoa física, portadora de deficiência visual, capaz de ler braile, com experiência em contação de história.

6.2 MONITOR: pessoa física, graduando ou graduado em Comunicação, Letras ou Teatro. Deverá atuar por 80h mensais na exposição INSTantes Poéticos, que visa proporcionar à clientela preferencial do Sesc, no seu horário de almoço, o acesso à poesia, melodia, prosa poética, bem como uma reflexão sobre a soberania alimentar. Seu ponto de partida, portanto, é a relação entre a literatura, alimento e comunicação. O monitor deverá ser capaz de encorajar os transeuntes a (re)criar poemas, motivá-los a fotografar e inserir no Instagram #sescliteratura. 6.3 CANTOR(A): pessoa jurídica ou MEI deverá corresponder às seguintes descrições: ser conhecedor da obra de Maria Lúcia Dal Farra e possuir, pelo menos, duas canções gravadas com referência à poesia da citada autora. Sua proposta deverá considerar uma apresentação musical (2h), palestra no seminário (1h), interlocução poética com o público durante o sarau (1h).

(3)

6.4 FACILITADORES DIVERSOS PARA O SEMINÁRIO, CURSOS, OFICINAS E RODAS DE CONVERSA

6.4.1 Seminário de Literatura (20h): pessoa jurídica ou MEI, portador de diploma de doutorado em Letras (reconhecido pelo MEC). O candidato deverá ser doutor sênior, cuja pesquisa no campo da literatura seja reconhecida, no mínimo, nacionalmente, acerca do tema gerador do seminário: a obra de Maria Lucia Dal Farra, Florbela Espanca e/ou a relação entre Música e Literatura. Deverá estar apto a interagir durante o Sarau Poético e participar da programação da abertura da Exposição do seminário.

6.4.2 Cursos (20h): pessoa física, portador de diploma de mestrado (reconhecido pelo MEC) em Antropologia, Comunicação, Direito, História ou Letras. As propostas dos cursos deverão contemplar um dos seguintes temas: Conto e crônica; Literatura e promoção da paz; Literatura e singularidades.

6.4.3 Oficinas (3h): pessoa física, portador de diploma de graduação reconhecido pelo MEC. As propostas das oficinas deverão contemplar pelo menos um dos seguintes temas: O negro e o indígena na literatura brasileira; Relações de gênero e literatura; Literatura e meditação.

6.4.4 Rodas de Conversa (3h): pessoa física, portador de diploma de graduação. Sua proposta deverá contemplar pelo menos um dos seguintes temas: a) Espaços literários em Sergipe: práticas e desafios; b) Território sergipano e literatura; c) Jornalismo e literatura sergipana.

6.5 PERFORMER: pessoa física ou jurídica, deverá estar apto para apresentar performance na abertura do seminário de literatura. Sua proposta deve ter como ponto de partida, a obra de Maria Lucia Dal Farra.

6.6 ASSISTENTE DE PRODUÇÃO: pessoa física, graduando ou graduado em Administração de Empresas, Comunicação Social, Letras, Pedagogia ou Recursos Humanos (os cursos deverão ser reconhecidos pelo MEC). Suas propostas deverão conter registros visuais e/ou publicações, que comprovem sua experiência na produção de trabalhos no campo da literatura, artes cênicas e/ou artes visuais.

6.7 ESCRITOR: pessoa física, com no mínimo um livro publicado. Serão recebidas propostas de autores capazes de realizar mediação, no Dia do Escritor, para estudantes do ensino médio das escolas públicas, clientela preferencial do Sesc, professores e pesquisadores. Sua proposta deverá estar assentada no papel do território e da natureza para a história da literatura e dos escritores sergipanos, inserindo nesse contexto prosa, poesia, imagens, canções e/ou representações.

7 Documentos necessários1:

7.1 Pessoa jurídica, apresentar cópia de: a. Cartão CNPJ;

b. Certidão Negativa de Débitos junto à Receita Federal;

http://idg.receita.fazenda.gov.br/orientacao/tributaria/certidoes-e-situacao-fiscal

c. Certidão Negativa Estadual;

http://www.sefaz.se.gov.br/conteudo/63

d. Certidão Negativa Municipal;

http://financas.aracaju.se.gov.br/financas/cn/cn_pesquisa.wsp

e. Certidão Negativa Trabalhista;

f. Comprovante dos dados bancários da empresa (conta corrente ou conta poupança);

(4)

g. Carta/Contrato de Exclusividade da pessoa interessada, datada de período anterior à publicação deste Edital e reconhecida em cartório;

h. Formulários I, II, III e IV devidamente preenchidos;

i. Clippings, reportagens e críticas publicadas sobre consagração do interessado, se houver.

7.2 Pessoa física, apresentar cópia de: a. RG;

b. CPF;

c. CTPS – Carteira de Trabalho contendo as informações com dados pessoais e nº do documento;

d. Comprovação do nº PIS – Programa de Integração Social ou nº PASEP – Programa de Formação de Patrimônio do Servidor Público;

e. Certidão Negativa de Débitos junto à Receita Federal; f. Certidão Negativa Estadual;

g. Certidão Negativa Municipal;

h. Comprovante de residência em nome do proponente2;

i. Comprovante dos dados bancários do proponente (conta corrente ou conta poupança); j. Títulos e/ou atividades informadas no item 1 (Apresentação) do Formulário III – Proposta

de Atuação;

k. Formulários I, II, III e IV devidamente preenchidos e anexados;

l. Clippings, reportagens e críticas publicadas sobre consagração do interessado, se houver.

8 Da Comissão e da Validação das Inscrições:

A comissão de seleção será composta pelos seguintes colaboradores do Sesc Sergipe: coordenador de cultura, ou seu representante, dois analistas do núcleo de cultura e um analista do setor de licitação. A comissão analisará as propostas e validará as inscrições através de Ata que será assinada e publicada no site do Sesc, até o dia 20 de dezembro de 2018.

9 Dos critérios de análise e seleção:

A comissão analisará as propostas observando os seguintes critérios: currículo, qualidade técnica e artística, exequibilidade em consonância com os objetivos do Sesc | Janelas Literárias, conforme tabela abaixo:

Currículo do proponente 0 a 10

Qualidade técnica e artística 0 a 10

Exequibilidade em consonância com os objetivos do Sesc | Janelas Literárias 0 a 10 10 Remuneração:

Atuação Valor

1 Contador de História 600,00

2 Escritor 600,00

3 Facilitador dos Cursos (20h) 1.000,00

2Caso o comprovante residencial esteja em nome de terceiros, deverá ser anexada cópia de documento comprobatório (locador/locatário; parentesco; etc), que faça jus à informação.

(5)

4 Monitor (80h mensais) 800,00

5 Cantor/Cantora conhecedor da obra de Dal Farra 1.200,00

6 Facilitador para Oficinas (3h) 300,00

7 Facilitador doutor sênior para realizar o Seminário (20h) 3.000,00

8 Facilitador para a Roda de Conversa (3h) 500,00

9 Performer 400,00

10 Assistente de produção por Eixo do Projeto 1.100,00

Os documentos submetidos no ato de inscrição deverão ser atualizados e apresentados junto com Nota Fiscal, imediatamente após a realização da atividade. O pagamento será efetuado em até 30 (trinta), através de depósito na conta bancária informada.

11 Das disposições gerais:

11.1 O ato de inscrição implica a aceitação do presente regulamento. Os casos omissos serão resolvidos pela Direção Regional do Sesc;

11.2 O Sesc/SE reserva-se ao direito de não realizar o projeto Janelas Literárias, bem como alterar ações e/ou datas;

11.3 Das decisões da Comissão: caberá recurso dirigido à Direção Regional, no prazo de 02 (dois) dias úteis.

Referências

Documentos relacionados

A opinião dos alunos que frequentam o PA sobre a implementação do Programa de Correção de Fluxo Escolar é de extrema importância, visto serem eles os protagonistas

Art. O currículo nas Escolas Municipais em Tempo Integral, respeitadas as Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Política de Ensino da Rede, compreenderá

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

Realizar esse trabalho possibilita desencadear um processo de reflexão na ação (formação continuada), durante a qual o professor vivencia um novo jeito de

O Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), criado em 2000, em Minas Gerais, foi o primeiro programa a fornecer os subsídios necessários para que

Estudos sobre privação de sono sugerem que neurônios da área pré-óptica lateral e do núcleo pré-óptico lateral se- jam também responsáveis pelos mecanismos que regulam o

Está prevista a redução do Conselho de Administração para 5 membros, dos quais 3 executivos e os restantes dois não executivos.. Os administradores executivos e não

Congresso vai homenagear Luiz Carlos Cancellier, ex-reitor da UFSC UFSC cria comissão para analisar impactos da Ouvidos Moucos Polícia Civil abre inscrições para concurso com