• Nenhum resultado encontrado

Projeto Pedagógico: Apoio e Suporte online aos alunos do Colégio de aplicação João XXIII

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Projeto Pedagógico: Apoio e Suporte online aos alunos do Colégio de aplicação João XXIII"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA COLÉGIO DE APLICAÇÃO JOÃO XXIII

Projeto Pedagógico:

Apoio e Suporte online aos alunos do Colégio de aplicação João

XXIII

JUIZ DE FORA, MG 2014

(2)

Sumário 1. Apresentação ... 4 1.1. Denominação do Projeto ... 4 1.2. Coordenadora do Projeto ... 4 1.3. Integrantes... 4 1.4. Público Alvo ... 4 2. Introdução ... 5

2.1. O uso de novas Tecnologias da informação e comunicação como suporte pedagógico. ... 5

2.2. Ambientes Virtuais de Aprendizagens como suporte pedagógico... 6

2.3. Colégio de Aplicação João XXIII ... 7

3. Objetivo ... 8 3.1. Objetivo Geral ... 8 3.2. Objetivos específicos ... 8 4. Metodologia ... 8 4.1. Plataforma Moodle ... 8 4.2. Acesso... 10 5. Justificativa... 10

6. Metas a serem alcançadas ... 10

(3)

Universidade Federal de Juiz de Fora Colégio de Aplicação João XXIII

Colégio de Aplicação João XXIII Rua Visconde de Mauá, 300 Bairro Santa Helena

Juiz de Fora , MG CEP.: 36015-260

4 1. Apresentação

1.1. Denominação do Projeto

Apoio e Suporte Pedagógico online aos Alunos do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Juiz de Fora João XXIII.

1.2. Coordenadora do Projeto

 Marcela Aparecida Campos Neves Miranda, doutoranda do Programa de Pós Graduação em Ecologia UFJF.

tel. (32) 3229-7602/8844-8614

e-mail: marcela.miranda.ufjf@gmail.com

1.3. Integrantes

 Professores do Colégio de Aplicação João XXIII

1.4. Público Alvo

Alunos do Segundo Segmento do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Juiz de Fora João XXIII.

(4)

Universidade Federal de Juiz de Fora Colégio de Aplicação João XXIII

2. Introdução

2.1. O uso de novas Tecnologias da informação e comunicação como suporte pedagógico.

O acesso rápido a informação é uma necessidade da sociedade moderna, que tem como facilitador os avanços tecnológicos que estão ao alcance de quaisquer pessoas através da internet acessada de computadores, smartfones e tablets. A revolução nas formas de comunicação é responsável por mudanças sociais intensas em vários setores da sociedade (economia, política, cultura, educação), promovendo profundos impactos na formação do cidadão contemporâneo.

Com a utilização, cada vez mais intensa, dos recursos da informática para a produção e a circulação de informação, torna-se necessária a reflexão sobre esse tipo de comunicação e, mais especificamente, como ela chega à escola e interfere no comportamento dos estudantes. Um questionamento a se fazer é: em que medida essa nova ordem intervém na estrutura de comunicação escolar; na organização lógica do pensamento; na capacidade de leitura, interpretação e escrita e; na relação qualitativa com a informação?

O desafio que se impõe à comunidade escolar é a adequação a essa transformação, promovendo a discussão e a pesquisa com esse foco. A reflexão não deve buscar qualificar o modelo que se apresenta como positivo ou negativo, mas avaliar como ele pode e deve ser utilizado para enriquecer as práticas pedagógicas.

As Tecnologias de Informações e Comunicações (TICs) vem sendo utilizadas como ferramentas importantes para o desenvolvimento de processos construtivos de aprendizagem; para a criação de novos espaços de aprendizagem e de novas formas de representação da realidade e; para a ampliação de contextos e maior incentivo aos processos cooperativos de produção do conhecimento.

(5)

Universidade Federal de Juiz de Fora Colégio de Aplicação João XXIII

Colégio de Aplicação João XXIII Rua Visconde de Mauá, 300 Bairro Santa Helena

Juiz de Fora , MG CEP.: 36015-260

6 2.2. Ambientes Virtuais de Aprendizagens como suporte pedagógico

Ambiente virtual de aprendizagem (AVA) é definido como uma sala de aula virtualizada acessível via Internet. Nesse sentido, um AVA, possibilitado pelo avanço tecnológico, tenta reduzir não apenas a distância física entre os participantes de um curso – alunos, professores e tutores, mas, também e mais especificamente, a distância comunicacional. Portanto, sua sala de aula tem um endereço virtual e não um endereço físico. Este fato pode resolver o problema da limitação de espaço físico para desenvolvimento de atividades extraclasses. A utilização de um AVA não há limitações de tempo e de espaço. O aluno poderá acessá-la de qualquer local que tenha conexão com a Internet.

Associar possibilidades e limitações de situações de ensino-aprendizagem no Ensino Básico às mudanças da comunicação contemporânea pode promover um salto de qualidade na educação. O ambiente virtual de gestão de aprendizagem e de trabalho colaborativo vem sendo utilizadas nos cursos de educação à distância. Essa importante ferramenta tem sido adotada no ensino básico como uma forma de complementar o ensino em sala de aula, auxiliando os alunos na fixação do conteúdo, no esclarecimento de dúvidas. Um AVA muito utilizado é a plataforma Moodle.

O Moodle é uma plataforma de código aberto, livre e gratuito para aprendizagem à distância (virtual ou online). É um sistema de gerência de ensino (Course Management System-CMS ou Learning Management System- LMS). A palavra Moodle é um acronismo para Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment (Ambiente de Aprendizagem Dinâmico Orientado a Objetos). Os usuários podem baixá-lo, usá-lo, modificá-lo e distribuí-lo seguindo apenas os termos estabelecidos pela licença GNU GPL. Ele pode ser executado, sem nenhum tipo de alteração, em sistemas operacionais Unix, Linux, Windows, Mac OS X, Netware e outros sistemas que suportem a linguagem PHP. Os dados são armazenados em bancos de dados MySQL e PostgreSQL, mas também podem ser usados Oracle, Access, Interbase, ODBC e outros. O sistema conta com traduções para 50 idiomas diferentes, dentre eles, português (Brasil), espanhol, italiano, japonês, alemão, chinês e muitos outros.

(6)

Universidade Federal de Juiz de Fora Colégio de Aplicação João XXIII

2.3. Colégio de Aplicação João XXIII

O Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Juiz de Fora João XXIII – C. A. João XXIII, faz parte de uma rede de Colégios ligados as Instituições Federais de Ensinos. Este tipo de escola se caracteriza por funcionar conforme as necessidades da instituição a que se vincula. O colégio possui um corpo docente composto por doutores e mestres envolvidos com ensino nos níveis básico e superior.

O C. A. João XXIII foi fundado em 1965 sendo hoje uma Unidade Acadêmica da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF. Atualmente, o Colégio conta com cerca de 1250 alunos, matriculados em 28 turmas de Ensino Fundamental, 09 turmas de Ensino Médio e 07 turmas atendendo a alunos do Curso de Educação de Jovens e Adultos. O quadro docente conta hoje com 89 professores efetivos em regime de dedicação exclusiva e 11 professores substitutos.

Composto por uma excelente infraestrutura, o C. A. João XXIII, oferece a seus alunos: salas de aula equipadas com projetores multimídia com acesso a internet, biblioteca, infocentro, anfiteatros, laboratórios para aulas práticas, quadra poliesportiva, cantina.

O Colégio conta também, com setores de apoio aos alunos: serviço social, e pedagogia. O setor de serviço social atua na comunidade escolar através de projetos como vale transporte, atendimento e apoio familiar e desenvolvimento de trabalho de conivência social. O setor de Pedagogia faz o acompanhamento didático pedagógico dos alunos. O C. A. João XXIII ainda oferece a todos os alunos uniforme escolar (com financiamento FNDE) e Livros didáticos (Programa Nacional do Livro Didático - MEC).

Ao longo do ano escolar vários projetos são desenvolvidos no C. A. João XXIII: Projetos de Extensão; Projeto de Treinamento Profissional; Iniciação Científica Jr; Monitoria Jr e Aluno Assistente na Escola. Alguns desses projetos oferecem a oportunidade de bolsa aos alunos participantes. Outras atividades extraclasses podem ser destacadas: Módulos de Ensino Especializados; Projetos Coletivos de Trabalhos; Feira do Livro; Feira de Ciências; Semana da Matemática.

(7)

Universidade Federal de Juiz de Fora Colégio de Aplicação João XXIII

Colégio de Aplicação João XXIII Rua Visconde de Mauá, 300 Bairro Santa Helena

Juiz de Fora , MG CEP.: 36015-260

8 3. Objetivo

3.1. Objetivo Geral

Oferecer apoio e suporte online através da Plataforma Moodle, como inovação tecnológica aos métodos didático-pedagógicos utilizados aos alunos do Colégio de Aplicação João XXIII.

3.2. Objetivos específicos

(i) Oferecer inovação tecnológica às ferramentas didáticos-pedagógicos utilizados no C. A. João XXIII.

(ii) Romper as barreiras de tempo e espaço que podem dificultar a aprendizagem do aluno.

(iii) Resolver o problema de limitação de espaços físicos para desenvolvimento de atividades pedagógicas extraclasse.

(iv) Divulgar as experiências vivenciadas

4. Metodologia

4.1. Plataforma Moodle

Plataforma Moodle - é um sistema de administração de atividades educacionais destinado à criação de comunidades on-line, em ambientes virtuais voltados para a aprendizagem. O Moodle apresenta vários recursos didáticos para serem utilizados em um curso à distância. No C.A. João XXIII, os seguintes recursos do Moodle podem ser utilizados:

(8)

Universidade Federal de Juiz de Fora Colégio de Aplicação João XXIII

 Adicionar Material: textos, slides usados em sala de aula, exercícios a serem discutidos e realizados pelos alunos e, caso necessário, com o professor/monitor e entre aluno-aluno;

 Fazer link a um arquivo ou página: oferecer ao aluno, materiais na WEB como mais um material de apoio no desenvolvimento de suas atividades ou materiais desenvolvidos para o curso pelo professor e salvos em arquivos (objetos de aprendizagem em animação, endereços de sites etc);

 Inserir um rótulo: pode ser um gráfico ou uma figura de maneira que, diante do objetivo proposto, o aluno possa ter uma visão gráfica do estudo.

 Chat ou Bate-papo: atividade síncrona em que os alunos, os monitores e os professores estabelecem uma comunicação por escrito, on-line, com dia e hora previamente agendados. Este recurso permite a interação com maior liberdade de expor seus pensamentos permitindo a troca de informações e a construção do conhecimento em tempo real.

 Diário: Local onde o aluno insere suas anotações como tarefas a serem cumpridas, dúvidas para serem postadas posteriormente na ferramenta Fórum de Discussão ou Chat.

 Glossário: Esta ferramenta permite que todos os participantes criem e atualizem uma lista com suas definições como um dicionário.

 Fórum de discussão: considerado na metodologia do projeto o recurso que serve de ponte na construção do conhecimento entre o professor-tutor e o aluno, base para aprendizagem assíncrona, dentro de uma abordagem colaborativa, permitindo a interação aluno-aluno aluno-tutor.

 Wiki: é uma coleção de documentos criados de forma coletiva no ambiente da internet. Basicamente, uma página Wiki é uma página Web que qualquer pessoa pode criar, diretamente no navegador web, sem necessidade de conhecimento da linguagem HTML.

(9)

Universidade Federal de Juiz de Fora Colégio de Aplicação João XXIII

Colégio de Aplicação João XXIII Rua Visconde de Mauá, 300 Bairro Santa Helena

Juiz de Fora , MG CEP.: 36015-260

10 4.2. Acesso

Os alunos e Professores terão acesso à plataforma Moodle através do Sistema Integrado e Gestão Acadêmica – Siga.

5. Justificativa

A utilização de ambientes virtuais colaborativos, aliada aos projetos de trabalho e fundamentação adequados, pode ser uma ferramenta importante ao futuro da educação. A aplicabilidade deste Projeto: “Apoio e Suporte Pedagógico online aos alunos do Colégio de Aplicação João XXIII”, é relevante, uma vez que, pretende-se oferecer inovação tecnológica aos recursos didáticos-pedagógicos utilizados no C. A. João XXIII. Outra questão que pode ser resolvida com este projeto é a limitação de espaços físicos para desenvolvimento de atividades extraclasses, pois os encontros e atividades serão virtuais. Além disso, pode vencer as barreiras de tempos e espaço que possam existir no processo de a aprendizagem do aluno.

Esta proposta também está de acordo com a missão dos colégios de aplicação: apresentar propostas inovadoras de reforma escolar e destinar-se a educar alunos e formar futuros professores.

6. Metas a serem alcançadas

Espera-se que os professores e alunos participantes do processo de implementação da Plataforma Moodle vejam nesta proposta uma oportunidade de inovação tecnológica das metodologias utilizadas nas práticas didáticas e de melhorar sua prática de estudo e aprendizagem. Além disso, espera-se resolver a limitação de espaço físico para desenvolvimento de atividades extraclasses e romper a barreira tempo e espaço, uma vez que o aluno não precisa deslocar para utilizar os materiais disponibilizados. Por fim, espera-se que essa iniciativa possa servir de modelo para outras escolas, a fim de atrair mais professores a utilizar a plataforma Moodle como complementação às atividades didáticos-pedagógicas.

(10)

Universidade Federal de Juiz de Fora Colégio de Aplicação João XXIII

7. Referencias Bibliográficas

ASSEMANY, Daniela, VILLAR, Fernando, AKIO, Leo, RANGEL, Leticia, SPILLER, Lílian , DIAS, Priscila. Utilizando o Moodle no Ensino de Matemática uma Experiência na Educação Básica. Disponível em:

http://www.sbemrj.com.br/sbemrjvi Acesso em: 10 de fevereiro 2014

DIAS, Rosilãa Aparecida e Batista, Deniele Pereira. Moodle: a sala de aula virtual Disponivel em:: http://www.cead.ufjf.br/media/biblioteca Acesso em: 10 de fevereiro 2014.

MOZZER, Luciene Domenici. Ambientes Virtuais de Apreendizagem: conveitos e estratégias de comunicação. Disponível em:

http://www.cead.ufjf.br/media/biblioteca Acesso em: 10 de fevereiro 2014.

PULINO FILHO, Athail Rangel. Introdução ao Moodle. Disponível em: http://www.moodle.ufba.br. Acesso em: 10 de fevereiro 2014

Referências

Documentos relacionados

Armazenamento da polpa de fruta em “freezer” Nessa etapa, também deve ser observada a quantidade de produto no interior da câmara ou do “freezer”, para que não seja

Para indicar medidas de massa inferiores a 1 quilograma ou que não são dadas em quilogramas exatos, é comum o uso da unidade padronizada de medida grama, abreviação: g.  As

Alumínio lacado, Latão niquelado | Lacquered aluminium, Brass

A Figura 1 mostra o espectro de absor¸c˜ao para uma substˆ ancia e ´e poss´ıvel observar que h´a um comprimento de onda em que a intensidade de absor¸c˜ao ´e m´axima..

Está disponível uma gama de barras de corte de cereal e frentes de milho desenvolvidas para todas as ceifeiras-debulhadoras da Série CSX7000 e concebidas pela New Holland para

A quantidade de ovos viáveis de helmintos foi determinada pelo método utilizado para verificação da presença de ovos de helmintos em esgoto e no biossólido de esgoto pelo

Nossa hipótese é de que a nova mídia e-book desenvolve-se como proposta de tradução intersemiótica do livro impresso para o meio digital, num processo que poderá definir, mais

Este Trabalho Acadêmico de Conclusão de Curso (TACC) é composto pela apresentação de um artigo inédito, oriundo de pesquisa desenvolvida no campo de trabalho da mestranda,