• Nenhum resultado encontrado

O PERFIL DO GESTOR DESPORTIVO DOS SERTÕES DE CANINDÉ- CEARÁ

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O PERFIL DO GESTOR DESPORTIVO DOS SERTÕES DE CANINDÉ- CEARÁ"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

(83) 3322.3222

O PERFIL DO GESTOR DESPORTIVO DOS SERTÕES DE

CANINDÉ-CEARÁ

Kelly Abreu dos Santos; Elídia Coelho Bié, Francisca Edya Esteves de Lima, Maria Janaína Lustosa Souto, Basílio Rommel Almeida Fechine.

Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará – Campus Canindé/Centros de Desenvolvimento de Esporte Recreativo e de Lazer – Rede CEDES.

kellyredecedes@gmail.com; elídiaredecedes@gmail.com; edyaaestevess@gmail.com; janainaredecedes@gmail.com; bfechine@gmail.com.

Resumo do artigo: Uma Prefeitura utiliza o serviço de secretários e de servidores públicos, concursados ou indicados aos cargos para colaborar com a demanda da gestão. As funções são divididas em secretarias responsáveis pela administração de determinados setores, como por exemplo a secretaria da educação; secretaria de meio ambiente; secretaria de saúde; secretaria de esporte etc. O gestor desportivo tem um papel fundamental na esfera municipal, pois é através dele que a população tem de forma real seus direitos públicos e políticos no âmbito do desporto. Sendo assim, é de extrema importância investigar o nível de qualificação do gestor desportivo. Desta forma, buscamos investigar o gestor desportivo do município de Canindé e região, através de questões desde os dados sociodemográficos até as principais atividades exercidas no cargo, visando assim, uma contribuição de maneira positiva e um fortalecimento da gestão desportiva do sertão central. O objetivo geral deste estudo, foi caracterizar o perfil dos gestores desportivos dos municípios que fazem parte da microrregião dos sertões de Canindé. Tivemos como objetivos específicos analisar os dados sociodemográficos dos gestores, a forma como se organiza a gestão e averiguar as funções e atividades desenvolvidas durante a gestão. Este trabalho trata-se de um estudo quantitativo, descritivo e exploratório, onde a coleta de dados foi realizado através da aplicação de um questionário com os gestores desportivos que possuem seus mandatos de 2012 a 2016. Este trabalho tem como finalidade uma contribuição de maneira positiva e um fortalecimento da gestão desportiva do sertão de Canindé e região. A pesquisa nos mostrou que todos os investigados são do sexo masculino e são naturais da localidade a qual exercem a gestão. O resultado nos mostrou também que os gestores adquiriram o cargo de forma irregular.

Palavras-chaves: Gestor desportivo. Expertise. Políticas públicas.

Palavras-chave: Adicionar entre três e cinco palavras-chave, separadas entre si por vírgula e finalizadas por ponto. Deixar 1 linha em branco. Inserir "Quebra de seção contínua"

O Artigo deverá ser elaborado em formato Word na versão 2010 ou inferior, tamanho A4, margens superior/esquerda 3,0 cm e inferior/direita 2,0 cm. Deve ser empregada fonte TIMES

(2)

(83) 3322.3222

NEW ROMAN, tamanho 12, justificado e espaçamento 1,5.

Deverá conter no mínimo 8 (oito) e, no máximo 12 (doze) páginas, onde será elaborado contendo:

INTRODUÇÃO

A referida pesquisa é fruto institucional da parceria entre o Ministério do Esporte (ME), Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (SNELIS) e o Centro de Desenvolvimento de Pesquisas em Políticas de Esporte e Lazer da Rede (CEDES), resididos em 27 Instituições de Ensino superior do Brasil, em específico no nosso caso, IFCE campus Canindé, núcleo Rede CEDES Ceará. A necessidade de investigar o perfil deste gestor está na possibilidade de compreender como se dá a organização do desporto municipal e sua expertise frente a variáveis peculiares da gestão administrativa. Caracterizando assim, um olhar global de ações, formações e tomadas de decisão da gestão pública. Este estudo que apresentaremos se encontra ainda na fase I do projeto (não concluído), a análise da Microrregião dos Sertões de Canindé, dentre outras futuras 5 fases, nomeadamente: Região do Sertão Central, Região Metropolitana de Fortaleza, Cariri, Vale do Jaguaribe e Vale do Acaraú. A política pública e a política social possuem um campo multidisciplinar, no qual o ponto é centrado nas explicações a respeito da política pública e seus processos. Devido a isso, há uma ideia geral desta política onde implica na busca de resumir as teorias idealizadas no ramo da economia, sociologia e da ciência política. As políticas públicas têm um impacto na economia e nas sociedades, e assim toda e qualquer teoria desta especialidade necessita explanar estes outros pontos citados (SOUZA, 2006). O objetivo geral deste estudo, foi caracterizar o perfil dos gestores desportivos dos municípios que fazem parte da microrregião dos sertões de Canindé. Sendo composta por Canindé, Caridade, Boa Viagem, Madalena, Paramoti e Itatira. Tivemos como objetivos específicos analisar os dados sociodemográficos dos gestores, a forma como se organiza a gestão e averiguar as funções e atividades desenvolvidas durante a gestão no período do mandato de 2013 a 2016.

METODOLOGIA

A metodologia utilizada tem como parâmetro um estudo quantitativo, descritivo e exploratório. Para Gil (2008), a utilização de técnicas padronizadas de coleta de dados contribui para descrever as características determinantes do objeto de estudo, através de questionários e a observação sistemática. Utilizou-se como parâmetro norteador as variáveis de análise: Sócio demográficas; Organização da gestão; Função e atividades exercidas no mandato municipal de 2013-2016. O conteúdo

(3)

(83) 3322.3222

amostral foi composto pelos 6 (seis) representantes das pastas gestoras do esporte das 6 (seis) referidas cidades (Figura 1). Para obtenção das variáveis utilizou-se como instrumento de coleta de dados, um questionário adaptado do “Perfil do Gestor Desportivo Municipal”.

FIGURA 1: Microrregião dos Sertões de Canindé.

O método de aplicação do questionário e coleta das referidas informações se deu através de visitas nas respectivas cidades. O conteúdo amostral foram os gestores desportivos ativos no mandato de 2013 a 2016 nos respectivos municípios de Canindé e do sertão central. Tendo como critério de exclusão aqueles que se recusaram a participar, os não ativos na gestão e os que não obtiveram êxodo para contatar e aplicar o questionário. No entanto, frente a uma possível impossibilidade da visita in loco para aplicação do questionário (o que não aconteceu nesta fase), mas caso contrário, a coleta de dados poderia ter seguido a seguinte logística: Contato telefônico; Envio de e-mail com Link para preenchimento online do formulário; Confirmação da resposta dentro de 15 dias (Caso insucesso retorno da ligação e reenvio do Link). Para análise estatística das variáveis deste estudo, utilizou-se o programa Microsoft Office Excel 2014. Em relação as respostas dos gestores, utilizou-se a estatística descritiva (média, desvio padrão, frequência e percentagem).

RESULTADOS E DISCUSSÃO

A descrição dos resultados dos seis secretários que compuseram o conteúdo amostral desta pesquisa, será realizada em tópicos de acordo com os dados considerados mais relevantes. Para melhor compreensão, os dados serão apresentados em três caixas de variáveis de acordo com os objetivos deste estudo, sendo nomeadamente:

• Análise sociodemográfica; • Organização da Gestão;

(4)

(83) 3322.3222

• Função e atividades desenvolvidas. Análise sócio demográfica

Em nossos dados foi identificado que 100% dos gestores são do sexo masculino, em relação a idade dos mesmos, 66% apresentaram uma idade superior aos 50 anos de idade e 34% apresentaram idade entre os 20 e 30 anos. Quanto ao estado civil e a sua naturalidade, os resultados mostraram que 80% deles são casados e 100% dos secretários são naturais dos seus municípios. Já em relação ao nível de escolaridade nenhum candidato apresentou formação escolar específica para a função técnica necessária para o cargo. Dos seis secretários, quatro (4) apresentaram ensino médio e os outros dois (2) restantes superior completo, nomeadamente Pedagogia e Administração.

Organização da Gestão

Neste ponto, notamos que em relação a secretaria especifica de esporte, 80% dos secretários de esporte indicaram existir uma secretária especifica autônoma. No quesito de manifestações esportivas 100% dos candidatos indicaram que as manifestações esportivas nas quais desenvolve a maioria das suas ações são no esporte de Participação e Lazer; outros responderam que 60% destas ações são voltadas para o desporto educacional, e outros 20% no desporto de alto rendimento. Gráfico 1.

60% 10% 30%

0%

NÃO DESENVOLVE AÇÕES

DESPORTO DE RENDIMENTO

DESPORTO DE PARTICIPAÇÃO/LAZER DESPORTO EDUCACIONAL

Gráfico 1. Manifestação Desportiva.

Ao questionarmos a forma que assumiram o cargo /filiação partidária /tempo de gestão e experiência - 100 % dos candidatos foram indicados politicamente e com filiação ao partido do prefeito. Sem experiência anterior na gestão. Corroborando com o raciocínio da não formação acadêmica para a pasta, falta de expertise técnica e tempo de gestão ineficaz. Gráfico 2.

(5)

(83) 3322.3222 1 1 4 PT PSDB PSD SIM NÃO

Gráfico 2: Indicação Política e filiação partidária

No quesito de função o qual exerce e que ocupa um maior tempo, 100% indicaram que as funções que mais exercem são: Planejamento, organização, controle e avaliação. Conforme gráfico 3 e 4.

(6)

(83) 3322.3222 Gráfico 4: Funções que exerce

A variável que exige maior concentração nas atividades da secretária é o planejamento das ações. Para a Rede Cedes Ceará, quando da não expertise na área do esporte ou da administração para gestão da pasta, necessita-se de no mínimo muito estudo e capacitação para o setor. Esta última variável capacitação contínua não foi assinalada quando das prioridades das afirmações, o que pode prejudicar ao nosso olhar, a excelência da gestão do desporto municipal.

CONCLUSÕES

A Gestão do Esporte nos municípios que compõem a microrregião de Canindé no interstício 2013-206 é algo que caminha a passos lentos. Esta de pesquisa de cunho pioneiro, tendo como base um escasso repertório de informações a nível bibliográfico e documental buscou nas visitas in loco confrontar um primeiro quadro descritivo da real situação da administração do esporte na região. Com os resultados apresentados, o Núcleo Rede Cedes Ceará espera compor um panorama de representações concretas sobre o perfil do gestor no estado do Ceará. Descrevendo um retrato significativo de interpretações frente ao Desenvolvimento do Esporte Recreativo e do lazer municipal e estadual.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

SOUZA, Celina. Políticas Públicas: uma revisão da literatura. Political Science, v. 8, n. 2003, p. 20–45, 2006.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de

Referências

Documentos relacionados

A prevalência global de enteroparasitoses foi de 36,6% (34 crianças com resultado positivo para um ou mais parasitos), ocorrendo quatro casos de biparasitismo, sendo que ,em

Tautologia – Quando uma proposição sempre é verdadeira, o que acarreta que toda sua coluna na tabela- verdade possui somente valores Verdadeiros. Contradição – Oposto à

Definidos os dois eixos do domínio analisado, foram escolhidas três, das onze abordagens mencionadas por Hjørland (2002), a saber: 1) Estudos bibliométricos, no que se

As análises serão aplicadas em chapas de aços de alta resistência (22MnB5) de 1 mm de espessura e não esperados são a realização de um mapeamento do processo

Mais tarde, os pesquisadores passam a se referir ao conceito como engajamento do empregado (employee engagement) – mais popular nas empre- sas e consultorias - ou

No primeiro livro, o público infantojuvenil é rapidamente cativado pela história de um jovem brux- inho que teve seus pais terrivelmente executados pelo personagem antagonista,

ÍNDICE DE VULNERABILIDADE COSTEIRA O CVI Coastal Vulnerability Index é uma técnica que permite a classificação de setores da costa tendo por base critérios relacionados à

However, this enzyme activity decreased when glucose was one of the carbon sources of the culture medium or when glucose was generated in the culture medium by the hydrolysis of